Livia Fernanda Morales

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7267099183713755
  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Possui graduação em Bacharelado em Estudos Literários - Português e Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (2008), graduação em Licenciatura Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (2010) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é professora assistente a da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Metodologia do Ensino Superior, Formação de professores de Espanhol língua Adicional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Livia Fernanda Morales
Nome em citações bibliográficas
MORALES, L. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Avenida Tarquínio Joslin dos Santos
Loteamento Universitário das Américas
85870650 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35292800
URL da Homepage: https://www.unila.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: O papel da literatura na formação de professores de Espanhol: um estudo bakhtiniano da vozes sociais que circulam entre os estudantes de letras da UFPR,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Deise Cristina de LIma Picanço.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cultura; ensino de literatura; línguas e literaturas estrangeiras; formação de professores de LE Espanhol; preconceito.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2016
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2008 - 2010
Graduação em Licenciatura Espanhol.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2004 - 2008
Graduação em Bacharelado em Estudos Literários - Português.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Da Poesia Concreta à Galáxias: o processo de composição constelar na poesia de Haroldo de Campos.
Orientador: Édison José da Costa.
Bolsista do(a): Tesouro Nacional/ Universidade Federal do Paraná, TN/UFPR, Brasil.
2004 - 2008
Graduação em Bacharelado em Estudos Literários - Espanhol.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: O Banquete Americano: a expressão da América no poema Pensamientos en La Habana de José Lezama Lima.
Orientador: Rodrigo Vasconcelos Machado.
Bolsista do(a): Tesouro Nacional/ Universidade Federal do Paraná, TN/UFPR, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2017 - Atual
Direção e administração, Instituto Latino Americano de Artes, Cultura e História, .

Cargo ou função
Vice-coordenação da Especialização em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras.
03/2017 - Atual
Ensino, Especialização em Ensino-aprendizagem de Línguas Adicionais Leia mais: http, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
GÊNEROS DISCURSIVOS E TEXTUAIS: MATERIAIS DIDÁTICOS
3/2017 - Atual
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão - PROEX, .

Atividade de extensão realizada
Formação de formadores: a história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina.
3/2017 - Atual
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão - PROEX, .

Atividade de extensão realizada
CÁTEDRA PAULO FREIRE: Educação de Jovens e Adultos.
10/2017 - 06/2018
Direção e administração, Pró-reitoria de Extensão - PROEX, .

Cargo ou função
Chefia da Coordenação de Extensão.
7/2016 - 03/2018
Direção e administração, Instituto Latino Americano de Artes, Cultura e História, .

Cargo ou função
Vice-coordenação Curso de Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.
3/2017 - 12/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino Americano de Artes, Cultura e História, .

3/2017 - 06/2017
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão - PROEX, .

Atividade de extensão realizada
CURSO DE DIREITOS HUMANOS NA AMERICA LATINA.
03/2015 - 12/2016
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão - PROEX, .

Atividade de extensão realizada
Diálogos y Diverisdad: formación continuada de profesores de español.
03/2016 - 06/2016
Ensino, Ciclo comum de Estudos - Línguas Adicionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PORTUGUÊS/ESPANHOL ADICIONAL BÁSICO- Cinema e Audiovisual
03/2016 - 06/2016
Ensino, Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
03/2016 - 03/2016
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Linguística
06/2015 - 12/2015
Ensino, Ciclo comum de Estudos - Línguas Adicionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PORTUGUÊS/ESPANHOL ADICIONAL INTERMEDIÁRIO I - Geografia Bacharelado
06/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Linguística
03/2015 - 06/2015
Ensino, Ciclo comum de Estudos - Línguas Adicionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PORTUGUÊS/ESPANHOL ADICIONAL BÁSICO - História Licenciatura
PORTUGUÊS/ESPANHOL ADICIONAL BÁSICO - Letras Espanhol Português com Língua Estrangeiras
PORTUGUÊS/ESPANHOL ADICIONAL INTERMEDIÁRIO II - Cinema e Audivisual
PORTUGUÊS/ESPANHOL ADICIONAL INTERMEDIÁRIO II - ANTROPOLOGIA - DIVERSIDADE CULTURAL LATINO-AMERICANA
06/2014 - 12/2014
Ensino, Ciclo comum de Estudos - Línguas Adicionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PORTUGUÊS/ESPANHOL ADICIONAL INTERMEDIÁRIO I - Geografia
PORTUGUÊS/ESPANHOL ADICIONAL INTERMEDIÁRIO I - Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora substituta, auxiliar, padrão 1, Carga horária: 40

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de docência em Língua estrangeira moderna: Espanhol/Francês/Italiano
Prática de docência em Língua estrangeira moderna II: Espanhol/Francês/Italiano
Metodologia de Ensino de Lingua estrangeira moderna: Espanhol/Francês/Italiano
02/2013 - 08/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de docência em Língua estrangeira moderna: Espanhol/Francês/Italiano
Prática de docência em Língua estrangeira moderna II: Espanhol/Francês/Italiano
Leitura, Literatura e Sociedade II
Linguagem, sociedade e Educação II
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de docência em Língua estrangeira moderna: Espanhol/Francês/Italiano
Prática de docência em Língua estrangeira moderna II: Espanhol/Francês/Italiano
04/2012 - 07/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de docência em Língua estrangeira moderna: Espanhol/Francês/Italiano
Prática de docência em Língua estrangeira moderna II : Espanhol/Francês/Italiano

Colégio Estadual Cecilia Meireles, C.E. C.M, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professora de espanhol, Carga horária: 10


Colégio Estadual Santa Rosa, CESR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professora de espanhol, Carga horária: 8
Outras informações
Centro de Línguas Estrangeiras Modernas


Escola Estadual Professor Nilo Brandão, EEPNB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professora Celem, Carga horária: 8


Escola Técnica Universidade Federal do Paraná, ET-UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora de Português / Espanhol, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Português/ Espanhol no Curso Ensino Medio e Técnico em Petróleo Integrado ao Ensino Médio



Linhas de pesquisa


1.
O Ciclo Comum de Estudos da UNILA na visão docente: Estabelecendo parâmetros para a formação continuada


Projetos de extensão


2018 - Atual
De balaio de gatos à educação em línguas
Descrição: Português como lingua estrangeira em escolas municipais de Foz do Iguaçú.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Ensino de Línguas de Fronteira através de práticas interdisciplinares
Descrição: Trabalho com escolas de esnino fundamental de Foz do Iguaçú com ensino de espanhol para crianças.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Espanhol en la Triple Frontera IV
Descrição: Aulas de espanhol para a comunidade de Foz do Iguaçú.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Formação de formadores: a história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina
Descrição: Formação política e educacional com professores da rede municipal de Foz do iguaçú.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Sonar: itinerários poético-musicais da América Latina
Descrição: música e poesia latino americana.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Livia Fernanda Morales - Coordenador / Gastón Consentino - Integrante.
2015 - 2016
Diálogos y diversidade: formación continuada de profesores de español
Descrição: projeto de extensão para formação continuada de professores de lingua espanhla da educação básica.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Livia Fernanda Morales - Coordenador / Rejane Escoto Bueno - Integrante.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Programa de Residência Pedagógica
Descrição: EDUCAÇÃO EM TERRITÓRIOS DE FRONTEIRA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA FRONTEIRA TRINACIONAL BRASIL, ARGENTINA E PARAGUAI Coordenação do SUBPROJETO DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL E PORTUGUÊS COMO LÍNGUAS ESTRANGEIRAS.
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Agência de fomento.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: O Programa Institucional de Residência Pedagógica da Universidade Federal Latino-Americana - PRP-UNILA - vislumbra, em primeira instância, fortalecer, como Instituição de Ensino Superior Federal, a Política Nacional de Formação de Professores, contribuindo com a imersão dos acadêmicos das diferentes licenciaturas oferecidas pela instituição: Ciências da Natureza, História, Geografia, Letras e Química, nas escolas públicas brasileiras de educação básica, especificamente dos municípios que compõem o território fronteiriço do Brasil com o Paraguai e a Argentina. Nesta perspectiva, o PRP-UNILA atuará na aproximação da política pública nacional com a realidade local das escolas de educação básica brasileiras na referida área de fronteira, aproximando a educação superior do ambiente da educação básica, a formação de licenciados nos cursos da UNILA do cotidiano das escolas públicas da região, considerando ainda outros dois outros elementos importantes, a consolidação dos cursos de licenciatura da instituição e as melhores condições de permanência dos acadêmicos dos cursos de licenciatura, propiciando melhores condições de formação através do estabelecendo de mecanismos de cooperação entre a Universidade e as Escolas Públicas de Educação Básica..
Alunos envolvidos: Ensino médio: (60) Graduação: (24) .
Integrantes: Livia Fernanda Morales - Coordenador / André Luís André - Integrante / Tiago Costa Sanches - Integrante / Marcelo Augusto Rocha - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Literatura.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Aprovada e Convocada no Concurso Público para Professor do Magistério Superior área de Letras - subárea: Espanhol Língua Estrangeira/Língua Adicional, Universidade da Integração da América Latina.
2012
Aprovada na 1a. colocação no Concurso Público Professor Substituto, Departamento de Teoria e Prática de Ensino,, Universidade Federal do Paraná.
2010
Aprovada em 1ra colocação no Teste Seletivo para Admissão de Professores Colaboradores - Língua Espanhola, Universidade Estadual do Centro-Oeste.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
MORALES, L. F.. ?A Base nacional comum curricular e o ensino de Ciências no nível fundamental?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MORALES, L. F.. Por que não se pode fugir de casa (?) ou o sujeito através da lingia materna e língua estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MORALES, L. F.. Literatura e música em Concierto Barroco de Alejo Carpentier. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MORALES, L. F.. Da poesia concreta a Galáxias: os procedimentos de composição constelar na poesia de Haroldo de Campos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MORALES, L. F.. Intersecções em Blanco de Octavio Paz. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MORALES, L. F.. Memória Histórica na contrução narrativa de El Obsceno Pájaro de la Noche de J. Donoso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
MORALES, L. F.. La clase y los materiales didáctivos / Materiais didáticos e a sala de aula. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MORALES, L. F.. Formação em Espanhol para fins Acadêmicos Módulo IV. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MORALES, L. F.. Formação em Espanhol para fins Acadêmicos Módulo III. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MORALES, L. F.. Formação em Espanhol para fins Acadêmicos Módulo II. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MORALES, L. F.. VII Seminário de Toeria e Prática de Ensnono. 2010. (Coordenação de sessão de comunicação oral).

6.
MORALES, L. F.. Poesía hispanoamericana. 2007. (Monitoria).

7.
MORALES, L. F.. Os contrapuntos em Blanco de Octavio Paz. 2006. (Relatório de pesquisa).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MORALES, L. F.. Prova de Desenvolvimento didático do concurso para seleção de candidatos aos cargos de Proffisinal do Magistério - Docência I e Educador. 2014. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXII Congresso Brasileiro de Zoologia. A Base nacional comum curricular e o ensino de Ciências no nível fundamental. 2018. (Congresso).

2.
1ra Jornada de Formação de Professores do Ensino Superior. 2014. (Outra).

3.
2º Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUL. Políticas de lengua y enseñanza de español en Brasil: Cuestiones Metodoólicas y Teóricas. 2013. (Congresso).

4.
VII Encontro de profesores de Língua Espanhola do Estado do Paraná. 2013. (Encontro).

5.
International Association for Research on Textbooks and Educational Media.O papel da produção de material didático na formação inicial dos professores de Língua Estrangeira. 2012. (Outra).

6.
Seminário de Ensino e Pesquisa.Possibilidades investigativas sobre o ensino de Espanhol. 2011. (Outra).

7.
II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e LInguagem.Por que não se pode fugir de casa (?) ou o sujeito através da língua materna e língua estrangeira. 2010. (Seminário).

8.
VII Seminário de Teoria e Prática de Ensino.VII seminário de teoria e prática de ensino. 2010. (Seminário).

9.
15 Evento de Iniciação Científica.Octavio Paz: Poesia, Política, Crítica e o Silêncio. 2007. (Outra).

10.
14 Evento de Iniciaçao Científica da UFPR.Uma possível leitura de Blanco de Octavio Paz. 2006. (Outra).

11.
7 Encontro do Centro de Estudos Lingüísticos do Sul.Variaçao de marca de plural em letras de música. 2006. (Encontro).

12.
Aula inagural do curso de poesia ibero- americana. 2006. (Outra).

13.
Cortázar, um exemplo na Literatura. 2006. (Outra).

14.
Semana de Letras. 2006. (Seminário).

15.
Uma possivel relação interdisciplinar: Literatura, arquitetura e fotografia. 2006. (Simpósio).

16.
VII Fórum de Letras PUCPR.Intersecções em Blanco de Octavio Paz. 2006. (Outra).

17.
XVI Jornadas de jovens pesquisadores da Augm. MEMÓRIA HISTÓRICA NA CONSTRUÇÃO NARRATIVA DE EL OBSCENO PÁJARO DE LA NOCHE DE J. DONOSO. 2006. (Congresso).

18.
XXVII Encontro nacional de estudantes de letras. 2006. (Encontro).

19.
Don Quijote 400 años. 2005. (Outra).

20.
II Encontro paranaense Pós-Graduados em estudos Literários. 2005. (Encontro).

21.
Semana de Letras UFPR. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORALES, L. F.; Bertanha, Miraní . XVIII Encontro Nacional de Estudantes de Letras. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
BRUNA BECHLIN QUEIROZ LOPES. Produção de material didático feminista PLE. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Línguas Adicionais Leia mais: http) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
José Olivir Freitas Junior. Questões sobre o ensino de literatura na universidade: estudo de caso na UFPR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Livia Fernanda Morales.

2.
Bárbara Trindade Moreira. A Constrção do professor reflexivo no espaço de extensão acadêmica ?Bolsa-Instrutor? da UFPR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Livia Fernanda Morales.

3.
Cindy Gleyce Santos Luiz. Quem me navega é o mar: um estudo de caso sobre uma metodologia de ensino por meio de leituras responsivas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Livia Fernanda Morales.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MORALES, L. F.. La clase y los materiales didáctivos / Materiais didáticos e a sala de aula. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:49:46