Giuliana Martins Simões

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3276962618798897
  • Última atualização do currículo em 21/04/2018


Doutorado em Literatura Brasileira pela Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo, concluído em 2009 (Bolsa Fapesp). Pós-Doutorado no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, concluído em 2016 (Bolsa Fapesp). Mestrado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, concluído em 2001 (Bolsa Fapesp). Realizou estágio investigativo no CNRS ? Centre national de la recherche scientifique (Paris, 2015 / Bolsa Fapesp). Professora da Escola Superior de Artes Célia Helena, desde 2011. Integra o INERTE - Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral (ww.eca.usp.br/inerte). Autora dos seguintes livros: "Veto ao Modernismo no Teatro Brasileiro", Editora Hucitec / Fapesp (2ª ed., 2017); "O Ato do Espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas" (org.), Editora Hucitec (2017); "Teatro e Sociedade: formação da plateia brasileira no século XIX", Editora Hucitec / Fapesp (2017). As citações das produções bibliográficas podem ser observadas em Google Acadêmico (http:/scholar.google.com.br/). Participou recentemente de eventos internacionais, tais como: Traspassos Escênicos (Cuba, 2013 e 2014) e Festival Ibero-americano de Teatro de Cádiz (Espanha, 2013). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Giuliana Martins Simões
Nome em citações bibliográficas
SIMÕES, G. M.;SIMÕES, GIULIANA MARTINS.;GIULIANA SIMÕES;SIMÕES,G.


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Literatura Brasileira.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Veto ao modernismo no teatro brasileiro, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: João Roberto Gomes de Faria.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: dramaturgia; teatro brasileiro; estética da recepção; efeito estético.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1998 - 2001
Mestrado em Artes Cenicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Teatro e Sociedade: reflexões sobre a formação da plateia brasileira,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Renata Pallottini.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: teatro; dramaturgia; plateia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1989 - 1992
Graduação em Artes Cênicas.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2015 - 2015
CNRS. (Carga horária: 72h).
Theorie et Histoire des arts et des litteratures de la modernité, THALIM, França.


Atuação Profissional



Escola Superior de Artes Célia Helena, ESCH, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

01/2016 - Atual
Ensino, mestrado Profissional em Artes da Cena, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Orientações de alunos
01/2011 - Atual
Ensino, Pós Graduação Lato Sensu Direção Teatral, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estética

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Palestrante, Carga horária: 4
Outras informações
No primeiro semestre de 2011 ministrei a disciplina História das Artes Cênicas III. No primeiro semestre de 2012 ministrei a mesma disciplina (História das Artes Cênicas III). No segundo semestre de 2012 ministrei a disciplina Teoria I. Todas junto ao Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Pós-Graduação Prof-Artes, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

03/2016 - Atual
Ensino, PROF-ARTES, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Professora credenciada


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
INERTE - Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral.
Descrição: Pesquisa acerca do modo de atuação do espectador em face da experiência teatral contemporânea. O grupo investiga o ato do espectador teatral ante as proposições cênicas contemporâneas. Realizamos encontros cênicos e debates performativos que se configuram como estudos de recepção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Urdimento (UDESC)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História do Teatro.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: TEATRO BRASILEIRO.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: TEORIA TEATRAL.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DRAMATURGIA.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: RECEPÇÃO ESTÉTICA.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2001
Prêmio de dramaturgia Vladimir Maiakóvski (Peça dramática "Milequinhentos"), Fundação Cassiano Ricardo - SP.
1991
Prêmio teatro infantil (Espetáculo Teatral), Coca-cola.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1GIULIANA SIMÕES2017GIULIANA SIMÕES. Folias Galileu: o espectador em ato performativo. Revista Sala Preta Eletrônica, v. 17, p. 341-352, 2017.

2.
2SIMÕES,G.2015SIMÕES,G.. O instante em que os espectador desliza entre o objeto e si mesmo. CONCEIÇÃO/CONCEPTION REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA, v. v.4, p. julho 2015, 2015.

3.
3SIMÕES, G. M.2013SIMÕES, G. M.. O espectador em pleno voo: as experiências do INERTE. Sala Preta (USP), v. 13, p. 2013, 2013.

4.
4SIMÕES, GIULIANA MARTINS.2008 SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Estética da recepção: a experiência moderna nas entrelinhas do teatro brasileiro. Sala Preta (USP), v. 8, p. 55-62, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SIMÕES,G.. Teatro e Sociedade: formação da plateia brasileira no século XIX. 1. ed. São Paulo: Hucitec, 2017. v. 1. 124p .

2.
GIULIANA SIMÕES. Veto ao Modernismo no Teatro Brasileiro (2ª ed.). 2ª. ed. São Paulo: HUCITEC, 2017. v. 1. 281p .

3.
SIMÕES, G. M.; SIMÕES, GIULIANA MARTINS. (Org.) . O ato de espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas. 1. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2017. v. 1. 386p .

4.
SIMOES, G. ; SIMÕES, GIULIANA MARTINS. . Veto ao modernismo no teatro brasileiro.. 1. ed. São Paulo: HUCITEC / FAPESP, 2010. v. 1. 279p .

Capítulos de livros publicados
1.
SIMÕES, G. M.. O Espectador em Processo: tensão entre arte e vida. In: DESGRANGES, F; SIMÕES,G.. (Org.). O Ato do Espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas. 1ed.São Paulo: HUCITEC, 2017, v. 1, p. 361-378.

2.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. O Espectador como Tema. In: DESGRANGES, F; SIMÕES, G.. (Org.). O Ato do Espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas. 1ed.São Paulo: HUCITEC, 2017, v. , p. 15-20.

3.
SIMOES, G. ; SIMÕES, GIULIANA MARTINS. . A experiência moderna em Flávio de Carvalho.. In: Cássia Navas, Marta Isaacsson, Sílvia Fernandes. (Org.). Ensaios em cena.. 1ed.Salvador: ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2010, v. 1, p. 168-177.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Percursos de uma Percepção Flutuante.. Caderno do Folias ? Grupo Teatral Folias D`Arte.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. A Experiência Moderna em Flávio de Carvalho. In: V REUNIÃO CIENTIFICA DA ABRACE, 2009, São Paulo. ANAIS DA V REUNIÃO CIENTIFICA DA ABRACE, 2009.

2.
SIMÕES, G. M.. Modernismo e história da plateia no teatro brasileiro. In: ABRACE IV Congresso:, 2006, Rio de Janeiro. Memória ABRACE. Rio de Janeiro: Editora 7 letras, 2006. v. 1. p. 222-223.

Apresentações de Trabalho
1.
SIMÕES,G.. Debate Performativo Baden Baden. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SIMOES, G. ; GIULIANA SIMÕES . El espectador en pleno vuelo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SIMÕES, G. M.. Debate performativo a partir de Galileu. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SIMÕES, G. M.. La poética del espectador: aspectos de la recepción teatral em la contemporaneidad. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SIMÕES, G. M.. O espectador em pleno voo: as experiencias do iNERTE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SIMÕES, G. M.. O espectador em pleno voo: as experiencias do iNERTE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SIMÕES, G. M.. Debates performativos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SIMÕES, G. M.. A estética da recepção e a construção da cena - Palestra na sede do grupo Antropofágica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SIMÕES, G. M.. A recepção de Oswald de Andrade no Teatro Brasileiro - Palestra na sede do grupo Antropofágica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SIMÕES, G. M.. A Experiência Moderna em Flávio de Carvalho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Bibliografia Crítica do Teatro Brasileiro 2010 (Pesquisa e Redação - Bibliografia Crítica do Teatro Brasileiro).

2.
SIMÕES, G. M.. Enciclopédia Itaú Cultural 2009 (Pesquisa e Redação - Enciclopédia Itaú Cultural).

3.
SIMÕES, G. M.. "Milequinhentos". In: V Antologia Nacional de Dramaturgia Vladimir Maiakóvski 2001. Sào José dos Campos: Fundação Cultural Cassiano Ricardo, 2001 (Dramaturgia).


Demais tipos de produção técnica
1.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Poética do espectador: estudos de recepção teatral. 2015. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Pequeno Monólogo de Julieta (Debate Performativo). 2018. Performática.

2.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Diz que sim (Debate Performativo). 2017. Performática.

3.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Pegando do Resto (Debate Performativo). 2017. Performática.

4.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Folias Galileu (Debate Performativo). 2014. Performática.

5.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Oración (Cuba) (Debate Performativo). 2014. Performática.

6.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Baden Baden (Debate Performativo). 2014. Performática.

7.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Antigonón (Cuba) (Debate Performativo). 2014. Performática.

8.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. La Poetica del Espectador (Havana, Cuba). 2013. Performática.

9.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Folias Galileu (Debate Performativo). 2013. Performática.

10.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. 66 minutes in Damascus (Debate Performativo). 2013. Performática.

11.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Arqueologias do Presente: a batalha da Maria Antônia (Debate Performativo). 2013. Performática.

12.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Espetáculo: Mi Vida Después (Debate Performativo). 2013. Performática.

13.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. The Island (Debate Performativo). 2013. Performática.

14.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. INERTE - ESTUDO Nº 7 / Esta produção foi apresentada em várias cidades do Brasil: Florianópolis (UDESC), Rio de Janeiro (UNIRIO) e Salvador (FISBA).. 2011. Teatral.

15.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Desmontando Uma Alma Boa (A partir da peça A Alma Boa de Setsuan, de Bertolt Brecht).. 2003. Teatral.

16.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. O mais frouxo dos deuses. 1998. Teatral.

17.
SIMÕES, G. M.. Galileu. 1994. Teatral.

18.
SIMÕES, G. M.. Um violinista quase do meu tamanho. 1992. Teatral.

19.
SIMÕES, G. M.. A história de Cândido, o corcunda.. 1991. Teatral.

20.
SIMÕES, G. M.. Leôncio e Lena. 1990. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SIMÕES,G.. Participação em banca de Thiago Henrique Fernandes Pereira. Dramaturgias em deslocamento: da errância temática e formal à questão política. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
SIMÕES,G.. Participação em banca de Humberto Issao Sueyoshi. A compreensão da história do teatro a partir de modelos visuais de linhas do tempo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas PPGAC - USP) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
SIMOES, G.; SIMÕES, G. M.. Participação em banca de Bianca Boggiani Cruz. A relação entre teatro e expectação numa proposição feminista: o caso de duas peças exclusivas para mulheres nos Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Departamento de Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista.

2.
SIMÕES,G.. Participação em banca de Thiago Henrique Fernandes Pereira. Imaginário errante: deslocamento espaço-tempo edramaturgia contemporânea. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.; DANTAS, Y. Participação em banca de Dario Felix Vicente Coser. La Gaudiere. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

2.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Participação em banca de Ana Maria Beatriz Franco de Andrade. Desencaixados. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação lato sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

3.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Participação em banca de Rejane Maria Barbosa. Enclownsurados. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação lato sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

4.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.; DANTAS, Y. Participação em banca de Isabela Cristina Coelho Amano da Mota. Pequeno Cabaré. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação lato sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

5.
SIMOES, G.; DANTAS, Y; SIMÕES, G. M.. Participação em banca de André Borelli Martins. A aplicação da análise ativa na cena contemporânea: uma experiência.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação lato sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

6.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Participação em banca de Geovane Gonçalves Pereira. A Dramaturgia Minada de Plínio Marcos.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

7.
SIMÕES, G. M.; Hadad, P.; Dorgan, B.. Participação em banca de Ivany Cavalcanti Pereira Lima. Estudo sobre o cômico no século XIX. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

8.
SIMÕES, G. M.; Otani, D.; Hadad, P.. Participação em banca de Ana Paula Demambro. Experiência com Antunes Filho. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

9.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Participação em banca de Patrícia Teixeira Alves.. Quando a vida interrompe o prólogo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

10.
SIMÕES, GIULIANA MARTINS.. Participação em banca de Natasha Curucci de Jesus. O corpo em cena: Uma experiência do desenho de movimentos a partir da Valsa n.6. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALMEIDA JUNIOR, J. S.; SIMÕES, G. M.. Contratação de Professor Temporário para o Departamento de Artes Cênicas da USP. 2013. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Traspasos Escenicos (Cuba).El espectador em pleno vuelo : a partir do espetáculo Antigonon, um contigente épico.. 2014. (Oficina).

2.
Traspasos Escénicos (Cuba).Debate Performativo (espetáculo Oración). 2014. (Encontro).

3.
Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz (Espanha). O espectador em pleno voo: as experiencias do iNERTE. 2013. (Congresso).

4.
Traspasos Escénicos (Cuba).La poética del espectador: aspectos de la recepción teatral em la contemporaneidad. 2013. (Seminário).

5.
V Reunião Científica: A pesquisa teórica e os processos criativos na cena contemporânea. A experiência moderna em Flávio de Carvalho. 2009. (Congresso).

6.
ABRACE IV Congresso:. Modernismo e história da plateia no teatro brasileiro. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Scarlett Siqueira do Valle. O olhar cinematográfico na obra de Ariane Mnouchkine. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena. (Orientador).

2.
Amilton Monteiro de Oliveira Filho. O encaminhar-se para si e o caminho da cena. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Isabela Cristina Amano. Pequeno Cabaré. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Giuliana Martins Simões.

2.
Dario Felix Vicente Coser. La Gaudiere. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Giuliana Martins Simões.

3.
Ana de Andrade. Desencaixadas. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Giuliana Martins Simões.

4.
Geovane Gonçalves Pereira. A Dramaturgia Minada de Plínio Marcos. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Giuliana Martins Simões.

5.
Marcia Arca. O cão narrador : Devires-emancipatórios na conjução entre Kafka, Deleuze e Rancière. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação lato sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Giuliana Martins Simões.

6.
Maria Regina Gorzillo. Um concerto ao aprisionamento cotidiano. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação lato sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Giuliana Martins Simões.

7.
Fernando Prieto dos Santos. O hibridismo no processo de criação do espetáculo "Camille".. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação lato sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Giuliana Martins Simões.

8.
Patricia Teixeira Alves. Quando a vida interrompe o prólogo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Giuliana Martins Simões.

9.
Natasha Curucci de Jesus. O corpo em cena: Uma experiência do desenho de movimentos a partir da Valsa n.6. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Giuliana Martins Simões.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SIMÕES, G. M.. A recepção de Oswald de Andrade no Teatro Brasileiro - Palestra na sede do grupo Antropofágica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SIMÕES, G. M.. A estética da recepção e a construção da cena - Palestra na sede do grupo Antropofágica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SIMÕES, G. M.. O espectador em pleno voo: as experiencias do iNERTE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SIMOES, G. ; GIULIANA SIMÕES . El espectador en pleno vuelo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 16:07:25