Clarice Nunes Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0709474375325060
  • Última atualização do currículo em 25/11/2018


Doutora em Educação pela Universidade São Francisco, pós-graduada em Língua Inglesa pela Universidade São Judas Tadeu; Coordenadora Pedagógica em Instituto de Idiomas, Professora de Língua Inglesa, Linguística Aplicada em Língua Inglesa, Fonética e Inglês Instrumental em universidade. Atualmente, leciona Língua Inglesa, Comunicação e Expressão e metodologia da pesquisa na Fatec Itu e na Fatec Jundiai em diversos cursos. Além disso, atua como professora de inglês no Ensino Médio do colégio Objetivo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Clarice Nunes Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, Clarice Nunes;COSTA, Clarice Nunes Ferreira

Endereço


Endereço Profissional
FATEC - Itu.
Avenida Tiradentes - de 933/934 ao fim
Parque Industrial
13309640 - Itu, SP - Brasil
Telefone: (11) 40131872
URL da Homepage: www.fatecitu.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Título: Marcas de desejo e de subjetividade no discurso de (não) professores de LE, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Márcia Aparecida Amador Mascia.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: formação de professores; Inglês; sujeito.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Título: Professores de Língua Estrangeira em Formação: a angústia de ensinar uma língua que (não) se sabe,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Márcia Aparecida Amador Mascia.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2003 - 2005
Especialização em Língua Inglesa.
Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Título: A música como instrumento didático no ensino da Língua Inglesa: uma tentativa de integrar as habilidades linguísticas.
Orientador: Angelita Gouveia Quevedo.
1994 - 1997
Graduação em Letras.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André, FFCLSA, Brasil.
1991 - 1994
Ensino Médio (2º grau).
EEPSG Professor Alfredo Ashcar, EEPSG, Brasil.




Atuação Profissional



Fatec Jundiaí, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16


FATEC - Itu, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor associado I, Carga horária: 18
Outras informações
Professora de Língua Inglesa I para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Professora de Língua Inglesa II para o curso de Gestão em Tecnologia da Informação (GTI) Professora de Língua Inglesa IV para o curso de GTI Professora de Língua Inglesa VI para o curso de GTI


Colégio Objetivo Itupeva, NOVA VIDA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14


Instituto de Idiomas de Itupeva, SKILL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 30


Faculdade Anhanguera Indaiatuba, FAI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor 1

Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas lecionadas: Língua Inglesa I Língua Inglesa II Língua Inglesa III Língua Inglesa IV Língua Inglesa V Língua Inglesa VI Linguística Aplicada em Língua Inglesa I Linguística Aplicada em Língua Inglesa II Fonética e Fonologia da Língua Inglesa Linguística Geral Lingua Portuguesa III Psicologia da Educação Literaturas de Língua Inglesa


Universidade do Grande ABC, UNIABC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar 1, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de inglês instrumental nos cursos de Comércio Exterior e Habilitação de Sistemas de Informação Professora de Língua Inglesa no curso de Letras


Instituto Brasileiro de Difusão Cultural, CEINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Língua inglesa I, II, III


Skill Idiomas, SKILL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de língua inglesa - de básico a avançado


Instituto Paulistano de Idiomas, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica


Benvenuto e Benvenuto Idiomas, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora


Instituto Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de ensino


Escola Pública do Estado de São Paulo, EEPSG, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2004
Vínculo: Funcionário Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, Clarice Nunes2016FERREIRA, Clarice Nunes. Entre as angústias e o desejo de ensinar e aprender uma língua: desafios de professores de língua estrangeira em formação. Revista Ciências Humanas, v. 9, p. 32 - 45-45, 2016.

2.
FERREIRA, Clarice Nunes;COSTA, Clarice Nunes Ferreira2012FERREIRA, Clarice Nunes. Para além do poder-saber: governo-verdade. Horizontes (EDUSF), v. 2, p. 115, 2012.

3.
FERREIRA, Clarice Nunes;COSTA, Clarice Nunes Ferreira2011FERREIRA, Clarice Nunes; MASCIA, Marcia Ap. Amador ; Monteiro, Alexandrina . O jovem da modernidade líquida na escola da modernidade sólida: uma discussão sobre a individualização do sujeito. Horizontes (EDUSF), v. 29, p. 121, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FERREIRA, Clarice Nunes. A música como instrumento didático no ensino de Língua Inglesa: uma tentativa de integração das habilidades linguísticas. 1. ed. Guarapari - ES: Ex Libris, 2008. v. 250. 146p .

Artigos aceitos para publicação
1.
FERREIRA, Clarice Nunes; Monteiro, Alexandrina ; MASCIA, Marcia Ap. Amador . O jovem da modernidade líquida na escola da modernidade sólida: uma discussão sobre a individualização do sujeito. HORIZONTES (EDUSF), 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, Clarice Nunes. Discurso e saberes de professores em formação: três faces desses sujeitos frente à Língua Estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
FERREIRA, Clarice Nunes; MASCIA, Marcia Ap. Amador . Identificações de (não) professores de LE: uma análise discursiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FERREIRA, Clarice Nunes. Nos bastidores da pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FERREIRA, Clarice Nunes; MASCIA, Marcia Ap. Amador . Desafios de professores de língua estrangeira em formação: como ensinar uma língua que não dominam?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FERREIRA, Clarice Nunes; MASCIA, Marcia Ap. Amador . Imaginário discursivo de professores de língua estrangeira (LI) em formação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FERREIRA, Clarice Nunes; MASCIA, Marcia Ap. Amador . A agústia de ser professor de entremeio: uma análise discursiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FERREIRA, Clarice Nunes. Professores de Língua Estrangeira em formação: A angústia de ensinar uma língua que não sabe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
FERREIRA, Clarice Nunes. A música como instrumento didáico no ensino de língua inglesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
FERREIRA, Clarice Nunes. Estratégias e Técnicas - facilitadores do processo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
FERREIRA, Clarice Nunes. Communicative approach. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
FERREIRA, Clarice Nunes. Effective class management. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
FERREIRA, Clarice Nunes. Communicative approach. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
FERREIRA, Clarice Nunes. Dealing with problematic students. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
FERREIRA, Clarice Nunes. A música como instrumento didático no ensino de Língua Inglesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
FERREIRA, Clarice Nunes. Productive Skills and Receptive Skills. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
FERREIRA, Clarice Nunes. A música como instrumento didático no ensino de língua inglesa: uma tentativa de integração das habilidades linguísticas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
FERREIRA, Clarice Nunes. A música como instrumento didático no ensino da Língua Inglesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
FERREIRA, Clarice Nunes. 5 steps. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
FERREIRA, Clarice Nunes. Lesson Plan. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
FERREIRA, Clarice Nunes. Warm up. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
FERREIRA, Clarice Nunes. Ensinar com música. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
FERREIRA, Clarice Nunes. Language as the negotiation of meaning. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
FERREIRA, Clarice Nunes. Vocabulary. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
PIZARRO, D. ; FERREIRA, Clarice Nunes . Curso pre vestibular. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FERREIRA, Clarice Nunes. Communicative Approach. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BALLERINI, A. P.; FERREIRA, Clarice Nunes. Participação em banca de Beatriz Durães; Eduarda B. de Paula; Stefanni R Rodrigues.Marketing digital. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Eventos) - Fatec Jundiaí.

2.
FERREIRA, Clarice Nunes; SCHIOSER, Galileo de Souza; RAMALHO, M. L.. Participação em banca de Taiane Ariosi Coretti; Tarcísio Brito de Faria.Paradise Sunset. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Eventos) - Fatec Jundiaí.

3.
FERREIRA, Clarice Nunes. Participação em banca de Maria Eduarda Ladeira; Tailane Maria de Souza; Talita Auliba.O impacto da tecnologia na sociedade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Tecnologia da Informação) - FATEC - Itu.

4.
FERREIRA, Clarice Nunes; SILVA, Márcia Lázara Pinheiro; MARCONDES, F.. Participação em banca de Izadora Menezes S Santos; Taynan Torres; Vinícius Lopes.O desempenho profissional do gestor de eventos: uma exigência para a redução dos acidentes em eventos universitários. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Evento) - Fatec Jundiaí.

5.
FERREIRA, Clarice Nunes; SCHIOSER, Galileo de Souza; SILVA, Nathan Cirillo. Participação em banca de Romulo Silva Santana.Esporte eletrônico: torneio minion masters cup. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Eventos) - Fatec Jundiaí.

6.
FERREIRA, Clarice Nunes; SANTOS, Antonio Manuel C; RUIZ, Miguel Augusto Lobon. Participação em banca de Bruna Castardo.As vantagens da unitilização de cargas: um estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Logística) - Fatec Jundiaí.

7.
FERREIRA, Clarice Nunes. Participação em banca de Igor Almeida Cardoso de Brito; Guilherme Augusto de Quadros.O auxílio da tecnologia no aprendizado de alunos de Ensino Médio: estudo de caso do AVA do colégio Anglo de Sorocaba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Tecnologia da Informação) - FATEC - Itu.

8.
FERREIRA, Clarice Nunes. Participação em banca de Matheus.Prospota de evento - Intense sunset. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Evento) - Fatec Jundiaí.

9.
FERREIRA, Clarice Nunes. Participação em banca de Alves, Bruno Henrique; Dias, Gustavo Velazquez.Plano de negócios: aplicativo de estudo de língua inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Tecnologia da Informação) - FATEC - Itu.

10.
FERREIRA, Clarice Nunes; AGUIAR, João José Ferreira; FERREIRA, Iolanda Lopez Castillo. Participação em banca de Juliana Savanini Vequiati; Patricia Lisboa Casarim.A importância da fiscalização de bebidas alcoólicas para menores em festas de 15 anos: aplicação da legislação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Eventos) - Fatec Jundiaí.

11.
FERREIRA, Clarice Nunes. Participação em banca de Diego Felipe Froner.A importância da tecnologia da informação no planejamento estratégico de pequenas empresas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Tecnologia da Informação) - FATEC - Itu.

12.
COSTA, Clarice Nunes Ferreira. Participação em banca de Antonio Gerson Melo.Um estudo sobre a viabilidade de criação de uma rede social profissional para docentes e discentes da Fatec Itu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Tecnologia da Informação) - FATEC - Itu.

13.
COSTA, Clarice Nunes Ferreira. Participação em banca de Daniel das Neves Leandro; William Bernardo.Tecnologias assistivas: a colaboração da tecnologia móvel entre professores e alunos com deficiência auditiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Tecnologia da Informação) - FATEC - Itu.

14.
FERREIRA, Clarice Nunes; GROSS, R.. Participação em banca de André Neves de Araújo.A tecnologia como ferramenta auxiliar para professores na formulação e na mobilidade dos conteúdos acadêmicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Tecnologia da Informação) - FATEC - Itu.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FERREIRA, Clarice Nunes; MITSUOKA, Narjara Ferreira; BARRANCOS, Inês Teixeira. comissão julgadora de concurso público - Processo 2519/2017. 2017. FATEC - Cotia.

2.
FERREIRA, Clarice Nunes; MITSUOKA, Narjara Ferreira; BARRANCOS, Inês Teixeira. Comissão julgadora de concurso público da disciplina de Inglês - presidente da banca Processo 2519/2017. 2017. FATEC - Cotia.

3.
FERREIRA, Clarice Nunes; SILVA, Márcia Lázara Pinheiro. Comissão específica de concurso público da disciplina Produção Audiovisual. 2017. Fatec Jundiaí.

4.
FERREIRA, Clarice Nunes. Comissão julgadora de concurso público da disciplina de Inglês- edital 283/07/2017. 2017. FATEC - Santana de Parnaíba.

5.
FERREIRA, Clarice Nunes. Processo n 4349/2016. 2016. Fatec Jundiaí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Escola da Inteligência. 2018. (Outra).

2.
I Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico. 2017. (Encontro).

3.
Processo Criativo. 2017. (Encontro).

4.
XXIII Encontro de IC, XVI Encontro de pós-graduação, XII Encontro de Extensão universitária, X Seminário de Estudos do Homem Contemporâneosão.As identificações de (não) professores de LE: uma análise discursiva. 2017. (Seminário).

5.
III Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnologicas para la integración de la America Latina y el Caribe.Professores de LI em formação. 2015. (Seminário).

6.
XXI Encontro de IC, XIV Encontro de pós-graduação, X Encontro de Extensão universitária, e VIII Seminário de Estudos do Homem Contemporâneo.Identificações de (não) professores de língua estrangeira. 2015. (Seminário).

7.
III Seminário Interno do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Educação: perspectiva sócio-histórico-culturais.Professores-alunos ou Alunos-professores: uma análise discursiva de professores de LE em formação. 2013. (Seminário).

8.
II Seminário Interno de Pós-graduação em Educação Cultura Digital e os Desafios da Educação Contempoânea.Imaginário discursivo de professores em formação. 2012. (Seminário).

9.
SIDIS III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade - I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade.A anguústia de ser professor de entremeio: uma anãlise discursiva. 2012. (Simpósio).

10.
XIII Encontro de iniciação científica, XI Encontro de pós-graduação, VII encontro de extensão universitária, Seminário EHC - V ciclo. 2012. (Encontro).

11.
XVIII Encontro de Inciação Científica, XI Encontro de pós-graduação, VII Encontro de extensão universitária, Seminários de EHC - V ciclo.Desafios de professores de língua estrangeira em formação: como ensinar uma língua que não dominam?. 2012. (Encontro).

12.
VIII Jornada de Educação.A música como instrumento didático no ensino de língua inglesa. 2011. (Oficina).

13.
X Encontro de Pós-graduação. 2011. (Encontro).

14.
X Encontro de Pós-graduação.Professores de Língua Estrangeira em formação: A angústia de ensinar uma língua que não sabe. 2011. (Encontro).

15.
JOPLE X. 2010. (Encontro).

16.
Training course for coordinators. 2002. (Outra).

17.
Teaching Conference. 2001. (Outra).

18.
Teaching Conference.The language as a negotiation of meaning. 2001. (Outra).

19.
Teaching conference.Teaching Vocabulary. 2000. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Eduarda Ladeira; Tailane Maria de Souza; Talita Auliba. O impacto da tecnologia na sociedade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Tecnologia da Informação) - FATEC - Itu. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.

2.
Bruno Henrique da Silva Alves; Gustavo Velazquez Dias. Aplicativo para estudo da língua inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Tecnologia da Informação) - FATEC - Itu. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.

3.
Júlio César Peixoto Malfa e Rafael Turino Sai. As novas tecnologias como ferramenta no ensino de língua estrangeira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Tecnologia da Informação) - FATEC - Itu. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.

4.
Luís Felipe Micai de Jesus; Maria Fernanda Gonçalves dos San. Inclusão ou exclusão digital: as duas vertentes na 3a idade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Tecnologia da Informação) - FATEC - Itu. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.

5.
Fernanda Oliveira. A importância da língua inglesa para o desenvolvimento da carreira em tecnologia da informação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Tecnologia da Informação) - FATEC - Itu. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.

6.
Aline Sarti e Elaine Sarti Santos. A ditadura cantada por Caetano Veloso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - habilitação Português e Inglês) - Faculdade Anhanguera Indaiatuba. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.

7.
Elaine Cristina da Silva e Sirlene Nunes de Araújo Pinheiro. Entre o imaginário e o real: uma viagem além de Nárnia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - habilitação Português e Inglês) - Faculdade Anhanguera Indaiatuba. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.

8.
Ana Lúcia Oliveira Pinheiro. Análise da obra O primo Basílio de Eça de Queirós com foco na representação feminina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - habilitação Português e Inglês) - Faculdade Anhanguera Indaiatuba. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.

9.
Márcio Batista de Sá Guimarães. A religiosidade na obra O auto da Compadecida. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - habilitação Português e Inglês) - Faculdade Anhanguera Indaiatuba. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.

10.
Judite do Espirito Santo Zenni. Formação de Leitores adolescentes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - habilitação Português e Inglês) - Faculdade Anhanguera Indaiatuba. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.

11.
Alcione Martins de Sousa Oliveira. As reações e as influências do incentivo à leitura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - habilitação Português e Inglês) - Faculdade Anhanguera Indaiatuba. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.

12.
Fabiana Ribeiro da S Martin e Graciélia Alexandrina dos Sant. Preconceito Linguístico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - habilitação Português e Inglês) - Faculdade Anhanguera Indaiatuba. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.

13.
Adriana Paranhos Klaitr. A conduta profissional do professor de LE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - habilitação Português e Inglês) - Faculdade Anhanguera Indaiatuba. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.

14.
Luana Keuchegerian Morato Martins. A luta pela inclusão social nas comunidades marginais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - habilitação Português e Inglês) - Faculdade Anhanguera Indaiatuba. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.

15.
Pablina Rillo Valim. As metodologias do Ensino de LE e o papel do professor na abordagem comunicativa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - habilitação Português e Inglês) - Faculdade Anhanguera Indaiatuba. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.

16.
Milene Giuseppin. A desmotivação do aluno no contexto de metodologia tradicional do ensino de LE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - habilitação Português e Inglês) - Faculdade Anhanguera Indaiatuba. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.

17.
Ana Paula Pereira Barbosa e Monique Cristine Paulino Simões. A construção da mulher por Jane Austen. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - habilitação Português e Inglês) - Faculdade Anhanguera Indaiatuba. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.

18.
André Yukio Watanabe e Jonas Ribeiro do Nascimento. Ensino Britânico versus Ensino Brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - habilitação Português e Inglês) - Faculdade Anhanguera Indaiatuba. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.

19.
Marcela dos Santos Carneiro e Maria da Natividade Moreno. O ensino/aprendizagem de Língua Inglesa na Escola Pública de Indaiatuba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - habilitação Português e Inglês) - Faculdade Anhanguera Indaiatuba. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.

20.
Alessandra Barbosa do Sacramento e Leandro Acássio Fernandes. A problemática da exclusão digital. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - habilitação Português e Inglês) - Faculdade Anhanguera Indaiatuba. Orientador: Clarice Nunes Ferreira.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FERREIRA, Clarice Nunes2016FERREIRA, Clarice Nunes. Entre as angústias e o desejo de ensinar e aprender uma língua: desafios de professores de língua estrangeira em formação. Revista Ciências Humanas, v. 9, p. 32 - 45-45, 2016.


Cursos de curta duração ministrados
1.
PIZARRO, D. ; FERREIRA, Clarice Nunes . Curso pre vestibular. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


CERTIFICADOS INTERNACIONAIS

2001	FCE /Trinity 11



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 19:08:42