Heloisa Silva de Oliveira Gomes

Bolsista de Mestrado do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 05/07/2018


Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG da área de Políticas Públicas e Educação. Membro do Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente - GESTRADO/FAE/UFMG. Atualmente é tutora no Grupo de Estudos Afirmação na Pós da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas e Trabalho Docente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Heloisa Silva de Oliveira Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, H. S. O.;GOMES, HELOISA SILVA DE OLIVEIRA


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Afasta este doente: análise sobre as reprovações por obesidade nos concursos para professor da rede pública.
Orientador: Savana Diniz Gomes de Melo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Mini curso Investigacion cualitativa: Grupos focales. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Tutoria, Enquadramento Funcional: Tutora no Grupo de Estudos Afirmação na Pós, Carga horária: 2
Outras informações
Tutora no Grupo de Estudos Afirmação na Pós, com a carga horária de 72 horas, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Minas Gerais.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do GESTRADO

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Outro (especifique) Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista Graduação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Políticas Públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados
Descrição: A projeto tem como objeto o estudo sobre os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que determinam a agenda internacional da educação. Faz uma análise das transformações recentes no Ensino Médio no Brasil, a partir de um estudo comparativo que permite identificar as influências internacionais sobre as políticas de ampliação da sua oferta, de orientação das suas finalidades e dos resultados nas principais avaliações, com o intuito de subsidiar medidas que visem a sua melhoria. Pretende-se, possibilitar, por meio da cooperação internacional, a construção de uma síntese científica e a tradução e transferência de resultados de pesquisas entre Brasil, França e Portugal. O projeto tem como estratégia metodológica facilitar o intercâmbio e cooperação em nível nacional e internacional para disseminar o conhecimento científico e para transferi-lo para os profissionais (diretores, formadores, professores) por meio de um triplo processo: produção, mediação e tradução. Esta proposta pretende mapear resultados de pesquisa em âmbito internacional em áreas relevantes para a formulação de políticas para o Ensino Médio: abandono escolar, habilidades básicas, desenvolvimento profissional, avaliação, o uso de tecnologias digitais...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Autonomia e responsabilização no contexto escolar:os desafios para os diretores frente às exigências de justiça social e eficiência educativa
Descrição: Na atualidade muitos sistemas educativos têm experimentado mudanças de referencial. Os sistemas de avaliação se desenvolveram em larga escala em âmbito nacional e internacional, sendo via de regra padronizados, levam a comparações entre os países. Os países que passam por dificuldades são encorajados a se inspirar em "boas práticas", o que no campo científico tem reforçado a concepção de conhecimento baseado em evidência. Em meio a mudanças de paradigma nos sistemas educacionais que apontam para a exigência de responder a critérios de eficiência definidos em âmbito internacional, o Brasil vive transformações substantivas na organização e gestão da educação pública que estão dirigidas inclusão de setores que por séculos estiveram alijados do sistema educacional. Passa a ser um imperativo dos sistemas escolares a formação para o desenvolvimento econômico do País, ao mesmo tempo em que se espera pela educação, por em marcha políticas sociais dirigidas aos mais pobres. Essas políticas chegam ao contexto escolar como exigências que o corpo docente deve responder, resultando em tensões e acomodações. Os gestores escolares são os principais sujeitos que devem responder por esse processo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
Gestão do trabalho na escola de tempo integral
Descrição: A pesquisa se propõe a analisar o trabalho docente nas escolas de tempo integral em suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, e em que condições são realizados os processos educacionais e as práticas pedagógicas nas unidades escolares de tempo integral, tendo em vista propor intervenções que contribuam para ampliar as oportunidades educacionais dos alunos de maior vulnerabilidade social. A investigação pressupõe a realização de pesquisa documental, revisão de literatura, entrevista com diretores, realização de grupos focais e pesquisa etnográfica nas duas escolas parceiras, a saber: a Escola Estadual São Pedro e São Paulo, localizada no Bairro Novo Santa Mônica, Regional Norte, que pertence à Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e integra o Projeto Escola de Tempo Integral da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais - PROETI e o MAIS EDUCAÇÃO do governo federal; e a Escola Municipal Honorinda Rabello, situada na Secretaria de Administração Regional Municipal Nordeste - SARMU-NE - da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte pertence à Rede Municipal de Belo Horizonte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Trabalho docente na Educação Básica no Brasil ? Fase II
Descrição: Pesquisa quali-quanti sobre trabalho docente na educação básica no Brasil, realizada em cinco estados brasileiros - MG, PA, PR, GO e RN, que pretende investigar opinião dos docentes, por meio de grupos focais e outras estratégias de investigação, sobre mudanças na organização do trabalho, decorrentes de mudanças introduzidas nas políticas educacionais nos últimos vinte anos. Constitui-se na prespectiva de aprofundamento das informações produzidas na fase 1 da pesquisa de mesmo nome..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Trabalho na Educação Básica no Estado de Pernambuco
Descrição: A pesquisa tem o propósito de conhecer e analisar o trabalho realizado nas redes públicas de ensino no estado pernambucano. Pretende-se conhecer quem são os profissionais da educação das escolas, o que fazem e em quais condições realizam o seu trabalho. A investigação consiste na realização de um survey em 17 municípios do Estado de Pernambuco, em unidades escolares de Educação Básica, das redes Municipais, Conveniadas e Estadual de ensino, nas quais são entrevistados os docentes e os funcionários de escola das unidades educacionais amostradas por meio de sorteio aleatório..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Regulação do sistema educacional: o trabalho docente nas redes públicas de educação básica
Descrição: O projeto 'Regulação do sistema educacional: o trabalho docente nas redes públicas de educação básia faz parte dos resultados do Plano de Trabalho ?Desafios à avaliação educacional: intervenientes sobre a permanência e proficiência, efeitos sobre a ação de docentes e gestores e meta avaliação de procedimento?, financiado pelo Edital n. 02/2009 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ?Anísio Teixeira? ? INEP/MEC e da CAPES/MEC, Projeto Observatório da Educação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil (SEB/MEC)
Descrição: A pesquisa pretende analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições se realiza nas escolas de Educação Básica, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas no Brasil. Objetiva conhecer quem é, o que faz e em que condições se realiza o trabalho docente nas escolas públicas estaduais e municipais de Educação Básica no Brasil e instituições de educação infantil conveniadas com o poder público. Analisar em que medida as mudanças trazidas por nova regulação educativa impactam na constituição das identidades e dos perfis dos profissionais da educação básica, identificando estratégias desenvolvidas pelos docentes para responder tais exigências. Buscará ainda conhecer e analisar as mudanças promovidas pelas recentes políticas públicas para a educação básica no que se refere à organização e gestão escolar e suas conseqüências para a formação e carreira docente, observando ainda suas conseqüências sobre a saúde dos docentes. Para tanto, espera-se traçar o perfil sócio-econômico e cultural dos docentes em exercício na Educação Básica no Brasil; mapear a divisão técnica do trabalho na escola, a emergência de postos, cargos e funções derivados de novas exigências e atribuições, bem como as atividades desenvolvidas pelos docentes; conhecer as condições de trabalho dos docentes: os meios físicos, os recursos pedagógicos e o acesso a formação continuada, à literatura específica, às tecnologias e a outros bens culturais para o desenvolvimento de seu trabalho; levantar as formas de contratação, as condições salariais e de carreira em diferentes redes de ensino; identificar necessidades de formação continuada dos professores da Educação Básica. A pesquisa será realizada em sete estados brasileiros (Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo) contemplando critérios de abrangência regional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
GRUPO DE ESTUDOS AFIRMAÇÃO NA PÓS
Descrição: o grupo de estudos, está vincula do Programa Ações Afirmativas na UFMG e consiste em acompanhar com tutorias aos futuros candidatos ao mestrado nos programas de pós-graduação.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (11) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (1) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2007 - 2009
Programa de Educação Ambiental do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG
Descrição: O Programa Educação Ambiental e Patrimonial do MHNJB (PEAP) relaciona-se com os conceitos geradores da instituição, abordando tanto as temáticas da bio e da geodiversidade, como o rico acervo cultural do MHNJB que compreende as heranças e os testemunhos materiais e imateriais, históricos e pré-históricos da vida e do homem. Aborda também a percepção ambiental e a saúde humana. Este programa compreende projetos e ações que tem como objetivo difundir, popularizar e divulgar os conhecimentos científicos construídos principalmente no âmbito da instituição, bem como cumprir com a missão institucional, de formação de pessoal e atendimento ao público. Várias atividades são realizadas com o objetivo de proporcionar experiências de fruição do patrimônio natural e das coleções do MHNJB, além de oportunidades de apropriação do conhecimento científico, historicamente acumulado, sobre a história natural do planeta e, em particular, do território de Minas Gerais. Esse trabalho de extensão que se apóia em atividades de ensino e de pesquisa, desenvolvidas no âmbito da Universidade e do MHNJB, é realizado por intermédio de uma equipe de professores e funcionários técnico-administrativos, e da participação significativa de estudantes de cursos de graduação da UFMG..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BOSCO, CLÁUDIA STARLING2018BOSCO, CLÁUDIA STARLING ; SOUZA, JULIANA DE FÁTIMA ; GOMES, HELOISA SILVA DE OLIVEIRA . FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA:. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE), v. 14, p. 100, 2018.

2.
Marques-Silva, D.2016 Marques-Silva, D. ; GOMES, H. S. O. . A biopolítica nos concursos para professor da rede pública. Revista Contraponto, v. v. 3, p. 44-67, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
STARLING-BOSCO, C. ; SOUZA, J. F. ; GOMES, H. S. O. . Las políticas de formación docente en el Brasil actual: tensiones y desafíos. In: Rodolfo Elías; Ana Portillo; Gabriela Walder; Blanca Aquino Sánchez; Mauricio Paradeda. (Org.). Dossier ponencias internacionales: Investigación y políticas de formación docente en Paraguay, Argentina y Brasil. 1ed.Asunción: Investigación para el desarrollo, 2018, v. , p. 22-32.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Marques-Silva, D. ; GOMES, H. S. O. . As análises da produção acadêmica e indicações da produção acadêmica relacionadas à formação de professores na Educação básica.. In: 5º Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente, 2017, Belo Horizonte. Anais do 5ª do Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente. Belo Horizonte, 2017.

2.
GOMES, H. S. O.; Marques-Silva, D. . Afasta este doente: análise sobre as reprovações por obesidade nos concursos para professor da rede pública. In: VI Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - Anais, 2016, Belo Horizonte. VI Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Belo Horizonte: VI SITRE, 2016.

3.
Marques-Silva, D. ; GOMES, H. S. O. . Uma investigação sobre o trabalho docente do professor de geografia: aspectos do perfil social, profissional e cultural. In: I Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE, 2016, Belo Horizonte. I Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE. Belo Horizonte: VI SITRE, 2016.

4.
OLIVEIRA, D. A. ; DUARTE, A. M. C. ; SARAIVA, A. M. A. ; CLEMENTINO, A. M. ; ANDRADE, C. R. B. ; Marques-Silva, D. ; SILVA, F. P. C. E. ; GOMES, H. S. O. ; CASTRO, L. J. . O perfil dos sujeitos docentes da Educação em Tempo Integral de duas escolas de Belo Horizonte: quem são os profissionais que tem atuado no Programa Escola Integrada e no projeto Educação em Tempo Integra. In: III Encontro de Pesquisadores Mineiros - Educação em Foco, 2016, Belo Horizonte. III Encontro de Pesquisadores Mineiros - Educação em Foco, 2016. p. 9.

5.
GOMES, H. S. O.; TAKEDA, A. . Impacto gerado na vida das mulheres removidas das favelas. In: VIII Jornadas de Sociología de la UNLP, 2014, La Plata. VIII Jornadas de Sociología de la UNLP, 2014. p. 1-18.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CLEMENTINO, A. M. ; OLIVEIRA, D. A. ; SILVA, F. P. C. E. ; Marques-Silva, D. ; GOMES, H. S. O. ; CASTRO, L. J. . Estudo investigativo sobre a Educação em tempo integral: dimensões da realidade educacional em Minas Gerais. In: XI Seminario de la Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente 'Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización, 2016, Ciudad de México. XI Seminario de la Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente, 2016.

Artigos aceitos para publicação
1.
GOMES, H. S. O.; TAKEDA, A. . Pixo: a única lírica que nos resta. Ponto.Urbe (USP), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
Marques-Silva, D. ; GOMES, H. S. O. . As análises da produção acadêmica e indicações da produção acadêmica relacionadas à formação de professores na Educação básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
GOMES, H. S. O.; Marques-Silva, D. . Afasta este doente: análise sobre as reprovações por obesidade nos concursos para professor da rede pública. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Marques-Silva, D. ; GOMES, H. S. O. . Uma investigação sobre o trabalho docente do professor de geografia: aspectos do perfil social, profissional e cultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, D. A. ; DUARTE, A. M. C. ; SARAIVA, A. M. A. ; CLEMENTINO, A. M. ; ANDRADE, C. R. B. ; Marques-Silva, D. ; SILVA, F. P. C. E. ; GOMES, H. S. O. ; CASTRO, L. J. . O perfil dos sujeitos docentes da educação em tempo integral de duas escolas de Belo Horizonte: quem são os profissionais que tem atuado no programa escola integrada e no projeto educação em tempo integral?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CLEMENTINO, A. M. ; OLIVEIRA, D. A. ; SILVA, F. P. C. E. ; Marques-Silva, D. ; GOMES, H. S. O. ; CASTRO, L. J. . Estudo investigativo sobre a Educação em tempo integral: dimensões da realidade educacional em Minas Gerais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GOMES, H. S. O.; TAKEDA, A. . Impacto gerado na vida das mulheres removidas das favelas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, D. A. ; AUGUSTO, M. H. G. ; GOMES, H. S. O. . Estudio sobre criterios de calidad y mejora de la formación docente del Mercosur. Buenos Aires: Editorial Teseo, 2014 (Informe).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, D. A. ; AUGUSTO, M. H. G. ; GOMES, H. S. O. ; RODRIGUES, L. C. N. H. . PASEM/003-2012 Estudo sobre os critérios de qualidade e melhoria da formação docente do MERCOSUL - Informe Nacional sobre os Sistemas de Formação Docente- Brasil. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, D. A. ; GOMES, H. S. O. . Relatório da Pesquisa 'Trabalho docente na Educação Básica no Brasil'. 2015. (Relatório de pesquisa).

2.
OLIVEIRA, D. A. ; GOMES, H. S. O. . Relatório da Pesquisa 'Regulação do sistema educacional: o trabalho docente nas redes públicas de educação básica'. 2015. (Relatório de pesquisa).

3.
OLIVEIRA, D. A. ; GOMES, H. S. O. . Relatório da pesquisa 'Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil' Fase II. 2015. (Relatório de pesquisa).

4.
ARAUJO, F. P. ; GOMES, H. S. O. ; TAKEDA, A. . Zine Feminista como prática de empoderamento das Mulheres. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
GOMES, H. S. O.. Trabalho na educação básica em Pernambuco. 2014. (Revisão de normas técnicas do livro "Trabalho na educação básica em Pernambuco").

6.
GOMES, H. S. O.. Sindicalismo docente: desafios e perspectivas. 2014. (Revisão de normas técnicas do livro: "Sindicalismo docente: desafios e perspectivas ").



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário: "A pesquisa em política educacional frente às ameaças ao direito à educação". 2018. (Seminário).

2.
Semana Paulo Freire - FaE/UFMG. 2017. (Outra).

3.
Seminário Internacional Trabalho e Formação docente na América Latina: desafios atuais para a construção de uma agenda regional.. 2017. (Seminário).

4.
III Encontro de Pesquisadores Mineiros: Educação Básica em Foco.O perfil dos sujeitos docentes da educação em tempo integral de duas escolas de Belo Horizonte: quem são os profissionais que tem atuado no programa escola integrada e no projeto educação em tempo integral?. 2016. (Encontro).

5.
VI Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE,.Afasta este doente: análise sobre as reprovações por obesidade nos concursos para professor da rede pública. 2016. (Simpósio).

6.
VI Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE,.Uma investigação sobre o trabalho docente do professor de geografia: aspectos do perfil social, profissional e cultural. 2016. (Simpósio).

7.
XI Seminario de la Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente "Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización?.Estudo investigativo sobre a Educação em tempo integral: dimensões da realidade educacional em Minas Gerais. 2016. (Seminário).

8.
37ª Reunião Nacional da ANPEd - PNE: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. 2015. (Outra).

9.
A atualidade da democracia na América Latina: tensões e perspectivas - Aula magna do Doutorado Latino-Americano em Educação. 2015. (Outra).

10.
Seminário "Teoria crítica e tendências do desenvolvimento social". 2015. (Seminário).

11.
Seminário Internacional Trabalho Docente para uma Educação Democrática e Inclusiva. 2015. (Seminário).

12.
IV Seminário Internacional Política e Feminismo Seminário 30 anos Nepem UFMG.Zine Feminista como prática de empoderamento das Mulheres. 2014. (Seminário).

13.
VIII Jornadas de Sociología de la UNLP.Impacto gerado na vida das mulheres removidas das favelas. 2014. (Outra).

14.
X SEMINARIO DE LA RED ESTRADO - Derecho a la educación, políticas educativas y trabajo docente en América Latina: experiencias y propuestas en disputa. 2014. (Seminário).

15.
36ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED - Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais. 2013. (Outra).

16.
35ª Reunião Anual da ANPEd - Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. 2012. (Outra).

17.
Palestra "A feminização do magistério e os desafios da profissionalização docente". 2012. (Outra).

18.
Palestra Organização e resistência docente na América Latina: Experiências da Argentina, Colômbia, Equador e Peru. 2012. (Outra).

19.
Seminário Autobiografias, histórias de vida e narrativas de professores. 201. 2012. (Seminário).

20.
Seminário Internacional "A investigação em trabalho, profissão e condição docente: desafios teóricos e metodológicos. 2012. (Seminário).

21.
Seminário Políticas de formação de professores: entre teorias e práticas. 2012. 2012. (Seminário).

22.
Seminário Valorização Docente no Brasil: formação, carreira e remuneração. 2012. (Seminário).

23.
XXVII Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Socias.XXVII ENECS. 2012. (Outra).

24.
34ª Reunião Anual da ANPEd: Educação e Justiça Social. 2011. (Outra).

25.
Seminário Estadual Docentes na Educação Brasileira, o caso de Minas Gerais. 2011. (Seminário).

26.
XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Socias.XXVI ENECS. 2011. (Encontro).

27.
33ª Reunião Anual da ANPEd: Educação no Brasil: o balanço de uma década. 2010. (Outra).

28.
Seminário de Pesquisa O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil. 2010. (Seminário).

29.
Seminário Nacional: Trabalho docente na educação básica no Brasil. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, H. S. O.. Seminário: "A pesquisa em política educacional frente às ameaças ao direito à educação". 2018. (Outro).

2.
GOMES, H. S. O.. Seminário Internacional Trabalho e Formação docente na América Latina: desafios atuais para a construção de uma agenda regional.. 2017. (Outro).

3.
GOMES, H. S. O.. Semana Paulo Freire - FaE/UFMG. 2017. (Outro).

4.
OLIVEIRA, D. A. ; DUARTE, A. W. B. ; CLEMENTINO, A. M. ; GOMES, H. S. O. ; Marques-Silva, D. . XI Seminario de la Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente. 2016. (Outro).

5.
GOMES, H. S. O.. 37ª Reunião Nacional da ANPEd - PNE: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. 2015. (Outro).

6.
GOMES, H. S. O.. Seminário Internacional Trabalho Docente para uma Educação Democrática e Inclusiva. 2015. (Outro).

7.
GOMES, H. S. O.. X SEMINARIO DE LA RED ESTRADO - Derecho a la educación, políticas educativas y trabajo docente en América Latina: experiencias y propuestas en disputa. 2014. (Outro).

8.
OLIVEIRA, D. A. ; GOMES, H. S. O. . 36ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED - Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais. 2013. (Outro).

9.
GOMES, H. S. O.. 35ª Reunião Anual da ANPEd - - Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. 2012. (Outro).

10.
GOMES, H. S. O.. Seminário Valorização Docente no Brasil: formação, carreira e remuneração. 2012. (Outro).

11.
GOMES, H. S. O.. Palestra "A feminização do magistério e os desafios da profissionalização docente". 2012. (Outro).

12.
GOMES, H. S. O.. Seminário Políticas de formação de professores: entre teorias e práticas. 2012. 2012. (Outro).

13.
GOMES, H. S. O.. Palestra Organização e resistência docente na América Latina: Experiências da Argentina, Colômbia, Equador e Peru. 2012. (Outro).

14.
GOMES, H. S. O.. Seminário Internacional "A investigação em trabalho, profissão e condição docente: desafios teóricos e metodológicos. 2012. (Outro).

15.
GOMES, H. S. O.. Seminário Autobiografias, histórias de vida e narrativas de professores. 201. 2012. (Outro).

16.
GOMES, H. S. O.. Seminário Estadual Docentes na Educação Brasileira, o caso de Minas Gerais. 2011. (Outro).

17.
GOMES, H. S. O.. 34ª Reunião Anual da ANPEd: Educação e Justiça Social. 2011. (Outro).

18.
GOMES, H. S. O.. XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Socias. 2011. (Outro).

19.
GOMES, H. S. O.. Seminário de Pesquisa O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil. 2010. (Outro).

20.
GOMES, H. S. O.. Seminário Nacional: Trabalho docente na educação básica no Brasil. 2010. (Outro).




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