Suelen Erica Costa da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8359663393020209
  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa, área de concentração variação e mudança linguística, pela Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), mestrado em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), especialização em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduação em Letras, habilitação Português/Português, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante o mestrado e o doutorado. Desenvolve pesquisas que focalizam principalmente os seguintes temas: aquisição da escrita, enunciação escrita, fonologia do português, variação e mudança linguística, sociolinguística e linguística textual. É professora do quadro efetivo do CEFET-MG/Contagem e leciona as disciplinas Redação e Estudos Linguísticos e Língua Portuguesa, Literatura e Cultura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Suelen Erica Costa da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, S. E. C.;Suelen Érica Costa da Silva;SILVA, Suelen Érica Costa da;ÉRICA COSTA DA SILVA, SUELEN;Suelen E. Costa da Silva

Endereço


Endereço Profissional
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Unidade Contagem.
Avenida Doutor Antônio Chagas Diniz
Cidade Industrial
32210160 - Contagem, MG - Brasil
Telefone: (31) 33684300
URL da Homepage: http://www.contagem.cefetmg.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Operações linguístico- cognitivas e o processo de aquisição da enunciação escrita por crianças, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira.
Coorientador: Profª Drª Maria Bernadete Marques Abaurre (IEL/UNICAMP).
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Estudos de Linguagens.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Título: Especificidades gráficas em bate-papos no Windows Live Messenger à luz da Linguística,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Profa Dra.Ana Maria Nápoles Villela.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguagem e Tecnologia.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2009
Especialização em Língua Portuguesa: leitura e produção de textos. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: hipertextualidade: uma ferramenta para o ensino de leitura e produção de textos.
Orientador: Profa Dra. Ana Cristina Fricke Matte.
Bolsista do(a): Fundação Universitária Mendes Pimentel, FUMP, Brasil.
2003 - 2007
Graduação em Letras.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Relatório de Estágio Supervisionado IV.
Orientador: Msc Neiva Costa Toneli.
Bolsista do(a): Sociedade Mineira de Cultura, SMC, Brasil.
2001 - 2002
Curso técnico/profissionalizante em Curso normal - Magistério pós médio.
Colégio Pedro II, CP, Brasil.




Formação Complementar


2017
My English Online. (Carga horária: 4h).
CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social, CAPES, Brasil.
2016 - 2016
Estatística para Linguístas.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2016 - 2016
Os discursos na pintura: pensar com Foucault. (Carga horária: 4h).
Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, UNINCOR, Brasil.
2016 - 2016
Referência e Anáfora. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2016 - 2016
O emprego do rastreador ocular nas investigações linguísticas. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2016 - 2016
Sequência didática: aprendendo por meio de Resenhas. (Carga horária: 80h).
Programa Escrevendo o Futuro, PEF, Brasil.
2016 - 2016
Sujeito típico e atípico na construção da escrita. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2015 - 2015
Português como língua estrangeira. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Geras, PUC-MG, Brasil.
2015 - 2015
Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula. (Carga horária: 30h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2014 - 2014
Fonética Acústica. (Carga horária: 15h).
Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP, IEL - UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Uso do Software Praat. (Carga horária: 15h).
Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP, IEL, Brasil.
2014 - 2014
De tipologia a gênero textual: a redação do Enem. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação de Colaboradores -ENEM 2013. (Carga horária: 16h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Formatação de Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 2h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2013 - 2013
Avaliação das Redações do ENEM-2013. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
My English Online - CAPES / MEC.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2013
Treinamento do Portal de Periódicos CAPES. (Carga horária: 1h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2012 - 2012
Oficina: Moodle. (Carga horária: 4h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG, Brasil.
2012 - 2012
Avaliação de redações do ENEM 2012.. (Carga horária: 100h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Teoria Fonológica. (Carga horária: 45h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2012 - 2012
Variação e Mudança Linguística. (Carga horária: 45h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2010 - 2010
O sujeito do discurso. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Uso de Tecnologia na Pesquisa em Ling Aplicada. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2009 - 2009
Produção de resumos para apresentações acadêmicas. (Carga horária: 3h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG, Brasil.
2008 - 2008
Argumentação nos Discursos Sociais. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
Seminário de Tópico Variável em Gêneros e Tipos. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2001 - 2001
Princípios básicos de Telecomunicações. (Carga horária: 58h).
Fundação CEFETMINAS, CEFETMINAS, Brasil.
2001 - 2001
Telefonia Celular. (Carga horária: 42h).
Fundação CEFETMINAS, CEFETMINAS, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Introdução às Artes Plásticas. (Carga horária: 120h).
Secretaria de Educação e Cultura de Contagem, SECC, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Temporária, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda/ Bolsista CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Foi aluna regular do Programa de Pós-Ggraduação stricto sensu em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e participou como BOLSISTA DE PESQUISA, do Programa de Demanda Social, da Coordenação de Aprfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior -CAPES, por dois anos completos.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Estagiária/Bolsista CAPES, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio de Docência realizado no primeiro período do curso de Graduação em Engenharia de Materiais do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), sob a orientação da professora Dra. Ana Elisa Ribeiro. O estágio incluiu atividades diversificadas, a saber, observação das aulas de Português Instrumental I, elaboração de materiais, preparação de aulas, correção das atividades aplicadas no decorrer do estágio, etc.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Temporária, Carga horária: 20

Atividades

2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Unidade Belo Horizonte, .

2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Unidade Belo Horizonte, .

06/2018 - 10/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Contagem, .

Cargo ou função
Comissão Organizadora Executora da 14ª Semana de Ciência & Tecnologia do CEFET-MG/Unidade Contagem - Portaria DIR 517/2018 de 19 de junho de 2018.
6/2018 - 8/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Contagem, .

Cargo ou função
Comissão Temporária para preparação, recepção e acompanhamento do corpo discente no período de mudança de sede - Portaria DCON - 019/2018 de 21 de junho de 2018.
04/2018 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Contagem, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Reestruturação da Monitoria Voluntária da Unidade Contagem - Portaria DCON 006/2018 de 13 de abril de 2018.
4/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Contagem, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente para promoção de Eventos Técnico-Científicos na Unidade de Contagem.
3/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Contagem, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente responsável pelos processos que envolvam eleições na Unidade de Contagem.
2/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação e Estudos Linguísticos - 1º anos e 2º ano
7/2015 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação e Estudos Linguísticos - 2º anos
08/2017 - 9/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Portuguesa e Literatura Brasileira (Curso Pró-Técnico do CEFET-MG/Contagem)
11/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Belo Horizonte, .

Cargo ou função
Membro do Grupo de Trabalho para realização do Seminário da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), conforme a Resolução CEPT 30/15 de novembro de 2015..
11/2015 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Contagem, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Temporária para organização do evento I Sarau Artístico do CEFET-MG de acordo com a Portaria 026/2015 de 06 de novembro de 2015..
5/2015 - 07/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Literatura e Cultura - 3º anos / Controle Ambiental, Informática, Eletroeletrônica.
Redação e Estudos Linguísticos - 2º anos/ Informática e Eletroeletrônica
3/2015 - 6/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Literatura e Cultura - 2º Edificações/Mineração/Eletrônica/Mecânica e 3º Mecânica/Mineração
Redação e Estudos Linguísticos - 2º Mecânica/ Mineração/Eletrônica e 3º Mecênica/Mineração
07/2014 - 06/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Literatura e Cultura - 2º e 3º anos
Redação e Estudos Linguísticos - 2º e 3º anos
7/2014 - 1/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Literatura e Cultura - 2º Mineração/Mecânica/Eletrônica/ Edificações.
Redação e Estudos Linguísticos - 2º Mineração/Mecânica/Eletrônica/Edificações
10/2011 - 9/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Literatura e Cultura - 1º e 3º anos - Ensino Médio/Técnico, 1º, 2º e 3º anos - Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Linguística Aplicada - Concomitância Externa - Turismo
Redação e Estudos Linguísticos - 1º e 3º anos- Ensino Médio/Técnico, 1º, 2º e 3º anos -Educação de Jovens e Adultos (EJA)
10/2011 - 4/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos de Linguagens II : aspectos fonomorfológicos da língua - 2º Período
Linguística Histórica - 1º período
Oficina de Produção de Textos II - 4º período
Oficina de Produção de Textos III - 5º período
08/2010 - 12/2010
Estágios , Unidade Belo Horizonte, .

Estágio realizado
Português Instrumental I - Curso de Graduação / Engenharia de Materiais.
02/2009 - 7/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Portuguesa, Literatura e Cultura;
Redação e Estudos Linguísticos.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante/Bolsista
Outras informações
Discente do curso de Pós-Graduação em Letras, modalidade Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa. Beneficiária da Bolsa/ taxa escolar (CAPES Tipo II) conforme regulamento vigente da CAPES/PROSUP - Portaria Conjunta CAPES/CNPQ nº 01 de 15/07/2010 - que permite ao bolsista CAPES/PROSUP/Modalidade específica tipo II o acúmulo do benefício com o vínculo empregatício.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Monitora de Língua Portuguesa, Enquadramento Funcional: Bolsa/Estágio, Carga horária: 20
Outras informações
Exercício da função de monitora do Curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, unidade Betim, tendo como principais atividades: orientações de grupos de estudos, atendimento individual de colegas, aprofundamento nos conteúdos das disciplinas de Português e Linguística, orientados pelo professor Dr. Gilberto Xavier e pela Profa. Dra. Maria Aparecida da Mata.

Atividades

02/2013 - 02/2017
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa.

Atividade realizada
Bolsista - Doutorado.
02/2005 - 7/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficinas de Monitoria - Linguística
Oficinas de Monitoria - Língua Portuguesa
Orientações individuais - Linguística
Orientações individuais - Língua Portuguesa

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador/Parecerista


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliadora e Auxiliar de Supervisão
Outras informações
Avaliadora das Redações em larga escala. Auxiliar de Supervisão Pedagógica dos avaliadores/corretores de Redações em larga escala- 2013. Membro da banca de Avaliação de Redações em larga escala - 2013.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliadora e Auxiliar de Supervisão, Carga horária: 40
Outras informações
Avaliadora de Redações em larga escala- 2012). Auxiliar de Supervisão Pedagógica dos avaliadores/corretores de Redações em larga escala - 2012. Membro da banca de Avaliação de Redações em larga escala - 2012.


Colégio Avance - Cooperativa de Professores da Rede de Ensino Promove, CV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura, Carga horária: 40
Outras informações
Ensino de Literatura Brasileira para as seguintes séries: 1ª ano do Ensino Médio; 2º ano do Ensino Médio; 3º ano do Ensino Médio.

Atividades

02/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura Infantil - Turmas do Ensino Fundamental I
Literatura Juvenil - Turmas do Ensino Fundamental II
Literatura - 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio

Prefeitura Municipal de Betim, PMB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto Interdisciplinar da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, unidade Betim. Atividades desenvolvidas: elaborar projetos interdisciplinares e realizar intervenções pedagógicas direcionadas aos alunos do ensino básico das escolas Municipais de Betim. Supervisora: Professora Maria Flor de Maio Barbosa Benfica. O referido estágio teve por objetivo a formação e o aperfeiçoamento técnico-profissional do bolsista.


Escola Estadual Manoel de Mattos Pinho, E E M M P, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora designada, Enquadramento Funcional: Professora designada
Outras informações
Atividades desenvolvidas: Ensino de Língua Portuguesa e Literatura para alunos do 2º ano do Ensino Médio e 3º ano do EJA - Educação de Jovens e Adultos.


Griasc- Grupo de Crianças Carentes da Vila São Caetano, GRIASC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Educadora Infantil, Enquadramento Funcional: Educadora Infantil e de Língua Portuguesa, Carga horária: 40
Outras informações
Educadora Infantil e Professora de Língua Portuguesa do reforço escolar Atividades desenvolvidas: ministrar aulas e elaborar projetos pedagógicos e atividades lúdicas para alunos do maternal I, II e III. Ensino de Língua Portuguesa para alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Fundamental.


Instituto Eros Gustavo, IEG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora da 1º série- Ensino Fundamental I


Instituto Oliveira Lara, IOL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Porfessora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades desenvolvidas: Ensino de Língua Portuguesa e Literatura para alunos do Ensino Fundamental II

Atividades

02/2006 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação - 6º, 7º, 8º e 9º anos
Literatura - 6. 7º, 8º, 9º anos


Linhas de pesquisa


1.
Materiais didáticos, recursos tecnológicos, ensino e aprendizagem

Objetivo: Descrição: Pesquisas para ensino e aprendizagem, e estudos de linguagem em geral; e pesquisas contribuidoras para PNLD, editores, autores de materiais didáticos, professores, alunos..
2.
Escrita, Leitura e Processos Interdiscursivos
3.
Escrita, Leitura e Processos Interdiscursivos

Objetivo: Objetivo: Estudo da construção de sentido nos diversos gêneros e suportes. Análise de textos midiáticos e da geração de sentido no trabalho tradutório e nos processos interdiscursivos. Análise da interferência de novas tecnologias na produção de escrita e leitura.Palavras-chave: Análise discursiva; Discurso; ensino; Leitura; Tecnologia e ensino..


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Para além da frase: análise textual, gramatical e sociolinguística do emprego da vírgula
Descrição: A vírgula (,) tem sido tratada, tradicionalmente, como um recurso empregado nos textos escritos para indicar as pausas da fala. Nessa perspectiva, se trabalha a vírgula (,) nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Evanildo Bechara, gramático contemporâneo e renomado, diz que a vírgula (,) é um dos tantos sinais gráficos essencialmente separadores. Uma das várias situações que, para o autor, deve-se empregar a vírgula é ?para separar orações intercaladas?. Mas como é que os falantes, aprendizes das séries iniciais e finais do Ensino Médio, se utilizam da vírgula (,) em suas produções escritas? O objetivo geral deste projeto é, então, analisar quais as funções atribuídas por esses falantes à vírgula (,) em gêneros textuais como a Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Pretende-se também verificar a influência de variáveis sociais ? escolaridade, sexo/gênero, classe social ? na quantidade e qualidade do emprego da vírgula, um dos objetivos específicos deste estudo. O quadro teórico-metodológico de análise utilizado para aferição do objeto de estudo será o da Linguística Textual, o da Sociolinguística Variacionista e o de Gramáticos Contemporâneos. A partir desse quadro serão realizadas análises transversais, qualitativas e quantitativas procurando controlar a presença da vírgula nas situações previstas e não previstas pelas regras de pontuação, assim como a ausência da vírgula onde, de acordo com as mesmas regras, ela deveria ter ocorrido. Espera-se que, ao final da investigação, o aluno-bolsista compreenda que vírgula não representa na escrita as pausas e melodias da língua falada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2018
O (não) emprego da pontuação: operações de planejamento discursivo para construção do gênero textual Redação do ENEM
Descrição: Tradicionalmente, o ensino da pontuação em sala de aula tem sido objeto de muitas críticas, já que a maioria das atividades estão centradas em frases isoladas, associadas a explicações equivocadas, como aquelas que relacionam a pontuação às pausas da fala. Se o ensino da pontuação ocorre de modo concomitante ao da escrita (de textos, isto é, de gêneros textuais), entendemos que a pontuação deve ser trabalhada conforme os gêneros textuais elencados para o estudo em cada série/etapa do Ensino Médio. Nesse contexto, o objetivo geral desta proposta é o de analisar, descrever e interpretar as operações de planejamento discursivo realizadas pelos falantes, estudantes do Ensino Médio, ao empregarem (ou não) a vírgula para construção da textualidade do gênero a Redação do ENEM. Para tanto, faremos uso do modelo epistemológico denominado Paradigma Indiciário de Investigação, de cunho qualitativo. Tal modelo é fundado no detalhe, no resíduo, na singularidade dos dados. Esperamos que, ao final desta investigação, o aluno bolsista: (i) compreenda, a partir do mo(vi)mento de análise-reflexão-uso, que não se pontua textos abstratos, frases isoladas, mas gêneros que apresentam propriedades gramaticais, textuais e sócio discursivas peculiares, como a Redação do ENEM; (ii) conheça a organização sintática da língua portuguesa necessária para o emprego da vírgula (e de outros sinais de pontuação) em qualquer gênero textual; (iii) saiba aplicar o conhecimento apreendido em relação ao uso da vírgula nos textos que escreve para os vários eventos de Letramento que participa, sendo um deles a proposta de Redação do ENEM..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Operações linguísticas e o processo de aquisição da tecnologia da escrita por crianças e adultos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Suelen Erica Costa da Silva - Integrante / Marco Antonio de Oliveira - Coordenador.
2012 - Atual
Grupo de Pesquisa em Materiais e Recursos Didáticos
Descrição: Descrição: Pesquisas para ensino e aprendizagem, e estudos de linguagem em geral; e pesquisas contribuidoras para PNLD, editores, autores de materiais didáticos, professores, alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Suelen Erica Costa da Silva - Integrante / Marta Passos - Integrante / Renato Caixeta da Silva - Coordenador / et al - Integrante.
2010 - 2011
A construção textual da conversa/escrita no MSN
Descrição: Tratar de leitura, escrita e ensino em meios digitais implica compreender o que ocorre nesse suporte em que os jovens estão, cada vez mais, lendo e escrevendo. A pesquisa proposta tem como objetivo analisar os recursos linguísticos e discursivos utilizados na construção de sentido do gênero chat, a partir de um corpus constituído por históricos de conversação de um grupo de adolescentes do CEFET-MG, ao interagir, por escrito, via Windows Live Messenger, inicialmente conhecido como MSN (Mensageiro Eletrônico Sincrônico). No MSN, dois ou mais participantes alternam-se, discorrendo livremente sobre tópicos diversos. Considerando-se que, enquanto a conversação online ocorre, há uma busca por fio condutor, pretendemos, com esta proposta, descrever as estratégias de (i) repetição e de (ii) progressão utilizadas pelos interlocutores nesse ambiente digital. Para tanto, será feito um levantamento das estratégias lingüísticas e dos marcadores discursivos utilizados para a manutenção do tópico nesse gênero digital, pelos jovens..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Suelen Erica Costa da Silva - Integrante / Ana Maria Nápoles Vilella - Coordenador / Sarah Rocha de Castro - Integrante / Jéssica de Castro Santana - Integrante.Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Outra.
2009 - 2011
LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO: Perfil do aluno, diagnóstico e prognóstico para o CEFET-MG
Descrição: Fundamentado nos estudos do letramento e, especialmente, dos letramentos acadêmicos, este projeto, financiado pelo CEFET-MG (edital Propesq), tem como objetivo principal contribuir para a reflexão e a ação no campo do ensino de engenharia e da formação do engenheiro para as demandas do mundo contemporâneo. Além disso, em âmbito institucional, esta proposta busca conhecer mais aprofundadamente o perfil do aluno ingressante no CEFET-MG em relação às suas competências comunicacionais para, a partir desse diagnóstico, ensaiar propostas e implementar intervenções mais ajustadas em relação ao melhor desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita na graduação, com vistas à vida acadêmica e profissional. Espera-se, desse modo, ao menos dois desdobramentos: o atendimento mais eficiente às dificuldades reais do aluno, assim como a construção de conhecimento para o campo dos estudos de educação, linguagem e ensino de línguas para fins específicos. A pesquisa conta com três bolsistas de Iniciação Científica (Fapemig e CNPq), além da participação de mestrandos (Capes)...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Suelen Erica Costa da Silva - Integrante / Ana Elisa Ribeiro - Coordenador / Ana Maria Nápoles Vilella - Integrante / Juliana Cristina Souza Soares - Integrante / Marta Passos - Integrante / Micheline Lage - Integrante.Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 11
2009 - Atual
Grupo de Pesquisa Letramentos, processos discursivos e tecnologias
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Pró-técnico, Campus Contagem - Portaria DEDC- 163/17, 14 de junho de 2017
Descrição: O curso Pró-Técnico é um curso de extensão, presencial, que tem como característica a revisão e complementação dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, proporcionando aos alunos uma maior chance de se prepararem, adequadamente, para concorrerem a uma das vagas dos cursos Técnicos Integrados de Nível Médio oferecidos pelo CEFET-MG. O curso é oferecido aos estudantes do último ano do Ensino Fundamental da Rede Pública interessados em cursar a Educação Profissional Técnica Integrada de Nível Médio (EPTNM) do CEFET-MG..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Texto Livre
2016 - 2016
Periódico: Texto Livre
2015 - 2015
Periódico: Texto Livre


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Projeto de Iniciação Científica (BIC-Jr) classificado em 1º lugar na 13ª Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG, unidade Contagem,, CEFET-MG.
2016
Mérito da pesquisa de Doutorado reconhecido pelo Comitê de Assessoramento do CNPQ para Bolsas Especiais no país 2016. (Proposta não atendida em função de recursos disponíveis), CNPQ.
2014
Aprovada em 9º lugar no processo seletivo simplificado da Prefeitura de Betim/Edital Nº 003/2013, Prefeitura de Betim.
2014
Aprovada em 1º lugar no Concurso de Provas e Títulos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) para o cargo de professor de Língua Portguesa e suas Literaturas,edital 59/14., .
2013
Aprovada em 3º lugar no exame de seleção do Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa da PUC-MG/ edital Nº 088/2012l ., Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2013
Dissertação de mestrado indicada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET/MG para concorrer ao Prêmio Anpoll de teses e dissertações, CEFET/MG.
2011
Aprovada em 7º lugar no concurso para professor substituto de Língua Portuguesa do CEFET-MG, campus BH, edital 55/2011., .
2011
Aprovada em 2º lugar no processo seletivo para seleção de discentes bolsistas do Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens do CEFET-MG. Contemplada com a bolsa CAPES dedicação exclusiva., CEFET-MG.
2009
Aprovada em 1º lugar no concurso para professor temporário de Lingua Pportuguesa e Redação do CEFET-MG, Campus Araxá., .
2009
Aprovação no processo seletivo de formadores da Metodologia de Implementação do Telecurso-Telessala, Fundação Roberto Marinho.
2009
Aprovada em 6º lugar no exame de seleção do Mestrado em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais., CEFET-MG.
2008
Aprovada em 14º lugar no concurso para professor designado de Língua Portuguesa do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais., .
2007
Aprovada em 146º no concurso de Professor de Lingua Portuguesa da Prefeitura de Betim., .
2007
Aprovada em 57º lugar no concurso de Professor da Prefeitura Municipal de Ibirité., .
2007
Aprovada em 49º lugar no concurso de Professor de Língua Portuguesa da Prefeitura de São Joaquim de Bicas. 49º lugar., .
2007
Representante de sua turma no Seminário de Estágio Letras e Matemática pelo excelente desempenho acadêmico., PUC-MG, unidade Betim..
2006
Representante de sua turma no Seminário de Estágio Letras e Matemática pelo excelente desempenho acadêmico., PUCMG, unidade Betim..
2005
Aprovada em 55º lugar no concurso de Professor de LP, da Educação Básica do Estado., .
2005
Representante de sua turma no Seminário de Estágio Letras e Matemática pelo excelente desempenho acadêmico., PUC-MG, unidade Betim.
2004
Aprovada em 38 º lugar no concurso de Professor II da Prefeitura de Igarapé., .


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ÉRICA COSTA DA SILVA, SUELEN2016ÉRICA COSTA DA SILVA, SUELEN. Clássicos, tecnologia, (re)leitura: a literatura no ensino médio. V Anais do Evidosol/Ciltec-online, v. 5, p. 1-6, 2016.

2.
Suelen Érica Costa da Silva2015Suelen Érica Costa da Silva. Operações linguísticas e o processo de aquisição da enunciação escrita. Entretextos (UEL), v. 15, p. 193-215, 2015.

3.
ÉRICA COSTA DA SILVA, SUELEN2015ÉRICA COSTA DA SILVA, SUELEN. Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip: (re)leitura e interatividade. Texto Livre, v. 8, p. 98-111, 2015.

4.
RIBEIRO, Ana Elisa.2012RIBEIRO, Ana Elisa. ; GUIMARAES, I. F. ; Suelen E. Costa da Silva . Aulas de Português na formação de engenheiros: expectativas e concepções de alunos e professores de instituição pública em Minas Gerais. Revista Scripta, v. 16, p. 117-136, 2012.

5.
SILVA, S. E. C.2010SILVA, S. E. C.. Pratic@ de lingu@gem na janela do Windows Live Messenger: criativid@de ou 'erro'? (B2/Ensino). Educação & Tecnologia, v. 15, p. 62-75, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, S. E. C.; Villela, Ana Maria Nápoles . Especificidades gráficas em Bate-Papos: adequaç@o ou 'erro'?. 1. ed. Germany: Novas Edições Acadêmicas . Copyright © OmniScriptum GmbH & Co. KG, 2014. v. 1. 250p .

2.
RIBEIRO, Ana Elisa. (Org.) ; SILVA, S. E. C. (Org.) ; CORTEZ, Dafne Barbosa (Org.) ; ROCHA, Geandro (Org.) . Livro de Resumos - III Encontro Nacional sobre Hipertexto. 2. ed. Belo Horizonte: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2009. 292p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Linguagem sob a ótica da Teoria Gerativa:conceitos basilares. In: Fábio André Cardoso Coelho; Jefferson Evaristo do Nascimento Silva; André Nemi Conforte. (Org.). Descrição e ensino de língua portuguesa: temas contemporâneos. 6ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2018, v. 6, p. 11-741.

2.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Interface gramática, texto, criatividade e heterogeneidade: o processo de aquisição da enunciação escrita. In: Fábio André Cardoso Coelho; Jefferson Evaristo do Nascimento Silva; André Nemi Conforte. (Org.). Descrição e ensino de língua portuguesa: temas contemporâneos. 2ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2018, v. 6, p. 11-741.

3.
Suelen Érica Costa da Silva. Operações de pressuposição e o processo de aquisição da enunciação escrita por aprendizes. In: Ivan Vale de Souza. (Org.). Compilação Linguística. 1ed.Curitiba: Atena Editora, 2016, v. 1, p. 1-217.

4.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Aquisição da escrita: um processo de enunciação heterogêneo por meio de operações linguísticas. In: Silvana Silva; Juciane Cavalheiro. (Org.). Atualidade dos Estudos Enunciativos. 1ed.Curitiba: Prismas, 2016, v. 1, p. 9-366.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, S. E. C.. Padrão linguístico uniforme é pura ilusão. Dimensão na escola, Jornal Dimensão na Escola.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, I. G. S. ; SILVA, S. E. C. . Operações de Planejamento Discursivo. In: Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas- FEBRAT, 2017, Belo Horizonte. Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas- FEBRAT. Belo Horizonte: Museu Itinerante Ponto, 2017. p. 11-1440.

2.
SILVA, S. E. C.. Operações de pressuposição e o processo de aquisição da tecnologia da escrita. In: IX Congresso Internacional da Abralin, 2015, Belém - Pará. Anais do IX Congresso Internacional da Abralin. Belém- Pará, 2015. v. 1. p. 257-264.

3.
SOARES, J. C. S. ; SILVA, S. E. C. ; RIBEIRO, Ana Elisa. ; VILELLA, Ana Maria Nápoles . Ensino de Português na Engenharia: letramentos e propostas. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010.

4.
SILVA, S. E. C.; VILELLA, Ana Maria Nápoles . INTERAÇÃO SINCRÔNICA VIA WINDOWS LIVE MESSENGER: CRIAÇÃO DE UM NOVO CÓDIGO DE ESCRITA?. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação II, 2010, São Leopoldo/ RS. Anais do Congresso Internacional de Linguagem e Interação. São Leopoldo/ RS: Casa Leiria - O espaço do livro eletrônico, 2010.

5.
SILVA, S. E. C.; VILELLA, Ana Maria Nápoles . Estilo Linguístico na janela do Windows Live Messenger. In: 3º Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura- Universidade Federal de Minas Gerais, 2010, São João del-Rei. 3° Congresso Nacional de Letras, Artes & Cultura- Representações culturais e suas linguagens, 2010. p. 1-1165.

6.
RIBEIRO, Ana Elisa. ; SOARES, J. C. S. ; Villela, Ana Maria Nápoles ; SILVA, S. E. C. ; ALCÂNTARA, Erika G. Alves ; Souza, Thiago Câmara Rodrigues de . Aulas de português e inglês nas engenharias do CEFET-MG e expectativas de alunos novatos. In: Congresso Brasieiro de Educação em Engenharia, 2010, Fortaleza. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2010. São Paulo: ABEMGE, 2010. v. v1. p. 1-1.

7.
RIBEIRO, Ana Elisa. ; VILELLA, Ana Maria Nápoles ; SOARES ; SILVA, S. E. C. . A aula de português na formação de engenheiros: quem é peixe fora d'água?. In: Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, 2010, Belo Horizonte. Anais do III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, 2010. v. v.1. p. 1-1.

8.
SILVA, S. E. C.. A influência dos hipertextos digitais para o ensino e aprendizagem de ortografia: inov@ç@o ou "erro"?. In: III Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2009, Belo Horizonte. Anais Hipertexto 2009, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Operações linguístico-cognitivas e o processo de aquisição da enunciação escrita. In: II Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição, 2017, Niterói - Rio de Janeiro. II Lincog: II Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição. São Paulo: FFLCH-USP, 2017. v. 1. p. 18-365.

2.
SILVA, S. E. C.. Aquisição da escrita pelo falante: um processo de enunciação por meio de operações linguísticas. In: Primer Simpósio Internacional de La Cátedra Unesco, 2015, Tenuco, Chile. Programa e Libro de Resúmenes: ?Leer y escribir en nuevos contextos académicos y profesionales?. Temuco, Chile: Universidade Católica de Temuco, 2015. v. 1. p. 1-45.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Suelen Érica Costa da. CLÁSSICOS, TECNOLOGIA, (RE) LEITURA: A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO. In: X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online) e XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL), 2016. XIIIevidosol/Resumos, 2016.

2.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Interface gramática, texto, criatividade e heterogeneidade: o processo de aquisição da enunciação escrita. In: Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2016, Rio de Janeiro. Anais do I CONELP, 2016. v. 1.

3.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Linguagem sob a ótica da Teoria Gerativa: conceitos basilares. In: Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2016, Rio de Janeiro. Anais do I CONELP, 2016. v. 1.

4.
Suelen Érica Costa da Silva. Operações Linguístico-Cognitivas e o processo de aquisição da enunciação escrita por crianças e adultos. In: VII Seminário de Teses e Dissertações, 2016, Belo Horizonte. Caderno de Resumos. VII Seminário de Teses e Dissertações ? ―Para além dos muros da universidade: ciência sociedade cidadania‖. Belo Horizonte: UFMG, 2016., 2016. p. 1-142.

5.
Suelen Érica Costa da Silva. Operações linguístico-cognitivas e o processo de aquisição da enunciação escrita. In: VI Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura, 2016, Três Corações. VI Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura: Caderno de Resumos, 2016. p. 1-74.

6.
SILVA, S. E. C.. Operações de pressuposição e o processo de aquisição da tecnologia da escrita. In: IX Congresso Internacional da Abralin, 2015, Belém - Pará. Anais do IX Congresso Internacional da Abralin. Belém- Pará, 2015. v. 1. p. 257-264.

7.
SILVA, S. E. C.. Operações linguísticas e o processo de aquisição da tecnologia da escrita. In: V Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM, 2015, Uberaba. V Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM, 2015. p. 1-451.

8.
SILVA, S. E. C.. Operações linguísticas e o processo de aquisição da tecnologia da escrita por aprendizes adultos. In: II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções, 2014, Belo Horizonte. II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções, 2014. p. 4-169.

9.
SILVA, S. E. C.. Aluno-leitor, aluno-autor: a constituição da autoria a partir da leitura, interpretação e produção de intertextos da Literatura InfantoJuvenil. In: II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções, 2014, Belo Horizonte. II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções, 2014. p. 4-169.

10.
SILVA, S. E. C.. Operações Fonológicas e o Processo de Aquisição da Tecnologia da Escrita por aprendizes adultos. In: XII Semana de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto, 2014, Ouro Preto. XII Semana de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto, 2014.

11.
SILVA, S. E. C.. Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip:(re)leitura e interatividade.. In: VII Simpósio Nacional e III Simpósio Internacional de Literatura e Informática, 2014, Belo Horizonte. VII Simpósio Nacional e III Simpósio Internacional de Literatura e Informática, 2014. p. 1.

12.
VILELLA, Ana Maria Nápoles ; SILVA, S. E. C. . O ontem para explicar o hoje: a escrita no chat à luz da Linguística Histórica. In: VIII Congresso Internacional Abralin 2013, 2013, Natal. Abralin 2013 - Caderno de Programação, 2013. p. 1-240.

13.
SILVA, S. E. C.; VILELLA, Ana Maria Nápoles . A escrita no chat à luz da Linguística Histórica. In: II Congresso Internacional de Linguística Histórica, 2012, São Paulo. Anais de resumos do II Congresso Internacional de Linguística Histórica: uma homenagem a Ataliba Teixeira de Castilho. São Paulo: Humanitas, 2012. v. 1. p. 1-884.

14.
GUIMARÃES, Izabella Ferreira ; RIBEIRO, Ana Elisa. ; SILVA, S. E. C. . Para que serve esta aula? alunos de engenharia e aulas de português. In: 18 IMPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2011, São Paulo. Caderno de Resumos: 18 IMPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2011.

15.
SILVA, S. E. C.. A (não) influência da grafia não convencional empregada via gênero chat personalizado do Windows Live Messenger para redações escolares. In: IVSIL - Seminário Internacional da Universidade Cruzeiro do Sul, 2011, São Paulo. Resumos, 2011.

16.
SILVA, S. E. C.; VILELLA, Ana Maria Nápoles . Os traços gráficos não convencionais do Windows Live Messenger à luz da Línguística. In: XII Seminário de Progresso de Pesquisa em Educação/ XII Semana de Ciência e Tecnologia (CEFET-MG), 2011, Belo Horizonte. XII Seminário de Progresso de Pesquisa em Educação/ XII Semana de Ciência e Tecnologia, 2011. v. 1. p. 1-69.

17.
SILVA, S. E. C.; VILELLA, Ana Maria Nápoles . INTERAÇÃO SINCRÔNICA VIA WINDOWS LIVE MESSENGER: CRIAÇÃO DE UM NOVO CÓDIGO DE ESCRITA?. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação II, 2010, São Leopoldo/ RS. Anais do Congresso Internacional de Linguagem e Interação. São Leopoldo/ RS: Casa Leiria - O espaço do livro eletrônico, 2010.

18.
SILVA, S. E. C.; VILELLA, Ana Maria Nápoles ; RIBEIRO, Ana Elisa. . Aspectos linguísticos e discursivos do Internetês. In: III Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia, 2010, Rio de Janeiro. III Seminário Lingenet - Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia, 2010.

19.
SILVA, S. E. C.; VILELLA, Ana Maria Nápoles . Estilo Linguístico na janela do Windows Live Messenger. In: 3° Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura, 2010, São João del-Rei. 3° Congresso Nacional de Letras, Artes & Cultura- Representações culturais e suas linguagens, 2010. p. 1-160.

20.
RIBEIRO, Ana Elisa. ; GUIMARÃES, Izabella Ferreira ; SILVA, S. E. C. . Ensino de Português Instrumental: concepções e expectativas de alunos de engenharia. In: IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, 2010, São Paulo. IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa - Caderno de Textos- Faculdade de Educação da USP. São Paulo: Pedro & João Editores, 2010. v. 9º. p. 1-160.

21.
RIBEIRO, Ana Elisa. ; VILELLA, Ana Maria Nápoles ; SOARES, J. C. S. ; SILVA, S. E. C. . A aula de português na formação de engenheiros: quem é peixe fora d´água?. In: II Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, 2010, Belo Horizonte. Caderno de Resumos- Abstracts, 2010.

22.
SILVA, S. E. C.. Contrato de comunicação na sala de aula: identidades e papéis. In: IX Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2010, Palhoça, Santa Catarina. Caderno de Programação e Resumos. Palhoça: Editora Unisul, 2010. p. 1-286.

23.
GUIMARÃES, Izabella Ferreira ; RIBEIRO, Ana Elisa. ; SILVA, S. E. C. . Concepções de leitura e escrita na engenharia:abordagem dos discentes sobre a comuniação na vida acadêmica e profissional. In: VI Semana de Ciência & Tecnologia, 2010, Belo Horizonte. Caderno de Resumos da VI Semana de Ciência e Tecnologia- Ciência para o Desenvolvimento Sustentável. Belo Horizonte: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2010. p. 1-286.

24.
RIBEIRO, Ana Elisa. ; SOARES, J. C. S. ; VILELLA, Ana Maria Nápoles ; SILVA, S. E. C. ; ALCÂNTARA, Erika G. Alves ; SOUZA . Aulas de português e inglês nas engenharias do CEFET-MG e expectativas de alunos novatos. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia,, 2010, Fortaleza. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2010. São Paulo: ABENGE, 2010. p. 1-1-1.

25.
SILVA, S. E. C.. Aspectos Linguísticos da Notação Gráfica via Windows Live Messenger. In: XII Seminário de Progresso de Pesquisa em Pós-Graduação/ Semana de Ciência & Tecnologia, 2010, Belo Horizonte. VI Caderno de Resumos da VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia- Ciência para o Desenvolvimento Sustentável. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2010. p. 1-286.

26.
SILVA, S. E. C.. A influência dos hipertextos digitais para o ensino e aprendizagem de ortogafia: inov@ç@o ou "erro"?. In: III Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2009, Belo Horizonte. Livro de Resumos: III Encontro Nacional sobre Hipertexto: Interfaces. Belo Horizonte: O Lutador, 2009.

27.
SILVA, S. E. C.; VILELLA, Ana Maria Nápoles . Ensino e aprendizagem de ortografia: os hipertextos digitais como ferramentas de trabalho e estudo nas aulas de Língua Portuguesa. In: XI Seminário de Progresso e Pesquisa em Pós-Graduação e VI Encontro Interinstitucional de Pesquisa e Pós-Graduação, 2009, Belo Horizonte- CEFETMG. Caderno de Resumos. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2009. p. 1-1-100.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Operações linguísticas fonológicas e o processo de aquisição da enunciação escrita por falantes de Belo Horizonte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Operações linuístico-cognitivas e o processo de aquisição da enunciação escrita por crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SILVA, Suelen Érica Costa da. CLÁSSICOS, TECNOLOGIA, (RE) LEITURA: A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, Suelen Érica Costa da. A Linguagem sob a ótica da Teria Gerativa: conceitos basilares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Interface gramática, texto, criatividade e heterogeneidade: o processo de aquisição da enunciação escrita. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Operações linguístico-cognitivas e o processo de aquisição da enunciação escrita por crianças. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ÉRICA COSTA DA SILVA, SUELEN. Operações linguístico-cognitivas e o processo de aquisição da enunciação escrita. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Operações linguístico-cognitivas e o processo de aquisição da enunciação escrita. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, S. E. C.. Operações de pressuposição e o processo de aquisição da tecnologia da escrita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, S. E. C.. Operações Linguísticas e o processo de aquisição da tecnologia da escrita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, S. E. C.. Operações Linguísticas e o processo de aquisição da tecnologia da escrita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, S. E. C.. Aquisição da escrita pelo falante: um processo de enunciação a partir de operações linguísticas (a ser apresentado). 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
SILVA, S. E. C.. Operações linguísticas e o processo de aquisição da tecnologia da escrita por aprendizes adultos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
SILVA, S. E. C.. Aluno-leitor, aluno-autor: a constituição da autoria a partir da leitura, interpretação e produção de intertextos da Literatura IInfanto-Juvenil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
SILVA, S. E. C.. Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip:(re)leitura e interatividade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
SILVA, S. E. C.. Operações fonológicas e o processo de aquisição da tecnologia da escrita por aprendizes adultos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SILVA, S. E. C.; Villela, Ana Maria Nápoles . A escrita no chat à luz da Linguística Histórica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SILVA, S. E. C.. Especificidades gráficas em bate-papos no Windows Live Messenger à luz da Linguística. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SILVA, S. E. C.. Os traços gráficos não convencionais do Windows Live Messenger à luz da Línguística. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SILVA, S. E. C.. Especificidades gráficas em Bate-Papos no Windows Live Messenger à luz da Linguística. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SOARES, J. C. S. ; SILVA, S. E. C. ; RIBEIRO, Ana Elisa. ; VILELLA, Ana Maria Nápoles . Ensino de Português na Engenharia: projetos e propostas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SILVA, S. E. C.; VILELLA, Ana Maria Nápoles . INTERAÇÃO SINCRÔNICA VIA WINDOWS LIVE MESSENGER: CRIAÇÃO DE UM NOVO CÓDIGO DE ESCRITA?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SILVA, S. E. C.; VILELLA, Ana Maria Nápoles ; RIBEIRO, Ana Elisa. . Aspectos linguísticos e discursivos do Internetês. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SILVA, S. E. C.; VILELLA, Ana Maria Nápoles . Estilo Linguístico na janela do Windows Live Messenger. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
RIBEIRO, Ana Elisa. ; GUIMARÃES, Izabella Ferreira ; SILVA, S. E. C. . Ensino de Português Instrumental: concepções e expectativas de alunos de engenharia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
RIBEIRO, Ana Elisa. ; VILELLA, Ana Maria Nápoles ; SOARES, J. C. S. ; SILVA, S. E. C. . A aula de português na formação de engenheiros: quem é peixe fora d´água?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SILVA, S. E. C.. Aspectos Linguísticos da Notação Gráfica via Windows Live Messenger. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SILVA, S. E. C.. A influência dos hipertextos digitais para o ensino e aprendizagem de ortografia: inov@ç@o ou. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SILVA, S. E. C.. Ensino e aprendizagem de ortografia: os hipertextos digitais como ferramentas de trabalho e estudo nas aulas de Língua Portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SILVA, S. E. C.. Relatório de Estágio Supervisionado IV. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
SILVA, S. E. C.. Relatório de Estágio Supervisionado II. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SILVA, S. E. C.. Relatório de Estágio Supervisionado I. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, S. E. C.. Especificidades gráficas em Bate-Papos no Windows Live Messenger à luz da Linguística 2011 (Dissertação de Mestrado).

2.
RIBEIRO, Ana Elisa. ; SILVA, S. E. C. ; CORTEZ, Dafne Barbosa ; ROCHA, Geandro . Livro de resumos:III Encontro Nacional sobre Hipertexto: Interfaces. Belo Horizonte: O Lutador, 2009 (Livro de resumos).

3.
MENDONÇA ; SILVA, S. E. C. ; NEVES . Tecnologia digital na escola: inovação?? 2008 (Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Avaliadora da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) / Universidade de São Paulo (USP). 2018.

2.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Avaliadora da 28º Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações - CEFET/MG. 2018.

3.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Parecerista da área de Linguística, Letras e Artes da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG. 2018.

4.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Parecer Ad-hoc para o Periódico Texto Livre: Linguagem e Tecnologia - UFMG.. 2017.

5.
ÉRICA COSTA DA SILVA, SUELEN. Membro do Comitê Científico do II Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior - UFMG. 2017.

6.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Parecer Ad-hoc para o Periódico Texto Livre: Linguagem e Tecnologia - UFMG.. 2017.

7.
SILVA, S. E. C.. Avaliadora da Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (FEBRACE)/ Universidade de São Paulo (USP). 2017.

8.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Parecer Ad-hoc para o Periódico Texto Livre: Linguagem e Tecnologia - UFMG.. 2017.

9.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Parecer Ad-hoc para o Periódico Texto Livre: Linguagem e Tecnologia - UFMG.. 2017.

10.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Avaliadora da Mostra Específica de Trabalhos e de Aplicações- CEFET/MG. 2017.

11.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Parecer Ad-Hoc para o Periódico Texto Livre: Linguagem e Tecnologia - UFMG.. 2016.

12.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Parecer Ad-hoc para o II Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino [CIM], UFMG.. 2016.

13.
SILVA, S. E. C.. Parecer Ad-hoc para o Periódico Texto Livre: Linguagem e Tecnologia - UFMG.. 2015.

14.
SILVA, S. E. C.. Parecer Ad-hoc para o Periódico Texto Livre: Linguagem e Tecnologia - UFMG.. 2015.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, S. E. C.. Oficina de Produção de Textos para ambiente digital. 2013; Tema: PRODUÇÃO TEXTUAL PARA AMBIENTE DIGITAL. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
CANABRAVA, K. L. R. ; SILVA, Suelen Érica Costa da . Leitura e Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. 2018. (Minicurso).

2.
CANABRAVA, K. L. R. ; SILVA, Suelen Érica Costa da . Elaboração de Currículo Lattes. 2018. (Minicurso).

3.
SILVA, S. E. C.; BAIOTTO, C. C. . Microconto: palavras e caracteres inspirados no cotidiano.. 2015. (Oficina).

4.
SILVA, S. E. C.; Baiotto, Cristiane Costa ; FERREIRA, J. L. M. . II Jornada de Língua, Literatura e Cultura - Oficina de Fanzines. 2013. (Minicurso).

5.
SILVA, S. E. C.; Baiotto, Cristiane Costa ; Sabino . I Jornada de Lingua, Literatura e Cultura - Oficina de Fanzines. 2013. (Minicurso).

6.
SILVA, S. E. C.; SILVA, R. B. ; OLIVEIRA, S. M. P. ; MOREIRA, W (Wagner Moreira) . Escritos sobre poesia. 2011. (Revisão de textos).

7.
SILVA, S. E. C.; SOARES ; FERREIRA, J. L. M. . Diálogos no MSN e retextualização como ferramentas para o ensino de produção de textos. 2009. (Minicurso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, S. E. C.; BOTELHO, J. S.; PARREIRAS, Vicente Aguimar. Participação em banca de Nathalia Bordal de Oliveira Braga Menezes. O registro do relato do professor no caderno de ocorrências escolar sobre o discurso do supervisor pedagógico. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagem e Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

2.
SILVA, S. E. C.; BOTELHO, J. S.; PARREIRAS, Vicente Aguimar. Participação em banca de Márcia Estáquia Machado. Webquest: a pesquisa como veícula para produção do conhecimento. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagem e Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, S. E. C.; PARREIRAS, Vicente Aguimar; RIBEIRO, Ana Elisa.. Participação em banca de Priscilha Sansão.Formação de palavras e interação no game World of Warcraft. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

2.
SILVA, S. E. C.; LIMA, Emerson Agostinho de. Participação em banca de PARAGUAI, Camila Fernandes dos Santos et al.A utilização de eventos cotidianos como agentes para a compreensão dos números decimais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

3.
SILVA, S. E. C.; LIMA, Emerson Agostinho de. Participação em banca de Aline Danilele Gomes de Oliveira.Multiplicação e divisão: um estudo sobre as dificuldades e estratégias de ensino através de oficinas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

4.
SILVA, S. E. C.; LIMA, Emerson Agostinho de. Participação em banca de Carlos Estáquio Pinto.Implicações do componente visual-imaginativo do pensamento e da compreensão de conceitos na resolução de problemas matemáticos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Fundação Helena Antipoff.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA, Suelen Érica Costa da; et al. Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) - Comissão de Pré-Avaliação. 2018. Universidade de São Paulo.

2.
SILVA, Suelen Érica Costa da; et al. Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) - Comissão de Avaliação. 2018.

3.
OLIVEIRA, L. N.; SILVA, S. E. C.; ARAUJO, E. D.. Participação em banca para preenchimento de vaga de Professor temporário da área de Língua Portuguesa do CEFET-MG, unidade Araxá. Edital 214/ 18 de dezembro de 2014.. 2015.

4.
LIMA, G. H. R. A.; VILELA, H. F.; FARIA, A. V.; SILVA, S. E. C.. Ensino de Física e Eletrônica através de jogos virtuais. 2015. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.

5.
SILVA, S. E. C.; ARAUJO, B. R.; COSTA, R. R. O. A.; BRAGA, F. V.. Horizonte Cultural: diversidades. 2015. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.

6.
SILVA, S. E. C.; SILVA, F. L. E.; MOURA, A. C. V.; CANABRAVA, K. L. R.. Para além da Língua Portuguesa: a Literatura Brasileira. 2015. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

7.
MOREIRA, C. B.; SILVA, S. E. C.; AMARAL, C. S.; CANIMI, T. A. S.. Uma Literatura pensante: ciência, pensamento e ficção em Italo Calvino. 2015. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.

8.
GIAROLA, F. R.; SILVA, S. E. C.; ARANTES, L. M.; CANABRAVA, K. L. R.. Utilização de dados secundários como subsídio para compreensão da apropriação do espaço geográfico.. 2015. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.

9.
SILVA, S. E. C.. Comissão Especial para Avaliação Docente: Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC).. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

10.
SILVA, S. E. C.. Comissão Especial para Avaliação Docente: Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC).. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

11.
PINTO, J. R.; SILVA, S. E. C.; PEREIRA NETO, A. J.. Comissão Especial para Avaliação Docente: Reconhecimento de Saberes e Competências.. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

12.
SILVA, S. E. C.. Comissão Especial para Avaliação Docente: Reconhecimento de Saberes e Competências.. 2015. Colégio Pedro II.

13.
SILVA, S. E. C.. Comissão Especial para Avaliação Docente: Reconhecimento de Saberes e Competências.. 2015. Colégio Pedro II.

14.
SILVA, S. E. C.. Comissão Especial para Avaliação Docente: Reconhecimento de Saberes e Competências.. 2015. Instituto Federal do Acre.

15.
SILVA, S. E. C.; FORTUNATO, G. C.; HABIBI, P. P.. Banca de Avaliação das Redações do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. 2013.

16.
SILVA, S. E. C.; FORTUNATO, G. C.; HABIBI, P. P.. Banca de Avaliação das Redações do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. 2012. Universidade de Brasília.

17.
SILVA, S. E. C.; SILVA, G. D.; SABINO, J. L. M. F.. XIII Seminário de Pesquisa e Pós-graduação /SPP-PPG CEFET-MG. 2011. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

18.
SILVA, S. E. C.. Sessão de pôster do III Encontro Nacional sobre Hipertexto. 2009.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada Pedagógica. 2018. (Outra).

2.
Olimpíada Brasileira de Linguística. 2018. (Olimpíada).

3.
A escrita criativa na Universidade. 2016. (Outra).

4.
Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa. A Linguagem sob a ótica da Teoria Gerativa: conceitos basilares. 2016. (Congresso).

5.
Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa. Interface gramática, texto, criatividade e heterogeneidade: o processo de aquisição da enunciação escrita. 2016. (Congresso).

6.
II Seminário de Linguagem, Cognição e Sistemas Complexos : de. 2016. (Seminário).

7.
II Seminário Internacional de Linguagem e Cognição.Operações linguístico-cognitivas e o processo de aquisição da enunciação escrita. 2016. (Simpósio).

8.
Percursos teórico-metodológicos dos Estudos de Letramento. 2016. (Outra).

9.
Seminário Poesia Hoje. 2016. (Seminário).

10.
VI Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura.Operações linguístico-cognitivas e o processo de aquisição da enunciação escrita. 2016. (Encontro).

11.
VII Seminário de Teses e Dissertações.Operações Linguístico-Cognitivas e o processo de aquisição da enunciação escrita por crianças e adultos.. 2016. (Seminário).

12.
X Congresso Iinternacional de Linguagem e Tecnologia online e XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre. Clássicos, Tecnologia, (Re)Leitura: a Literatura no Ensino Médio. 2016. (Congresso).

13.
IX Congresso Internacional da Abralin. Operações de pressuposição e o processo de aquisição da tecnologia da escrita. 2015. (Congresso).

14.
V Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM.Operações Linguísticas e o processo de aquisição da tecnologia da escrita. 2015. (Simpósio).

15.
Colóquio A Lingua Portuguesa, O Multilinguísmo, As Novas Tecnologias das Línguas no Século XXI L L. 2014. (Outra).

16.
III Escola de Prosódia 2014:Prosódia e Fonética Experimentais. 2014. (Outra).

17.
II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções.Aluno-leitor, aluno-autor: a constituição da autoria a partir da leitura, interpretação e produção de intertextos da Literatura Infanto-Juvenil. 2014. (Simpósio).

18.
II Simpósio de Língua Portuguesa e Lliteratura: interseções.Operações linguísticas e o processo de aquisição da tecnologia da escrita por aprendizes adultos. 2014. (Simpósio).

19.
Seminários Teóricos e Interdisciplinares do Semiotec. Levantamento das Omissões Ortográficas na Escrita Infantil.. 2014. (Outra).

20.
Seminários Teóricos e Interdisciplinares do Semiotec -Reflexões sobre o papel da escrita como ferramenta diagnóstica e reintegrativa de sujeitos com problemas cognitivos e a formação linguística dos profissionais da área: para uma legítima inclusão". 2014. (Seminário).

21.
Seminários Teóricos e Interdisciplinares do Semiotec - UFMG. A dialogia nas práticas escolares.. 2014. (Outra).

22.
VII Simpósio Nacional e III Simpósio Internacional de Literatura e Informática.Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip:(re)leitura e interatividade. 2014. (Simpósio).

23.
V Semana de Ciência e Tecnologia - Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. 2014. (Outra).

24.
XIII Semana de Letras: Culturas da Oralidade, Culturas da Escrita..Operações fonológicas e o processo de aquisição da tecnologia da escrita por aprendizes adultos.. 2014. (Outra).

25.
A formação de professores em um contexto de cultura digital. 2013. (Seminário).

26.
Capacitação dos colaboradores ENEM 2013 - CESPE/UnB. 2013. (Outra).

27.
Formação Continuada para Avaliações das Redações do ENEM 2012. 2013. (Outra).

28.
II Jornada de Línguas, Literatura e Cultura.Oficina de Fanzines. 2013. (Oficina).

29.
I Jornada de Linguas, Literatura e Cultura.Oficina de Fanzines. 2013. (Oficina).

30.
Monismo de triplo aspecto: uma Filosofia interdisciplinar para o século XXI. 2013. (Outra).

31.
Palestra de Treinamento do Portal Periódico CAPES. 2013. (Outra).

32.
Palestra Formatação de Trabalhos Acadêmicos. 2013. (Outra).

33.
Uma concepção de Bioética na perspectiva Evolucionista. 2013. (Outra).

34.
Ensino de Português para estrangeiros: perspectivas e possibilidades. 2012. (Outra).

35.
II Congresso Internacional de Linguística Histórica. A escrita no chat à luz da Linguística Histórica. 2012. (Congresso).

36.
IV Festival Arte e Cultura.Especificidades gráficas em Bate-Papos no Windows Live Messenger à luz da Linguística. 2012. (Outra).

37.
I Semana de Letras e Edição do CEFET-MG.Especificidades gráficas em bate-papos no Windows Live Messeger à luz da Linguística. 2011. (Outra).

38.
IVSIL - Seminário Internacional da Universidade Cruzeiro do Sul.A (não) influência da grafia não convencional empregada via gênero chat personalizado do Windows Live Messenger para redações escolares. 2011. (Seminário).

39.
XIII Seminário de Progresso de Pesquisa em Educação.Os traços gráficos não convencionais do Windows Live Messenger à luz da Línguística. 2011. (Seminário).

40.
13° Mostra de Cinema de Tiradentes- Oficina "Prática do Documentário". 2010. (Oficina).

41.
3º Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura- Universidade Federal de São João del-Rey. Estilo Linguístico na janela do Windows Live Messenger. 2010. (Congresso).

42.
Congresso Internacional Linguagem e Interação. INTERAÇÃO SINCRÔNICA VIA WINDOWS LIVE MESSENGER: CRIAÇÃO DE UM NOVO CÓDIGO DE ESCRITA?. 2010. (Congresso).

43.
II Colóquio Interinstitucional do Núcleo de Análise do Discurso. 2010. (Outra).

44.
II Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. A aula de português na formação de engenheiros: quem é peixe fora d´água?. 2010. (Congresso).

45.
III SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.Aspectos linguísticos e discursivos do Internetês. 2010. (Seminário).

46.
IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.Ensino de Português Instrumental: concepções e expectativas de alunos de engenharia. 2010. (Seminário).

47.
Uso de tecnologia na pesquisa em Linguística Aplicada. 2010. (Outra).

48.
XII Seminário de Progresso e Pesquisa em Pós-Graduação/ Semana de Ciência e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.Aspectos Linguísticos da Notação Gráfica via Windows Live Messenger. 2010. (Seminário).

49.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Ensino de Português na Engenharia: letramentos e propostas. 2010. (Encontro).

50.
Congresso Internacional sobre Linguagem e Tecnologia on line. 2009. (Congresso).

51.
Debate Hipertexto: encontro de múltiplas leituras. 2009. (Outra).

52.
III Encontro Nacional sobre Hipertexto.A influência dos hipertextos digitais para o ensino e aprendizagem de ortografia: inov@ç@o ou. 2009. (Encontro).

53.
Jornada sobre Leitura e Escrita na formação do Engenheiro. 2009. (Outra).

54.
Seminário de Apresentação de Pré-projeto para Ingresso em Curso de Mestrado em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.Ensino e aprendizagem de ortografia: os hipertextos digitais como ferramentas de trabalho e estudo nas aulas de Língua Portuguesa. 2009. (Seminário).

55.
V Encontro Virtual de Documentação em Software Livre. 2009. (Encontro).

56.
V Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG. 2009. (Oficina).

57.
XI Seminário de Progresso e Pesquisa em Educação.Ensino e aprendizagem de ortografia: os hipertextos digitais como ferramentas de estudo e ensino nas aulas de Língua Portuguesa. 2009. (Seminário).

58.
Apresentação da Metodologia do Novo Telecurso. 2008. (Outra).

59.
Debate Memória discursiva e formação do leitor. 2008. (Outra).

60.
Encontro Pedagógico de Especialistas da Rede Promove.. 2008. (Congresso).

61.
II Congresso de Educação - Rede Promove. 2008. (Congresso).

62.
Curso de Normalização de Trabalhos Acadêmicos. 2007. (Outra).

63.
Seminário Integrado Letras e Matemática IV.Estágio Supervisionado IV. 2007. (Seminário).

64.
Debate CEALE/FAE/UFMG - Alfabetização e Letramento ?. 2006. (Outra).

65.
I Encontro de Ciência, Arte e Cultura da Puc-Minas em Betim- Ética e responsabilidade social na pesquisa e extensão universitárias. 2006. (Encontro).

66.
Mini-curso Linguística e história: formação da Língua Portuguesa.. 2006. (Encontro).

67.
Seminário integrado Letras e Matemática II.Relatório de Estágio Supervisionado. 2006. (Seminário).

68.
Palestra "o Humor na Linguística- A palavra é humor"- Seminário de Letras e Cultura. 2005. (Seminário).

69.
Projeto Interagindo e transformando. Módulos: Artes plásticas, brinquedoteca e sucatoteca, hábito de leitura.. 2005. (Oficina).

70.
Seminário de Letras e Cultura ?O Humor em narrativas cinematográficas-Puc Minas Betim. 2005. (Seminário).

71.
Seminário de Letras e Cultura ?O Humor no teatro??.Puc Minas. 2005. (Seminário).

72.
Seminário integrado Letras e Matemática I.Relatório de Estágio Supervisionado II. 2005. (Seminário).

73.
III Seminário Internacional Guimarães Rosa. Puc Minas. 2004. (Seminário).

74.
Seminário de Letras e Cultura ? Intertextualidade entre Gêneros- Puc Minas. 2004. (Seminário).

75.
Curso de Arte e educação. 2003. (Oficina).

76.
II Mostra de Educação Infantil: oficina ?? Da ação nasce a razão da Educação Infantil?.. 2003. (Oficina).

77.
Curso Como alfabetizar com uma postura construtivista. 2002. (Encontro).

78.
Projeto ?Crescendo e Aprendendo. 2002. (Oficina).

79.
Curso de Português e Matemática.. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALONSO, K. F. ; OLIVEIRA, C. S. ; CARVALHO, G. A. ; ORTEGA, P. F. R. ; SILVA, Suelen Érica Costa da . 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: ciência para redução das desigualdades sociais. 2018. (Outro).

2.
MOREIRA, C. B. ; SILVA, Suelen Érica Costa da ; ASSIS, T. S. M. ; OLIVEIRA, C. S. F. ; CANABRAVA, K. L. R. ; COUTINHO, E. . Seminário Sujeito e Sentido: interfaces epistemológicas. 2017. (Outro).

3.
MOREIRA, C. B. ; FARIA, A. V. ; ARAUJO, B. R. ; SOUZA, L. E. ; ÉRICA COSTA DA SILVA, SUELEN . II Sarau Artístico do CEFET-MG. 2016. (Outro).

4.
MOREIRA, C. B. ; ARAUJO, B. R. ; SILVA, S. E. C. . I Sarau Artístico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. 2015. (Outro).

5.
SILVA, S. E. C.. II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções. Atuação como monitora. 2014. (Outro).

6.
SILVA, S. E. C.. XII Seminário de Progresso de Pesquisa em Pós-Graduação - VI Semana de Ciância & Tecnologia do CEFET-MG. 2010. (Outro).

7.
RIBEIRO, Ana Elisa. ; SILVA, S. E. C. ; CORTEZ, Dafne Barbosa ; ROCHA, Geandro . III Encontro Nacional sobre Hipertexto- Equipe de apoio. 2009. (Outro).

8.
SILVA, S. E. C.. XI Seminário de Progresso e Pesquisa em Educação e VI Encontro Interinstitucional de Pesquisa e Pós-graduação- Equipe de apoio. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Reidner Santos de Oliveira. Para além da frase: análise textual, gramatical e sociolinguística do emprego da vírgula. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Controle Ambiental) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Isabella Giulia Silva Ribeiro. O (não) emprego da pontuação: operações de planejamento discursivo para construção do gênero textual Redação do ENEM. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Técnico em Eletroeletrônica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Suelen Erica Costa da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Mariana Assis. Monitoria de Redação e Estudos Linguísticos I. 2017. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio/Técnico em Controle Ambiental) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG. Orientador: Suelen Erica Costa da Silva.

2.
Thalyta Martins Gonçalves. Atividade de Extensão - Pró-Técnico/Campus Contagem ( Portaria DEDC- 163/17, 14 de junho de 2017). 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Tecnologias da Edição) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG. Orientador: Suelen Erica Costa da Silva.

3.
Isabella Giullia Silva Ribeiro. Monitoria de Redação e Estudos Linguísticos I e II. 2017. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio/Técnico em Eletroeletrônica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG. Orientador: Suelen Erica Costa da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, S. E. C.2010SILVA, S. E. C.. Pratic@ de lingu@gem na janela do Windows Live Messenger: criativid@de ou 'erro'? (B2/Ensino). Educação & Tecnologia, v. 15, p. 62-75, 2010.

2.
RIBEIRO, Ana Elisa.2012RIBEIRO, Ana Elisa. ; GUIMARAES, I. F. ; Suelen E. Costa da Silva . Aulas de Português na formação de engenheiros: expectativas e concepções de alunos e professores de instituição pública em Minas Gerais. Revista Scripta, v. 16, p. 117-136, 2012.

3.
Suelen Érica Costa da Silva2015Suelen Érica Costa da Silva. Operações linguísticas e o processo de aquisição da enunciação escrita. Entretextos (UEL), v. 15, p. 193-215, 2015.

4.
ÉRICA COSTA DA SILVA, SUELEN2015ÉRICA COSTA DA SILVA, SUELEN. Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip: (re)leitura e interatividade. Texto Livre, v. 8, p. 98-111, 2015.


Livros e capítulos
1.
SILVA, S. E. C.; Villela, Ana Maria Nápoles . Especificidades gráficas em Bate-Papos: adequaç@o ou 'erro'?. 1. ed. Germany: Novas Edições Acadêmicas . Copyright © OmniScriptum GmbH & Co. KG, 2014. v. 1. 250p .

1.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Linguagem sob a ótica da Teoria Gerativa:conceitos basilares. In: Fábio André Cardoso Coelho; Jefferson Evaristo do Nascimento Silva; André Nemi Conforte. (Org.). Descrição e ensino de língua portuguesa: temas contemporâneos. 6ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2018, v. 6, p. 11-741.

2.
SILVA, Suelen Érica Costa da. Interface gramática, texto, criatividade e heterogeneidade: o processo de aquisição da enunciação escrita. In: Fábio André Cardoso Coelho; Jefferson Evaristo do Nascimento Silva; André Nemi Conforte. (Org.). Descrição e ensino de língua portuguesa: temas contemporâneos. 2ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2018, v. 6, p. 11-741.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, C. B. ; ARAUJO, B. R. ; SILVA, S. E. C. . I Sarau Artístico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. 2015. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, S. E. C.. Oficina de Produção de Textos para ambiente digital. 2013; Tema: PRODUÇÃO TEXTUAL PARA AMBIENTE DIGITAL. (Blog).



Outras informações relevantes


1) Sócio-colaborador da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 11:20:29