Carlos Eduardo Candido Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7698913311024550
  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


É docente e coordenador do curso de Pedagogia da Universidade do Sagrado Coração (USC) de Bauru (SP). É Pedagogo, Mestre (Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas), Doutor (Política e Gestão Educacional) com estágio sanduíche em Portugal e Pós-doutor (Politicas de Inclusão nos países de Língua Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Araraquara (SP). Atua academicamente nos seguintes temas: Políticas Educacionais e de Inclusão de pessoas com deficiência (Escola, Trabalho e Ensino Superior), Formação de Professores, Educação a Distância (EAD) e Educação em espaços não-escolares. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Eduardo Candido Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, C. E. C.;PEREIRA, CARLOS EDUARDO CANDIDO;CANDIDO PEREIRA, C. E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Sagrado Coração, Centro de Ciências Humanas.
Rua Irmã Arminda - até Quadra 10
Jardim Brasil
17011160 - Bauru, SP - Brasil
Telefone: (14) 21077000
Ramal: 7240
URL da Homepage: www.usc.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação Escolar.
Faculdade de Ciências e Letras - Unesp/ Araraquara, FCLAR/ UNESP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Nova de Lisboa (Orientador: Maria Cristina Pinto Albuquerque).
Título: Inclusão no Ensino Superior: percepção de professores e funcionários sobre a Inclusão em Brasil e Portugal, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Jose Luis Bizelli.
Coorientador: Lucia Pereira Leite.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Inclusão; Pessoas com deficiência; Ensino Superior; Escola; Mercado de Trabalho.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Superior.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Pública.
Setores de atividade: Educação; Administração pública, defesa e seguridade social.
2008 - 2010
Mestrado em Educação Escolar.
Faculdade de Ciências e Letras - Unesp/ Araraquara, FCLAR/ UNESP, Brasil.
Título: INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: ANALISANDO A RELAÇÃO ESCOLA E EMPREGABILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIENCIAS,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Maria Julia Canazza Dall'Acqua.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Inclusão; Educação Especial; Mercado de Trabalho.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2007
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Ciências e Letras - Unesp/ Araraquara, FCLAR/ UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Programa de Educação Tutorial/MEC/SESu, PET, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.


Formação Complementar


2018 - 2018
Capacitação para Novos Coordenadores de Curso. (Carga horária: 3h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2018 - 2018
COMO ELABORAR QUESTÕES DE PROVA NO MODELO DO ENADE. (Carga horária: 3h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2016 - 2016
Project Management Course. (Carga horária: 30h).
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
2015 - 2015
Information Literacy Course. (Carga horária: 25h).
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
2015 - 2015
Social Media For Scientists Course. (Carga horária: 30h).
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
2015 - 2015
Research Ethics Course. (Carga horária: 25h).
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
2014 - 2014
Extensão universitária em SUPERA - "Sistema para detecção do Uso abusivo e d. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2014 - 2014
Feedback Multimídia: recursos audiovisuais para ... (Carga horária: 30h).
UAB UFSCar, UAB UFSCAR, Brasil.
2014 - 2014
Introdução aos Recursos do Moodle 2.4 para tutores. (Carga horária: 30h).
UAB UFSCar, UAB UFSCAR, Brasil.
2014 - 2014
Acompanhamento da aprendizagem do estudante de EaD. (Carga horária: 30h).
UAB UFSCar, UAB UFSCAR, Brasil.
2014 - 2014
Liderazgo en Gestión Educativa Estrategia a través. (Carga horária: 30h).
Tecnológico de Monterrey, TM, México.
2014 - 2014
Inglês - Nível 4. (Carga horária: 30h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Matemática para concursos. (Carga horária: 48h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2013 - 2013
Redes Sociais e Tecnologias Móveis e suas Possibil. (Carga horária: 30h).
UAB UFSCar, UAB UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Metodologias Problematizadoras: Pressupostos Teóri. (Carga horária: 15h).
UAB UFSCar, UAB UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Inglês - Nível 3. (Carga horária: 30h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2013
Inglês - Nível 2. (Carga horária: 30h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2012
A Escrita no Contexto do Trabalho. (Carga horária: 30h).
UAB UFSCar, UAB UFSCAR, Brasil.
2012 - 2012
Feedback: aprimoramento e reflexão sobre tutoria. (Carga horária: 30h).
UAB UFSCar, UAB UFSCAR, Brasil.
2012 - 2012
Controle Social - FUNDEB - 7ª Edição. (Carga horária: 20h).
Controladoria-Geral da União, CGU/PR, Brasil.
2012 - 2012
Explorando as Ferramentas do Moodle na Persp. Trab. (Carga horária: 30h).
UAB UFSCar, UAB UFSCAR, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Formação Docente para a Modalidade EaD. (Carga horária: 60h).
UAB UFSCar, UAB UFSCAR, Brasil.
2012 - 2012
Preparação para a Gravação de Vídeoaulas - Interfa. (Carga horária: 30h).
UAB UFSCar, UAB UFSCAR, Brasil.
2011 - 2011
Sistema de Gestão SISUAB. (Carga horária: 48h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2010
Tutoria Virtual - Universidade Aberta do Brasil. (Carga horária: 120h).
UAB UFSCar, UAB UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
IV Curso de For de Gest. e Educ. Prog. Educ Inclus. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação de São Carlos-SP, SMESC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do curso de Pedagogia, Carga horária: 20
Outras informações
https://www.usc.br/graduacao/pedagogia

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do curso de Pedagogia, Carga horária: 20

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional e do Trabalho
Fundamentos da Educação infantil
Pesquisa da Prática Pedagógica II: dificuldade de aprendizagem
07/2018 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso de Pedagogia.

Universidade Aberta do Brasil - UFSCar, UAB UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria à distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria a distância na disciplina: "Linguagens: Matemática I (Reoferta)", curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, UFSCar.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria à distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria a distância na disciplina: "Trabalho de Conclusão de Curso II", curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, UFSCar.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor Virtual na disciplina: "Linguagens: Matemática I". Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UFSCar.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor Virtual na disciplina: "Linguagens: Matemática II". Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UFSCar.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Tutoria a Distância, Enquadramento Funcional: Tutoria a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor Virtual na Disciplina "Escola e Currículos", curso de Licenciatura em Pedagogia.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria a Distância, Carga horária: 12
Outras informações
Tutor Virtual na Disciplina "Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II)", curso de Licenciatura em Pedagogia.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Voluntário no curso de licenciatura em Pedagogia nas disciplinas: - Gestão e Administração Escolar; - Escolas e Currículos I; - Escolas e Currículos II; - Escolas e Currículos.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Orientador do PIBIB, Carga horária: 12
Outras informações
Professor Orientador do PIBID Pedagogia EAD nos Polos de Apoio Presencial de Jales e São José dos Campos, com alunos do curso, professores e gestores de escola.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tutoria a Distância, Enquadramento Funcional: Tutoria a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria a distância na disciplina: "Linguagens: Matemática II", curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, UFSCar. Início: 23/01/2012. Término: 28/02/2012

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tutoria a Distância, Enquadramento Funcional: Tutoria a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria a distância na disciplina: "Linguagens: Matemática II", curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, UFSCar. Início: 23/01/2012. Término: 10/03/2012

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tutoria a Distância, Enquadramento Funcional: Tutoria a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria a distância na disciplina: "Matrizes Teóricas do Pensamento Pedagógico I", curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, UFSCar. Início: 26/03/2012. Término: 12/05/2012.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria a distância, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria à distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria a distância na disciplina: "Linguagens: Matemática II", curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, UFSCar.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria a distância na disciplina: "Trabalho de Conclusão de Curso I", curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, UFSCar.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria a distância na disciplina: " Trabalho de Conclusão de Curso II", curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, UFSCar.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Tutoria a Distância, Enquadramento Funcional: Tutoria a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria a distância na disciplina: "Linguagens: Matemática II", curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, UFSCar. Início: 08/09/2010. Término: 09/10/2010.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria a distância na disciplina: "Matrizes teóricas do pensamento pedagógico II", curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, UFSCar.


Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de Doutoramento, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio de doutoramento intitulado "Inclusão no Ensino Superior: percepção de servidores públicos docentes e não docentes sobre a Inclusão no Brasil e em Portugal", sob a supervisão de Prof. Dr. Cristina Maria Pinto Albuquerque, Investigadora Integrada do CICS.NOVA.


Faculdade de Ciências e Letras - Unesp/ Araraquara, FCLAR/ UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Subsitituto, Carga horária: 20
Outras informações
Sustituição à Prof.ª Dr.ª Sueli Itman Monteiro. Departamento de Psicologia da Educação Disciplina: Ação Pedagógica Integrada (8 horas Semanais) Curso de licenciatura em Pedagogia (3.º ano diurno e noturno)

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio Docente Ensino Superio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 5
Outras informações
Estágio docente no ensino superior realizado no curso de licenciatura em pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras - Unesp - campus de Araraquara. Disciplina: Ação Pedagógica Integrada. Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Sueli Itman Monteiro - Depto de Psicologia da Educação.


Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAI-UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor Pedagógico de Polos de EaD, Carga horária: 40


Prefeitura Municipal de São Carlos - SP, PMSC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor III - Educação Especial, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Paralelo Espaço de Aprendizagem, PARALELO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20


Programa de Educação Tutorial/MEC/SESu, PET, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro, CAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Educacional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Trabalho na modalidade "aprendiz" junto a Secretaria de Pés-Graduação em Ciências e Engenharia dos Materiais, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID
Descrição: Este subprojeto teve como objetivo principal possibilitar aos(as) alunos(as) do curso de Pedagogia da UAB-UFSCar a ampliação de conhecimentos para o ensino, por meio do estabelecimento de uma proposta de parceria entre universidade e rede pública de ensino envolvendo de forma colaborativa, professores e profissionais ligados a escolas da rede municipal de ensino de São Carlos, estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância e pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O intuito foi o de promover ações de pesquisa, intervenção e reflexão das potencialidades e limitações de um programa de formação de professores a distância, por meio da troca de experiências, de vivências, de conhecimentos e do diálogo com os pares e com todos os envolvidos no processo. O objetivo do projeto foi fazer uma breve discussão teórico-metodológica enfocando a formação de professores a distância, os processos de aprendizagem da profissão docente e a relevância de uma melhor compreensão sobre como se configura e pode ser fomentada a base de conhecimento para o ensino em diferentes fases da carreira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Carlos Eduardo Candido Pereira - Integrante / Márcia Regina Onofre - Coordenador / Maria Betanea Platzer - Integrante / Maria Iolanda Monteiro - Integrante / Aline Sommerhalder - Integrante / Lucilaine Nunes Lazareto - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
Número de produções C, T & A: 5


Outros Projetos


2004 - 2006
PET - Programa de Educação Tutorial
Descrição: O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Carlos Eduardo Candido Pereira - Integrante / GENTILINI - Integrante / Newton Duarte - Integrante / Silvia Regina Lucato Sigolo - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Inclusão de Pessoas com Deficiência.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política e Gestão Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Representação Discente PPGEE/FCLAr/UNESP, UNESP.
2011
Representação Regional do Orçamento Participativo, Orçamento Prefeitura Municipal de São Carlos.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:6
Total de citações:60
CEC Pereira  Data: 24/06/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, CARLOS EDUARDO CANDIDO2017PEREIRA, CARLOS EDUARDO CANDIDO; BIZELLI, JOSÉ LUÍS ; LEITE, Lúcia Pereira . ORGANIZAÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: INCLUSÃO E AMBIENTE DE TRABALHO. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, v. 38, p. 99-115, 2017.

2.
PEREIRA, C. E. C.2017 PEREIRA, C. E. C.; ALBUQUERQUE, C. M. P. . A inclusão das pessoas com deficiência: panorama inclusivo no Ensino Superior no Brasil e Portugal. EDUCAR EM REVISTA, v. 33, p. 27-41, 2017.

3.
PEREIRA, C. E. C.2015PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. ; LEITE, Lúcia Pereira . Acessibilidade e deficiência na universidade: política de recursos humanos. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 10, p. 631-642, 2015.

4.
PEREIRA, C. E. C.2014PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. . FUTEBOL JUVENIL: ENTRE O IMAGINÁRIO E A MATERIALIDADE DA VIDA NAS CATEGORIAS DE BASE NO BRASIL. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 9, p. 219-235, 2014.

5.
PEREIRA, C. E. C.2012PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO ANALÍTICO DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS COM FOCO NO PROJETO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. REVISTA GESTÃO & SAÚDE (BRASÍLIA), v. 1, p. 1440-1454, 2012.

6.
BERTHO, R. M.2012BERTHO, R. M. ; PEREIRA, C. E. C. ; SILVA, F. A. C. ; ELER, M. N. ; MALDONADO, P. H. O. ; TARDIM, T. S. A. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS. REVISTA GESTÃO & SAÚDE (BRASÍLIA), v. 1, p. 1281-1297, 2012.

7.
PARIZZI, Roseli Aparecida2009PARIZZI, Roseli Aparecida ; PEREIRA, C. E. C. ; BRAGA, R. S. . A troca de correspondência entre duas escolas de educação especial: a utilização da pedagogia Freinet em Trabalho de intervenção pedagógica desenvolvido na disciplina de EstágioCurricular Supervisionado da UNESP de Araraquara. CADERNOS DA PEDAGOGIA (UFSCAR. ONLINE), v. 2, p. 99-111, 2009.

8.
PEREIRA, C. E. C.2007PEREIRA, C. E. C.. Sociedade e Educação. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE), v. 4, p. 1-12, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARQUEZINE, M. C. ; TANAKA, E. D. O. ; BUSTO, R. M. ; PEREIRA, C. E. C. ; DALL'ACQUA, M. J. C. . Atitudes Sociais e Concepção Sobre Inclusão. 1. ed. São Carlos: Marquezie & Manzini, 2014. v. 1. 198p .

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. ; DALL'ACQUA, M. J. C. . Mercado de trabalho: reflexões sobre políticas de educação inclusiva. In: BIZELLI, J. L.; SOUZA, C. B. G.. (Org.). Caminhos para a escola inclusiva. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014, v. , p. 101-114.

2.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. . A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: LEVANTAMENTO DE ESTUDOS PRODUZIDOS NO BANCO DE TESES DA CAPES DE 2006 A 2011. In: ROCHA, M. M. S; MOURA M. Z. S; FHILADELFIO, J. A.. (Org.). Educação a Distância: Inclusão e Tecnologia. 1ed.São João del-Rei: UFSJ, 2014, v. 1, p. 186-194.

3.
CUNHA, M. D. ; CERMINARO, M. C. ; BIZELLI, J. L. ; PEREIRA, C. E. C. . UNESP CORPORATIVA: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO PÚBLICA - PROJETO PILOTO. Educação a distância: gestão, formação de professores e empreendorismo. 1ed.São João del-Rei: UFSJ, 2014, v. 1, p. 139-147.

4.
PEREIRA, C. E. C.. Do jusnaturalismo às políticas de especificação: a situação das pessoas com deficiência no estado moderno. In: Fátima Denari. (Org.). Educação e Educação Especial: textos e (con)textos. 1ed.São Carlos - SP: Pedro & João, 2010, v. 01, p. 01-224.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ANTEQUERA, M. M. ; ONOFRE, M. R. ; PEREIRA, C. E. C. . TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES. Cadernos de Pedagogia, São Carlos, p. 122 - 122.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CANDIDO PEREIRA, C. E.; BIZELLI, JOSÉ LUÍS . RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E DEFICIÊNCIA NO BANCO DE TESES DA CAPES. In: CIET:EnPED 2018, 2018, São Carlos. Anais CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento. São Carlos: SEAD;UFSCar, 2018.

2.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, JOSÉ LUÍS . RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E TRABALHO PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS. In: Simpósio Internacional de Linguagens Educativas, 2018, Bauru/SP. RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E TRABALHO PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, 2018. v. 2. p. 477-488.

3.
PEREIRA, C. E. C.; ALBUQUERQUE, C. M. P. . O Ensino Superior Pós Bolonha. Tempo de Balanço, Tempo de Mudança. In: O Ensino Superior Pós Bolonha. Tempo de Balanço, Tempo de Mudança, 2017, Coimbra. O Ensino Superior Pós Bolonha. Tempo de Balanço, Tempo de Mudança. Coimbra, Portugal: Faculdade de Psicologia da Educação, UC, Portugal, 2017. p. 183-188.

4.
TARDIVO, J. A. ; PEREIRA, C. E. C. ; BIZELLI, J. L. . EDUCAÇÃO E MEMÓRIA NOS CIBERESPAÇOS. In: II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, 2014, Braga - Portugal. EDUCAÇÃO E MEMÓRIA NOS CIBERESPAÇOS. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, 2014. p. 295-301.

5.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. ; LEITE, L. P. . INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NA PERCEPÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial - IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial, 2014, São Carlos - SP. INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NA PERCEPÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS. São Carlos - SP: EdUFSCar, 2014. p. 30278-30288.

6.
PEREIRA, C. E. C.. INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: ANALISANDO A RELAÇÃO ESCOLA E EMPREGABILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS. In: VII Encontro de Educação Especial e Inclusão: mudanças para a escola e a sociedade, 2013, Araraquara-SP. Inclusão no Mercado de Trabalho: analisando a relação escola e empregabilidade de pessoas com deficiências, 2013.

7.
CUNHA, M. D. ; CERMINARO, M. C. ; BIZELLI, J. L. ; PEREIRA, C. E. C. . UNESP CORPORATIVA: CURSO DE APERFEIÇOAmENTO Em LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO PÚBLICA ? PROJETO PILOTO. In: 2º Seminário de Educação a Distância da UFSJ, 2013, São João del-Rei. UNESP CORPORATIVA: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO PÚBLICA ? PROJETO PILOTO. São João del-Rei: UFSJ, 2013. p. 174-185.

8.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. . UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB): LEVANTAMENTO DE ESTUDOS PRODUZIDOS NO BANCO DE TESES DA CAPES DE 2006 A 2011. In: 2º Seminário de Educação a Distância da UFSJ, 2013, São João del-Rei. UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB): LEVANTAmENTO DE ESTUDOS PRODUzIDOS NO BANCO DE TESES DA CAPES DE 2006 A 2011. São João del-Rei: UFSJ, 2013. p. 451-460.

9.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO ANALÍTICO DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS COM FOCO NO PROJETO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2012, São Carlos - SP. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO ANALÍTICO DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS COM FOCO NO PROJETO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL., 2012.

10.
PEREIRA, C. E. C.; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, F. M. ; CURY, R. M. C. . O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAB-UFSCar: QUEM SÃO OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM FORMAÇÃO?. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2012, São Carlos - SP. O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAB-UFSCar: QUEM SÃO OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM FORMAÇÃO?, 2012.

11.
BERTHO, R. M. ; PEREIRA, C. E. C. ; SILVA, F. A. C. ; ELER, M. N. ; MALDONADO, P. H. O. ; TARDIM, T. S. A. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2012, São Carlos - SP. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS, 2012.

12.
PLATZER, M. B. ; ONOFRE, M. R. ; PEREIRA, C. E. C. ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, F. M. ; MONTEIRO, M. I. . O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UAB-UFSCAR SOB A ÓTICA DE SEUS PARTICIPANTES. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2012, São Carlos - SP. O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UAB-UFSCAR SOB A ÓTICA DE SEUS PARTICIPANTES, 2012.

13.
ONOFRE, M. R. ; SOMMERHALDER, A. ; PEREIRA, C. E. C. ; BRAGA, F. M. ; PLATZER, M. B. ; MONTEIRO, M. I. . O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia à Distância/UFSCar Sob a Ótica Do(da) Participante Envolvido(as) no Processo. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia à Distância/UFSCar Sob a Ótica Do(da) Participante Envolvido(as) no Processo. Araraquara: Junqueira&Marin, 2012. v. 2. p. 00362-003173.

14.
PEREIRA, C. E. C.; DALL'ACQUA, M. J. C. . TRAJETÓRIA ESCOLAR E INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIAS EM SÃO CARLOS ? SP. In: V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2009, Londrina - PR. TRAJETÓRIA ESCOLAR E INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIAS EM SÃO CARLOS ? SP, 2009. p. 2838-2847.

15.
PEREIRA, C. E. C.; GUARNIERI, M. R. . Estudos Sobre Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental: Mapeamento dos Trabalhos Expostos no GT 16 - Educação e Comunicação - ANPED. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2006, Bauru - SP. Estudos Sobre Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental: Mapeamento dos Trabalhos Expostos no GT 16 - Educação e Comunicação - ANPED, 2006.

16.
SOUZA, R. F. ; FARIA, G. T. S. ; FAGUNDES, D. R. ; GOUVEA, C. F. ; PEREIRA, C. E. C. . Representações do Ensino Básico Nos Alunos do Curso de Pedagogia da Unesp de Araraquara. In: XVIII Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp, 2006, Bauru. Representações do Ensino Básico Nos Alunos do Curso de Pedagogia da Unesp de Araraquara, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, L. L. ; PEREIRA, C. E. C. . A questão das drogas no ambiente escolar: uma proposta de ação pedagógica integrada.. In: XVIII Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp, 2013, Araraquara-SP. A questão das drogas no ambiente escolar: uma proposta de ação pedagógica integrada, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, JOSÉ LUÍS . A INCLUSÃO ESCOLAR DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NOS PAÍSES DA COMUNIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva, 2018, Marília/SP. Jornada de Educação Especial. Marília/SP: UNESP, 2018. v. 14. p. 968-968.

2.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. ; LEITE, L. P. . A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: POLÍTICA E GESTÃO DA UNESP À SEUS SERVIDORES TÉCNICOADMINISTRATIVOS. In: VIII Amostra de Pesquisa em Educação, 2014, Araraquara. Anais da VIII Amostra de Pesquisas em Educação. Araraquara: Biblioteca da FCLAr, 2014.

3.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. ; TARDIVO, J. A. ; CUNHA, M. D. . PEDAGOGIA E FUTEBOL: O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PROFISSIONALIZAÇÃO DE ATLETAS. In: VIII Encontro Ibero-americano de Educação, 2013, Araraquara-SP. PEDAGOGIA E FUTEBOL: O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PROFISSIONALIZAÇÃO DE ATLETAS, 2013. p. 81-82.

4.
FARIA, E. R. ; PEREIRA, C. E. C. . A Construção da Gestão Democrática nas Escolas Públicas: Uma Análise do Tema Por Meio de Levantamento Bibliográfico em Pesquisas Universitárias. In: 9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar, 2011, São Carlos - SP. A Construção da Gestão Democrática nas Escolas Públicas: Uma Análise do Tema Por Meio de Levantamento Bibliográfico em Pesquisas Universitárias, 2011. v. 7.

5.
PEREIRA, C. E. C.; ONOFRE, M. R. ; MONTEIRO, M. I. ; PLATZER, M. B. ; SOMMERHALDER, A. ; LAZARETO, L. N. ; BRAGA, F. M. . PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTANCIA DA UFSCAR: COMPARTILHANDO SONHOS DAS ESCOLA REAL À ESCOLA IDEAL. In: 6º Congresso de Extensão Universitária da Unesp, 2011, Águas de Lindóia - SP. 6º congresso de extensão universitária da unesp, 2011. p. 0590-0590.

Apresentações de Trabalho
1.
CANDIDO PEREIRA, C. E.; BIZELLI, JOSÉ LUÍS . RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E DEFICIÊNCIA NO BANCO DE TESES DA CAPES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, JOSÉ LUÍS . RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E TRABALHO PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, C. E. C.; PASSALACQUA, F. G. M. ; SOUZA, N. C. A. T. . Programa de Residência Pedagógica: Reflexoes na Perspectiva da Política educacional e da Formação de Professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PEREIRA, CARLOS EDUARDO CANDIDO. INCLUSÃO EDUCACIONAL: BREVE RELATO DE SERVIDORES PÚBLICOS COM DEFICIÊNCIA EM UNIVERSIDADES DE BRASIL E PORTUGAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PEREIRA, C. E. C.. A inclusão na perspectiva das pessoas com deficiências: relação entre escola e trabalho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PEREIRA, CARLOS EDUARDO CANDIDO; BIZELLI, J. L. ; LEITE, Lúcia Pereira ; ALBUQUERQUE, C. M. P. . INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DE SERVIDORES PÚBLICOS DOCENTES E NÃO DOCENTES NO BRASIL E EM PORTUGAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEREIRA, C. E. C.. Inclusão no Ensino Superior: percepção de professores e funcionários para análise da política e gestão universitária pós LDB 1996.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. ; LEITE, L. P. . A inclusão de pessoas com deficiência na universidade: política e gestão da UNESP à seus servidores técnico-administrativos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TARDIVO, J. A. ; BIZELLI, J. L. ; PEREIRA, C. E. C. ; CUNHA, M. D. . Educação e Memória nos Ciberespaços. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. ; LEITE, L. P. . INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NA PERCEPÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. . A Universidade Aberta do Brasil (UAB): Levantamento de Estudos Produzidos no Banco de Teses da CAPES de 2006 a 2011. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PEREIRA, C. E. C.. INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: ANALISANDO A RELAÇÃO ESCOLA E EMPREGABILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUZA, L. L. ; PEREIRA, C. E. C. . A questão das drogas no ambiente escolar: uma proposta de ação pedagógica integrada.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOUZA, L. L. ; PEREIRA, C. E. C. . Ação Pedagógica Integrada: Uma proposta a problemática das drogas no ambiente escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. ; TARDIVO, J. A. ; CUNHA, M. D. . Pedagogia e Futebol: O papel da educação escolar na profissionalização de atletas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CUNHA, M. D. ; PEREIRA, C. E. C. ; TARDIVO, J. A. ; BIZELLI, J. L. . Políticas Públicas Educacionais: O Contexto e o Impacto da Progressão Continuada no Estado de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ONOFRE, M. R. ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, F. M. ; PLATZER, M. B. ; MONTEIRO, M. I. ; PEREIRA, C. E. C. . O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE PEDAGOGA A DISTÂNCIA/UFSCAR SOB A ÓTICA DOS(AS) PARTICIPANTES ENVOLVIDOS(AS) NO PROCESSO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
DESPINCIERI, S. A. ; PEREIRA, C. E. C. ; SANTOS, R. . O perfil dos alunos do curso de licenciatura em pedagogia a distância do polo de apoio presencial da UAB UFSCar em Tarumã-SP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO ANALÍTICO DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS COM FOCO NO PROJETO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (Etapa Virtual). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SOUZA, L. F. ; LIMA, K. P. ; MONTEIRO, M. I. ; PEREIRA, C. E. C. . Painel II Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
CURY, R. M. C. ; PEREIRA, C. E. C. ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, F. M. . O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAB-UFSCar: QUEM SÃO OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM FORMAÇÃO?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PLATZER, M. B. ; ONOFRE, M. R. ; PEREIRA, C. E. C. ; MONTEIRO, M. I. ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, F. M. . O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UAB-UFSCAR SOB A ÓTICA DE SEUS PARTICIPANTES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
BERTHO, R. M. ; PEREIRA, C. E. C. ; SILVA, F. A. C. ; ELER, M. N. ; MALDONADO, P. H. O. ; TARDIM, T. S. A. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO ANALÍTICO DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS COM FOCO NO PROJETO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FARIA, E. R. ; PEREIRA, C. E. C. . A Construção da Gestão Democrática nas Escolas Públicas: Uma Análise do Tema Por Meio de Levantamento Bibliográfico em Pesquisas Universitárias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
PEREIRA, C. E. C.; DALL'ACQUA, M. J. C. . Trajetória escolar e inclusão no mercado de trabalho: um estudo sobre percepção da pessoa com deficiência em São Carlos-SP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
PEREIRA, C. E. C.; DALL'ACQUA, M. J. C. . TRAJETÓRIA ESCOLAR E INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIAS EM SÃO CARLOS ? SP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
PEREIRA, C. E. C.; VALETA, L. N. . Gerência Social e Tecnologia: Fundamentos de Política e Gestão Educacional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PEREIRA, C. E. C.; GUARNIERI, M. R. . Estudos sobre tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental: mapeamento dos trabalhos expostos no GT 16 - Educação e Comunicação - ANPEd. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
PEREIRA, C. E. C.; DALL'ACQUA, M. J. C. . Apresentação e Divulgação do curso de Graduação em Pedagogia da UNESP de Araraquara. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, C. E. C.. A Informática Educativa - Da Sua Relação Cognitiva A Construção de Softwares e Uso em Tecnologias Informáticas Aplicadas A Educação 2003 (Trabalho Final de Financiamento da Bolsa PAE).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PEREIRA, C. E. C.. V Encontro Técnico-Científico: Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, C. E. C.. Edital ProPq 001/2018 PIBIC, PIBIC-Af e ICT. 2018.

2.
PEREIRA, C. E. C.. XXI Fórum de Iniciação Científica, VI Fórum de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e V Fórum de Iniciação Científica do Ensino Médio. 2018.

3.
PEREIRA, C. E. C.. CIET:EnPED - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. 2018.

4.
PEREIRA, C. E. C.. SIED:EnPED:2016 (Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2016.

5.
PEREIRA, C. E. C.. XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância. 2016.

6.
PEREIRA, C. E. C.. Moderador Sala SIED:EnPED:2016 (Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2016.

7.
PEREIRA, C. E. C.. Parecer para o artigo à revista Gestão e Saúde.. 2014.

8.
PEREIRA, C. E. C.. Moderador Seção Técnica-Científica SIED 2014. 2014.

9.
PEREIRA, C. E. C.. Parecer para o artigo: 01 - Revista Gestão e Saúde (Edição Especial). 2013.

Redes sociais, websites e blogs
1.
PEREIRA, CARLOS EDUARDO CANDIDO. carloscandido. Conhecendo, Dialogando, Fazendo Pedagogia.... 2010; Tema: carloscandido. Conhecendo, Dialogando, Fazendo Pedagogia.... (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, C. E. C.. Legislação da Educação Superior e Políticas de Inclusão.. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
PEREIRA, C. E. C.. Coordenação Acadêmica de Polos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Estudos).

3.
PEREIRA, C. E. C.. Contribuições da Psicologia para a relação família e escola. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Estudos).

4.
CANDIDO PEREIRA, C. E.. Relatório de Atividades Referente a Bolsa OBEDUC/CAPES. 2013. (Relatório de pesquisa).

5.
CANDIDO PEREIRA, C. E.. Aula Inaugural e Aula Inicial de Letramento Digital do curso de Pedagogia da UAB-UFSCar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CANDIDO PEREIRA, C. E.. Oficina: 'O mercado de trabalho para as pessoas com deficiência'. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CANDIDO PEREIRA, C. E.. Relatório de Atividades do PET Pedagogia (2006). 2006. (Relatório de pesquisa).

8.
CANDIDO PEREIRA, C. E.. Relatório de Atividades do PET Pedagogia (2005). 2005. (Relatório de pesquisa).

9.
CANDIDO PEREIRA, C. E.. Relatório de Atividades do PET Pedagogia (2004). 2004. (Relatório de pesquisa).

10.
CANDIDO PEREIRA, C. E.; SOUZA, C. B. G. . Relatório de Bolsa de Apoio ao Estudante (2003). 2003. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SCARLATTO, E. C.; PEREIRA, C. E. C.; J. A.. Participação em banca de MARIA JOSÉ DA SILVA. DIMENSÕES DA META 19 DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLÔMBIA-SP: O CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO ÂMBITO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Educação Municipal) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
SCARLATTO, E. C.; PEREIRA, C. E. C.; J. A.. Participação em banca de CELSO FERNANDO IVERSEN. A IMPORTÂNCIA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA PREFEITURA DE BOITUVA - SP. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Educação Municipal) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
SCARLATTO, E. C.; PEREIRA, C. E. C.; J. A.. Participação em banca de CRISTIANA FORTE LEITE. PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: O ATENDIMENTO DE CRIANÇAS DE 0 A 03 ANOS EM CRECHE NO MUNICÍPIO DE AGUAÍ-SP. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Educação Municipal) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
SCARLATTO, E. C.; PEREIRA, C. E. C.; J. A.. Participação em banca de Elizabete Milani Neme. COLINA-SP FRENTE ÀS DIRETRIZES E METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: avançando para a construção de um Plano Municipal de Educação eficiente. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Educação Municipal) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
SCARLATTO, E. C.; PEREIRA, C. E. C.; J. A.. Participação em banca de Maria Marlene Souza. Plano municipal de Educação e a Evasão na Educação de Jovens e adultos (EJA). 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Educação Municipal) - Universidade Federal de São Carlos.

6.
SCARLATTO, E. C.; PEREIRA, C. E. C.; J. A.. Participação em banca de SANDRA APARECIDA CAVESAN WEHBE. A IMPORTÂNCIA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO NO ÂMBITO DOS MUNICÍPIOS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Educação Municipal) - Universidade Federal de São Carlos.

7.
SCARLATTO, E. C.; PEREIRA, C. E. C.; J. A.. Participação em banca de Vilma Moraes De Arruda Soares. O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BOITUVA-SP: META 5. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Educação Municipal) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Kellyta da Silva Veiga.Inclusão Social e alfabetização de surdos nas escolas Estaduais Paulistas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

2.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Leandro dos Santos Araújo.Avaliação como Ferramenta Dialógica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

3.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Lidiane Bezerra de Faria.Dificuldades de aprendizagem de alunos com surdez no ensino regular. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

4.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Lidyane Oliveira dos Santos.A inclusão socioeducativa de alunos surdos no ambiente escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

5.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Marilda Cileide da Costa.Inclusão social na perspectiva da educação especial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

6.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Fernanda Elaine Camilo.A Inclusão Escolar no Contexto Social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

7.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Fernanda Maria Candido.Reflexões sobre a avaliação escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

8.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Inês da Silva Molinari.Os desafios da Inclusão Intelectual no ambiente escolar. 2016 - UAB UFSCar.

9.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Júlia Célia da Cruz Marques de Oliveira.A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

10.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Juliana Gonçalves Costa.Formação de pedagogos por meio de cursos de EaD: uma análise de processos de aprendizagem colaborativa a partir de ferramentas on-line. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

11.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Jober Chacon Teixeira.Interesse e motivação: o desafio de ensinar um aluno que não quer aprender. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

12.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Fernanda Gianini.Os desafios da docência na atualidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

13.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Evelyn Viana Rezende.A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

14.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Elissandra Gabarão Altemari.Dificuldades de aprendizagem - Elo indissociável: Família e Escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

15.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Deivide Telles de Lima.A RELEVÂNCIA DO CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

16.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Aline Cristina Madureira.Autismo: Inclusão, Desenvolvimento e Ensino Aprendizagem na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

17.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Débora Cristina Vieira da Silva Moreno.A Síndrome de Down na sala de aula por meio de estudos bibliográficos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

18.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de DÉBORA TIAGO FIRMINO.PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DOCENTES QUE PROMOVEM A INCLUSÃO ESCOLAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

19.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Tamiris Eusebio dos Santos..O olhar para mundo: Formando o cidadão crítico e criativo-transformador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

20.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Roseli da Silva Ribeiro Giroto.A inclusão de crianças com necessidades especiais no contexto educacional brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

21.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Raquel Sudária da Cruz Marques e Silva.Escola Cidadã. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

22.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Monique Momesso Antequera.Tecnologias da Educação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades e dificuldades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

23.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Vivian Rodrigues Venâncio de Campos.A Escola e os Processos Pedagógicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

24.
ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Mirian Santos de Jesus.Os desafios da Educação Inclusiva e as possíveis estratégias de superação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

25.
PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Luila Barrozo.Ambientes Favoráveis para a Educação de alunos Espectro Autista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

26.
PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Marilda Felizardo Saborido Silva.Um olhar critico reflexivo sobre o atual conceito de inclusão educacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

27.
PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Mayra Dias Candido.Motivação Educacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

28.
PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Moara do Carmo Paiva.Arte e Educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

29.
PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Nádia Aparecida Lopes de Camargo.Possíveis contradições entre a Política de Avaliação Externa e a Autonomia da Gestão Escolar. 2014 - UAB UFSCar.

30.
PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Pedro Luis de Araújo Conceição.Os saberes essenciais à prática de excelência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

31.
PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Renê Ploeger Mansueli.Práticas Educacionais Especiais: escola democrática ou inclusiva?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

32.
PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Sandra Regina Rodrigues Poletto.O papel da brincadeira para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil a partir da teoria histórico-social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

33.
PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Sirleni Gomes Batista.Uma reflexão sobre as relações entre a família e a escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

34.
PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Suzicler Patricia Preto.Música na Educação Infantil - fator estimulante do desenvolvimento e aprendizagem. 2014.

35.
PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Teônia de Abreu Ferreira.Uma reflexão do olhar discente dos cursos de formação continuada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

36.
PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Vanessa de Souza Cordeiro Marques.A participação dos pais na vida escolar dos filhos: estabelecendo parcerias. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

37.
ESCOBEDO, M. B.; ONOFRE, M. R.; PEREIRA, C. E. C.. Participação em banca de Marina Beluca Escobedo.Relação Ensino-Aprendizagem: Discutindo as lacunas na formação do(a) docente dos anos iniciais e o reflexo desse processo no rendimento dos alunos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

38.
PEREIRA, C. E. C.; FRAGELLI, P. M.; MONTEZUMA, L. F.. Participação em banca de Ana Lucia Dias.A Avaliação e o Sucesso Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

39.
PEREIRA, C. E. C.; FRAGELLI, P. M.; MONTEZUMA, L. F.. Participação em banca de Juliana Janaina Tavares Nóbrega.A Educação à Distância Nos Cursos de Licenciatura: Necessidades e Dificuldades Para Formação de Professores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

40.
PEREIRA, C. E. C.; FRAGELLI, P. M.; MONTEZUMA, L. F.. Participação em banca de Patrícia de Oliveira Ribeiro.A importância do movimento e da brincadeira nas séries iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

41.
PEREIRA, C. E. C.; FRAGELLI, P. M.; MONTEZUMA, L. F.. Participação em banca de Fernanda Garcia Montoya Correia.A Importância do Trabalho em Equipe Entre Professores Alfabetizadores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

42.
PEREIRA, C. E. C.; FRAGELLI, P. M.; MONTEZUMA, L. F.. Participação em banca de Daniela Cristina dos Santos.A Leitura No Ensino Fundamental: Como Despertar O Lúdico E O Prazer Na Prática Dessa Atividade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

43.
PEREIRA, C. E. C.; FRAGELLI, P. M.; MONTEZUMA, L. F.. Participação em banca de Eliana Ribeiro de Assis.Avaliação Como Instrumento de Inclusão e Transformação da Realidade Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

44.
CANDIDO PEREIRA, C. E.; FRAGELLI, P. M.; MONTEZUMA, L. F.. Participação em banca de Kátia Calligaris Rodrigues.Categorização do perfil de letramento científico em crianças. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

45.
PEREIRA, C. E. C.; FRAGELLI, P. M.; MONTEZUMA, L. F.. Participação em banca de Ana Priscila Cannizza.Descobrimento do Brasil: O que ensinam os livros didáticos?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

46.
PEREIRA, C. E. C.; FRAGELLI, P. M.; MONTEZUMA, L. F.. Participação em banca de Margarete Pereira Goyano.Experiências, Pesquisas e Práticas Pedagógicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

47.
PEREIRA, C. E. C.; FRAGELLI, P. M.; MONTEZUMA, L. F.. Participação em banca de Adriana Maria de Brito.Importância do Brincar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

48.
PEREIRA, C. E. C.; FRAGELLI, P. M.; MONTEZUMA, L. F.. Participação em banca de Dariel Barbosa de Melo Jr.O problema é a solução?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

49.
PEREIRA, C. E. C.; FRAGELLI, P. M.; MONTEZUMA, L. F.. Participação em banca de Simone Ferreira Moreira Lobato.Os conteúdos das áreas de ensino na educação da criança: educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.

50.
PEREIRA, C. E. C.; FRAGELLI, P. M.; MONTEZUMA, L. F.. Participação em banca de Ana Carolina Faria Rennó.Os processos da escrita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PEREIRA, C. E. C.. Banca Avaliadora de Trabalhos Cientificos - XXI Fórum de Iniciação Científica, VI Fórum de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e V Fórum de Iniciação Científica do Ensino Médio. 2018. Universidade do Sagrado Coração.

2.
PEREIRA, C. E. C.. Banca Examinadora dos trabalhos científicos - XXI Fórum de Iniciação Científica, VI Fórum de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e V Fórum de Iniciação Científica do Ensino Médio. 2018. Universidade do Sagrado Coração.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2018: ANO DA INTELIGÊNCIA COLETIVA E DA COMPLEXIDADE EM SÃO CARLOS. 2018. (Outra).

2.
6º SILE - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS: ?DIÁLOGOS SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA NA PERSPECTIVA DA BNCC?.RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E TRABALHO PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS. USC. 2018. (Seminário).

3.
Ciclo de Palestras Sobre Educação Inclusiva. Azimuth e-Learning. 2018. (Outra).

4.
CIET:EnPED - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E DEFICIÊNCIA NO BANCO DE TESES DA CAPES. 2018. (Congresso).

5.
II Jornada da Pedagogia, II Jornada de Artes Cênicas, I Jornada de Artes.INCLUSÃO EDUCACIONAL: BREVE RELATO DE SERVIDORES PÚBLICOS COM DEFICIÊNCIA EM UNIVERSIDADES DE BRASIL E PORTUGAL. 2018. (Outra).

6.
LANÇAMENTO DO LIVRO: PRECOCIDADE, SUPERDOTAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS ? UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE DESEMPENHOS. 2018. (Outra).

7.
Seminário PosDoc e Estágio Doutoral. 2018. (Seminário).

8.
XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. A INCLUSÃO ESCOLAR DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NOS PAÍSES DA COMUNIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2018. (Congresso).

9.
7º Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores da Universidade Federal de São Carlos. 2017. (Outra).

10.
Inovações em Educação e seus desafios para o Ensino Superior. 2017. (Seminário).

11.
Jogos, Gamificação e Cultura Digital. 2017. (Seminário).

12.
V Encontro Técnico-Científico: Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior.Mesa 2: Desenhos contemporâneos de pesquisas em acessibilidade e inclusão". 2017. (Encontro).

13.
8º Congreso Internacional. Políticas Sociais de Inclusao às Pessoas com Deficiências: Panoramas de Brasil e Portugal à Efetiva Cidadania. 2016. (Congresso).

14.
Serviço Social, uma profissão dos Direitos Humanos. 2016. (Congresso).

15.
SIED:EnPED:2016 (Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2016. (Congresso).

16.
VI Semana da Licenciatura em Educação Especial.A percepção da Escola pelo Servidor(a) Público com Deficiência na Universidade. 2016. (Outra).

17.
Congress Post-Bologna Higher Education. Time to Evaluete, Time To Change. A Integração de pessoas com deficiência nas universidades brasileiras: reflexões e possibilidades daquele modelo ao ensino superior europeu pós bolonha. 2015. (Congresso).

18.
II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana. Educação e Memória nos Ciberespaços. 2014. (Congresso).

19.
II Encontro Técnico-Científico: Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior. 2014. (Encontro).

20.
Simpósio Internacional de Educação à Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação à Distância. 2014. (Simpósio).

21.
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro da Associação Brasileira de Educadores em Educação Especial. Inclusão no Ensino Superior: Perspectiva da Inclusão na Percepção de Servidores Técnico-Administrativos. 2014. (Congresso).

22.
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro da Associação Brasileira de Educadores em Educação Especial. Mini-Curso "Uso da Tecnologia Assistiva e Recursos de Acessibilidade ao Computador na Educação Especial". 2014. (Congresso).

23.
VIII Amostra de Pesquisas em Educação.A inclusão de pessoas com deficiência na universidade: política e gestão da UNESP à seus servidores técnico-administrativos. 2014. (Outra).

24.
II Seminário de educação a Distância da UFSJ: Inclusão e Tecnologia.Eixo Temático: EAD, Tecnologia e Inclusão. 2013. (Seminário).

25.
II Seminário de educação a Distância da UFSJ: Inclusão e Tecnologia.Minicurso: Existe receita de procedimentos para ser um professor bem-sucedido?. 2013. (Seminário).

26.
II Seminário de educação a Distância da UFSJ: Inclusão e Tecnologia.A Universidade Aberta do Brasil (UAB): Levantamento de Estudos Produzidos no Banco de Teses da CAPES de 2006 a 2011. 2013. (Seminário).

27.
II Seminário de educação a Distância da UFSJ: Inclusão e Tecnologia.Minicurso: Gestão em EaD: novos atores e atividades num cenário educacional. 2013. (Seminário).

28.
VII Encontro de Educação Especial e Inclusão: mudanças para a escola e a sociedade.INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: ANALISANDO A RELAÇÃO ESCOLA E EMPREGABILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS. 2013. (Encontro).

29.
VII Encontro de Educação Especial e Inclusão: mudanças para a escola e a sociedade.Minicurso: "Contribuições da Informática Para Escola Inclusiva". 2013. (Encontro).

30.
VIIII Encontro Ibero-americano de Educação (8º EIDE).Pedagogia e Futebol: O papel da educação escolar na profissionalização de atletas. 2013. (Encontro).

31.
VIIII Encontro Ibero-americano de Educação (8º EIDE).Minicurso: Revisitando a Trajetória Normativa da Educação Profissional e Tecnológica no Brasiil pós LDBEN. 2013. (Encontro).

32.
VIIII Encontro Ibero-americano de Educação (8º EIDE).Políticas Públicas Educacionais: O Contexto e o Impacto da Progressão Continuada no Estado de São Paulo. 2013. (Encontro).

33.
CICLO DE CONFERÊNCIAS SOBRE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2012. (Outra).

34.
I Encontro de Formação Continuada para Tutores Virtuais da SEaD UFSCar. 2012. (Encontro).

35.
II Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), Pedagogia UFUFSCar.Olhares compartilhados: as ações do PIBID Pedagogia EaD nas escolas de Jales e SJC. 2012. (Encontro).

36.
I Simpósio Internacional de Educação a Distância e I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAB-UFSCar: QUEM SÃO OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM FORMAÇÃO?. 2012. (Simpósio).

37.
I Simpósio Internacional de Educação a Distância e I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS. 2012. (Simpósio).

38.
I Simpósio Internacional de Educação a Distância e I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UAB-UFSCAR SOB A ÓTICA DE SEUS PARTICIPANTES. 2012. (Simpósio).

39.
I Simpósio Internacional de Educação a Distância e I Encontro de Pesquisadores em Educação Distância.Avaliador de trabalhos. 2012. (Simpósio).

40.
I Simpósio Internacional de Educação a Distância e I Encontro de Pesquisadores em Educação Distância.Eixo: Gestão e estrutura da educação a distância: Institucionalização e reestruturação organizacional. 2012. (Simpósio).

41.
I Simpósio Internacional de Educação a Distância e I Encontro de Pesquisadores em Educação Distância.EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO ANALÍTICO DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS COM FOCO NO PROJETO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.. 2012. (Simpósio).

42.
I Simpósio Internacional de Educação a Distância e I Encontro de Pesquisadores em Educação Distância (Etapa Virtual).EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO ANALÍTICO DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS COM FOCO NO PROJETO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.. 2012. (Simpósio).

43.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012. 2012. (Outra).

44.
SEMEAR - Seminário de Educação de Assis e Região.Ensino Superior. 2012. (Seminário).

45.
VI Seminário do Ensino de Graduação da UFSCar - "Formação de Estudantes Autônomos no Ensino de Graduação". 2012. (Seminário).

46.
XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE.O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE PEDAGOGA A DISTÂNCIA/UFSCAR SOB A ÓTICA DOS(AS) PARTICIPANTES ENVOLVIDOS(AS) NO PROCESSO. 2012. (Encontro).

47.
I Encontro da Equipe de Estágio Supervisionado da Equipe de Licenciatura em Pedagogia da EaD-UFSCar. 2011. (Encontro).

48.
I Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 2011. (Encontro).

49.
I Encontro Nacional de Tutores da EaD. 2011. (Encontro).

50.
II Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores:. 2011. (Encontro).

51.
Minicurso: Didática e Oratória Para Professores. 2010. (Outra).

52.
Palestra "Inclusão e Empregabilidade do Deficiente Físico no Mercado de Trabalho". 2010. (Outra).

53.
12º Simpósio SESC de Atividades Físicas Adaptadas. 2009. (Simpósio).

54.
Conferência: "Alfabetização e Inclusão Escolar: Resultados Recentes de Pesquisa. 2009. (Outra).

55.
III Ciclo de Seminários em Educação Especial: Contextos, Formação e Prática Pedagógicas.Oficina: Dismotria cerebral ontogenética: conceitos e tratamentos. 2009. (Oficina).

56.
III Ciclo de Seminários em Educação Especial: Contextos, Formação e Prática Pedagógicas.Oficina: Dosvox: tecnologia para deficientes visuais. 2009. (Oficina).

57.
III Ciclo de Seminários em Educação Especial: Contextos, Formação e Prática Pedagógicas.Oficina: Experiência de famílias de crianças com síndrome de Down. 2009. (Oficina).

58.
III Ciclo de Seminários em Educação Especial: Contextos, Formação e Prática Pedagógicas.A pessoa com deficiência: Relações entre educação e trabalho. 2009. (Outra).

59.
Mesa-Redonda: "Problemas Educacionais, Problemas Filosóficos". 2009. (Outra).

60.
V Conferência Intermunicipal de Educação e V Conferência. 2009. (Outra).

61.
V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. TRAJETÓRIA ESCOLAR E INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIAS EM SÃO CARLOS ? SP. 2009. (Congresso).

62.
VIII Seminário de Tecnologias de Reabilitação e Inclusão - REASEM. 2009. (Seminário).

63.
20º Fórum Serasa de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência. 2008. (Outra).

64.
7ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech). 2008. (Outra).

65.
Palestra: Pesquisa em Educação: Formação de Professores e Ações Políticas. 2008. (Outra).

66.
Palestra - Trabalho Docente: Configurações Atuais e Concepções. 2008. (Outra).

67.
Viagem de Carater Cientifico ao Centro Cultural Louis Braille e Centro Infantil Boldrini. 2008. (Outra).

68.
1ª Amostra de pesquisa em Educação. 2007. (Outra).

69.
6ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech). 2007. (Outra).

70.
5ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade ( Reatech).5ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech). 2006. (Outra).

71.
Aula Magna do Curso de Pedagogia."Educação, Sociedade e Literatura: uma contribuição para a formação do pedagogo como intelectual". 2006. (Outra).

72.
Congresso Internacional em Educação Escolar da FCLAR-UNESP "Necessidades Emergentes da Sociedade do Conhecimento para a Formação". Congresso Internacional de Educação Escolar da FCLAR-UNESP:. 2006. (Congresso).

73.
Evento: "Pensando Naquilo...outra vez"."Pensando Naquilo...outra vez". 2006. (Outra).

74.
I SP PET.I SP PET. 2006. (Encontro).

75.
Seminário "Dez Anos da Lei de Diretrizes e Bases"."Dez Anos da Lei de Diretrizes e Bases". 2006. (Seminário).

76.
VI Encontro de Educação Especial: Estudos, Debates e Vivências - D'Eficiência de Prevenção, Inclusão e Formação de Professores. 2006. (Encontro).

77.
VII Jornada da Educação "Educação e Conhecimento Contra o Capital"."Educação e Conhecimento Contra o Capital". 2006. (Outra).

78.
VI SUDESTE PET - [RE] CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO TUTORIAL.VI SUDESTE PET ? [RE] CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO TUTORIAL. 2006. (Encontro).

79.
XVIII Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp. Compreensão de Leitura e Redação de Resumos em Língua Inglesa. 2006. (Congresso).

80.
XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Estudos Sobre Tecnoligia de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental: Mapeamento dos Trabalhos Expostos no GT 16 - Educação e Comunicação - ANPED. 2006. (Congresso).

81.
Aula Magna do Curso de Pedagogia - "Movimentos Sociais e Políticas Públicas".Aula Magna do Curso de Pedagogia -. 2005. (Outra).

82.
Avaliação/Certificado de Professores no Chile. 2005. (Outra).

83.
Conferência: "Escola da Ponte: uma escola sem muros".Conferência. 2005. (Outra).

84.
II Ciclo de Filmes "Educação e Trabalho". 2005. (Outra).

85.
II Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Sustentável. 2005. (Outra).

86.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2005. (Outra).

87.
VI Jornada da Educação "Desafios Contemporâneos Para a Educação".Oficina: "Docência, Sexualidade e Educação Sexual: Elementos Para Uma Compreensão das Necessidades de Atuação". 2005. (Outra).

88.
V Sudeste PET - Desafios e Possibilidades do PET no Novo Cenário da Universidade Brasileira.V Sudeste PET - Desafios e Possibilidades do PET no Novo Cenário da Universidade Brasileira. 2005. (Encontro).

89.
Aula Magna do Curso de Pedagogia "Universidade, Globalização e Educação".Universidade, Globalização e Educação. 2004. (Outra).

90.
Ciclo de Palestras Educação e Saúde "Olhando para os diversos aspectos das dificuldades de aprendizagem".Olhando para os diversos aspectos das dificuldades de aprendizagem. 2004. (Outra).

91.
Colóquio "Filosofia, Arte e Educação: o caos como um lugar possível de ordem".Oficina: Música, Filosofia e Criação. 2004. (Oficina).

92.
Colóquio "Filosofia, Arte e Educação: o caos como um lugar possível de ordem".Oficina: "O Projeto Pensar - Filosofia com Crianças". 2004. (Oficina).

93.
I Ciclo de Filmes "Violência e Educação"."Violência e Educação". 2004. (Outra).

94.
II Seminário Rumos da Educação em São Paulo: Qualidade de Ensino no Município.II Seminário Rumos da Educação em São Paulo: Qualidade de Ensino no Município. 2004. (Seminário).

95.
IV Encontro de Educação Especial: estudos, debates e vivências.IV Encontro de Educação Especial: estudos, debates e vivências. 2004. (Encontro).

96.
IV Sudeste PET: Ampliando Fronteiras com a Força do Conhecimento.IV Sudeste PET: Ampliando Fronteiras com a Força do Conhecimento. 2004. (Encontro).

97.
I Seminário sobre Cultura Escolar.I Seminário sobre Cultura Escolar. 2003. (Seminário).

98.
Palestra: "Mauricio Tragtenberg: Educação e Crítica Social".Palestra. 2003. (Outra).

99.
Seminário "Rumos da Educação em São Paulo: Planos de Educação". 2003. (Seminário).

100.
V Jornada da Educação "Políticas Educacionais".Minicurso: Alfabetização de Adultos". 2003. (Outra).

101.
V Jornada da Educação "Políticas Educacionais".V Jornada da Educação "Políticas Educacionais". 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, C. E. C.; BIONDO, V. ; PEDRO, K. M. . II Jornada da Pedagogia, II Jornada de Artes Cênicas e I Jornada de Artes. 2018. (Outro).

2.
PEREIRA, C. E. C.; PEDRO, K. M. ; BIONDO, V. . XXI Fórum de Iniciação Científica, VI Fórum de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e V Fórum de Iniciação Científica do Ensino Médio. 2018. (Outro).

3.
DALL'ACQUA, M. J. C. ; PEREIRA, C. E. C. . III Ciclo de Seminários em Educação Especial: Contextos, Formação e Prática Pedagógicas. 2009. (Outro).

4.
GENTILINI. J. A. ; RIBEIRO, R. ; PEREIRA, C. E. C. . Seminário. 2006. (Outro).

5.
ITMAN MONTEIRO, S. A. ; PEREIRA, C. E. C. . Evento:. 2006. (Outro).

6.
PEREIRA, C. E. C.. Aula Magna do Curso de Pedagogia. 2006. (Outro).

7.
PEREIRA, C. E. C.; SIGOLO, S. R. L. . VII Jornada da Educação. 2006. (Outro).

8.
DUARTE, N. ; PEREIRA, C. E. C. ; YOSHIZAKI, S. . VI Jornada da Educação. 2005. (Outro).

9.
DUARTE, N. ; PEREIRA, C. E. C. . II Ciclo de Filmes. 2005. (Outro).

10.
PEREIRA, C. E. C.; J. A. . I Ciclo de Filmes. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gláucia Aparecida Teixeira. Inicio da Carreira Docente: reflexões acerca da interação entre Professor e Aluno nos primeiros anos do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar. Orientador: Carlos Eduardo Candido Pereira.

2.
Edmilson Rodrigues de Faria. A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DO TEMA POR MEIO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM PESQUISAS UNIVERSITÁRIAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar. Orientador: Carlos Eduardo Candido Pereira.

3.
Danyela Fernanda Santos Pedais. Marginalização na Educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar. Orientador: Carlos Eduardo Candido Pereira.

4.
Isilda Campos. A ESCOLA E OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UAB UFSCar. Orientador: Carlos Eduardo Candido Pereira.

Orientações de outra natureza
1.
Edmilson Rodrigues de Faria. O grupo de trabalho de Estado e Política Educacional da ANPED: um estudo das temáticas apresentadas ao longo de meia década. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - UAB UFSCar. Orientador: Carlos Eduardo Candido Pereira.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PEREIRA, C. E. C.2012PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO ANALÍTICO DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS COM FOCO NO PROJETO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. REVISTA GESTÃO & SAÚDE (BRASÍLIA), v. 1, p. 1440-1454, 2012.

2.
BERTHO, R. M.2012BERTHO, R. M. ; PEREIRA, C. E. C. ; SILVA, F. A. C. ; ELER, M. N. ; MALDONADO, P. H. O. ; TARDIM, T. S. A. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS. REVISTA GESTÃO & SAÚDE (BRASÍLIA), v. 1, p. 1281-1297, 2012.

3.
PEREIRA, CARLOS EDUARDO CANDIDO2017PEREIRA, CARLOS EDUARDO CANDIDO; BIZELLI, JOSÉ LUÍS ; LEITE, Lúcia Pereira . ORGANIZAÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: INCLUSÃO E AMBIENTE DE TRABALHO. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, v. 38, p. 99-115, 2017.

4.
PEREIRA, C. E. C.2017 PEREIRA, C. E. C.; ALBUQUERQUE, C. M. P. . A inclusão das pessoas com deficiência: panorama inclusivo no Ensino Superior no Brasil e Portugal. EDUCAR EM REVISTA, v. 33, p. 27-41, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, C. E. C.; GUARNIERI, M. R. . Estudos sobre tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental: mapeamento dos trabalhos expostos no GT 16 - Educação e Comunicação - ANPEd. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ONOFRE, M. R. ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, F. M. ; PLATZER, M. B. ; MONTEIRO, M. I. ; PEREIRA, C. E. C. . O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE PEDAGOGA A DISTÂNCIA/UFSCAR SOB A ÓTICA DOS(AS) PARTICIPANTES ENVOLVIDOS(AS) NO PROCESSO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO ANALÍTICO DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS COM FOCO NO PROJETO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (Etapa Virtual). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CURY, R. M. C. ; PEREIRA, C. E. C. ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, F. M. . O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAB-UFSCar: QUEM SÃO OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM FORMAÇÃO?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BERTHO, R. M. ; PEREIRA, C. E. C. ; SILVA, F. A. C. ; ELER, M. N. ; MALDONADO, P. H. O. ; TARDIM, T. S. A. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO ANALÍTICO DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS COM FOCO NO PROJETO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. . A Universidade Aberta do Brasil (UAB): Levantamento de Estudos Produzidos no Banco de Teses da CAPES de 2006 a 2011. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PEREIRA, C. E. C.. INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: ANALISANDO A RELAÇÃO ESCOLA E EMPREGABILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUZA, L. L. ; PEREIRA, C. E. C. . A questão das drogas no ambiente escolar: uma proposta de ação pedagógica integrada.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. ; TARDIVO, J. A. ; CUNHA, M. D. . Pedagogia e Futebol: O papel da educação escolar na profissionalização de atletas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CUNHA, M. D. ; PEREIRA, C. E. C. ; TARDIVO, J. A. ; BIZELLI, J. L. . Políticas Públicas Educacionais: O Contexto e o Impacto da Progressão Continuada no Estado de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. ; LEITE, L. P. . A inclusão de pessoas com deficiência na universidade: política e gestão da UNESP à seus servidores técnico-administrativos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PEREIRA, C. E. C.; BIZELLI, J. L. ; LEITE, L. P. . INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NA PERCEPÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CANDIDO PEREIRA, C. E.. Aula Inaugural e Aula Inicial de Letramento Digital do curso de Pedagogia da UAB-UFSCar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Redes sociais, websites e blogs
1.
PEREIRA, CARLOS EDUARDO CANDIDO. carloscandido. Conhecendo, Dialogando, Fazendo Pedagogia.... 2010; Tema: carloscandido. Conhecendo, Dialogando, Fazendo Pedagogia.... (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 12:37:31