Marilia Nunes Dall'Asta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6185142675049044
  • Última atualização do currículo em 21/09/2018


Doutora em Educação em Ciências (FURG - 2018); Mestra em Educação (UFSM - 1995); Especialista em Ensino da Matemática (UFSM - 1994) e Licenciada em Matemática (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição - 1979). Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática - GEIAM vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física da FURG. Atua nas áreas de Formação de professores, metodologias de ensino e Interdisciplinaridade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marilia Nunes Dall'Asta
Nome em citações bibliográficas
DALL'ASTA, M. N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Matemática,Estatística e Fisica.
Av. Itália, Km 8
Campus Carreiros
96201-900 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32336903


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Educação em Ciências: química da vida e saúde.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Eduardo Mondelane (Orientador: Elaine Correia Pereira).
Título: PACTO DE FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: uma reflexão sobre a formação Continuada de Professores, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Elaine Corrêa Pereira.
Coorientador: Celiane Costa Machado.
1993 - 1995
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Repetência e Evação em Matemática no Ensino Supletivo e a formação de professores,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Profº Dr.º Eduardo Adolfo Terrazzan.
1993 - 1994
Especialização em Ensino da Matematica. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Repetência eevasão em matemática no Ensino Supletivo e a Formação de Professores.
1976 - 1979
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição, FACEM, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Cirandar: rodas de investigação desde a escola. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2010 - 2010
Professora e Tutores para ações de EaD na FURG. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2009 - 2009
WxMáxima: introdução ao uso do software no auxílio. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Matemática para o Ensino Médio - Módulo I. (Carga horária: 60h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Aperfeiçoamento para Professores de Matemática. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2005 - 2005
Autocad 2000 Básico. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Curso Engenharia Mecânica Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral I (2004 a 2006) Curso de Licenciatura Plena em Matemática Disciplinas: Estágio Supervisionado I (2004 a 2010) Estágio Supervisionado II (2004 a 2007) Geometria I (2007 a 2010) Curso de Química Licenciatura Disciplinas: Elementos de Matemática I (2008) Elementos de Matemática II (2009) Curso de Engenharia Química e de Alimentos Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral II (2007)

Atividades

06/2015 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Matemática,Estatística e Fisica, Instituto de Matemática,Estatística e Fisica.

Atividade realizada
Coordenadora do Projeto de Cultura "Arte e Matemática: os sons e os números, um entrelaçamento de saberes"..
03/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Matemática,Estatística e Fisica, Instituto de Matemática,Estatística e Fisica.

Atividade realizada
Subcoordenadora Institucional do Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio.
01/2013 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Matemática,Estatística e Fisica, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do programa Arte e Matemática: possibilidades Interdisciplinares na educação Básica - contemplado pelo edital PROEXT - MEC/SESU 2013.
03/2012 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Matemática,Estatística e Fisica, .

Atividade de extensão realizada
Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática - GEIAM - FURG.
03/2004 - Atual
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
03/2004 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
Geometria
Geometria I
Estágio Supervisionado II
Estágio Supervisionado I
03/2004 - Atual
Ensino, Especialização em Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Formação de Professores
Fundamentos de Geometria
03/2004 - Atual
Ensino, Egenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial I
03/2004 - Atual
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial I
03/2014 - 05/2015
Direção e administração, Instituto de Matemática,Estatística e Fisica, .

Cargo ou função
Coordenadora Adjunta do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio.
03/2014 - 05/2015
Direção e administração, Instituto de Matemática,Estatística e Fisica, .

Cargo ou função
Coordenadora Adjunta do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio.
03/2014 - 05/2015
Ensino, Formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do ensino, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Professora formadora
01/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do projeto Arte e Matemática: possibilidades Interdisciplinares no Ambiente Educativo - contemplado pelo edital PROEXT - MEC/SESU 2011.
01/2012 - 01/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática,Estatística e Fisica, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Matemática, modalidade a distância, no âmbito da rede Gaúcha de ensino a distância - REGESD/PROLIC.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenadora do projeto Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo, contemplado com o edital do Subprograma de Apoio Pedagógico - Programa de Práticas Alternativas de Ensino - PPAE - Edital conjunto nº 05 / 2011
03/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Instituto de Matemática,Estatística e Fisica, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do projeto Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo.
03/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Instituto de Matemática,Estatística e Fisica, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do projeto Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo, vinvulado ao IMEF.
04/2010 - 12/2010
Extensão universitária , Instituto de Matemática,Estatística e Fisica, .

Atividade de extensão realizada
orientadora do projeto de extensão Curso de educação popular Ousadia Pré-Vestibular Popular.
03/2010 - 12/2010
Ensino, Matemática Licenciatura - PROLIC/EaD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos de Matemática
Estágio Supervisionado I
Geometria I
03/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos de Matemática
Estágio Supervisionado I
Geometria I
06/2008 - 11/2009
Extensão universitária , Instituto de Matemática,Estatística e Fisica, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do projeto de extensão Educação Para Pescadores.
03/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos de Matemática
Estágio Supervisionado I
Geometria I
08/2008 - 11/2008
Extensão universitária , Instituto de Matemática,Estatística e Fisica, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do projeto de extensão Oficinas de Matemática para professores da rede pública do Ensino Fundamental.
03/2007 - 12/2007
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
03/2006 - 12/2006
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
03/2005 - 12/2005
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
estágio Supervisionado I
Estágio supervisionado II
Educação Matemática II
01/2005 - 04/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Matemática, .

Cargo ou função
Comissão Examinadora para Seleção de Professor Substituto.

Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Didática Geral. Fundamentos Metodológicos do Ensino da Matemática. Organização Curricular. Projeto de Estágio III.

Atividades

03/2004 - 12/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
03/2004 - 12/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Metodológicos do Ensino da Matemática
03/2001 - 12/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de Estágio III
03/2001 - 12/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias do Currículo
03/2001 - 12/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização Curricular
03/2001 - 12/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de Estágio II

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina: Topologia Análise Matemática Geometria Analática II


Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria, SMED, Brasil.
Vínculo institucional

1963 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
CONCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Descrição: Na sociedade digital em que estamos inseridos, um dos grandes desafios que os professores enfrentam é fazer uso das tecnologias digitais como os computadores, os celulares e os tablets de forma pedagógica. Torna-se necessário problematizar o seu uso e procurar mecanismos para criar situações que possam gerar aprendizagens, uma vez que a diversificação e o acesso aos mesmos ocorrem de forma muito rápida e não podem ser desconsiderados. Neste sentido, o projeto visa compreender qual a concepção sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais emerge nos discursos coletivos dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados. Compreender esta concepção servirá para potencializar futuras práticas pedagógicas mediatizadas pelos recursos digitais, contribuindo para a formação dos futuros professores de Matemática, bem como subsidiando a prática dos atuais professores de Matemática e de outras áreas. Olhar o uso pedagógico das tecnologias digitais na formação inicial de professores é olhar que cultura docente se modela na formação do futuro professor. É olhar que emoções estão presentes no devir das vivências cotidianas com os alunos e com todos os demais que interagimos em nosso viver..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Marilia Nunes Dall'Asta - Integrante / Tiago Dziekaniak Figueiredo - Coordenador.
2015 - Atual
A DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR ENTRE A ARTE E A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
Descrição: Ao longo da história da humanidade a sala de aula e a formação do professor passaram por diversas mudanças que caminham juntas com os avanços da sociedade. Pensar o ensino de Arte e Matemática sobre uma perspectiva interdisciplinar implica (re)pensar a formação do atual e do futuro professor, os quais também necessitam andar juntos com as mudanças impostas para a vida em sociedade. Desta forma, este projeto propõe-se a pesquisar a conhecer o trabalho desenvolvido por professores da Educação Básica na busca por identificar situações de aprendizagem em que os conteúdos curriculares possam ser trabalhados de forma interdisciplinar, especificamente entre as áreas de Arte e Matemática, bem como, identificar as tendências metodológicas dos futuros professores, estudando as possibilidades do trabalho interdisciplinar com 60 professores (20 professores de Arte e 40 professores de Matemática) de 20 escolas da rede pública de ensino da Cidade do Rio Grande ? RS e de 60 acadêmicos dos cursos de licenciatura dos referidos cursos, bem como analisar livros didáticos e identificar propostas interdisciplinares para o trabalho docente. O trabalho é vinculado aos estudos do Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática ? GEIAM e através dele será possível mapear propostas interdisciplinares e futuramente contribuir no processo de formação de professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marilia Nunes Dall'Asta - Coordenador / José Alexandre Ferreira da Costa - Integrante / Tiago Dziekaniak Figueiredo - Integrante / Vanessa Silva da Luz - Integrante / Juliana de Oliveira Gonzalez - Integrante / Luciane Rosa Monte - Integrante / Carolina da silva Rosa - Integrante / jéssica oliveira dias - Integrante.
2012 - 2013
Perspectivas interdisciplinares entre Arte e Matemática na Educação Básica
Descrição: Ao longo da história da humanidade a sala de aula e a formação do professor passaram por diversas mudanças que caminham juntas com os avanços da sociedade. Pensar o ensino de Arte e Matemática sobre uma perspectiva interdisciplinar implica (re)pensar a formação do atual e do futuro professor, os quais também necessitam andar juntos com as mudanças impostas para a vida em sociedade. Desta forma, este projeto propõe-se a pesquisar a conhecer o trabalho desenvolvido por professores da educação básica na busca por identificar situações de aprendizagens em que os conteúdos curriculares possam ser trabalhados de forma interdisciplinar entre os conteúdos de Arte e Matemática, bem como identificar as tendências metodológicas dos futuros professores, estudando as possibilidades do trabalho interdisciplinar entra as áreas de Arte e Matemática no contexto da educação Básica de 20 professores (10 professores de Arte e 10 professores de Matemática) de 10 escolas da rede pública de ensino da Cidade do Rio Grande RS e de 30 acadêmicos dos cursos de licenciatura dos referidos cursos, bem como analisar livros didáticos e identificar propostas interdisciplinares para o trabalho docente, buscando em um trabalho conjunto entre os sujeitos, estudar, conhecer, e intervir no processo de formação de professores, expandindo o campo de formação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Marilia Nunes Dall'Asta - Coordenador / Tiago Dziekaniak Figueiredo - Integrante.
2011 - 2012
Possibilidades interdisciplinares entre a Arte e a Matemática na formação de professores
Descrição: Com o crescente aumento do uso do termo interdisciplinar em diferentes contextos em Nosso País, este projeto de pesquisa propõe-se a pesquisar a formação de professores de Artes Visuais e Matemática da educação básica que utilizam metodologias interdisciplinares em sala de aula, conhecendo o trabalho destes professores através da realização de entrevistas, gravação de vídeo-relatos e das narrativas destes professores em um ambiente virtual, além de propiciar o convívio entre a formação inicial e continuada de professores através do trabalho cooperativo. A pesquisa será realizada com professores de Artes Visuais e Matemática de duas escolas da rede pública de ensino da cidade do Rio Grande e com acadêmicos dos referidos cursos, buscando em um trabalho conjunto entre os sujeitos, estudar, conhecer, e intervir no processo de formação de professores, expandindo o campo de formação. Permitindo assim, com que os futuros profissionais da educação tornem-se ainda mais capacitados para atuar em seu futuro campo de atuação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marilia Nunes Dall'Asta - Coordenador / Tiago Dziekaniak Figueiredo - Integrante / José Alexandre Ferreira da Costa - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Bolsa.
2008 - 2008
Oficinas de geometria nas Escolas Públicas Estaduais
Descrição: Este trabalho tem como objetivo produzir, experimentar e avaliar uma proposta que proporcione aos alunos atividades de exploração e investigação envolvendo idéias e processos matemáticos. Esta proposta foi desenvolvida com turmas do Ensino Fundamental e Médio de Escolas Públicas Estaduais, através de oficinas semanais desenvolvendo conteúdos de Geometria, usando o método tradicional de ensino e o Geoplano como um recurso. O estudo dos fatores que podem ser relevantes para o sucesso das atividades desenvolvidas nas oficinas, dos pontos de vista tanto do professor como dos alunos, fazem parte do processo de avaliação desta proposta e serão apresentados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares na Educação Básica
Descrição: O Programa 'Arte e Matemática: Possibilidades Interdisciplinares na Educação Básica' tem por objetivo constituir um grupo de alunos e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento da universidade para promover ações extensionistas sobre a interdisciplinaridade entre a Arte e a Matemática no ambiente escolar. No programa, estão previstos 5 projetos que convergem a um mesmo objetivo, integrar a formação inicial e continuada de professores em um trabalho conjunto dentro do espaço escolar e da universidade, visando a criação de um espaço de reflexão e discussão acerca do uso de materiais concretos imbricados para o ensino interdisciplinar entre as áreas de Arte e Matemática no contexto escolar, incorporando a leitura de imagem, análise visual e sensorial, através da alfabetização visual e atividades lúdicas de criação e construção de materiais concretos para facilitar o aprendizado dos conceitos matemáticos. O programa destina-se a 40 professores de Artes e Matemática e a 1200 estudantes do Ensino Fundamental de quatro escolas da rede pública de ensino da Cidade do Rio Grande/RS, as quais são responsáveis pela educação de um número expressivo de crianças e adolescentes em situação de risco social. O programa terá como encerramento de suas atividades a realização do II Seminário Interdisciplinaridade na Escola que terá como público-alvo 300 participantes (150 professores da Educação Básica, 100 acadêmicos dos cursos de licenciatura e 50 alunos da pósgraduação), os quais terão a oportunidade de conhecer as múltiplas possibilidades do trabalho interdisciplinar no ambiente educativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marilia Nunes Dall'Asta - Coordenador / Tiago Dziekaniak Figueiredo - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo
Descrição: O projeto intitulado 'Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo', visa à criação de um espaço de reflexão e discussão acerca do uso de materiais concretos imbricados para o ensino interdisciplinar entre as áreas de Arte e Matemática no contexto escolar, incorporando a leitura de imagem, análise visual e sensorial, através da alfabetização visual e atividades lúdicas de criação e construção de materiais concretos para facilitar o aprendizado dos conceitos matemáticos. O projeto destina-se a professores de Artes e Matemática e a estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública de ensino da Cidade do Rio Grande/RS, as quais são responsáveis pela educação de um número expressivo de crianças e adolescentes em situação de risco social. Tendo como encerramento das atividades a realização do I Congresso sobre interdisciplinaridade escolar, que tera como público-alvo 25 participantes ( 100 professores da Educação Básica, 100 acadêmicos dos cursos de licenciatura e 50 alunos da pós- graduação), os quais terão a oportunidade de conhecer as múltiplas possibilidades do trabalho interdisciplinar no ambiente educativo.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marilia Nunes Dall'Asta - Coordenador / Tiago Dziekaniak Figueiredo - Integrante.
2012 - Atual
Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática - GEIAM
Descrição: O Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática, pretende criar um espaço de discussão entra a formação inicial e continuada de professores, sobre as possibilidades do trabalho interdisciplinar. Neste sentido, buscaremos constituir uma comunidade aprendente na busca por identificar e compreender os novos desafios para o educador do século XXI. Com encontros semanais de estudos, buscaremos promover ações que visem a melhoria da qualidade do ensino de Arte e Matemática no contexto interdisciplinar nos espaços educativos, visto que o mesmo conta com a participção de professores atuantes em escolas da educação básica do município de Rio Grande/RS..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2009 - 2012
Ousadia Pre-Vestibular Popular
Descrição: O presente projeto, em seu pioneirismo, inicia suas atividades no ano de 2009 a partir da primeira quinzena do mês de março. Pretende, através de voluntários acadêmicos dos cursos de graduação-licenciaturas da FURG, proporcionar aos alunos pertencentes às camadas mais populares a oportunidade de ingresso na FURG por meio de um pré-vestibular popular e gratuito. Ao mesmo tempo, ampliar-se-á as possibilidades de acesso ao ensino superior e aliar-se-á conhecimentos teóricos desenvolvidos na universidade com a prática efetiva docente, na tentativa de formar não apenas profissionais com experiência, mas também agentes transformadores comprometidos com a sociedade. O mesmo se estrutura na cidade de São José do Norte, direcionado a jovens e adultos egressos do ensino médio, na forma de um curso preparatório ao processo seletivo da FURG, em parceria com o Instituto Estadual de Educação São José, o qual cede suas dependências para que as aulas se desenvolvam semanalmente à noite, inclusive aos sábados. As aulas ministradas serão de responsabilidade dos acadêmicos voluntários e professores da comunidade devendo estar de acordo com o conteúdo do Manual do Candidato. Também cada disciplina desenvolvida para o vestibular terá um coordenador. As avaliações dos ministrantes quanto ao curso ocorrerão mensalmente. Quanto a simulados dirigidos aos alunos serão aplicados trimestralmente. A estimativa de atendimento ao público é de aproximadamente 50 pessoas, jovens e adultas oriundas de escola pública e residentes no município de São José do Norte, que anseiam por esta possível oportunidade de ingresso a um curso superior. Nossa preocupação com a necessidade de formação continuada para estudantes egressos do ensino médio e que almejam ingressar numa universidade pública e gratuita, além do trabalho social que acreditamos, foram as principais questões que nos levaram à elaboração do presente projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Oficinas de Matemática para Professores da rede Pública do Ensino Fudamental de Rio Grande
Descrição: Este trabalho é uma realização de um pequeno grupo de alunos, que após a conclusão do Estágio Supervisionado I e/ou II, nasceu do desejo de contribuírem com a melhoria do ensino da matemática, tendo como objetivo principal realizar oficinas como forma de proporcionar aos professores da rede pública escolar de Rio Grande uma formação continuada tendo como principal foco o ensino da geometria realizado através de materiais concretos. O desenvolvimento do projeto está sendo apresentado pelos alunos licenciandos do Curso de Matemática do 3º e 4º ano, onde cada discente ou em duplas, pesquisaram, confeccionaram materiais e desenvolveram atividades nas escolas: Est. Ensino Médio Lilia Neves e na Esc. Est. de Ensino Fundamental Nª. Sª. Medianeira. Com uma metodologia renovada, acreditou-se que ao ser proposto aos professores atuantes nessas escolas, se estaria contribuindo tanto com os professores como com os graduandos do curso para uma vivência e aplicação dos conhecimentos teórico-práticos construídos ao longo de sua formação acadêmica. Com a troca de experiência com os professores e a oportunidade aos graduandos em conhecerem um pouco da realidade profissional a qual estarão ligados num futuro próximo, acreditou-se na validade desafiante da realização deste projeto. Os materiais utilizados estão sendo Geoplano, Tangram, papel dobradura e o Àbaco. Apoiados em alguns teóricos tais como BREDA, CORRÊA, CENTURION, IMENES e SIMONS, parcialmente, já podemos sentir o enorme efeito que está sendo verificado após a implantação das primeiras oficinas de matemáticas. Sendo assim podemos concluir que grande parte de nossos objetivos estão sendo atingidos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Marilia Nunes Dall'Asta - Coordenador / Domingos Antonio Lopes - Integrante / Sheila Maurer - Integrante / Sícero A. Miranda - Integrante / Vanessa S. da Luz - Integrante / Elaine Correa Pereira - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2008 - Atual
Educação Para Pescadores
Descrição: Este projeto foi criado com a união entre vários órgãos governamentais, entre eles, Colônia de Pescadores, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Marinha do Brasil (CPRS), Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) e Prefeitura Municipal de Rio Grande consistindo em dar uma nova oportunidade aos pescadores de diversas localidades de nossa cidade de concluir o Ensino Fundamental. Com ideal de melhorar a vida e reforçar a dignidade dessas pessoas por meio de uma ação solidaria, através de um serviço social focado na Educação, que ajudasse na ascensão escolar. Depois de algumas reuniões nas localidades, obtivemos aproximadamente 200 pessoas motivadas pelo projeto. A primeira localidade contemplada é a comunidade da Ilha da Torotama com mais de 50 alunos. Os fatores que podem ser relevantes no sucesso dessas atividades fazem parte do processo de avaliação e serão apresentados.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2017 - 2017
PEG: Livro Digital Informática na Educação Matemática: possibilidades para o atual e o futuro professor
Descrição: Com a demanda produzida pela sociedade no sentido da necessidade de apropriação e uso das tecnologias digitais, o projeto visa à elaboração de um livro digital composto por possibilidades de atividades educativas para o ensino de matemática relacionado ao uso pedagógico das tecnologias digitais. O material será elaborado e produzido pelos alunos da disciplina de Informática na Educação Matemática do curso de Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD e servirá para contribuir com os processos educativos mediatizados pelo uso das tecnologias digitais na educação básica. O material será disponibilizado virtualmente por meio de um portal vinculado a UFGD e por meio de CD-Rom que será distribuído a todas as escolas das redes pública e privada da cidade de Dourados/MS, visando dar acesso a todos os sujeitos interessados na temática. Com o projeto visa-se estimular a produção de atividades educativas mediatizadas pelas tecnologias digitais e constituir uma rede de colaboração entre a formação inicial e continuada de professores de matemática.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Prêmios e títulos


2011
Trabalho destacado na apresentação "Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo", Universidade Federal do Rio Grande - FURG., Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
2011
Trabalho destacado na apresentação "Arte e Matemática: construindo formas, transformando cores", Universidade Federal do Rio Grande - FURG., Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
2010
Segundo lugar na Área 4 - Educação na VIII Mostra da Produção Universitária, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
2010
Destaque na apresentação do trabalho "Arte e Matemática: potencializando práticas interdisciplinares no ambiente escolar", Universidade Federal do Rio Grande - FURG., Universidade Federal do Rio Grande - FURG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak2015FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. ; COSTA, José Alexandre Ferreira da ; LUZ, Vanessa Silva da ; DIAS, J. O. ; GONZALEZ, Juliana de Oliveira ; MONTE, L. R. ; ROSA, C. S. ; BORGES, F. S . Programa Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares. Udesc em Ação, v. 9, p. 60-75, 2015.

2.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak2015FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . Programa Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares. Udesc em Ação, v. 9, p. 60-75, 2015.

3.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak2011FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; COSTA, José Alexandre Ferreira da ; LUZ, Vanessa Silva da ; LEIRIA, R. D. C ; DALL'ASTA, M. N. . A Arte potencializando aprendizagens matemáticas. Udesc em Ação, v. 5, p. 1-9, 2011.

4.
GAUTÉRIO, E. G.2011GAUTÉRIO, E. G. ; DALLASTA, M. N. ; DALL'ASTA, M. N. . Aplicações cotidianas no ensino fundamental sob um olhar da teoria de grafos. Udesc em Ação, v. 5, p. 1-8, 2011.

5.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak2011FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; COSTA, José Alexandre Ferreira da ; LUZ, Vanessa Silva da ; LEIRIA, R. D. C ; DALL'ASTA, M. N. . A Arte potencializando aprendizagens matemáticas. Udesc em Ação, v. 5, p. 1-9, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak (Org.) ; COSTA, José Alexandre Ferreira da (Org.) ; LUZ, V. S. (Org.) ; ROSA, C. S. (Org.) ; DIAS, J. O. (Org.) ; DALL'ASTA, M. N. (Org.) . Possibilidades Interdisciplinares para Espaços de Aprendizagem. 1. ed. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. v. 1. 74p .

2.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak (Org.) ; COSTA, José Alexandre Ferreira da (Org.) ; DIAS, J. O. (Org.) ; DALL'ASTA, M. N. (Org.) . Anais do 1º SNIE - Seminário Nacional Interdisciplinaridade na Escola. 1. ed. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 1. 390p .

3.
DALL'ASTA, M. N.; QUADROS, Claudemir de ; AZAMBUJA, G. . Saberes e dizeres sobre a formação de professores na UNIFRA. 1ª. ed. Santa Maria: Gráfica editora Pallotti, 2003. v. 1. 228p .

Capítulos de livros publicados
1.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. ; COSTA, José Alexandre Ferreira da ; GONZALEZ, J. O. ; MONTE, L. R. ; BORGES, F. S ; ROSA, C. S. ; DIAS, J. O. . Programa Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares. In: Tiago Dziekaniak Figueiredo; José Alexandre Ferreira da Costa; Vanessa Silva da Luz; Carolina da Silva Rosa; Jéssica Oliveira Dias; Marília Nunes Dall'Asta. (Org.). Possibilidades interdisciplinares para espaços de aprendizagem. 1ed.Rio Grande/RS: Editora da FURG, 2017, v. 1, p. 7-32.

2.
DALL'ASTA, M. N.; MIRANDA, S. A. ; Pereira,E.C. ; MACHADO, C. C. . A interdisciplinaridade nas ações do Pacto de Fortalecimento do Ensino Médio. In: Elaine Correa Pereira et al (Organizador). (Org.). Formação de professores em diferentes contextos. 1ed.Rio Grande: Pluscon Editora, 2016, v. 1, p. 1-20.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LUZ, Vanessa Silva da ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . Arte e Matemática: tecendo formas na circunferência do filtro dos sonhos. In: VII Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática, 2017, Ponta Porã. Anas do VII ESEM. Ponta Porã: Editora da SBEM, 2017. v. 1. p. 1-8.

2.
LUZ, Vanessa Silva da ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . Arte e Matemática: tecendo formas na circunferencia do filtro dos sonhos. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas. Anais do VII CIEM. Canoas: Editora da ULBRA, 2017. v. 1. p. 1-8.

3.
MIRANDA, S. A. ; Pereira,E.C. ; MACHADO, C. C. ; DALL'ASTA, M. N. . CONTEXTUALIZANDO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM PECADORES ARTESANAIS DA CIDADE DO RIO GRANDE. In: VII CONGRESO INTERNACIONAL DE ENSINAO DA MATEMÁTICA, 2017, CANOAS. ANAIS DO VII CIEM. CANOAS: EDITORA DA ULBRA, 2017. v. 1. p. 1-11.

4.
COSTA, José Alexandre Ferreira da ; LUZ, Vanessa Silva da ; DALL'ASTA, M. N. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak . Ações do Programa Arte e Matemática: algumas possibilidades para o trabalho interdisciplinar. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo/SP. Anais do 12º Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo/SP: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. v. 1. p. 1-11.

5.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; COSTA, J.A.F ; DALL'ASTA, M. N. . Ações do Programa Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares na Educação Básica. In: 4ª Escola de Inverno de Educação Matemática - 2º Encontro Nacional PIBID-Matemática, 2014, Santa Maria. Anais da 4ª Escola de Inverno de Educação Matemática 2º Encontro Nacional PIBID-Matemática, 2014.

6.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. ; COSTA, J.A.F . A Matemática dialogando com a Arte num movimento interdisciplinar. In: XI ENEM - XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba/PR. Anais do XI ENEM, 2013.

7.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; COSTA, José Alexandre Ferreira da ; DALL'ASTA, M. N. . Ensino de Arte e Matemática em uma perspectiva interdisciplinar. In: II Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC, 2012, Rio Grande. Anais do II SINTEC. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 2. p. 326-336.

8.
COSTA, José Alexandre Ferreira da ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . Possibilidades interdisciplinares entre a Arte e a Matemática na formação de professores. In: X Seminário de Pesquisa Qualitativa, 2011, Rio Grande/RS. Anais do XSPQ, 2011.

9.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; COSTA, José Alexandre Ferreira da ; LUZ, Vanessa Silva da ; LEIRIA, R. D. C ; DALL'ASTA, M. N. . A Arte potencializando aprendizagens matemáticas. In: II CNEM - Congresso Nacional de Educação Matemática - IX EREM - Encontro Regional de Educação Matemática, 2011, Ijuí/Rs. Revista CNEM. Ijuí/RS: Editora da UNIJUI. v. 1. p. 1-9.

10.
FIGUEIREDO, T. D. ; DALL'ASTA, M. N. . Universidade-Escola: (Re)configurando a formação inicial e continuada de professores de Matemática. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade, 2010, Salvador. X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador: SBEM, 2010. v. u.

11.
FIGUEIREDO, T. D. ; DALL'ASTA, M. N. . Estágio Supervisionado em Matemática: um laboratório de práticas inovadoras na formação inicial de professores. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade, 2010, Salvador. X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador: SBEM, 2010. v. u.

12.
DALL'ASTA, M. N.; FIGUEIREDO, T. D. . Metodologias e tecnologias configurando práticas inovadoras na formação inicial e continuada de professores. In: V congresso internacional de ensino da matematica, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Ulbra, 2010. v. U.

13.
DALL'ASTA, M. N.; FIGUEIREDO, T. D. . Arte e matemática nas sete peças do tangram. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Ulbra, 2010. v. U.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DIAS, J. O. ; DALL'ASTA, M. N. . Possibilidades interdisciplinares no Programa Arte e Matemática. In: 14ª Mostra da Produção Universitária, 2015, Rio Grande. Anais da 14MPU, 2015.

2.
DALL'ASTA, M. N.; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak . Arte e Matemática: o tempo de Salvadr Dalí refletido nos ângulos. In: 14ª Mostra da Produção Universitária, 2015, Rio Grande. Anais da 14 MPU, 2015.

3.
DALL'ASTA, M. N.; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak . Arte e Matemática: os sons e os números, um entrelaçamento de saberes. In: 14ª Mostra da Produção Universitária, 2015, Rio Grande. Anais da 14 MPU, 2015.

4.
DALL'ASTA, M. N.; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak . Arte e Matemática: os sons e os números, um entrelaçamento de saberes. In: 14ª Mostra da Produção Universitária, 2015, Rio Grande. Anais da 14 MPU, 2015.

5.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. ; COSTA, J.A.F . Articulando Arte e Matemática no Contexto do Processo de Criação. In: 13ª Mostra da Produção Universitária, 2014, Rio Grande - RS. Anais da 13ª MPU, 2014.

6.
DIAS, J. O. ; DALL'ASTA, M. N. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak . PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: 13ª Mostra da Produção Universitária, 2014, Rio Grande - RS. Anais da 13ª MPU, 2013.

7.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . Programa Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares na Educação Básica. In: XI Encontro Sobre Investigação na Escola - Tecendo saberes docentes em rodas de conversa no pampa, 2013, Santa Maria. anais do xii investigação, 2013.

8.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; COSTA, J.A.F ; DALL'ASTA, M. N. . Projeto Arte e Matemática: Curtas na Escola. In: XII Encontro sobre Investigação na Escola, 2013, Santa Maria. ANAIS DO XIEIE, 2013.

9.
DIAS, J. O. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . Vivência interdisciplinar: perspectivas e possibilidades na construção de saberes. In: XI Encontro Sobre Investigação na Escola - Tecendo saberes docentes em rodas de conversa no pampa, 2013, Santa Maria. ANAIS DO XIEIE, 2013.

10.
COSTA, J.A.F ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . Arte e Matemática: uma experiência interdisciplinar. In: XI Encontro Sobre Investigação na Escola - Tecendo saberes docentes em rodas de conversa no pampa, 2012, Bagé/RS. Anais do xi Investigação na escola. Bagé/Rs: Editora da Unipampa, 2012. v. 1. p. 1-3.

11.
FONSECA, S. G. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . Aprendizagens no contexto do projeto Arte e Matemática. In: XI Encontro Sobre Investigação na Escola - Tecendo saberes docentes em rodas de conversa no pampa, 2012, Bagé/RS. Anais do xi Investigação na escola. Bagé/Rs: Editora da Unipampa, 2012. v. 1. p. 1-2.

12.
MONTE, L. R. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . Vivenciando a prática. In: XI Encontro Sobre Investigação na Escola - Tecendo saberes docentes em rodas de conversa no pampa, 2012, Bagé/RS. Anais do xi Investigação na escola. Bagé/Rs: Editora da Unipampa, 2012. v. 1. p. 1-3.

13.
GONZALEZ, J. O. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . A experiência de licenciandos no projeto Arte e Matemática. In: XI Encontro Sobre Investigação na Escola - Tecendo saberes docentes em rodas de conversa no pampa, 2012, Bagé/RS. Anais do xi Investigação na escola. Bagé/Rs: Editora da Unipampa, 2012. v. 1. p. 1-3.

14.
DIAS, J. O. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . Projeto Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo. In: XI Encontro Sobre Investigação na Escola - Tecendo saberes docentes em rodas de conversa no pampa, 2012, Bagé/RS. Anais do xi Investigação na escola. Bagé/Rs: Editora da Unipampa, 2012. v. 1. p. 1-3.

15.
LUZ, V. S. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . Reflexões e reconstruções a partir da prática interdisciplinar. In: XI Encontro Sobre Investigação na Escola - Tecendo saberes docentes em rodas de conversa no pampa, 2012, Bagé/RS. Anais do xi Investigação na escola. Bagé/Rs: Editora da Unipampa, 2012. v. 1. p. 1-4.

16.
ROSA, C. S. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . A interdisciplinaridade ajudando a complementar o ensino escolar. In: XI Encontro Sobre Investigação na Escola - Tecendo saberes docentes em rodas de conversa no pampa, 2012, Bagé/RS. Anais do xi Investigação na escola. Bagé/Rs: Editora da Unipampa, 2012. v. 1. p. 1-4.

17.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; COSTA, José Alexandre Ferreira da ; LEIRIA, R. D. C ; LUZ, V. S. ; DALL'ASTA, M. N. . Arte e Matemática: uma proposta interdisciplinar. In: I Seminário INternacional de Educação em Ciências, 2011, Rio Grande/RS. Anais do I SINTEC. Rio Grande/RS: Editora da FURG, 2011. v. 1. p. 1-3.

18.
LOCK, Ciliane Kobus ; DALL'ASTA, M. N. . Crie, invente... faça sua aula ser diferente. In: XIX Congresso de Iniciação Científica, 2010, Pelotas. XIX Congresso de Iniciação Científica: Que futuro queremos? Ética, Ciência e Política, 2010.

19.
FIGUEIREDO, T. D. ; LUZ, V. S. ; DALL'ASTA, M. N. . Arte e Matemática: potencializando práticas interdisciplinares no ambiente escolar. In: IX Mostra da Produção Universitária, 2010, Rio Grande. IX Mostra da Produção Universitária. Rio Grande: FURG, 2010.

20.
DALL'ASTA, M. N.; Pereira,E.C. ; SILVA, M. O. . Teoria de grafos: uma possibilidade interdisciplinar para o Ensino Fundamental e Médio. In: XIX Congresso de Iniciação Científica, 2010, Pelotas. XIX Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Editora UFPel, 2010.

21.
DALL'ASTA, M. N.; FIGUEIREDO, T. D. . O Tangram e as tecnologias digitais: contextualizando e potencializando as aprendizagens matemáticas de alunos do Ensino Fundamental. In: I Semana Acadêmica do IMEF, 2009, Rio Grande. I Semana Acadêmica do IMEF, 2009.

22.
DALL'ASTA, M. N.; MIRANDA, S. A. ; LUZ, V. S. ; Maurer, S. ; Pereira,E.C. ; LOPES, D. A. . Reflexões sobre o uso do material concreto em capacitações com professores de Matemática. In: I Semana Acadêmica do IMEF, 2009, Rio Grande. Reflexões sobre o uso do material concreto, 2009.

23.
DALL'ASTA, M. N.; GAUTERIO, E. G. ; HARTWIG, Sandra Christ . Oficina: Construção e utilização de sólidos geométricos. In: I Semana Acadêmica do IMEF, 2009, Rio Grande. Construção e utilização de sólidos geométricos, 2009.

24.
DALL'ASTA, M. N.; Maurer, S. ; RELLINGER, R. M. . Descobrindo o uso do material concreto. In: I Semana Acadêmica do IMEF, 2009, Rio Grande. Descobrindo o uso do material concreto, 2009.

25.
DALL'ASTA, M. N.; MIRANDA, S. A. ; LUZ, V. S. ; LOPES, D. A. ; Maurer, S. ; Pereira,E.C. . Oficinas de matemática para professores da rede pública do ensino fundamental de Rio Grande. In: IX Encontro sobre investigação na escola, 2009, Lajeado. Oficinas de matemática para professores da rede pública do ensino fundamental de Rio Grande, 2009.

26.
DALL'ASTA, M. N.; Pereira,E.C. ; LUZ, V. S. ; MIRANDA, S. A. ; Maurer, S. ; LOPES, D. A. . Reflexões sobre o uso do material concreto em capacitações com professores e alunos. In: VIII Mostra da Produção Universitária, 2009, Rio Grande. VIII Mostra da Produção Universitária. Rio Grande: FURG, 2009. v. u. p. 1-2.

27.
FIGUEIREDO, T. D. ; DALL'ASTA, M. N. . TECNOTANGRAM - O TANGRAM E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: CONTEXTUALIZANDO E POTENCIALIZANDO AS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: VIII Mostra da Produção Universitária, 2009, Rio Grande. VIII Mostra da Produção Universitária. Rio Grande: FURG, 2009.

28.
DALL'ASTA, M. N.. A matemática e o desenvolvimento do raciocínio lógico. In: I Congresso Nacional de Escolas Franciscanas, 2001, Santa Maria - RS. I Congresso Nacional de Escolas Franciscanas, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DALL'ASTA, M. N.; COSTA, J.A.F ; LUZ, Vanessa Silva da ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak . A extensão universitária na formação de professores: ações do Programa Arte e Matemática. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo/SP. Anais do 12º Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo/SP: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. v. 1. p. 1-6.

2.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. ; COSTA, José Alexandre Ferreira da . A extensão universitária na formação de professores: ações do Programa Arte e Matemática. In: 2º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sul, 2016, Rio Grande/RS. Anais do 2º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sul. Rio Grande/RS: Editora da FURG, 2016. v. 1. p. 100-101.

3.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; LUZ, Vanessa Silva da ; DALL'ASTA, M. N. . Arte e Matemática em uma perspectiva interdisciplinar. In: VI ENALIC - Encontro Nacional das Licenciaturas, 2016. Anais do VI ENALIC, 2016.

4.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; COSTA, J.A.F ; DALL'ASTA, M. N. . A didática interdisciplinar entre a Arte e a Matemática na formação inicial e continuada de professores. In: I Congresso Nacional de Educação, 2014, Campina Grande - PB. Anais do I CONEDU, 2014.

5.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. ; COSTA, J.A.F . Aprendizagens no contexto do Programa Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares na Educação Básica. In: 9º Simpósio Sul-Rio-Grandense de professores de Ciências e Matemática, 2013, Pelotas. Anais do 9º Simpósio, 2013.

6.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. ; COSTA, J.A.F . ARTE E MATEMÁTICA: O MOVIMENTO CUBISTA REVELADO NAS FORMAS DA GEOMETRIA ESPACIAL. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do vi CIEM, 2013.

7.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. ; COSTA, J.A.F . Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares, um diálogo para a formação de professores. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM, 2013.

8.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . Construindo Caleidociclos: ensinando Matemática através da Arte. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM, 2013.

9.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. ; COSTA, J.A.F . Programa Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares na Educação Básica. In: Salão universitário 2013, 2013, Pelotas. anais do salão 2013, 2013.

10.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . Programa Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares na Educação Básica. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM, 2013.

11.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; COSTA, J.A.F ; DALL'ASTA, M. N. . Possibilidades de aprendizagens interdisciplinares no contexto do projeto Arte e Matemática. In: 11º Encontro Sobre o Poder Escolar, 2012, Pelotas/RS. Anais do 11º encontro sobre poder escolar. Pelotas/RS: Editora e Gráfica Universitária, 2012. v. 1. p. 303-303.

12.
COSTA, José Alexandre Ferreira da ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . CURSO DE PINTURA INTERDISCIPLINAR: ARTICULANDO ARTE E A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO. In: 11ª Mostra da Produção Universitária, 2012, Rio Grande. Anais da 11ª MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 1. p. 1-2.

13.
GAUTERIO, N. B. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. In: 11ª Mostra da Produção Universitária, 2012, Rio Grande. Anais da 11ª MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 1. p. 1-2.

14.
SILVA, J. B. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . Arte e matemática: possibilidades interdisciplinares para a formação de professores. In: 11ª Mostra da Produção Universitária, 2012, Rio Grande. Anais da 11ª MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 1. p. 1-2.

15.
DIAS, J. O. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . ARTE E MATEMÁTICA: EXPLORANDO A SIMETRIA NA ILUSÃO DE ÓTICA DE ESCHER (OP ART). In: 11ª Mostra da Produção Universitária, 2012, Rio Grande. Anais da 11ª MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 1. p. 1-2.

16.
SILVA, F. R. A. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO SUPERIOR. In: 11ª Mostra da Produção Universitária, 2012, Rio Grande. Anais da 11ª MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 1. p. 1-2.

17.
SILVA, C. R. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . ARTE E MATEMÁTICA: O MOVIMENTO CUBISTA REVELADO NAS FORMAS DA GEOMETRIA ESPACIAL. In: 11ª Mostra da Produção Universitária, 2012, Rio Grande. Anais da 11ª MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 1. p. 1-2.

18.
GONZALEZ, J. O. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . ARTE E MATEMÁTICA SAINDO DO CONVENCIONAL: O TANGRAM DO BI AO TRIDIMENSIONAL. In: 11ª Mostra da Produção Universitária, 2012, Rio Grande. Anais da 11ª MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 1. p. 1-2.

19.
FONSECA, S. G. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . DO MAIS AO MENOS: ARTE E MATEMÁTICA EM MOVIMENTO. In: 11ª Mostra da Produção Universitária, 2012, Rio Grande. Anais da 11ª MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 1. p. 1-2.

20.
MEDEIROS, V. R. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ARTE E MATEMÁTICA - GEIAM. In: 11ª Mostra da Produção Universitária, 2012, Rio Grande. Anais da 11ª MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 1. p. 1-2.

21.
ROSA, C. S. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES ENTRE ARTE E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: 11ª Mostra da Produção Universitária, 2012, Rio Grande. Anais da 11ª MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 1. p. 1-1.

22.
MONTE, L. R. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NO AMBIENTE EDUCATIVO. In: 11ª Mostra da Produção Universitária, 2012, Rio Grande. Anais da 11ª MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 1. p. 1-2.

23.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; COSTA, José Alexandre Ferreira da ; LUZ, Vanessa Silva da ; LEIRIA, R. D. C ; DALL'ASTA, M. N. . A Arte potencializando aprendizagens matemáticas. In: II CNEM - Congresso Nacional de Educação Matemática - IX EREM - Encontro Regional de Educação Matemática, 2011, Ijuí/Rs. Revista CNEM. Ijuí/RS: Editora da UNIJUI, 2011. v. 1. p. 1-2.

24.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; COSTA, José Alexandre Ferreira da ; DALL'ASTA, M. N. ; FONSECA, S. G. ; DUARTE, P. A. F. ; GONZALEZ, J. O. ; MONTE, L. R. ; COSTA, L. A. ; ROSA, C. S. . Arte e Matemática: construindo formas, transformando cores. In: X Mostra da Produção Universitária - MPU, 2011, Rio Grande/RS. Anais da XMPU. Rio Grande/RS: Editora da FURG, 2011. v. 1. p. 1-1.

25.
COSTA, José Alexandre Ferreira da ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . Possibilidades interdisciplinares entre a Arte e a Matemática na formação de professores. In: X Mostra da Produção Universitária - MPU, 2011, Rio Grande/RS. Anais da XMPU. Rio Grande/RS: Editora da FURG, 2011. v. 1. p. 1-1.

26.
GONZALEZ, J. O. ; MONTE, L. R. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; COSTA, José Alexandre Ferreira da ; COSTA, L. A. ; ROSA, C. S. ; DUARTE, P. A. F. ; FONSECA, S. G. ; LUZ, V. S. ; DALL'ASTA, M. N. . Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo. In: X Mostra da Produção Universitária - MPU, 2011, Rio Grande/RS. Anais da XMPU. Rio Grande/RS: Editora da FURG, 2011. p. 1-1.

27.
DALL'ASTA, M. N.. Matemática e o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico. In: 1º Congresso Nacional de Escolas Fraciscanas, 2000, Santa Maria. Matemática e o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico, 2000.

28.
DALL'ASTA, M. N.. DA (RE) - Produção à Produção do Conhecimento. In: 1º Congresso Nacional de Escolas Fraciscanas, 2000, Santa Maria. DA (RE) - Produção à Produção do Conhecimento, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
DALL'ASTA, M. N.. Contextualizando o ensino de matemática: um estudo com pescadores artesanais da cidade do Rio Grande. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
DALL'ASTA, M. N.; FIGUEIREDO, T. D. ; LUZ, Vanessa Silva da . Arte e Matemática: tecendo formas na circunferência do filtro dos sonhos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LUZ, Vanessa Silva da ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . Reflexões e inquietações no processo formativo na perspectiva da interdisciplinaridade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
DALL'ASTA, M. N.; COSTA, J.A.F ; LUZ, V. S. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak . A extensão universitária na Formação de professores: ações do Programa Arte e Matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
COSTA, José Alexandre Ferreira da ; DALL'ASTA, M. N. ; LUZ, V. S. ; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak . Ações do Programa Arte e Matemática: algumas possibilidades para o trabalho interdisciplinar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; LUZ, Vanessa Silva da ; DALL'ASTA, M. N. . Arte e Matemática em uma perspectiva interdisciplinar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; LUZ, Vanessa Silva da ; DALL'ASTA, M. N. . Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares para a alfabetização matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
DALL'ASTA, M. N.. EDUCAÇÃO: UMA TRAJETÓRIA DE VIDA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . Universidade-Escola: (re) configurando a formação inicial e continuada de professores de matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MIRANDA, S. A. ; DALL'ASTA, M. N. . Educação para pescadores: de uma oportunidade a uma necessidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
DALL'ASTA, M. N.. Teoria dos Grafos: uma possibilidade interdisciplinar ao alcance do Ensino fundamental e Médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
DALL'ASTA, M. N.. Material concreto na formação continuada de professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
DALL'ASTA, M. N.. Teoria dos Grafos: uma possibilidade interdisciplinar para Ensino fundamental e Médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
DALL'ASTA, M. N.. TECNOTANGRAM: o tangram e as tecnologias digitais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
DALL'ASTA, M. N.; ALVES, A. M. . Relatos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
DALL'ASTA, M. N.; Maurer, S. . Descobrindo o uso do material concreto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
DALL'ASTA, M. N.; MIRANDA, S. A. ; LUZ, V. S. . Reflexões sobre o uso do material concreto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
DALL'ASTA, M. N.; FIGUEIREDO, T. D. . O Tangram e as tecnologias digitais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
DALL'ASTA, M. N.; LUZ, V. S. ; MIRANDA, S. A. ; Pereira,E.C. . Oficinas de Matemática para professores da rede pública do ensino fundamental de Rio Grande. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
DALL'ASTA, M. N.. Educação Para Pescadores: uma nova oportunidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
DALL'ASTA, M. N.; GAUTERIO, E. G. . Construção e utilização de sólidos geométricos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
DALL'ASTA, M. N.. Número Áureo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
DALL'ASTA, M. N.; LOPES, D. A. . Quadrinhos na matemática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
DALL'ASTA, M. N.; LOPES, D. A. . Geometrizando atrvés de dobraduras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
DALL'ASTA, M. N.. Etnomatemática e a formação de professores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
DALL'ASTA, M. N.. A geometria através dos níveis de Van Hiele. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
DALL'ASTA, M. N.. Geometrizando através de Van Hiele. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
DALL'ASTA, M. N.. O uso do tangran na resolução de problemas geométricos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
DALL'ASTA, M. N.. Educação matemática. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
DALL'ASTA, M. N.. Da (re) produção à produção do conhecimento. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
DALL'ASTA, M. N.. Matemática e o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
DALL'ASTA, M. N.. DA (RE) - Produção à Produção do Conhecimento. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
DALL'ASTA, M. N.. Referencial de Currículo na área da matemática. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
DALL'ASTA, M. N.. Grupo de Apoio em Educação Matemática. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
DALL'ASTA, M. N.. Repetência e Evasão em Matemática no Ensino Supletivo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
DALL'ASTA, M. N.. Atividades para oficinas de ensino em Educação Matemática. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
DALL'ASTA, M. N.. Jogos no ensino da Matemática. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
DALL'ASTA, M. N.. A cidadania e a Educação Matemática. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
DALL'ASTA, M. N.. Oficina de Matemática. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
DALL'ASTA, M. N.. O problema do problema da matemática. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
DALL'ASTA, M. N.. Relato de Experiência - Educação Matemática: Uma suplência para Jovens e Adultos. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
DALL'ASTA, M. N.. Matemática: uma abordagem interdisciplinar. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
DALL'ASTA, M. N.. O Tangram e a introdução geométrica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DALL'ASTA, M. N.. Arte e Matemática nas setes peças do Tangram. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MIRANDA, S. A. ; LUZ, V. S. ; DALL'ASTA, M. N. . Geoplano e ábaco: dialogando com conceitos matemáticos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
DALL'ASTA, M. N.; FIGUEIREDO, T. D. . Arte e Matemática nas sete peças do Tangram. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
DALL'ASTA, M. N.. Grafos e Aplicações. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
DALL'ASTA, M. N.. Brinquedomática: a Matemática é divertida. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . O tangram e as tecnologias digitais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
DALL'ASTA, M. N.. Reflexões sobre o uso do material concreto. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
DALL'ASTA, M. N.. Construção e utilização de sólidos geométricos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
DALL'ASTA, M. N.. Descobrindo o uso do material concreto. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
DALL'ASTA, M. N.. Geoplano e Ábaco no contexto escolar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
DALL'ASTA, M. N.. Quadrinhos na Matemática. 2007. .

14.
DALL'ASTA, M. N.. Geometrizando Através de Dobraduras. 2007. .

15.
DALL'ASTA, M. N.. Números Áureo. 2007. .

16.
DALL'ASTA, M. N.. Etnomatemática e a formação de professores. 2006. (Palestra).

17.
DALL'ASTA, M. N.. A geometria através dos níveis de Van Hiele. 2006. (Palestra).

18.
DALL'ASTA, M. N.. Geometrizando Através de Van Hiele. 2005. .

19.
DALL'ASTA, M. N.. O uso do Tangram na Resolução de Problemas Geométricos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
DALL'ASTA, M. N.. Educação Matemática. 2001. .

21.
DALL'ASTA, M. N.. Matemática e o desenvolvimento do raciocínio lógico. 2000. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DALL'ASTA, M. N.; RETAMOSO, Mario Rocha; FASSARELA, Lucio Souza. Participação em banca de Jaqueline Bertoline Corrêa. Geometria segundo os Níveis de Van Hiele. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
DALL'ASTA, M. N.; LAURINO, Débora Pereira; BELLICANTA, Leandro Sebben. Participação em banca de Paula Nunes da Costa. A Etnomática e a Formação de Professores. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
DALL'ASTA, M. N.. Participação em banca de Egmar Rodrigo Valadão Rodrigues. Números inteiros e a regra dos sinais. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
DALL'ASTA, M. N.; PINTO, S. S.; FASSARELA, Lucio Souza. Participação em banca de Alessandro da Silva Saadi. Matemática financeira na construção de cidadania. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
DALL'ASTA, M. N.; BELLICANTA, Leandro Sebben; PINTO, S. S.. Participação em banca de Rosa Maria Santos da Silva. Estimulando a criatividade: resolução de problemas matemáticos envolvendo funções. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
DALL'ASTA, M. N.. Participação em banca de Especialização em Leitura, Análise e produção Textual. A construção do conhecimento em alunos portadores da Síndrome de Down. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Leitura, Análise e Produção Text) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MACHADO, C. C.; DALL'ASTA, M. N.; PINHO, D. S.. Participação em banca de Matheus Pipmental Gomes.Mapeamento de produções científicas sobre a Prova Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
SILVEIRA, D. S.; DALL'ASTA, M. N.; NOVELLO, T. P.. Participação em banca de Tatiane santos de Oliveira Muniz.Concepções sobre o ensino de Matemática para alunos surdos:uma prática pedagógica na escola bilingue e as relações com trabalhos científicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
DALL'ASTA, M. N.. Participação em banca de Diana Speth.Banca de avaliação do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura - PROLIC/EaD) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
DALL'ASTA, M. N.. Participação em banca de Tânia bestriz Schuller dos santos.Banca de avaliação do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura - PROLIC/EaD) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
DALL'ASTA, M. N.. Participação em banca de Maria Aparecida Berwanger de Andrade.Banca de avaliação do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura - PROLIC/EaD) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
DALL'ASTA, M. N.. Participação em banca de Dalceu Pradella.Banca de avaliação do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura - PROLIC/EaD) - Universidade Federal do Rio Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DALL'ASTA, M. N.; LAURINO, Débora Pereira; BELLICANTA, Leandro Sebben. Comissão Examinadora para Seleção de professor substituto. 2008. Universidade Federal do Rio Grande.

2.
LAURINO, Débora Pereira; BELLICANTA, Leandro Sebben; DALL'ASTA, M. N.. Comissão Examinadora para Seleção de Professor Substituto. 2006. Universidade Federal do Rio Grande.

3.
FASSARELA, Lucio Souza; DALL'ASTA, M. N.; MACHADO, Cátia Maria dos Santos. Comissão Examinadora para Seleção de Professor Substituto. 2005. Universidade Federal do Rio Grande.

Outras participações
1.
DALL'ASTA, M. N.. Avaliadora dos trabalhos da 11ª MEP. 2014. 18ª Coordenadoria Regional de Educação.

2.
DALL'ASTA, M. N.. Comissão de seleção para bolsistas a distância. 2014.

3.
DALL'ASTA, M. N.. Banca de seleção de tutor bolsista a distância. 2012. Universidade Federal do Rio Grande.

4.
DALL'ASTA, M. N.. Coordenação de sessão de apresentações orais no I Seminário Internacional de Educação em Ciências. 2011. Universidade Federal do Rio Grande.

5.
DALL'ASTA, M. N.. Mediador da Mesa redonda Relatos na I semana acadêmica do IMEF. 2009.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016. (Encontro).

2.
I Fórum das Licenciaturas. 2014. (Outra).

3.
I Mostra Interdisciplinar Interescolar. 2014. (Outra).

4.
VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2013. (Congresso).

5.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Congresso).

6.
1º SNIE - Seminário Nacional Interdisciplinaridade na Escola - - Os desafios que geram possibilidades. 2012. (Seminário).

7.
2º Seminário sobre impactos de Políticas Educacionais nas redes escolares. 2011. (Seminário).

8.
Dia das profissões do IMEF - o mercado de trabalho para os Matemáticos, Estatísticos e Físicos. 2010. (Encontro).

9.
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2010. (Congresso).

10.
X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade. 2010. (Encontro).

11.
27º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Projeto de Extensão: Ousadia Pré-Vestibular Popular. 2009. (Seminário).

12.
27º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Educação para Pescadores: uma nova oportunidade. 2009. (Seminário).

13.
Semana Acadêmica de Matemática. 2007. (Outra).

14.
Semana Acadêmica de Matemática. 2006. (Outra).

15.
Semana Acadêmica de Matemática.A geometria através dos níveis de Van Hiele. 2006. (Outra).

16.
Semana Acadêmica de Matemática.Etnomatemática e a formação de professores. 2006. (Outra).

17.
Semana Acadêmica de Matemática. 2005. (Outra).

18.
Semana Acadêmica de Matemática - Integrando Conhecimentos.O uso do tangran na resolução de problemas geométricos. 2004. (Outra).

19.
Semana Acadêmica de Matemática - Não Existe Limite para Sonhar.Geometrizando através de Van Hiele. 2004. (Outra).

20.
2º Congresso Nacional de Escolas Franciscanas. 2003. (Congresso).

21.
2º Congresso Nacional de Escolas Franciscanas. 2003. (Seminário).

22.
Reestruturação do Projeto Política-Pedagógico. 2003. (Encontro).

23.
Reestruturação do Projeto Político-Pedagogico. 2003. (Encontro).

24.
III Seminário de Qualificação de Educadores. 2002. (Seminário).

25.
III Seminário de Qualificação de Educadores 2002. 2002. (Seminário).

26.
Novos Paradigmas da Escola. 2002. (Outra).

27.
Programa de Formação Contínua. 2002. (Encontro).

28.
Programa de Formação Continuada. 2002. (Encontro).

29.
7ª Jornada Nacional de Educação.Educação matemática. 2001. (Outra).

30.
Programa de Formação Continuada. 2001. (Encontro).

31.
Programa de Formação Contínuada. 2001. (Encontro).

32.
Seminário Internacional de Qualificação de Educadores. 2001. (Seminário).

33.
Seminário Internacional de Qualificação de Educadores 2001. 2001. (Congresso).

34.
1ª Congresso Nacional de Escolas Franciscanas. DA (RE) - Produção à Produção do Conhecimento. 2000. (Congresso).

35.
1ª Congresso Nacional de Escolas Franciscanas. Matemática e o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico. 2000. (Congresso).

36.
1º Congresso Nacional de Escolas Franciscanas. 2000. (Seminário).

37.
A Revitalização do Projeto Político-Pedagógico da Escola. 2000. (Encontro).

38.
A Revitalização do Projeto Político-Pedagógico da Escola. 2000. (Encontro).

39.
Encontro de Matemática. 2000. (Encontro).

40.
A construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola. 1999. (Encontro).

41.
Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria.Atividades para oficinas de ensino em Educação Matemática. 1999. (Outra).

42.
I Mostra de Trabalhos da Rede Municipal de Ensino.Repetência e Evasão em Matemática no Ensino Supletivo. 1999. (Outra).

43.
I Mostra de Trabalhos da Rede Municipal de Ensino.Grupo de Apoio em Educação Matemática. 1999. (Outra).

44.
I Semana Acadêmica Regional da área de Ciências Exatas. 1999. (Outra).

45.
Oficina Aprendendo Matemática através de Jogos (4ª à 8ª Séries). 1999. (Oficina).

46.
Seminário sobre Inteligências Multiplas. 1999. (Seminário).

47.
II Semana Acadêmica do Curso de Matemática.Jogos no ensino da Matemática. 1998. (Encontro).

48.
II Semana Acadêmica do Curso de Matemática.A cidadania e a Educação Matemática. 1998. (Outra).

49.
I Seminário Nacional de Educação - I SENED. 1998. (Seminário).

50.
Oficinas de Matemática. 1998. (Oficina).

51.
Secretaria Municipal de Educação.O problema do problema da matemática. 1998. (Outra).

52.
V Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. 1998. (Encontro).

53.
Vi ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. 1998. (Encontro).

54.
Projeto Padrão de Referencial de Currículo.Referencial de Currículo na área da matemática. 1997. (Outra).

55.
V Encontro Gaúcho de Educação Matemática. 1997. (Encontro).

56.
V Encontro Gaúcho de Educação Matemática.Relato de Experiência - Educação Matemática: Uma suplência para Jovens e Adultos. 1997. (Encontro).

57.
19ª Reunião Anual - A Política de Educação no BRasil: Globalização e Exclusão Social. 1996. (Outra).

58.
I Jornada Nacional da Ação Pedagógica na Pré-escola e Ensino de 1º Grau: A arte e o Desafio de aprender e ensinar matemática. 1996. (Outra).

59.
18ª Reunião Anual - Poder, Política e Educação. 1995. (Outra).

60.
VII Semana de Pós-Graduação em Educação. 1995. (Outra).

61.
VI Seminário Internacional de Educação Popular. 1995. (Seminário).

62.
III Encontro Gaúcho de Educação Matemática. 1994. (Encontro).

63.
II EGEM - II Encontro Gaúcho de Educação Matemática. 1993. (Encontro).

64.
Encontro de Professores de Ensino Religioso. 1990. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DALL'ASTA, M. N.; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak . I Mostra Interdisciplinar Interescolar. 2014. (Outro).

2.
DALL'ASTA, M. N.; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak . I Mostra Interdisciplinar Interescolar. 2014. (Outro).

3.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak ; DALL'ASTA, M. N. . 1º SNIE - Seminário Nacional Interdisciplinaridade na Escola - Os desafios que geram possibilidades. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
José Alexandre Ferreira da Costa. Possibilidades interdisciplinares entre a Arte e a Matemática na formação de professores. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Artes Visuais Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Clóvis Adilson Hauenstein. Uma reflexão sobre a olimpíada Brasileira na Escola pública Álvaro Ferrugem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Marilia Nunes Dall'Asta.

2.
Daiane Pereira de Oliveira. O uso da calculadora em sala de aula. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Marilia Nunes Dall'Asta.

3.
Tânia Fantinel Trevizan. Geometria: como ver a vida sem mencioná-la?. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Marilia Nunes Dall'Asta.

4.
Sanca Acenes Vasconcellos. Desmistificando a adição e subtração de frações. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Marilia Nunes Dall'Asta.

5.
Paula Nunes da Costa. Etnomatemática e a formação de professores. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Marilia Nunes Dall'Asta.

6.
Jaqueline Bertolino Correa. Geometria segundo os Níveis de Van Hiele. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Marilia Nunes Dall'Asta.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniela de Campos Freitas. Trabalho de conclusão de curso em Matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura - PROLIC/EaD) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Marilia Nunes Dall'Asta.

2.
Dalceu Pradella. Trabalho de conclusão de curso em Matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura - PROLIC/EaD) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Marilia Nunes Dall'Asta.

3.
Tania Beatriz Schuller dos Santos. Trabalho de conclusão de curso em Matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura - PROLIC/EaD) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Marilia Nunes Dall'Asta.

4.
Diana Speth. Trabalho de conclusão de curso em Matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura - PROLIC/EaD) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Marilia Nunes Dall'Asta.

Orientações de outra natureza
1.
Marilia Nunes Dall' Asta. Educação para Pescadores. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Marilia Nunes Dall'Asta.

2.
Marilia Nunes Dall' Asta. Oficinas de Matemática para professores da rede pública do ensino fundamental de Rio Grande. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Marilia Nunes Dall'Asta.

3.
Marilia Nunes Dall' Asta. Um olhar sobre a geometria: metodologias diferenciadas. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Marilia Nunes Dall'Asta.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DALL'ASTA, M. N.; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak . I Mostra Interdisciplinar Interescolar. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 12:04:24