Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5383755102469976
  • Última atualização do currículo em 29/01/2018


É docente de Português/Espanhol Língua Adicional na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Possui graduação em Letras Português Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007). É mestre (2010) e doutora (2015) em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade, na Linha de Pesquisa Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino da Unioeste. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, língua portuguesa, língua espanhola, ensino, Políticas Linguísticas, Sociolinguística, Língua(s) de Fronteira e Línguas Adicionais. Desenvolve Projetos de Extensão voltados ao Ensino Fundamental I, com ênfase no ensino da Língua Espanhola através do curso "Chachalacas, español para niños" e da Língua Portuguesa como Língua Adicional por meio do curso "De balaio de gatos à educação em línguas" no município de Foz do Iguaçu, Paraná. Neste cenário de Tríplice Fronteira com a Argentina e o Paraguai, desenvolve o Projeto de Pesquisa "Ensino de Línguas de Fronteira sob a perspectiva de fronteira geográfica enunciativa" que objetiva identificar, problematizar e argumentar em favor de uma política e de uma planificação linguística condizentes com o contexto linguístico vivenciado por esta região fronteiriça. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro;RIBEIRO, Simone B. C.;RIBEIRO, S. B. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Ciclo Comum de Estudos.
Avenida Silvio Américo Sasdelli, 1842
Vila A
85819110 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35767302
Fax: (45) 35767324
URL da Homepage: http://www.unila.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Língua(s) de fronteira: o ensino da Língua Espanhola em Guaíra, Paraná, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Clarice Nadir von Borstel.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Língua(s) de fronteira; Língua espanhola; Ensino.
2008 - 2010
Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: A EXPRESSIVIDADE ENUNCIATIVA DO ADJETIVO NO GÊNERO TEXTUAL REDAÇÕES DE VESTIBULAR,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Clarice Nadir von Borstel.
Bolsista do(a): Fundação Araucária, FUNDAÇÃO ARAUCÁR, Brasil.
Palavras-chave: Lingüística; Língua Portuguesa; Adjetivo; Sentido Objetivo e Sentido Subjetivo; Redação do Vestibular; Ensino.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2004 - 2007
Graduação em Letras Português Espanhol.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Evento de Capacitação on-line do Celpe-Bras..
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2013 - 2013
Aula Inaugural. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de Letras Espanhol. (Carga horária: 9h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2011 - 2011
Mestrado em Linguagem e Sociedade. (Carga horária: 5h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2006 - 2008
Francês. (Carga horária: 175h).
MCG IDIOMAS, MCG, Brasil.
2006 - 2006
Inglês. (Carga horária: 45h).
Fisk English Courses, FISK, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Curso de Letras Espanhol. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2005 - 2005
Inglês. (Carga horária: 55h).
Fisk English Courses, FISK, Brasil.
2005 - 2005
Inglês. (Carga horária: 55h).
Fisk English Courses, FISK, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Curso de Letras Espanhol. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2004 - 2004
Inglês. (Carga horária: 50h).
Fisk English Courses, FISK, Brasil.
2004 - 2004
Inglês. (Carga horária: 55h).
Fisk English Courses, FISK, Brasil.
2002 - 2003
Extensão universitária em Espanhol. (Carga horária: 320h).
Centro de Línguas Estrangeiras Modernas, CELEM, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Luterano Rui Barbosa, RUI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professora de Língua Espanhola, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professora de Língua Espanhola, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Atividades

08/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Espanhol Cursinho Pré-Vestibular
09/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Espanhol Cursinho Pré-Vestibular

Escola Estadual Marechal Gaspar Dutra, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Língua Espanhola - CELEM


FISK English - Español, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor de Língua Espanhola, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica PIBIC/CNPq, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação científica PIBIC/CNPq, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação científica PIBIC/UNIOESTE, Carga horária: 20

Atividades

04/2008 - 11/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

03/2014 - 03/2015
Ensino, Letras Português - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingua Espanhola III
Lingua Espanhola IV
Prática de Ensino e Estágio Supervisionada em Língua Espanhola e Respectivas Literaturas I
03/2014 - 03/2015
Estágios , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Estágio realizado
Orientação 3o ano de Letras - Espanhol.
03/2014 - 03/2015
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Literatura, Cultura e Cinema no contexto hispânico II (Colaboradora).
01/2013 - 08/2013
Ensino, Letras Português Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingua Espanhola II
Pratica de Ensino Estagio Servisionado de Lingua Espanhola e Respectivas Literaturas
Topicos de Cultura Hispanica
01/2013 - 08/2013
Estágios , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Estágio realizado
Orientacao de Pratica de Ensno e Estagio Supervisonado de Lingua e Respectivas Literaturas 3o ano.
01/2012 - 12/2012
Ensino, Letras Português - Espanhol - Inglês - Italiano, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola II
Língua Espanhola IV
01/2012 - 12/2012
Estágios , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Estágio realizado
Orientação de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado 2o Letras.
01/2012 - 05/2012
Ensino, Letras Português - Espanhol - Inglês - Italiano, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola III
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras Português - Espanhol - Inglês - Italiano, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Hispano-Americana
Língua Espanhola IV
Língua Espanhola III
08/2011 - 12/2011
Estágios , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Estágio realizado
Orientação de Prática de Ensino em Estágio Supervisionado em Letras 2o ano.

Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2017 - Atual
Direção e administração, Departamento de Inclusão Social, Sustentabilidade e Tecnologia, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Inclusão Social, Sustentabilidade e Tecnologia.
08/2017 - Atual
Ensino, Especialização em Ensino-aprendizagem de Línguas Adicionais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Políticas Linguísticas
06/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Ciclo Comum de Estudos, Ciclo Comum de Estudos.

Atividade realizada
Orientação de Iniciação Científica Voluntária.
05/2017 - Atual
Direção e administração, Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, .

Cargo ou função
Coordenadora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Português.
04/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Ciclo Comum de Estudos, Ciclo Comum de Estudos.

Atividade realizada
Orientação de Monitoria em Português Adicional Básico.
03/2017 - Atual
Ensino, Letras ? Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais na América Latina
03/2017 - Atual
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Linguística
03/2017 - Atual
Ensino, Letras ? Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística e Ensino
03/2017 - Atual
Extensão universitária , Ciclo Comum de Estudos, .

Atividade de extensão realizada
Ensino de Línguas de Fronteira através de práticas interdisciplinares.
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Ciclo Comum de Estudos, .

Cargo ou função
Represensante do ILAACH na Comissão de Avaliação dos pedidos de apoio à participação discente em eventos de natureza científico - acadêmica, artístico-cultural ou de extensão.
01/2017 - Atual
Extensão universitária , Ciclo Comum de Estudos, .

Atividade de extensão realizada
Ensino de Português como Língua Adicional no Ensino Fundamental I.
11/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Ciclo Comum de Estudos, .

07/2016 - Atual
Ensino, Ciclo Comum de Estudos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Básico
Português Adicional Intermediário
08/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Adicional Intermediário I
03/2015 - 07/2015
Ensino, Engenharia Civil de Infraestrutura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Básico I
Espanhol Intermediário II
03/2015 - 07/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Básico I
03/2015 - 07/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Básico I


Linhas de pesquisa


1.
Linguagem: práticas linguísticas, culturais e de ensino
2.
Grupo de Pesquisa Linguagem, Cultura e Ensino
3.
Mediação Cultural e construção discursiva de memórias e identidades
4.
Educação e Interculturalidade


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
ENSINO DE LÍNGUAS DE FRONTEIRA SOB A PERSPECTIVA DE FRONTEIRA GEOGRÁFICA ENUNCIATIVA
Descrição: A situação evidenciada atualmente pelas fronteiras e seus habitantes tem demonstrado que estas vão além de limites cartográficos e de poder. Consistem contemporaneamente também em espaços de interação linguística, cultural, social, étnica e política. Portanto, ao refletir a esse respeito, propõe-se um estudo sobre as Línguas de Fronteira no contexto da tríplice-fronteira Brasil, Paraguai e Argentina, com foco no município de Foz do Iguaçu, Paraná, objetivando identificar, problematizar e argumentar em favor de uma política e de uma planificação linguística condizentes com o contexto linguístico vivenciado por esta região fronteiriça. Justifica-se assim uma abordagem linguística e política de cunho local e regional que considere o ensino das Línguas Portuguesa e Espanhola, tanto nos âmbitos Materno, Estrangeiro e Adicional, nessa região de fronteira geográfica enunciativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro - Coordenador / Cinthia Itatí Gabriela Minuzzo - Integrante / Andres Mauricio García Torres - Integrante / Diana Jazmin Britez Cohene - Integrante.
2016 - Atual
A PERSPECTIVA DE LÍNGUA(S) DE FRONTEIRA: O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA EM GUAÍRA ? PARANÁ
Descrição: Refletir sobre as políticas e planificações linguísticas em desenvolvimento e em prática é uma tentativa de compreender como as mesmas estão sendo pensadas e executadas. Como a Política Linguística é uma área de estudos que, ao agir como condutora do interesse público e da necessidade emergente da nação, administra as ações e reflexões referentes ao campo das línguas, a elaboração de uma planificação linguística que atenda aos interesses da comunidade, além de uma necessidade é uma obrigação do poder público, uma vez que demonstra a imprescindibilidade de correlacionar esses campos com abordagens relativas aos direitos linguísticos, em virtude do cenário contemporâneo em que o ensino e a aprendizagem de Línguas se encontram, lugar que, na maioria das vezes, desconsidera a realidade local ou regional. Portanto, ao refletir a esse respeito, propõe-se um estudo sobre a Língua Espanhola no município de Guaíra, Paraná, como Língua de Fronteira, objetivando identificar, problematizar e argumentar em favor de uma política e de uma planificação linguística condizentes com o contexto linguístico vivenciado por este município. Para tanto, o processo investigativo inscreve-se na Linguística Aplicada, sob o viés Crítico, sustentado em Pennycook (1998, 2006), Rajagopalan (2003), Signorini e Cavalcanti (1998), e Moita Lopes (2006, 2013), acrescidos dos estudos da Sociolinguística, Labov (1983, 1986, 2008), Tarallo (2007), entre outros, nas Políticas Linguísticas, através dos estudos de Calvet (2007 [1987]), Oliveira (2003, 2010), Pereira e Costa (2011), Savedra e Lagares (2012), Rajagopalan (2013), Nicolaides et al. (2013) e von Borstel (2013), com vistas a uma abordagem linguística e política de cunho local e regional que considere o ensino da referida Língua Estrangeira Moderna, nessa região de fronteira geográfica enunciativa com o Paraguai..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
Língua(s) em região de fronteiras: sob uma pespectiva de ensino

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Clarice Nadir von Borstel em 29/03/2014.
Descrição: Descrição: O presente projeto tem como objetivo verificar como as políticas linguísticas influenciam/influenciaram as língua(s) de fronteira sob uma perspectiva de Ensino de Língua (s). Este objetiva descrever e analisar a Língua Espanhola nas escolas e na comunidade de Guaíra, Paraná. Investigar como se dá o ensino de língua espanhola no município, as atitudes linguísticas e culturais dos falantes na comunidade com relação à referida língua de fronteira geográfica. A partir de estudos teóricos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1998; CAVALCANTI, 1999), da Sociolinguística Interacional (LABOV, 1983, 2008; GUMPERZ, 1991, CALVET, 2002; TARALLO, 2005; BORTONI-RICARDO, 2008, entre outros). Procurar-se-á verificar a relação língua, cultura e ensino de língua, analisando os aspectos sociolinguísticos interacionais, socioculturais e educacionais, buscando avaliar o porquê da não procura por cursos de ensino formal de espanhol e do aparente desprestígio da língua nesta localidade de fronteira geográfica. Para tanto, o corpus será analisado quantitativo e qualitativamente (LABOV, 1986; FLICK, 2004), por meio da aplicação de roteiros de entrevistas semi-estruturados com alunos, ex-alunos, diretores e ex-diretores e professores e ex-professores das Escolas do Município (públicas e particulares), do CELEM e da Unioeste que oferecem/ofereceram o ensino da língua espanhola na cidade, desde que existe esta região de Guaíra. O método de investigação também será o de análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), a partir do levantamento de textos oficiais em torno de políticas linguísticas e educacionais em torno do ensino de língua espanhola no município.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro - Integrante / Clarice Nadir von Borstel - Coordenador.
2010 - 2013
Catalogação e análise de sites para ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
Descrição: Descrição: Nesse projeto de pesquisa propomos realizar um levantamento de sites úteis para o ensino de espanhol como língua estrangeira. Dessa maneira, os objetivos do projeto consistem em: Organizar um catálogo de sites úteis para o ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira; Verificar se os sites analisados exploram ou subaproveitam os recursos que o suporte eletrônico e a mídia Internet podem oferecer à educação; Verificar se as atividades disponíveis nos sites selecionados estão de acordo com a proposta dos documentos norteadores para o ensino de língua estrangeira no Brasil. Primeiro realizaremos revisão bibliográfica sobre documentos norteadores para o ensino de línguas estrangeiras no Brasil, hipertexto, recursos multimídia e Internet na Educação. A segunda etapa será de seleção, descrição e análise dos materiais didáticos, recursos e atividades presentes em sites voltados para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) à luz do aporte teórico lido. Essas análises e leituras teorias culminarão na elaboração de artigos científicos e mapeamento de sites úteis e adequados ao ensino e a aprendizagem de E/LE no Brasil, a fim de auxiliar docentes desta disciplina a localizarem endereços eletrônicos úteis para o ensino dessa língua e com recursos hipermídia que contribuam para os processos de ensino e aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Greice da Silva Castela - Coordenador. Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro - Integrante.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2010
O bilingüismo, a bilingualidade e o bidialetalismo em comunidades multiculturais
Descrição: Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo refletir e analisar as situações comunicativas de grupos étnicos, observando a partir de narrativas de vida a linguagem, a cultura e a identidade, principalmente nas regiões do Paraná, de divisa com estados e países de fronteiras. Analisam-se línguas em e de contato quando da transferência da língua materna vernácula para língua institucionalizada, sob enfoque da sociolinguística e da pragmática de situações reais do bilinguismo, bilingualidade e do bidialetalismo, relacionados com fatores da cultura, identidade, alteridades de grupos e, ou associações. Sob a perspectiva da etnografia social e escolar nos cenários sócio-históricos e culturais, observando a linguagem de uso e de sistema linguístico, alguns traços, serão analisados, quanto aos aspectos: fonético/fonológico, semântico/pragmático, gramatical e lexical. Relacionando como é tratada a variação linguística em Livros Didáticos, PCN, DCE no contexto escolar, para que o material empírico possibilite observar diretamente os processos interpretativos que subjazem a percepção do docente do que ocorre na sala de aula, quando da transferência de traços interlinguísticos na linguagem oral e escrita. Em suma, como pode se esperar de uma pesquisa de natureza empírica e de base etnográfica que transita entre a teoria e a prática de ensino/aprendizagem, para que os professores possam criar condições que tornem possível o aprendizado em comunidades interétnicas e bidialetais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro - Integrante / Clarice Nadir von Borstel - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Chachalacas, español para niños (CURSO)
Descrição: El proyecto en cuestión pretende acercar a la comunidad la Lengua Española, partiendo de la red municipal de educación, específicamente en la enseñanza Primaria, donde integrantes de la universidad a través de las prácticas de extensión brindarán un curso de Lengua Española a los niños de la Escuela Municipal Padre Luigi Salvucci, buscando compartir con la sociedad los conocimientos desarrollados en la universidad. El curso Chachalacas, español para niños es una iniciativa de la Acción de Extensión ?Ensino de Línguas de Fronteira através de práticas interdisciplinares?.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro - Coordenador / Cinthia Itatí Gabriela Minuzzo - Integrante / Andres Mauricio García Torres - Integrante / Diana Jazmin Britez Cohene - Integrante / Scarlett Alejandra Salazar Rodrigues - Integrante.
2017 - Atual
Ensino de Português como Língua Adicional no Ensino Fundamental I
Descrição: O Brasil é um país de Língua Portuguesa que faz fronteira com vários países de Língua Espanhola, portanto a presença de estrangeiros latino-americanos em instituições de ensino brasileiras é muito comum, embora ainda o foco de ensino seja o de Língua Materna, o surgimento de propostas como a instaurada neste projeto vem crescendo consideravelmente, haja vista a necessidade de um ensino de Português como Língua Adicional para estrangeiros. O que se sugere é que haja um comprometimento maior com o processo de ensino e de aprendizagem de língua. Assim, a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada Crítica e das Políticas Linguísticas, propõe-se desenvolver um trabalho com alunos estrangeiros de escolas municipais, em que a Língua Portuguesa seja ensinada sob a perspectiva de Língua Adicional. Espera-se também contribuir para/com a prática pedagógica do professor sob a perspectiva do ensino de Língua Adicional, assim como auxiliá-lo na elaboração de materiais específicos para os alunos estrangeiros em atividades de Língua Portuguesa, procurando sob esta perspectiva fortalecer e ampliar o vínculo entre professor, aluno e língua, bem como, estabelecer uma reflexão a respeito da qualidade de aprendizagem desses alunos estrangeiros. Para tanto, objetiva-se trabalhar com o professor, auxiliando-o em sua prática pedagógica, na elaboração de materiais e atividades, na reflexão e construção de abordagens que minimizem as perdas na aprendizagem, promovendo uma atenção diferenciada à esses discentes, quanto na disponibilização de atividades elaboradas por meio de práticas comparativas e contrastivas entre a Língua Portuguesa e a Língua Espanhola..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro - Coordenador / Cinthia Itatí Gabriela Minuzzo - Integrante / Pedro Camargo Abboud Matuck - Integrante / Andres Mauricio García Torres - Integrante.
2017 - Atual
Ensino de Línguas de Fronteira através de práticas interdisciplinares
Descrição: Na perspectiva de fronteira geográfica enunciativa, as Línguas de Fronteira, ao transgredirem os limites geográficos e se constituírem como línguas de integração, permitem que a língua deixe de ser nacional por se tratar de uma língua enunciativa de fronteira, assim as suas necessidades e interações não são mais determinadas por contextos nacionais ou internacionais, mas sim por espaços de enunciação fronteiriços, uma vez que as línguas de fronteira ?se distribuem segundo uma organização própria, enunciada nas línguas ou sobre as línguas, nesse espaço de enunciação? (STURZA, 2006, p. 66). Portanto, sob esta perspectiva, o presente projeto de extensão visa desenvolver diferentes abordagens práticas de cunho interdisciplinar envolvendo as Línguas de Fronteira (Portuguesa e Espanhola), que no caso do espaço enunciativo de Foz de Iguaçu, Paraná, se caracteriza pelo contexto da tríplice-fronteira Brasil, Paraguai e Argentina. Para tanto, objetiva-se desenvolver atividades tanto na/em Língua Portuguesa como na/em Língua Espanhola sobre assuntos variados para serem difundidas e partilhadas na rede municipal de ensino e comunidade de familiares, procurando compartilhar com a Sociedade os conhecimentos desenvolvidos na Universidade, assim como, possibilitar uma maior aproximação dos docentes, técnicos e alunos da UNILA com a comunidade externa e desta com a própria Universidade, permitindo uma troca de saberes e experiências, em que as ações da UNILA possam integradas às necessidades da Sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro - Coordenador / Cinthia Itatí Gabriela Minuzzo - Integrante / Andres Mauricio García Torres - Integrante / Diana Jazmin Britez Cohene - Integrante.
2017 - Atual
De balaio de gatos a educação em línguas (CURSO)
Descrição: O projeto em questão pretende aproximar a comunidade brasileira e os estrangeiros que optaram por se estabelecerem no Brasil e que passaram a frequentar ou inseriram os seus filhos nas instituições públicas de ensino brasileiras. Partindo de uma abordagem de ensino de língua a partir da metodologia de Língua Materna , as escolas e colégios brasileiros, em sua maioria, não estão preparados e/ou não receberam uma formação em ensino de Língua Adicional, situação que dificulta e desconsidera a língua, a cultura e a história de vida desses alunos de outras nacionalidades, cuja Língua Materna não é a Língua Portuguesa. Diante disso, o curso ?De balaio de gatos à educação em línguas?, vinculado ao Projeto de Extensão ?Ensino de Português como Língua Adicional do Ensino Fundamental I? procurará atender esses discentes estrangeiros no contraturno, através de uma prática pedagógica de ensino da Língua Portuguesa como Língua Adicional, como também, discutir e compartilhar com os docentes desses estudantes metodologias e atividades mais adequadas ao ensino e à aprendizagem do português para estrangeiros, para que possam empregá-las em suas aulas. Para tanto, as atividades serão desenvolvidas em escolas municipais iguaçuenses, com foco no Ensino Fundamental I..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro - Coordenador / Pedro Camargo Abboud Matuck - Integrante / Andres Mauricio García Torres - Integrante.
2012 - 2013
Literatura, Cultura e Cinema no contexto hispânico II
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro - Integrante / Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza - Coordenador.


Outros Projetos


2017 - Atual
Práticas Discursivas em Português Adicional Intermediário I
Descrição: Objetiva-se neste Projeto de Ensino desenvolver atividades por meio de práticas discursivas de produção, recepção, interpretação e análise em diferentes gêneros discursivos, com foco no componente curricular Português Adicional Intermediário I. Espera-se que os discentes envolvidos na monitoria ampliem o senso crítico e o seu repertório de gêneros, identificando as diferentes linguagens utilizadas nos mesmos, bem como o uso de cada discurso produzido. Para tanto, os conteúdos bases propostos, a partir da Análise Dialógica do Discurso, procurarão ser apresentados, discutidos e trabalhados no próprio corpo do gênero discursivo selecionado, permitindo uma relação mais direta com a aplicação e a utilização da linguagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro - Coordenador / Andres Mauricio García Torres - Integrante.
2017 - Atual
Práticas Discursivas em Português Língua Adicional
Descrição: Este projeto objetiva envolver os conteúdos de Português Adicional Básico em práticas Discursivas de produção, recepção, interpretação e análise, fundamentadas em diferentes gêneros discursivos sob a perspectiva da Análise Dialógica do Discurso. Espera-se que os discentes envolvidos ampliem o senso crítico e seu repertório de gêneros, identificando as diferentes linguagens utilizadas nestes, como também a finalidade de cada discurso produzido. Para tanto, os conteúdos bases propostos procurarão ser apresentados, discutidos e trabalhados no próprio corpo do gênero discursivo selecionado, permitindo uma relação mais direta com a aplicação e a utilização da linguagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro - Coordenador / Andres Mauricio García Torres - Integrante.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Línguas & Letras (UNIOESTE)
2017 - Atual
Periódico: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Espanhola/Especialidade: Língua Espanhola.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolinguística.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Aprovada no Concurso do Magistério Superior da Universidade Federal da Integração Latino Americana, para a vaga de Português Língua Adicional, UNILA.
2013
Aprovada no 4o teste Seletivo 2013 da Unioeste, campus de Mal. Cdo. Rondon, para Professora de Lingua Espanhola, Unioeste.
2012
Aprovada no 4o teste Seletivo 2012 da Unioeste, campus de Cascavel, para Professora de Lingua Espanhola, Unioeste.
2011
Aprovada no 4o teste Seletivo 2011 da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, para Professora de Língua Espanhola, Unioeste.
2010
Proficiência em Língua Inglesa, PEL - Programa de Ensino de Línguas.
2010
Aprovada no 1o Teste Seletivo 2010 da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, para Professora de Língua Espanhola, Unioeste.
2008
Proficiência em Língua Espanhola, PEL - Programa de Ensino de Línguas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, S. B. C.2017RIBEIRO, S. B. C.. A Marginalidade em Detrimento da Interculturalidade em Regiões de Fronteira Geográfica Enunciativa. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 3, p. 1-23, 2017.

2.
RIBEIRO, S. B. C.2017RIBEIRO, S. B. C.; MINUZZO, C. I. G. . Enseñanza de Lenguas de Frontera en la Triple Frontera. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 3, p. 1-16, 2017.

3.
RIBEIRO, S. B. C.2017RIBEIRO, S. B. C.. A DISCURSIVIDADE ENUNCIATIVA APLICADA NA LEITURA E ANÁLISE DE UM (RE)CONTO DOS ?TRÊS PORQUINHOS?. TRAVESSIAS, v. 11, p. 373-387, 2017.

4.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro2017RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E ENSINO DE LÍNGUA(S) DE FRONTEIRA NA ESCOLA. ORGANON (UFRGS), v. 32, p. 1-17, 2017.

5.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro2014RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. História, arte e humor na charge de Quino. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 8, p. 110-125, 2014.

6.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro2013RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. O Dicionário como fonte de pequisa e aquisição de conhecimentos em Língua Espanhoa: vocabulario, cultura e gramatica. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 7, p. 369-390, 2013.

7.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro2013RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . O gênero charge no ensino e na aprendizagem de língua espanhola. Working Papers em Linguística (Online), v. 14, p. 20-39, 2013.

8.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro2013RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; VON BORSTEL, Clarice Nadir . O gênero charge no ensino e na aprendizagem de língua espanhola. Working Papers em Linguística, v. 14, p. 20-39, 2013.

9.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro2010RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . A Expressividade Enunciativa do Adjetivo no Gênero Textual Dissertativo-Argumentativo. Línguas & Letras (UNIOESTE), v. 11, p. 167-188, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. EXPRESSIVIDADE ENUNCIATIVA DO ADJETIVO NO GÊNERO DISCURSIVO REDAÇÃO DE VESTIBULAR. In: Clarice Nadir von Borstel; Ciro Damke. (Org.). Bilinguismo, discurso e ensino. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2015, v. , p. 241-260.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BRITEZ COHENE, Diana Jazmin . Você conhece a cozinha paraguaia?. Revista Peabiru, Foz do Iguaçu (UNILA), p. 18 - 20, 15 set. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. O ENSINO DE CULTURA E HISTÓRIA EM LÍNGUA ESPANHOLA POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL CHARGE. In: 16a JELL - Jornada Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2013, Mal. Cdo. Rondon. 16a JELL - Jornada Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2013. v. 16. p. 1-10.

2.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Línguas de Fronteira: aprendizagem da Língua Espanhola em Guaíra - PR. In: XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-americano, 2013, Cascavel. XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-americano, 2013. v. XI. p. 1-13.

3.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. 'Los ojos de Julia' suspense e terror criativo. In: I Seminario Internacional de Estudos da Linguagem, 2012, Cascavel. Anais do I Seminario Internacional de Estudos da Linguagem, 2012. v. 1. p. 1-12.

4.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. O Conto Policial Argentino com Velmiro Ayala Gauna. In: II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem, 2010, Cascavel. II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem, 2010.

5.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. O Gênero Textual Redação de Vestibular. In: 13a Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Marechal Cândido Rondon. 13a Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel: Edunioeste, 2010. v. 13. p. 1-11.

6.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Prática Linguística: um estudo comparativo em produções textuais de sequência anual. In: I Seminário Nacional em Estudos da Linguagem, 2009, Cascavel. I Seminário Nacional em Estudos da Linguagem, 2008.

7.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . A Argumentatividade em Cartas do Concurso Vestibular-2008 da Unioeste. In: V SIGET - Sim~pósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul. V SIGET - Sim~pósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009. v. 5. p. 1-14.

8.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . A Redação de Vestibular em Sala de Aula. In: XIX Seminário do CELLIP, 2009, Cascavel. XIX Seminário do CELLIP, 2009. v. 19. p. 1-13.

9.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . O Adjetivo e sua Expressividade Enunciativa. In: III Encontro Internacional de Letras, 2009, Foz do Iguaçú. III Encontro Internacional de Letras, 2009. v. 3. p. 1-11.

10.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . O Sentido Objetivo e o Sentido Subjetivo no uso do Adjetivo. In: 12a Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2009, Marechal Cândido Rondon. 12a Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2009. v. 12. p. 1-9.

11.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . A evolução histórica do adjetivo: uma análise na tipologia textual dissertação. In: VIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Simpósio de Pesquisa em Letras da UNIOESTE, 2008, Cascavel. VIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Simpósio de Pesquisa em Letras da UNIOESTE. Cascavel, 2008. v. 1. p. 1-15.

12.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . O Adjetivo: definição e a expressividade enunciativa. In: 11a Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2008, Marechal Cândido Rondon. 11a Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel: Edunioeste, 2008. v. 11. p. 305-312.

13.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . As transferencias linguisticas nas producoes escritas de narrativas de vida. In: VII Seminario Nacional de Literatura, Historia e Memoria e I Simposio de Pesquisa em Letras da UNIOESTE, 2007, Cascavel. VII Seminario Nacional de Literatura, Historia e Memoria e I Simposio de Pesquisa em Letras da UNIOESTE. Cascavel, 2007. v. 1. p. 1-8.

14.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Diferentes Sequências de Base que podem compor um mesmo texto. In: 10a Jornada Regional de Estudos Linguísticos e Literários, 2007, Marechal Cândido Rondon. 10a Jornada Regional de Estudos Linguísticos e Literários. Mal. Cdo. Rondon: Edunioeste, 2007. v. 10. p. 199-205.

15.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Estudos do Singular e do Idiossincrático em Textos Narrativos de 7a Séries do Ensino Fundamental. In: 9a Jornada Regional de Estudos Linguísticos e Literários, 2007, Mal. Cdo. Rondon. 9a Jornada Regional de Estudos Linguísticos e Literários. Mal. Cdo. Rondon: Edunioeste, 2006. v. 9. p. 293-302.

16.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Estudos do singular e do idiossincrático: concepções teóricas. In: I Simpósio Nacional em Ciências Humanas-Universidade e Sociedade, 2006, Mal. Cândido Rondon. I Simpósio Nacional em Ciências Humanas-Universidade e Sociedade. Cascavel: Scussiatto, 2006. v. 1. p. 701-703.

17.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Uma proposta do ensino da variante "caipira" nas histórias em quadrinhos do Chico Bento. In: III SEMINÁRIO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM: LEITURAS, 2006, Cascavel. III SEMINÁRIO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM: LEITURAS - Caderno de resumos. Cascavel, 2006. v. 1. p. 1-7.

18.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; SCHNEIDER, Márcia Andréia . Uma Discussão a Respeito da Miscigenação em O Guarani. In: 9a Jornada Regional de Estudos Linguísticos e Literários, 2006, Mal. Cdo. Rondon. 8a Jornada Regional de Estudos Linguísticos e Literários. Mal. Cdo. Rondon: Edunioeste, 2005. v. 8. p. 271-281.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, S. B. C.; GARCIA TORRES, A. M. . Experiências em Práticas Discursivas em Português Língua Adicional. In: Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura, 2017, Foz do Iguaçu. Anais | I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult. Foz do Iguaçu: CLAEC, 2017. v. 1. p. 1-5.

2.
RIBEIRO, S. B. C.; MINUZZO, C. I. G. . Enseñanza de Lenguas de Frontera en la Triple Frontera. In: Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura, 2017, Foz do Iguaçu. Anais | I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult. Foz do Iguaçu: CLAEC, 2017. v. 1. p. 1-5.

3.
RIBEIRO, S. B. C.. A Marginalidade em Detrimento da Interculturalidade em Regiões de Fronteira Geográfica Enunciativa. In: Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura, 2017, Foz do Iguaçu. Anais | I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult. Foz do Iguaçu: CLAEC, 2017. v. 1. p. 1-6.

4.
RIBEIRO, S. B. C.; MATUCK, P. C. A. . Ensino de Língua Portuguesa como Língua Adicional na Tríplice Fronteira. In: Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura, 2017, Foz do Iguaçu. Anais | I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult. Foz do Iguaçu: CLAEC, 2017. v. 1. p. 1-6.

5.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . A oralidade nos livros didáticos de 5a a 8a série utilizados pelo Colégio Estadual Frentino Sackser. In: XVII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica, 2008, Foz do Iguaçú. XVII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica. Foz do Iguaçú: Foz do Iguaçú, 2008. v. 1. p. 1-6.

6.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Análise das Narrativas de Vida dos Alunos da 5ª Série do Colégio Estadual Frentino Sackser. In: XVI EAIC Encontro Anual de Inciação Científica, 2007, Maringá. Anais do XVI EAIC. Maringá: UEM, 2007. v. 1. p. 1-3.

7.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Análise e Interpretação das Propostas de Produção de Textos da Unidade I do Livro Didático da 8ª do Colégio Estadual Eron Domingues. In: XV EAIC Encontro Anual de Inicíação científica, 2006, Ponta Grossa. Anais do XV EAIC. Ponta Grossa: UEPG, 2006. v. 1. p. 1-3.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, Simone B. C.. Ensino de Língua(s) de fronteira na escola. In: Evento Integrado SCSSREDE - Unioeste, 2017, Cascavel. Caderno de Resumos do SCSSREDE. Cascavel, 2017. p. 183-183.

2.
RIBEIRO, Simone B. C.; VON BORSTEL, Clarice Nadir ; BELONI, W. C. . ESTUDOS SOBRE LÍNGUA(S) DE IMIGRANTES E DE FRONTEIRAS SOB A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E IDENTITÁRIA. In: Evento Integrado SCSSREDE, 2017, Cascavel. Caderno de Resumos do SCSSREDE. Cascavel, 2017. p. 180-180.

3.
RIBEIRO, Simone B. C.; MINUZZO, C. I. G. . O ensino da língua portuguesa e da língua espanhola sob a perspectiva de línguas de fronteira na rede de ensino municipal de Foz do Iguaçu, Paraná. In: Evento Integrado SCSSREDE, 2017, Cascavel. Caderno de Resumos do SCSSREDE. Cascavel, 2017. p. 180-181.

4.
RIBEIRO, Simone B. C.; MATUCK, P. C. A. . Ensino de Português Língua Adicional no Ensino Fundamental I. In: Evento Integrado SCSSREDE - Unioeste, 2017, Cascavel. Caderno de Resumos do SCSSREDE. Cascavel, 2017. p. 182-182.

5.
RIBEIRO, Simone B. C.; GARCIA TORRES, A. M. . Relatos de monitoria em Português Língua Adicional. In: Evento Integrado SCSSREDE - Unioeste, 2017, Cascavel. Caderno de Resumos do SCSSREDE. Cascavel, 2017. p. 184-184.

6.
RIBEIRO, Simone B. C.; BELONI, W. C. ; AMATO, L. J. D. . A perspectiva intercultural em estudos sobre língua(s) de imigrantes e de fronteiras. In: Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura, 2017, Foz do Iguaçu. Anais | I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult. Foz do Iguaçu: CLAEC, 2017. v. 1. p. 1-1.

7.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. Lendo o currículo básico para escola pública municipal da AMOP a partir dos pressupostos teóricos das políticas linguísticas e educacionais: pensando no ensino da Língua Espanhola em Guaíra, Paraná. In: II Seminário Internacional em Estudos da Linguagem, 2014, Cascavel. Caderno de Programação do II Seminário Internacional em Estudos da Linguagem, 2014. v. 2. p. 13-14.

8.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. As línguas de fronteira e as políticas linguísticas: o cenário do ensino de espanhol em Guaíra, Paraná. In: III CIDS - Congresso Internacional de Dialetologia e sociolinguística: variação, atitudes linguísticas e ensino, 2014, Londrina. Caderno de Resumos do III CIDS - Congresso Internacional de Dialetologia e sociolinguística: variação, atitudes linguísticas e ensino, 2014.

9.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; CRISPIM, C. C. ; ARAÚJO, Camila Ribeiro ; VIEIRA, Micheli . Estágio Supervisionado em língua espanhola no CELEM. In: III Seminário de Prática de ensino dos cursos de licenciatura do CECA, 2014, Cascavel. Caderno de Resumos do III Seminário de Prática de ensino dos cursos de licenciatura do CECA. Cascavel: EDUNIOESTE, 2014. v. 2. p. 24-24.

10.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BARBOSA, Célia Camila ; VOLLMANN, Débora Karine . O ensino da Língua Espanhola no CELEM. In: III Seminário de Prática de ensino dos cursos de licenciatura do CECA, 2014, Cascavel. Caderno de Resumos do III Seminário de Prática de ensino dos cursos de licenciatura do CECA. Cascavel: EDUNIOESTE, 2014. v. 2. p. 24-24.

11.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; SANTOS, Fabiana dos ; GAMELO, Franciane Pompermeyer . Estágio Supervisionado em língua espanhola. In: III Seminário de Prática de ensino dos cursos de licenciatura do CECA, 2014, Cascavel. Caderno de Resumos do III Seminário de Prática de ensino dos cursos de licenciatura do CECA. Cascavel: EDUNIOESTE, 2014. v. 2. p. 24-24.

12.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; WITZEL, Ludmilla Kujat ; ELSENBACH, Felipe Antonio . Relato de experiência no cursinho pré-vestibular da Unioeste. In: III Seminário de Prática de ensino dos cursos de licenciatura do CECA, 2014, Cascavel. Caderno de Resumos do III Seminário de Prática de ensino dos cursos de licenciatura do CECA. Cascavel: EDUNIOESTE, 2014. v. 2. p. 25-25.

13.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; FERREIRA, Adriana Alexandra ; VARGAS, Johnny . O estágio curricular e a prática docente: o ensino de língua espanhol no CELEM. In: III Seminário de Prática de ensino dos cursos de licenciatura do CECA, 2014, Cascavel. Caderno de Resumos do III Seminário de Prática de ensino dos cursos de licenciatura do CECA. Cascavel: EDUNIOESTE, 2014. v. 2. p. 25-25.

14.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; DEL POZO GONZÁLES, Leila . Relato de experiência de estágio supervisionado em espanhol em duas turmas do PEL/Unioeste. In: III Seminário de Prática de ensino dos cursos de licenciatura do CECA, 2014, Cascavel. Caderno de Resumos do III Seminário de Prática de ensino dos cursos de licenciatura do CECA. Cascavel: EDUNIOESTE, 2014. v. 2. p. 25-25.

15.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; LIMA, Crislaine de ; BUDKE, Ariane Bones . Uma abordagem cultural entre Brasil e países de língua hispânica no ensino de língua espanhola em turmas interseriadas. In: III Seminário de Prática de ensino dos cursos de licenciatura do CECA, 2014, Cascavel. Caderno de Resumos do III Seminário de Prática de ensino dos cursos de licenciatura do CECA. Cascavel: EDUNIOESTE, 2014. v. 2. p. 26-26.

16.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. A sociolinguística na sala de aula. In: III Seminário de Prática de ensino dos cursos de licenciatura do CECA, 2014, Cascavel. Caderno de Resumos do III Seminário de Prática de ensino dos cursos de licenciatura do CECA. Cascavel: EDUNIOESTE, 2014. v. 2. p. 6-6.

17.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Línguas de Fronteira: aprendizagem da Língua Espanhola em Guaíra - PR. In: XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-americano, 2013, Cascavel. Caderno de resumos do XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-americano. Cascavel: Edunioeste, 2013. v. XI. p. 169-169.

18.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. O gênero textual redação de vestibular. In: 13a JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Mal. Cdo. Rondon. Caderno de Resumos da 13a JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2010. v. 13. p. 129-130.

19.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. O conto policial argentino com Aelmiro Ayala Gauna. In: II SNEL - Seminário Nacional em Estudos da Linguagem, 2010, Cascavel. Resumos do II SNEL - Seminário Nacional em Estudos da Linguagem. Cascavel: Edunioeste, 2010. p. 146-146.

20.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . A argumentatividade em cartas do concurso vestibular 2008 da unioeste. In: V SIGET, 2009, Caxias do Sul. Caderno de resumos do V SIGET. Caxias do Sul: Educs, 2009. v. 5. p. 372-372.

21.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . A redação de vestibular em sala de aula. In: XIX CELLIP, 2009, Cascavel. Caderno de resumos do XIX CELLIP. Cascavel: Edunioeste, 2009. v. XIX. p. 1-1.

22.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . O adjetivo e sua expressividade enunciativa. In: III Encontro Internacional de Letras, 2009, Foz do Iguaçu. Caderno de Resumos e Anais do III Encontro Internacional de Letras. Foz do Iguaçu, 2009. p. 1-1.

23.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . O sentido objetivo e o sentido subjetivo no uso do adjetivo. In: 12a JELL - Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2009, Marechal Cândido Rondon. Caderno de programação e resumos da 12a JELL - Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. Marechal Cândido Rondon: Edunioeste, 2009. v. 12. p. 96-96.

24.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . A expressividade no uso dos adjetivos em redações de vestibular. In: 11a JELL - Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2008, Marechal Cândido Rondon. Caderno de programação e resumos da 11a JELL - Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. Marechal Cândido Rondon: Edunioeste, 2008. v. 11. p. 49-50.

25.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . A evolução histórica do adjetivo: uma análise na tipologia textual dissertação. In: VIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2008, Cascavel. Caderno de resumos do VIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória. Cascavel: Edunioeste, 2008. v. VIII. p. 290-290.

26.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Diferentes sequências de base que podem compor um mesmo texto. In: 10a JELL, 2007, Marechal Cândido Rondon. Caderno de programação e resumos da 10a JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Marechal Cândido Rondon: Edunioeste, 2007. v. 10. p. 58-58.

27.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . As transferências linguísticas nas produções escritas de narrativas de vida. In: VII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2007, Cascavel. Caderno de resumos do VII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória. Cascavel: Edunioeste, 2007. v. VII. p. 239.

28.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. Estudos do singular e do idiossincrático: concepções teóricas. In: Simpósio Nacional de Ciências Humanas, 2006, Marechal Cândido Rondon. Caderno de programação e resumos do Simpósio Nacional de Ciências Humanas. Marechal Cândido Rondon: Gráfica Lider, 2006. v. 1. p. 139-139.

29.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; SCHNEIDER, Márcia Andréia . Uma discussão a respeito da miscigenação em o Guarani. In: 8a JELL, 2005, Marechal Cândido Rondon. Caderno de programação e resumos da 8a JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Marechal Cândido Rondon: Edunioeste, 2005. v. 8. p. 37-38.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, Simone B. C.. Ensino de línguas() de fronteira na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. As línguas de fronteira e as políticas linguísticas: o cenário do ensino de espanhol em Guaíra, Paraná. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. Lendo o currículo básico para escola pública municipal da AMOP a partir dos pressupostos teóricos das políticas linguísticas e educacionais: pensando no ensino da Língua Espanhola em Guaíra, Paraná. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. O ENSINO DE CULTURA E HISTÓRIA EM LÍNGUA ESPANHOLA POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL CHARGE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Línguas de Fronteira: aprendizagem da Língua Espanhola em Guaíra - PR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. A diversidade lexical na literatura como fator condicionante da aprendizagem do espanhol. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. 'Los ojos de Julia' suspense e terror criativo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; CASTELA, Greice da Silva . Sites disponiveis na internet para o ensino de Lingua Espanhola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; CASTELA, Greice da Silva . A internet e o ensino de Lingua Espanhola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. O Conto Policial com Velmiro Ayala Gauna. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. O Gênero Textual Redação de Vestibular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . O Sentido Objetivo e o Sentido Subjetivo No Uso do Adjetivo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . A redação de vestibular em sala de aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . O adjetivo e sua expressividade enunciativa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. Prática lingüística: um estudo comparativo em produções textuais de seqüência anual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. A Expressividade no uso dos Adjetivos em Redacoes do Vestibular. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . A Oralidade nos Livros Didáticos de 5a e 6a Série Utilizados pelo Colégio Estadual Frentino Sackser. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . A evolução histórica do adjetivo: uma análise na tipologia textual dissertativa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Diferentes Seqüências de Base que Podem Compor um Mesmo Texto. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . As Transferências Lingüísticas nas Produções Escritas de Narrativas de Vida. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Análise das Narrativas de Vida dos Alunos da 5a Série do Colégio Estadual Frentino Sackser. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BOTTEGA, R. M. D. . As propostas de produção de textos em livros didáticos do Colégio Eron Domingues. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Estudos do Singular e do Idiossincrático em Textos Narrativos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Uma Proposta de Ensino da Variante "Caipira" nas Histórias em Quadrinhos do Chico Bento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Estudos do Singular e do idiossincrático: concepções teóricas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BOTTEGA, R. M. D. . Análise e Interpretação das Propostas de Produção de Texto da Unidade 1 do Livro Didático da 8a Série do Colégio Eron Domingues. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; SCHNEIDER, Márcia Andréia . Uma Discussão a Respeito da Miscigenação em O Guaraní. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CATTELAN, J. C. ; SCHRODER, L. T. ; RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro . Colaboradora (Monitora) na16a JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. 2013.

2.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. Colaboradora do projeto de extensão: 12a Jornada regional e 2a Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2009.

3.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. Colaboradora do projeto de extensão: VIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória - Literatura e Cultura na América Latina e II Simpósio de Pesquisas em Letras da UNioeste. 2008.

4.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. Colaboradora do projeto de extensão: 8a Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BERGER, Isis R. . Oficina Pesquisa em Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Relatório Final. 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BELONI, W. C. ; AMATO, L. J. D. . A perspectiva intercultural em estudos sobre língua(s) de imigrantes e de fronteiras. 2017. (Coordenação de Simpósio em Evento).

4.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. ; BELONI, W. C. . Estudos sobre Língua(s) de Imigrantes e de Fronteiras sob a perspectiva sociocultural e identitária. 2017. (Coordenação de Simpósio em Evento).

5.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; RIBEIRO, N. B. C. . Oficina A sociolinguística na sala de aula. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. ; SOUZA, Márcia . As políticas linguísticas e as línguas de contato: o contexto de imigrantes e de línguas de fronteiras geográficas. 2014. (Coordenação de Simpósio em Evento).

7.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; FIUZA, Adriana Aparecida de Figueiredo ; FLECK, Gilmei Francisco ; CASTELA, Greice da Silva . Elaboração, Aplicação e Correção da Prova de Dispensa de Língua Espanhola II. 2013. (Prova de Dispensa de Língua Espanhola II).

8.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; CASTELA, Greice da Silva ; TRISTONI, Rejane Hauch Pinto ; FLECK, Gilmei Francisco ; FIUZA, Adriana Aparecida de Figueiredo . Elaboração, Aplicação e Correção da Prova de Dispensa de Língua Espanhola II. 2012. (Prova de Dispensa de Língua Espanhola II).

9.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Relatório Parcial Fundação Araucária. 2010. (Relatório de pesquisa).

10.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Relatório Final Fundação Araucária. 2010. (Relatório de pesquisa).

11.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Relatório Parcial Fundação Araucária. 2009. (Relatório de pesquisa).

12.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Relatório Parcial Fundação Araucária. 2009. (Relatório de pesquisa).

13.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Relatório Parcial: Investigando o oral/escrito no 3o e 4o ciclo do Ensino Fundamental. 2007. (Relatório de pesquisa).

14.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Relatório Final: Investigando o oral/escrito no 3o e 4o ciclo do Ensino Fundamental. 2007. (Relatório de pesquisa).

15.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BORSTEL, C. N. V. . Relatório Parcial/Final: Traços lingüísticos de usos nas produções escritas: no gênero narrativo e descritivo. 2007. (Relatório de pesquisa).

16.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; BOTTEGA, R. M. D. . Relatório Parcial/Final: A produção de textos nos livros didáticos distribuidos pelo MEC: uma análise com base nos parâmetros curriculares nacionais. 2006. (Relatório de pesquisa).

17.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; PADOIN, M. A. . Cursinho Pré-Vestibular. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; CASTELA, Greice da Silva; SANTOS, Maria Elena Pires. Participação em banca de Eliana Aparecida da Silva Gava. Narrativas digitais: contribuições à produção textual e ao letramento digital no Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro; VIEIRA, Maria E.; MORALES, Livia F.. Participação em banca de Kizzy Bandeira Macêdo. Indicadores de Mal-Estar Docente em Escolas Públicas Estaduais de Remanso-BA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
RIBEIRO, Simone B. C.. Exame Celpe-Bras Avaliação Oral. 2017. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
RIBEIRO, Simone B. C.. Exame Celpe-Bras Avaliação Oral (2017.2). 2017. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
RIBEIRO, Simone B. C.; CARVALHO, Simone da C.; FORTES, Laura; VILLALVA FILHO, Mario R. Banca examinadora do processo seletivo simplificado para professor-bolsista de Língua Portuguesa do Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (NucLiIsF) da UNILA. 2017. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
RIBEIRO, Simone B. C.; VIEIRA, Denise S.; SEIDE, M. S.. Banca Examinadora do 3º Processo Seletivo Simplificado para contratação de docente por prazo determinado. 2017. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

5.
RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. Exame Celpe-Bras Avaliação Oral. 2016. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
35 SEURS ? Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2017. (Seminário).

2.
Evento Integrado SCSSREDE.Ensino de Língua(s) de fronteira na escola. 2017. (Seminário).

3.
Evento Integrado SCSSREDE. 2017. (Seminário).

4.
I Seminário Latino-americano de Estudos em Cultura.A Marginalidade em Detrimento da Interculturalidade em Regiões de Fronteira Geográfica Enunciativa. 2017. (Seminário).

5.
I Seminário Latino-americano de Estudos em Cultura. 2017. (Seminário).

6.
III CIDS - Congresso internacional de Dialetologia e Sociolinguística: variação, atitudes linguísticas e ensino. As línguas de fronteira e as políticas linguísticas: o cenário do ensino de espanhol em Guaíra, Paraná. 2014. (Congresso).

7.
II Seminário Internacional em Estudos da Linguagem.Lendo o currículo básico para escola pública municipal da AMOP a partir dos pressupostos teóricos das políticas linguísticas e educacionais: pensando no ensino da Língua Espanhola em Guaíra, Paraná. 2014. (Seminário).

8.
16a Jornada Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.O ENSINO DE CULTURA E HISTÓRIA EM LÍNGUA ESPANHOLA POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL CHARGE. 2013. (Outra).

9.
I Simpósio da Linha de Pesquisa: Linguagem: Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino.A expressividade discursiva do adjetivo em contos de Língua Espanhola. 2013. (Simpósio).

10.
XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-americano.Línguas de Fronteira: aprendizagem da Língua Espanhola em Guaíra - PR. 2013. (Seminário).

11.
15a JELL - Jornada Internacional de Estudos Linguisticose Literrios.A internet e o ensino de Lingua Espanhola. 2012. (Outra).

12.
I Seminario de Pratica de Ensino dos Cursos de Licenciatura do Centro de Educacao,Comunicacao e Artes. 2012. (Seminário).

13.
I Seminário Internacional de Estudos da Linguagem.Los ojos de Julia: Suspense e Terror Criativo. 2012. (Seminário).

14.
I Seminário Internacional em Estudos da Lingagem.A Diversidade Lexical na Literatura como Fator Condicionante da Aprendizagem do Espanhol. 2012. (Seminário).

15.
14ª JELL - Jornada Regional e 4ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2011. (Outra).

16.
13ª Jornada Regional e 3ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários.O Gênero Textual Redação de Vestibular. 2010. (Outra).

17.
12a Jornada Regional e 2a Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários.O Sentido Objetivo e o Sentido Subjetivo no Uso do Adjetivo. 2009. (Outra).

18.
III Encontro Internacional de Letras e I Encontro Nacional de Transculturalidadee Educação, Linguagem.O adjetivo e sua expressividade enunciativa. 2009. (Encontro).

19.
V SIGET. 2009. (Simpósio).

20.
XIX Seminário do CELLIP.A redação de vestibular em sala de aula. 2009. (Seminário).

21.
11a Jornada Regional e 1a Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários.A expressividade no Udo dos Adjetivos em Redações de Vestibular. 2008. (Outra).

22.
IV Seminário de Estudos da Linguagem e I Seminário Nacional de Estudos da Linguagem: 200 anos da chegada da família real ao Brasil: formação de identidade(s) linguística(s).Prática Linguística: um estudo comparativo em produções textuais de sequência anual. 2008. (Seminário).

23.
VIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória: Literatura e Cultura na América Latina e II Simpósio de Pesquisa em Letras da Unioeste.A Evolução Histórica do Adjetivo: uma análise na tipologia textual dissertação. 2008. (Seminário).

24.
XVII Encontro Anual de Iniciação Científica.A Oralidade nos Livros Didáticos de 5a e 6a Série Utilizados Pelo Colégio Estadual Frentino Sackser. 2008. (Encontro).

25.
10ª JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS.Diferentes Seqüências de Base que Podem Compor um Mesmo Texto. 2007. (Encontro).

26.
VII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, I Simpósio de Pesquisas em Letras da UNIOESTE.As Transferências Lingüísticas nas Produções Escritas de Narrativas de Vida. 2007. (Seminário).

27.
XVI EAIC Encontro Anual de Inciação Científica.Análise das Narrativas de Vida dos Alunos da 5ª Série do Colégio Estadual Frentino Sackser. 2007. (Encontro).

28.
9ª JELL - Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários.Estudos do Singular e do Idiossincrático em Textos Narrativos. 2006. (Encontro).

29.
III MOSTRA DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS.As Propostas de Produção Textual em Livros Didáticos do Colégio Estadual Eron Domingues. 2006. (Outra).

30.
III Seminário em Estudos da Linguagem: leituras.Uma Proposta de Ensino da Variante "Caipira" nas Histórias em Quadrinhos do Chico Bento. 2006. (Seminário).

31.
I Simpósio Nacional em Ciências Humanas - Universidade e Sociedade.Estudos do singular e do idiossincrático: concepções teóricas. 2006. (Simpósio).

32.
Seminário sobre o Ensino de Espanhol. 2006. (Seminário).

33.
XV EAIC Encontro Anual de Inicíação científica.Análise e Interpretação das Propostas de Produção de Textos da Unidade I do Livro Didático da 8ª série do Colégio Estadual Eron Domingues. 2006. (Encontro).

34.
8ª Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários.8ª JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS. 2005. (Outra).

35.
Ensino de Língua Espanhola.AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESPANHOLA POR BRASILEIROS E TÓPICOS DE LITERATURA ESPANHOLA. 2005. (Seminário).

36.
7ª JELL - JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS. 7ª JELL - JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS. 2004. (Congresso).

37.
VII SEPEHI - SEMINÁRIO PEDAGÓGICO HISPANO.VII SAPEHI - SEMINÁRIO PEDAGÓGICO HISPANO. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, Simone B. C.; OUTROS, E. . 35° SEURS ? Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Andrés Mauricio García Torres. Ensino de Línguas Fronteiriças sob o viés das Políticas Linguísticas. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Diana Jazmín Britez Cohene. Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas de Fronteira nas Escolas. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Scarlett Alejandra Salazar Rodrigues. Ensino de Línguas de Fronteira através de práticas interdisciplinares. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Cinthia Itatí Gabriela Minuzzo. Ensino de Línguas de Fronteira através de práticas interdisciplinares. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Pró-Reitoria de Extensão. (Orientador).

3.
Pedro Camargo Abboud Matuck. Ensino de Português como Língua Adicional no Ensino Fundamental I. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Fundação Araucária. (Orientador).

4.
Diana Jazmin Britez Cohene. Ensino de Línguas de Fronteira através de práticas interdisciplinares. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

5.
Andres Mauricio García Torres. Ensino de Línguas de Fronteira através de práticas interdisciplinares. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

6.
Andres Mauricio García Torres. Práticas Discursivas em Português Adicional Intermediário I. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Pró-Reitoria de Graduação e Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno. (Orientador).

7.
Cinthia Itatí Gabriela Minuzzo. Ensino de Português como Língua Adicional no Ensino Fundamental I. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Andres Mauricio García Torres. Práticas Discursivas em Português Língua Adicional. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pró-Reitoria de Graduação e Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

2.
Leila Shai del Pozo Gonzales. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

3.
Emanuela Bravo do Nascimento. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

4.
Ludmilla Kujat Witzel. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

5.
Felipe Antonio Lucas Elsenbach. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

6.
Franciane Pompermeyer Gamelo. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2014. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

7.
Fabiana dos Santos. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras Português Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

8.
Micheli Vieira. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras Português Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

9.
Camila Ribeiro Araujo. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras Português Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

10.
Adriana Alexandra Ferreira. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras Português Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

11.
Célia Camila Barbosa. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras Português Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

12.
Cíntia Caroline Crispim. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras Português Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

13.
Débora Karine Vollmann. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras Português Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

14.
Johnny Vargas. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras Português Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

15.
Daiane Alves de Freitas. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

16.
Debora Dias de Oliveira. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras Português Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

17.
Emanuela Bravo do Nascimento. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

18.
Fernanda Vaz Cordeiro Soares Teixeira. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

19.
Leila Shai del Pozo Gonzales. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

20.
Ludmilla Kujat Witzel. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

21.
Odair Jose da Cunha. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

22.
Richarla Lopes. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

23.
Silvana Otília Meinerz. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUAS. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

24.
Thaís Frost Ferreira. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUAS. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

25.
Tiago Ochôa Tesser. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUAS. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

26.
Felipe Antonio Lucas Elsenbach. ORIENTACAO DE PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

27.
ARIANE BONES BUDKE. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

28.
CRISLAINE ALESSANDRA DE LIMA. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

29.
DAIANE ALVES DE FREITAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

30.
DÉBORA DIAS DE OLIVEIRA. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

31.
EMANUELA BRAVO DO NASCIMENTO. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

32.
LEILA SHAI DEL POZO GONZÁLEZ. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

33.
ODAIR JOSÉ DA CUNHA. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

34.
RICHARLA LOPES. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

35.
MARLON ROGÉRIO CASSEL. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA PORTUGUESA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

36.
NAIANI BORGES TOLEDO. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA PORTUGUESA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

37.
EBER VINICIUS DE SOUZA. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA PORTUGUESA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

38.
JÉSSICA CAROLINE DE LIMA CIRICO. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA PORTUGUESA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

39.
JESSICA TOMIMITSU RODRIGUES. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA PORTUGUESA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

40.
KAMILA KOTLEVSKI TEIXEIRA. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA PORTUGUESA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

41.
KIZZY KAROLINE MÜLLER. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA PORTUGUESA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

42.
LARISSA CRISTINA BACH. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA PORTUGUESA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

43.
MARINA LUISA ROHDE. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA PORTUGUESA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

44.
LUDMILLA KUJAT WITZEL. ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA ESPANHOLA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

45.
Daiane Alves de Freitas e Leila Del Pozo GOnzales. Uma experiência de Prática de Ensino em Língua Espanhola no 5o ano. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

46.
Richarla Lopes e Odair José da Cunha. O Ensino de Língua Espanhola no Ensino Fundamental. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

47.
RICARDO FERNADO PINTO. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras Português Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

48.
ROSANE APARECIDA DA SILVA. ORIENTACAO DE ESTAGIO SUPERVSIONADO EM LINGUAS. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol - Inglês - Italiano) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

49.
JOSIANE SMIDERLE. ORIENTACAO DE ESTAGIO SUPERVSIONADO EM LINGUAS. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol - Inglês - Italiano) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

50.
SUELLEN CRISTINA BRITO. ORIENTACAO DE ESTAGIO SUPERVSIONADO EM LINGUAS. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol - Inglês - Italiano) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.

51.
WILLYAN JHONNYS ZANELATTO. ORIENTACAO DE ESTAGIO SUPERVSIONADO EM LINGUAS. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras Português - Espanhol - Inglês - Italiano) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro.



Outras informações relevantes


Participação no Grupo de Pesquisa Linguagem, Cultura e Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná de 2006-atual.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:46:31