Fabrício Herpich

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7830251697546483
  • Última atualização do currículo em 18/12/2018


Discente no Curso de Doutorado em Informática na Educação no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Ciência da Computação no Programa de Pós-Graduação em Informática, pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Especialista em Aplicações para Web pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (2015). Graduado em Sistemas para Internet pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Tem experiência na área de desenvolvimento de aplicações, atuando principalmente na implementação de ambientes virtuais imersivos em 3D e aplicativos de realidade aumentada para dispositivos móveis. No ano de 2015, ao longo do primeiro semestre, atuou como Professor Substituto na Universidade Federal de Santa Maria. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabrício Herpich
Nome em citações bibliográficas
HERPICH, F.;HERPICH, Fabrício;HERPICH, FABRICIO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação.
Avenida Paulo Gama
Farroupilha
90040060 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33086000
URL da Homepage: http://www.cinted.ufrgs.br/


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Informática na Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Ambientes Virtuais Imersivos,
Orientador: Liane Margarida Rockenbach Tarouco.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Informática.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: ELAI: Intelligent Agent adaptive to the Level of Expertise of Students,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Roseclea Duarte Medina.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Agente Inteligente; Inteligência Artificial; Mundo Virtual; NPC; Computação Ciente de Contexto; ELAI.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Agentes Inteligentes.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2014 - 2015
Especialização em Aplicações para Web. (Carga Horária: 510h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Protótipo de Sistema para Registro de Programa de Computador.
Orientador: Vagner Santos da Rosa.
2013 - 2015
Graduação em Programa Especial de Graduação de Formação de Professores Para A Educação P.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO UTILIZANDO TÉCNICAS MOBILE LEARNING VOLTADAS AO ENSINO.
Orientador: Roberto Franciscatto.
Bolsista do(a): Bolsa de Assistência ao Estudante, PRAE, Brasil.
2005 - 2008
Curso técnico/profissionalizante.
Sociedade Educacional Três de Maio, SETREM, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Java para Iniciantes. (Carga horária: 40h).
Sisnema - Divisão de Treinamentos, SISNEMA, Brasil.
2016 - 2016
Agentes Inteligentes Conversacionais: Conceitos Básicos e Desenvolvimento. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2013 - 2016
Proficiência em Língua Inglesa. (Carga horária: 174h).
TopWay English School - Santa Maria, TOPWAY, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação de Tutores. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação em Fluência Pedagógica para Tutores. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação de Docentes para Ambiente Virtual. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2010
GeneXus - Desenvolvimento RAD. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2010
Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação Joomla. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2009
Representante dos Alunos no Colegiado.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2008 - 2008
Desenvolvimento em GeneXus. (Carga horária: 20h).
Sociedade Educacional Três de Maio, SETREM, Brasil.
2008 - 2008
Edição de Vídeo. (Carga horária: 20h).
Sociedade Educacional Três de Maio, SETREM, Brasil.
2008 - 2008
Formação e Planejamento Pessoal. (Carga horária: 20h).
Sociedade Educacional Três de Maio, SETREM, Brasil.
2008 - 2008
Recursos Avançados de Internet. (Carga horária: 20h).
Sociedade Educacional Três de Maio, SETREM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor do Curso "Mídias na Educação" da UFRGS.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista no Curso de Doutorado em Informática na Educação do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE) - UFRGS.


Prevedello Sistemas Ltda., PREVEDELLO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40
Outras informações
Carga Horária Total: 200 horas.


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 30
Outras informações
Tutor do curso "Oficina Pedagógica AVEA Moodle: Atividades OU Wiki, Questionário, Fórum, Lição, Pesquisa de Avaliação" do Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC - 2013) da DED/Capes. Carga Horária Total do Curso: 30 horas. Período: 1º Semestre de 2014.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 30
Outras informações
Tutor do curso "Oficina Multimídia: Criação de vídeo-aula; edição de vídeo e criação de áudio" do Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC - 2013) da DED/Capes. Carga Horária Total do Curso: 30 horas. Período: 19 de maio a 13 de junho de 2014.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor do curso "Oficina Multimídia: Criação de vídeo-aula; edição de vídeo e criação de áudio" do Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC - 2013) da DED/Capes. Carga Horária Total do Curso: 20 horas. Período: 08/09/2014 a 19/10/2014.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor do curso "Oficina Pedagógica AVEA Moodle: atividades OU Wiki, questionário, fórum, lição e pesquisa de avaliação" do Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC - 2013) da DED/Capes. Carga Horária Total do Curso: 20 horas. Período: 27/10/2014 a 30/11/2014.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor do Curso "Capacitação da Equipe Multidisciplinar, Administrativo, Financeiro e Secretaria (EMUAB)" do Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC - 2013) da DED/Capes. Carga Horária Total: 120 horas. Período: maio a dezembro de 2013.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor: Curso Téc. em Informática p. Internet, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor da Disciplina Programas e Aplicativos no Curso Técnico em Informática para Internet. Carga Horária Total: 60 horas.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista no Lab. de Informática - Bolsa PRAE, Carga horária: 16
Outras informações
Total de 128 horas de Atividades.

Atividades

02/2015 - 08/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Algoritmos
Aplicativos de Escritório - Noite
Aplicativos de Escritório - Tarde

Migrate Company Sistemas de Informação Ltda., MIGRATE COMPANY, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40
Outras informações
Carga Horária Total: 720 horas.



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Sistema para Gerenciamento de Inovação e Transferência Tecnologica (SGITT)
Descrição: Esse projeto tem como objetivo implementar uma ferramenta que possa auxiliar os técnicos-administrativos alocados na Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para tanto, desenvolveu-se uma ferramenta web que possa contribuir e intervir diante dos processos burocráticos inerentes aos registros de software, transferência de tecnologias, entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabrício Herpich - Coordenador / Aderson de Carvalho - Integrante.
2015 - Atual
AVATAR - Aprendizagem Virtual de Aprendizagem e Trabalho Acadêmico Remoto
Descrição: A crescente disponibilidade de laboratórios de informática nas escolas contrasta com a falta de laboratórios para apoiar as atividades de aprendizagem experimental,. Laboratórios virtuais, utilizando ambientes imersivos, começam a emergir como uma solução para oferecer ambiente de laboratório virtual e a disponibilidade de soluções usando software aberto tais como Open Simulator, tornam esta alternativa mais atraente e econômica. O Projeto AVATAR tem como objetivo investigar, testar e promover a formação no uso de laboratórios virtuais em ambientes imersivos. O projeto busca incentivar o desenvolvimento de objetos multimídia interativos com o ambiente imersivo virtual 3D Open Simulator e implementaa um ambiente aberto, no qual você pode adicionar componentes que podem ser usados ​​por usuários finais para a simulação de experimentos de laboratório. A concepção e desenvolvimento destes recursos, apesar da disponibilidade de modernas ferramentas de autoria, exige um arranjo complexo de competências multidisciplinares e neste o projeto será desenvolvido um conjunto de objetos completos que permitem a realização de experimentos e objetos básicos que podem ser usados ​​na construção de novas experiências ( componentes com comportamentos reativos que respondem a ações de interatividade do usuário).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM AMBIENTES VIRTUAIS IMERSIVOS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roseclea Duarte Medina em 17/07/2014.
Descrição: Tem como objetivo apresentar um ambiente virtual imersivo 3D em desenvolvimento, que além de contemplar características de um ambiente educacional, também é ciente do contexto, pois fornece auxílio personalizado ao estudante de acordo com seu estilo cognitivo e seu nível de expertise. Para tanto, através de regras de Inteligência Artificial (IA) foi implementado um Intelligent Pedagogical Agents (IPA) pois em ambientes virtuais de aprendizagem, espera-se que o estudante tenha uma grande flexibilidade, diante de inúmeras oportunidades de aprendizagem e, para tanto, se faz necessário um apoio e orientação inteligente. As experiências imersivas tendem a envolver ainda mais os estudantes com os objetivos propostos no ambiente, dessa forma, também é possível afirmar que o IPA poderá contribuir significativamente no auxílio aos alunos, pois o IPA pode atuar como professor, facilitador da aprendizagem ou até mesmo como um colega em ambientes colaborativos. O IPA irá orientar o estudante no ambiente virtual, explicar tópicos, fazer perguntas, dar feedback, ajudar o aluno a colaborar com os outros estudantes, dar apoio a aprendizagem personalizada e agir sobre o aluno em diferentes momentos e lugares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fabrício Herpich - Integrante / Roseclea Duarte Medina - Coordenador / Vinícius Leal Trindade - Integrante / Aderson de Carvalho - Integrante.
2013 - 2014
LABORATÓRIO VIRTUAL PARA ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES: RECURSOS E CONTEÚDOS DISPONÍVEIS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roseclea Duarte Medina em 08/10/2013.
Descrição: Descrição: Com a evolução tecnológica surgiram novas alternativas que auxiliam no complemento das atividades realizadas no âmbito educacional, tais como os mundos virtuais. Para que estes ambientes imersivos possam ser visualizados pelos usuários, é necessário o uso de um software denominado viewer. Este artigo apresenta uma análise qualitativa sobre os viewers disponíveis para serem utilizados como suporte aos mundos virtuais, em que são demonstradas suas características, vantagens e desvantagens, além da análise do consumo médio de processamento. Esta pesquisa visa desta forma auxiliar os usuários a selecionarem a aplicação mais adequada as suas necessidades, baseando-se nos dados fornecidos por este estudo...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fabrício Herpich - Integrante / Roseclea Duarte Medina - Coordenador.
2013 - 2013
MUNDOS VIRTUAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS E VIEWERS DE ACESSO

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roseclea Duarte Medina em 19/08/2013.
Descrição: Com a evolução tecnológica surgiram novas alternativas que auxiliam no complemento das atividades realizadas no âmbito educacional, tais como os mundos virtuais. Para que estes ambientes imersivos possam ser visualizados pelos usuários, é necessário o uso de um software denominado viewer. Este artigo apresenta uma análise qualitativa sobre os viewers disponíveis para serem utilizados como suporte aos mundos virtuais, em que são demonstradas suas características, vantagens e desvantagens, além da análise do consumo médio de processamento. Esta pesquisa visa desta forma auxiliar os usuários a selecionarem a aplicação mais adequada as suas necessidades, baseando-se nos dados fornecidos por este estudo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fabrício Herpich - Integrante / Roseclea Duarte Medina - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


2013 - 2014
DOCÊNCIA ORIENTADA II

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roseclea Duarte Medina em 27/11/2013.
Descrição: Este projeto constitui um Plano de Estudos para a disciplina "Docência Orientada II" (APG - 304 (1011-32)) do programa de Pós-Graduação em Informática - Mestrado em Ciência da Computação. A Docência Orientada foi desenvolvida no Segundo Semestre Letivo de 2013, na disciplina ELC 1017 (Redes de Computadores), integrante da grade curricular do Curso de Ciência da Computação, tendo carga horária de 75 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fabrício Herpich - Integrante / Roseclea Duarte Medina - Coordenador.
2013 - 2013
DOCÊNCIA ORIENTADA I

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roseclea Duarte Medina em 27/11/2013.
Descrição: Este projeto constitui um Plano de Estudos para a disciplina "Docência Orientada I" (APG - 303) do programa de Pós-Graduação em Informática - Mestrado em Ciência da Computação. A Docência Orientada foi desenvolvida no Primeiro Semestre Letivo de 2013, na disciplina ELC 123 (Comunicação de Dados), integrante da grade curricular do Curso de Ciência da Computação, tendo carga horária de 60 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fabrício Herpich - Integrante / Roseclea Duarte Medina - Coordenador.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação
2017 - Atual
Periódico: REVISTA DO CCEI


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: SISTEMAS PARA INTERNET.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Dispositivos Móveis.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.


Prêmios e títulos


2018
3º lugar no I Workshop de Inovação da Diretoria de Educação a Distância da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
2015
Aprovação em Processo de Seletivo para Professor Substituto. Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra/Ciência da Computação/Sistema de Computação. Classificação: 1º lugar, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
2013
3º LUGAR - PRÊMIO DE MELHORES ARTIGOS DO SBIE 2013 (Concedido ao Artigo: Ambientes Virtuais de Aprendizagem + Ambientes Imersivos: um estudo de caso utilizando tecnologias de computação móvel), XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
2013
MENÇÃO HONROSA (Concedido ao Trabalho de Graduação: Desenvolvimento de um Protótipo Utilizando Técnicas Mobile Learning voltadas ao Ensino), CTD-IE do CBIE 2013 (Congresso Brasileiro de Informática na Educação).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KRASSMANN, A. L.2017KRASSMANN, A. L. ; HERPICH, FABRICIO ; BERCHT, M. ; CAZELLA, S. C. . Analyzing trends in academic papers about ubiquitous virtual worlds in education using text mining. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH, v. 5, p. 157-170, 2017.

2.
NUNES, FELIPE B.2017NUNES, FELIPE B. ; HERPICH, Fabrício ; DO AMARAL, ÉRICO M. H. ; VOSS, GLEIZER B. ; ZUNGUZE, MANUEL C. ; MEDINA, ROSECLEA D. ; TAROUCO, LIANE M. R. . A dynamic approach for teaching algorithms: Integrating immersive environments and virtual learning environments. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION, v. 999, p. 1-20, 2017.

3.
NUNES, FELIPE B.2017NUNES, FELIPE B. ; ZUNGUZE, M. C. ; HERPICH, FABRICIO ; ANTUNES, F. F. ; NICHELE, A. G. ; TAROUCO, L. M. R. ; LIMA, J. V. . Perceptions of pre-service teachers about a Science Lab developed in OpenSim. International Journal for Innovation Education and Research (IJIER), v. 5, p. 71-94, 2017.

4.
HERPICH, Fabrício2017HERPICH, Fabrício; GUARESE, RENAN LUIGI MARTINS ; TAROUCO, LIANE MARGARIDA ROCKENBACH . A Comparative Analysis of Augmented Reality Frameworks Aimed at the Development of Educational Applications. CREATIVE EDUCATION, v. 08, p. 1433-1451, 2017.

5.
NUNES, FELIPE B.2017NUNES, FELIPE B. ; ZUNGUZE, M. C. ; HERPICH, Fabrício ; NICHELE, A. G. ; TAROUCO, L. M. R. ; DE LIMA, JOSÉ VALDENI . Análise e Recomendação de trajetos de aprendizagem em mundos virtuais. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-10, 2017.

6.
KRASSMANN, A. L.2017KRASSMANN, A. L. ; HERPICH, FABRICIO ; SILVA, A. S. P. ; SILVA, A. R. ; ABREU, C. S. ; SCHMITT, M. A. R. ; BERCHT, M. ; TAROUCO, LIANE M. R. . FastAIML: uma ferramenta para apoiar a geração de base de conhecimento para chatbots educacionais. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-10, 2017.

7.
HERPICH, F.;HERPICH, Fabrício;HERPICH, FABRICIO2017HERPICH, F.; Nunes, F. B. ; VOSS, G. B ; Sindeaux, Paulo ; Tarouco, L.M.R. ; LIMA, J. V. . Realidade Aumentada em Geografia: uma atividade de orientação no ensino fundamental. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-10, 2017.

8.
NUNES, F. B.2016NUNES, F. B. ; HERPICH, F. ; TAROUCO, L. M. R. ; LIMA, J. V. . Monitoramento e Avaliação de Estudantes em Mundos Virtuais. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 14, p. 1-10, 2016.

9.
HERPICH, FABRICIO2016HERPICH, FABRICIO; TAROUCO, L. M. R. . ENGAJAMENTO DE USUÁRIOS EM MUNDOS VIRTUAIS: UMA ANÁLISE TEÓRICA-PRÁTIC. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 14, p. 1-11, 2016.

10.
NUNES, F. B.2016NUNES, F. B. ; HERPICH, Fabrício ; LIMA, J. V. . Implementação de um Jogo Sério no mundo virtual OpenSim: Labirinto Educacional. Revista Tecnologias na Educação, v. 17, p. 1-11, 2016.

11.
NUNES, FELIPE BECKER2015NUNES, FELIPE BECKER ; HERPICH, FABRICIO ; VOSS, GLEIZER BIERHALZ ; LIMA, JOSE VALDENI DE ; MEDINA, ROSECLEA DUARTE . An adaptive environment based on Moodle with treating of quality of context. International Journal of Knowledge and Learning (Print), v. 10, p. 198-221, 2015.

12.
FALCADE, A.2014FALCADE, A. ; KRASSMANN, A. ; HERPICH, Fabrício ; FALCADE, L. ; FONTOURA, L. M. ; MEDINA, R. D. . Metodologia de Avaliação de Mundos Virtuais Educacionais: uma proposta segundo critérios tecnológicos e pedagógicos. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-10, 2014.

13.
JARDIM, R. R.2014JARDIM, R. R. ; LEMOS, E. L. ; HERPICH, Fabrício ; BIANCHIN, R. G. ; MEDINA, R. D. . U-Lab Cloud: uma proposta de laboratório virtual ubíquo baseado em cloud computing. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-10, 2014.

14.
HERPICH, Fabrício2014HERPICH, Fabrício; JARDIM, R. R. ; SILVA, R. F. ; VOSS, G. B. ; NUNES, F. B. ; MEDINA, R. D. . CYBERCIEGE: UMA ABORDAGEM DE JOGOS SÉRIOS NA EDUCAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-10, 2014.

15.
NUNES, F. B.2014NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; HERPICH, F. ; Amaral, E. M. H. ; Prass, F. . Análise e desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Revista de Informática Aplicada, v. 1, p. 7-14, 2014.

16.
HERPICH, FABRICIO2014HERPICH, FABRICIO; FALCADE, A. ; KRASSMANN, A. ; SILVA, L. E. G. ; JARDIM, R. R. ; NUERNBERG, J. ; MEDINA, R. D. . VISUALIZAÇÃO DE AMBIENTES IMERSIVOS: UMA PERSPECTIVA CONSIDERANDO WEB VIEWERS. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-10, 2014.

17.
VOSS, G. B.2014VOSS, G. B. ; NUNES, F. B. ; HERPICH, F. ; MEDINA, R. D. . Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Ambientes Imersivos: um estudo de caso utilizando tecnologias de computação móvel e web viewers. Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 2, p. 24-42, 2014.

18.
NUNES, F. B.2013NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; HERPICH, F. ; MUHLBEIER, A. R. K. ; POSSOBOM, C. C. ; MEDINA, R. D. . VIEWERS PARA AMBIENTES VIRTUAIS IMERSIVOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA TEÓRICO-PRÁTICA. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-10, 2013.

19.
PEREIRA, A. S.2012PEREIRA, A. S. ; VIT, A. R. D. ; BALESTRIN, C. ; HERPICH, F. ; SHUBEITA, F. M. ; PERSCH, H. M. ; PERTILE, J. R. ; FRANCISCATTO, R. . SIECS: STANDARDS IDENTIFIER E-COMMERCE SYSTEMS. Revista Científica da Faculdade de Balsas, v. 3, p. 1-12, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
JARDIM, RAFAELA ; MEDINA, ROSECLEA ; BERNARDI, GILIANE ; HERPICH, F. ; FALCADE, A. ; LEMOS, EDUARDO . Aprendizagem simulada na nuvem. In: Novak, E. M.. (Org.). Informática aplicada à educação. 1ed.Ponta Grossa (PR): Editora Atena, 2018, v. , p. 41-53.

2.
NUNES, FELIPE B. ; HERPICH, FABRICIO ; OLIVEIRA, M. A. F. ; HANNEL, K. ; FLORES, M. L. P. ; LIMA, J. V. . A Perspective on the Application of Mastery Learning Theory in Virtual Worlds. In: Gianni Panconesi; Maria Guida. (Org.). Handbook of Research on Collaborative Teaching Practice in Virtual Learning Environments. 1ed.Hershey, PA: IGI Global, 2017, v. , p. 52-.

3.
NUNES, FELIPE BECKER ; HERPICH, Fabrício ; PASCHOAL, LEO NATAN . Virtual Worlds in the Educational Context. In: M. Khosrow-Pour, D.B.A. (Ed.). (Org.). Encyclopedia of Information Science and Technology, Fourth Edition. 4ed.Hershey, PA: IGI Global, 2017, v. 690, p. 7935-7944.

4.
HERPICH, Fabrício; Filho, Tito Armando Rossi ; Tibola, Leandro Rosniak ; Ferreira, Valter Antonio ; TAROUCO, LIANE MARGARIDA ROCKENBACH . Learning Principles of Electricity Through Experiencing in Virtual Worlds. In: Dennis Beck; Colin Allison; Leonel Morgado; Johanna Pirker; Foaad Khosmood; Jonathon Richter; Christian Gütl;. (Org.). Communications in Computer and Information Science. 1ed.Cham, Switzerland: Springer International Publishing, 2017, v. 725, p. 229-242.

5.
NUNES, F. B. ; HERPICH, FABRICIO ; VOSS, G. B. ; MEDINA, R. D. . A Perspective about the Application of Quality of Context in U-Learning Environments. In: Francisco Milton Mendes Neto; Rafael de Souza; Alex Sandro Gomes. (Org.). Handbook of Research on 3-D Virtual Environments and Hypermedia for Ubiquitous Learning. 1ed.Hershey, PA, USA: IGI Global, 2016, v. 17, p. 410-432.

6.
HERPICH, FABRICIO; NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; MEDINA, R. D. . Three-Dimensional Virtual Environment and NPC: A Perspective about Intelligent Agents Ubiquitous. In: Francisco Milton Mendes Neto; Rafael de Souza; Alex Sandro Gomes. (Org.). Handbook of Research on 3-D Virtual Environments and Hypermedia for Ubiquitous Learning. 1ed.Hershey, PA, USA: IGI Global, 2016, v. 21, p. 510-536.

7.
NUNES, FELIPE B. ; ZUNGUZE, M. C. ; HERPICH, FABRICIO ; TAROUCO, L. M. R. ; FRANCO, S. R. K. . Trajetórias de Aprendizagem em Mundos Virtuais com a abordagem Mastery Learning. In: LIMA, J. V.; NUNES, F. B.; ZUNGUZE, M. C.; HANNEL, K.. (Org.). Trajetórias de Aprendizagem: Teoria e Prática. 1ed.: CreateSpace Independent Publishing Platform, 2016, v. 1, p. 31-58.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HERPICH, Fabrício; GUARESE, RENAN LUIGI MARTINS ; FRATIN, V. ; TAROUCO, L. M. R. . Augmented reality impact in the development of formal thinking. In: Immersive Learning Research Network - iLRN 2018, 2018, Missoula. Proceedings from the Fourth Immersive Learning Research Network Conference. Graz, Austria: Verlag der Technischen Universität Graz, 2018. p. 23-34.

2.
HERPICH, Fabrício; GUARESE, RENAN LUIGI MARTINS ; CASSOLA, AMAURY ; TAROUCO, LIANE MARGARIDA ROCKENBACH . Realidade Aumentada no Desenvolvimento da Habilidade de Visualização Espacial em Física. In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza, 2018. p. 345-348.

3.
HERPICH, F.; GUARESE, RENAN LUIGI MARTINS ; CASSOLA, AMAURY ; TAROUCO, LIANE M. R. . Mobile Augmented Reality impact in student engagement: an analysis of the focused attention dimension. In: 5th Annual Conference on Computational Science & Computational Intelligence (CSCI'18), 2018, Las Vegas. 5th Annual Conference on Computational Science & Computational Intelligence (CSCI'18), 2018. p. 1-6.

4.
HERPICH, F.; NUNES, FELIPE B. ; DE LIMA, JOSÉ VALDENI ; TAROUCO, LIANE M. R. . Augmented reality game in geography: an orientation activity to elementary education. In: 5th Annual Conference on Computational Science & Computational Intelligence (CSCI'18), 2018, Las Vegas. 5th Annual Conference on Computational Science & Computational Intelligence (CSCI'18), 2018. p. 1-6.

5.
NUNES, FELIPE B. ; HERPICH, Fabrício ; ZUNGUZE, M. C. ; NICHELE, A. G. ; ANTUNES, F. F. ; TAROUCO, LIANE MARGARIDA ROCKENBACH ; LIMA, JOSE VALDENI DE . A Virtual World for the Teaching and Learning of Natural Sciences. In: 9th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, 2017, Barcelona, Spain. EDULEARN17 Proceedings, 2017. v. 1. p. 6-13.

6.
HERPICH, Fabrício; GUARESE, RENAN LUIGI MARTINS ; TAROUCO, LIANE MARGARIDA ROCKENBACH . Recursos de virtualidade integrados com realidade aumentada em dispositivos móveis para auxiliar estudantes na aprendizagem de física. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017, Recife, 2017. p. 260-267.

7.
NUNES, FELIPE BECKER ; VOSS, GLEIZER ; HERPICH, Fabrício ; SINDEAUX, PAULO ; TAROUCO, LIANE MARGARIDA ROCKENBACH ; LIMA, JOSÉ VALDENI DE . Implementação e análise de um ambiente 3D para o ensino de Geografia. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife, 2017. p. 766-775.

8.
NUNES, FELIPE BECKER ; HERPICH, Fabrício ; PASCHOAL, LEO NATAN ; TAROUCO, LIANE MARGARIDA ROCKENBACH ; LIMA, JOSÉ VALDENI DE . Mundos Virtuais na prática docente: uma visão sobre os desafios e benefícios. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife. org.crossref.xschema._1.Title@3f39bd3b, 2017. p. 845-854.

9.
NUNES, F. B. ; HERPICH, Fabrício ; ZUNGUZE, M. C. ; LIMA, J. V. . Utilização do Mastery Learning em sala de aula: uma abordagem integrada aos Mundos Virtuais. In: WEI - 24º Workshop sobre Educação em Computação, 2016, Porto Alegre, RS. XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - CSBC 2016. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2016. p. 2442-2451.

10.
NUNES, FELIPE BECKER ; HERPICH, Fabrício ; PASCHOAL, LEO NATAN ; LIMA, JOSÉ VALDENI DE ; TAROUCO, LIANE MARGARIDA ROCKENBACH . Systematic Review of Virtual Worlds applied in Education. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. p. 657-666.

11.
JARDIM, RAFAELA ; MEDINA, ROSECLEA ; BERNARDI, GILIANE ; HERPICH, Fabrício ; FACALDE, ANDRESSA ; LEMOS, EDUARDO . Aprendizagem simulada na nuvem. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. p. 607-616.

12.
HERPICH, Fabrício; NUNES, FELIPE BECKER ; TAROUCO, LIANE MARGARIDA ROCKENBACH ; CAZELLA, SILVIO . Mineração de Dados Educacionais: uma análise sobre o Engajamento de Usuários em Mundos Virtuais. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. org.crossref.xschema._1.Title@25e35abc. p. 910-919.

13.
HERPICH, FABRICIO; JARDIM, R. R. ; SILVA, R. F. ; VOSS, G. B. ; NUNES, F. B. ; MEDINA, R. D. . CYBERCIEGE: UMA ABORDAGEM DE JOGOS SÉRIOS NA EDUCAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES. In: Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, 2014, Porto Alegre - RS. XXIII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, 2014. v. XXIII. p. 1-10.

14.
FALCADE, A. ; KRASSMANN, A. ; HERPICH, FABRICIO ; FALCADE, L. ; FONTOURA, L. M. ; MEDINA, R. D. . Metodologia de Avaliação de Mundos Virtuais Educacionais: uma proposta segundo critérios tecnológicos e pedagógicos. In: Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, 2014, Porto Alegre - RS. XXIII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, 2014. v. XXIII. p. 1-10.

15.
JARDIM, R. R. ; LEMOS, E. L. ; HERPICH, FABRICIO ; BIANCHIN, R. G. ; MEDINA, R. D. . U-Lab Cloud: uma proposta de laboratório virtual ubíquo baseado em cloud computing. In: Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, 2014, Porto Alegre - RS. XXIII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, 2014. v. XXIII. p. 1-10.

16.
HERPICH, FABRICIO; JARDIM, R. R. ; SILVA, R. F. ; VOSS, G. B. ; NUNES, F. B. ; MEDINA, R. D. . Jogos Sérios na Educação: Uma Abordagem para Ensino-Aprendizagem de Redes de Computadores (Fase II). In: WEI - XXII Workshop sobre Educação em Computação, 2014, Brasília - DF. XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - CSBC 2014. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2014. v. XXXIV. p. 1645-1654.

17.
VOSS, G. B. ; OLIVEIRA, V. D. ; NUNES, F. B. ; HERPICH, FABRICIO ; MEDINA, ROSECLEA DUARTE ; BERCHT, M. . Construcão e Análise de um Mundo Virtual 3D para o Ensino e Aprendizagem de Redes de Computadores. In: 25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) - 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2014, Dourados, MS. Anais do 25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2014. p. 322-331.

18.
NUNES, FELIPE BECKER ; HERPICH, Fabrício ; VOSS, GLEIZER BIERHALZ ; MEDINA, ROSECLEA DUARTE ; DE LIMA, JOSÉ VALDENI ; TAROUCO, LIANE MARGARIDA ROCKENBACH . Laboratório Virtual de Química: uma ferramenta de estímulo à prática de exercícios baseada no Mundo Virtual OpenSim. In: XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014, Dourados. p. 712-721.

19.
JARDIM, R. R. ; KRASSMANN, A. ; FALCADE, A. ; HERPICH, Fabrício ; SANTOS, L. M. A. ; MEDINA, R. D. . U-LabCloud: laboratório virtual ubíquo. In: XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação - TISE, 2014, Fortaleza - Brasil. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE 2014. Chile: Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas - Universidad de Chile, 2014. v. 10. p. 385-393.

20.
HERPICH, FABRICIO; JARDIM, RAFAELA RIBEIRO ; NUNES, FELIPE BECKER ; VOSS, GLEIZER BIERHALZ ; FONTOURA, LISANDRA MANZONI ; MEDINA, ROSECLEA DUARTE . Virtual Lab: An Immersive Tool to Assist in the Teaching of Software Engineering. In: 2014 XVI Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), 2014, Piata Salvador. 2014 XVI Symposium on Virtual and Augmented Reality. p. 118-126.

21.
NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; HERPICH, F. ; MUHLBEIER, A. R. K. ; POSSOBOM, C. C. ; MEDINA, R. D. . VIEWERS PARA AMBIENTES VIRTUAIS IMERSIVOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA TEÓRICO-PRÁTICA. In: XXI Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, 2013, Porto Alegre - RS. Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2013. v. XXI. p. 1-10.

22.
HERPICH, Fabrício; FRANCISCATTO, ROBERTO . Desenvolvimento de um Protótipo Utilizando Técnicas.Mobile Learning voltadas ao Ensino. In: Worshops do II Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2013.

23.
VOSS, GLEIZER B. ; NUNES, FELIPE B. ; HERPICH, FABRICIO ; MEDINA, ROSECLEA D. . Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Ambientes Imersivos: um estudo de caso utilizando tecnologias de computação móvel. In: XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2013.

24.
MEDINA, ROSECLEA DUARTE ; BERNARDI, GILIANE ; MÜHLBEIER, ANDREIA ROSANGELA KESSLER ; BOSS, ANDREIA SOLANGE ; POSSOBOM, CAMILA CEREZER ; HERPICH, Fabrício ; NUNES, FELIPE BECKER ; VOSS, GLEIZER BIERHALZ ; JARDIM, RAFAELA RIBEIRO ; DE OLIVEIRA, TACIANO BALARDIN ; DO AMARAL, ÉRICO MARCELO HOFF ; PIOVESAN, SANDRA DUTRA ; LÔBO, JAZIEL SOUZA . Grupo de Redes e Computação Aplicada (GRECA). In: Worshops do II Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2013.

25.
HERPICH, FABRICIO; PERTILE, J. R. ; RAFFAELLI, R. ; VIT, A. R. D. ; FRANCISCATTO, R. . WiMB (WiFi Mobile Bulletin) - Sistema WiFi para envio de mensagens multicast e broadcast. In: III - Encontro Anual de Tecnologia da Informação (EATI), 2012, Frederico Westphalen - RS. Anais do EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação, 2012. p. 1-8.

26.
PEREIRA, A. S. ; VIT, A. R. D. ; BALESTRIN, C. ; HERPICH, F. ; SHUBEITA, F. M. ; PERSCH, H. M. ; PERTILE, J. R. ; FRANCISCATTO, R. . Estudo de Identificação de Padrões para Sistemas de Comércio Eletrônico Utilizando Técnicas de Mineração de Dados. In: SEMINÁRIO ARGENTINA - BRASIL DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, 2011, Rosário. I Seminario Argentina - Brasil de Tecnologías de la Información y la Comunicación (SABTIC). Rosario, Argentina, 2011. p. 1-10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HERPICH, Fabrício; BOS, ANDREIA ; KUHN, IGOR ; GUARESE, RENAN LUIGI MARTINS ; TAROUCO, LIANE MARGARIDA ROCKENBACH ; WIVES, LEANDRO ; ZARO, MILTON ANTÔNIO . Atividade cerebral no uso de recursos educacionais em realidade aumentada: uma análise da atenção do aprendiz. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza, 2018. p. 1858-1862.

2.
NUNES, FELIPE B. ; HERPICH, FABRICIO ; ZUNGUZE, M. C. ; TAROUCO, L. M. R. ; LIMA, JOSE VALDENI DE . Uma proposta de uso de agentes NPC nos Mundos Virtuais para recomendação de materiais. In: XXIV Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2016, Porto Alegre, RS. Anais do XXIV Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2016. p. 237-241.

3.
HERPICH, FABRICIO; VOSS, G. B. ; NUNES, F. B. ; JARDIM, R. R. ; MEDINA, R. D. . Immersive Virtual Environment and Artificial Intelligence: a proposal of Context-Aware Virtual Environment. In: The Eighth International Conference on Mobile Ubiquitous Computing, Systems, Services and Technologies (UBICOMM 2014), 2014, Roma, Itália. UBICOMM 2014. USA: UBICOMM 2014 Editors, 2014. v. 1. p. 68-71.

4.
JARDIM, R. R. ; LEMOS, E. L. ; HERPICH, FABRICIO ; BIANCHIN, R. G. ; MEDINA, R. D. ; NUNES, F. B. . Proposal U-Lab Cloud: Ubiquitous Virtual Laboratory based on Cloud Computing. In: The Eighth International Conference on Mobile Ubiquitous Computing, Systems, Services and Technologies (UBICOMM 2014), 2014, Roma, Itália. UBICOMM 2014. USA: UBICOMM 2014 Editors, 2014. v. 1. p. 259-262.

5.
HERPICH, FABRICIO; JARDIM, R. R. ; MEDINA, R. D. ; NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. . PROPOSAL OF A CONTEXT-AWARE COMPUTER NETWORKS LABORATORY SUPPORTED BY INTELLIGENT AGENTS. In: 13th International Conference WWW/INTERNET, 2014, Porto, Portugal. Proceedings of the 13th International Conference WWW/INTERNET, 2014. p. 367-370.

6.
HERPICH, FABRICIO; NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; JARDIM, R. R. ; MEDINA, ROSECLEA DUARTE . Ambiente Virtual Imersivo para ensino em Redes de Computadores: uma proposta usando Agentes Inteligentes. In: 25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) - 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2014, Dourados, MS. Anais do 25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) - 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2014. p. 65-69.

7.
FALCADE, A. ; HERPICH, Fabrício ; KRASSMANN, A. ; SILVA, L. E. G. ; MEDINA, R. D. ; JARDIM, R. R. . Web Viewers para Ambientes Imersivos: Uma proposta de framework avaliativo. In: XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação - TISE, 2014, Fortaleza - Brasil. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE 2014. Chile: Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas - Universidad de Chile, 2014. v. 10. p. 587-592.

8.
NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; MUHLBEIER, A. R. K. ; HERPICH, F. ; MEDINA, R. D. . Treating Context Information in a Ubiquitous Virtual Learning Environment (UVLEQoC): Application of metrics for Quality of Context (QoC). In: The Seventh International Conference on Mobile Ubiquitous Computing, Systems, Services and Technologies, 2013, Porto. UBICOMM 2013. USA: UBICOMM 2013 Editors, 2013. v. 1. p. 55-58.

9.
NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; HERPICH, F. ; AMARAL, E. M. H. ; MEDINA, R. D. ; TAROUCO, L. M. R. . Integrating Virtual Worlds and Virtual Learning Environments through Sloodle: from theory to practice in a case of study for teaching of algorithms. In: XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação - TISE, 2013, Porto Alegre - RS. Nuevas Ideas en Informática Educativa - TISE. Chile: Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas - Universidad de Chile, 2013. v. 9. p. 598-601.

10.
HERPICH, F.; JARDIM, R. R. ; SILVA, R. F. ; NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; MEDINA, R. D. . Jogos Sérios na Educação: Uma Abordagem para Ensino-Aprendizagem de Redes de Computadores (Fase I). In: XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação - TISE, 2013, Porto Alegre - RS. Nuevas Ideas en Informática Educativa - TISE. Chile: Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas - Universidad de Chile, 2013. v. 9. p. 617-620.

Apresentações de Trabalho
1.
HERPICH, Fabrício; GUARESE, RENAN LUIGI MARTINS ; FRATIN, V. ; TAROUCO, L. M. R. . Augmented reality impact in the development of formal thinking. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
HERPICH, FABRICIO. Realidade aumentada e virtual na educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
HERPICH, F.; NUNES, F. B. ; LIMA, JOSE VALDENI DE ; Tarouco, L.M.R. . Augmented reality game in geography: an orientation activity to elementary education. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
HERPICH, F.; GUARESE, RENAN LUIGI MARTINS ; CASSOLA, AMAURY ; TAROUCO, LIANE M. R. . Mobile Augmented Reality impact in student engagement: an analysis of the focused attention dimension. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
HERPICH, F.; SILVA, P. F. ; TAROUCO, LIANE M. R. . Projeto AVATAR - Ambiente Virtual de Aprendizagem e Trabalho Acadêmico Remoto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
HERPICH, FABRICIO; ROSSI FILHO, T. A. ; TIBOLA, L. R. ; FERREIRA, V. A. ; TAROUCO, L. M. R. . Learning Principles of Electricity Through Experiencing in Virtual Worlds. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
HERPICH, F.; GUARESE, RENAN LUIGI MARTINS ; TAROUCO, L. M. R. . Recursos de virtualidade integrados com realidade aumentada em dispositivos móveis para auxiliar estudantes na aprendizagem de física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
HERPICH, Fabrício. Mobile Learning - possibilidades e experiências na UFRGS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
NUNES, FELIPE B. ; VOSS, G. B. ; HERPICH, Fabrício ; SINDEAUX, PAULO ; TAROUCO, L. M. R. ; DE LIMA, JOSÉ VALDENI . Implementação e análise de um ambiente 3D para o ensino de Geografia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
HERPICH, Fabrício. Projeto 'Ambientes Imersivos para o Ensino de Ciências e Geografia'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
HERPICH, Fabrício; NUNES, F. B. . Palestra: O contexto educacional e interdisciplinar presente nos Mundos Virtuais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
HERPICH, Fabrício; NUNES, F. B. ; CAZELLA, S. C. ; TAROUCO, L. M. R. . Mineração de Dados Educacionais: uma análise sobre o Engajamento de Usuários em Mundos Virtuais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
HERPICH, F.; JARDIM, R. R. ; NUNES, FELIPE B. ; VOSS, GLEIZER B. ; MEDINA, R. D. ; FONTOURA, L. M. . Laboratório Virtual: uma Ferramenta Imersiva para Auxílio no Ensino de Engenharia de Software. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
HERPICH, FABRICIO; NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; JARDIM, R. R. ; MEDINA, ROSECLEA DUARTE . Ambiente Virtual Imersivo para ensino em Redes de Computadores: uma proposta usando Agentes Inteligentes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
VOSS, G. B. ; OLIVEIRA, V. D. ; NUNES, F. B. ; HERPICH, FABRICIO ; MEDINA, R. D. ; BERCHT, M. . Construcão e Análise de um Mundo Virtual 3D para o Ensino e Aprendizagem de Redes de Computadores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
NUNES, F. B. ; HERPICH, FABRICIO ; VOSS, G. B. ; MEDINA, R. D. ; LIMA, J. V. ; TAROUCO, L. M. R. . Laboratório Virtual de Química: uma ferramenta de estímulo à prática de exercícios baseada no Mundo Virtual OpenSim. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; HERPICH, F. ; MEDINA, R. D. ; MUHLBEIER, A. R. K. ; POSSOBOM, C. C. . Viewers para Ambientes Virtuais Imersivos: Uma Análise Comparativa Teórico-prática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
HERPICH, F.; FRANCISCATTO, R. . Desenvolvimento de um Protótipo Utilizando Técnicas Mobile Learning voltadas ao Ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
MEDINA, R. D. ; BERNARDI, G. ; MUHLBEIER, A. R. K. ; BOS, A. S. ; POSSOBOM, C. C. ; HERPICH, F. ; NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; JARDIM, R. R. ; OLIVEIRA, T. B. ; AMARAL, E. M. H. ; PIOVESAN, S. D. ; LOBO, J. S. . Grupo de Redes e Computação Aplicada (GRECA). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; HERPICH, F. ; AMARAL, E. M. H. ; MEDINA, R. D. ; TAROUCO, L. M. R. . Integrating Virtual Worlds and Virtual Learning Environments through Sloodle: from theory to practice in a case of study for teaching of algorithms. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
HERPICH, F.; JARDIM, R. R. ; SILVA, R. F. ; NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; MEDINA, R. D. . Jogos Sérios na Educação: Uma Abordagem para Ensino-Aprendizagem de Redes de Computadores (Fase I). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
HERPICH, F.; PERTILE, J. R. ; RAFFAELLI, R. ; VIT, A. R. D. ; FRANCISCATTO, R. . WiMB (WiFi Mobile Bulletin) - Sistema WiFi para envio de mensagens multicast e broadcast. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
HERPICH, F.; PERTILE, J. R. ; RAFFAELLI, R. ; VIT, A. R. D. ; FRANCISCATTO, R. . WiMB: WiFi Mobile Bulletin - Sistema WiFi para envio de mensagens multicast e broadcast. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
HERPICH, FABRICIO; NUNES, F. B. . Explorando Mundos Virtuais na Educação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
HERPICH, FABRICIO. Desenvolvimento de Mundos Virtuais na plataforma OpenSimulator: construindo ambientes envolventes com Objetos 3D e Personagens Artificiais (NPCs). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
HERPICH, Fabrício; NUNES, F. B. . Instalação e Desenvolvimento de Mundos Virtuais: explorando o potencial dos recursos existentes no OpenSimulator. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
NUNES, FELIPE B. ; VOSS, G. B. ; HERPICH, F. ; TRINDADE, V. L. ; BIANCHIN, R. G. . UVLEQoC: A Ubiquitous Virtual Learning Environment with Quality of Context. 2014.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512014000495-3, data de registro: 13/05/2014, título: "UVLEQoC: A Ubiquitous Virtual Learning Environment with Quality of Context" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
HERPICH, Fabrício; FRANCISCATTO, ROBERTO . MS: Mobile Study. 2014.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512014000606-9, data de registro: 05/06/2014, título: "MS: Mobile Study" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

3.
VOSS, GLEIZER B. ; NUNES, F. B. ; HERPICH, Fabrício ; OLIVEIRA, V. D. ; BIANCHIN, R. G. . TCN5 - Teaching Computer Networks in a Free Immersive Virtual Environment. 2014.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512014000605-0, data de registro: 05/06/2014, título: "TCN5 - Teaching Computer Networks in a Free Immersive Virtual Environment" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

4.
HERPICH, Fabrício; CARVALHO, A. ; DORNELLES, N. K. ; NUNES, F. B. . VWM - VIRTUAL WORLD MANAGER. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000424-7, data de registro: 13/01/2015, título: "VWM - VIRTUAL WORLD MANAGER" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

5.
HERPICH, Fabrício; CARVALHO, A. ; TRINDADE, V. L. ; NUNES, FELIPE B. . ELAI: INTELLIGENT AGENT ADAPTIVE TO THE LEVEL OF EXPERTISE OF STUDENTS. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000421-2, data de registro: 13/01/2015, título: "ELAI: INTELLIGENT AGENT ADAPTIVE TO THE LEVEL OF EXPERTISE OF STUDENTS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

6.
HERPICH, Fabrício; JARDIM, R. R. ; CARVALHO, A. ; NUERNBERG, J. ; BIANCHIN, R. G. ; VOSS, GLEIZER B. ; NUNES, F. B. . AVICEE: AMBIENTE VIRTUAL IMERSIVO CIENTE DA EXPERTISE DOS ESTUDANTES. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000420-4, data de registro: 13/01/2015, título: "AVICEE: AMBIENTE VIRTUAL IMERSIVO CIENTE DA EXPERTISE DOS ESTUDANTES" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

7.
JARDIM, R. R. ; HERPICH, FABRICIO ; CARVALHO, A. ; LEMOS, E. L. ; BIANCHIN, R. G. ; DUTRA, H. B. . U-LAB CLOUD. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000425-5, data de registro: 13/02/2015, título: "U-LAB CLOUD" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MEDINA, ROSECLEA DUARTE; HERPICH, FABRICIO; PERTILE, S. L.. Participação em banca de RAFAEL RODRIGO DO CARMO BATISTA. MENDELEY E ZOTERO EM CENA: O USO DA VIDEOAULA NO ENSINO DE GERENCIADORES DE REFERÊNCIA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
SOUZA, R. S.; HERPICH, FABRICIO; PERTILE, S. L.. Participação em banca de PATRICIA MICHELOTTI. O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM AMBIENTE VIRTUAL: REDAÇÃO ARGUMENTATIVA E O MOODLE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
MEDINA, ROSECLEA DUARTE; HERPICH, FABRICIO; SOUZA, R. S.. Participação em banca de JORGE ALBERTO FENNER FLORES JUNIOR. DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS POR PROFESSORES PARA O SISTEMA OPERACIONAL ANDROID. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
MEDINA, ROSECLEA; BERNARDI, G.; HERPICH, FABRICIO. Participação em banca de Nathalia Pesamosca Zancan. AVALIAÇÃO HEURÍSTICA DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
HERPICH, Fabrício; ZUNGUZE, M. C.; DEUS, S. F. B.. Participação em banca de CARMEN MARIA GONÇALVES GODOY. A APRENDIZAGEM E A MÚSICA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
HERPICH, Fabrício; NUNES, F. B.; AMARAL, E. M. H.. Participação em banca de CAROLINA ISRAEL MONTICELLI. CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E SUAS RELAÇÕES NO USO DAS MÍDIAS EM EDUCAÇÃO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
HERPICH, Fabrício; ZUNGUZE, M. C.; DEUS, S. F. B.. Participação em banca de LUIZ ANDRÉ ROSPA MACHADO. A PARÓDIA COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
HERPICH, Fabrício; ZUNGUZE, M. C.; DEUS, S. F. B.. Participação em banca de MORGANA GIUSEPPE MOREIRA. MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: TABU OU EVOLUÇÃO?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
HERPICH, Fabrício; ZUNGUZE, M. C.; DEUS, S. F. B.. Participação em banca de MURILO JARDIM ALVES. TIC'S: O USO DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
HERPICH, Fabrício; NUNES, F. B.; Amaral, E. M. H.. Participação em banca de PAULO CESAR ESTAITT GARCIA. UMA PROPOSTA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UM ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO MÍDIAS DIGITAIS E TECNOLOGIAS DA APRENDIZAGEM E DO CONHECIMENTO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
HERPICH, FABRICIO; NUNES, F. B.; AMARAL, E. M. H.. Participação em banca de MARIVONI BRIDDI KIRSCH. O USO DO SMARTPHONE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CHICON, P. M. M.; QUARESMA, C. R. T.; HERPICH, FABRICIO. Participação em banca de Gabriel Bressam Techio.ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS FRAMEWORKS: BOOTSTRAP E COMPOSITE CAPABILITY PREFERENCE PROFILE APLICADOS NA ADAPTAÇÃO DO OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM LASE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Cruz Alta.

2.
QUARESMA, C. R. T.; CHICON, P. M. M.; HERPICH, F.. Participação em banca de Christian Felipe Kuschel.CONSTRUÇÃO DE UM AGENTE PEDAGÓGICO ANIMADO INTEGRADO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Cruz Alta.

3.
CHICON, P. M. M.; BINELO, M. O.; FALKEMBACH, G. A. M.; HERPICH, F.. Participação em banca de Leo Natan Paschoal.AGENTE INTELIGENTE SENSÍVEL AO CONTEXTO DO USUÁRIO INTEGRADO EM UM AMBIENTE VIRTUAL PARA APRENDIZAGEM UBÍQUA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Cruz Alta.

4.
RIZZETTI, T. A.; FABRO NETO, A.; HERPICH, Fabrício. Participação em banca de Dalvane Janquiel Wehrmeier.PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE MAPEAMENTO NA CAMADA DOIS DO MODELO OSI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Redes de Computadores) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
HERPICH, F.. Avaliador de Projeto de Iniciação Científica e Tecnológica. 2018. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.

2.
HERPICH, F.. Coordenador de Sessão de Trabalhos Científicos no XXVI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
HERPICH, FABRICIO. Avaliador de Trabalhos Científicos no XXVI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
HERPICH, Fabrício. Avaliador de Trabalhos no IX Encontro Anual de Tecnologia da Informação (EATI). 2018. Universidade Federal de Santa Maria.

5.
HERPICH, Fabrício. Avaliador de Trabalhos no VIII Encontro Anual de Tecnologia da Informação (EATI). 2017. Instituto Federal Farroupilha.

6.
HERPICH, Fabrício. Avaliador de Trabalhos Científicos no II Simpósio de Pesquisa e Desenvolvimento em Computação. 2016. Universidade de Cruz Alta.

7.
HERPICH, Fabrício. Avaliador de Trabalhos Científicos na Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (REIT). 2016. Faculdade Meridional.

8.
HERPICH, Fabrício. Avaliador de Trabalhos Científicos no III Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (SIED:EnPED). 2016. Universidade Federal de São Carlos.

9.
HERPICH, Fabrício. Avaliador de Trabalhos Científicos na Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE). 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
HERPICH, FABRICIO. Avaliador de Trabalhos Científicos no XXIV Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
HERPICH, FABRICIO. Avaliador de Trabalhos no VII Encontro Anual de Tecnologia da Informação (EATI) e VII Simpósio de Tecnologia da Informação da Região Noroeste do RS (STIN). 2016. Instituto Federal Farroupilha.

12.
HERPICH, Fabrício. Avaliador do Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação - Apps.Edu do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016). 2016. Universidade Federal de Uberlândia.

13.
HERPICH, FABRICIO. Avaliador de Trabalhos no VI Encontro Anual de Tecnologia da Informação (EATI). 2015. Universidade Federal de Santa Maria.

14.
HERPICH, FABRICIO. Avaliador de Trabalhos Científicos no I Simpósio de Pesquisa e Desenvolvimento em Computação. 2015. Universidade de Cruz Alta.

15.
HERPICH, FABRICIO. Avaliador de Resumos submetidos para a Mostra Científica do VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). 2015. Universidade Federal do Pampa.

16.
HERPICH, FABRICIO. Avaliador de Trabalhos no V Encontro Anual de Tecnologia da Informação (EATI). 2014. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5th Annual Conference on Computational Science & Computational Intelligence (CSCI'18). Augmented reality game in geography: an orientation activity to elementary education. 2018. (Congresso).

2.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Atividade cerebral no uso de recursos educacionais em realidade aumentada: uma análise da atenção do aprendiz. 2018. (Congresso).

3.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Realidade Aumentada no Desenvolvimento da Habilidade de Visualização Espacial em Física. 2018. (Congresso).

4.
Immersive Learning Research Network - iLRN 2018.Augmented reality impact in the development of formal thinking Inproceedings. 2018. (Outra).

5.
I Workshop de Inovação da Distância da CAPES e XI Encontro do Fórum Nacional UAB.Projeto AVATAR - Ambiente Virtual de Aprendizagem e Trabalho Acadêmico Remoto. 2018. (Encontro).

6.
XXVI Ciclo de Palestras Sobre Novas Tecnologias na Educação.Realidade Aumentada na Educação. 2018. (Outra).

7.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Implementação e análise de um ambiente 3D para o ensino de Geografia. 2017. (Congresso).

8.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Recursos de virtualidade integrados com realidade aumentada em dispositivos móveis para auxiliar estudantes na aprendizagem de física. 2017. (Congresso).

9.
Immersive Learning Research Network - iLRN 2017.Learning Principles of Electricity Through Experiencing in Virtual Worlds. 2017. (Outra).

10.
2º Simpósio de Pesquisa e Desenvolvimento em Computação.O contexto educacional e interdisciplinar presente nos Mundos Virtuais. 2016. (Simpósio).

11.
XXIV Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. 2016. (Outra).

12.
XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2016. (Congresso).

13.
DESCUBRA UFSM 2015.Demonstrações técnicas sobre os cursos ofertados pela instituição. 2015. (Outra).

14.
25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) - 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).Ambiente Virtual Imersivo para ensino em Redes de Computadores: uma proposta usando Agentes Inteligentes. 2014. (Simpósio).

15.
25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) - 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).Laboratório Virtual de Química: uma ferramenta de estímulo à prática de exercícios baseada no Mundo Virtual OpenSim. 2014. (Simpósio).

16.
25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) - 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).Construcão e Análise de um Mundo Virtual 3D para o Ensino e Aprendizagem de Redes de Computadores. 2014. (Simpósio).

17.
XVI Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR).Laboratório Virtual: uma Ferramenta Imersiva para Auxílio no Ensino de Engenharia de Software. 2014. (Simpósio).

18.
CBIE 2013 - Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Desenvolvimento de um Protótipo Utilizando Técnicas Mobile Learning voltadas ao Ensino. 2013. (Congresso).

19.
TISE 2013 - XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação.Integrating Virtual Worlds and Virtual Learning Environments through Sloodle: from theory to practice in a case of study for teaching of algorithms. 2013. (Outra).

20.
TISE 2013 - XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação.Jogos Sérios na Educação: Uma Abordagem para Ensino-Aprendizagem de Redes de Computadores (Fase I). 2013. (Outra).

21.
XXI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.VIEWERS PARA AMBIENTES VIRTUAIS IMERSIVOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA TEÓRICO-PRÁTICA. 2013. (Outra).

22.
Encontro Anual de Tecnologia da Informação.WiMB (WiFi Mobile Bulletin) - Sistema WiFi para envio de mensagens multicast e broadcast. 2012. (Encontro).

23.
Encontro Anual de Tecnologia da Informação. 2011. (Encontro).

24.
11° Fórum Internacional do Software Livre - FISL. 2010. (Congresso).

25.
Encontro Anual de Tecnologia da Informação. 2010. (Encontro).

26.
SISNEMA: Carreiras de TI e Negócios. 2010. (Outra).

27.
IX Jornada de Estudos em Informática. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HERPICH, FABRICIO. XXVI Ciclo de Palestras Sobre Novas Tecnologias na Educação. 2018. (Outro).

2.
PEREIRA, A. S. ; HERPICH, F. . I Seminário de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão. 2010. (Congresso).



Inovação



Programa de computador registrado
1.
NUNES, FELIPE B. ; VOSS, G. B. ; HERPICH, F. ; TRINDADE, V. L. ; BIANCHIN, R. G. . UVLEQoC: A Ubiquitous Virtual Learning Environment with Quality of Context. 2014.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512014000495-3, data de registro: 13/05/2014, título: "UVLEQoC: A Ubiquitous Virtual Learning Environment with Quality of Context" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
HERPICH, Fabrício; FRANCISCATTO, ROBERTO . MS: Mobile Study. 2014.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512014000606-9, data de registro: 05/06/2014, título: "MS: Mobile Study" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

3.
VOSS, GLEIZER B. ; NUNES, F. B. ; HERPICH, Fabrício ; OLIVEIRA, V. D. ; BIANCHIN, R. G. . TCN5 - Teaching Computer Networks in a Free Immersive Virtual Environment. 2014.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512014000605-0, data de registro: 05/06/2014, título: "TCN5 - Teaching Computer Networks in a Free Immersive Virtual Environment" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

4.
HERPICH, Fabrício; CARVALHO, A. ; DORNELLES, N. K. ; NUNES, F. B. . VWM - VIRTUAL WORLD MANAGER. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000424-7, data de registro: 13/01/2015, título: "VWM - VIRTUAL WORLD MANAGER" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

5.
HERPICH, Fabrício; CARVALHO, A. ; TRINDADE, V. L. ; NUNES, FELIPE B. . ELAI: INTELLIGENT AGENT ADAPTIVE TO THE LEVEL OF EXPERTISE OF STUDENTS. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000421-2, data de registro: 13/01/2015, título: "ELAI: INTELLIGENT AGENT ADAPTIVE TO THE LEVEL OF EXPERTISE OF STUDENTS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

6.
HERPICH, Fabrício; JARDIM, R. R. ; CARVALHO, A. ; NUERNBERG, J. ; BIANCHIN, R. G. ; VOSS, GLEIZER B. ; NUNES, F. B. . AVICEE: AMBIENTE VIRTUAL IMERSIVO CIENTE DA EXPERTISE DOS ESTUDANTES. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000420-4, data de registro: 13/01/2015, título: "AVICEE: AMBIENTE VIRTUAL IMERSIVO CIENTE DA EXPERTISE DOS ESTUDANTES" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

7.
JARDIM, R. R. ; HERPICH, FABRICIO ; CARVALHO, A. ; LEMOS, E. L. ; BIANCHIN, R. G. ; DUTRA, H. B. . U-LAB CLOUD. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000425-5, data de registro: 13/02/2015, título: "U-LAB CLOUD" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PEREIRA, A. S.2012PEREIRA, A. S. ; VIT, A. R. D. ; BALESTRIN, C. ; HERPICH, F. ; SHUBEITA, F. M. ; PERSCH, H. M. ; PERTILE, J. R. ; FRANCISCATTO, R. . SIECS: STANDARDS IDENTIFIER E-COMMERCE SYSTEMS. Revista Científica da Faculdade de Balsas, v. 3, p. 1-12, 2012.

2.
NUNES, F. B.2013NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; HERPICH, F. ; MUHLBEIER, A. R. K. ; POSSOBOM, C. C. ; MEDINA, R. D. . VIEWERS PARA AMBIENTES VIRTUAIS IMERSIVOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA TEÓRICO-PRÁTICA. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-10, 2013.

3.
FALCADE, A.2014FALCADE, A. ; KRASSMANN, A. ; HERPICH, Fabrício ; FALCADE, L. ; FONTOURA, L. M. ; MEDINA, R. D. . Metodologia de Avaliação de Mundos Virtuais Educacionais: uma proposta segundo critérios tecnológicos e pedagógicos. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-10, 2014.

4.
JARDIM, R. R.2014JARDIM, R. R. ; LEMOS, E. L. ; HERPICH, Fabrício ; BIANCHIN, R. G. ; MEDINA, R. D. . U-Lab Cloud: uma proposta de laboratório virtual ubíquo baseado em cloud computing. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-10, 2014.

5.
HERPICH, Fabrício2014HERPICH, Fabrício; JARDIM, R. R. ; SILVA, R. F. ; VOSS, G. B. ; NUNES, F. B. ; MEDINA, R. D. . CYBERCIEGE: UMA ABORDAGEM DE JOGOS SÉRIOS NA EDUCAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-10, 2014.

6.
NUNES, F. B.2014NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; HERPICH, F. ; Amaral, E. M. H. ; Prass, F. . Análise e desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Revista de Informática Aplicada, v. 1, p. 7-14, 2014.

7.
HERPICH, FABRICIO2014HERPICH, FABRICIO; FALCADE, A. ; KRASSMANN, A. ; SILVA, L. E. G. ; JARDIM, R. R. ; NUERNBERG, J. ; MEDINA, R. D. . VISUALIZAÇÃO DE AMBIENTES IMERSIVOS: UMA PERSPECTIVA CONSIDERANDO WEB VIEWERS. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-10, 2014.

8.
NUNES, FELIPE BECKER2015NUNES, FELIPE BECKER ; HERPICH, FABRICIO ; VOSS, GLEIZER BIERHALZ ; LIMA, JOSE VALDENI DE ; MEDINA, ROSECLEA DUARTE . An adaptive environment based on Moodle with treating of quality of context. International Journal of Knowledge and Learning (Print), v. 10, p. 198-221, 2015.

9.
NUNES, F. B.2016NUNES, F. B. ; HERPICH, F. ; TAROUCO, L. M. R. ; LIMA, J. V. . Monitoramento e Avaliação de Estudantes em Mundos Virtuais. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 14, p. 1-10, 2016.

10.
HERPICH, FABRICIO2016HERPICH, FABRICIO; TAROUCO, L. M. R. . ENGAJAMENTO DE USUÁRIOS EM MUNDOS VIRTUAIS: UMA ANÁLISE TEÓRICA-PRÁTIC. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 14, p. 1-11, 2016.

11.
NUNES, F. B.2016NUNES, F. B. ; HERPICH, Fabrício ; LIMA, J. V. . Implementação de um Jogo Sério no mundo virtual OpenSim: Labirinto Educacional. Revista Tecnologias na Educação, v. 17, p. 1-11, 2016.

12.
KRASSMANN, A. L.2017KRASSMANN, A. L. ; HERPICH, FABRICIO ; BERCHT, M. ; CAZELLA, S. C. . Analyzing trends in academic papers about ubiquitous virtual worlds in education using text mining. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH, v. 5, p. 157-170, 2017.

13.
NUNES, FELIPE B.2017NUNES, FELIPE B. ; HERPICH, Fabrício ; DO AMARAL, ÉRICO M. H. ; VOSS, GLEIZER B. ; ZUNGUZE, MANUEL C. ; MEDINA, ROSECLEA D. ; TAROUCO, LIANE M. R. . A dynamic approach for teaching algorithms: Integrating immersive environments and virtual learning environments. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION, v. 999, p. 1-20, 2017.

14.
NUNES, FELIPE B.2017NUNES, FELIPE B. ; ZUNGUZE, M. C. ; HERPICH, FABRICIO ; ANTUNES, F. F. ; NICHELE, A. G. ; TAROUCO, L. M. R. ; LIMA, J. V. . Perceptions of pre-service teachers about a Science Lab developed in OpenSim. International Journal for Innovation Education and Research (IJIER), v. 5, p. 71-94, 2017.

15.
HERPICH, Fabrício2017HERPICH, Fabrício; GUARESE, RENAN LUIGI MARTINS ; TAROUCO, LIANE MARGARIDA ROCKENBACH . A Comparative Analysis of Augmented Reality Frameworks Aimed at the Development of Educational Applications. CREATIVE EDUCATION, v. 08, p. 1433-1451, 2017.

16.
NUNES, FELIPE B.2017NUNES, FELIPE B. ; ZUNGUZE, M. C. ; HERPICH, Fabrício ; NICHELE, A. G. ; TAROUCO, L. M. R. ; DE LIMA, JOSÉ VALDENI . Análise e Recomendação de trajetos de aprendizagem em mundos virtuais. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-10, 2017.

17.
KRASSMANN, A. L.2017KRASSMANN, A. L. ; HERPICH, FABRICIO ; SILVA, A. S. P. ; SILVA, A. R. ; ABREU, C. S. ; SCHMITT, M. A. R. ; BERCHT, M. ; TAROUCO, LIANE M. R. . FastAIML: uma ferramenta para apoiar a geração de base de conhecimento para chatbots educacionais. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-10, 2017.


Livros e capítulos
1.
NUNES, F. B. ; HERPICH, FABRICIO ; VOSS, G. B. ; MEDINA, R. D. . A Perspective about the Application of Quality of Context in U-Learning Environments. In: Francisco Milton Mendes Neto; Rafael de Souza; Alex Sandro Gomes. (Org.). Handbook of Research on 3-D Virtual Environments and Hypermedia for Ubiquitous Learning. 1ed.Hershey, PA, USA: IGI Global, 2016, v. 17, p. 410-432.

2.
HERPICH, FABRICIO; NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; MEDINA, R. D. . Three-Dimensional Virtual Environment and NPC: A Perspective about Intelligent Agents Ubiquitous. In: Francisco Milton Mendes Neto; Rafael de Souza; Alex Sandro Gomes. (Org.). Handbook of Research on 3-D Virtual Environments and Hypermedia for Ubiquitous Learning. 1ed.Hershey, PA, USA: IGI Global, 2016, v. 21, p. 510-536.

3.
NUNES, FELIPE B. ; ZUNGUZE, M. C. ; HERPICH, FABRICIO ; TAROUCO, L. M. R. ; FRANCO, S. R. K. . Trajetórias de Aprendizagem em Mundos Virtuais com a abordagem Mastery Learning. In: LIMA, J. V.; NUNES, F. B.; ZUNGUZE, M. C.; HANNEL, K.. (Org.). Trajetórias de Aprendizagem: Teoria e Prática. 1ed.: CreateSpace Independent Publishing Platform, 2016, v. 1, p. 31-58.

4.
NUNES, FELIPE B. ; HERPICH, FABRICIO ; OLIVEIRA, M. A. F. ; HANNEL, K. ; FLORES, M. L. P. ; LIMA, J. V. . A Perspective on the Application of Mastery Learning Theory in Virtual Worlds. In: Gianni Panconesi; Maria Guida. (Org.). Handbook of Research on Collaborative Teaching Practice in Virtual Learning Environments. 1ed.Hershey, PA: IGI Global, 2017, v. , p. 52-.

5.
NUNES, FELIPE BECKER ; HERPICH, Fabrício ; PASCHOAL, LEO NATAN . Virtual Worlds in the Educational Context. In: M. Khosrow-Pour, D.B.A. (Ed.). (Org.). Encyclopedia of Information Science and Technology, Fourth Edition. 4ed.Hershey, PA: IGI Global, 2017, v. 690, p. 7935-7944.

6.
JARDIM, RAFAELA ; MEDINA, ROSECLEA ; BERNARDI, GILIANE ; HERPICH, F. ; FALCADE, A. ; LEMOS, EDUARDO . Aprendizagem simulada na nuvem. In: Novak, E. M.. (Org.). Informática aplicada à educação. 1ed.Ponta Grossa (PR): Editora Atena, 2018, v. , p. 41-53.

7.
HERPICH, Fabrício; Filho, Tito Armando Rossi ; Tibola, Leandro Rosniak ; Ferreira, Valter Antonio ; TAROUCO, LIANE MARGARIDA ROCKENBACH . Learning Principles of Electricity Through Experiencing in Virtual Worlds. In: Dennis Beck; Colin Allison; Leonel Morgado; Johanna Pirker; Foaad Khosmood; Jonathon Richter; Christian Gütl;. (Org.). Communications in Computer and Information Science. 1ed.Cham, Switzerland: Springer International Publishing, 2017, v. 725, p. 229-242.


Apresentações de Trabalho
1.
HERPICH, F.; PERTILE, J. R. ; RAFFAELLI, R. ; VIT, A. R. D. ; FRANCISCATTO, R. . WiMB (WiFi Mobile Bulletin) - Sistema WiFi para envio de mensagens multicast e broadcast. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; HERPICH, F. ; MEDINA, R. D. ; MUHLBEIER, A. R. K. ; POSSOBOM, C. C. . Viewers para Ambientes Virtuais Imersivos: Uma Análise Comparativa Teórico-prática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
HERPICH, F.; FRANCISCATTO, R. . Desenvolvimento de um Protótipo Utilizando Técnicas Mobile Learning voltadas ao Ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MEDINA, R. D. ; BERNARDI, G. ; MUHLBEIER, A. R. K. ; BOS, A. S. ; POSSOBOM, C. C. ; HERPICH, F. ; NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; JARDIM, R. R. ; OLIVEIRA, T. B. ; AMARAL, E. M. H. ; PIOVESAN, S. D. ; LOBO, J. S. . Grupo de Redes e Computação Aplicada (GRECA). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; HERPICH, F. ; AMARAL, E. M. H. ; MEDINA, R. D. ; TAROUCO, L. M. R. . Integrating Virtual Worlds and Virtual Learning Environments through Sloodle: from theory to practice in a case of study for teaching of algorithms. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
HERPICH, F.; JARDIM, R. R. ; SILVA, R. F. ; NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; MEDINA, R. D. . Jogos Sérios na Educação: Uma Abordagem para Ensino-Aprendizagem de Redes de Computadores (Fase I). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
HERPICH, F.; JARDIM, R. R. ; NUNES, FELIPE B. ; VOSS, GLEIZER B. ; MEDINA, R. D. ; FONTOURA, L. M. . Laboratório Virtual: uma Ferramenta Imersiva para Auxílio no Ensino de Engenharia de Software. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
HERPICH, FABRICIO; NUNES, F. B. ; VOSS, G. B. ; JARDIM, R. R. ; MEDINA, ROSECLEA DUARTE . Ambiente Virtual Imersivo para ensino em Redes de Computadores: uma proposta usando Agentes Inteligentes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
VOSS, G. B. ; OLIVEIRA, V. D. ; NUNES, F. B. ; HERPICH, FABRICIO ; MEDINA, R. D. ; BERCHT, M. . Construcão e Análise de um Mundo Virtual 3D para o Ensino e Aprendizagem de Redes de Computadores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
NUNES, F. B. ; HERPICH, FABRICIO ; VOSS, G. B. ; MEDINA, R. D. ; LIMA, J. V. ; TAROUCO, L. M. R. . Laboratório Virtual de Química: uma ferramenta de estímulo à prática de exercícios baseada no Mundo Virtual OpenSim. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
HERPICH, Fabrício; NUNES, F. B. . Palestra: O contexto educacional e interdisciplinar presente nos Mundos Virtuais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
HERPICH, Fabrício; NUNES, F. B. ; CAZELLA, S. C. ; TAROUCO, L. M. R. . Mineração de Dados Educacionais: uma análise sobre o Engajamento de Usuários em Mundos Virtuais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
HERPICH, FABRICIO; ROSSI FILHO, T. A. ; TIBOLA, L. R. ; FERREIRA, V. A. ; TAROUCO, L. M. R. . Learning Principles of Electricity Through Experiencing in Virtual Worlds. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
HERPICH, F.; GUARESE, RENAN LUIGI MARTINS ; TAROUCO, L. M. R. . Recursos de virtualidade integrados com realidade aumentada em dispositivos móveis para auxiliar estudantes na aprendizagem de física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
HERPICH, Fabrício. Mobile Learning - possibilidades e experiências na UFRGS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
NUNES, FELIPE B. ; VOSS, G. B. ; HERPICH, Fabrício ; SINDEAUX, PAULO ; TAROUCO, L. M. R. ; DE LIMA, JOSÉ VALDENI . Implementação e análise de um ambiente 3D para o ensino de Geografia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
HERPICH, Fabrício. Projeto 'Ambientes Imersivos para o Ensino de Ciências e Geografia'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
HERPICH, Fabrício; GUARESE, RENAN LUIGI MARTINS ; FRATIN, V. ; TAROUCO, L. M. R. . Augmented reality impact in the development of formal thinking. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
HERPICH, FABRICIO. Realidade aumentada e virtual na educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
HERPICH, F.; NUNES, F. B. ; LIMA, JOSE VALDENI DE ; Tarouco, L.M.R. . Augmented reality game in geography: an orientation activity to elementary education. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
HERPICH, F.; GUARESE, RENAN LUIGI MARTINS ; CASSOLA, AMAURY ; TAROUCO, LIANE M. R. . Mobile Augmented Reality impact in student engagement: an analysis of the focused attention dimension. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
HERPICH, F.; SILVA, P. F. ; TAROUCO, LIANE M. R. . Projeto AVATAR - Ambiente Virtual de Aprendizagem e Trabalho Acadêmico Remoto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
HERPICH, F.; PERTILE, J. R. ; RAFFAELLI, R. ; VIT, A. R. D. ; FRANCISCATTO, R. . WiMB: WiFi Mobile Bulletin - Sistema WiFi para envio de mensagens multicast e broadcast. 2012.


Cursos de curta duração ministrados
1.
HERPICH, FABRICIO; NUNES, F. B. . Explorando Mundos Virtuais na Educação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Programa de Computador registrado
1.
HERPICH, Fabrício; CARVALHO, A. ; DORNELLES, N. K. ; NUNES, F. B. . VWM - VIRTUAL WORLD MANAGER. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000424-7, data de registro: 13/01/2015, título: "VWM - VIRTUAL WORLD MANAGER" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
HERPICH, Fabrício; CARVALHO, A. ; TRINDADE, V. L. ; NUNES, FELIPE B. . ELAI: INTELLIGENT AGENT ADAPTIVE TO THE LEVEL OF EXPERTISE OF STUDENTS. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000421-2, data de registro: 13/01/2015, título: "ELAI: INTELLIGENT AGENT ADAPTIVE TO THE LEVEL OF EXPERTISE OF STUDENTS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

3.
HERPICH, Fabrício; JARDIM, R. R. ; CARVALHO, A. ; NUERNBERG, J. ; BIANCHIN, R. G. ; VOSS, GLEIZER B. ; NUNES, F. B. . AVICEE: AMBIENTE VIRTUAL IMERSIVO CIENTE DA EXPERTISE DOS ESTUDANTES. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000420-4, data de registro: 13/01/2015, título: "AVICEE: AMBIENTE VIRTUAL IMERSIVO CIENTE DA EXPERTISE DOS ESTUDANTES" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

4.
JARDIM, R. R. ; HERPICH, FABRICIO ; CARVALHO, A. ; LEMOS, E. L. ; BIANCHIN, R. G. ; DUTRA, H. B. . U-LAB CLOUD. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000425-5, data de registro: 13/02/2015, título: "U-LAB CLOUD" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

5.
NUNES, FELIPE B. ; VOSS, G. B. ; HERPICH, F. ; TRINDADE, V. L. ; BIANCHIN, R. G. . UVLEQoC: A Ubiquitous Virtual Learning Environment with Quality of Context. 2014.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512014000495-3, data de registro: 13/05/2014, título: "UVLEQoC: A Ubiquitous Virtual Learning Environment with Quality of Context" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

6.
HERPICH, Fabrício; FRANCISCATTO, ROBERTO . MS: Mobile Study. 2014.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512014000606-9, data de registro: 05/06/2014, título: "MS: Mobile Study" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

7.
VOSS, GLEIZER B. ; NUNES, F. B. ; HERPICH, Fabrício ; OLIVEIRA, V. D. ; BIANCHIN, R. G. . TCN5 - Teaching Computer Networks in a Free Immersive Virtual Environment. 2014.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512014000605-0, data de registro: 05/06/2014, título: "TCN5 - Teaching Computer Networks in a Free Immersive Virtual Environment" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HERPICH, FABRICIO. XXVI Ciclo de Palestras Sobre Novas Tecnologias na Educação. 2018. (Outro).

2.
PEREIRA, A. S. ; HERPICH, F. . I Seminário de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão. 2010. (Congresso).



Outras informações relevantes


- Aprovado na Prova de Proficiência em Língua Inglesa, realizado no dia 18 de Julho de 2014, no Centro Universitário Ritter dos Reis.
- Aprovado no Teste de Suficiência em Língua Estrangeira (Espanhol), realizado no dia 22/05/2015, pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 8:26:49