Felipe Macedo de Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4157493815679403
  • Última atualização do currículo em 31/07/2018


Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ). Está atualmente estudando sociologia da educação com ênfase nas avaliações em larga escala, políticas de accountability e efeito município. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Macedo de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, F. M.;ANDRADE, FELIPE MACEDO DE


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Mariane Campelo Koslinski.
2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A rotatividade de diretores no contexto das políticas de responsabilização,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Mariane Campelo Koslinski.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Políticas de responsabilização; Rotatividade de diretores; Desempenho escolar.
2007 - 2010
Graduação em Licenciatura em Educação Física.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Básico Téc. e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplina: Didática Especial da Educação Física / Docente: Prof. José Jairo Vieira



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Um estudo sobre contextos e políticas municipais e distribuição de oportunidades educacionais

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mariane Campelo Koslinski em 15/06/2016.
Descrição: Nas últimas décadas, a expansão de sistemas de avaliação e de informação educacional (como, por exemplo, o Sistema de Avaliação da Educação Básica/SAEB, Prova Brasil e sistemas de avaliação educacional estaduais e municipais) permitiu o desenvolvimento de diversos estudos sobre fatores associados ao desempenho dos alunos no contexto brasileiro. No entanto, apesar da grande proliferação de estudos observando o impacto de fatores relacionados à origem socioeconômica dos alunos, de características e processos das escolas e do bairro/vizinhança em que estão localizadas sobre diversos resultados individuais e escolares, poucos estudos buscam identificar o impacto de fatores relacionados ao contexto ou à eficácia dos municípios. O presente projeto pretende dar continuidade e aprofundar duas linhas de pesquisas desenvolvidas no Grupo Observatório Educação e Cidade (grupo que faz parte do diretório de grupos de pesquisa do CNPq), quais sejam: (i) políticas de responsabilização educacional; (ii) segregação residencial, geografia de oportunidades educacionais e segmentação escolar. Pretende ainda comparar o impacto de diferentes contextos municipais e de políticas educacionais sobre desfechos escolares. Mais especificamente, pretende, de um lado, observar o impacto dos diferentes usos dos sistemas de avaliação por Estados e Municípios e de características dos contextos municipais sobre o desempenho dos alunos, resultados das escolas e sobre a rotatividade de diretores. De outro, pretende investigar o fenômeno da segregação escolar em municípios de grande porte e sua relação com a segregação residencial e com as diferentes políticas de alocação de matrículas adotadas pelas redes escolares...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Políticas de responsabilização escolar, alocação de professores e rotatividade de diretores na rede municipal do Rio de Janeir

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mariane Campelo Koslinski em 15/06/2016.
Descrição: O projeto de pesquisa propõe realizar um estudo da política de responsabilização recentemente adotada pela Prefeitura do município do Rio de Janeiro e pretende contribuir para a discussão sobre os impactos das políticas de responsabilização escolar. Pretende observar, qual o impacto da política sobre certas estratégias e práticas da gestão escolar tais como a designação de professores a diferentes turmas dentro das escolas e sobre a rotatividade dos diretores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Menção Honrosa, Coordenação Geral da XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica - UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, FELIPE MACEDO DE2018ANDRADE, FELIPE MACEDO DE; KOSLINSKI, MARIANE CAMPELO ; CENEVIVA, RICARDO . FATORES ASSOCIADOS À ROTATIVIDADE DE DIRETORES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 34, p. 1-26, 2018.

2.
CARRASQUEIRA, K.2015CARRASQUEIRA, K. ; ANDRADE, F. M. ; KOSLINSKI, M. C. ; CUNHA, C. P. ; REGIS, A. . Políticas de Responsabilização Escolar: um estudo exploratório sobre as estratégias de instâncias intermediárias na rede municipal do Rio de Janeiro. Jornal de Políticas Educacionais, v. 9, p. 75, 2015.

3.
KOSLINSKI, M. C.2014 KOSLINSKI, M. C. ; CUNHA, C. P. ; ANDRADE, F. M. . Accountability escolar: um estudo exploratório do perfil das escolas premiadas.. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 25, p. 108, 2014.

4.
PERES, C.V.S.2010PERES, C.V.S. ; MONTEIRO, F.C. ; ANDRADE, F. M. ; CARVALHO, S. ; VIEIRA, J. J. . A Capoeira como Prática Pedagógica: um Estudo de Caso. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 9, p. 7-13, 2010.

5.
ANDRADE, F. M.;ANDRADE, FELIPE MACEDO DE2010ANDRADE, F. M.; MONTEIRO, F.C. ; Silva, A.P.S. ; Peixoto, S.S. ; VIEIRA, J. J. . Políticas Públicas de Esporte: Análise acerca de dois Momentos Históricos. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 9, p. 195-202, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
KOSLINSKI, M. C. ; CARRASQUEIRA, K. ; ANDRADE, F. M. ; CUNHA, C. P. . Políticas de Responsabilização Educacional: Modelos Possíveis e uma Análise Preliminar da Política do Município do Rio de Janeiro. In: Ana Maria Cavaliere; Antônio Jorge Gonçalves Soares. (Org.). Educação Pública no Rio de Janeiro: Novas Questões à Vista. 1ed.: Mauad X; FAPERJ, 2015, v. , p. 177-.

2.
KOSLINSKI, M. C. ; CARRASQUEIRA, K. ; ANDRADE, F. M. ; CUNHA, C. P. ; REGIS, A. . Políticas de Responsabilização Escolar de Alta Consequência e Práticas Escolares: Estudo Exploratório da Rede Municipal do Rio de Janeiro. In: Benedita Portugal e Melo; Ana Matias Diogo; Manuela Ferreira; João Teixeira Lopes; Elias Evangelista Gomes. (Org.). Entre a Crise e a Euforia: Práticas e Políticas Educativas no Brasil e em Portugal. 1ed.: , 2014, v. , p. 1309-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, F. M.. AS DIFERENTES IDENTIDADES ASSUMIDAS PELO ESPORTE. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais., 2011, Salvador. Anais do XII Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 2011., 2011.

2.
ANDRADE, F. M.; MONTEIRO, F.C. ; VIEIRA, J. J. . ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. In: Seminário Internacional Inclusão em Educação, 2010. Anais do Seminário Internacional Inclusão em Educação.

3.
ANDRADE, F. M.; MONTEIRO, F.C. ; VIEIRA, J. J. . COMPARAÇÃO ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS ESPORTIVAS. In: XIV Encontro Nacional de História da Anpuh-Rio: Memória e Patrimônio, 2010. Anais do XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Memória e Patrimônio.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CERDEIRA, D. ; KOSLINSKI, M. C. ; ROSISTOLATO, R. ; ALMEIDA, A. ; ANDRADE, F. M. . Escolas em foco: análise e uso de dados educacionais no município do Rio de Janeiro. In: ABAVE, 2017. Anais IX Reunião da ABAVE.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. C. S. ; PEREIRA, A. F. ; ANDRADE, F. M. ; KOSLINSKI, M. C. . A Política de Responsabilização das Escolas e Percepções sobre os Sistemas de Avaliação no Município do Rio de Janeiro. In: XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2012. Anais da XXXIV Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural.

2.
ANDRADE, F. M.; VIEIRA, J. J. . AS DIFERENÇAS ESTRUTURAIS ASSUMIDAS PELO ESPORTE. In: XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2011. Anais da XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2011.

3.
ANDRADE, F. M.; MONTEIRO, F.C. ; VIEIRA, J. J. . ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. In: XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2010. Anais da XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2010.

4.
ANDRADE, F. M.; VIEIRA, G.C.F. ; AMORIM, A.A. . CORRELAÇÃO ENTRE O PERCENTUAL DE GORDURA E O PICO DE FORÇA DA PERNA DOMINANTE DE JOGADORES DE FUTEBOL. In: 12º Santa Mônica Fitness et Welness, 2009, Rio de Janeiro. Revista Ciência Online, 2009.

5.
ANDRADE, F. M.; ANJOS, F.V. ; VIEIRA, G.C.F. ; AMORIM, A.A. ; FIGUEIREDO, P.R.C. . CORRELAÇÃO ENTRE OS VALORES DE POTÊNCIA EM TESTES DE ESFORÇO MÁXIMO E FORÇA ISOCINÉTICA. In: Simpósio Internacional de Atividades Físicas do Rio de Janeiro, 2009. Anais do Simpósio Internacional de Atividades Físicas do Rio de Janeiro.

Apresentações de Trabalho
1.
FEITOSA, S. S. R. ; ANDRADE, F. M. . Inserção de Ciências da Natureza no SAEB: Comparação com o PISA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CERDEIRA, D. ; KOSLINSKI, M. C. ; ROSISTOLATO, R. ; ALMEIDA, A. ; ANDRADE, F. M. . Escolas em foco: análise e uso de dados educacionais no município do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
KOSLINSKI, M. C. ; ANDRADE, F. M. ; CENEVIVA, R. ; BARTOLO, T. L. . School accountability policy and principals turnover: an exploratory study of Rio de Janeiro`s school system. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CARRASQUEIRA, K. ; ANDRADE, F. M. ; CUNHA, C. P. . POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE INICIAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ANDRADE, F. M.; KOSLINSKI, M. C. . Comparação entre as Políticas de Responsabilização do Chile e do Município do Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
KOSLINSKI, M. C. ; CARVALHO, C. P. ; ALVES, F. ; ANDRADE, F. M. . What are schools learning with accountability and improvement policies? Exploring Rio de Janeiro's school network. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
KOSLINSKI, M. C. ; CARRASQUEIRA, K. ; ANDRADE, F. M. ; CUNHA, C. P. . Políticas de Responsabilização Educacional: Modelos Possíveis e uma Análise Preliminar da Política do Município do Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ANDRADE, F. M.; MONTEIRO, F.C. ; VIEIRA, J. J. . Comparação entre as Políticas Públicas Esportivas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ANDRADE, F. M.; MONTEIRO, F.C. ; Silva, A.P.S. ; Peixoto, S.S. ; VIEIRA, J. J. . Políticas Públicas de Esporte: Análise acerca de dois Momentos Históricos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
ANDRADE, F. M.; MONTEIRO, F.C. ; VIEIRA, J. J. . Análise da Formação Continuada de Professores de Educação Física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
ANDRADE, F. M.; VIEIRA, G.C.F. ; AMORIM, A.A. . Correlação entre o Percentual de Gordura e o Pico de Força da Perna Dominante de Jogadores de Futebol. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ANDRADE, F. M.; ANJOS, F.V. ; VIEIRA, G.C.F. ; AMORIM, A.A. ; FIGUEIREDO, P.R.C. . Correlação entre os Valores de potência em testes de Esforço Máximo e Força Isocinética. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROSISTOLATO, R.; MACIEL, C. M.; ANDRADE, F. M.. Participação em banca de Sabrina dos Santos Feitosa Rodrigues. Inserção de Ciências da Natureza no SAEB: Comparação com o PISA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MAROUN, K.; GONCALVES, M.; ANDRADE, F. M.. Banca de seleção de alunos para o curso de especialização saberes e práticas na educação básica com ênfase em educação física escolar. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Reformulação do Ensino Médio: A Realidade dos Colégios de Aplicação. 2017. (Seminário).

2.
European Conference on Educational Research. School accountability policy and principals turnover: an exploratory study of Rio de Janeiro`s school sytem. 2016. (Congresso).

3.
11 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste,.POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE INICIAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2014. (Encontro).

4.
Seminário Observatórios da Educação: Cidade, Política e desigualdades. 2013. (Seminário).

5.
Seminário Internacional Inclusão em Educação. 2010. (Seminário).

6.
12º Santa Mônica Fitness et Wellness. 2009. (Congresso).

7.
IV Simpósio de Educação Física e Dança, UFRJ. 2009. (Simpósio).

8.
Simpósio Internacional de atividades Físicas do Rio de Janeiro. 2009. (Simpósio).

9.
VI Fórum de medicina do Futebol. 2009. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sabrina dos Santos Feitosa Rodrigues. Inserção de Ciências da Natureza no SAEB: Comparação com o PISA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Felipe Macedo de Andrade.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Martins e Alexandre Tito. Perfil da adequação docente nos três municípios com maior PIB do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Felipe Macedo de Andrade.

2.
Eduardo Barthen/ Ruan Carlos Santos Silva. Infraestrutura escolar: a presença ou não de quadras de esportes no município do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Felipe Macedo de Andrade.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 17:14:52