Marilene Teresinha Stroka

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5970181475999534
  • Última atualização do currículo em 15/04/2016


Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade do Contestado Campus Mafra (1983), graduação em Espanhol pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1998), especialização em português pela PUC de Minas Gerais, mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Internacional de Lisboa (2004) e doutorado em Ciências da Linguagem pela Unisul na linha de análise do discurso. Atualmente é professora e Diretora de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Contestado . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente no seguinte tema: linguagem; humanização; pensamento; discurso. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marilene Teresinha Stroka
Nome em citações bibliográficas
STROKA, M. T.;STROKA, Marilene T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Contestado.
RUA PEDRO SIMOES DE OLIVEIRA, 315
CENTRO
89295000 - Rio Negrinho, SC - Brasil
Telefone: (47) 6445661
Fax: (47) 6441051


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Ciências da linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Estrada Dona Francisca : memória de um povo, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Dra Solange Maria Leda Gallo.
2000 - 2004
Mestrado em Ciências da Educação.
Universidade Internacional de Lisboa, UI, Portugal.
Título: A linguagem como fator contributivo de socialização e humanização,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Dr Gelson João Tesser.
Palavras-chave: linguagem; humanização; pensamento;educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1986 - 1988
Especialização em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Métodos e Técnicas de Ensino.
Orientador: Maria Antonieta Antunes Cunha.
1997 - 1998
Graduação em Espanhol.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Práticas de Ensino em Espanhol para o 1° e 2° graus.
1980 - 1983
Graduação em Letras.
Universidade do Contestado Campus Mafra, UNC/MAFRA, Brasil.
Título: Técnicas de prática de Ensino de Português e Inglês.




Formação Complementar


2002 - 2004
Gestão em Educação. (Carga horária: 240h).
European University, U.EUROPEAN, Suiça.
1999 - 1999
Metodología del Español como Lengua Estranjera. (Carga horária: 50h).
Universidad de Alcalá, ALCALÁ, Espanha.
1998 - 1998
Perfeccionamiento para profesores de Español. (Carga horária: 70h).
Universidad de Alcalá, UAH, Espanha.


Atuação Profissional



Universidade do Contestado Campus Mafra, UNC/MAFRA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor e Diretor de Extensão, Carga horária: 40


Escola de Ensino Médio Manuel da Nóbrega, EEMMN, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40


Colégio Cenecista São José, CENEC, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Sociais Aplicadas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Ciências Humanas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Amigo do Regimento, 5º Regimento de Carros de Combate.
2014
Certificado de Reconhecimento, Grupo de Escoteiros Arnaldo Almeida de Oliveira.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
STROKA, M. T. ; STROKA, Marilene T. . Estrada Dona Francisca: a memória de uma nação. In: Maria Luíza Millani; Nádia Régia Maffi Neckel. (Org.). Capital social: arte, ciência, cultura e desenvolvimento regional. 1ªed.Curitiba: Kairós Ediçoes, 2013, v. , p. 143-151.

2.
STROKA, M. T.. Memória da língua na memória de uma nação. In: Nadja de Carvalho Lamas, Alena Rizi marmo Jahn. (Org.). arte e cultura: passos, espaços e territórios. 1ed.Joinville: UNIVILLE, 2012, v. 1, p. 335-343.

3.
STROKA, M. T.. Estrada Dona Francisca: a memória de um povo. In: Nádia Régia Maffi Neckel; Solange Maria Leda Gallo. (Org.). Ciência e Cultura. Palhoça: Unisul, 2010, v. , p. 75-86.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
STROKA, M. T.. Lambrequins: a identidade e a memória em movimento. In: 2ª JIED e 1º EID, 2012, Maringá. Anais de 28 a 30 de março de 2012, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
STROKA, M. T.. A memória através dos movimentos dos sentidos. In: XX Seminário do CELLIP, 2011, Londrina. Caderno de programação e resumos. Londrina: UEL, 2011. p. 55-55.

2.
STROKA, M. T.. O silenciamento de uma língua e uma nação. In: CELSUL, 2010, Palhoça. 9º Encontro do CELSUL : Círculo de Estudos Linguísticos do Sul : caderno de programação e resumos. Palhoça: Editora Unisul, 2010. p. 214-214.

3.
STROKA, M. T.. A linguagem como fator contributivo de socialização e humanização. In: IX SEDEPE - Seminário de desenvolvimento da pesquisa da Universidade do Contestado - UnC, 2005, Mafra. Cadernos de resumos do IX Seminário de desenvolvimento da pesquisa: produção docente e discente. Mafra: Master, 2005. v. 1. p. 264-264.

Artigos aceitos para publicação
1.
STROKA, M. T.. A memória através dos movimentos dos sentidos. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
STROKA, Marilene T.. A redação no ENEM: desafios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
STROKA, M. T.. Memória da língua na memória de uma nação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
STROKA, M. T.. Estrada Dona Francisca: a memória de uma nação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
STROKA, M. T.. Lambrequins: a identidade e a memória. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
STROKA, M. T.. Estrada Dona Francisca: A memória de um povo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
STROKA, M. T.. O silenciamento da língua e de uma nação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
STROKA, Marilene T.. Diversas Linguagens. 2016. .

2.
STROKA, Marilene T.. PNAIC- Interdisciplinaridade. 2015. .

3.
STROKA, Marilene T.. Língua Portuguesa no Curso dos Descritores para Prova Brasil 2013. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
STROKA, M. T.. Aperfeiçoamento para professores. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
STROKA, Marilene T.. Capacitação Continuada. 2008. .

6.
STROKA, Marilene T.. Capacitação Continuada. 2008. .

7.
STROKA, M. T.. Capacitação de professores da Prefeitura de Rio Negro. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
STROKA, M. T.; HEISE, Cirene L.. Participação em banca de Marilu Karine Bail.Design enm ceramica, uma chopeira para o público feminino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em design) - Universidade do Contestado.

2.
STROKA, Marilene T.; TEIFKE, I.; SELENKO, O.. Participação em banca de Simone Abreu Albuquerque Padilha.Viabilidade financeira para abertura de uma estrutura voltada à locação para eventos e formaturas, casamentos, seminários e outros na cidade de Rio Negrinho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Contestado.

3.
NOGUEIRA, Zamir; STROKA, M. T.. Participação em banca de Lucimara Baier.O jornal e a sala de aula. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

4.
STROKA, M. T.; BAILER, Fernando; MENGUETTI, Antonio. Participação em banca de Janaína Camargo Kunicki.O regate de elementos da história dos colonizadores de Rio Negrinho representados através das obras de Alfredo Wolpi. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

5.
STROKA, M. T.; PAROLI, Jamaica. Participação em banca de Monica Raske e Ivone de Lima.A poesia na Pré- escola. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

6.
STROKA, M. T.; NOGUEIRA, Zamir. Participação em banca de Edicléia Martins e Nívia Moreira.Ensino Religioso: fundamentos para o ensino ou submissão escolar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

7.
STROKA, M. T.; PAROLI, Jamaica. Participação em banca de Luciana Schwendner.Informática: um ensino com eficiência ou uma onda no modismo pedagógico.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

8.
STROKA, M. T.; PAREJA, Cleide M.. Participação em banca de Fabiane Inês Kruchecvicz.Como trabalhar o texto Dissertativo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

9.
STROKA, M. T.; PAREJA, Cleide M.. Participação em banca de Jorita Valles Cardosos Kumm.Artes Plásticas e Literatura: um processo ensino- aprendizagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

10.
STROKA, M. T.; NOGUEIRA, Zamir. Participação em banca de Carla Grosskopf e Clotilde Ferreira.A brincadeira e a aaprendizagem escolar. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

11.
STROKA, M. T.; NOGUEIRA, Zamir. Participação em banca de Francieli da Silva e Simone Valério.Uma creche, uma realidade. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro FOREXT.Encontro FOREXT - Câmara Sul. 2014. (Encontro).

2.
Internacionalização da Educação Superior. 2014. (Oficina).

3.
IV Reunião do Conselho Estadual de Educação. 2014. (Outra).

4.
2ª Jornada Internacional de Estudos do discurso - 2ª JIED e 1ºEncontro Internacional da Imagem em Discurso.Lambrequins: a identidade e a memória em movimento. 2012. (Encontro).

5.
III Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão.Ecobrinque. 2011. (Simpósio).

6.
IV Seminário Integrado e Interinstitucional Capital Social: Arte-Ciência-Cultura e Desenvolvimento Regional.O Discurso como memória de uma nação. 2011. (Seminário).

7.
VI Seminário Integrado e Interistitucional Ciência e Cultura.Lambrequins: a identidade e a memória em movimento. 2011. (Seminário).

8.
V Seminário de Estudos em Análise do Discurso - SEAD. 2011. (Seminário).

9.
V Seminário Integrado e Interinstitucional - Arte e Cultura.Memória da Língua na Memória de uma Nação. 2011. (Seminário).

10.
XX Seminário de Centro de Estudos Linguísticos e Literários doParaná - CELLIP.A memória através dos movimentos dos sentidos. 2011. (Seminário).

11.
CELSUL.O silenciamento de uma língua e uma nação. 2010. (Outra).

12.
II Seminário Integrado e Interinstitucional Ciência e Cultura.Estrada Dona Francisca: A memória de uma nação. 2010. (Seminário).

13.
IX SEDEPE.A linguagem como fator contributivo de socialização e humanização. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
STROKA, M. T.. Seminário Arte na Escola. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Deisi Estela Amorin. Mulher operária e qualidade de vida. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Pública) - Universidade do Contestado. Orientador: Marilene Teresinha Stroka.

2.
Mari Teresinha Pickocz Campolino. O gênero textual na produção de textos de alunos de 6ª série. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Línguas) - Universidade do Contestado Campus Mafra. Orientador: Marilene Teresinha Stroka.

3.
Elisangela Patrícia Brand. Leitura Interpretativa do gênero Propaganda. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Línguas) - Universidade do Contestado Campus Mafra. Orientador: Marilene Teresinha Stroka.

4.
Margarete Roesler. Interação da Narrativa visual na Leitura. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Línguas) - Universidade do Contestado Campus Mafra. Orientador: Marilene Teresinha Stroka.

5.
Margarete Roesler. Interação da Narrativa visual na Leitura. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Línguas) - Universidade do Contestado Campus Mafra. Orientador: Marilene Teresinha Stroka.

6.
Maria Aline Zeithmmer. Gênero oral - televisão. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Línguas) - Universidade do Contestado Campus Mafra. Orientador: Marilene Teresinha Stroka.

7.
Maria Helena da Maia. Do Processo da Alfabetização para o Mundo Letrado. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopadagogia) - Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná. Orientador: Marilene Teresinha Stroka.

8.
Goretti Teresinha Padilha. A importância da literatura na séries iniciais. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Universidade do Contestado Campus Mafra. Orientador: Marilene Teresinha Stroka.

9.
Adilésia Bertoli. A importância da literatura Infantil na Produção Textual dos alunos das séries iniciais. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Universidade do Contestado Campus Mafra. Orientador: Marilene Teresinha Stroka.

10.
Maria Marlene da Luz Reicher. A Valorização da Escrita no Processo Ensino-Aprendizagem. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Universidade do Contestado Campus Mafra. Orientador: Marilene Teresinha Stroka.

11.
Lucinir de Lima. Interdisciplinaridade no Contexto Literário Infantil. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Universidade do Contestado Campus Mafra. Orientador: Marilene Teresinha Stroka.

12.
Micheli Grossl. Contribuição da Literatura Infantil no Processo Ensino-Aprendizagem. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Universidade do Contestado Campus Mafra. Orientador: Marilene Teresinha Stroka.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Claudia Cristina de Lima. A utilização do jornal na formação crítica do aluno. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Mafra. Orientador: Marilene Teresinha Stroka.

2.
Lucimara Baier. O jornal e a sala de aula. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Mafra. Orientador: Marilene Teresinha Stroka.

3.
Monoca Aparecida Galikovski Raschke e Ivone Nunes de Lima. A poesia na Pré- escola. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Mafra. Orientador: Marilene Teresinha Stroka.

4.
Esmeralda Z. Albuquerque e Giorgia de S. Gonçalves de Lima. O gosto de ler e ouvir histérias infantis. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado Campus Mafra. Orientador: Marilene Teresinha Stroka.

5.
Fátima S.M. Kohlbeck, Roberta Manuela Q. Kollross. Oficina de Textos de Língua Portuguesa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado Campus Mafra. Orientador: Marilene Teresinha Stroka.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
STROKA, Marilene T.. Língua Portuguesa no Curso dos Descritores para Prova Brasil 2013. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
STROKA, Marilene T.. Capacitação Continuada. 2008. .

3.
STROKA, Marilene T.. Capacitação Continuada. 2008. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 9:25:34