Raimunda Kelly Silva Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1668096856877502
  • Última atualização do currículo em 14/05/2018


Doutora em educação, pela universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação Ambiental. Atualmente é docente da Universidade do Estado do Amapá, curso de licenciatura em Pedagogia onde vem desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão universitária, como líder do grupo de integração socioambiental e educacional (GISAE) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Além disso, orienta iniciação cientifica e mestrado, com estudos voltados as questões socioambientais e educacionais no Estado do Amapá. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raimunda Kelly Silva Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, Raimunda Kelly Silva

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Amapá, Colegiado de Pedagogia.
Avenida Presidente Getúlio Vargas - até 2299/2300
Central
68900070 - Macapá, AP - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: saberes e percepções socioambientais dos docentes de uma escola ribeirinha do assentamento agroextrativista do Anauerapucu, Santana-AP., Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Luiza nakayama.
2006 - 2008
Mestrado em Biologia Ambiental.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Aspectos Sócio-ambientais da Bacia Hidrografica do rio Caeté,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Luci Cajueiro Carneiro Pereira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A inflência do Turismo na ocupação teritorial e na qualidade de vida dos moradores da praia de Ajuruteua-PA, Brasil.
Orientador: Luci Cajueiro Carneiro Pereira.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Amapá, UEAP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado do Amapá, UEAP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do Curso de especialização em educação especial e inclusiva

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: dedicação exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora adjunta do programa nacional de formação de Professores (PARFOR)

Atividades

12/2012 - Atual
Direção e administração, Colegiado de Pedagogia, .

Cargo ou função
coordenação adjunta do curso de pedagogia PARFOR.
02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colegiado de Pedagogia, .

02/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
educação ambiental, educação do campo e estágio supervisionado

Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, IEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
educação ambiental, formação de professores
2.
educação do campo, práxis educativa, curriculo educacional


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
FORMAÇÃO DE EDUCADORES: os saberes tradicionais como pilar para uma educação ambiental holística na Amazônia amapaense
Descrição: A Educação Ambiental (EA) traz enraizada em si os desafios da busca de uma sociedade sustentável, e suas implicações repercutem diretamente na capacitação da população humana para o uso adequado dos recursos naturais, atribuindo-lhes responsabilidades diante da crise ambiental existente. Nesta perspectiva, consideramos que somente através de um processo educativo é possível alcançar a sustentabilidade, entretanto, questionamos: Qual o tipo de educação que seria ideal para a construção de uma sociedade sustentável? O que significa a EA na formação inicial? A quem atribuiríamos a responsabilidade da EA? Há a possibilidade de pensar/propor uma educação com e para a sustentabilidade, na formação inicial dos acadêmicos do curso de licenciatura em Pedagogia e Ciências Naturais?. Portanto, o objetivo desta pesquisa é refletir sobre os saberes e percepções socioambientais, dos discentes dos cursos de licenciatura em pedagogia e ciências naturais da Universidade do estado do Amapá..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Raimunda Kelly Silva Gomes - Coordenador / Luciano Araujo - Integrante / francele bendito baldez de sousa - Integrante / marcio moreira - Integrante / iranir andrade - Integrante.
2013 - 2015
EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO ASSENTAMENTO AGROEXTRATIVISTA DO MARACÁ, AP.
Descrição: o modelo de educação que hoje é direcionado ao meio rural apresenta um quadro de carência, limitações e dificuldades, ao mesmo tempo tem se mostrado ineficiente e descontextualizado. Segundo Jesus (2008) esse modelo de educação formal tem ajudado na destruição dos modos de vida das populações tradicionais e dos saberes que foram produzidos coletivamente, pois trabalha no plano da sedimentação da ideologia dominante, e utiliza parâmetros urbanos para transmitir conhecimentos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Raimunda Kelly Silva Gomes - Coordenador / francele bendito baldez de sousa - Integrante / JÉSSICA LARISSA FREITAS DA CRUZ - Integrante / Gilvane Cordeiro dos santos - Integrante / JOÃO DE DEUS SANTOS DE SAMPAIO - Integrante / RENATO OLIVEIRA DE SOUZA - Integrante.Número de orientações: 1
2013 - 2014
GESTÃO SOCIOAMBIENTAL NO ARQUIPÉLAGO DO BAILIQUE NO LITORAL AMAZÔNICO AMAPAENSE
Descrição: a educação ambiental como educação política, prioriza a análise das relações políticas, econômicas, sociais e culturais na relação homem- natureza, a fim de reverter as desigualdades educacionais, historicamente construídas, respeitando a existência de tempos e modos de vida, visando o uso adequado do meio ambiente e alternativas de melhorias na qualidade de vida da população. Nesta perspectiva, a educação ambiental, tem sido constantemente vinculada a formação da cidadania e a reformulação de valores éticos e morais, necessários para a continuidade da vida no planeta..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Raimunda Kelly Silva Gomes - Coordenador / francele bendito baldez de sousa - Integrante / JÉSSICA LARISSA FREITAS DA CRUZ - Integrante / Gilvane Cordeiro dos santos - Integrante / JOÃO DE DEUS SANTOS DE SAMPAIO - Integrante / RENATO OLIVEIRA DE SOUZA - Integrante / LUIZA PRESTES - Integrante.Número de orientações: 1
2012 - 2015
EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM ASSENTAMENTOS AGROEXTRATIVISTAS DA AMAZÔNIA AMAPAENSE
Descrição: Apresentado- se como uma extensão do processo educativo a educação ambiental, faz com que os envolvidos, possam construir um novo paradigma de vida, engajados nesse contexto, a educação ambiental, pode ser definida como elemento integrador dos sistemas educativos, Pois todos os seres vivos se relacionam entre si e com o meio ambiente, mas apenas o homem atua conscientemente sobre ele..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Raimunda Kelly Silva Gomes - Coordenador / francele bendito baldez de sousa - Integrante / JÉSSICA LARISSA FREITAS DA CRUZ - Integrante / Gilvane Cordeiro dos santos - Integrante / LUCIRENE TRICILA LEMOS CUIER - Integrante.Número de orientações: 3
2010 - 2012
ZEEUR NAS ÁREAS DE RESSACAS DE MACAPÁ E SANTANA
Descrição: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS PARA O SUBSÍDIO AO ZEEUR NAS ÁREAS DE RESSACAS DA ÁREA URBANA DE MACAPÁ E SANTANA NO AMAPÁ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
CT-Hidro/Casadinho/CNPq-Abordagem integrada dos estudos relacionados aos recursos hídricos da zona costeira amazônica: Fortalecimento de curso de Pós-graduação, não consolidado, na região norte.
Descrição: O programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental: Ecologia de Ecossistemas Costeiros e estuarinos-UFPA foi criado em 1999 e apresenta uma proposta de caráter multidisciplinar, que tem como finalidade a formação de recursos humanos capazes de desenvolver estudos que visem à compreensão da dinâmica dos ecossistemas costeiros e suas formas de preservação e manejo, buscando a construção de uma visão integral da problemática pertinente ao uso e degradação dos ecossistemas costeiros amazônicos e de seus recursos naturais. Dada a relevância que a Região Costeira Amazônica representa para o planeta, a consolidação do programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental (conceito 3), o único com ênfase em ecossistemas costeiros da região norte, torna-se indispensável para o aprofundamento dos conhecimentos acerca da dinâmica de seus recursos hídricos, tão peculiares e desconhecidos para o mundo, bem como para a formação de recursos humanos qualificados na região mais carente de Doutores do país. A consolidação deste programa de pós-graduação, através da formação de recursos humanos capacitados, norteará as ações destinadas à utilização racional e ao uso sustentável dos recursos hídricos, minimizando os impactos sócio-ambientais locais e, conseqüentemente, melhorando a qualidade de vida e a economia local, em um dos ambientes mais preservados e produtivos do planeta. Por tanto, o principal objetivo deste projeto é promover o fortalecimento e a consolidação do programa de Pós-graduação em Biologia Ambiental, utilizando-se como critérios básicos os aspectos avaliados como regulares pela CAPES, no último triênio. Para concretizar estes objetivos será necessário seguir as seguintes metas: intensificar o intercâmbio e a participação de docentes com relevante experiência em recursos hídricos e que estejam inseridos em um programa de Pós-Graduação consolidado (neste caso os docentes do programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica-FURG).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Projeto Universal - Análise Integrada dos Aspectos Sócio-Ambientais de uma Bacia Hidrográfica da Região Amazônica
Descrição: As bacias hidrográficas do estado do Pará apresentam-se como unidades fundamentais para o planejamento do uso e da conservação ambiental, mas, de modo geral, têm sofrido grande perda da biodiversidade, relacionada principalmente à sobre-exploração dos recursos naturais. A bacia hidrográfica do rio Caeté, localizada na região nordeste do Pará, possui 2.000 km2 de área, extensão do rio principal de 100 km e deságua no Oceano Atlântico. Drena seis municípios, localizados em sua maioria na região bragantina, e tem como principais problemas ambientais o desmatamento da vegetação nativa e a poluição dos corpos hídricos, procedentes de atividades desenvolvidas nas áreas urbanas e rurais. A presente proposta de pesquisa tem por objetivo geral, analisar de modo integrado os aspectos sócio-ambientais da bacia do Caeté, por meio de levantamentos das condições naturais e das variantes sociais incidentes na região, considerando-se os parâmetros que contribuem de forma direta e/ou indireta para a degradação hídrica (superficial e subterrânea). Com a finalidade de viabilizar a multidisciplinaridade do projeto e de realizar uma abordagem sistêmica, a metodologia será subdividida em estudos setoriais e estudos integrados. Os estudos setoriais corresponderão à identificação dos fatores que compõem o subsistema físico (geologia, geomorfologia, climatologia, morfometria e hidrodinâmica), o subsistema ecológico (solo, fatores físico-químicos, vegetação, plâncton e índice de coliformes fecais) e o subsistema social (histórico, uso e ocupação do solo, aspectos demográficos e degradação ambiental). Para a análise integrada dos elementos, será considerado que cada subsistema possui dinâmica própria e que existem inter-relações e retro-alimentações mútuas, de tal forma que cada um poderá alterar ou condicionar a dinâmica do outro. A estratégia de ação para a execução do trabalho será segmentada em três etapas: levantamento de informaEstudo Sócio-Ambiental da Bacia hidrográfica do Rio Caeté...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - Atual
CT-Agro: Análise e Monitoramento das Condições Ambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Caeté, NE do Pará: Ferramentas para Ação Educativa e Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Ribeirinhas.
Descrição: As bacias hidrográficas revelam-se como unidades básicas de planejamento e gestão ambiental, mostrando-se como uma unidade operacional prática para o desenvolvimento de atividades relacionadas à educação ambiental, uma vez que possibilita uma visão integrada e interdisciplinar de um sistema natural submetido a impactos e a múltiplos usos. De uma forma geral, as bacias hidrográficas do estado do Pará têm sofrido grande perda da biodiversidade, em especial a bacia hidrográfica do rio Caeté, através da sobre-exploração dos recursos pesqueiros, das práticas rudimentares de manejo de solo, da atividade de mineração e da poluição hídrica provinda das sedes urbanas e da zona rural. O presente projeto pretende analisar as condições ambientais da bacia hidrográfica do Caeté e trabalhar ações de educação ambiental integrada em seis comunidades ribeirinhas, com enfoque metodológico participativo, realizando ações de caráter multidisciplinar destinadas a estabelecer um modelo de gestão que contribua na recuperação e na preservação do ambiente, melhorando a qualidade de vida das populações tradicionais. Para a análise das condições ambientais da bacia do Caeté a pesquisa será segmentada em três etapas: levantamento de informações bibliográficas e cartográficas, trabalhos de campo e análises laboratoriais. Paralelamente às atividades de pesquisa serão desenvolvidas as ações comunitárias, baseando-se na dinâmica integradora e participativa, e priorizando-se a interação entre o conhecimento técnico-científico e o saber popular. Durante o programa de educação ambiental integrada serão desenvolvidas atividades que abordem os temas "educação ambiental e saneamento básico" e "desenvolvimento sustentável e qualidade de vida", sendo obedecidas as seguintes etapas: i) divulgação do programa de atividadAnálise e Monitoramento das Condições Ambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Caeté, NE do Pará: Ferramentas para Ação Educativa e Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Ribeirinhas. ...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2014
INOVAÇÃO E TRANSVERSALIDADE SOCIOAMBIENTAL NA COMUNIDADE DO ANAUERAPUCU
Descrição: este projeto possibilitará mecanismos através de ações comunitárias que fortaleça o sistema organizacional comunitário da Amazônia que em sua maioria sobre limitações para reivindicações de seus direitos de cidadão, como: educação, saúde, saneamento e entre outros, fato que reflete no geral em suas baixa renda econômica individual e coletiva e consequentemente em suas condições de vida, considerando que o exercício da cidadania, o desenvolvimento local sustentável, a interdisciplinaridade e o resgate da cultura comunitária são estratégias comprovadamente efetivas contra a permanência da desigualdade sociais na sociedade vigente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Raimunda Kelly Silva Gomes - Coordenador / francele bendito baldez de sousa - Integrante / JÉSSICA LARISSA FREITAS DA CRUZ - Integrante / Gilvane Cordeiro dos santos - Integrante / maria do carmo lobato da silva - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado do Amapá - Auxílio financeiro.


Membro de comitê de assessoramento


2013 - 2013
Agência de fomento: Universidade do Estado do Amapá
2013 - Atual
Agência de fomento: Universidade do Estado do Amapá
2013 - Atual
Agência de fomento: Universidade do Estado do Amapá
2013 - Atual
Agência de fomento: Universidade do Estado do Amapá
2013 - Atual
Agência de fomento: Universidade do Estado do Amapá
2012 - 2013
Agência de fomento: Universidade do Estado do Amapá
2012 - Atual
Agência de fomento: Universidade do Estado do Amapá
2012 - 2012
Agência de fomento: Universidade do Estado do Amapá


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
2017 - Atual
Periódico: REVISTA COCAR (UEPA)
2017 - Atual
Periódico: REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR. IMPRESSO)
2017 - Atual
Periódico: SODEBRÁS
2018 - Atual
Periódico: REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: formação de professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação do campo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: práxis educativa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FELIX, N. O. I.2018FELIX, N. O. I. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; NAKAYAMA, L. . SABERES DOCENTES E SABERES DA COMUNIDADE INDÍGENA TENTEHAR, GRAJAÚ-MA: uma interação necessária. INTERESPAÇO: REVISTA DE GEOGRAFIA E INTERDISCIPLINARIDADE, v. 4, p. 218-239, 2018.

2.
GOMES, Raimunda Kelly Silva2017GOMES, Raimunda Kelly Silva; NAKAYAMA, L. . Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense. EDUCAR EM REVISTA, v. 33, p. 257-273, 2017.

3.
CORREA, M. S.2017CORREA, M. S. ; NAKAYAMA, L. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva . PRÁTICA AVALIATIVA DA APRENDIZAGEM EM ESCOLA MULTISSERIADA DO CAMPO, ILHA DE COTIJUBA-PA. REVISTA COCAR (UEPA), v. 11, p. 127-153, 2017.

4.
GOMES, Raimunda Kelly Silva2017GOMES, Raimunda Kelly Silva; NAKAYAMA, L. ; SOUSA, F. B. B. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS TEORIAS FLECKIANAS COMO SUBSIDIO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE), v. 34, p. 233-249, 2017.

5.
GOMES, Raimunda Kelly Silva2017GOMES, Raimunda Kelly Silva. A teoria Fleckiana como subsidio a uma Educação Ambiental holística na práxis educativa docente. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 34, p. 233-249, 2017.

6.
GOMES, Raimunda Kelly Silva2017GOMES, Raimunda Kelly Silva; NAKAYAMA, L. . SABERES DOCENTES SOBRE MEIO AMBIENTE EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA AMAPAENSE. Pesquisa em Educação Ambiental (Online), v. 12, p. 127-140-140, 2017.

7.
GOMES, Raimunda Kelly Silva2017GOMES, Raimunda Kelly Silva; NERY, V. ; UBAIARA, A. C. . SABERES E VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS AMAZÔNICOS. AMBIENTE & EDUCAÇÃO: REVISTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 22, p. 173-190, 2017.

8.
CRUZ, J. L. F.2016CRUZ, J. L. F. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva . DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DO ASSENTAMENTO AGROEXTRATIVISTA DO MARACÁ NA AMAZÔNIA AMAPAENSE. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online), v. 11, p. 71-84-84, 2016.

9.
GOMES, Raimunda Kelly Silva2016GOMES, Raimunda Kelly Silva; NAKAYAMA, L. ; SOUSA, F. B. B. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL COMO PRINCÍPIO DA SUSTENTABILIDADE NA PRÁXIS EDUCATIVA. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. esp., p. 11-39-39, 2016.

10.
GOMES, Raimunda Kelly Silva2016GOMES, Raimunda Kelly Silva; NAKAYAMA, L. . SABERES E PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS (AS) PROFESSORES (AS) DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA AMAZÔNICA AMAPAENSE. revista cocar, v. 10, p. 406-430-430, 2016.

11.
GOMES, Raimunda Kelly Silva2015GOMES, Raimunda Kelly Silva; SILVA, M. C. L. ; MEDEIROS, M. M. . A sustentabilidade da educação socioambiental no assentamento do Anauerapucu, Amazônia Amapaense. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 32, p. 329-343, 2015.

12.
GOMES, Raimunda Kelly Silva2014GOMES, Raimunda Kelly Silva; SOUSA, F. B. B. ; PEREIRA, L. C. C. ; SANTOS, G. C. ; AMANAJAS, V. V. V. . GUIDELINES FOR THE MANAGEMENT OF THE COASTAL ZONE OF THE AMAZON ESTUARY IN THE BRAZILIAN STATE OF AMAPÁ. Journal of Coastal Research, v. SI70, p. 401-406, 2014.

13.
GOMES, Raimunda Kelly Silva2011 GOMES, Raimunda Kelly Silva; PEREIRA, L. C. C. ; TAKYAMA,Luis Roberto ; SOUSA, F. B. B. . Social Diagnosis and Guidelines for Coastal Management in Environmental Protection Areas of the Amazon Littoral (Amapá, Brazil). Journal of Coastal Research, v. SI 64, p. 1331-1335, 2011.

14.
GOMES, Raimunda Kelly Silva2009 GOMES, Raimunda Kelly Silva; PEREIRA, L. C. C. ; RIBEIRO, Carlos Murilo Mendes ; GUIMARAES, D. O. ; COSTA, R. M. . Aspectos socioambiental de uma comunidade pesqueira amazonica. Revista da Gestão Costeira Integrada, v. 9, p. 101-111, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AMORIM, A. S. ; MAGALHÃES, B. A. C. S. ; SILVA, E. A. ; OLIVEIRA, F. V. ; ALMEIDA, L. C. C. S. ; LIMA, N. L. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; COSTA, R. P. . teorias, ensino, aprendizagem: revisitando pensadores da educação. 1. ed. são paulo: Paco editorial, 2015. v. 1. 198p .

Capítulos de livros publicados
1.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SOUSA, F. B. B. . Educação socioambiental na escola estadual Francisco Filho, Amazônia Amapaense. In: Ângela do Céu Ubaiara - Alder de Souza Dias (Orgs.). (Org.). EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA:praticas, reflexões e pesquisas. 1ed.curitiba: editora CRV, 2017, v. , p. 67-84.

2.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; NAKAYAMA, L. . o papel da educação socioambiental na construção da sustentabilidade. In: renato pinheiro da costa, Natamias Lopes de lima, raimunda kelly silva gomes, adiel santos de Amorim, benedita alcidema C. S. Magalhães, leila cristina da C. S. de almeida, nicelma josenilda brito soares, ellen aguiar da silva, flavio V. de oliveira. (Org.). teoria, ensino, aprendizagem: revisitando pensadores da educação. 1ed.Sao paulo: Paco editorial, 2015, v. 1, p. 1-200.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; NAKAYAMA, L. ; SOUSA, F. B. B. . EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: VIVÊNCIAS NA COMUNIDADE ANAERAPUCU ? AP. In: III Encontro Metropolitano de Atividades Programadas EM Educação Ambiental: Dialogando com diversidade cultural e os saberes amazônicos, 2017, Belém. III Encontro Metropolitano de Atividades Programadas EM Educação Ambiental: Dialogando com diversidade cultural e os saberes amazônicos. Belém: UFPA, 2016. v. 1. p. 63-66.

2.
NAKAYAMA, L. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; BITTENCOURT, S. C. S. . PROGRAMA SALA VERDE POROROCA: DEZ ANOS DEDICADOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARÁ. In: III Encontro Metropolitano de Atividades Programadas em Educação Ambiental, 2017, Belém. III Encontro Metropolitano de Atividades Programadas em Educação Ambiental. Belém: UFPA, 2017. p. 72-79.

3.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; NAKAYAMA, L. ; SOUSA, F. B. B. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA EDUCATIVA DOCENTE EM UMA ESCOLA AMAZÔNICA AMAPAENSE. In: XVI Encontro Paranaense de Educação. III coloquio inteernacional de educação ambiental., 2017, curitiba. XVI Encontro Paranaense de Educação. III coloquio inteernacional de educação ambiental., 2017.

4.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; NAKAYAMA, L. ; SOUSA, F. B. B. . PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP -MACAPÁ), SOBRE A TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: XIII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO, 2017, Belém-PA. XIII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO, 2017.

5.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; NAKAYAMA, L. ; SOUSA, F. B. B. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS TEORIAS FLECKIANAS COMO SUBSIDIO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS. In: Forúm Brasileiro de educação ambiental, 2017, Balneário camboriú. Anais do IX FBEA, 2017.

6.
CRUZ, J. L. F. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva . DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DO ASSENTAMENTO AGROEXTRATIVISTA DO MARACÁ NA AMAZÔNIA AMAPAENSE. In: V congresso brasileiro de educação ambiental aplicada a gestão territorial, 2016, fortaleza. V congresso brasileiro de educação ambiental aplicada a gestão territorial, 2016.

7.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; LACERDA, N. ; SOUSA, F. B. B. ; CRUZ, J. L. F. ; MENDES, A. S. . DIAGNOSTICO SOCIOAMBIENTAL DA ILHA DO FRANCO, LITORAL AMAZÔNICO AMAPAENSE. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e, 2015, Brasilia. VII ENCONTRO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM AMBIENTE E SOCIEDADE, 2015.

8.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SOUSA, F. B. B. ; CRUZ, J. L. F. ; SILVA, M. C. L. . EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NA COMUNIDADE DO ANAUERAPUCU, NA AMAZONIA AMAPAENSE.. In: VII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2015, brasilia. Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2015.

9.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SILVA, M. C. L. ; MEDEIROS, M. M. ; NAKAYAMA, L. ; PEREIRA, L. C. C. . STRATEGIES OF SOCIO-ENVIRONMENTAL EDUCATION ON THE COAST OF THE AMAZON ESTUARY IN AMAPÁ, BRAZIL. In: International Coastal Symposium (ICS2016)., 2015, Australia. International Coastal Symposium (ICS2016)., 2016.

10.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SOUSA, F. B. B. ; CRUZ, J. L. F. . Educational praxis and sustainability in traditional communities in the Amazon (Amapá, Brazi l ). In: International Conference on Social Education and Management Engineering (SEME2014), 2014, Macao. International Conference on Social Education and Management Engineering (SEME2014), 2014.

11.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SOUSA, F. B. B. ; SILVA, M. C. L. ; CRUZ, J. L. F. ; MENDES, A. S. . EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E PLANEJAMENTO ESCOLAR NA ESCOLA FRANCISCO FILHO, AMAZÔNIA AMAPAENSE. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2014, Belém. XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2014.

12.
CRUZ, J. L. F. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; SOUSA, F. B. B. . FORMAÇÃO DOCENTE E PLANEJAMENTO EM UM ASSENTAMENTO AGROEXTRATIVISTA, SANTANA-AP. In: XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2014, Belem. XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2014.

13.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SILVA, M. C. L. ; SOUSA, F. B. B. ; CRUZ, J. L. F. ; MENDES, A. S. . EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E PRÁXIS EDUCATIVA NA AMAZÔNIA AMAPAENSE. In: VIII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, 2014, Belem. VIII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, 2014.

14.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SILVA, M. C. L. ; CRUZ, J. L. F. ; PICANCO, W. C. ; LACERDA, N. . PRATICAS SOCIOAMBIENTAIS NO ASSENTAMENTO DO ANAUERAPUCU, AMAZONIA AMAPAENSE. In: VIII Forum Brasileiro de Educação Ambiental, 2014, Belem. VIII Forum Brasileiro de Educação Ambiental, 2014.

15.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SOUSA, F. B. B. ; SANTOS, G. C. . DIAGNOSTICO SOCIOAMBIENTAL DE UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA NA AMAZÔNIA AMAPAENSE. In: III Seminário Internacional Novas Territorialidades e Desenvolvimento Sustentável, 2013, Recife. NOVAS TERRITORIALIDADES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 2013.

16.
SANTOS, G. C. ; CRUZ, J. L. F. ; CUIER, L. T. L. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; SOUSA, F. B. B. . ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL NA COMUNIDADE ANAUERAPUCU NO LITORAL AMAZÔNICO, SANTANA-AP. In: IV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2013, salvador. IV Congresso Brasileiro de Gestão Ambienta, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SOUSA, F. B. B. ; CRUZ, J. L. F. . PRÁXIS EDUCATIVA E SUSTENTABILIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DA AMAZÔNIA (AMAPÁ, BRASIL). In: IV Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, IV Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2014, porto velho. IV Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, IV Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2014. v. 4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SILVA, M. C. L. ; NAKAYAMA, L. ; MEDEIROS, M. M. ; PEREIRA, L. C. C. . STRATEGIES OF SOCIO-ENVIRONMENTAL EDUCATION ON THE COAST OF THE AMAZON ESTUARY IN AMAPÁ, BRAZIL. In: International Coastal Symposium, 2016, sydney. International Coastal Symposium, 2016.

2.
CRUZ, J. L. F. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; SOUSA, F. B. B. ; SANTOS, G. C. . Formação docente e planejamento em um assentamento agroextrativista , santana-AP. In: II fórum permanente das licenciaturas UEAP, 2013, Macapa. REVISTA CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA. Macapa, 2013.

3.
SAMPAIO, J. D. S. ; SOUZA, R. O. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; CRUZ, J. L. F. . diagnostico pedagógico da escola Municipal de ensino fundamental vila progresso, bailique-AP. In: II fórum permanente das licenciaturas UEAP, 2013, Macapa. REVISTA CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; NAKAYAMA, L. . Vivências em uma escola ribeirinha amazônica amapaense. REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SOUSA, F. B. B. ; CRUZ, J. L. F. ; SILVA, M. C. L. . EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NA COMUNIDADE DO ANAUERAPUCU, NA AMAZONIA AMAPAENSE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUSA, F. B. B. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; LACERDA, N. ; MENDES, A. S. ; CRUZ, J. L. F. . DIAGNOSTICO SOCIOAMBIENTAL DA ILHA DO FRANCO, LITORAL AMAZÔNICO AMAPAENSE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SILVA, M. C. L. ; CRUZ, J. L. F. ; SOUSA, F. B. B. ; MENDES, A. S. . EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E PLANEJAMENTO ESCOLAR NA ESCOLA FRANCISCO FILHO, AMAZÔNIA AMAPAENSE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CRUZ, J. L. F. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; SOUSA, F. B. B. . FORMAÇÃO DOCENTE E PLANEJAMENTO EM UM ASSENTAMENTO AGROEXTRATIVISTA, SANTANA-AP. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUSA, F. B. B. ; FILOCREAO, A. S. M. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva . PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO, NA AMAZÔNIA AMAPAENSE.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SOUSA, F. B. B. ; FILOCREAO, A. S. M. . EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO LOCAL, NA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO, MAZAGÃO -AP.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SOUSA, F. B. B. ; ORELLANA, B. B. M. A. ; LOBATO JUNIOR, J. P. A. ; SIMOES, I. C. ; FERNANDES, A. V. . DESENVOLVIMENTO E OCUPAÇÃO TERRITORIAL EM ÁREAS DE FRONTEIRAS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE, OIAPOQUE-AP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; PEREIRA, L. C. C. ; OLIVEIRA, E. ; GUIMARAES, D. O. ; RIBEIRO, M. J. S. ; COSTA, R. M. . ASPECTO SÓCIO-AMBIENTAL DA COMUNIDADE DE ACARAJÓ, LITORAL AMAZÔNICO (NE- PA, BRASIL). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
GUIMARAES, D. O. ; PEREIRA, L. C. C. ; RIBEIRO, Carlos Murilo Mendes ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; RIBEIRO, M. J. S. ; COSTA, R. M. . CONDIÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NA VILA DOS PESCADORES-PA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GUIMARAES, D. O. ; PEREIRA, L. C. C. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; RIBEIRO, M. J. S. ; MONTEIRO, M. C. ; COSTA, R. M. . ASPECTOS SÓCIO-AMBIENTAIS DA COMUNIDADE DE TENTUGAL, BACIA HIDROGRAFICA DO RIO CAETÉ (PARÁ-BRASIL). 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
RIBEIRO, M. J. S. ; PEREIRA, L. C. C. ; GUIMARAES, D. O. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; LUZ, D. S. ; OLIVEIRA, E. ; COSTA, R. M. . ESTUDO SOCIOAMBIENTAL DE UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA EM UMA BACIA HIDROGRÁFICA AMAZÔNICA, ARRAIAL DO CAETÉ - PA, BRASIL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; PEREIRA, L. C. C. ; RIBEIRO, M. J. S. ; GUIMARAES, D. O. ; MONTEIRO, M. C. ; COSTA, R. M. . CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL EM UMA COMUNIDADE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAETÉ, VILA DO CAETÉ-PA, BRASIL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
Silva ; PEREIRA, L. C. C. ; GUIMARAES, D. O. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; COSTA, R. M. . ESTUDO SÓCIO-AMBIENTAL NA COMUNIDADE DE JUTAÍ, BACIA DO CAETÉ, AMAZÔNIA, BRASIL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; PEREIRA, L. C. C. ; RIBEIRO, M. J. S. ; GUIMARAES, D. O. ; MONTEIRO, M. C. ; COSTA, R. M. . Caracterização socioambiental da Bacia Hidrográfica do rio Caeté (Pará-Brasil). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
RIBEIRO, M. J. S. ; PEREIRA, L. C. C. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; DOMINGUES, D. ; MONTEIRO, M. C. ; GUIMARAES, D. O. ; COSTA, R. M. . Dinâmica socioambiental de uma comunidade estuarina: o caso de Camutá (Bragança-PA, Brasil). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
RIBEIRO, M. J. S. ; PEREIRA, L. C. C. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; LUZ, D. S. ; MONTEIRO, M. C. ; GUIMARAES, D. O. ; COSTA, R. M. . Uma comunidade amazônica a margem do estuário do Caeté: o caso da Vila Que Era (Bragança-Pará, Brasil).. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
Silva ; PEREIRA, L. C. C. ; COSTA, R. M. ; GUIMARAES, D. O. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva . Extração de argila e problemas ambientais na Bacia Hidrográfica do Caeté, Bragança, Pará. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
OLIVEIRA, E. ; PEREIRA, L. C. C. ; COSTA, R. M. ; MONTEIRO, M. C. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; GUIMARAES, D. O. . Aspectos socioambientais em uma comunidade costeira amazônica: o caso de Acarajó (Pará ? Brasil). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
RIBEIRO, M. J. S. ; PEREIRA, L. C. C. ; GUIMARAES, D. O. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; LUZ, D. S. ; DOMINGUES, D. . Aspetos sócio-ambientais de uma comunidade amazônica a margem da foz da Bacia Hidrográfica do Rio Caeté - Pa, Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
GUIMARAES, D. O. ; PEREIRA, L. C. C. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; RIBEIRO, M. J. S. ; LUZ, D. S. ; MONTEIRO, M. C. . Aspectos sócio-ambientais das comunidades de Tentugal e Nova Mocajuba, Bacia Hidrografica do Rio Caeté (Bragança-Pará-Brasil). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
GUIMARAES, D. O. ; PEREIRA, L. C. C. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; RIBEIRO, M. J. S. ; LUZ, D. S. . O uso e ocupação de uma vila de pescadores no litoral amazônico (Brasil). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; PEREIRA, L. C. C. ; GUIMARAES, D. O. ; RIBEIRO, M. J. S. ; LUZ, D. S. ; DOMINGUES, D. . Estudo sócio-econòmico da comunidade de São João do Caeté, Santa Luzia do Pará, Bacia Hidrográfica do Caeté, Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; PEREIRA, L. C. C. ; GUIMARAES, D. O. ; RIBEIRO, M. J. S. ; LUZ, D. S. ; OLIVEIRA, E. . Estudo sócio-ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Caeté, comunidade de Acarajó, Bragança-Pa, Brasi. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; PEREIRA, L. C. C. . Estudo sócio-ambiental na bacia hidrográfica do rio Caeté. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
GORAYEB, A. ; SILVA, R. P. ; PEREIRA, L. C. C. ; BANDEIRA, R. S. ; RIBEIRO, M. J. S. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; SANTOS, T. S. R. . Condições de uso e ocupação do solo e fatores potenciais de degradação dos recusos hídricos superficiais da Bacia Hidrográfica do Rio Caeté - NE do Pará - Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SILVA, N. S. M. ; SANTOS, R. C. O. ; SANTOS, S. C. C. ; RIBEIRO, D. G. . Educação Ambiental e Desenvolvimento sustentável: o caso da bacia hidrográfica do rio Caeté-PA, Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SILVA, A. K. G. ; VIEIRA, E. ; GOMES, M. L. . A transversalidade da Educação Ambiental na comunidade de Acarajó-Braganaça-PA, Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
GOMES, Raimunda Kelly Silva. Educação Ambiental: ações transdisciplinares na comunidade do Acarajó, Bragança-PA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
GOMES, Raimunda Kelly Silva. A educação Ambiental na comunidade de Acarajó-Bragança-PA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
RIBEIRO, M. J. S. ; GUIMARAES, D. O. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; PINHEIRO, S. C. C. ; PEREIRA, L. C. C. ; COSTA, R. M. . Evolução do uso e ocupação da praia de Ajuruteua (Bragança-Pará-Brasil).. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
GUIMARAES, D. O. ; RIBEIRO, M. J. S. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; COSTA, V. B. ; PEREIRA, L. C. C. ; COSTA, R. M. . Percepção ambiental e social dos usuários da praia de Ajuruteua (NE-Pará-Brasil). 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; GOMES, M. L. . A educação Ambiental na comunidade de Acarajó. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
GOMES, Raimunda Kelly Silva. Educação Ambiental numa dimensão transdisciplinar na comunidade de Acarajó-Bragança-PA. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
GOMES, Raimunda Kelly Silva. A importãncia da construção coletiva do projeto Politico pedagógico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
GOMES, Raimunda Kelly Silva. Pedagogia: Docência X prática educativa superando a visão reducionista de Educação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
GOMES, Raimunda Kelly Silva. Pedagogia: Docência X prática educativa superando a visão reducionista de Educação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NOBRE, E. M.; GOMES, Raimunda Kelly Silva; FURTADO, A.. Participação em banca de FRANCILEY DA SILVA CORREA.GESTÃO DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E CONQUISTAS NA ESCOLA AUGUSTO ANTUNES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá.

2.
MARGARIDA, H.; GOMES, Raimunda Kelly Silva; SIMOES, V.. Participação em banca de leandro de freitas pantoja.currículo: concepções e desdobramentos entre os docentes de uma escola do distrito rural anauerapucu, santana-AP. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá.

3.
GOMES, Raimunda Kelly Silva. Participação em banca de alana diana souza de oliveira.analise socioambiental sobre o uso de queimadas na APA do rio Curiaú- AP, brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

4.
GOMES, Raimunda Kelly Silva. Participação em banca de alaíde ferreira de aguiar coelho.ocupação humana na APA da fazendinha. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

5.
GOMES, Raimunda Kelly Silva. Participação em banca de josidoria rodrigues sena.uso de plantas medicinais pelos moradores do distrito do carvão município de Mazagão, AP- brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

6.
GOMES, Raimunda Kelly Silva. Participação em banca de cassia cilene santos souza.parque zoobotânico de Macapá como modalidade didática para o ensino de ciências e Biologia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

7.
GOMES, Raimunda Kelly Silva. Participação em banca de louise marli de sousa da costa.percepção sobre as formas de transmissão e prevenção da doença de chagas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

8.
GOMES, Raimunda Kelly Silva. Participação em banca de edielson guimarâes da silva.MEDIDAS PREVENTIVAS DE COMBATE A DENGUE NA ESCOLA ESTADUAL SANTA INÊS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

9.
GOMES, Raimunda Kelly Silva. Participação em banca de lucineia do rosario costa.percepção dos alunos da 8ª serie da escola municipal de ensino fundamental josé duarte de azevedo sobre hanseníase. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; NOGUEIRA, H. C.; DIAS, D.. educação e comunidades afrodescendentes , educação indigena e metodologia da pesquisa em educação. 2012. Universidade do Estado do Amapá.

2.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; NOGUEIRA, H. C.; DIAS, D.. estagio de docencia II e tecnologias educacionais. 2012. Universidade do Estado do Amapá.

3.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; NOGUEIRA, H. C.; DIAS, D.. estágio nos anos iniciais e EJA do ensino fundamental, Pratica pedagógica V, e historia da educação II. 2012. Universidade do Estado do Amapá.

4.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SOARES, D.; SIMONE, S.. Estagio supervisionado I e II, Prática docente em química I e II e Atividade complementar III. 2012. Universidade do Estado do Amapá.

5.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; DIAS, D.; NOGUEIRA, H. C.. introdução a educação, teoria do currículo, pedagogia em ambiente não escolar, planejamento educacional e estagio supervisionado na gestão de unidades escolares. 2012.

Outras participações
1.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SILVA, M. C. L.; UBAIARA, A. C.; DIAS, A.; NERY, V.. III FÓRUM DAS LICENCIATURAS DA UEAP I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO AMAPÁ.. 2015. Universidade do Estado do Amapá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO AMAPÁ e III forum permanente das licencituras. 2015. (Congresso).

2.
VII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e.EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NA COMUNIDADE DO ANAUERAPUCU, NA AMAZONIA AMAPAENSE.. 2015. (Encontro).

3.
VII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e.DIAGNOSTICO SOCIOAMBIENTAL DA ILHA DO FRANCO, LITORAL AMAZÔNICO AMAPAENSE. 2015. (Encontro).

4.
VIII forum brasileiro de educação ambiental. 2014. (Outra).

5.
XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores. 2014. (Seminário).

6.
II Forum permanente das Licenciaturas UEAP.Formação docente e planejamento em um assentamento agroextrativista , santana-AP. 2013. (Outra).

7.
II Forum permanente das Licenciaturas UEAP.diagnostico pedagógico da escola Municipal de ensino fundamental vila progresso, bailique-AP. 2013. (Outra).

8.
25'ENEPE- Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 2005. (Encontro).

9.
I Encontro PAn-Amazônico, I Reunião CIEA'S do Norte e II Encontro estadual de Educação Ambiental. 2005. (Encontro).

10.
VIII Congresso Ibero Americano de Extensão Universitária. 2005. (Congresso).

11.
I encontro de Educação Inclusiva: Rompendo as barreiras do Preconceito. 2004. (Encontro).

12.
Subsidios para a construção participativa do projeto politico pedagógico. 2004. (Outra).

13.
V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. 2004. (Outra).

14.
V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. 2004. (Outra).

15.
VII Jornada de Extensão Universitária. 2004. (Outra).

16.
XV Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia. 2004. (Encontro).

17.
I Conferência Estadual do Meio Ambiente. 2003. (Outra).

18.
Pré-conferência do Meio Ambiente do Nordeste Paraense. 2003. (Outra).

19.
Pré-conferência do Meio Ambiente do Nordeste Paraense. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; NERY, V. ; MACIEL, F. C. ; ANDRADE, I. ; NOBRE, E. M. . III encontro de saberes e vivências socioambientais e educativas na amazonia amapaense. 2017. (Outro).

2.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SILVA, M. C. L. . II seminario Interdisciplinar sobre estudos socioambientais na amazonia: pesquisas e ações. 2015. (Outro).

3.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SILVA, M. C. L. . I seminario interdisciplinar sobre estudos socioambientais na amazônia: pesquisas e ações. 2014. (Outro).

4.
RABELO, B. V. ; SOUZA, C. B. ; FERNANDES, A. V. ; LOBATO JUNIOR, J. P. A. ; MELO, R. M. ; GUEDES, L. A. ; GOMES, Raimunda Kelly Silva ; SIMOES, I. C. ; AMANAJAS, V. V. V. ; GIBSON, V. M. ; FAGUNDES, F. S. ; SILVA, L. M. S. ; ALMEIDA, J. C. ; ORELLANA, B. B. M. A. ; ANDRADE, E. N. ; MOURA, S. H. C. N. ; SILVA, R. C. ; ANDRADE, A. M. B. ; NEVES, D. G. ; GAZEL, L. F. T. ; SANTOS, F. S. O. ; MARINHO, M. L. ; NERI, M. W. L. ; MARTINS, R. N. . I Workshop sobre estrategias metodológicas para o zoneamento ecológico econômico do estado do Amapá. 2011. (Outro).

5.
GOMES, Raimunda Kelly Silva. I Pré- Conferência do Meio Ambiente do Nordeste Paraense. 2005. (Outro).

6.
GOMES, Raimunda Kelly Silva. I encontro de Educação Inclusiva: rompendo as barreiras do preconceitos. 2004. (Outro).

7.
GOMES, Raimunda Kelly Silva. Fórum das águas. 2004. (Outro).

8.
GOMES, Raimunda Kelly Silva. VII Encontro Bragantino dos Estudantes de Pedagogia. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Walquíria de Araújo Pereira. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: saberes e vivências de educadores amazônicos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amapá. (Orientador).

Iniciação científica
1.
ROBSON DA COSTA FERREIRA. OS SABERES DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS COMO PILAR PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL HOLÍSTICA NA AMAZÔNIA AMAPAENSE. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Amapá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
JANINE BARROS DE MELO. FORMAÇÃO DE EDUCADORES: os saberes tradicionais como pilar para uma educação ambiental holística na Amazônia amapaense com as turmas iniciais de Ciências Naturais. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Amapá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA SOUZA. UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO ? LIED NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GABRIEL DE ALMEIDA CAFÉ. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

2.
Antônia Maria Ribeiro Lima Falta colocar Kelly gomes. O uso do computador como recurso didático no ensino da matemática na 4 serie do ensino fundamental. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

3.
ALYSSON BRABO ANTERO. AS DIFERENTES FORMAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

4.
EDNA SOUZA DA SILVA. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ESPAÇO INFORMATIZADO. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

5.
MARIVALDO BARBOSA DE MATOS. BLOG COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

6.
ROSANGELA MORAIS DE MORAES LIMA. O USO TELEVISIVO COMO RECURSO DIDÁTICO NO CONTEXTO ESCOLAR. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

7.
Maria do Socorro. O uso da TV escola no processo de ensino e aprendizagem. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na educação) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
INOÃ CAROLINE DA ROCHA MIRANDA. O PEDAGOGO E OS DESAFIOS DO PLANEJAMENTO NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL ODETE ALMEIDA LOPES, MACAPÁ-AP. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

2.
elivânia teixeira dias. educação ambiental e a formação do professor de biologia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

3.
dilma almeida da silva. metodologia de ensino dos professores de ciências de 7ª e 8ª série do ensino fundamental na escola estadual mario quirino da silva, Macapá-AP. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

4.
EDSON DE CARVALHO VAZ. a implantação da educação ambiental com alunos portadores de necessidades especiais na escola estadual Maria Merian, Macapá. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

5.
Jairo Silva dos Santos. aplicação da lei de politica nacional de educação ambiental na escola estadual Alberto santos Dumont: uma analise investigativa, santana-AP.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

6.
Nelma Sousa dos Santos. Educação de Jovens e Adultos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

7.
Antonia Silva Ferreira. Educação Ambiental no Araxá. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

8.
welhygton Mescouto da silva. Pratica de Ensino da EJA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

9.
Juliana Soares. Metodologia do Ensino de Ciências. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

10.
Sara Cordeiro. Educação ambiental e Qualidade de vida. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

11.
Alex da Silva. educação e saude. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

12.
Maria da Graça. Processo avaliativo nas series iniciais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

13.
Nilton Santos. Formação continuada do professor de Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

14.
Eudina Vieira. A importancia da leitura no ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

15.
Amanda Soares. Literatura infantil no processo de aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

16.
Adriana sousa. Trabalho infantil e o papel docente no processo de ensino e aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

17.
Adriano silva. O uso da literatura infantil como incentivo a leitura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

18.
Adriana Ribeiro. A criança vitima da violência domestica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

Iniciação científica
1.
Débora araújo. percepções e saberes docente sobre a educação ambiental em uma comunidade ribeirinha amazônica. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Amapá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

2.
Debora Souza Araujo. educação socioambiental e praxis educativa na amazonia amapaense. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Amapá, Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

3.
JÉSSICA LARISSA FREITAS DA CRUZ. EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO ASSENTAMENTO AGROEXTRATIVISTA DO MARACÁ, AP.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

4.
Gilvane Cordeiro dos Santos. GESTÃO SOCIOAMBIENTAL NA ILHA DO FRANCO DO ARQUIPÉLAGO DO BAILIQUE NO LITORAL AMAZÔNICO AMAPAENSE.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Amapá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

5.
JÉSSICA LARISSA FREITAS DA CRUZ. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA AMAPAENSE.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

6.
LUCIRENE TRICILA LEMOS CUIER. EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE EM UMA COMUNIDADE EXTRATIVISTA DA AMAZÔNIA AMAPAENSE.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá, Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.

7.
Gilvane Cordeiro dos Santos. A INFLUÊNCIA DOS TIPOS DE USO E OCUPAÇÃO PARA O USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Amapá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raimunda Kelly Silva Gomes.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SILVA, M. C. L. . II seminario Interdisciplinar sobre estudos socioambientais na amazonia: pesquisas e ações. 2015. (Outro).

2.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; SILVA, M. C. L. . I seminario interdisciplinar sobre estudos socioambientais na amazônia: pesquisas e ações. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


-Desenvolvimento de atividades de extensão do Grupo Universitário de Educação Ambiental como monitora do projeto Educação ambiental na comunidade de Acarajó.

-Volutária do Grupo Universitário de Educação Ambiental em 2003.

-Desenvolvimento de atividades de extensão do Grupo Universitário de Educação Ambiental, como participante do projeto Educação Ambiental uma abordagem transdisciplinar: Um olhar sobre a comunidade da Jararaca.

-Participação na capacitação e aplicação de questionários no projeto: "Smallholders in the Amazon: Interaction between Ecosystem and Social Systems in the Use and Protection of Tropical Secondary Forests".

- Volutária do Projeto deExtensão "Grupo de Atividades Integradas Ambientais", em 2006

- Monitora da disciplina Didática Geral, no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, com carga Horária de 60h no ano de 2004 

- Ministrou as disciplinas de: Organização do Trabalho pedagogico e Pratica de Ensino, no Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior
- Ministou as disciplinas: Estagio Supervisionado I,II e III, Didatica,Metodologia do Trabalho cientifico, Legislação e Educação Ambiental, Atividades Academicas cientificas e Culturais,na Universidade Vale do Acaraú

- Tutora a Distancia do Curso de Especialização em Gestão escolar,pela Universidade Federal do Amapá
- Tutora a Distãncia do curso de especialização em midias na educação,pela universidade Federaldo Amapá



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 12:57:02