Thiago Pereira Falcão
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- Última atualização do currículo em 07/01/2019
Thiago Falcão é Professor Adjunto do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão e Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Estética e Entretenimento Digital da UFMA. Coordena o Grupo de Pesquisa em Games da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM. Em sua trajetória, foi Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), em São Paulo, onde obteve também seu pós-doutorado em Comunicação e Audiovisual. Foi Professor Assistente (Substituto) na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professor do curso de Bacharelado em Rádio, TV e Internet da UAM. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, foi bolsista PDSE/Capes na McGill University, em Montreal, no Canadá. Se dedica, em sua trajetória de pesquisa, a questões relacionadas aos game studies, media studies e a representações dos gêneros do fantástico nas mídias. Seu trabalho de pesquisa resultou na publicação de diversos artigos, capítulos e co-autorias de livros. Possui atuação junto ao mercado publicitário, tendo exercido, ao longo de sua carreira, os cargos de Diretor de Arte (Hall Comunicação, 9Ideia), Gerente de Planejamento e de Mídias Sociais (Soda Virtual) e, mais recentemente, de Gerente de Inteligência de Mercado (Wei Inteligência). Tem formação em jornalismo, com atuação concentrada na esfera do jornalismo de entretenimento, tendo ocupado o cargo de Editor no portal DNB Online, especializado na cobertura da cena nacional de música eletrônica, além de ter escrito para outros diversos veículos voltados para o entretenimento. Sua experiência no mercado da comunicação engloba todo o processo de produção, desde a concepção de produtos até sua execução e posterior avaliação: atuou como diretor de arte desenvolvendo peças impressas e digitais, coordenou esforços de design e, ainda, produziu trilhas sonoras, editou e finalizou filmes de curta e longa duração. Dentre suas experiências acadêmicas, destaca ter sido professor da disciplina de Criação Multimídia do Projeto Irradiar - parceria entre o MINC e a Fundação Tempo Glauber (RJ) - no qual enfocou, principalmente, a pós-produção para vídeo. Foi professor-convidado de uma série de MBAs e especializações sobre Comunicação Digital e Jornalismo Online, entre elas a da Universidade Tiradentes de Maceió/AL, da Universidade Salvador (UNIFACS) de Salvador/BA e da Estácio / PB, em João Pessoa, na Paraíba, além de ter sido professor de vários outros cursos de especialização nos quais suas disciplinas transitaram entre os seguintes assuntos: advergames, conteúdo e monitoramento em redes sociais e inteligência de mercado. (Texto informado pelo autor)
Identificação
Endereço
Rua Urbano Santos
Centro
65900410 - Imperatriz, MA - Brasil
Telefone: (99) 35296001
Formação acadêmica/titulação
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
com período sanduíche em McGill University (Orientador: Gabriella Coleman).
Título: Não Humanos em Jogo: Agência e Prescrição em World of Warcraft, Ano de obtenção: 2014.
Orientador:

Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Mundos Virtuais; Video games; Teoria do Ator-Rede; Agência.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: Cibercultura.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Uma Incursão sobre as Estruturas Comunicacionais em Mundos Virtuais: Estudo sobre a Mediação dos Diálogos pela Figura do Jogo,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador:

Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Mundos Virtuais; Círculo Mágico; Cibercultura; Sociabilidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Universo, Metaverso, Multiverso - Mundos Virtuais como Híbridos entre Jogos Eletrônicos e Comunidades Virtuais.
Orientador: Wellington Pereira.
Bolsista do(a): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, Brasil.
Instituto de Educação Superior da Paraíba, IESP, Brasil.
Ano de interrupção: 2003
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Ano de interrupção: 2002
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
Bolsista do(a): Centro Federal de Educação Tecnológica, CEFET-PB, Brasil.
Pós-doutorado
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Audiovisual.
Atuação Profissional
Estética e as Mídias
Jornalismo Especializado A: Edição de Vídeo
Comissão de Criação do Mestrado em Comunicação.
Coordenação de Estágio Curricular.
Laboratório de Fotojornalismo
Estética e as Mídias
Laboratório de Programação Visual
Cinevideojornalismo
Crítica de Games
História e Teoria dos Games II
Mídia e Ficção Científica
Mídia e Horror
Edição de Imagens
Projeto Experimental I
Estudos da Semiótica
Introdução aos Game Studies
Mensuração de Resultados em Campanhas Interativas e Indicadores de Desempenho
Mediação, Conteúdos Digitais e Interatividade nas Mídias Sociais
Jogos Eletrônicos: Padrões de Interação e Consumo
Advergames
Linhas de pesquisa
Projetos de pesquisa
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Thiago Pereira Falcão - Coordenador / Emmanoel Ferreira - Integrante / Daniel Gois Rabelo Marques - Integrante / Ivan Mussa - Integrante / Nataly Alencar Trovão - Integrante.
Revisor de periódico
Áreas de atuação
Idiomas
Produções




