Marcelo Cordeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9342061229905145
  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


Professor, pesquisador e profissional nas áreas de Artes e Letras; com ênfase nas Artes: em Teatro, Dança, Ópera, Vídeo e Cinema. E com ênfase nas Letras em Linguística, Literatura e Análise do Discurso. Profissional das Artes Cênicas desde 1994, é ator, bailarino e diretor com experiências profissionais no Brasil, Cuba, França, Itália e Uruguai. - Pós-Doutor em Letras: Cultura, Educação e Linguagens - UESB (2017-2018); - Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens - UESB (2017-2018): - Professor convidado do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual. UESB (2017): - Pós-Doutor em Estudos Linguísticos. FALE - UFMG (2016-2017); - Professor convidado Escola de Belas Artes - EBA-UFMG (2017); - Professor convidado PósLin FALE UFMG, (2016); - Professor do Master em Gestão de Projetos Culturais. IEC/PUC-MG (2015); - Professor convidado da Accademia di Belle Arti di Brera - Milano (2014); - Professor de Crítica Especializada em Teatro. IEC/PUC-M.G (2012, 2013 e 2014); - Doutor em Estudos Linguísticos. FALE - UFMG (2008-2012); - Doutorado Sanduíche Université Paris XII (2009/2010); - Professor convidado do Institut Telecon Paris (2010); - Professor de História do Teatro IEC/PUC-M.G (2010); - Professor de História do Teatro e Literatura Dramática na Escola Teatro Universitário UFMG (2007/2009); - Mestre em Estudos Linguísticos - FALE - UFMG (2004-2005); - Graduado em Letras - Licenciatura Plena em Português/Inglês - PUC-MG (1995-2000); - Bailarino da Companhia de Dança Palácio das Artes - MG (1995-2003). Entre os trabalhos mais recentes destacam-se: atuação no longa metragem Sertânia de Geraldo Sarno (2018), Ópera Romeu e Julieta (Direção de Palco, Brasil, 2016), Ópera Lucia di Lammermoor (Direção de palco e Assistência de Direção de cena, Brasil, 2015), Macelleria (Direção, Itália, 2014), Rifrazione di Alice (Direção, Itália 2014), Os Gigantes da Montanha (Assistência de Direção e Atuação, Brasil, 2014), Concerto Cênico Arie da Sorbeto (Direção e atuação, Itália, Brasil, 2013), Ópera AIDA (Orientação cênica e diretor assistente, Uruguai, 2013), Ópera La Bohème (Assistência de Direção, Brasil, 2011), Nos mémoires racontent (Atuação teatral, França - Paris, 2010). - Tem publicações no Brasil, França e Itália. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Cordeiro
Nome em citações bibliográficas
CORDEIRO, Marcelo


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Estudos Linguísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A Imagem do Ator, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Ida Lúcia Machado.
2009 - 2010
Doutorado em Estudos Linguísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais -Faculdade de Letras -PosLin, UFMG-FALE-POSLIN, Brasil.
com período sanduíche em Université Paris XII - Val del Marne (Orientador: Professor Dominique Maingueneau).
Título: A imagem do ator - a construção do Ethos ficcional, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Ida Lucia Machado.
Coorientador: Dominique Maingueneau (durante o doutorado-sanduiche).
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2004 - 2005
Mestrado em Estudos Linguísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Uma análise das Artes Cênicas na Perspectiva da Análise do Discurso,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Profa Dra. Ida Lúcia Machado.
Palavras-chave: Artes Cênicas; Análise do Discurso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1995 - 1999
Graduação em Letras.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Faculdade de Letras da UFMG-Programa de Pós Graduação:Estudos Linguísticos, FALE-POSLIN, Brasil.


Formação Complementar


2016 - 2016
Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia. (Carga horária: 120h).
Galpão Cine Horto - GCH, GCH, Brasil.
2012 - 2012
Da Língua ao Discurso. (Carga horária: 15h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
2009 - 2010
Doutorado Sanduíche.
Université Paris-Est Créteil Val-de-Marne, UPEC, França.
2008 - 2008
Direção de atores. (Carga horária: 12h).
Mostra CINE BH, MOSTRA CINEBH, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Direção. (Carga horária: 24h).
Galpão Cine Horto - BH, GCH, Brasil.
2007 - 2007
L'ethos et l'analyse argumentative. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
Oficina Processo Criativo (Ator criador). (Carga horária: 3h).
Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes, BH, FCS, Brasil.
2006 - 2006
Teatro Físico. Ciclo de confluências - ideias de fresta Prêmio Klaus Vianna. (Carga horária: 6h).
Benvinda Cia de Dança, BCD, Brasil.
2005 - 2005
"por uma abordagem experiencial do discurso. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
Aula prática com Yoshi Oida (Teatro Buffes du Nord. (Carga horária: 6h).
Festival Internacional de Teatro (FIT/BH), FIT/BH, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Curso de Extensão Em História da Arte. (Carga horária: 45h).
Escola Guignard, EG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador do PPGCEL da UESB, Enquadramento Funcional: Professor colaborador do PPGCEL - UESB, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa Nacional de Pós Doutorado - CAPES
Outras informações
Sob a supervisão do professor Dr. Marcus Antônio Assis Lima coordenador do Programa de Pós Graduação em Letras: Cultura, educação e Linguagens.


Cazazul Teatro Escola, CAZAZUL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3
Outras informações
Curso Princípios da Direção Teatral carga horária 90 hs incluindo mostra cênica pública com peças teatrais produzidas sob orientação.


Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - curso de Bacharel em Cinema e, UESB - CINEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 6


Escola de Belas Artes da UFMG, EBA - UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3


Faculdade de Letras da UFMG, FALE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Residência Pós Doutoral, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3


Instituto de Educação Continuada da PUC - MG, IEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3


Accademia di Belle Arti di Brera - Milano, ABAB, Itália.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 12


Instituto de Educação Continuada - PUC/MG, IEC - PUC/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8


Instituto de Educação Continuada PUC- MG, IEC - PUC-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3


Instituto de Educação Continuada - PUC MG, IEC PUC MG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor contratado Crítica Especializada, Carga horária: 3


Instituto de Educação Continuada, IEC - PUC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3


Institut TELECOM - TELECOM e Management SudParis, INSTITUT TELECOM, França.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 3


Teatro Universitário - UFMG, T.U. UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 4


Acadêmia de Idéias, AI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3


Academia de ideias (MG), AI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 2


Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 2



Membro de corpo editorial


2016 - 2016
Periódico: Estudos sobre narrativas em diferentes materialidades discursivas na visão


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Direção Artística; Direção de Cena, Direção de atores.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História das Artes Cênicas; Teatro, Ópera e Dança.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Atuação: Teatro, Televisão, Vídeo e Cinema.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ópera; Direção de Cena e Palco.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso: Professor, Pesquisador e Analista.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança; Direção e Bailarino.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORDEIRO, Marcelo2006CORDEIRO, Marcelo. Gêneros Transgressivos - as artes cênicas como gênero discursivo. Letras & Letras, v. 22, p. 55-63, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CORDEIRO, Marcelo; MACHADO, I. L. ; MENDES, E. ; COURA-SOBRINHO, J. . A transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade em estudos da linguagem. 01. ed. Belo Horizonte: FALE UFMG, 2013. 277p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CORDEIRO, Marcelo. 4 - Vincere el tempo di Marcelo Cordeiro. L Ambaciata teatrale I luglio 2013, anno V numero 07, Firenze, Italia, p. xxxx - xxx, 01 jul. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORDEIRO, Marcelo. Narrativas de vida e identidades LGBT+ - uma análise Semiocênica de discursos artísticos. In: V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades, 2017, Salvador - BA. Anais Enlaçando. João Pessoa - Paraíba: Editora Realize, 2017. v. 01.

Artigos aceitos para publicação
1.
CORDEIRO, Marcelo. Uma análise das Artes Cênicas na Perspectiva da Análise do Discurso. Letras & Letras, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
CORDEIRO, Marcelo. Narrativas de vida e identidade LGBTS+ - uma análise semiocênica de discursos artísticos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CORDEIRO, Marcelo. O Blue Whale e o efeito Werther - um estudo discursivo do suicídio juvenil - algumas reflexões sobre a melancolia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
XAVIER, M. B. ; LIMA, M. A. ; CORDEIRO, Marcelo . A diversidade linguístico-cultural da língua brasileira de sinais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CORDEIRO, Marcelo. Entre dois silêncios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CORDEIRO, Marcelo. A relação Ator-Diretor, Ator- Espectador: uma questão de alteridade Teatral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CORDEIRO, Marcelo. Dança Linguagem e Expressão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CORDEIRO, Marcelo. Um caso de mesalinace bakhtiniana: o discurso LGBT e a sociedade brasileira do sec. XXI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CORDEIRO, Marcelo; ALVARENGA, A. . Ciclo de palestras Ópera Romeu e Julieta - Palestra ; Dança e Ópera. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CORDEIRO, Marcelo. A situação cênica do texto teatral. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CORDEIRO, Marcelo. A imagem do ator da construção do ethos á encenação Linguageira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MACHADO, I. L. ; MELO, M. S. S. ; CORDEIRO, Marcelo . Estudos sobre narrativas em diferentes materialidades discursivas na visão da An\alise do Discurso. Belo Horizonte: NAD -Núcleo de Análise do Discurso - FALE - Faculdade de Letras da UFMG, 2016 (Membro de corpo editorial - Livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
CORDEIRO, Marcelo. Laboratorio K - Ministrante - Itália. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CORDEIRO, Marcelo; MONICA, F. D. . La dimensione gestuale e spaziale dell azione vocale - Ministrante - Itália. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CORDEIRO, Marcelo; KEMP, L. ; MONICA, F. D. . Laboratorio da Arti Snici coodireto da Lindsey Kemp, francesca Della Monica e Marcelo Cordeiro- Itália. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CORDEIRO, Marcelo; MONICA, F. D. . Esplorazione degli spazi scenici esercizi di stile - Ministrante - Itália. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CORDEIRO, Marcelo. La poetica degli spazi scenici - Ministrante - Itália. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CORDEIRO, Marcelo. Oficina de Orientação e Composição Cênica - Ministrante - Itália. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
CORDEIRO, Marcelo. Peter and wolf. 2017. Teatral.

2.
CORDEIRO, Marcelo. Romeu e Julieta de Charles Gounod - Direção de Palco - Belo Horizonte. 2016. Operística.

3.
CORDEIRO, Marcelo; LOPES, A. H. ; VIEGAS, S. . LUCIA di Lammermoor - Direção de Palco e Assistência de direção cênica - Belo Horizonte. 2015. Operística.

4.
CORDEIRO, Marcelo. Os Gigantes da Montanha - Atuação Turnê Vale do Jequitinhonha - Grupo Galpão - Brasil. 2014. Teatral.

5.
CORDEIRO, Marcelo. Concerto Cênico Arie da Sorbetto - Direção - Belo Horizonte. 2014. Performática.

6.
CORDEIRO, Marcelo. Rifrazione di Alice - Regia (Direção) Castigliocello - Itália. 2014. Performática.

7.
CORDEIRO, Marcelo; MONICA, F. D. . Rifrazioni di Alice - Direção (regia) azione musicale- X SEMI Festival - Livorno Itália. 2014. Performática.

8.
CORDEIRO, Marcelo. Macelleria (direção e dramaturgia) Zoom Festival Studio Teatro Krypton - Itália. 2014. Teatral.

9.
Gabriel Villela ; CORDEIRO, Marcelo . Os Gigantes da Montanha, Assistente de Direção - Belo Horizonte. 2013. Teatral.

10.
CORDEIRO, Marcelo. Aida G. Verdi - Assistente de direção e Orientação Cênica - Montevideo Uruguay. 2013. Operística.

11.
CORDEIRO, Marcelo. Arie da Sorbetto - Direção Cênica - Teatro Del Sale Firenze Itália. 2013. Performática.

12.
CORDEIRO, Marcelo; MONICA, F. D. ; SILVA, A. . Concerto Cênico Arie da Sorbetto - Direção - Belo Horizonte. 2013. Performática.

13.
CORDEIRO, Marcelo. Firmes destilados - atuação - Belo Horizonte. 2012. Teatral.

14.
CORDEIRO, Marcelo. Ode Marítima de Àlvaro de Campos (Fernando Pessoa) atuação - Belo Horizonte. 2012. Teatral.

15.
CORDEIRO, Marcelo. La Bohème - Assistência de Direção - Belo Horizonte. 2011. Operística.

16.
CORDEIRO, Marcelo. Nos memoires racontent. Comedien (acteur) - França. 2010. Teatral.

17.
CORDEIRO, Marcelo. Krapp's com o grupo Reviu a Volta - Direção - Belo Horizonte. 2010. Teatral.

18.
CORDEIRO, Marcelo. O caminho do cemitério - Ator - Belo Horizonte. 2009. Teatral.

19.
CORDEIRO, Marcelo. Arande Gróvore - Ator - Belo Horizonte. 2008. Teatral.

20.
CORDEIRO, Marcelo. Pedro e o Lobo - Concepção e Direção - Belo Horizonte. 2008. Operística.

21.
CORDEIRO, Marcelo. Pedro Malazarte de Camargo Guarniere - opereta - Direção - Belo Horizonte. 2008. Operística.

22.
CORDEIRO, Marcelo. AIDA de Giuseppe Verdi - Assistente de Direção - Belo Horizonte. 2008. Operística.

23.
CORDEIRO, Marcelo. O lúdico circo da memória - Diretor assistente - Belo Horizonte. 2007. Teatral.

24.
CORDEIRO, Marcelo. Pedro e o Lobo - Direção Belo Horizonte. 2006. Operística.

25.
CORDEIRO, Marcelo. Bricole ou foi por isso que matei mamãe - Concepção e Direção Belo Horizonte. 2004. Teatral.

26.
CORDEIRO, Marcelo. A votre service - Projeto 3x4 - Direção - Belo Horizonte. 2004. Teatral.

27.
CORDEIRO, Marcelo. O Barbeiro de Sevilha (Espetáculo adulto) - Atuação - Belém Pará. 2003. Operística.

28.
CORDEIRO, Marcelo. Memorial da Inconfidência (Espetáculo adulto) - Atuação - Ouro Preto MG. 2003. Teatral.

29.
CORDEIRO, Marcelo. Essas mulheres - Diretor Assistente - Belo Horizonte. 2003. Teatral.

30.
CORDEIRO, Marcelo. Vídeo: O que é Dança? atuação-bailarino. 2003. Audiovisual.

31.
CORDEIRO, Marcelo. Sonho de uma noite de verão (Fragmentos amorosos) - Bailarino - Brasil. 2002. Coreográfica.

32.
CORDEIRO, Marcelo. Uma Fábula Latino-Americana (Espetáculo adulto) - atuação. 2002. Teatral.

33.
CORDEIRO, Marcelo. Projeto Leitura Aberta - Atuação - Belo Horizonte. 2002. Teatral.

34.
CORDEIRO, Marcelo. Pax Fvro - A paz de estar louco Concepção e Direção - Belo Horizonte. 2002. Teatral.

35.
CORDEIRO, Marcelo. Bloom's day - atuação -. 2001. Teatral.

36.
CORDEIRO, Marcelo. O Ovo Sapiens de Pina Bausch (teatro-dança) ator-bailarino. 2001. Teatral.

37.
CORDEIRO, Marcelo. Sertão Sertões (Cantata Cênica) - atuação e bailarino. 2001. Teatral.

38.
CORDEIRO, Marcelo. Romance del amargo - direção dos ensaios e atuação. 2001. Coreográfica.

39.
CORDEIRO, Marcelo. Entre o céu e as serras - bailarino. 2000. Coreográfica.

40.
CORDEIRO, Marcelo. Diálogo no Pântano - atuação. 1999. Teatral.

41.
CORDEIRO, Marcelo. Programa Concierto - bailarino. 1999. Coreográfica.

42.
CORDEIRO, Marcelo. Anunciação - bailarino. 1998. Coreográfica.

43.
CORDEIRO, Marcelo. A noite transfigurada - bailarino. 1998. Coreográfica.

44.
CORDEIRO, Marcelo. O menino Leo e o Poeta Noel (Espetáculo infantil) - atuação. 1997. Teatral.

45.
CORDEIRO, Marcelo. La Boutique Fantasque - bailarino. 1996. Coreográfica.

46.
CORDEIRO, Marcelo. O casamento da Ararinha Azul (Espetáculo infantil) - atuação -. 1996. Teatral.

47.
CORDEIRO, Marcelo. Relâche - bailarino. 1995. Coreográfica.

48.
CORDEIRO, Marcelo. O Messias - oratório de Haendel na versão de Mozart. 1994. Outra.

Música
1.
CORDEIRO, Marcelo; HENNIG, T. . Três cânticos brasileiros. 2001. Composição (estréia).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LIMA, M. A.; CORDEIRO, Marcelo. Participação em banca de Crislene Lisboa Girardi. A construção discursiva nas narrativas do Marcelo Rezende: o ethos como uma espetacularização estratégica. 2018. Dissertação (Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

2.
CORDEIRO, Marcelo. Participação em banca de Victor Godoi Castro. Fotografia e literatura: os signos de uma narrativa de sertão no livro "A João Guimarães Rosa da fotógrafa Maureen Bisiliatt". 2018. Dissertação (Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

3.
LIMA, M. A.; CORDEIRO, Marcelo. Participação em banca de Luiz Pedro Passos da Cruz. O twitter como espaço de luta: o embate entre o discurso político e o religioso. 2018. Dissertação (Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Teses de doutorado
1.
MACHADO, I. L.; CORDEIRO, Marcelo. Participação em banca de Leonardo Coelho Corrêa Rosado. Telenovelas brasileiras: um estudo histórico-discursivo (Suplente). 2017. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Estudos Linguísticos) - UFMG-FALE-PosLin.

2.
CORDEIRO, Marcelo; LOPES, E. M.. Participação em banca de Elisson Ferreira Morato. Relações entre ficcionalidade e factualidade na poesia épica brasileira do séc.XVII. 2016. Tese (Doutorado em Pós Graduação em estudos Linguísticos - Linguística do Texto e do Discurso) - Faculdade de Letras da UFMG.

3.
MACHADO, I. L.; COURA-SOBRINHO, J.; CORDEIRO, Marcelo. Participação em banca de Alcione Aparecida Roque Reis. A trilogia Nossos Antepassados de Italo Calvino: Uma Análise Discursiva (Suplente). 2016. Tese (Doutorado em Pós Graduação em estudos Linguísticos - Linguística do Texto e do Discurso) - Faculdade de Letras da UFMG.

4.
LARA, G. M. P.; CORDEIRO, Marcelo. Participação em banca de Tânia Maria de Oliveira Gomes. As Pin-Ups modernas: dos moldes da moda de vida. (Suplente).. 2016. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras da UFMG - Programa de Pós Graduação em Estudos Linguíst.

5.
MACHADO, I. L.; LYSARDO-DIAS, D.; MENDES, E. A. M.; LARA, G. M. P.; SOARES, I. B.; CORDEIRO, Marcelo. Participação em banca de Renata Aiala de Mello. O universo Flaubertiano e a pathemização espetacular - (Suplente). 2016. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Estudos Linguísticos) - UFMG-FALE-PosLin.

6.
CORDEIRO, Marcelo; MACHADO, I. L.. Participação em banca de Aline Torres Sousa Carvalho. O discurso da Santidade em narrativas de vida de São Francisco de Assis e Francisco Cândido Xavier. 2016 - Faculdade de Letras da UFMG - Programa de Pós Graduação em Estudos Linguíst.

Qualificações de Mestrado
1.
CORDEIRO, Marcelo. Participação em banca de Ana Cristina Oliveira Santas. A metáfora nossa de cada propaganda. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

2.
CORDEIRO, Marcelo; OLIVVEIRA, M. F. S.; OLIVEIRA, O. J. R.. Participação em banca de Victor Godoi Castro. Fotografia e Literatura: os signos de uma narrativa do sertão no livro A João Guimarães Rosa da fotógrafa Maureen Bisilliat. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

3.
CORDEIRO, Marcelo; LIMA, M. A.. Participação em banca de Luiz Pedro Passos da Cruz. Jean Wyllys e Silas Malafaia em: o Twitter como espaço estratégico de luta política. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

4.
LIMA, M. A.; CORDEIRO, Marcelo. Participação em banca de Verônica Vilasboas Amaral. DE 1984 A 2014: um paralelo entre o real e o ficcional nas narrativas de Winston Smith e Edward Snowden. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

5.
CORDEIRO, Marcelo; LIMA, M. A.. Participação em banca de Crislene Lisboa Girardi. A narrativa na construção do espetáculo no telejornal policial Cidade Alerta. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORDEIRO, Marcelo; LINARES, Feranando; OTAVIO, Luiz. Participação em banca de Fabio Dias da Silva.TCC - O olhar da máscara neutra sobre a reação em ação física. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Escola de Belas Artes da UFMG.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CORDEIRO, Marcelo. Concurso para professor área; Interpretação Dramática. 2006. Teatro Universitário da UFMG.

Concurso público
1.
CORDEIRO, Marcelo. Prêmio Cena Minas - Artes Cênicas. 2008.

2.
CORDEIRO, Marcelo. Concurso para professor área; Expressão Corporal - técnica de Dança. 2005. Teatro Universitário- UFMG.

Outras participações
1.
CORDEIRO, Marcelo. Residência em Artes Cênicas - Centro de Formação Artística e Tecnológica - CEFART. 2015. Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes, BH.

2.
CORDEIRO, Marcelo. CTAP - Comissão Técnica de Análise de Projetos de Artes Cênicas da lei estadual de incentivo à cultura de M.G. 2011. Secretaria de Cultura do Estado de MG.

3.
CORDEIRO, Marcelo. CTAP - Comissão técnica de Análise de Projetos Culturais. 2008. Secretaria de Cultura do Estado de MG.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A interface - Sociolinguística - gramaticalização.A diversidade linguístico-gramtical da língua brasileira de sinais. 2017. (Outra).

2.
IV Congresso Nacional de Estudos Linguísticos - CONEL - UFES. Entre dois silêncios. 2017. (Congresso).

3.
XII Colóquio Nacional V Colóquio Internacional Museu Pedagógico - UESB.O blue whale e o efeito Werther - um estudo discursivo do suicídio juvenil - algumas reflexões sobre a melancolia. 2017. (Outra).

4.
IV SIAD Simpósio Internacional de Análise do Discurso.Um caso de mesaliance bakhtiniana: o discurso LGBT (e simpatizantes) e a sociedade brasileira no carnaval do século XXI. 2016. (Simpósio).

5.
Colóquio internacional em homenagem a Jean Peytard.A situação cênica do texto teatral. 2012. (Outra).

6.
4ème journée d'études:"trasmission et transformation du genre litteraire dans les pays lusophones.O Cortiço x Cortiços de la parole litteraire au corps de l'acteur. 2010. (Encontro).

7.
III SIAD - Simpósio Internacional de Análise do Discurso UFMG.A imagem do ator da construção do ethos á encenação Linguageira. 2008. (Simpósio).

8.
VI congresso de letras "Linguagem e cultura: múltiplos olhares". Uma análise das Artes Cênicas na Perspectiva da Análise do Discurso. 2007. (Congresso).

9.
I Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Sujeito, Memória e Identidade.Gêneros Transgressivos. 2004. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Paula Pereira. Modos de organização do discurso no webjornalismo: uma análise semiolinguística das estratégias discursivas em notícias do site Folha de São Paulo. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. (Coorientador).

2.
Fernanda Araújo Dias Mendes Xavier. "O príncipe do gueto":uma análise do discurso da periferia e a construção do Ethos de Igor Kannário. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. (Coorientador).

3.
Marcelle Bittencourt Xavier. Narrativas de vida como construção de identidades surdas: um estudo de obras literárias. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Felipe Botrel dos Santos. Análise comparativa do basquetebol e da dança. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos Graduaçao em Produçao e Critica Cultural) - Instituto de Educação Continuada da PUC - MG. Orientador: Marcelo Cordeiro.

2.
Daniela Ribeiro da Luz Machado. A materialização do imaginário de um artista visual: Bonecos de papel machê como elemento cenográfico. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Produção e Crítica Cultural) - Instituto de Educação Continuada da PUC - MG. Orientador: Marcelo Cordeiro.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 5:51:04