Maria Claudia Cardoso Farias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3467703064323581
  • Última atualização do currículo em 13/02/2017


Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Rio Grande (2011) e mestrado em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande (2015). Atualmente é professora da ESCOLA SÃO LUIZ GONZAGA e professora - E E E F Coronel Juvêncio Lemos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, alfabetização, ´fracasso escolar´, rodas de formação e discursos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Claudia Cardoso Farias
Nome em citações bibliográficas
FARIAS, Maria Claudia C.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em EDUCAÇÂO.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Roda dos Sentidos: a formação continuada de professores em espaços de coletividade,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Vanise dos Santos Gomes.
Palavras-chave: Rodas de Formação; Formação no coletivo; Trabalho docente; Afetividade.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2011
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: A construção social do fracasso escolar.
Orientador: Vanise dos Santos Gomes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2016
Extensão universitária em Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2011 - 2011
Programa de Qualificação Acadêmica. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



E E E F Agnella do Nascimento, EEEF AGNELLA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


E E E F Coronel Juvêncio Lemos, CJL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Universidade Aberta do Brasil - UAB - FURG, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora à distância da disciplina de Didática, no curso de Letras Espanhol.


ESCOLA SÃO LUIZ GONZAGA, SLG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora nos anos iniciais



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Formação inicial e continuada de professores(as): O que os docentes narram sobre suas práticas em sala de aula?
Descrição: A presente pesquisa tem como principal objetivo investigar os discursos de 15 docentes sobre suas práticas cotidianas, buscando conhecer os processos que envolvem a construção da leitura e da escrita, os significados que atribuem a formação docente e a compreensão dos mesmos sobre a produção da infância no contexto escolar. A pesquisa será realizada com docentes que atuam em turmas de 1º ao 4º ano do ensino fundamental de nove anos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João de Oliveira Martins, localizada no bairro Castelo Branco I no município de Rio Grande. A pesquisa acontecerá nos espaços de formação continuada no contexto da escola. A presença de (1) um bolsista nos encontros de formação continuada contribuirá no desenvolvimento da pesquisa, pois este estará atento as narrativas dos (as) professores(as), registrando-as no diário de campo e gravando as mesmas para possível transcrição e análise, os demais bolsistas estarão nas turmas com a professoras realizando a observação participante, trazendo elementos que contribuam nas questões de pesquisa. Como metodologia, pretende-se optar pela entrevista narrativa proposta por (Jovchelovitch & Bauer, 2002). Nesta entrevista, os sujeitos contam suas histórias de sala de aula com características específicas, rompendo com o esquema de pergunta e resposta. Compreender uma narrativa não é apenas seguir a sequência cronológica dos acontecimentos que são apresentados pelo contador de histórias: é também reconhecer sua dimensão não cronológica, expressa pelas funções e sentidos do enredo (JOVCHELOVITCH ; BAUER, 2002, p.93). A entrevista narrativa possibilitará que os docentes contem sobre suas práticas, por meio de histórias e relatos,(re)significando-as nas discussões e reflexões realizadas com o grupo de professoras. A análise das narrativas será a Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes e Galiazzi, 2007) a qual consiste na produção de novas compreensões sobre os fenômenos e discursos. A intenção da ATD é..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Maria Claudia Cardoso Farias - Integrante / Danielle Monteiro Behrend - Coordenador / Pamela Rodrigues Altamor - Integrante / mauren rodrigues gonçalves - Integrante / Mirian Lopes Batista - Integrante / Natália Vieira Pereira - Integrante / Natacha da Silva Antiqueira - Integrante / Danielli Magalhães - Integrante / Francielen Borges Antunes - Integrante / Juliana Colares do Amaral - Integrante / Laura Jurema Bolbadilha dos Santos - Integrante.
2011 - 2012
Educar Ambientalmente Educadores de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades
Descrição: O presente projeto de pesquisa vincula-se ao Núcleo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização - NEEJAA, tendo como objeto de análise da constituição docente de educandos do curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, oferecido na modalidade à distância pela Universidade Aberta do Brasil-UAB-FURG. Configura-se como objetivo da pesquisa compreender quais os significados atribuídos por estudantes do curso de Especialização em EJA na Diversidade, atuantes em diferentes níveis de ensino, a sua constituição como docentes da EJA. Serão analisadas narrativas escritas pelas (os) educandas (os) para a disciplina, EJA na Diversidade, intituladas Eu e a EJA , quando se buscou a escrita dos trajetos pessoais e profissionais que vinculam os educandos à temática em questão e narrativas solicitadas aos sujeitos da pesquisa cujo título motivador é Minha trajetória no curso de Especialização . Chama a atenção o fato de que o perfil dos estudantes do curso nem sempre indica vinculação profissional com a educação de pessoas jovens e adultas, sendo poucos aqueles que atuam nesta área. Neste sentido, serão sujeitos da pesquisa oito educandos, sendo dois de cada Pólo Universitário onde o curso é ofertado, a saber, São José do Norte, Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar. Em cada Pólo serão selecionadas, de cada título, uma narrativa cujo sujeito é inserido profissionalmente na EJA e outra cuja tal inserção apresenta-se ausente. Os dados serão analisados por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Os referenciais teóricos apontam para discussões com autores como Loureiro (2006), Freire (1997), Brandão (2007) e Barcelos (2010), tecem-se compreensões acerca da Educação Ambiental e da Educação Popular que promovam uma maior compreensão do objeto de estudo aqui apresentado. Neste sentido, avança-se no entendimento dos discursos de professores que, uma vez em um curso de especialização que bus..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Maria Claudia Cardoso Farias - Integrante / vanise dos santos gomes - Coordenador / Sabrina das Neves Barreto - Integrante / Pamela Rodrigues Altamor - Integrante / Suzana Kaiser - Integrante / Claudia da Silva Cousin - Integrante / Luciana Dolci - Integrante / Fábio Dziekaniak - Integrante / Bruna Dias Valadão - Integrante / Meri Elen Bastos - Integrante / Lidia Teixeira - Integrante.
2010 - 2011
Alfabetização e Educação Ambiental: diálogos na compreensão dos discursos de professoras alfabetizadoras
Descrição: O projeto de pesquisa vincula-se ao Núcleo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização- NEEJAA/FURG e propõe um trabalho investigativo junto à professoras alfabetizadoras dos municípios de Rio Grande, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar. Tal projeto objetiva analisar e interpretar contextos sociais em que os discursos sobre o chamado fracasso escolar se configuram, buscando compreender mais profundamente a relação entre reprovação escolar e reprodução social, bem como os discursos das professoras alfabetizadoras a respeito de tal fracasso. Para tanto, utiliza-se de aportes teóricos do campo da Educação Ambiental e da Educação Popular. A investigação caracteriza-se como uma abordagem descritiva/interpretativa, apresentando características qualitativas e quantitativas. Os dados serão coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e de questionários. Para análise quantitativa, será realizado levantamento de dados dos índices de aprovação/reprovação e de evasão em classe de alfabetização nos municípios de abrangência da pesquisa. Também serão analisados quantitativamente, a partir de questionários, dados referentes às metodologias utilizadas pelas professoras da rede municipal de ensino e hipóteses a respeito da não-aprendizagem neste nível de ensino. Em termos qualitativos, serão entrevistadas cinco professoras, em cada município, atuantes nas cinco primeiras escolas com maior índice reprovação em classe de alfabetização. A análise de dados segue as orientações expressas pela chamada Análise Textual, visando a construção de um metatexto a partir das interpretações realizadas ao longo do processo analítico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Claudia Cardoso Farias - Integrante / vanise dos santos gomes - Coordenador / FIORAVANTE, Ana Paula - Integrante / Sabrina das Neves Barreto - Integrante / Silvana Bellé Zasso - Integrante / Lidia Maria dos Santos Teixeira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2012 - Atual
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES (AS): PENSANDO PRÁTICAS ALFABETIZADORAS A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.
Descrição: O presente projeto tem como objetivo contribuir para a formação inicial e continuada de professores, por meio de proposições que estabeleçam a relação entre ensino, pesquisa e extensão universitária, tendo em vista a compreensão dos processos que envolvem a construção da leitura e da escrita nos três primeiros anos do ensino fundamental de nove anos. A metodologia baseia-se na observação participante semanal com (8) oito bolsistas nas turmas de 8 (oito) professores (as) que estão atuando neste ano letivo(2012) entre as turmas de 1º ao 3º ano no contexto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João de Oliveira Martins, buscando por meio das interações com os (as) professores (as) e com os estudantes a compreensão dos discursos dos docentes relativos a construção da leitura e da escrita, aos significados que atribuem a formação docente e a compreensão dos mesmos sobre a produção da infância no contexto escolar. Nesta proposta de pesquisa dos discursos docentes um bolsista participará efetivamente da formação continuada dos mesmos registrando os discursos das educadoras..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Maria Claudia Cardoso Farias - Integrante / Danielle Monteiro Behrend - Coordenador / Pamela Rodrigues Altamor - Integrante / mauren rodrigues gonçalves - Integrante / Mirian Lopes Batista - Integrante / Natália Vieira Pereira - Integrante / Natacha da Silva Antiqueira - Integrante / Danielli Magalhães - Integrante / Francielen Borges Antunes - Integrante / Juliana Colares do Amaral - Integrante / Laura Jurema Bolbadilha dos Santos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Prêmios e títulos


2011
Destaque na X Mostra de Produção Universitária pela apresentação do trabalho: No rastro dos discursos de professoras alfabetizadoras, Universidade Federal do Rio Grande.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, Maria Claudia C.; Barreto, S N . ?Aprender ao ensinar? e ?ensinar ao aprender? com um grupo de educandos do Curso de Geografia Licenciatura da FURG, na disciplina de Educação de Jovens e Adultos.. In: XIV Fórum de Estudos Leituras de PAULO FREIRE: Educação Popular e Transformação Social, 2012, Erechim. XIV Fórum de Estudos Leituras de PAULO FREIRE: Educação Popular e Transformação Social, 2012.

2.
FARIAS, Maria Claudia C.. A CONSTITUIÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS EM RODAS DE FORMAÇÃO. In: I Seminário Internacional e I Fórum de Educação do Campo da Região Sul do RS: Campo e cidade em busca de caminhos comuns, 2012, Pelotas - RS. Campo e cidade em busca de caminhos comuns, 2012.

3.
FARIAS, Maria Claudia C.. AS RODAS QUE NOS FORMAM: ESPAÇOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES E EDUCADORAS AMBIENTAIS. In: V CPEASul ? Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul IV EDEA ? Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, 2012, Rio Grande. V CPEASul ? Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul IV EDEA ? Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. Rio Grande: FURG, 2012. v. 2. p. 1-729.

4.
GOMES, V. S. ; FARIAS, Maria Claudia C. . Reconquistar a esperança possível: diálogos com professoras alfabetizadoras. In: XIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2011, Santa Rosa. XIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2011.

5.
FARIAS, Maria Claudia C.; GOMES, V. S. . Alfabetização e Educação Ambiental: diálogos na compreensão dos discursos de professoras alfabetizadoras. In: 3º Encontro de Diálogos com a Educação Ambiental, 2011, Rio Grande. 3º Encontro de Diálogos com a Educação Ambiental. Rio Grande: FURG, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, Maria Claudia C.; BEHREND, D. M. . Aprendendo a ensinar matemática durante o estágio de Pedagogia realizado no primeiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. In: II Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012, Rio Grande. Anais do II Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012.

2.
FARIAS, Maria Claudia C.; BEHREND, D. M. . Construindo Aprendizagens No Período De Estágio Nos Anos Iniciais Com Uma Turma De Primeiro Ano Do Ensino Fundamental De Nove Anos. In: XI Encontro sobre Investigação na Escola, 2012, Bagé - RS. Tecendo saberes docentes em Rodas de conversa no Pampa, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, Maria Claudia C.; GOMES, V. S. . No rastro dos discursos de professoras alfabetizadoras. In: 10ª Mostra de Produção Universitária - FURG, 2011, Rio Grande. 10ª MPU - FURG Ciência, tecnologia e compromisso social: um desafio para a Universidade, 2011.

2.
FARIAS, Maria Claudia C.; GOMES, V. S. . No rastro dos discursos de professoras alfabetizadoras. In: XXIII Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2011, Porto Alegre. XXIII Salão de Iniciação Cientifica - UFRGS, 2011.

3.
FARIAS, Maria Claudia C.; Thum, Carmo . Imagens e Comunidade: relações sociais, culturais e educativas. In: II Seminário Nacional de Linguagem Cultura e Educação, 2010, Rio Grande. "Dos meios às mediações de ensino, 2010. p. 56.

4.
FARIAS, Maria Claudia C.; COUTINHO, Carla Dias . Um estudo sobre práticas educativas de mães que trabalham como profissionais do sexo. In: IX Semana Acadêmica de Pedagogia, 2008, Rio Grande - RS. A educação gera conhecimento, o conhecimento gera sabedoria e só um povo sábio pode mudar o planeta., 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
FARIAS, Maria Claudia C.. (RE)SIGNIFICANDO A FORMAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DAS VIVÊNCIAS NA RODA DOS SENTIDOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FARIAS, Maria Claudia C.. OS SENTIDOS QUE PERMEIAM A CONSTITUIÇÃO DOCENTE EM RODAS DE FORMAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FARIAS, Maria Claudia C.; Barreto, S N . ?Aprender ao ensinar? e ?ensinar ao aprender? com um grupo de educandos do Curso de Geografia Licenciatura da FURG, na disciplina de Educação de Jovens e Adultos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FARIAS, Maria Claudia C.; BEHREND, D. M. . Construindo Aprendizagens No Período De Estágio Nos Anos Iniciais Com Uma Turma De Primeiro Ano Do Ensino Fundamental De Nove Anos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FARIAS, Maria Claudia C.. AS RODAS QUE NOS FORMAM: ESPAÇOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES E EDUCADORAS AMBIENTAIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FARIAS, Maria Claudia C.. A CONSTITUIÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS EM RODAS DE FORMAÇÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
FARIAS, Maria Claudia C.; BEHREND, D. M. . Aprendendo a ensinar matemática durante o estágio de Pedagogia realizado no primeiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
GOMES, V. S. ; FARIAS, Maria Claudia C. . Reconquistar a esperança possível: diálogos com professoras alfabetizadoras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FARIAS, Maria Claudia C.; GOMES, V. S. . No rastro dos discursos de professoras alfabetizadoras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FARIAS, Maria Claudia C.; GOMES, V. S. . No rastro dos discursos de professoras alfabetizadoras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
FARIAS, Maria Claudia C.; GOMES, V. S. . Alfabetização e Educação Ambiental: diálogo na compreensão dos discursos de professoras alfabetizadoras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
FARIAS, Maria Claudia C.; FIORAVANTE,Ana Paula ; GOMES, V. S. . Alfabetização e Educação Ambiental: diálogos na compreensão dos discursos de professoras alfabetizadoras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FARIAS, Maria Claudia C.; Thum, Carmo . Imagens e comunidade: relações sociais, culturais e educativas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
FARIAS, Maria Claudia C.; Thum, Carmo . Imagens e Comunidade: relações sociais, culturais e educativas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
FARIAS, Maria Claudia C.. Um Estudo Sobre Práticas Educativas de Mães que Trabalham como Profissionais do Sexo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
FARIAS, Maria Claudia C.; GOMES, V. S. . Alfabetização e Educação Ambiental: diálogos na compreensão dos discursos de professoras alfabetizadoras. 2011. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13ª Mostra de Produção Universitária.(RE)SIGNIFICANDO A FORMAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DAS VIVÊNCIAS NA RODA DOS SENTIDOS. 2014. (Encontro).

2.
12ª Mostra de Produção Universitária - FURG.OS SENTIDOS QUE PERMEIAM A CONSTITUIÇÃO DOCENTE EM RODAS DE FORMAÇÃO. 2013. (Outra).

3.
Jornada de Formação Pedagógica - 2013. 2013. (Outra).

4.
1º Seminário Nacional Interdisciplinaridade na Escola "Os desafios que geram possibilidades". 2012. (Seminário).

5.
II Seminário Internacional de Educação em Ciências.Aprendendo a ensinar matemática durante o estágio de Pedagogia realizado no primeiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. 2012. (Seminário).

6.
I Seminário Internacional e I Fórum de Educação do Campo da Região Sul do Campo e cidade em busca de Caminhos Comuns.A CONSTITUIÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS EM RODAS DE FORMAÇÃO. 2012. (Seminário).

7.
V CPEASul e IV EDEA.AS RODAS QUE NOS FORMAM: ESPAÇOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES E EDUCADORAS AMBIENTAIS. 2012. (Outra).

8.
XI Encontro sobre Investigação na Escola.Construindo Aprendizagens No Período De Estágio Nos Anos Iniciais Com Uma Turma De Primeiro Ano Do Ensino Fundamental De Nove Anos. 2012. (Encontro).

9.
XIV Fórum de Estudos Leituras de PAULO FREIRE: Educação Popular e Transformação Social.?Aprender ao ensinar? e ?ensinar ao aprender? com um grupo de educandos do Curso de Geografia Licenciatura da FURG, na disciplina de Educação de Jovens e Adultos.. 2012. (Outra).

10.
X Jornada de Estudos do CEP-Rua. 2012. (Outra).

11.
3º Encontro de Diálogos com a Educação Ambiental.Alfabetização e Educação Ambiental: diálogo na compreensão dos discursos de professoras alfabetizadoras. 2011. (Encontro).

12.
XIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.Reconquistar a esperança possível: diálogos com professoras alfabetizadoras. 2011. (Outra).

13.
X Mostra de Produção Universitária - FURG.No rastro dos discursos de professoras alfabetizadoras. 2011. (Outra).

14.
XXIII Salão de Iniciação Científica - UFRGS. No rastro dos discursos de professoras alfabetizadoras. 2011. (Congresso).

15.
III Saberes e Fazeres na Formação de Professores.Imagens e Comunidade: relações sociais, culturais e educativas. 2010. (Outra).

16.
II Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação: dos Meios às Mediações de Ensino.Imagens e Comunidade: relações sociais, culturais e educativas. 2010. (Seminário).

17.
IX Mostra de Produção Universitária FURG. Alfabetização e Educação Ambiental:diálogos na compreensão dos discursos de professoras alfabetizadoras. 2010. (Congresso).

18.
X Semana Acadêmica de Pedagogia - Que currículo? Que Pedagogia?. 2009. (Seminário).

19.
II Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental "A beleza de ser um eterno aprendiz...". 2008. (Congresso).

20.
IX SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA.Um Estudo Sobre Práticas Educativas de Mães que Trabalham como Profissionais do Sexo. 2008. (Seminário).

21.
VII Seminário Educação Infantil em Debate: Infâncias e Educação em Debate. 2008. (Seminário).

22.
VI JORNADA DE ESTUDOS DO CEP-RUA/FURG. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Thum, Carmo ; FARIAS, Maria Claudia C. . III Saberes e Fazeres na Formação de Professores. 2010. (Outro).



Outras informações relevantes


- Participação no Minicurso "Culturas, representações e mediações na construção das infâncias, do II Semináriio Nacional de Linguagens, Cultura e Educação: dos Meios às Mediações de Ensino, com carga horária de 4 horas.

- Aluna ouvinte de Leituras Dirigidas, na disciplina "Ambientes sociais e sentidos do trabalho", do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA/FURG

- Palestrei sobre a pesquisa intitulada Alfabetização e Educação Ambiental: diálogo na compreensão dos discursos de professoras alfabetizadoras, na disciplina de História e Metodologia da Alfabetização I, vinculada ao Instituto de Educação da FURG, ministrada pela professora Vanise dos Santos Gomes.

- Palestrei sobre Relato de Estágio no primeiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos, na disciplina História e Metodologia da Alfabetização II, vinculada ao Instituto de Educação da FURG, ministrada pela professora Danielle Monteiro Behrend.

- Realizei monitoria na disciplina de Educação de Jovens e Adultos, ministrada pela professora Sabrina das Neves Barreto, vinculada ao Instituto de Educação da FURG, pelo Programa de Qualificação Acadêmica da FURG.

- Estágio Docência realizado com turma de Letras, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II- Ensino Médio, no segundo semestre de 2014, sob orientação da Professora Orientadora Vanise dos Santos Gomes.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 24:06:16