Cristina Bohn Citolin

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  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Possui graduação em Letras/ Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. É mestre e doutora em Educação pela mesma universidade. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Literatura como revisora de textos e professora no ensino Fundamental, Médio, Técnico, Superior e na Pós-graduação. Atua na formação docente inicial nos cursos de Letras, Pedagogia, Física e Matemática. Foi docente dos primeiros cursos binacionais Uruguai/ Brasil, no IFSul - Campus Avançado Sant'Ana do Livramento. Atualmente, é professora no IFRS - Campus Bento Gonçalves. Coordenou projeto do Programa de Licenciaturas internacionais em convênio com a Universidade de Aveiro, Portugal. É professora pesquisadora do PARFOR. Atua em temas como: Formação de Professores, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino Superior e Internacionalização da Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristina Bohn Citolin
Nome em citações bibliográficas
CITOLIN, C. B.;BOHN CITOLIN, CRISTINA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.
Avenida Osvaldo Aranha, 540
Centro
95700-000 - Bento Goncalves, RS - Brasil
Telefone: (54) 34553200
URL da Homepage: www.ifrs.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: EU FALO, TU HABLAS, VOS HABLÁS, NÓS ENSINAMOS E APRENDEMOS JUNTOS: AULAS DE LÍNGUAS EM CURSOS BINACIONAIS, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Mari Margarete dos Santos Forster.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação profissional; educação na fronteira; Saberes Docentes; Ensino de língua; Formação Continuada.
Grande área: Ciências Humanas
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
UNISINOS, UNI, Brasil.
Título: Escola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de Português,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Mari Margarete dos Santos Forster.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Saberes Docentes; Formação de Professores; Língua Portuguesa; Análise de Discurso; Conflitos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
1998 - 2005
Graduação em Letras/ Português.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Discursos Entrecruzados - Erico Verissimo e Simões Lopes Neto.
Orientador: Celia Doris Becker.
1992 - 1995
Ensino Médio (2º grau).
Escola Santa Catarina, ESC, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2010 - 2010
Iniciação ao SPHINX - pesquisa e análise de dados. (Carga horária: 16h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2006 - 2006
Alemão Básico II. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2005 - 2005
Alemão Básico I. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em TC em Construção.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em XI Encontro Sul-Brasileiro de Professores de LP.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Fala e Escrita no Ensino da Língua.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1999 - 1999
Origami e cultura oriental.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1997 - 1997
Aprendizagem da Matemática nas Séries Iniciais.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Educação Matemática e Teoria Sócio-interacionista.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Seminário Apendizes do Pensamento: Piaget e Vygots.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Literatura e Jogos Recreativos.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Tecnologia em Viticultura e Enologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Colegiado do Curso de Letras.
07/2014 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
02/2013 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Inclusiva
Literatura Infanto-juvenil
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
Português Instrumental
Teoria e Prática do Ensino da Leitura e da Escrita I
Teoria e Prática do Ensino da Leitura e da Escrita II
03/2017 - 05/2018
Ensino, Especialização em Ensino de Matemática na Educação Básica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa I
Pesquisa em Educação
Metodologia da Pesquisa II
09/2016 - 05/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Representante docente no Conselho de Campus do IFRS-BG.
06/2012 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Membro de Colegiado de Curso de Matemática.
06/2016 - 09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Comissão de Articulação Pedagógica de Estudantes com Necessidades Específicas de Aprendizagem.
02/2013 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Comissão de Elaboração de PPC de curso de Especialização em Educação.
02/2012 - 12/2016
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
07/2016 - 08/2016
Ensino, Formação Continuada em Professor para a Educação a Distância", Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Avaliação de projetos desenvolvidos pelos estudantes -a distância
06/2016 - 07/2016
Outras atividades técnico-científicas , Campus Bento Gonçalves, Campus Bento Gonçalves.

Atividade realizada
Produção de quatro capítulos do Manual Moodle para Professores.
02/2012 - 02/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação Técnica
08/2014 - 01/2015
Ensino, Especialização em Ed., Ciência e Contemporaneidade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Linguagens e Sociedade
02/2012 - 07/2014
Ensino, Tecnologia em Viticultura e Enologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente dos primeiros cursos técnicos binacionais dos Institutos Federais no Brasil. Estes são oferecidos no Campus Avançado de Sant'Ana do Livramento, em parceria com a Universidade do Trabalho do Uruguai, através de sua escola técnica, na cidade de Rivera.

Atividades

10/2010 - 12/2012
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

Atividade realizada
Projeto de pesquisa de tese de Doutorado em Educação junto ao Campus Avançado Santana do Livramento.
07/2011 - 12/2011
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

Atividade realizada
Coordenadora do Projeto de Extensão interdisciplinar.
10/2010 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão

UNISINOS, UNI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2017
Vínculo: Grupo de Pesquisa., Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Atividades

07/2006 - 04/2017
Pesquisa e desenvolvimento , UNISINOS, .

08/2011 - 12/2011
Estágios , UNISINOS, .

Estágio realizado
Disciplina Teorias e Saberes do Currículo, no curso de Pedagogia..
01/2010 - 07/2010
Estágios , UNISINOS, .

Estágio realizado
Disciplina Cotidiano da Gestão e da Supervisão na Escola, no curso de Pedagogia..

Colégio São José - Erechim, CSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Horista, Carga horária: 30
Outras informações
Professora no Ensino Fundamental (reforço para alfabetização e Língua Portuguesa nos anos finais) e no Ensino Médio e no Ensino de Jovens e Adultos, na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Atividades

02/2007 - 07/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa na Educação de Jovens e adultos
Língua Portuguesa

Colégio São José, CSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professora do Ensino Técnico, Enquadramento Funcional: Professora de Comunicação e Redação, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de Comunicação e Redação nos Cursos Técnico em Administração, Gestão em Marketing e Informática.

Vínculo institucional

1998 - 2005
Vínculo: funcionária contratada, Enquadramento Funcional: Professora de Português e alfabetização, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Profissional da área de Língua Portuguesa. Atuação nas séries iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Participação em conselhos escolares e projetos de prática de gestão. Ampla vivência na organização de eventos, Mostras Científicas e Feiras do Livro.

Atividades

09/1998 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alfabetização
Ensino Fundamental - de 1ª a 4ª série
Língua Portuguesa - de 5ª a 8ª série
Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio

Colégio São Luís, CSL, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2002
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 22
Outras informações
Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental, com foco em Alfabetização e Língua Portuguesa. Ensino de Língua Inglesa na quarta série do Ensino Fundamental.

Atividades

02/1996 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Língua Inglesa


Linhas de pesquisa


1.
Formação do Professores, Saberes Docentes e Práticas Pedagógicas

Objetivo: Aborda a formação inicial e continuada de professores, estabelecendo relações com as políticas e espaços institucionais onde se instalam os processos formativos. Nessa perspectiva, inclui questões ligadas à gestão pedagógica das escolas e das IES. Inclui a dimensão da formação, o estatuto dos saberes e as mediações produzidas no cotidiano dos processos pedagógicos. Articula as perspectivas de educação digital, inovação e avaliação dos processos de ensinar e aprender..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Línguas, Sociedades e Contextos Educacionais
Descrição: O Grupo de Pesquisa 'Línguas, sociedades e contextos educacionais' desenvolve estudos que têm como eixo diferentes aspectos das manifestações das línguas que circulam socialmente, especialmente no que tange aos contextos educacionais, sejam eles institucionalizados ou não. Nesse sentido, o GP abriga três grandes áreas de interesse, a saber: línguas, literaturas e educação. As perspectivas investigativas (teóricas e metodológicas) fundamentam-se em elementos específicos das distintas áreas, mas buscam também uma articulação com outras campos do conhecimento acadêmico. As pesquisas visam a relativizar ou solidificar achados de trabalhos de temáticas afins, a contribuir com lacunas da produção científica, a servir como um acervo de dados e, principalmente, a impulsionar o pensamento crítico e reflexivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
Democratização e internacionalização como desafio: a qualidade da educação superior no Brasil
Descrição: O Projeto que hora se constitui está vinculado à trajetória do grupo e usa focos de interesse que têm reunido os pesquisadores dos dois países. A pedagogia universitária é o constructo articulador mais amplo. Dentro dele, em torno do tema da qualidade da educação superior, propomos a exploração de três eixos: as políticas de democratização em tempos de globalização; a responsabilidade da Universidade em protagonizar um ensino e uma aprendizagem de qualidade e as estratégias institucionais desenvolvidas para tal. Pretende-se identificar as práticas e os saberes que vêm sendo desenvolvidos nos diferentes contextos para alcançar um patamar positivo de efetivação das metas acadêmicas, incluindo a permanência e sucesso dos estudantes, a qualificação dos processos pedagógicos e de seus atores e a implementação de inovações pedagógicas que respondam aos desafios epistemológicos e culturais da contemporaneidade. Um olhar especial terão as políticas de estímulo à internacionalização e as decorrências das mesmas nas experiências de formação acadêmica. Nessa direção, trata-se de: 1)Organizar um quadro analítico que permita compreender como as políticas educacionais estão impactando a definição de indicadores de qualidade para a educação superior, incluindo a constituição dos processos de ensinar e aprender na universidade, em ambos os países; 2) Compreender a correlação entre a qualidade que tende à democratização do acesso e permanência à educação superior, com a lógica da internacionalização estimulada pela globalização; 3) Compreender como os programas de mobilidade estudantil de caráter internacional se instituem como referente da qualidade da formação acadêmica; 4) Analisar as compreensões de qualidade da educação superior presentes nos estudantes e professores e como as trajetórias individuais e coletivas interferem nessa construção conceitual; 5) Problematizar políticas e estratégias institucionais que tensionem democratização e internacionalização com os docentes e a repercussão nas suas práticas pedagógicas, discutindo referenciais de qualidade que as orientam ou que delas emergem; 6)Relacionar as compreensões de qualidade da educação superior e perceber como se aproximam e impactam as práticas e as experiências pedagógicas nas universidades, num contexto de democratização e internacionalização. 7) Cotejar os achados com as iniciativas e práticas de assessoramente pedagógico e a possibilidade de implementar inovações que tenham como referente a democratização e a internacionalização da universidade. 8) Discutir os saberes requeridos aos professores e assessores pedagógicos, nas dimensões processuais e investigativas, tendo em vista o desafio da qualidade que inclui o binômio democratização e internacionalização. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Estratégias Institucionais para a Melhoria da Qualidade da Educação Superior e o Desenvolvimento Profissional Docente
Descrição: A proposta de um trabalho investigativo em parceria, reunindo universidades brasileiras e argentinas, tem guarida em ações coletivas construídas pelos pesquisadores que subscritam o Projeto Estratégias Institucionais para a melhoria da qualidade da educação superior e o desenvolvimento profissional docente, num processo histórico que remonta há mais de vinte anos. Desde então, temos tentado aproximar estudos e refletir sobre as temáticas que nos unem, enquanto universidades latino-americanas. O lançamento do Edital CGCI 072/2010 - CAPES PPCP-Mercosul se apresenta como uma oportunidade ímpar para a consolidação das iniciativas já construídas, favorecendo a ampliação dos processos de investigação e formação. São duas as Instituições proponentes para a realização desse Projeto que representam Redes de Pesquisadores que se articulam em dois Grupos de Pesquisa: 1. Grupo Formação de professores, ensino e avaliação (registro no CNPq) com sede na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), coordenado pela Profa. Dra. Maria Isabel da Cunha. 2. Grupo de Pesquisa Estudios sobre El aula universitária, com sede na Universidade de Buenos Aires (UBA), coordenado pela Profa. Dra. Elisa Lucarelli, Os investigadores implicados se propõem a envidar esforços e energias no sentido de, simultânea e articuladamente, desenvolver reflexões teórico-metodológicas capazes de dar sustentação à pesquisa, favorecendo uma ação de significado acadêmico importante, para ambos os países. Têm em vista, também, os processos de formação implicados na parceria, favorecendo estudantes e as equipes de pesquisa de cada Universidade. Justifica-se a inclusão da equipe brasileira em REDE, pois essa é a condição permanente do Grupo de Pesquisa do qual emerge essa proposta. O Projeto inclui ações sistemáticas de intercâmbio numa construção processual da parceria já constituída. A intenção é fortalecer o grupo, a partir da possibilidade do financiamento, tomando as temáticas da qualidade da educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Qualidade do ensino de graduação: a relação entre ensino, pesquisa e desenvolvimento profissional docente
Descrição: Descrição: Uma agenda propositiva relacionada à educação superior está exigindo uma análise mais intensa da relação ensino e pesquisa, aprofundando o conceito de qualidade deste nível de ensino e de como reflexões políticas e posições epistemológicas incidem sobre os currículos e sobre as práticas de ensinar e aprender que se desenvolvem na universidade. Vale tomar como pano de fundo as mudanças sociais e estruturais que produzem fenômenos novos, como a massificação do acesso ao terceiro grau e a emergência desse nível de escolarização para a grande maioria de jovens e adultos. Como as novas configurações estão a exigir revisões dos conceitos consolidados? Que lugares abrigam a discussão desses temas no cenário acadêmico? Há um pressuposto inquestionável de que a pesquisa qualifica o ensino e sobre ele há uma tácita concordância que todos ratificamos. Mas será que essa relação se faz de forma tão linear? Sempre que há pesquisa haverá ensino de qualidade? Serão necessárias outras mediações para que essa relação aconteça? A formação do professor universitário contempla essa relação e esses saberes? Essa perspectiva é que estimula essa investigação e justifica sua realização, dando continuidade à trajetória do Grupo de Pesquisa que se debruça sobre o campo da pedagogia universitária. A intenção é colaborar com a reflexão sobre a qualidade do ensino de graduação e sobre a formação dos docentes que atuam na educação superior. Os resultados podem impactar as políticas institucionais e governamentais e estimular novas investigações no campo. O estudo será realizado a partir dos pressupostos da dimensão qualitativa, envolvendo análise documental e investimento empírico através de questionários, entrevistas e observações. A análise de conteúdo será a técnica de interpretação dos dados,usando estudos de Bardin e Moraes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 9) . Integrantes: Cecilia Broilo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2017
(Re)significando a escola como espaço formativo: dos diálogos com a comunidade escolar à sistematização de conhecimentos
Descrição: O estudo trata da temática da formação continuada de professores, tendo a escola como espaço formativo privilegiado. Conta como interlocutores, professores e equipe diretiva de uma escola estadual rural, de Canguçu/RS, que já vem experienciando a pesquisa como instrumento qualificador de suas ações educativas. O referencial teórico central é Freire, Tardiff, Canário, Barroso, Perez Gomes, Pimenta e Brandão. A metodologia qualitativa, através da pesquisa participante, e dois eixos de análise orientam o trabalho: o diálogo e a reflexão. A intencionalidade é, através do diálogo, identificar e analisar os saberes que estão sendo trabalhados, na perspectiva de refletir sobre os mesmos e sobre a relação que eles apresentam com os sujeitos e com o meio social onde estão inseridos. Para além disso, ao investigar situações formativas do e no cotidiano escolar, discutir os elementos que as tornam, ou não, geradoras de desenvolvimento profissional docente emancipatório, e que significados atribuem a elas os professores e equipe diretiva .Nessa direção, o processo de reflexão apresenta-se como uma alternativa para provocar a necessidade de uma re-contextualização, fazendo emergir discussões de base epistemológica para sustentação de novas propostas pedagógicas. A pesquisa da realidade e suas implicações no cotidiano da escola é o construto articulador mais amplo. Três situações formativas irão mobilizar os interesses de pesquisa: a continuidade dos estudos sobre a construção do projeto político pedagógico da escola de forma articulada com a comunidade local; os processos de reflexão coletiva que estão repercutindo e reconfigurando o papel da escola e do professor na comunidade e a construção curricular a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas. A investigação procurará auxiliar na sistematização de conhecimentos produzidos pelas discussões e ações desencadeadas, explicitando a complexidade da existência empírica. Destaca-se, também, a possibilidade desses conhecimentos al.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
(In)disciplinando a disciplina: processo de construção da prática docente e do cotidiano escolar
Descrição: A presente pesquisa tematizou a questão da disciplina/indisciplina e suas implicações na prática docente e no cotidiano escolar. Incluiu, também, as discussões provocadas pela temática na agenda da formação inicial e continuada de professores. A investigação lidou com tensionamentos conceituais, tais como, disciplina/indisciplina, autoridade/poder/autoritarismo, liberdade/ licienciosidade, ordem/desordem, limite/exigência, rigidez/rigor, problematizando-os, confrontando-os ética e epistemologicamente. O referencial teórico básico foi Paulo Freire na interlocução com Giroux, MacLaren, Ghiggi , Bourdieu, D'Antola, Aquino, Estrela, Foucault e Correia e Matos . Envolveu supervisores, orientadores educacionais e professores que atuam em escolas municipais de Montenegro/RS. Utilizou o enfoque metodológico qualitativo e da pesquisa-ação (ação-reflexão-ação), embasada no diálogo freireano. Observações, diário de campo, análise de registros e de documentos, bem como, entrevistas semi-estruturadas serviram de instrumentos fundamentais para captar, ouvir, trocar e construir alternativas com os sujeitos envolvidos e seu entorno. A investigação indicou que: a escola é, de fato, um espaço rico de contradições; os sujeitos que aí habitam têm potencialidades, produzem saberes, que precisam ser publicizados; a forma como o sistema escolar e/ou escola funciona pode ser facilitador ou dificultador de aprendizagem e desenvolvimento profissional; espaços e situações de reflexão e problematização compartilhados/coletivos facilitam o processo de desenvolvimento profissional, são formativos, mas podem ou não resultar em aprendizagem para a profissão; o trabalho pedagógico continuado favorece a aprendizagem e o desenvolvimento profissional; nem sempre mudanças de representações e discursos dos professores são acompanhados por mudanças nas práticas docentes; as ações humanas, sistematizadas em torno de processos instituídos são portadoras tanto de forças regulatórias como emancipatórias. Al.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Programa de Extensão 'Línguas e Literaturas no Campus (PRELLIC)
Descrição: O Programa de Extensão 'Línguas e Literatura no Câmpus' (PRELLIC) tem como propósito promover ações de oferta permanente, que integrem a sociedade (comunidade intra e extraescolar) às atividades institucionais, radicando nas línguas e literaturas o foco central para seu desenvolvimento. Diante da premência de adequada apropriação da língua materna (o português), do conhecimento de línguas adicionais (indispensável frente ao contexto político-econômico brasileiro atual) e da compreensão de fenômenos literários (autores, obras e condições histórico-sociais de produção) como forma de trabalhar a criticidade e a ação consciente no munto contemporâneo é que se projeta o PRELLIC..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
3º Café Freireano - Por uma pedagogia dos direitos humanos
Descrição: 3º Café Freireano - por uma pedagogia dos direitos humanos busca integrar a comunidade acadêmica do IFRS e a de escolas e municipais e estaduais de Bento Gonçalves. Pretende promover a reflexão em torno das ideias de Freire, além de se integrar às demais ações programadas para preparação para o VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire. Trata-se de um encontro realizado no espaço de uma escola pública local. Três mediadores discutirão as ideias do pensador, debatendo sobre uma pedagogia dos direitos humanos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Cristina Bohn Citolin - Coordenador.


Outros Projetos


2013 - Atual
A Iniciação à docência em Física e Matemática e o PLI: uma cooperação luso-brasileira para a qualificação da formação de professores
Descrição: A qualificação da formação inicial e continuada de professores de Matemática e de Física é um desafio que transpõe fronteiras geográficas, disciplinares e conceituais. Assim, fortalecer as relações entre Brasil e Portugal, através da mobilidade de alunos e professores e da articulação entre culturas lusófonas, sistemas educativos, experiências, currículos e práticas pedagógicas mostra-se como valorosa iniciativa para o aperfeiçoamento da formação docente. Nesse sentido, este projeto, que interliga as áreas de Educação, Física e Matemática, apresenta uma proposta interdisciplinar que contempla a formação de licenciandos em Física e em Matemática, por meio de uma proposta que articula os saberes docentes e as atividades desenvolvidas pelo IFRS ? Câmpus Bento Gonçalves, especialmente durante a execução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Cristina Bohn Citolin - Coordenador / Diego Eduardo Lieban - Integrante / Edson Carpes Camargo - Integrante / Fernanda Zorzi - Integrante / Jader da Silva Neto - Integrante / ELIZANDRA MARTINAZZI - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (Online)
2016 - Atual
Periódico: LínguaTec


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores/Especialidade: Saberes docentes e práticas pedagógicas.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BOHN CITOLIN, CRISTINA2014BOHN CITOLIN, CRISTINA. CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EM CURSOS TÉCNICOS BINACIONAIS: PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE LÍNGUAS. Revista Thema, v. 11, p. 103-117, 2014.

2.
MASCHIO, A. M. J.2011MASCHIO, A. M. J. ; CITOLIN, C. B. . A Literatura como Elo de Estudos Linguísticos e Culturais em Cursos Binacionais. Ideação (Unioeste. Impresso), v. 13, p. 157-167, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
BOHN CITOLIN, CRISTINA. Internacionalização e qualidade da formação inicial docente: o Programa de Licenciaturas Internacionais no contexto de um Instituto Federal. In: CUNHA, Maria Isabel da. (Org.). Internacionalização e democratização: uma tensão na qualidade da educação superior?. 1ed.São Leopoldo: Oikós, 2016, v. 1, p. 173-192.

2.
CITOLIN, C. B.; RAMOS, Inajara Vargas ; SALAMI, Marcelo ; Forster, M. M. dos S. ; RESCHKE, Maria J.D. ; PINTO, Marialva Moog ; BRACCINI, M. ; LEITE, Tatiana C. ; COSTA, Valesca Brasil . Estratégias Institucionais para o desenvolvimento profissional docente em IES Comunitárias gaúchas: trajetórias e desafios. In: Maria Isabel da Cunha. (Org.). ESTRATÉGIAS INSTITUCIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E AS ASSESSORIAS PEDAGÓGICAS UNIVERSITÁRIAS: memórias, experiências, desafios e possibilidades. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin, 2014, v. 1, p. 1-1.

3.
CITOLIN, C. B.. Aprendendo com a trajetória: saberes e afetos para a docência e para a pesquisa. In: Edla Eggert; Inajara Vargas Ramos; José Edimar de Souza. (Org.). Memórias,Trajetórias e Formação Docente. 1ed.Novo Hamburgo: UNIVERISIDADE FEEVALE, 2013, v. 1, p. 173-180.

4.
Kasper, Cláudia Andréia ; CITOLIN, C. B. ; Forster, M. M. dos S. . Escola: lócus de formação continuada e desenvolvimento profissional docente. In: Edla Eggert; Inajara Vargas Ramos; José Edimar de Souza. (Org.). Memórias,Trajetórias e Formação Docente. 1ed.Novo Hamburgo: UNIVERISIDADE FEEVALE, 2013, v. 1, p. 155-172.

5.
CITOLIN, C. B.; NICOLODI, Suzana Cini Freitas . Trajetórias que ensinam: o que se pode aprender sobre formação de professores?. In: VOLPATO, Gildo; MOOG, Marialva. (Org.). Pedagogia Universitária: olhares e percepções. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2012, v. 1, p. 111-.

6.
Forster, M. M. Santos ; AZEVEDO, M.A. ; CITOLIN, C. B. ; FELDEN, E. ; SOARES, S. R. . Relação ensino/pesquisa: concepções e tensionamentos. In: LEITE, Denise; FERNANDES, Cleoni. (Org.). Qualidade da Educação Superior: avaliação e implicações para o futuro da Universidade. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012, v. 1, p. 507-515.

7.
CITOLIN, C. B.; FELDEN, E. ; MASSENA, E. P. ; Forster, M. M. Santos ; AZEVEDO, M.A. ; SOARES, S. R. . A RELAÇÃO ENTRE ENSINAR/APRENDER/PESQUISAR: OS PROFESSORES PESQUISADORES QUALIFICAM O ENSINO DE GRADUAÇÃO?. In: CUNHA, Maria Isabel da. (Org.). QUALIDADE DA GRADUAÇÃO: a relação entre ensino, pesquisa e extensão e o desenvolvimento profissional docente. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin, 2012, v. 1, p. 71-104.

8.
Forster, M. M. Santos ; AZEVEDO, M.A. ; CITOLIN, C. B. ; FELDEN, E. ; SOARES, S. R. ; MASSENA, E. P. . A RELAÇÃO ENSINO/PESQUISA: CONCEPÇÕES E TENSIONAMENTOS. In: LEITE, Denise; FERNANDES, Cleoni Barbosa. (Org.). Qualidade da educação superior : avaliação e implicações para o futuro da universidade. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012, v. 6, p. 507-515.

9.
CITOLIN, C. B.; Forster, M. M. Santos . "Adolescência X formação de professores de Língua Portuguesa: interesses e(m) conflito?". In: Rute Vivian Angelo Baquero. (Org.). Agenda jovem: o jovem na agenda. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2008, v. 1, p. 73-89.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CITOLIN, C. B.. Violência nas escolas.. Jornal NH, Novo Hamburgo, p. 14 - 14, 28 ago. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BOHN CITOLIN, CRISTINA. O ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO EM QUATRO UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS DO RIO GRANDE DO SUL.. In: 6º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, 2014, Bento Gonçalves. Anais do 6º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, 2014.

2.
BOHN CITOLIN, CRISTINA. Currículo e avaliação da área de línguas em cursos técnicos binacionais. In: VIII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS e II Congresso Internacional de Avaliação, 2013, São Leopoldo. Anais VIII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS e II Congresso Internacional de Avaliação, 2013.

3.
CITOLIN, C. B.; NICOLODI, Suzana Cini Freitas . FRONTEIRA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ACESSO E INCLUSÃO. In: VII Congresso Internacional de Educação UNISINOS, 2011, São Leopoldo. Anais do VII Congresso Internacional de Educação UNISINOS. São Leopoldo: Casa Leira, 2011. v. 1. p. 816.

4.
FELDEN, E. ; CITOLIN, C. B. . ENSINO-PESQUISA: A ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA NA UNIVERSIDADE. In: VII Congresso Internacional de Educação UNISINOS, 2011, São Leopoldo. Anais do VII Congresso Internacional de Educação UNISINOS. São Leopoldo: Casa Leira, 2011. v. 1. p. 1048.

5.
CITOLIN, C. B.; MASCHIO, A. M. J. . Ensino do português na fronteira da paz: desafios de um curso binacional. In: I Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais, 2011, Caxias do Sul. Anais do I Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais. Caxias do Sul: UCS, 2011. v. 1. p. 425-436.

6.
MASCHIO, A. M. J. ; CITOLIN, C. B. . A literatura no ensino binacional da fronteira da paz. In: I Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais, 2011, Caxias do Sul. Anais do I Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais. Caxias do Sul: UCS, 2011. v. 1. p. 38-52.

7.
CITOLIN, C. B.; RODRIGUES, Heloiza ; NICOLODI, Suzana Cini Freitas . UMA REFLEXÃO COLETIVA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SUL DO BRASIL.. In: II Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia - El acompañamiento a los docentes noveles: práticas y concepciones, 2010, Buenos Aires. II Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia - El acompañamiento a los docentes noveles: práticas y concepciones. Buenos Aires: Auspicia Ediciones sm, 2010. v. 1. p. 1-10.

8.
CITOLIN, C. B.; NICOLODI, Suzana Cini Freitas . TRAJETÓRIAS QUE ENSINAM: O QUE SE PODE APRENDER SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES?. In: XV - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 1. p. 1-12.

9.
CITOLIN, C. B.. LINGUAGEM E EMANCIPAÇÃO: UM PROJETO DE (EM) FORMAÇÃO. In: V CINFE - Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 2010, Caxias do Sul. Anais do V CINFE. Caxias do Sul: Editora da UCS, 2010. v. 1. p. 1-13.

10.
CITOLIN, C. B.; Forster, M. M. Santos ; Kasper, Cláudia Andréia . Escola: Lócus de Formação Continuada e de Desenvolvimento Profisional Docente. In: VIII Encontro de Pesquisa Em Ecucação da Região Sul - ANPEDSUL, 2010, Londrina. Anais da ANPEDSUL 2010 - Formação, ética e políticas: Qual pesquisa? Qual Educação?, 2010. v. 1. p. 1-14.

11.
NICOLODI, Suzana Cini Freitas ; CITOLIN, C. B. ; CUNHA, M. I. . O QUE SE PODE APRENDER SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DE TRAJETÓRIAS DOCENTES. In: XII Seminário Internacional de Educação no Mercosul, XI Seminário Interinstitucional - Qualidade na Educação: Gestão e Práticas Educativas Interdisciplinares, 2010, Cruz Alta. XII Seminário Internacional de Educação no Mercosul, XI Seminário Interinstitucional - "Qualidade na Educação: Gestão e Práticas Educativas Interdisciplinares" - ANAIS, 2010. v. 1.

12.
CUNHA, M. I. ; Forster, M. M. Santos ; AZEVEDO, M.A. ; CITOLIN, C. B. ; FELDEN, E. ; NICOLODI, Suzana Cini Freitas . POLÍTICAS EDUCATIVAS EXTERNAS/INTERNAS: IMPACTOS NAS CONCEPÇÕES/AÇÕES DE PROFESSORES/PESQUISADORES COM VISTAS A UM ENSINO DE QUALIDADE. In: X Colóquio Internacional sobre Gestion Universitaria en America del Sur, 2010, Mar del Plata. X Colóquio Internacional sobre Gestion Universitaria en America del Sur, 2010. v. 1. p. 1-12.

13.
CITOLIN, C. B.; Forster, M. M. Santos ; NICOLODI, Suzana Cini Freitas ; AZEVEDO, M.A. . UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: DIÁLOGO E COMPROMISSO SOCIAL. In: X Colóquio Internacional sobre Gestion Universitaria en America del Sur, 2010, Mar del Plata. X Colóquio Internacional sobre Gestion Universitaria en America del Sur, 2010. v. 1. p. 1-9.

14.
CITOLIN, C. B.. Professores de português: alguns ollhares sobre a formação inicial e a prática docente. In: VI Congresso Internacional de Educação - Educação e tecnologia: sujeitos (des) conectados?, 2009, São Leopoldo. VI Congresso Internacional de Educação - Educação e tecnologia: sujeitos (des) conectados?, 2009. v. 1. p. 01-15.

15.
CITOLIN, C. B.. Professores de Português e(m) conflito. In: XIV ENDIPE, 2008, Porto Alegre. XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. v. 1. p. 1-6.

16.
CITOLIN, C. B.. A construção de saberes de professores de Língua Portuguesa referentes a conflitos na escola. In: V Congresso Internacional de Educação Pedagogia (entre) lugares e saberes, 2007, São Leopoldo. V Congresso Internacional de Educação Pedagogia (entre) lugares e saberes. Pelotas: Seiva Editora, 2007. v. 1. p. 1-10.

17.
CITOLIN, C. B.; PALMA, G. . CONFLITOS NA ESCOLA: A INTERMEDIAÇÃO NA AÇÃO E NO DISCURSO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: I Seminário Internacional em Educação: Formação de Professores & III Jornada do PPGE, 2007, Ribeirão Preto. Anais do I Seminário Internacional em Educação: Formação de Professores & III Jornada do PPGE. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2007. v. 1. p. 1-8.

18.
PALMA, G. ; CITOLIN, C. B. . A BUSCA DE UM PROJETO EDUCATIVO EMANCIPATÓRIO - O RESSIGNIFICAR DA SUPERVISÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES.. In: I Seminário Internacional em Educação: Formação de Professores & III Jornada do PPGE, 2007, Ribeirão Preto. Anais do I Seminário Internacional em Educação: Formação de Professores & III Jornada do PPGE. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2007. v. 1. p. 1-8.

19.
SCHMITZ, T. ; LIMA, S. D. ; CITOLIN, C. B. . O significado social do pensamento freireano para a educação. In: 8° Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2006, Passo Fundo. Anais do 8° Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Passo Fundo: UPF, 2006. v. 1. p. 1-5.

20.
CITOLIN, C. B.. ORKUT - Linguagem virtual para discutir os conflitos da escola real?. In: II Encontro Nacional de Línguas e Literatura, 2006, Novo Hamburgo. Anais do II ENALLI. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2006. v. 1. p. 1-8.

21.
CITOLIN, C. B.; LIMA, S. D. ; SCHMITZ, T. . Intermediação de conflitos. In: 8° Seminário Nacional de Pedagogia Universitária, 2006, Porto Alegre. Anais do 8° Seminário Nacional de Pedagogia Universitária. Porto Alegre: PUCRS, 2006. v. 1. p. 1-5.

22.
CITOLIN, C. B.; LIMA, S. D. ; SCHMITZ, T. . Intermediação de conflitos em ambientes escolares. In: II Semana Científica UNILASALLE, 2006, Canoas. II Semana Científica UNILASALLE. Canoas: UNILASSALE, 2006. v. 1. p. 1-5.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BOHN CITOLIN, CRISTINA; ZORZI, F. . FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO DE DOCENTES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO NO CONTEXTO DE UM INSTITUTO FEDERAL. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá. Anais do XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016. v. 1.

2.
ZORZI, Fernanda ; BOHN CITOLIN, CRISTINA . PLI E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: IMPACTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO NO CONTEXTO DE UM INSTITUTO FEDERAL. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá. Anais do XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016. v. 1.

3.
CITOLIN, C. B.. Discursos Entrecruzados. In: III Congresso Internacional das Linguagens, 2006, Erechim. Congresso Internacional das Linguagens - Leituras e Leitores : Olhares Multiculturais. Erechim: URI, 2006. v. 1. p. 124-124.

Apresentações de Trabalho
1.
Forster, M. M. Santos ; AZEVEDO, M.A. ; CITOLIN, C. B. . A DISSOCIAÇÃO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CITOLIN, C. B.; MASCHIO, A. M. J. . Eu falo, vos hablás: diálogos na Fronteira da Paz. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MASCHIO, A. M. J. ; CITOLIN, C. B. . A literatura como elo de estudos linguísticos e culturais em cursos binacionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CITOLIN, C. B.; NICOLODI, Suzana Cini Freitas . FRONTEIRA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ACESSO E INCLUSÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FELDEN, E. ; CITOLIN, C. B. . ENSINO-PESQUISA: A ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA NA UNIVERSIDADE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CITOLIN, C. B.; MASCHIO, A. M. J. . Ensino do português na fronteira da paz: desafios de um curso binacional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MASCHIO, A. M. J. ; CITOLIN, C. B. . A literatura no ensino binacional da fronteira da paz. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, Alessandro de Souza. ; MASCHIO, A. M. J. ; CITOLIN, C. B. . Educação binacional na fronteira da paz. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CITOLIN, C. B.; NICOLODI, Suzana Cini Freitas ; RODRIGUES, Heloiza . UMA REFLEXÃO COLETIVA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SUL DO BRASIL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CITOLIN, C. B.; Forster, M. M. Santos ; Kasper, Cláudia Andréia . Escola: lócus de formação continuada e de desenvolvimento profissional docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CITOLIN, C. B.. Professores de Português em Conflito. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CITOLIN, C. B.; PALMA, G. . CONFLITOS NA ESCOLA; A INTERMEDIAÇÃO NA AÇÃO E NO DISCURSO DE PROFESSORES DE LÍNHUA PORTUGUESA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
PALMA, G. ; CITOLIN, C. B. . A BUSCA DE UM PROJETO EDUCATIVO EMANCIPATÓRIO - O RESSIGNIFICAR DA SUPERVISÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CITOLIN, C. B.. A CONSTRUÇÃO DE SABERES DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA REFERENTES A CONFLITOS NA ESCOLA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CITOLIN, C. B.; LIMA, S. D. ; SCHMITZ, T. . "Intermediação de Conflitos em Ambientes Escolares". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CITOLIN, C. B.. A construção de saberes de professores de Língua Portuguesa referentes a conflitos na escola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CITOLIN, C. B.; SCHMITZ, T. ; LIMA, S. D. . Intermediação de conflitos em ambientes escolares - Diversidade Cultural. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
LIMA, S. D. ; SCHMITZ, T. ; CITOLIN, C. B. . A ética na formação do educador da educação básica brasileira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, Alessandro de Souza. ; CITOLIN, C. B. . Relatório de Gestão - IFSul Campus Avançado de Santana do Livramento. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
Forster, M. M. Santos ; CITOLIN, C. B. . Coordenação de sessão de apresentações orais do Grupo de Trabalho - Trabalho docente. 2011. (Coordenação de sessão de apresentações orais - VII Congresso Internacional ? UNISINOS).

2.
CITOLIN, C. B.. Avaliação Ad Hoc trabalhos no VII Congresso Internacional de Educação UNISINOS. 2011. (Avaliação Ad Hoc trabalhos).

3.
CITOLIN, C. B.; NICOLODI, Suzana Cini Freitas . A escola e o mundo digital. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CITOLIN, C. B.. Revisão ortográfica do ?Projeto de Transposição e Desenvolvimento de Conteúdos a serem Disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem ? AVA - da Rede Sesi Virtual?. 2009. (Revisão ortográfica (português) de questões AVA - SESI Virtual).

5.
CITOLIN, C. B.. Revisão ortográfica (português) do guia do Educador - específico por disciplina. 2009. (Revisão ortográfica (português) do guia do educador - AVA - SESI Virtual).

6.
CITOLIN, C. B.. Coordenação de sessão de apresentações orais do Grupo de Trabalho VI - Universidade e escola: espaços de formação inicial e continuada. 2009. (Coordenação de sessão de apresentações orais - VI Congresso Internacional - UNISINOS).

7.
CITOLIN, C. B.. Revisão ortográfica do ?Projeto de Transposição e Desenvolvimento de Conteúdos a serem Disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem ? AVA - da Rede Sesi Virtual?. 2009. (Revisão ortográfica (português) de temas elaborados para o AVA - SESI Virtual).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
MARTINS, Silvana Neumann; CITOLIN, C. B.; SILVA, Jaqueline Silva da. Participação em banca de Juraciara Paganella Peixoto. CONTRIBUIÇÕES DO PARFOR NA MELHORIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

2.
LOPEZ, Daniel de Queiroz; WERLE, Flávia Obino Correa; CITOLIN, C. B.. Participação em banca de Cristiane da Silva Antonioli. A GESTÃO ESCOLAR E SEU PAPEL INOVADOR: O CASO DA REDE MUNICIPAL DE DOIS IRMÃOS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BALZAN, C. F. P.; BOLSON, J. B.; BOHN CITOLIN, CRISTINA. Participação em banca de Tânia Mari Theodoro da Rosa Corso.A dislexia presente no cenário da aquisição da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
BOHN CITOLIN, CRISTINA; BOLSON, J. B.; CRISTOFOLI, C. G.. Participação em banca de Débora Kátia Dornelles.Inclusão escolar: um olhar sobre práticas pedagpogicas de uma professora de sala de recursos multifuncional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
PALMA, G.; BOHN CITOLIN, CRISTINA; RODRIGUES, LOLA. Participação em banca de Maria Caravágio Zatt.Educação Infantil: contribuições para a realização de práticas positivas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

4.
LOUSADA, V. L.; BOHN CITOLIN, CRISTINA; CRISTOFOLI, C. G.. Participação em banca de Carmen Maria Dalcin Salvagni.Educação para o pensar: um breve estudo sobre uma prática educativa de filosofia com crianças. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

5.
DEBOM, C. R.; BOHN CITOLIN, CRISTINA; REBEQUE, P.. Participação em banca de Daiane Secco.A investigação de modelos formativos docentes em um curso de formação inicial de professores de Física. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

6.
DEBOM, C. R.; BOHN CITOLIN, CRISTINA; OLIVEIRA, A.. Participação em banca de Solange Maria Fossa.Estudo de possíveis representações sociais de professores de ciências e geografia de nível fundamental acerca do tema Astronomia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

7.
CITOLIN, C. B.; PALMA, G.; Daiane Grassi. Participação em banca de Márcia Longhi Barbieri.De creche à escola de Educação Infantil: concepções de professoras e atendentes de uma escola de Educação Infantil do município de Bento Gonçalves. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

8.
PALMA, G.; CITOLIN, C. B.; Daiane Grassi. Participação em banca de Custódia Armani.O coordenador pedagógico: desafios do cotidiano escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

9.
CAMARGO, E. C.; CITOLIN, C. B.; PALMA, G.. Participação em banca de Leila Dl Omo Barbosa.O futuro da docência: percepções dos alunos de Ensino Médio do município de Nova Prata sobre a profissão docente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

10.
CITOLIN, C. B.; PALMA, G.; RODRIGUES, LOLA. Participação em banca de Sônia Brandina Malvessi.Contação de Histórias na Educação Infantil: práticas para a formação do leitor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

11.
PALMA, G.; CITOLIN, C. B.. Participação em banca de Alessandra Daniela Buffon.Saberes docentes na formação de professores em ensino de Ciências.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

12.
PALMA, G.; CITOLIN, C. B.. Participação em banca de Milene Rodrigues Martins.A Física Moderna Contemporânea e os seus Impactos na Aprendizagem de um Grupo de Alunos do Ensino Médio - desafios e possibilidades. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CITOLIN, C. B.; ECKERT, K.; ROHRIG, M.. Professor Substituto - área de Letras - Português/ Literatura Brasileira. 2017.

2.
CITOLIN, C. B.; BALZAN, C. F. P.; MOLON, Lilian Carla. Professor Substituto de Língua Portuguesa. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
PEIXOTO, J. P.; BALZAN, C. F. P.; CITOLIN, C. B.. Seleção de professor pesquisador Parfor. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

4.
CITOLIN, C. B.; ZORZI, Fernanda; MENEGOTTO, Daniela Brun. Concurso Público para Docente Efetivo do IFRS - área Pedagogia. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Outras participações
1.
LOUSADA, V. L.; ZORZI, Fernanda; CITOLIN, C. B.. Seleção de alunos do curso de Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
CITOLIN, C. B.; BALZAN, C. F. P.; SILVA, Heilande F. P. da. Seleção de alunos do curso de Especialização em Educação, Ciência e Contemporaneidade. 2014.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum das Licenciaturas: As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores e a Identidade dos Cursos de Licenciatura do IFRS. 2016. (Outra).

2.
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO DE DOCENTES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO NO CONTEXTO DE UM INSTITUTO FEDERAL. 2016. (Encontro).

3.
6º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação C Comparada a.O assessoramento pedagógico em quatro universidades comunitárias no Rio Grande do Sul. 2014. (Encontro).

4.
Reunião Geral de Coordenadores do Programa Licenciaturas Internacionais. 2014. (Outra).

5.
VIII Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria y de Nivel Superior. Desenvolvimento profissional docente: a pedagogia universitária em universidades comunitárias gaúchas. 2014. (Congresso).

6.
VIII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS e III. Currículo e avaliação na área de línguas em cursos técnicos binacionais. 2013. (Congresso).

7.
I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la Integración en el Conosur.Eu falo, vos hablás: diálogos na Fronteira da Paz. 2011. (Encontro).

8.
II Fórum Binacional de Educação Técnica na Fronteira. 2011. (Outra).

9.
I Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais.Ensino do português na fronteira da paz: desafios de um curso binacional. 2011. (Seminário).

10.
VII Congresso Internacional de Educação UNISINOS. Fronteira e Educação Profissional: acesso e inclusão. 2011. (Congresso).

11.
II Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia - El acompañamiento a los docentes noveles: práticas y concepciones. UMA REFLEXÃO COLETIVA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SUL DO BRASIL.. 2010. (Congresso).

12.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEDSUL.Escola: lócus de formação continuada e de desenvolvimento profissional docente. 2010. (Encontro).

13.
XV - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais.TRAJETÓRIAS QUE ENSINAM: O QUE SE PODE APRENDER SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES?. 2010. (Encontro).

14.
Seminário Internacional de Educação Superior na Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP. 2009. (Seminário).

15.
Encontro Literário : Redescobrindo Machado de Assis. 2008. (Oficina).

16.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Professores de Português em Conflito. 2008. (Encontro).

17.
I Seminário Internacional em Educação: Formação de Professores.Conflitos na escola: intermediação na ação e no discurso de professores de Língua Portuguesa. 2007. (Seminário).

18.
V Congresso Internacional de Educação - Pedagogias (entre) lugares e saberes. A construção de saberes de professores de Língua Portuguesa referentes a conflitos na escola. 2007. (Congresso).

19.
V Seminário Nacional de Pedagogia Universitária - Educação Superior: desafios e perspectivas dos grupos depesquisa no contexto acadêmico.. 2007. (Seminário).

20.
XII Jornada Nacional de Literatura. 2007. (Outra).

21.
2ª Reunião Regional da SBPC/RS. 2006. (Encontro).

22.
8° Fórum Leituras de Paulo Freire.O significado social do pensamento de Paulo Freire. 2006. (Encontro).

23.
Encontro Nacional de Língua e LIteratura.Orkut - linguagem virtual para discutir os conflitos da escola real?. 2006. (Encontro).

24.
Fórum De Educação 2006 - Escutas, imagens e narrativas na Contemporaneidade. 2006. (Outra).

25.
II Encontro Estadual de Educação Básica."Intermediação de Conflitos em Ambientes Escolares". 2006. (Encontro).

26.
II Encontro Nacional de Línguas e Literatura.Orkut - linguagem virtual para discutir a escola real?. 2006. (Encontro).

27.
III Congresso Internacional das Linguagens. Discursos Entrecruzados. 2006. (Congresso).

28.
IV Seminário Nacional de Pedagogia Universitária.Intermediação de conflitos em ambientes escolares. 2006. (Seminário).

29.
IX Seminário Internacional de Educação Feevale. 2006. (Seminário).

30.
X Seminário Internacional de Educação no Mercosul.A ética na formação do educador da educação básica brasileira. 2006. (Seminário).

31.
Encontro Nacional de Língua e Literatura. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MASCHIO, A. M. J. ; CITOLIN, C. B. ; CORREA, Neuza . II Fórum de Educação Técnica na Fronteira. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Thaís Schulz. A participação no PIBID e no PET como vetores da qualidade na formação e carreira de egressos do curso de Matemática. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática na Educação Básica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Cristina Bohn Citolin.

2.
Cristiane Rizzi. PET Matemática:a formação continuada analisada por professores da rede municipal. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática na Educação Básica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Cristina Bohn Citolin.

3.
Leidi Simonini. O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas Pedagógicas consideradas bem-sucedidas. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática na Educação Básica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Cristina Bohn Citolin.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Débora Kátia Dornelles. Inclusão escolar: um olhar sobre práticas pedagpogicas de uma professora de sala de recursos multifuncional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Cristina Bohn Citolin.

2.
Márcia Longhi Barbieri. De creche à escola de Educação Infantil: concepções de professoras e atendentes de uma escola de Educação Infantil do município de Bento Gonçalves. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Cristina Bohn Citolin.

3.
Sônia Brandina Malvessi. Contação de Histórias na Educação Infantil: práticas para a formação do leitor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Cristina Bohn Citolin.



Outras informações relevantes


Aprovações em concursos públicos: 
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-FB) (2009) - 2º lugar. Cargo: Professor Assistente do Ensino Superior. Área: Letras/ Educação.
- Universidade Federal da Fronteira Sul (2009). Cargo:Técnico em Assuntos Educacionais.
- Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Santa Catarina (2010). Cargo: Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Área: Língua Portuguesa.



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