Valter Henrique de Castro Fritsch

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9317984206865260
  • Última atualização do currículo em 20/09/2018


Professor do Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras - Área de Concentração em Estudos da Linguagem (FURG). Coordenador do Grupo de Pesquisa Dramaturgias Contemporâneas: Percursos entre Adaptação, Gênero, História e Imaginário, do diretório de pesquisa CNPq. Membro da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC). Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (COEPEA) da FURG. Acadêmico do curso de Teatro da UFRGS. Possui Graduação em Letras Língua Inglesa e Literaturas Correspondentes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa (UFRGS) e Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa (UFRGS). Atua nas áreas de Ensino de Língua e Literatura, com ênfase em Literaturas de Expressão Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: O Romance de Fantasia, Dramaturgia Anglo - Americana Contemporânea, Literatura Infantil e Juvenil e Ensino de Leitura e Literatura. Ainda tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro. É Diretor Artístico do Grupo Teatro do Lírio de Porto Alegre. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Valter Henrique de Castro Fritsch
Nome em citações bibliográficas
FRITSCH, V.H.C.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: ?Stretching their shadows far away?: weaving Chekhov and the Brontës on the stage through Blake Morrison?s We are three sisters, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Sandra Sirangelo Maggio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Teatro Britânico Contemporâneo; Literatura de Língua Inglesa; Cena Teatral Contemporânea.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia.
2010 - 2012
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: ?One Steps Awat from God?: As Analysis of John Patrick Shanley's Doubt, a Parable Through a Hermeneutics of the Imaginary,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Sandra Sirangelo Maggio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: John Patrick Shanley; Cena Teatral Norte-Americana Contemporânea; Estudos do Imaginário; Literatura de Língua Inglesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
2014
Graduação em andamento em Teatro.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2003 - 2009
Graduação em letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: One Ring to Bind Them All: The Mythological Appeal in Tolkien's The Lord of the Rings.
Orientador: Sandra Sirangelo Maggio.




Formação Complementar


2015 - 2015
English Language and Culture. (Carga horária: 60h).
Oxford College, OCH, Inglaterra.
2002 - 2002
Curso para Formação de Atores. (Carga horária: 480h).
Escola de Teatro Popular Terreira da Tribo, ETPTT, Brasil.
2001 - 2001
Introdução ao Método Michael Checkov. (Carga horária: 40h).
Alchymia Theatre, AT, Estados Unidos.
1999 - 1999
Oficina de Interpretação Teatral. (Carga horária: 10h).
Centro de Cultura de Arroio do meio, CCAM, Brasil.
1998 - 1998
Interpretação e representação: Um novo Teatro. (Carga horária: 16h).
Centro de Cultura de Arroio do meio, CCAM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa II
Literatura Inglesa IV
08/2018 - Atual
Ensino, Engenharia Civil Costeira e Portuária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
08/2018 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Dissertação
8/2016 - Atual
Direção e administração, Conselho Universitário, COEPEA.

Cargo ou função
Conselheiro do COEPEA.
3/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

2/2016 - Atual
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão Tecelões de Histórias.
03/2018 - 07/2018
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa I
Literatura Inglesa III
03/2018 - 07/2018
Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual
03/2018 - 07/2018
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo do Texto I
Produção Textual
03/2018 - 07/2018
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura, Letramento Literário e Mediação Pedagógica
Cultura e Identidade no Ensino de Línguas
8/2017 - 12/2017
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo do Texto I
Inglês Instrumental
Práticas Escolares e Comunitárias II
8/2017 - 12/2017
Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
4/2017 - 7/2017
Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção textual
4/2017 - 7/2017
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo do Texto II
Práticas Escolares e Comunitárias I
Produção Textual
3/2016 - 7/2017
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental - Produção Oral
8/2016 - 2/2017
Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental - Leitura
8/2016 - 2/2017
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Escolares e Comunitárias II
Estudo do Texto I
Inglês Instrumental - Leitura
3/2016 - 7/2016
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo do Texto II
Práticas Escolares e Comunitárias I
Produção Textual
3/2016 - 7/2016
Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual
9/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão A Arte de Contar Histórias.
8/2015 - 12/2015
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental - Leitura
7/2015 - 12/2015
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo do Texto I
Inglês Instrumental - Leitura
Práticas Escolares e Comunitárias II
Práticas Escolares e Comunitárias IV
8/2015 - 8/2015
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão - Práticas de Letramento Acadêmico: Redação e Apresentação de Trabalhos Científicos.
4/2015 - 6/2015
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual
Estudo do Texto II
Práticas Escolares e Comunitárias I
Práticas Escolares e Comunitárias III
3/2015 - 6/2015
Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental - Leitura
Produção Textual
3/2015 - 6/2015
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental - Leitura
Produção Textual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Vínculo: Bolsista (CAPES/REUNI), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participa como professor colaborador no curso de Graduação em Letras e em cursos de Língua Inglesa em nível avançado, Literatura Inglesa e Ensino de Literatura por intermédio do Programa de Apoio à Graduação do Instituto de Letras/Setor de Inglês da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Conduz pesquisa em Literatura Inglesa do período Vitoriano.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor de Cultura e Literaturas Inglesas, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Bolsista Voluntário, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica IC/PROPESQ, Carga horária: 20

Atividades

3/2010 - 7/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conversação do Inglês 2
Ensino de Literatura e Cultura Inglesa
Fundamentos do Inglês 1 (Narratives 1, Narratives 2, Narratives 3)
Inglês 1
Teorias Críticas Aplicadas as Literaturas de Língua Inglesa
Leituras Orientadas 2
Literatura Inglesa - Estudo de Tópico
3/2011 - 12/2012
Extensão universitária , Instituto de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Drama Club.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa - Ensino Superior, Carga horária: 26
Outras informações
Professor de Língua Inglesa


Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador em Projeto de Pesquisa


La Salle Dores, LA SALLE DORES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa - Ensino Fund., Carga horária: 12


Escola Luterana São Marcos, ELSM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 10


Quatrum English Schools, QES, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 32


Be Wise Idiomas, BWI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 15


Colégio Kennedy, CK, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Arroio do Meio, PMAM, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Teatro e Recreacionista, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Projeto de Pesquisa - O jogo do palco: intercâmbios entre adaptação, história e imaginário no teatro anglo-americano moderno e contemporâneo


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O jogo do palco: intercâmbios entre adaptação, história e imaginário no teatro anglo-americano moderno e contemporâneo
Descrição: O projeto debruça-se sobre o teatro anglo-americano em dois períodos históricos distintos ? o moderno e o contemporâneo ? com o objetivo de compreender os diferentes processos históricos, sociais, estéticos e imagéticos que auxiliaram na construção de um teatro polissêmico e multifacetado. A pesquisa buscará estabelecer modos de leitura que permitam não apenas esclarecer uma prática textual específica (o gênero dramático), mas também unir essa prática textual à prática da representação. É de interesse do projeto compreender os diferentes deslocamentos polissêmicos no teatro anlgo-americano e os processos de destruição e construção de diferentes formas do gênero dramático em busca de conteúdos miméticos cognoscíveis ou daqueles que desafiam a cognição, através dos processos históricos dos teatros moderno e contemporâneo, de sua produção imagética e processos de adaptação gerados por tais deslocamentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Valter Henrique de Castro Fritsch - Coordenador / VOLCATO, José Carlos - Integrante / Jaqueline Bohn Donada - Integrante / Sandra Sirangelo Maggio - Integrante / Luciane Oliveira Muller - Integrante / Cláudio Vescia Zanini - Integrante / Paulina Nólibos - Integrante / Camila Bauer Brönstrup - Integrante / Márcia Ivana de Lima e Silva - Integrante / Elisa Martins Lucas - Integrante / Carlos Alberto Ludwig - Integrante / Luís Francisco Wasilewski - Integrante / Fabiane Lazzaris - Integrante.
2013 - 2017
Mochileiros de Outros Mares: A Literatura Eduardiana e Vitoriana na Percepção de Leitores Brasileiros
Descrição: O objetivo deste projeto é realizar uma análise de um corpus significativo de textos literários britânicos dos períodos Eduardiano e Vitoriano a partir de textos teórico-críticos voltados para as áreas de Estética da Recepção, Sociologia da Leitura e Estudos do Imaginário, a fim de definir as marcas do nosso locus de percepção enquanto leitores brasileiros. É do interesse do projeto também realizar estudos empíricos (etnográficos) para medir as condições e habilidades de leitura do aluno do curso de letras da UFRGS, quando em contato com textos dos períodos literários já citados. Para tais estudos serão utilizadas as ferramentas de pesquisa oferecidas pela Sociologia da Leitura, tais como propostas por Chantal Horellou-Lafarge e Monique Segré..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
O Desenvolvimento do Romance das Ilhas Britânicas nos séculos XIX e XX
Descrição: Este grupo promove a discussão e o avanço do conhecimento sobre o romance inglês das Ilhas Britânicas nos séculos XIX e XX, unindo alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadores de diferentes instituições federais de ensino. O grupo pretende ainda dar visibilidade à pesquisa desenvolvida sobre o tema na UTFPR e nas demais instituições envolvidas, promover a participação de seus membros em eventos acadêmicos e incentivar a sua produção bibliográfica. Espera-se que o trabalho do grupo seja capaz de gerar produtos acadêmicos como artigos publicados em periódicos, capítulos publicados em livros, edições de livros de livros e/ou revistas organizadas por membros do grupo, novos projetos de pesquisa, projetos de extensão e eventos acadêmicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Valter Henrique de Castro Fritsch - Integrante / Luciane Oliveira Müller - Integrante / Jaqueline Bohn Donada - Coordenador / Daniel Serravale de Sá - Integrante / Bruna Dias Machado - Integrante.
2008 - 2013
Projeto O Imaginário das Ilhas Britânicas (2008)
Descrição: A pesquisa intenciona um estudo da cultura das ilhas britânicas, enfatizando as construções imagéticas que a literatura produz em uma abordagem hermenêutica simbólica. Trata-se da análise de um corpus representativo de obras da literatura inglesa que objetiva um levantamento das imagens recorrentes que influenciaram a formação da cultura britânica. Através de um mapeamento dos arquétipos e símbolos recorrentes, pretendemos traçar um panorama da literatura britânica partindo dos pressupostos teóricos da mitocrítica, da mitanálise e de uma fenomenologia do imaginário, agregando ainda ao interesse da pesquisa a finalização do projeto com a publicação de um livro sobre as construções do imaginário britânico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
Projeto Ficção de Fantasia (2005 - 2008)
Descrição: A pesquisa dedica-se ao estudo de um corpus representativo de obras de ficção de fantasia em língua inglesa datadas nos séculos XIX e XX, tendo por objetivo a realização de um mapeamento dos autores envolvidos, legitimando assim a fantasia como um gênero ligado a motivos míticos e formas arquetípicas que reverberam nessa literatura e no conto maravilhoso. O escopo teórico está embasado essencialmente na mitocrítica de Gilbert Durand e na Mitologia Universalista de Mircea Eliade e Joseph Campbell. Agrega-se ainda aos interesses do trabalho um estudo filológico da contribuição das línguas germânicas ? o anglo-saxão em especial ? ao construto estético final, romance de magia. O início do século XXI vem sendo testemunha de uma intensa retomada de motivos folclóricos e míticos através do cinema e da literatura de fantasia, numa surpreendente volta a magia em tempos tecnológicos, onde a arte encontra-se presa a uma aporia angustiante e pendular que oscila entre sufocamentos sociais e torcicolos culturais com já nos alertou Antonio Cândido. A partir dessa constatação torna-se impossível ignorar a força do fenômeno da fantasia na cena contemporânea e a intensa manifestação da mesma pelas artes em geral e a exploração intencional do mesmo pelos veículos midiáticos. Assim sendo, a academia não deve voltar as costas para tal fenômeno e sim compreendê-lo. E, para tanto, surge a necessidade de uma classificação exata como um dos pontos mais importantes da descrição científica, pois é da exatidão dessa classificação que os resultados posteriores poderão ser destacados. Partindo do princípio da necessidade latente de conhecimento do número total de romances de fantasia a nossa disposição, e a compreensão das origens e influências dos mesmos é que o projeto em questão foi proposto. A contextualização histórica e a abordagem investigativa de uma hermenêutica do imaginário tornam-se ferramentas funcionais como ponto de aplicação do projeto na linha de pesquisa Literatura, História e Imaginário, do nosso programa vigente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Valter Henrique de Castro Fritsch - Integrante / UEQUOL, Celso - Integrante / Sandra Sirangelo Maggio - Coordenador / VOLCATO, José Carlos - Integrante / Luciane Oliveira Müller - Integrante / Jaqueline Bohn Donada - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Tecelões de Histórias
Descrição: O projeto de extensão Tecelões de Histórias visa a criação de um núcleo permanente de formação de contadores de histórias e fomentação de ações de incentivo à leitura e literatura oral nas escolas municipais e do campo do município de São Lourenço do Sul. O núcleo atuará nas escolas e bibliotecas do município oferecendo atividades de teatro e contação de histórias, além de possibilitar através dos cursos oferecidos a capacitação de alunos da FURG e docentes do município da comunidade escolar de São Lourenço do Sul em atividades de incentivo à leitura literária. Ainda é de interesse do projeto a abertura de oficinas de escrita criativa e a formação continuada de docentes do município de São Lourenço do Sul que atuem nas séries inicias, e nas disciplinas de língua portuguesa e literatura..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Valter Henrique de Castro Fritsch - Coordenador / Jara Fontoura - Integrante / Graziela Rinaldi - Integrante / Jane Maria Rosa Centeno - Integrante / Keli das Neves Ramm Rusch - Integrante / Lucia Helena de Souza Pereira - Integrante / Fabiane Quevedo Fredes - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Porto das Letras


Revisor de periódico


2009 - 2010
Periódico: Revista Gaúcha de Enfermagem (UFRGS)
2011 - 2011
Periódico: Cadernos de Tradução (Porto Alegre)
2014 - Atual
Periódico: Fronteiraz (São Paulo)
2015 - 2015
Periódico: Cadernos de Tradução (Porto Alegre)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literaturas de Língua Inglesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Literatura.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teatro.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Lingüística Aplicada.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Dramaturgia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Melhor Espetáculo Juri Popular pelo espetáculo Antígona, XIV Festival Internacional de Teatro de Rosário.
2013
Melhor Cenografia pelo espetáculo Antígona, VIII Festival de Teatro da Região Carbonífera de Arroio dos Ratos.
2010
Prêmio Mérito Educacional, Faculdade e Escola Luterana São Marcos.
2007
Destaque no Salão de Iniciação Científica com o trabalho "Uma Ponte para a Fantasia: Simbologias de Passagem na Hipermodernidade"., Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2007
Indicação ao Prêmio Jovem Pesquisador do XIX Salão de Iniciação Científica, como o trabalho "Uma Ponte para a Fantasia: Simbologias de Passagem na Hipermodernidade"., Universidade Federal do rio Grande do Sul.
2002
Melhor Direção Teatral, Festival de Teatro de Rolante - RS.
2001
Melhor Iluminação - espetáculo Clownfusão, FERTAI - Festival de Teatro de Ibirubá - RS.
2000
Prêmio Especial do Júri por Melhor Atuação - Ator, Festival de Esquetes Teatrais de Arroio do Meio - RS.
1999
Prêmio Especial do Júri por Pesquisa no Estilo de Interpretação Clown, Festival de Teatro de Uruguaiana - RS.
1999
Melhor Espetáculo - Júri Popular - concedido ao espetáculo Viagem ao Faz de Conta, Festival Gaúcho de Teatro Amador - Arroio do Meio - RS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1FRITSCH, V.H.C.2018FRITSCH, V.H.C.. A fratura da alteridade em ?Amor?, de Clarice Lispector, e Um crime delicado, de Sérgio Sant?Anna. ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, v. 54, p. 85-99, 2018.

2.
3FRITSCH, V.H.C.2017FRITSCH, V.H.C.. Blake Morrison in the Contemporary Theatrical Scene. Revista de Estudos Anglo-Americanos, v. 46, p. 58-80, 2017.

3.
2FRITSCH, V.H.C.2017FRITSCH, V.H.C.. Blake Morrison and the reading of contemporary British theatre. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS (ONLINE), v. 17, p. 139-155, 2017.

4.
4FRITSCH, V.H.C.2016FRITSCH, V.H.C.. Morrison and the Brontës: The Arcana of the Archetypal Three Sisters. Revista Estudos Anglo - Americanos, v. 45, p. 106-128, 2016.

5.
6MAGGIO, S. S.2014MAGGIO, S. S. ; FRITSCH, V.H.C. . SERVING TWO MASTERS. OR THE DIALECTICS OF ROMANTIC VICTORIAN LITERATURE. Itinerarios (UNESP. Araraquara), v. 1, p. 123-140, 2014.

6.
5FRITSCH, V.H.C.2014FRITSCH, V.H.C.. Atravessando limiares: simbologias de passagem no romance de fantasia. Recorte (UninCor), v. 11, p. 1-15, 2014.

7.
7FRITSCH, V.H.C.2013FRITSCH, V.H.C.; MAGGIO, Sandra Sirangelo . Imagery interchange in John Patrick Shanley?s Doubt, a parable. Fronteiraz (São Paulo), v. 10, p. 153, 2013.

8.
8MAGGIO, S. S.2013MAGGIO, S. S. ; MULLER, L. O. ; FRITSCH, V.H.C. . 'Sugar and Spice and Everything Nice': A Brazilian reading of Jane Eyre. Journal of Academic Perspectives, v. 2013, p. 1-15, 2013.

9.
9MAGGIO, S. S.2013MAGGIO, S. S. ; FRITSCH, V.H.C. . The Playwright as a Translator of Himself. Itinerarios (UNESP. Araraquara), v. 36, p. 65-79, 2013.

10.
10FRITSCH, V.H.C.2011FRITSCH, V.H.C.; MAGGIO, S. S. . There and back again: Tolkien's The Lord of the Rings in the modern fiction. Recorte (UninCor), v. 8, p. 1-19, 2011.

11.
11FRITSCH, V.H.C.2008FRITSCH, V.H.C.. Apropriação do Discurso Mítico: Cassandra Profetisa a Pós Modernidade. Contingentia (UFRGS), v. 3, p. 270-277, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FRITSCH, V.H.C.. The Three Sisters from Haworth - The Brontës on the Stage. 1. ed. Düsseldorf: Lambert Academic Publishing, 2017. v. 1. 120p .

2.
MAGGIO, S. S. (Org.) ; FRITSCH, V.H.C. (Org.) . A Música das Esferas - Conexões entre Literatura, Mitologia e Imaginário. 1. ed. Porto Alegre: Armazém Digital, 2014. 290p .

Capítulos de livros publicados
1.
NASCIMENTO, M.V.O. ; OLIVEIRA, R. S. ; LOUSADA, I. C. ; FRITSCH, V.H.C. . A música do riso feminino: configurações do real e do imaginário na obra de Jane Austen. In: Michelle Vasconcelos de Oliveira Nascimento; Rodrigo Santos de Oliveira, Isabel da Cruz Lousada (org.). (Org.). HISTÓRIA, FEMINISMOS E ESTUDOS DE GÊNERO: REFLEXÕES INTERDISCIPLINARES. 1ed.São Paulo: Editora LiberArs Ltda, 2017, v. , p. 179-192.

2.
FRITSCH, V.H.C.. Panic at school: Um olhar sobre a proposta de diferentes letramentos na aula de inglês como língua adicional. In: BRISOLARA, Luciene Bassols; TAGLIANI, Dulce Cassol. (Org.). Estudos da Linguagem: Diferentes Olhares. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2016, v. , p. 201-216.

3.
FRITSCH, V.H.C.; MASINA, L. ; BARBERENA, R. ; CARNEIRO, V. . Emily Dickinson. In: MASINA, Leia; BARBERENA, Ricardo; CARNEIRO, Vinícius. (Org.). 100 Poetas que você precisa ler. 1ed.Porto Alegre: L&PM EDITORES, 2015, v. 1, p. 86-88.

4.
FRITSCH, V.H.C.. Meninos Perdidos: Uma Investigação da Simbologia de Passagem Através de uma Hermenêutica do Imaginário. In: Sandra Sirangelo Maggio; Valter Henrique Fritsch. (Org.). A Música das Esferas - Conexões entre Literatura, Mitologia e Imaginário. 1ed.Porto Alegre: Armazém Digital, 2014, v. , p. 53-71.

5.
FRITSCH, V.H.C.. "As above, so below": a hermetic view of Charlotte Brontë's novels Jane Eyre and Villete. In: DONADA, Jaqueline Bohn. SÁ, Daniel Serravale.. (Org.). Critical Perspectives - Essays in Nineteeth and Twentieth Centuries English Literature. 1ed.Florianópolis: DLLE/CCE/UFSC, 2014, v. , p. 53-76.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRITSCH, V.H.C.. Com Serpentes na Alma: O Embate entre Sombra e Self em O Faúno de Mármore de Nathaniel Hawthorne. In: XV Congresso Internacional da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada), 2017, Rio de Janeiro. XV Congresso Internacional da ABRALIC - Textualidades Contemporâneas. Rio de Janeiro: UERJ, 2017. v. 2. p. 1944-1950.

2.
FRITSCH, V.H.C.; MAGGIO, Sandra Sirangelo . Wherein the Stars Tremble: Tolkien and his place in modern fiction. In: V Fórum de Estudos em Língua e Literatura Inglesa (FELLI) - o insólito em língua inglesa da UERJ, 2010. V Fórum de EStudos em Língua e Literatura Inglesa (FELLI) - O INsólito em Língua Inglesa. Rio de Janeiro: UERJ, 2010.

3.
FRITSCH, V.H.C.. Por Uma Mitocrítica da Fantasia. In: Coloquio Nacional A Pesquisa em Letras e Linguística em Tempos de Pós- ..., 2007, Porto Alegre. Coloquio Nacional A Pesquisa em Letras e Linguística em Tempos de Pós-..., 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FRITSCH, V.H.C.. A Canção das Esferas: Narrativas Orais nos Extremos das Américas. In: III Colóquio Sul de Literatura Comparada: Metamorfoses do Comparatismo, 2008, Porto Alegre. III Colóquio Sul de Literatura Comparada: Metamorfoses do Comparatismo, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FRITSCH, V.H.C.. A Espada que Abate o Cálice: O Mito Arturiano e seus Desdobramentos Contemporâneos. In: IV Colóquio Internacional Sul de Literatura Comparada: Zonas Francas - novas transações comparatistas (UFRGS), 2010, Porto Aleger. Zonas Francas: Novas Transações Comparatistas, 2010.

2.
FRITSCH, V.H.C.. A Terreira do Ator sem Órgãos: Vanguarda e Candomblé no Sul do Brasil. In: Seminário Nacional Vanguardas, Surrealismo e Modernidade, 2010, Porto Alegre. Vanguardas, Surrealismo e Modernidade: Europa e Américas, 2010.

3.
FRITSCH, V.H.C.. Entre Joyce e Vico: O Ciclo do Homem em Finnegans Wake. In: XX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2008, Porto Alegre. Resumos do XX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2008.

4.
FRITSCH, V.H.C.. UMA PONTE PARA A FANTASIA: SIMBOLOGIAS DE PASSAGEM NA HIPERMODERNIDADE. In: Salão de Iniciação Científica UFRGS ? 2007, 2007, Porto Alegre. Resumos do XIX Salão de Iniciação Cientifíca da UFRGS, 2007.

5.
FRITSCH, V.H.C.. Uma Ponte para a Fantasia: Simbologias de Passagem na Hipermodernidade. In: VI Fórum Fapa - Conhecimento: Múltiplos Olhares, 2007, Porto Alegre. VI Fórum Fapa - Conhecimento: Múltiplos Olhares, 2007.

6.
FRITSCH, V.H.C.. Meninos Perdidos: Uma Investigação da Simbologia de Passagem Através de Uma Hermenêutica do Imaginário. In: XVIII Salão de Iniciação Científica e XV Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2006, Porto Alegre. XVIII Salão de Iniciação Científica e XV Feira de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.

7.
FRITSCH, V.H.C.. Decifrando Tolkien: Uma Investigação à Luz dos Estudos do Imaginário na Busca de Uma Morfologia para a Ficção de Fantasia Contemporânea. In: XVII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2005, Porto Alegre. XVII Salão de Iniciação Científica e XiV Feira de Iniciação Científica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.

8.
FRITSCH, V.H.C.. Wonderland, Neverland and Narnia: Crianças Perdidas em Mundos Fantásticos. In: IV Fórum FAPA - Apropriando-se do Mundo Pelo Conhecimento/ VI MIC - Mostra de Iniciação Científica, 2005, Porto Alegre. IV Fórum FAPA - Apropriando-se do Mundo Pelo Conhecimento, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
FRITSCH, V.H.C.. O papel do dramaturgo como leitor/tradutor da própria obra para diferentes mídias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
FRITSCH, V.H.C.. Com Sepentes na Alma: O embate de Self e Sombra em The Marble Faun de Nathaniel Hawthorne. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FRITSCH, V.H.C.. Uma ponte para fantasia: simbologias de passagem na hipermodernidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FRITSCH, V.H.C.. As Três Irmãs de Haworth: Entrelaçando História e Ficção através do Teatro Brit. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FRITSCH, V.H.C.. ?Paradoxes of the imaginary in Patrick Shanley?s Doubt, a Parable?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FRITSCH, V.H.C.. Os Estudos do Imaginário: A Escola de Pierre Brunel. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FRITSCH, V.H.C.. As Temáticas do Amor e da Morte na Literatura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FRITSCH, V.H.C.. Com Serpentes na Alma: A Sombra em O Fauno de Mármore de Nathaniel Hawthorne. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FRITSCH, V.H.C.. What do you do when you're not sure? The role of doubt and certainty in Shanley's Doubt, a Parable. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FRITSCH, V.H.C.. A Terreira do Ator sem Órgãos: Vanguarda e Candomblé no Sul do Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FRITSCH, V.H.C.; MAGGIO, Sandra Sirangelo . Onde as Estrelas Vibram: O Apelo Mítico da Obra de J.R.R.Tolkien. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FRITSCH, V.H.C.. "I will remember you still": Morgan Le Fay in two contemporary views. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FRITSCH, V.H.C.. Com Serpentes no Peito: O Duelo entre Matéria e Espírito nos Contos de Nathaniel Hawthorne. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FRITSCH, V.H.C.. Panic at School: O Ensino de Língua Inglesa em Escolas Públicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
FRITSCH, V.H.C.. O Giro Cosmogônico da Fantasia no Imaginário Britânico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
FRITSCH, V.H.C.. Apropriações do Discurso Mítico: Os Percursos de Medéia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FRITSCH, V.H.C.; Celso . Mesa - Redonda: Ficção de Fantasia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
FRITSCH, V.H.C.. A Canção das Esferas: Narrativas Orais nos Extremos das Américas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FRITSCH, V.H.C.. Entre Joyce e Vico: O Cicle do Homem em Finnegans Wake. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
FRITSCH, V.H.C.. A Crítica literária sob o Olhar dos estudos do Imaginário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FRITSCH, V.H.C.. Uma Ponte Para a Fantasia: Simbologias de Passagem na Hipermodernidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FRITSCH, V.H.C.. Uma Ponte Para a Fantasia: Simbologias de Passagem na Hipermodernidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FRITSCH, V.H.C.. A Vida e a Obra de William Wordsworth. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
FRITSCH, V.H.C.. Por Uma Mitocrítica da Fantasia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FRITSCH, V.H.C.. Meninos Perdidos: Uma Investigação da Simbologia de Passagem Através de Uma Hermenêutica do Imaginário. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
FRITSCH, V.H.C.. Decifrando Tolkien: Uma Investigação à Luz dos Esudos do Imaginário na Busca de Uma Morfologia para a Ficção de Fantasia Contemporânea. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
FRITSCH, V.H.C.. Wonderland, Neverland and Narnia: Crianças Peridas em Mundos Fantásticos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
FRITSCH, V.H.C.. A obra de J.R.R. Tolkien e Os estudos do Imaginário. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
FRITSCH, V.H.C.. Crow Brings Daylight. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
FRITSCH, V.H.C.. Iconografia do Dragão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FRITSCH, V.H.C.. Dressed Resembling a Girl: Performatividade de Gênero no Teatro de Shakespeare. North Charleston: CreateSpace, 2017 (RESUMO).


Demais tipos de produção técnica
1.
FRITSCH, V.H.C.. Curso de capacitação em língua inglesa para servidores da FURG - Módulo Básico 1. 2017. .

2.
FRITSCH, V.H.C.. Literatura Infantil e Juvenil - Perspectivas sobre Leitura e Imaginário. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FRITSCH, V.H.C.. Curso de Capacitação para Servidores Públicos - Inglês Básico II. 2017. .

4.
FRITSCH, V.H.C.. A Arte de Contar Histórias. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
FRITSCH, V.H.C.. Oficina Mitologia e Literatura. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FRITSCH, V.H.C.. Teorias Críticas Aplicadas as Literaturas de Língua Inglesa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MAGGIO, Sandra Sirangelo ; VOLCATO, José Carlos ; FRITSCH, V.H.C. . Horácio Brilhante. 2010. (Editoração/Livro).

8.
FRITSCH, V.H.C.. Folclore Irlandês: os mitos e lendas até a época dita moderna. 2008. .

9.
FRITSCH, V.H.C.. A Crítica Literária sob o Olhar dos Estudos do Imaginário. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
Ana Maria Simeão Funk (tradutora) ; FRITSCH, V.H.C. . Daisy Miller de Henry James. 2008. (Editoração/Livro).

11.
FRITSCH, V.H.C.. Literatura e Cinema: Do Palco à Tela. 2008. (Editoração/Livro).

12.
FRITSCH, V.H.C.. Mitocrítica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
FRITSCH, V.H.C.. O Desenvolvimento Cognitivo Através da prática Teatral. 1999. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
FRITSCH, V.H.C.. Antígona. 2013. Teatral.

2.
FRITSCH, V.H.C.. O Príncipe Feliz. 2005. Teatral.

3.
FRITSCH, V.H.C.. A Princesa Engasgada. 2003. Teatral.

4.
FRITSCH, V.H.C.. As aventuras do Super Espantalho contra o Dr Corvo. 2002. Teatral.

5.
FRITSCH, V.H.C.. Pão e Circo. 2002. Teatral.

6.
FRITSCH, V.H.C.. Alicircus. 2001. Teatral.

7.
FRITSCH, V.H.C.. Clownfusão. 2000. Teatral.

8.
FRITSCH, V.H.C.. Viagem ao Faz de Conta. 1999. Teatral.

9.
FRITSCH, V.H.C.. Quem sabe a gente continua amanhã?. 1999. Teatral.

10.
FRITSCH, V.H.C.. Se Minha Gaita Falasse. 1998. Teatral.

Artes Visuais
1.
FRITSCH, V.H.C.. Panic at School. 2009. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
FRITSCH, V.H.C.. O Princípe Feliz. 2003 (Teatro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
MAGGIO, S. S.; FRITSCH, V.H.C.; Rosalia Angelita Neumann Garcia; ROLLO, A.. Participação em banca de Débora Oliveira. "Haunted by Humans": The uncanny narrative of Markus Zusak's The Book Thief. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
FRITSCH, V.H.C.; Rosalia Angelita Neumann Garcia; MAGGIO, Sandra Sirangelo. Participação em banca de Débora Almeida de Oliveira. "Haunted by Humans": The uncanny narrative of Markus Zusak's The Book Thief. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FRITSCH, V.H.C.; RINALDI, G.. Participação em banca de Edilene Silveira Maaz. As Contribuições do ensino de língua portuguesa na EJA da E.E>E>F Vicente Di Tolla: Um estudo de caso. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização EJA na Diversidade) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
FRITSCH, V.H.C.; RINALDI, G.. Participação em banca de Karina Crochemore. Cultura e diversidade na sala de língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização EJA na Diversidade) - FURG.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MAGGIO, S. S.; FRITSCH, V.H.C.; COSTA, M. C.. Participação em banca de Nathalie de Souza Kappke.Writing, Gender an Androgyny in Virginia Woolf's Orlando: A Biography. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
FRITSCH, V.H.C.; MULLER, L. O.; SANTOS, R. C. G.. Participação em banca de Jane Maria Rosa Centeno.Letramento Literário em Histórias Infantis através da Contação de Histórias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
MAGGIO, S. S.; MULLER, L. O.; FRITSCH, V.H.C.. Participação em banca de Camila Nascimento Cardozo."Like a shroud upon [the] senses": O avassalador "Metzengerstein", de Edgar Allan Poe. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
FRITSCH, V.H.C.; MAGGIO, S. S.. Participação em banca de Fabian Quevedo da Rocha.The Road to Silmarillion: One Myth to Join Them All. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
Ian Alexander; FRITSCH, V.H.C.; MAGGIO, Sandra Sirangelo. Participação em banca de Victória da Silva Pinto."And every tongue brings in a several tale, and every tale condemns for a villain": Controvérsias históricas em Richard III, de William Shakespeare. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
MAGGIO, S. S.; FRITSCH, V.H.C.; BECKER, E. R.. Participação em banca de Amália de Medeiros Cunha Gready.We are Heathcliff: Primordial Symbolism in Wuthering Heights. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
FRITSCH, V.H.C.; MULLER, L. O.; ZANINI, C. V.; MAGGIO, S. S.. Participação em banca de Eduarda Abrahão de Los Santos.Quebrando expectativas: Um estudo do processo narrativo utilizado por Neil Gaiman no romance O Oceano no Fim do Caminho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
FRITSCH, V.H.C.; MULLER, L. O.; MAGGIO, Sandra Sirangelo; OLIVEIRA, D. A.. Participação em banca de Grazielly Benvegnú Menezes.O Conto dos Três Irmãos: Da Magia à Morfologia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
FRITSCH, V.H.C.; TETTAMANZY, A. L.; BITTENCOURT, R. L. F.. Participação em banca de Joana de Oliveira Cândido.Das Leis da Fantasia: A Jornada do Leitor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
MAGGIO, Sandra Sirangelo; BITTENCOURT, R. L. F.; FRITSCH, V.H.C.. Participação em banca de Gabriela Monteiro.Reader, What Do You See? Leitura, Imaginário e Transposição em Jane Eyere. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
BITTENCOURT, R. L. F.; MAGGIO, Sandra Sirangelo; FRITSCH, V.H.C.; BRITO JUNIOR, A. B.. Participação em banca de Davi Alexandre Tomm.Traços do Simbolismo do Mal em A Outra Volta do Parafuso: Uma Aproximação entre Paul Ricoeur e Henry James. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

12.
MAGGIO, Sandra Sirangelo; FRITSCH, V.H.C.; MULLER, L. O.. Participação em banca de Maurício da Silva Silveira.Aspects of Imagery in the Work of Katherine Mansfield. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

13.
MAGGIO, Sandra Sirangelo; FRITSCH, V.H.C.; SALDANHA, V. H. B.. Participação em banca de Elaine Pereira.Reencontrando Dionisio: Mito, Transbordamento e Renovação em The Erpingham Camo de Joe Orton. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

14.
FRITSCH, V.H.C.; MAGGIO, Sandra Sirangelo; Ian Alexander; Rosalia Angelita Neumann Garcia. Participação em banca de Bernardo Willrich.Reflexos de uma Escrita: Representações do Espelho na Literatura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LONGARAY, E.A.; CUNHA, R.; CUNHA, Ana Paula de Araujo; FRITSCH, V.H.C.; BALDO, A.. Concurso 23116.009878/2016-84. 2017. Universidade Federal do Rio Grande.

Outras participações
1.
FRITSCH, V.H.C.; SCHEIFER, C. L.; KNACK, C.; AMARAL, M. P.. Processo Seletivo 2018- Mestrado em Letras - Estudos da Linguagem. 2018. Universidade Federal do Rio Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SENACORPUS - Seminário Corpos Possíveis no Brasil Profundo.História, Memórias e Narrações. 2018. (Seminário).

2.
3 Seminário das Mulheres.O Boom da Arte Drag no Teatro e nas Artes. 2017. (Seminário).

3.
Congresso Internacional da ABRALIC. O papel do dramaturgo como leitor/tradutor da própria obra para diferentes mídias. 2017. (Congresso).

4.
Painel A Obra de Jane Austen e seus Desdobramentos Contemporâneos.Por que ainda lemos Jane Austen?. 2017. (Encontro).

5.
Shakespeare & Friends.Dressed Resembling a Girl: Performatividade de Gênero em Shakespeare. 2017. (Seminário).

6.
XV Congresso INternacional da Abralic. Com Sepentes na Alma: O embate de Self e Sombra em The Marble Faun de Nathaniel Hawthorne. 2017. (Congresso).

7.
1ª Semana Acadêmica Integrada. 2016. (Seminário).

8.
Aula Inaugural Curso de Letras IFRS - Osório.Crianças perdidas em mundos fantásticos: A formação de leitores através da ficção de fantasia. 2016. (Encontro).

9.
III Fórum das Licenciaturas FURG. 2016. (Encontro).

10.
II Seminário da Mulher do Campo e da Cidade.As três Irmãs de Haworth: A Escrita Feminina no Campo e na Cidade. 2016. (Seminário).

11.
I Simpósio de Gênero e Diversidade.Dressed Resembling a Girl: A Arte Drag no Teatro Anglo-Americano Contemporâneo. 2016. (Simpósio).

12.
I Simpósio Internacional História, Cultura e Relações de Poder - História, Feminismo e Estudos de Gênero.Des-construindo e Re-pensando o Gênero. 2016. (Simpósio).

13.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL LITERATURA, IMAGINÁRIO E CULTURA I SEMINÁRIO INTERNACIONAL VOZES FEMININAS E ESCRITAS DO EU.Uma Ponte para a Fantasia: Simbologias de Passagem na Hipermodernidade. 2015. (Seminário).

14.
XI Seminário Internacional de História da Literatura.As Três Irmãs de Haworth: Entrelaçando História e Ficção através do Teatro Britânico Contemporâneo. 2015. (Seminário).

15.
1ª Convenção de Estudos Literários em Língua Inglesa (UTFPR). A Literatura de Fantasia. 2014. (Congresso).

16.
II COLÓQUIO ESTADUAL DO IMAGINÁRIO DAS ILHAS BRITÂNICAS I COLÓQUIO ESTADUAL DE LITERATURA VITORIANA I SEMINÁRIO SOBRE ESTUDOS DE RECEPÇÃO. Os Estudos do Imaginário e a Crítica Aplicada. 2013. (Congresso).

17.
II COLÓQUIO ESTADUAL DO IMAGINÁRIO DAS ILHAS BRITÂNICAS I COLÓQUIO ESTADUAL DE LITERATURA VITORIANA I SEMINÁRIO SOBRE ESTUDOS DE RECEPÇÃO. O Embate entre o Humano e o Divino em Antígona de Sófocles. 2013. (Congresso).

18.
XIV Festival Internacional de Teatro de Rosário.Antígona - Grupo Teatro do Lírio. 2013. (Outra).

19.
XX FESTIVALE - FESTIVAL DE TEATRO DO VALE DO PARANANHANA.Antígona - Grupo Teatro do Lírio. 2013. (Outra).

20.
III Congresso Internacional da ABRAPUI. ?Paradoxes of the imaginary in Patrick Shanley?s Doubt, a Parable?. 2012. (Congresso).

21.
Imagens e Palavras na Literatura Vitoriana: Charlote Brontë e Dante Gabriel Rossetti.Jane Eyre e Villette como um Diptico Imagético. 2012. (Seminário).

22.
V Jornada do Imaginário.A Infância Vitoriana em Oliver Twist de Charles Dickens e Jane Eyre de Charlotte Brontë. 2012. (Seminário).

23.
17ª Convenção da APIRS - What about teacher's development?. 2011. (Congresso).

24.
IV Jornada de Estudos do Imaginário UFRGS.Com Serpentes na Alma: A Sombra em O Fauno de Mármore de Nathaniel Hawthorne. 2011. (Seminário).

25.
IV Jornada de Estudos do Imaginário UFRGS. 2011. (Seminário).

26.
16ª Convenção da APIRS (Associação dos Professores de Inglês do Rio GRande do Sul) - Assessment for Growth. Public School Teaching Forum. 2010. (Congresso).

27.
6° Salão de Ensino.Um anel para todos domiar: O Apelo Mítico da Obra de J.R.R Tolkien. 2010. (Simpósio).

28.
Cinema and Literature.Cinema and Literature: Doubt. 2010. (Encontro).

29.
III Jornada do Imaginário."I will Remember you Still": Morgan Le Fay in two conteporary views. 2010. (Seminário).

30.
IV Colóquio Internacional Sul de Literatura Comparada: Zonas Francas - novas transações comparatistas (UFRGS). A Espada que Abate o Cálice: O Mito Arturiano e seus Desdobramentos Contemporâneos. 2010. (Congresso).

31.
Seminário Nacional Vanguardas, Surrealismo e Modernidade.A Terreira do Ator sem Orgãos: Vanguarda e Condomblé no Sul do Brasil. 2010. (Seminário).

32.
V Fórum de Estudos em Língua e Literatura Inglesa (FELLI) - o insólito em língua inglesa da UERJ. Onde as Estrelas Vibram: o apelo mítico da obra de J.R.R. Tolkien. 2010. (Congresso).

33.
XIV Seminário Nacional de Literatura e História.Com Serpentes na Alma: O Duelo entre Matéria e Espírito nos Contos de Nathaniel Hawthorne. 2010. (Seminário).

34.
I Jornada de Literatura e Imaginário - PPGL/PUCRS.O Giro Cosmogônico da Fantasia no Imaginário Britânico. 2009. (Seminário).

35.
Colóquio Mitologia, Literatura e Imaginário. Apropriação do Discurso Mítico: Os Percursos de Medéia. 2008. (Congresso).

36.
I Fporum das Literaturas Estrangeiras Modernas.O Romance vai ao Palco - a dramaturgia do encenador. 2008. (Seminário).

37.
III Colóquio Sul de Literatura Comparada: Metamorfoses do Comparatismo. A Canção das Esferas: Narrativas Orais nos Extremos das Américas. 2008. (Congresso).

38.
II Jornada de Pesquisa, Extensão e Ensino do Instituto de Letras da UFRGS.Projeto Ficção de Fantasia. 2008. (Seminário).

39.
Jornada de Estudos Shakesperianos. 2008. (Seminário).

40.
XX Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Entre Joyce e Vico: O Cicle do Homem em Finnegans Wake. 2008. (Outra).

41.
XX Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Entre Joyce e Vico: O Ciclo do Homem em Finnegans Wake. 2008. (Outra).

42.
Coloquio Nacional A Pesquisa em Letras e Linguística em Tempos de Pós- .... Por Uma Mitocrítica da Fantasia. 2007. (Congresso).

43.
VI Fórum Fapa - Conhecimento: Múltiplos Olhares.Uma Ponte para a Fantasia: Simbologias de Passagem na Hipermodernidade. 2007. (Encontro).

44.
XIX Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Uma Ponte para a Fantasia: Simbologias de Passagem na Hipermodernidade. 2007. (Outra).

45.
XIX Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Uma Ponte para a Fantasia: Simbologias de Passagem na Hipermodernidade. 2007. (Outra).

46.
Mini- Curso Implicações Literárias e Culturais da Narrativa Digital. 2006. (Oficina).

47.
Primeiras Jornadas de Pesquisa, Extensão e Ensino do Instituto de Letras da UFRGS.Decifrando Tolkien. 2006. (Simpósio).

48.
Primeiras Jornadas de Pesquisa, Extensão e Ensino do Instituto de Letras da UFRGS. 2006. (Simpósio).

49.
XVIII Salão de Iniciação Científica e XV Feira de Iniciação Científica da UFRGS. Meninos Perdidos: Uma Investigação da Simbologia de Passagem Através de Uma Hermenêutica do Imaginário. 2006. (Congresso).

50.
XVIII Salão de Iniciação Científica e XV Feira de Iniciação Científica da UFRGS. Meninos Perdidos: Uma Investigação da Simbologia de Passagem Através de Uma Hermenêutica do Imaginário. 2006. (Congresso).

51.
Convenção da Associação de Professores de Inglês do Rio Grande do Sul. 2005. (Congresso).

52.
Curso Conhecendo a obra de Alice Walker.. 2005. (Oficina).

53.
Encontro de Iconografia - O Romance Inglês.Iconografia do Dragão. 2005. (Encontro).

54.
Encontro de Literatura Gótica do PPG-Letras da UFRGS.O Arquétipo do Vampiro. 2005. (Encontro).

55.
Encontro Poético Lierário em Língua Inglesa Volta ao Mundo em 80 Minutos.Crow Brings Daylight. 2005. (Encontro).

56.
IV Fórum FAPA - Apropriando-se do Mundo Pelo Conhecimento/ VI MIC - Mostra de Iniciação Científica. Wonderland, Neverland and Narnia: Crianças Peridas em Mundos Mágicos. 2005. (Congresso).

57.
Mini - Curso Constructions of Aboriginal History in Contemporary Australian Literature and Cinema. 2005. (Oficina).

58.
Painel Interativo Sobre o Ciclo Arthuriano.Simbologias Femininas no Ciclo Arthuriano. 2005. (Oficina).

59.
XVII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica da UFRGS. Decifrando Tolkien: Uma Investigação à Luz dos Estudos do Imaginário na Busca de Uma Morfologia para a Ficção de Fantasia. 2005. (Congresso).

60.
XVII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica da UFRGS. Decifrando Tolkien: Uma Investigação à Luz dos Estudos do Imaginário na Busca de Uma Morfologia para a Ficção de Fantasia Contemporânea. 2005. (Congresso).

61.
IX Festivale - Festival de Teatro do Vale do Paranhana.As aventuras do Super espantalho contra o Dr Corvo. 2002. (Outra).

62.
IX Simpósio de História Antiga - II Encontro Nacional do GT História Antiga - ANPUH.Leitura Dramática da peça "As Troianas" de Eurípides. 2002. (Simpósio).

63.
Tendências da Encenação no Momento Atual: do diretor ditador ao diretor colaborador - Aquecendo o Em Cena. 2002. (Oficina).

64.
Seminário Cena Contemporânea. 2001. (Seminário).

65.
2° Festival de Teatro Amador e Dança Criativa.Clownfusão. 2000. (Outra).

66.
Seminário Teatro Aqui e Agora. 2000. (Seminário).

67.
XI Festival Gaúcho de Teatro Amador - III Regional de Viamão.Clownfusão. 2000. (Outra).

68.
I Festival de Esquetes de Teatro do Vale do Taquari.Quem sabe a gente continua amanhã. 1999. (Outra).

69.
X Festival Gaúcho de Teatro Amador.Viagem ao Faz de Conta. 1999. (Outra).

70.
IX Festival Gaúcho de Teatro Amador - XII Regional de Salto do Jacuí.Pluft, o Fantasminha. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRITSCH, V.H.C.; CASTRO, A. M. . Painel A Obra de Jane Austen e seus Desdobramentos Contemporâneos. 2017. (Outro).

2.
FRITSCH, V.H.C.. II Sarau Literário Poéticas do Campo. 2016. (Festival).

3.
FRITSCH, V.H.C.; FONTOURA, J. L. . I Sarau Literário "O Homem e o Campo". 2015. (Outro).

4.
FRITSCH, V.H.C.; VANIEL, B. V. ; FONTOURA, J. ; DURIGON, J. . III Seminário de Educação do Campo da Região Sul do Rio Grande do Sul. 2015. (Congresso).

5.
FRITSCH, V.H.C.. Seminário Nacional Vanguardas, Surrealismo e Modernidade: Europa e Américas. 2010. (Congresso).

6.
FRITSCH, V.H.C.. Colóquio Mitologia, Literatura e Imaginário. 2008. (Congresso).

7.
FRITSCH, V.H.C.. XX Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2008. (Outro).

8.
FRITSCH, V.H.C.. Ciclo de Cinema - Ficção de Fantasia. 2006. (Outro).

9.
FRITSCH, V.H.C.. XVIII Salão de iniciação Científica da UFRGS. 2006. (Outro).

10.
FRITSCH, V.H.C.; Celso . Primeiro Seminário de Estudos Sobre J.R.R.Tolkien. 2005. (Congresso).

11.
FRITSCH, V.H.C.. XVII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2005. (Outro).

12.
FRITSCH, V.H.C.. Convenção da Associação dos Professores de Inglês do RS: Teaching and Learning Processes. 2005. (Congresso).

13.
FRITSCH, V.H.C.. I Festival de Esquetes Teatrais do vale do Taquari. 1999. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Andrielle Teixeira da Silva. O processo de individuação em O Zoológico de Vidro de Tennessee Williams. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Agroecologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Jane Maria da Rosa Centeno. Letramento Literário em Histórias Infantis a partir da Contação de Histórias. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande, FURG. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Keli Rusch. Tecelões de História: Trajetória. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande. FURG. (Orientador).

2.
Lúcia Helena de Souza Pereira. Tecelões de História: Trajetória. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande. FURG. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jane Maria da Rosa Centeno. Letramento Literário em Histórias Infantis a partir da Contação de Histórias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Valter Henrique de Castro Fritsch.

Iniciação científica
1.
Carolina Kersting Guimarães. As Bruxas de Salém: Representações Imagéticas do Feminino no Teatro de Arthur Miller. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Rio Grande, EPEM/EPEC FURG. Orientador: Valter Henrique de Castro Fritsch.

Orientações de outra natureza
1.
Jane Maria da Rosa Centeno. Tecelões de Histórias: Letramento Literário e Oralidade na Formação do Público Leitor. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Orientador: Valter Henrique de Castro Fritsch.

2.
Lúcia Helena de Souza. Tecelões de Histórias: Letramento Literário eOralidade na Formação do Público Leitor. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Orientador: Valter Henrique de Castro Fritsch.

3.
Keli das Neves Ramm Rush. Tecelões de Histórias: Letramento Literário e Oralidade na Formação do Público Leitor. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal do Rio Grande, EPEM/EPEC FURG. Orientador: Valter Henrique de Castro Fritsch.

4.
Caroline Tessman. Livros Infantis Escritos e Contados em Pomerano. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Valter Henrique de Castro Fritsch.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
FRITSCH, V.H.C.. Curso de capacitação em língua inglesa para servidores da FURG - Módulo Básico 1. 2017. .

2.
FRITSCH, V.H.C.. A Arte de Contar Histórias. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 18:35:51