Christian Lindberg Lopes do Nascimento

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  • Última atualização do currículo em 26/12/2018


Possui graduação em Filosofia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutor em Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor do Departamento de Filosofia da UFS, colaborador do Mestrado Profissional em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Programa de Pós-graduação em Filosofia (UFS). Integra o BASis, banco de avaliadores do SINAES/INEP. Coordena o programa Residência Pedagógica do curso de Filosofia (UFS). É membro do GT Filosofar e ensinar a filosofar da ANPOF e do Grupo de Ética e Filosofia Política (UFS). É membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE) e sócio da Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação (ALFE). Desenvolve pesquisas nas áreas de: Ensino da Filosofia, Filosofia da Educação e Ética e Filosofia Política. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Christian Lindberg Lopes do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, C.L.L.;NASCIMENTO, CHRISTIAN LINDBERG LOPES DO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Sergipe, Centro de Educação de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.
Avenida Marechal Rondon, S/n
Jardim Rosa Elze
49100000 - São Cristóvão, SE - Brasil
Telefone: (79) 21056737
URL da Homepage: http://www.ufs.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Ciência e Religião nos escritos educacionais de John Locke: a formação moral da criança, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Lídia Maria Rodrigo.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Ciência, Religião; Locke; Formação; Criança.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: Locke e a formação do gentleman,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Antônio Carlos dos Santos.
Coorientador: Edmilson Menezes Santos.
Palavras-chave: Locke-liberalismo-filosofia da educação-formação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2007
Especialização em Magistério Superior.
Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
Título: Rousseau e a primeira infância.
Orientador: Prof. MsC. Antônio Bitencourt Júnior.
1997 - 2006
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: Locke e a educação política do gentleman.
Orientador: Antônio Carlos dos Santos.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ensino de Filosofia.


Formação Complementar


2018 - 2018
Curso Fotografia para Eventos. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso Livre de Teoria Crítica. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Marx,Weber e os intelectuais Marxistas Weberianos. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Seminário especial: Foucault e a educação. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
Mini-curso: Entre o velho e o novo. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
Mini-curso: Fenomenologia. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2007 - 2007
Formação de professores para o EJA. (Carga horária: 112h).
Instituto Federal de Sergipe, IFS, Brasil.
2006 - 2006
Mini-curso: Locke e a educação. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2005 - 2005
Mini-curso: reflexão sobre educação e a política. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2005 - 2005
Mini-curso: Ética e Filosofia Política. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2004 - 2004
Mini-curso Estética. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Conselheiro Universitário, Enquadramento Funcional: Conselheiro, Carga horária: 0
Outras informações
representante discente no Conselho Universitário

Atividades

12/2017 - Atual
Ensino, Mestrado em Filosofia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da História e Modernidade
11/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Filosofia, .

11/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

Cargo ou função
Colegiado do Curso de Filosofia.
04/2018 - 09/2018
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado III
Introdução à Filosofia
11/2017 - 03/2018
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Filosofia II
Estágio Supervisionado em Filosofia IV
Filosofia da Eduacação
Tópicos especiais em Ética
Tópicos especiais em Filosofia Política
06/2017 - 10/2017
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Filosofia I
Estágio Supervisionado em Filosofia III
Introdução à Metodologia Científica
Tópicos especiais em Ética
12/2016 - 05/2017
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
Estágio Supervisionado IV
Filosofia da Educação
07/2016 - 11/2016
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado III
Introdução à Filosofia
Tópicos especiais em Filosofia Política
02/2016 - 05/2016
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
Estágio Supervisionado IV
Filosofia da Educação
11/2015 - 12/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado III
11/2004 - 04/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Representante discente do Conselho Universitário.

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador
Outras informações
Participação no Programa de Pós-graduação em Ensino de Filosofia na condição de colaborador.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2012 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Pesquisador do Grupo Senso.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do doutorado.


Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe, FANESE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia e ética na Administração

Colégio de Aplicação - UFS, CODAP/UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Filosofia

Atividades

04/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
04/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia

Faculdade Tobias Barreto, FTB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
A Faculdade Tobias Barreto foi adquirida, no final do ano de 2011, pela Faculdade Maurício de Nassau.

Atividades

01/2010 - 01/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e ética profissional
Ciências Sociais
Sociologia aplicada à Administração
04/2009 - 01/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
Sociologia da Educação
07/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Tobias Barreto, .

Cargo ou função
Representante docente.

Instituto Federal de Sergipe, IFS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Professor do ensino médio e superior.

Atividades

02/2007 - 11/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
11/2006 - 11/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Técnica Federal de Sergipe, Coordenadoria de Turismo.

Linhas de pesquisa
Sociedade e Natureza
11/2006 - 11/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia da Matemática
Filosofia da Educação
02/2007 - 08/2007
Outras atividades técnico-científicas , Escola Técnica Federal de Sergipe, Escola Técnica Federal de Sergipe.

Atividade realizada
Supervisor de Estágio e TCC.
11/2006 - 08/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Fundamentos sócio-filosóficos
11/2006 - 11/2006
Ensino, Gestão em Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
Introdução à Sociologia
Política I
Política II

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Técnico educacional, Carga horária: 8
Outras informações
Realizar a avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR/FNDE), no estado de Sergipe.

Atividades

07/2009 - 05/2010
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Básica, .

Serviço realizado
Técnico educacional (PAR/SE).

Colégio Nossa Escola, NOSSA ESCOLA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Ministra a disciplina de Filosofia para o ensino fundamental maior.


Prefeitura Municipal de Aracaju, PMA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo Comissionado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo Comissionado, Carga horária: 40

Atividades

3/2005 - 12/2005
Direção e administração, Secretária de Governo, Gabinete da Secretária de Governo.

Cargo ou função
Cargo administrativo.
9/2003 - 3/2005
Direção e administração, Vice Prefeitura, Gabinete do Vive Prefeito.

Cargo ou função
Cargo administrativo.


Linhas de pesquisa


1.
Filosofia da história e modernidade
2.
Sociedade e Natureza


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A Filosofia e o seu ensino: métodos e práticas
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa investigar a utilização dos mais variados recursos didáticos para se ensinar Filosofia, considerando as diversas abordagens metodológicas existentes para o seu ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Christian Lindberg Lopes do Nascimento - Coordenador / SAMARA GABRIELLE MENESES ARAGAO - Integrante / LETICIA NASCIMENTO ALVES - Integrante / Maria de Fatima Pires Raposo de Matos Souza - Integrante.Número de orientações: 3
2016 - 2018
Da formação docente ao docente formador: o ensino de Filosofia em Sergipe
Descrição: O presente projeto procura investigar o perfil do docente de Filosofia no estado de Sergipe..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Christian Lindberg Lopes do Nascimento - Coordenador.Número de orientações: 4
2015 - 2018
Educação e política em John Locke
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa estabelecer uma ponte entre a moral e o pensamento político de John Locke. Para tanto, será considerada a reflexão que ele desenvolveu em torno da moral, da epistemologia e da religião..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Christian Lindberg Lopes do Nascimento - Coordenador.Número de orientações: 6
2012 - 2015
Ciência e religião nos escritos educacionais de John Locke: a formação moral da criança
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem o propósito de investigar o impacto do ensino da ciência e do ensino da religião na formação moral na criança, fazendo o recorte a partir dos escritos educacionais de John Locke, sem deixar de considerar as demais obras deste filósofo. Para tanto, iremos examinar os referenciais teóricos que influenciaram o autor do Ensaio sobre o entendimento humano, como o ceticismo de Montaigne e o realismo baconiano inglês, bem como a contribuição reformista para a educação. Do ponto de vista da teoria educacional de Locke, trata-se de problematizar a relação, em princípio controversa, que o autor estabelece entre o ensino da ciência e o ensino da religião para produzir determinada formação moral. A pesquisa trabalha com a hipótese de que, com esse tipo de formação moral, o autor visa a constituição de uma sociedade cristã, considerada por ele como a única capaz de preservar os preceitos do contrato social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Christian Lindberg Lopes do Nascimento - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2009 - 2011
Locke: entre a ciência e a religião
Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar as bases do epistemológicas, políticas, religiosas e educativas de John Locke. Para tanto, será considerada as influências do Renascimento, da Reforma Religiosa e da Revolução científica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Sociedade e Natureza
Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar as contribuições filosóficas e sociológicas no debate sobre o meio ambiente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Christian Lindberg Lopes do Nascimento - Coordenador / SOUZA, Karoline Ketilin Moura - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2018
Avaliação e ensino da Filosofia
Descrição: A presente proposta de projeto de extensão tem como objetivo realizar um curso de capacitação para os profissionais que lecionam Filosofia na rede pública estadual de Sergipe. Do ponto de vista operacional, esta capacitação consistirá em cursos focados na Avaliação em Filosofia, enfatizando a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na construção da relação entre ensino-aprendizagem-avaliação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Christian Lindberg Lopes do Nascimento - Coordenador / EDILENE NUNES SOARES SANTOS - Integrante.Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão - UFS - Bolsa.
2016 - 2017
Metodologia do ensino da Filosofia para professores da rede pública estadual
Descrição: A presente proposta de projeto de extensão tem como objetivo realizar um curso de capacitação para os profissionais que lecionam Filosofia na rede pública estadual de Sergipe. O interesse de promover esta capacitação surge com base nos dados quantitativos da realidade sergipana. Dos 364 docentes que ministram esta disciplina, cerca de 18,95% têm formação específica, sendo os demais formados em outras áreas do conhecimento. Esta realidade não difere da nacional, onde 21,8% dos professores de Filosofia têm formação específica. Esta proposta se insere na nova política nacional de formação continuada, estabelecida em 2015 por meio do Parecer nº 02/2015 do Conselho Nacional de Educação (CNE). Do ponto de vista operacional, esta capacitação consistirá em cursos focados na exposição das metodologias específicas para o ensino da Filosofia e que são mais frequentes em nosso país, a saber: a Abordagem Histórica, a Temática e a Problemática. Para o cumprimento do objetivo aqui proposto, a oferta da capacitação respeitará a divisão organizacional da Secretaria Estadual de Educação (SEED), ou seja, haverá uma capacitação nas 9 (nove) Diretorias Regionais de Ensino (DRE?s) e na Diretoria de Ensino de Aracaju (DEA)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Christian Lindberg Lopes do Nascimento - Coordenador / EDILENE NUNES SOARES SANTOS - Integrante / ANANIAS SANTOS - Integrante.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Projeto Residência Pedagógica - Filosofia
Descrição: O Programa Residência Pedagógica ? Subprojeto Filosofia será aplicado pelos 24 (vinte) discentes, divididos nas 3 (três) escolas públicas estaduais contempladas. Cada uma contará com o quantitativo de discentes necessários para desenvolver as seguintes ações: 1) Potencializar a produção de textos com o incremento de conteúdos filosóficos e das ferramentas textuais inerentes à Filosofia; 2) Adequar os conteúdos filosóficos contidos na legislação federal às habilidades e competências estabelecidas pela BNCC/EM, especialmente as da área Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e suas tecnologias; 3) Promover atividades que colaborem com a assimilação das habilidades e competências contidas na BNCC/EM no ambiente escolar; 4) Criação de material didático especializado para o ensino da Filosofia; 5) Vivenciar um período de regência na escola..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Agência de fomento, Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Formação inicial ou continuada de professores, Projetos de curso, Aprendizagem por projetos, Integração social(escola, familia, comunidade), Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: 1. Aperfeiçoar a formação dos discentes do curso de Filosofia (licenciatura); 2. Fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a UFS, via Departamento de Filosofia, e a educação básica; 3. Adequar o ensino da Filosofia as habilidades e competências contidas na Base Nacional Comum Curricular do ensino médio (BNCC/EM); 4. Fortalecer, a partir das ferramentas da Filosofia, a construção textual..
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Christian Lindberg Lopes do Nascimento - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética e Filosofia Política.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ensino de Filosofia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NASCIMENTO, C.L.L.;NASCIMENTO, CHRISTIAN LINDBERG LOPES DO2018 NASCIMENTO, C.L.L.. Locke e direito dos pobres. CADERNOS ESPINOSANOS (USP), v. 38, p. 89-106, 2018.

2.
NASCIMENTO, C.L.L.2018 NASCIMENTO, C.L.L.. A docência em Filosofia no contexto da profissão docente no país: aspectos conjunturais e reflexão filosófica. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 10, p. 310-330, 2018.

3.
NASCIMENTO, C.L.L.2018NASCIMENTO, C.L.L.. Método e educação em John Locke. IXTLI - REVISTA LATINOAMERICANA DE FILOSOFIA DE LA EDUCACIÓN, v. 5, p. 95-107, 2018.

4.
NASCIMENTO, CHRISTIAN LINDBERG LOPES DO2017 NASCIMENTO, CHRISTIAN LINDBERG LOPES DO. O DIREITO EM JOHN LOCKE. Sapere Aude (Belo Horizonte. Impresso), v. 8, p. 429-442, 2017.

5.
NASCIMENTO, C.L.L.2017 NASCIMENTO, C.L.L.. Democracia e formação docente em filosofia. REVISTA FERMENTARIO, v. 1, p. 1-12, 2017.

6.
NASCIMENTO, C.L.L.2015NASCIMENTO, C.L.L.. Anti-Dühring. Cadernos do Tempo Presente / UFS, v. 1, p. 112-114, 2015.

7.
NASCIMENTO, C.L.L.2015NASCIMENTO, C.L.L.. A moral lockeana nos manuscritos de 1660 até 1688. KÍNESIS (MARÍLIA), v. 7, p. 1-14, 2015.

8.
NASCIMENTO, C.L.L.;NASCIMENTO, CHRISTIAN LINDBERG LOPES DO2014NASCIMENTO, C.L.L.. Ciência, religião e educação: Locke leitor de Bacon. Revista Pesquisa em Foco em Educação e Filosofia, v. 7, p. 1-14, 2014.

9.
NASCIMENTO, C.L.L.2014NASCIMENTO, C.L.L.. Locke e a formação do gentleman. IXTLI - REVISTA LATINOAMERICANA DE FILOSOFIA DE LA EDUCACIÓN, v. 1, p. 239-256, 2014.

10.
NASCIMENTO, C.L.L.2012NASCIMENTO, C.L.L.. Locke e o sentido da formação educacional. PERI, v. 4, p. 17-34, 2012.

11.
NASCIMENTO, C.L.L.2011NASCIMENTO, C.L.L.. Locke e a educação do magistrado. GRIOT, v. 4, p. 33-43, 2011.

12.
NASCIMENTO, C.L.L.;NASCIMENTO, CHRISTIAN LINDBERG LOPES DO2006NASCIMENTO, C.L.L.. Locke leitor de Platão. Caderno de Cultura do Estudante (UFS), v. 1, p. 159-163, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
NASCIMENTO, C.L.L.. Ciência e religião nos escritos educacionais de John Locke: a formação moral da criança. In: Battisti, César Augusto (Org.). (Org.). Filosofia do século XVII. 1ed.São Paulo: ANPOF, 2017, v. 1, p. 297-310.

2.
NASCIMENTO, C.L.L.; SOUZA, K. K. M. . Estado, sociedade civil e a questão ambiental: um estudo introdutório. In: SOARES, M.J.N.; SOUZA, R.R.; SOUZA, R.M. (et. al). (Org.). Questão ambiental e desenvolvimento econômico: contribuições técnicas e defaios contemporâneos. 1ed.Aracaju: EdUFS, 2010, v. , p. 177-186.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NASCIMENTO, C.L.L.; CARNEIRO, S. R. G. . BNCC: A experiência fragmentada do saber e o ensino de Filosofia. Boletim da ANPOF, 17 abr. 2018.

2.
NASCIMENTO, C.L.L.; FIGUEIRAS, D. A. . Uma onda de discursos, verdades e ideias.. Revista Filosofia: Ciência & Vida, São Paulo, p. 35 - 43, 01 fev. 2017.

3.
NASCIMENTO, C.L.L.. Família e poder paterno: (des)construindo conceitos em tempos de projeto Escola sem partido. Jornal Pensar a educação em pauta, 09 set. 2016.

4.
NASCIMENTO, C.L.L.. Escola sem partido: a nova fase do conservadorismo na educação. Pensar a educação, 06 maio 2016.

5.
NASCIMENTO, C.L.L.. PNE e a expansão das universidades federais. Jornal Pensar a educação em pauta, 04 dez. 2015.

6.
NASCIMENTO, C.L.L.. Ética e responsabilidade social: uma breve reflexão no pensamento aristotélico. Faculdade Maurício de Nassaú, Recife-PE, 12 set. 2008.

7.
NASCIMENTO, C.L.L.. Ensino de Filosofia: uma necessidade da democracia. Jornal Cinform, Aracaju-SE, p. 02 - 02, 30 out. 2006.

8.
NASCIMENTO, C.L.L.. Será que é tragédia?. Jornal Cinform, Aracaju-SE, 25 maio 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, C.L.L.. Ciência e Religião nos escritos educativos de John Locke. In: Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea, 2015, Toledo. Anais do XIX Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea. Toledo: EdUNIOESTE, 2015. p. 228-234.

2.
NASCIMENTO, C.L.L.. Locke e o conceito de formação. In: 5º Congresso SOFELP: Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa, 2015, Campinas. Anais do 5º Congresso da SOFELP, 2015. p. 291-303.

3.
NASCIMENTO, C.L.L.. A influência de Montaigne no pensamento educativo de John Locke. In: V Seminário Internacional de Filosofia da Educação, 2014, Passo Fundo (RS). Anais do evento. Passo Fundo (RS): EdUPF, 2014. p. 01-14.

4.
NASCIMENTO, C.L.L.. Locke e a formação do gentleman. In: 2º Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação, 2013, Montevidéu. Anais do 2º Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação, 2013. p. 1-9.

5.
NASCIMENTO, C.L.L.. Infância e educação no limiar da Modernidade. In: VII Colóquio Internacional 'Educação e contemporaneidade', 2013, Aracaju. Anais do VII Colóquio Internacional 'Educação e contemporaneidade', 2013. p. 1-8.

6.
NASCIMENTO, C.L.L.. Da crítica ao filosofar: conteúdos educativos, método e educação em Platão. In: VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2012, Rio de Janeiro. Filosofar: aprender e ensinar. Rio de Janeiro: Autêntica, 2012.

7.
NASCIMENTO, C.L.L.. Locke e as bases modernas para o curriculo escolar. In: Seminário o Núcleo de Pós-graduação em Educação e a Pesquisa Educacional, 2009, São Cristovão. CD-Rom do Seminário o Núcleo de Pós-graduação em Educação e a Pesquisa Educacional, 2009.

8.
NASCIMENTO, C.L.L.. A responsabilidade com o educar: uma breve incursão no pensamento de John Locke. In: VI Semana Nacional de Educação, 2008, São Cristovão. Anais da VI Semana Nacional de Educação, 2008.

9.
NASCIMENTO, C.L.L.; SOUZA, Karoline Ketilin Moura . Estado, sociedade civil e a questão ambiental: um estudo introdutório. In: II Seminário Desenvolvimento Regional e Local, 2008, São Cristovão. Anais do II Seminário Desenvolvimento regional e local, 2008.

10.
NASCIMENTO, C.L.L.. A filosofia da infância em Locke. In: IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, 2008, Rio de Janeiro. Cd-Rom do IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação. Rio de Janeiro, 2008.

11.
NASCIMENTO, C.L.L.. Moral e educação em John Locke. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju. Anais do V Congresso Brasileiro de História da Educação. São Cristõvão/Aracaju: EdUFS/EdUNIT, 2008. p. 01-12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, C.L.L.. Ensaio sobre a democracia. In: IV Colóquio Nacional de Ética e Filosofia Política da UFS, 2018, Aracaju. Caderno de resumos - IV Colóquio Nacional de Ética e Filosofia Política da UFS. São Cristóvão: EdUFS, 2018. p. 41-43.

2.
NASCIMENTO, C.L.L.. Os dilemas contemporâneos da pesquisa em educação. In: 3º Salão Nacional de Divulgação Científica, 2013, Recife. Anais da Mostra Nacional do 3º Salão Nacional de Divulgação Científica. v. 1. p. 51-52.

3.
NASCIMENTO, C.L.L.. Ciência e religião nos escritos educacionais de John Locke: a formação moral da criança. In: VIII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento, 2012, Campinas. Caderno de resumos. Campinas: EdUNICAMP, 2012. p. 22-23.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, C.L.L.. A desigualdade em Locke e Marx. In: XIX Semana de Filosofia da UFS, 2018, São Cristóvão. Caderno de Resumos. Aracaju: J. Andrade, 2019. p. 21-21.

2.
NASCIMENTO, C.L.L.; OLIVEIRA, J. V. S. ; PRADO, A. E. F. ; ALMEIDA, R. S. ; BARBOSA, A. M. . O perfil do docente de Filosofia em Sergipe: o caso das escolas públicas estaduais. In: VII Feira Científica de Sergipe, 2017, Aracaju. Livro de resumos. São Cristóvão: EdUFS, 2017. p. 243-243.

3.
NASCIMENTO, C.L.L.. Conhecimento e linguagem em John Locke. In: VII Colóquio Conhecimento & Ciência, 2015, São Cristóvão. Anais do VII Colóquio Conhecimento e Ciência, 2015. p. 12.

4.
NASCIMENTO, C.L.L.. Ciência e Religião nos escritos educativos de John Locke. In: XIX Simpósio de Moderna e Contemporânea, 2015, Toledo. Anais do XIX Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea. Toledo: EdUNIOESTE, 2015. p. 61.

5.
NASCIMENTO, C.L.L.. Ciência e religião nos escritos educacionais de John Locke: a formação moral da criança. In: XVI Semana de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe, 2015, São Cristóvão. As paixões: Caderno de resumos. São Cristóvão: EdUFS, 2015. p. 6-6.

6.
NASCIMENTO, C.L.L.. Ciência e religião nos escritos educacionais de John Locke: a formação moral da criança. In: XVI Semana de Filosofia da UFS, 2015, São Cristóvão. Caderno de resumos : XVI Semana de Filosofia. São Cristóvão: EdUFS, 2015.

7.
NASCIMENTO, C.L.L.. Educação e moral nos escritos de Locke e de Rousseau. In: I Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau, 2014, São Luís. Caderno de resumos. São Luís: EdUFMA, 2014. p. 37-38.

8.
NASCIMENTO, C.L.L.. A moral entre a Ciência e a Religião nos primeiros escritos de John Locke. In: Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UNESP, 2014, Marília - SP. Caderno de resumos: Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UNESP, 2014. p. 38-39.

9.
NASCIMENTO, C.L.L.. Locke e a formação do gentleman. In: 2º Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação, 2013, Montevidéu. Anais do 2º Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação, 2013. p. 22.

10.
NASCIMENTO, C.L.L.. Experiência e educação em John Locke. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação, 2013, Ouro Preto. Caderno de Resumos - ENPEFFE 2013, 2013. v. 1. p. 20.

11.
NASCIMENTO, C.L.L.. Aspectos congruentes de Calvino no pensamento educativo de John Locke. In: VII Semana de Educação - UNICAMP, 2013, Campinas. Caderno de resumos, 2013. p. 39-39.

12.
NASCIMENTO, C.L.L.. Estado secular X Estado eclesiástico: um diálogo 'imaginário' entre Calvino e Locke. In: XVII Congresso Interamericano de Filosofia, 2013, Salvador. XVII Congresso Interamericano de Filosofia: resumos. Salvador: Quartero, 2013. p. 115-116.

13.
NASCIMENTO, C.L.L.. A lei de natureza como regulador moral da ação individual: um estudo preliminar dos Ensaios sobre a lei de natureza de John Locke. In: XV Semana de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, 2012, Uberlândia. XV Semana de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia: Natureza e história. Uberlândia: EdUFU, 2012. p. 09-09.

14.
NASCIMENTO, C.L.L.. Da crítica ao filosofar: conteúdos educativos, método e educação em Platão. In: VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. Rio de Janeiro: Autêntica, 2012. v. 1. p. 84-85.

15.
NASCIMENTO, C.L.L.. Locke, Rousseau e o tema da propriedade. In: V Colóquio Nacional Jean-Jacques Rousseau, 2011, São Cristovão. Caderno de Resumos - V Colóquio Nacional Rousseau: natureza e sociedade. São Cristovão: EdUFS, 2011. p. 39-39.

16.
NASCIMENTO, C.L.L.. Montaigne, Locke e o conteúdo educacional: algumas aproximações. In: Colóquio Montaigne: novas leituras, 2011, Belo Horizonte. Caderno de Resumos - comunicações, 2011.

17.
NASCIMENTO, C.L.L.. Percepções dos estudantes da UFS acerca do ensino de Filosofia. In: I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia, 2011, Salvador. Resumos I CONEF, 2011. p. 22-22.

18.
NASCIMENTO, C.L.L.. Natureza, propriedade e moral em John Locke. In: III Seminário Filosofia & Natureza, 2010, São Cristovão. Caderno de resumos. São Cristovão: EdUFS, 2010. p. 09-09.

19.
NASCIMENTO, C.L.L.. Moral e educação: o homem com ser histórico em John Locke. In: V Colóquio Nacional de Filosofia da História, 2009, Salvador. Caderno de resumos: V Colóquio Nacional de Filosofia da História. Salvador: EdUFBA, 2009. v. 1. p. 36.

20.
NASCIMENTO, C.L.L.. Fé, política e a questão da felicidade em Locke. In: II Colóquio Nacional de Ética e Filosofia Política na UFS, 2009, São Cristovão. Caderno de resumos. Aracaju: SEGRASE, 2009. p. 09.

21.
NASCIMENTO, C.L.L.. A filosofia da infãncia em Locke. In: IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de resumo. Rio de Janeiro: Editora Autêntica, 2008. p. 91-92.

22.
NASCIMENTO, C.L.L.. Formação do gentleman: Locke e os pressupostos da educação moderna. In: 4º Encontro de Pós-graduação da UFS, 2008, São Cristovão. Anais do 4º Encontro de Pós-graduação da UFS. São Cristovão: EDUFS, 2008. p. 439.

23.
NASCIMENTO, C.L.L.. Moral e educação em John Locke. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju. Livro de Resumos do V Congresso Brasileiro de História da Educação. São Cristovão/Aracaju: EdUFS/EdUNIT, 2008. p. 385-386.

24.
NASCIMENTO, C.L.L.. Educação, política e moral em John Locke. In: VI Seminário de Pesquisa do NEPHEM, 2008, São Cristovão. Caderno de resumos. São Cristovão: EdUFS, 2008. p. 53-54.

25.
NASCIMENTO, C.L.L.. O empirismo educacional de John Locke. In: X Semana de Filosofia da UFS, 2008, São Cristovão. Caderno de resumos da X Semana de Filosofia da UFS. São Cristovão: EdUFS, 2008. p. 30-31.

26.
NASCIMENTO, C.L.L.. Locke e a educação política do gentleman. In: I Encontro de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA, 2007, Salvador. Locke e a educação política do gentleman. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 33-33.

27.
NASCIMENTO, C.L.L.. A filosofia da infância em Locke e Rousseau: algumas aproximações. In: III Colóquio Jean Jaques Rousseau: Rousseau e o Iluminismo, 2007, Salvador. Caderno de resumos, 2007. v. 1. p. 33-33.

28.
NASCIMENTO, C.L.L.. Locke e o método disciplinar na educação. In: 9º Semana de Filosofia da UFS, 2006, São Cristóvão. Caderno. São Cristóvão: CEAV/UFS, 2006.

29.
NASCIMENTO, C.L.L.. Uma escola do tamanho do país: as propostas de Lula para o ensino superior sob o olhar da UNE.. In: 7ª Semana de Ciências Sociais da UFS, 2005, São Cristovão. Anais da 7ª Semana de Ciências Sociais da UFS. São Cristovão: UFS, 2005. p. 18-18.

30.
NASCIMENTO, C.L.L.. O papel da educação para a formação dos governantes: uma leitura a partir Locke. In: 8ª Semana de Filosofia da UFS, 2004, São Cristovão. Anais da 8º Semana de Filosofia da UFS. São Cristovão: UFS, 2004. p. 18-18.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, C.L.L.. Ensaio sobre a democracia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NASCIMENTO, C.L.L.. Milton Meira e a educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NASCIMENTO, C.L.L.. As Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e a reforma do ensino médio: horizontes e perspectivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NASCIMENTO, C.L.L.. Base Nacional Comum Curricular em questão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
NASCIMENTO, C.L.L.. Pensar a profissão docente: três perspectivas filosóficas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
NASCIMENTO, C.L.L.. A BNCC/EM: o que esperar?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
NASCIMENTO, C.L.L.. O perfil do docente de Filosofia em Sergipe: o caso das escolas públicas estaduais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NASCIMENTO, C.L.L.. A desigualdade em Locke e Marx. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
NASCIMENTO, C.L.L.. Locke e o direito dos pobres. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
NASCIMENTO, C.L.L.. Método e educação em John Locke. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
NASCIMENTO, C.L.L.. Pink Floyd e a Educação: uma análise foucaultiana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
NASCIMENTO, C.L.L.. A formação docente para o ensino de Filosofia: breve diagnóstico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
NASCIMENTO, C.L.L.. O ensino da Filosofia: da formação inicial ao mercado de trabalho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
NASCIMENTO, C.L.L.. Estágio Supervisionado de ensino de Filosofia II. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
NASCIMENTO, C.L.L.. Estágio supervisionado de ensino de Filosofia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
NASCIMENTO, C.L.L.. Educação e democracia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
NASCIMENTO, C.L.L.. Educação e Democracia: O projeto Escola sem partido. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
NASCIMENTO, C.L.L.. O estudante e a universidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
NASCIMENTO, C.L.L.. Base Nacional Comum Curricular e o ensino da Filosofia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
NASCIMENTO, C.L.L.. Formação docente e a democracia em tempos sombrios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
NASCIMENTO, C.L.L.. Ciência e religião nos escritos educacionais de John Locke: a formação moral da criança. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
NASCIMENTO, C.L.L.. Ética profissional do educador. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
NASCIMENTO, C.L.L.. O direito dos pobres: Locke e a assistência social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
NASCIMENTO, C.L.L.. Conhecimento e linguagem em John Locke. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
NASCIMENTO, C.L.L.. Ciência e educação no limiar da Modernidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
NASCIMENTO, C.L.L.. Locke e o conceito de formação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
NASCIMENTO, C.L.L.. John Locke: Ensaio acerca do entendimento humano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
NASCIMENTO, C.L.L.. Moral e desenvolvimento humano: os livros como elemento formador da criança. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
NASCIMENTO, C.L.L.. Educação: civilização ou barbárie?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
NASCIMENTO, C.L.L.. Educação e moral nos escritos de Locke e de Rousseau. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
NASCIMENTO, C.L.L.. A influência de Montaigne no pensamento educativo de John Locke. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
NASCIMENTO, C.L.L.. Política e Estado Moderno no pensamento filosófico de John Locke. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
NASCIMENTO, C.L.L.. Ciência e Religião nos escritos educativos de John Locke. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
NASCIMENTO, C.L.L.. A moral entre a Ciencia e a Religião nos primeiros escritos de John Locke. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
NASCIMENTO, C.L.L.. Locke e a formação do gentleman. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
NASCIMENTO, C.L.L.. Experiência e educação em John Locke. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
NASCIMENTO, C.L.L.. Os dilemas contemporâneos da pesquisa em educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
NASCIMENTO, C.L.L.. Montaigne e a Filosofia como conhecimento de si. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
NASCIMENTO, C.L.L.. Infância e educação no limiar da Modernidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
NASCIMENTO, C.L.L.. Aspectos congruentes de Calvino no pensamento educativo de John Locke. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
NASCIMENTO, C.L.L.. Moral, política e religião: impactos do pensamento de Calvino na filosofia da John Locke. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
NASCIMENTO, C.L.L.. Quem educação as crianças? Hobbes, Locke e o poder paterno. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
NASCIMENTO, C.L.L.. Estado secular X Estado eclesiástico: um diálogo 'imaginário' entre Calvino e Locke. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
NASCIMENTO, C.L.L.. A lei de natureza como regulador moral da ação individual: um estudo preliminar dos Ensaios sobre a lei de natureza de John Locke. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
NASCIMENTO, C.L.L.. Da crítica ao filosofar: conteúdos educativos, método e educação em Platão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
NASCIMENTO, C.L.L.. Educação, ciência e conhecimento na Modernidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
NASCIMENTO, C.L.L.. Ciência e religião nos escritos educacionais de John Locke: a formação moral da criança. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
NASCIMENTO, C.L.L.. Locke, Rousseau e o tema da propriedade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
NASCIMENTO, C.L.L.. Montaigne, Locke e o conteúdo educacional: algumas aproximações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
NASCIMENTO, C.L.L.. Ciência e Religião nos conteúdos educacionais de John Locke. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
NASCIMENTO, C.L.L.. Percepções dos estudantes da UFS acerca do ensino de Filosofia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
NASCIMENTO, C.L.L.. Locke e o ensino das letras: um estudo preliminar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
NASCIMENTO, C.L.L.. Natureza, propriedade e moral em John Locke. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
NASCIMENTO, C.L.L.. Locke e as bases modernas para o currículo escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
NASCIMENTO, C.L.L.. Educação e moral: o homem com ser histórico em John Locke. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
NASCIMENTO, C.L.L.. Fé, política e a questão da felicidade em Locke. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
NASCIMENTO, C.L.L.. O empirismo educacional de John Locke. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

58.
NASCIMENTO, C.L.L.. A responsabilidade com o educar: uma breve incursão no pensamento de John Locke. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

59.
NASCIMENTO, C.L.L.; SOUZA, K. K. M. . Estado, sociedade civil e a questão ambiental: um estudo introdutório. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

60.
NASCIMENTO, C.L.L.. A filosofia da infância em Locke. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

61.
NASCIMENTO, C.L.L.. A formação política do gentleman:Locke e os pressupostos da educação moderna. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

62.
NASCIMENTO, C.L.L.. Moral e educação em John Locke. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

63.
NASCIMENTO, C.L.L.. Educação, política e moral e John Locke. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

64.
NASCIMENTO, C.L.L.. A relação homem e Natureza: um debate contemporâneo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

65.
NASCIMENTO, C.L.L.. O ensino superior e seus desafios contemporâneos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

66.
NASCIMENTO, C.L.L.. Rousseau e a primeira infância. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

67.
NASCIMENTO, C.L.L.. Locke e a educação política do gentleman. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

68.
NASCIMENTO, C.L.L.. A filosofia da infância em Locke e Rousseau: algumas aproximações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

69.
NASCIMENTO, C.L.L.. Locke e o método disciplinar na educação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

70.
NASCIMENTO, C.L.L.. O papel da educação para a formação dos governantes: uma leitura a partir de Locke. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

71.
NASCIMENTO, C.L.L.. Uma escola do tamanho do país: as propostas de Lula para o ensino superior brasilero, sob o olhar da UNE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

72.
NASCIMENTO, C.L.L.. O pensamento de Aristóteles na Educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

73.
NASCIMENTO, C.L.L.. O pensamento de Locke e na educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

74.
NASCIMENTO, C.L.L.. A educação como virtude para John Locke. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
NASCIMENTO, C.L.L.. Apresentação - Dossiê Filosofia, Educação e Estética. São Cristóvão: EdUFS, 2018 (Edição de Revista Prometeus).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NASCIMENTO, C.L.L.. XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NASCIMENTO, C.L.L.. O ensino da Filosofia e a BNCC. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
NASCIMENTO, C.L.L.. Programa Caleidoscópio. 2018.

3.
NASCIMENTO, C.L.L.. O avanço do conservadorismo na educação. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
NASCIMENTO, C.L.L.. Programa 'Conversa de vinil': A discografia do Pink Floyd. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
NASCIMENTO, C.L.L.. Programa Em Cena: Escola sem partido e democracia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
NASCIMENTO, C.L.L.. Programa Giro de Notícias: a educação em retropesctiva. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
NASCIMENTO, C.L.L.. Revista Prometeus - Dossiê Filosofia, Educação e Estética. 2018. (Editoração/Periódico).

2.
NASCIMENTO, C.L.L.. Infância e Modernidade. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
NASCIMENTO, C.L.L.. Relatório Científico FAPESP. 2015. (Relatório de pesquisa).

4.
NASCIMENTO, C.L.L.. Relatório Científico FAPESP. 2014. (Relatório de pesquisa).

5.
NASCIMENTO, C.L.L.. Oficina de Iniciação Científica Júnior do CODAP. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
NASCIMENTO, C.L.L.. Relatório Científico FAPESP. 2013. (Relatório de pesquisa).

7.
NASCIMENTO, C.L.L.; SILVA, Saulo Henrique Souza . Filosofia: problemas e perspectivas do ensino. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
NASCIMENTO, C.L.L.. Filosofia da Educação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
NASCIMENTO, C.L.L.. Manual do estudante de Trabalho de Conclusão de Curso de Ecoturismo. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de Trabalho de Conclusão de Curso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
PEREIRA FILHO, A.P.; BALEIRO, M. F. R.; NASCIMENTO, C.L.L.. Participação em banca de Jediel Alves de Oliveira. Vico e a tradição retórica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BIANCHINI, I. M. E; VILAR, J. W. C; NASCIMENTO, C.L.L.. Participação em banca de Michelle Alexandre da Silva.Impactos socioambeintais associados à Ponte Construtor João Alves: contribuição ao Desenvovimento Turístico da Barra dos Coqueiros. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecoturismo) .



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NASCIMENTO, C.L.L.; BARBOSA, I. F.; GAMA, C. N.. Comissão público para seleção de docente do magistério superior. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

2.
HIDALGO, M.; RAMOS, S. M. V.; NASCIMENTO, C.L.L.. Comissão público para seleção de docente do magistério superior. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
SANTOS, C.M.S.L.; PEREIRA FILHO, A.P.; NASCIMENTO, C.L.L.. Comissão Avaliadora de Processo Seletivo Simplificado. 2017. Universidade Federal de Sergipe.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso da SOFIE. Pensar a profissão docente: três perspectivas filosóficas. 2018. (Congresso).

2.
II Seminário da SOFIE.Formação docente e a democracia em tempos sombrios. 2016. (Seminário).

3.
5º Congresso da SOFELP. Locke e o conceito de formação. 2015. (Congresso).

4.
IV Congreso Internacional: ciencias, tecnologias y culturas. Moral e desenvolvimento humano: os livros como elemento formador da criança. 2015. (Congresso).

5.
Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da Unesp.A moral entre a Ciencia e a Religião nos primeiros escritos de John Locke. 2014. (Encontro).

6.
I Congresso Nacional Jean-Jacques. Educação e moral nos escritos de Locke e de Rousseau. 2014. (Congresso).

7.
V Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação.A influência de Montaigne no pensamento educativo de John Locke. 2014. (Seminário).

8.
XIX Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea.Ciência e Religião nos escritos educativos de John Locke. 2014. (Simpósio).

9.
XIX Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea.Ciência e religião nos escritos educativos de John Locke. 2014. (Simpósio).

10.
2º Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação. Locke e a formação do gentleman. 2013. (Congresso).

11.
Encontro 'Ensino de Filosofia: experiências contemporâneas'. 2013. (Encontro).

12.
II Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação.Experiência e educação em John Locke. 2013. (Encontro).

13.
Seminário sobre Ética na Pesquisa em Educação. 2013. (Seminário).

14.
VII Colóquio Internacional 'Educação e contemporaneidade'.Infância e educação no limiar da Modernidade. 2013. (Outra).

15.
O golpe de 1964 e a educação. 2012. (Outra).

16.
Palestra: Cadê a criança de Àries que estava aqui? A fábrica comeu. 2012. (Outra).

17.
Colóquio Montaigne: novas leituras.Montaigne, Locke e o conteúdo educacional: algumas aproximações. 2011. (Outra).

18.
I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia: o que queremos com o filosofar na Educação Básica?.Percepções dos estudantes de graduação da UFS a cerca do ensino de Filosofia. 2011. (Outra).

19.
V Colóquio Nacional Jean-Jacques Rousseau.Locke, Rousseau e o tema da propriedade. 2011. (Outra).

20.
Debate Acadêmico CGU/SE: República, Corrupção e Cidadania. 2010. (Encontro).

21.
III Seminário Filosofia & Natureza.Natureza, propriedade e moral em John Locke. 2010. (Seminário).

22.
II Colóquio Nacional de Ética e Filosofia Política na UFS.Fé, política e a questão da felicidade em Locke. 2009. (Outra).

23.
Seminário o Núcleo de Pós-gradução em Educação e a Pesquisa Educacional.LOCKE E AS BASES MODERNAS PARA O CURRÍCULO ESCOLAR. 2009. (Seminário).

24.
V Colóquio Nacional de Filosofia da História.Moral e educação: o homem como ser histórico em Locke. 2009. (Outra).

25.
4ª Encontro de Pós-graduação da UFS.Formação política do gentleman: Locke e os pressupostos da educação moderna. 2008. (Encontro).

26.
II Seminário Desenvolvimento Regional e Local.Estado, sociedade civil e a questão ambiental: um estudo introdutório. 2008. (Seminário).

27.
IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação.A filosofia da infância em Locke. 2008. (Simpósio).

28.
V Congresso Brasileiro de História da Educação. Moral e educação em John Locke. 2008. (Congresso).

29.
VI Semana Nacional de Educação.A responsabilidade com o educar: uma breve incursão no pensamento de John Locke. 2008. (Seminário).

30.
VI Seminário de Pesquisa do NEPHEM.Educação, política e moral em John Locke. 2008. (Seminário).

31.
Encontro de pequisa do PRograma de pós-gradução em Filosofia da UFBA. 2007. (Encontro).

32.
III Colóquio Jean Jacques Rousseau: Rousseau e o Iluminismo.A filosofia da infância em Locke e Rousseau: algumas aproximações. 2007. (Outra).

33.
V Seminário de Pesquisa do NEPHEM. 2007. (Seminário).

34.
Curso: Singularidade do Capitalismo contemporâneo e a luta pela superação do neoliberalismo no Brasil. 2006. (Outra).

35.
IV Seminário de Filosofia do Seculo XVII.IV Seminário de Filosofia do século XVII. 2006. (Seminário).

36.
Seminário FIlosofia & Natureza. 2006. (Seminário).

37.
1° Seminário de estudos Neoplatônicos. 2005. (Encontro).

38.
4ª Seminário de Pesquisa do NEPHEM. 2005. (Seminário).

39.
8ª Semana de Filosofia da UFS. 2005. (Seminário).

40.
III Colóquio Nacional de Filosofia da História. 2005. (Outra).

41.
Coloquio sobre Ética e Filosofia Politica. 2004. (Seminário).

42.
III Seminário de Filosofia do século XVII. 2004. (Seminário).

43.
XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. 2004. (Encontro).

44.
7ª Semana de Filosofia da UFS. 2003. (Seminário).

45.
Fórum Mundial de Educação. 2003. (Encontro).

46.
III Fórum Social Mundial. 2003. (Encontro).

47.
Pré-conferência Nacional do Meio Ambiente. 2003. (Congresso).

48.
Seminário Internacional Brasil-Itália. 2003. (Seminário).

49.
Seminario Universidade: porque e como reformar.. 2003. (Seminário).

50.
54º Reunião anual da SBPC. 2002. (Encontro).

51.
Seminário Internacional de Gestão Universitária. 2001. (Seminário).

52.
1ª Conferência Nacional de Educação, Cultura e Desporto. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NASCIMENTO, C.L.L.; Saulo Henrique Souza Silva ; PRIMO, M. S. A. . IV Colóquio Nacional de Ética e Filosofia Política. 2018. (Congresso).

2.
NASCIMENTO, C.L.L.. II Encontro de Filosofia UFS/UAB. 2018. (Congresso).

3.
NASCIMENTO, C.L.L.; PASCHOAL, A. E. ; SECCO, G. D. ; ALENCAR, M. V. ; MATOS, J. C. ; SAVIAN FILHO, J. ; VIESENTEINER, J. . IV Encontro ANPOF Ensino Médio. 2018. (Congresso).

4.
NASCIMENTO, C.L.L.; SANTOS, A. C. ; BECKER, E. ; ROCHA, R. M. . XIX Semana de Filosofia da UFS. 2018. (Congresso).

5.
NASCIMENTO, C.L.L.; ALENCAR, M. V. ; MATOS, J. C. ; PASCHOAL, A. E. ; SECCO, G. D. . III Encontro ANPOF Ensino Médio. 2016. (Congresso).

6.
HIDALGO, M. ; NASCIMENTO, C.L.L. ; PIAUI, W. S. . XVII Semana de Filosofia: Liberdade e conhecimento. 2016. (Congresso).

7.
NASCIMENTO, C.L.L.. IV EPISTED:. 2012. (Congresso).

8.
NASCIMENTO, C.L.L.. V Colóquio Nacional Jean-Jacques Rousseau. 2011. (Congresso).

9.
NASCIMENTO, C.L.L.. II Semana de Graduação em Letras da Faculdade Tobias Barreto. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Maria de Fátima Pires Raposo de Matos Souza. A desconstrução do homem mercadoria: O Show de Truman e o Ensino de Filosofia. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Samara Gabrielle Meneses Aragão. Star wars e a Filosofia Política - parte 01. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Sergipe. (Orientador).

2.
Letícia Nascimento Alves. Star wars e a Filosofia Política - parte 02. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe, COPES - Universidade Federal de Sergipe. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Karoline Ketilin Moura Souza. Estado, sociedade civil e práticas ambientais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Turismo) - Instituto Federal de Sergipe. Orientador: Christian Lindberg Lopes do Nascimento.

Iniciação científica
1.
Amanda Santos Lima. Diagnóstico do perfil do docente de Filosofia na rede pública estadual de Sergipe. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Christian Lindberg Lopes do Nascimento.

2.
Igor Ferreira Fontes. O governante virtuoso em Maquiavel. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Christian Lindberg Lopes do Nascimento.

3.
Monalisa Rodrigues Melo. O governante virtuoso em John Locke. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Christian Lindberg Lopes do Nascimento.

4.
Larissa Rodrigues Bessa. Análise do perfil do docente de Filosofia na rede pública estadual. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Christian Lindberg Lopes do Nascimento.

5.
Marina Araújo Fontes. O governante virtuoso em Aristóteles. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Christian Lindberg Lopes do Nascimento.

6.
Thatiane de Nazaré Rocha de Souza. Análise do perfil do docente de Filosofia na rede pública estadual. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Christian Lindberg Lopes do Nascimento.

7.
Laila Ellen Pereira Santos. Diagnóstico do perfil do docente de Filosofia na rede pública estadual de Sergipe. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Christian Lindberg Lopes do Nascimento.

8.
Fernanda Souza Carvalho Mota. Locke e a Inglaterra do século XVII. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Christian Lindberg Lopes do Nascimento.

9.
Beatriz Menezes de Carvalho. Caracterizar o conceito de direito para John Locke. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Christian Lindberg Lopes do Nascimento.

10.
Hannah Silva Linhares. Os limites do conceito lockeano de direito. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Sergipe, COPES - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Christian Lindberg Lopes do Nascimento.

Orientações de outra natureza
1.
Ayla Emanuelly Ferreira Prado. O perfil do docente de Filosofia em Sergipe: o caso das escolas públicas estaduais. 2016. Orientação de outra natureza. (Ensino médio) - Colégio Estadual Elísio Carmelo, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Orientador: Christian Lindberg Lopes do Nascimento.

2.
José Vítor Santos Oliveira. O perfil do docente de Filosofia em Sergipe: o caso das escolas públicas estaduais. 2016. Orientação de outra natureza. (Ensino médio) - Colégio Estadual Maria Montissore, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Orientador: Christian Lindberg Lopes do Nascimento.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


É membro do Programa de Banco de Avaliadores em graduação do SINAES/INEP.



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