Ana Paula Ferreira da Luz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0588110253499162
  • Última atualização do currículo em 28/09/2016


Possui graduação em Licenciatura em Educacão Artística - habilitacão Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (2004). Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2005). Mestrado em Artes Visuais e Educação pela Universidade de Barcelona (2010). Atualmente é doutoranda no programa de pós graduação Artes Visuais e Educação pela Universidade de Barcelona - España. Bolsista da (MAEC-AECID) Becas del Ministerio de Asuntos Exteriores y de Cooperación do governo espanhol. Possui interesse nas áres de educação social, cultura visual, antropologia visual e terceiro setor. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Ferreira da Luz
Nome em citações bibliográficas
LUZ, Ana Paula


Formação acadêmica/titulação


2010
Doutorado em andamento em Artes Visuales y Educación.
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
Título: Enseñanza de las Artes Visuales en el Tercer Sector,
Orientador: Aída Sanchez de Serdio.
Bolsista do(a): Becas del Ministerio de Asuntos Exteriores y de Cooperación, MAEC-AECID, Espanha.
2008 - 2010
Mestrado em Artes Visuais e Educação.
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
Título: Cultura Visual y micropoliticas en instituiciones de tercer sector,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Fernando Hernandez y Hernandez.
Bolsista do(a): Becas del Ministerio de Asuntos Exteriores y de Cooperación, MAEC-AECID, Espanha.
Palavras-chave: cultura; arte-educação; educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2005
Especialização em História da arte moderna e contemporânea.
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP, Brasil.
Título: Desenvolvimento do Desenho na Criança.
Orientador: Paulo Reis.
2000 - 2004
Graduação em Licenciatura em Educacão Artística - habilitacão A.
Faculdade de Artes do Paraná, FAP, Brasil.
Título: Estereótipos do Desenho Infantil.
Orientador: Rosane Schlogel.




Formação Complementar


2007 - 2007
Projeto A escola vai ao Cinema. (Carga horária: 20h).
SESC Água Verde, SESC, Brasil.
2006 - 2006
Educando para a Diversidade. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2003 - 2003
Desenho Gestual e Vivencial. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Representações materiais e simbólicas do barroco. (Carga horária: 50h).
Faculdade de Artes do Paraná, FAP, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Nossa Senhora Medianeira, CM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental, Carga horária: 14


Editora Decisivo, EDITORA DECISIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: consultora de material didático, Carga horária: 10


Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: instrutora de grupos, Carga horária: 15
Outras informações
Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano É um projeto de preparação do jovem para atuar integracionalmente e evoluir para o desenvolvimento pessoal e comunitário. O público deste projeto são adolescentes entre 15 e 18 anos de indade, que vivem em áreas de vulnerabilidae social. Este é um projeto do Governo Federal aplicado pelos municípios.

Atividades

11/2004 - Atual
Ensino, Agente Jovem, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
protagonismo juvenil

SESI PR, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor ensinó médio, Carga horária: 6


Organização Vida e Oportunidade, OVO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: voluntária, Enquadramento Funcional: coordenadora educacional, Carga horária: 10
Outras informações
ONG que desenvolve trabalhos na área de educação de crianças e adolescentes na comunidade da Vila Pantanal, bairro boqueirão, na cidade de Curitiba. São ações educativas que visam o protagonismo juvenil dos educandos atendidos. Trabalhamos com educação não-formal.

Atividades

12/2004 - Atual
Ensino, Colorindo a Vila, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
educação artística


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Catalão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2005
Especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea, Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
2004
Licenciatura em Educação Artítica com habilitação em Artes Plásticas, Faculdade de Artes do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LUZ, Ana Paula. Educação Artística Crítica como Desconstrução. Mediação (Curitiba), Curitiba/Brasil, p. 42 - 44, 15 out. 2009.

2.
LUZ, Ana Paula. Micropolítica, Política y Autonomia. Publicación Automáster, Barcelona, p. 12 - 13, 15 ago. 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
LUZ, Ana Paula. Behind the frame: the decisions we take when we were making a documentary. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LUZ, Ana Paula. Cómo el proceso de producción del video de las I Jornadas de Historia de Vida en Educación nos ayudó a reflexionar acerca de nuestro propio papel como investigadoras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LUZ, Ana Paula. Enseñanza de las artes visuales en el tercer sector - una aportación construccionista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LUZ, Ana Paula. Enseñanza de las artes visuales en el tercer sector - una aportación construccionista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LUZ, Ana Paula. Esteriótipos do Desenho Infantil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
LUZ, Ana Paula. Oficina de Literatura de Cordel. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LUZ, Ana Paula. Ciranda Postais da Cidade. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LUZ, Ana Paula. Oficina de Fotografia Pinhole. 2005. .

Demais trabalhos
1.
LUZ, Ana Paula. Colorindo a Vila. 2004 (Projeto de captação de recursos) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Jornadas de Historias de Vida en Educación: Sujeto, Diálogo y Experiencia.Cómo el proceso de producción del video de las I Jornadas de Historia de Vida en Educación nos ayudó a reflexionar acerca de nuestro propio papel como investigadoras. 2011. (Outra).

2.
I Jornada Investigar con los Jóvenes: cuestiones temáticas, metodológicas, éticas y educativas. 2011. (Outra).

3.
I Jornades d'investigació en Arts Visuals i Educació.Enseñanza de las artes visuales en el tercer sector - una aportación construccionista. 2011. (Outra).

4.
The Second Internacional Visual Methods Conference. Behind the frame: the decisions we take when we were making a documentary. 2011. (Congresso).

5.
XVI Seminario Académico APEC - Horizontes de Brasil.Enseñanza de las artes visuales en el tercer sector - una aportación construccionista. 2011. (Seminário).

6.
III Congreso de Educación de las Artes Visuales. SOBRE COMO APRENDEMOS A APRENDER JUNTAS; EXPERIENCIAS DE GENERAR EL AUTOMÀSTER.. 2009. (Congresso).

7.
Construindo la Sala.Construindo la Sala. 2008. (Oficina).

8.
Seminário de Arte, Educaçao e Território. 2008. (Seminário).

9.
I Encontro da Comunidade Escolar - Evasão Escolar. 2006. (Seminário).

10.
I Seminário Educando para a Diversidade. 2006. (Seminário).

11.
V Fórum de Pesquisa Científica em Arte. 2006. (Seminário).

12.
IV Fórum de Pesquisa Cientíca em Arte.esteriótipos do Desenho Infantil. 2005. (Seminário).

13.
Oficinas do IV Encontro dos Sem Terrinha. 2005. (Encontro).

14.
Encontro de Educação em valores Humanos da UEPG. 2003. (Seminário).

15.
II Encontro nacional de Educadores. 2003. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 21:09:33