Liebert Bernardo Rodrigues Ferreira Pinto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9196637955429618
  • Última atualização do currículo em 08/05/2018


Professor substituto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal Fluminense (2014). Possui Mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017), na linha de pesquisa Cultura e Natureza. Atualmente está cursando Doutorado em Geografia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob orientação do Prof. André Reyes Novaes. Segundo líder do grupo de pesquisa ¡DALE! (Decolonizar a América Latina e seus Espaços). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Liebert Bernardo Rodrigues Ferreira Pinto
Nome em citações bibliográficas
PINTO, L. B. R. F.;RODRIGUES, LIEBERT;RODRIGUES, L.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Geografia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Orientador: André Reyes Novaes.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2015 - 2017
Mestrado em Geografia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A Unidade de Polícia Pacificadora através dos mapas do jornal O Globo: uma narrativa da conquista territorial da favela carioca,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: André Reyes Novaes.
Palavras-chave: mapas jornalísticos; Favela; Unidade de Polícia Pacificadora; guerra; discursos sobre o Outro.
2007 - 2014
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Urbanismo do Apocalipse: a favela carioca como um filme de ficção científica.
Orientador: Cristina Lontra Nacif.
2011 - 2012
Graduação em Arquitectura e Urbanismo.
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
2003 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Introdução ao Design de Exposição. (Carga horária: 60h).
Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor substituto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arquitetura V
Paisagem I
Conforto Ambiental: Acústico
Tópicos Especiais em Cidades Latino-Americanas I
Tópicos Especiais em Cidades Latino-Americanas II
01/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, .

08/2017 - Atual
Extensão universitária , Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, .

Atividade de extensão realizada
Cineclube Cinelatino: Imagens da América Latina a Serem Decifradas.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Canteiro Experimental IV
Estudos do Território
Paisagem IV
Urbanismo III

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações
Monitoria da Disciplina Projeto Arquitetônico III, ministrado pelo professor Luiz Felipe Machado. Disciplina obrigatória do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. O aluno foi aprovado com a nota 9.4 e classificado em 1º lugar, exercendo a função de monitor do projeto ESTUDO DO VOLUME E REPRESENTAÇÃO, vinculado ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA, no período de 21/03/2012 a 15/12/2012, totalizando uma carga horária de 444 horas, de acordo com as normas vigentes.


Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Pesquisa Arquitetura da Violência, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Sonia Maria Taddei Ferraz e sediado na Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Atuou voluntariamente na referida pesquisa no período de 04/2010 a 09/2010.



Linhas de pesquisa


1.
Decolonizar imagens, cartografias e narrativas da América Latina


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
¡DALE! - Decolonizar a América Latina e seus Espaços
Descrição: Grupo de pesquisa dedicado à decolonização de corpos, imagens, narrativas e cartografais da América Latina, aos movimentos de luta por direitos humanos e dos territórios latino-americanos, e a revelar as colonialidades do poder e do saber que impregnam as disciplinas relacionadas ao espaço e os espaços relacionados ao ensino neste subcontinente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Liebert Bernardo Rodrigues Ferreira Pinto - Integrante / Leonardo Name - Coordenador / Andreia Moassab - Integrante / Adriana de Caúla e Silva - Integrante.
2012 - Atual
Cartografia, Arte e Geopolítica: Fronteiras e Mapas na Obra de Artistas Sul-Americanos
Descrição: : O presente projeto busca estudar as relações entre imagem e geopolítica considerando como as fronteiras Sul-Americanas são representadas em mapas artísticos contemporâneos. O papel desempenhado pela cartografia oficial na construção das identidades nacionais é um tema já bastante explorado nas ciências sociais, mas pouca atenção tem sido dada a atuação dos mapas na representação de fenômenos e identidades compartilhadas ao longo dos limites internacionais. Se por um lado, os atlas escolares, livros didáticos e cartas militares geralmente seguem uma linguagem cartográfica normativa, limitada a representação de um território nacional específico. Por outro, os mapas produzidos por artistas visuais apresentam uma grande liberdade estética e frequentemente revelam um intenso interesse por processos compartilhados com o território vizinho. Buscando pesquisar, catalogar e interpretar imagens produzidas por artistas Sul-Americanos este projeto tem o objetivo de difundir duas abordagens teóricas já bastante consolidadas no meio acadêmico internacional e ainda pouco conhecidas no Brasil: a cartografia crítica e a geopolítica crítica. Como produtos da pesquisa busca-se produzir um catálogo interpretativo de mapas artísticos que estimule tanto o desenvolvimento do debate sobre cartografia e arte no meio acadêmico brasileiro, como viabilize a apropriação destas imagens no ensino da geopolítica nas universidades e escolas do Estado do Rio de Janeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Liebert Bernardo Rodrigues Ferreira Pinto - Integrante / André Reyes Novaes - Coordenador / Carla Sales - Integrante / Lara D'Assunção - Integrante / Lohanne Fernanda Gonçalves Ferreira - Integrante.
2010 - 2011
Arquitetura da Violência
Descrição: A "Arquitetura da Violência" é entendida, nesta pesquisa, como aquela que explicita a intervenção para promover a proteção e a segurança patrimonial/habitacional. O ponto de partida desta proposta é o crescimento da concentração de riqueza, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo, que provoca, em contraposição, a crescente miséria que ocupa, diariamente, as páginas dos jornais aliada ao crescimento da violência e da criminalidade urbana. Não são, com certeza, as estatísticas oficiais, não publicadas, que informam a população sobre índices de violência e criminalidade. Daí a prioridade do jornal impresso como fonte de informação de dados do real / cotidiano, na pesquisa. Nesta perspectiva, o objetivo inicial e principal é o de investigar até que ponto, e de que maneira, essa "violência" e o crescente medo dela decorrente, tem "desenhado" um novo padrão funcional e formal de arquitetura habitacional das elites paulista e carioca, e como o mercado imobiliário e/ou de materiais e de equipamentos de proteção, se apropria deste medo transformado em apelo de venda. Como procedimento metodológico básico, todas as análises do quadro construído partem dos registros fotográficos nas duas cidades, de imóveis antigos e recentes, em diferentes bairros ocupados principalmente pelas elites - as principais interessadas na eficiência e eficácia de todas as estratégias que possam estar a sua disposição.No campo do mercado já foi possível avaliar que uma fatia significativa depende, hoje, da manutenção e do crescimento do pânico social que se desdobra em medidas concretas de auto proteção e segurança particulares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Cineclube Cinelatino: Imagens da América Latina a Serem Decifradas
Descrição: Este projeto de extensão busca atender a comunidade da Tríplice Fronteira ? Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazu, bem como os alunos, professores e tecnicos da UNILA. Procuraremos formar um público cineclubista e ampliar o conhecimento e o debate sobre as produções latino-americanas. Trata-se de um projeto proposto pelos cursos de Relações Internacionais e Integração, Cinema e Audiovisual e Arquitetura e Urbanismo, destinado a oxigenar a vida cultural e o pensamento sobre cinema na região com vistas a contribuir para a integração. Ademais, buscaremos promover o trabalho interdisciplinar entre os campos de conhecimento representados na UNILA, por meio da reflexão cinematográfica, fortalecer os laços entre as atividades da UNILA e a comunidade transfronteiriça e introduzir os estudantes (bolsistas e voluntários) ao trabalho de redação sobre cinema (críticas, sinopses etc.), a atividades relacionadas à organização de cineclubes e mostras de cinema e a gravação e edição de vídeos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Liebert Bernardo Rodrigues Ferreira Pinto - Coordenador / Leonardo Name - Integrante / Teresa Spyer Dulci - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Cartografia e Imagem.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
1º colocado da Escola de Arquitetura e Urbanismo na XV Semana de Monitoria da UFF com o trabalho Desenhos e modelos reduzidos: importância da prática no projeto de arquitetura, Universidade Federal Fluminense.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, L.2016RODRIGUES, L.. OS MAPAS JORNALÍSTICOS SOBRE AS UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA COMO REPRESENTAÇÃO VISUAL DO 'FAVELISMO'. ESPAÇO E CULTURA (UERJ), v. 39, p. 179-204, 2016.

2.
FISZON, MARIA2015FISZON, MARIA ; RODRIGUES, LIEBERT . DISCURSOS SUSTENTÁVEIS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS INSUSTENTÁVEIS. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, v. 3, p. 96-108, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RODRIGUES, L.. Urbanismo do Apocalipse - Favela carioca como um filme de ficção científica: territórios de segregação e controle no cinema e na vida real. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 118p .

Capítulos de livros publicados
1.
RODRIGUES, L.; FISZON, MARIA ; FERRAZ, S. M. T. . Discursos sustentáveis para políticas públicas insustentáveis: o caso das áreas de risco no Rio de Janeiro. In: Érica Lemos Gulinelli; Mariana Rossi; Allan Leon Casemiro da Silva. (Org.). Estado, Políticas Públicas e Meio Ambiente. 1ed.Tupã: ANAP, 2016, v. 1, p. 84-95.

2.
FERRAZ, S. M. T. ; LIMA, A. ; VILELA, F. ; CARDOSO, N. ; PINTO, L. B. R. F. ; LIMA, S. ; CALIL, I. ; MACHADO, B. A. ; CARVALHO, F. ; UCHOA, S. . A política da boa Imagem: cidade limpa e segura para turista ver?. In: Werner, Claudia; Godinho, Floriano; Ribeiro, Patricia. (Org.). Políticas Públicas: interações e urbanidades. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013, v. 1, p. 59-76.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RODRIGUES, L.. Virando o mapa e o mundo de cabeça para baixo. Revista Peabirú, Foz do Iguaçu, p. 49 - 50, 09 abr. 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERRAZ, S. M. T. ; PINTO, L. B. R. F. ; CARDOSO, N. . Arquitetura da Violência: as favelas cariocas como o lugar da espetacular guerra da pacificação. In: XIV Encontro Nacional da ANPUR, 2011, Rio de Janeiro. ANAIS XIV Encontro Nacional da ANPUR, 2011. v. 1. p. 1-11.

2.
FERRAZ, S. M. T. ; PINTO, L. B. R. F. ; CARDOSO, N. . MUROS E UPPs: AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS FAVELAS CARIOCAS DIREITO À CIDADE PARA QUEM?. In: II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas - Sistemas de Poder, Integração e Pluriculturalidade, 2010, Rio de Janeiro. II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas - Sistemas de Poder, Integração e Pluriculturalidade. Rio de Janeiro: UERJ. IFCH. Nucleas, 2010. v. 1. p. 305-305.

3.
FERRAZ, S. M. T. ; PINTO, L. B. R. F. ; CARDOSO, N. . Arquitetura da Violência: Cidade Limpa e Segura para Turista Ver. In: III Seminario Internacional de Derechos Humanos,Violencia y Pobreza; Primer Encuentro Nacional Interdisciiplinario Derechos Humanos y Sociedad Civil, 2010, Montevideu. Anais do III Seminario Internacional de Derechos Humanos,Violencia y Pobreza; Primer Encuentro Nacional Interdisciiplinario Derechos Humanos y Sociedad Civil, 2010. v. 1. p. 1-8.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, LIEBERT. Os mapas jornalísticos sobre a ocupação policial de favelas do Rio de Janeiro. In: 6º SIMPOSIO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA CARTOGRAFÍA, 2016, Santiago. DEL MUNDO AL MAPA Y DEL MAPA AL MUNDO: OBJETOS, ESCALAS E IMAGINARIOS DEL TERRITORIO. Santiago: Universidad de Chile, 2016. p. 240-247.

2.
RODRIGUES, L.. GRAN HERMANO EN UN BARRIO DE RÍO DE JANEIRO: Vigilancia máxima en el espacio público de la Rocinha. In: VI Seminario Espacios Públicos y Cultura Ciudadana, 2016, Mérida. VI Seminario Espacios Públicos y Cultura Ciudadana, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO, N. ; PINTO, L. B. R. F. ; FERRAZ, S. M. T. . Arquitetura da violência: regulações de uma ordem privada e consolidação de uma nova sociabilidade urbana excludente: as favelas cariocas como o lugar da espetacular guerra da pacificação. In: XXI Seminário de Iniciação Científica/Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2010, Niterói. Livro de Resumos do XXI Seminário de Iniciação Científica/Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. Niterói: PROPPI/UFF, 2010. v. 1. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, LIEBERT. Os mapas sobre as Unidades de Polícia Pacificadora do jornal O Globo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
NOVAES, A. R. ; RODRIGUES, LIEBERT ; FERREIRA, L. F. G. ; SALES, C. ; VAZ, J. . Geografia, Imagem e Educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
RODRIGUES, L.. Gran Hermano en un barrio de Río de Janeiro: Vigilancia máxima en el espacio público de la Rocinha.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
RODRIGUES, LIEBERT. Urbanismo do Apocalipse: favela carioca como um filme de ficção científica: territórios da segregação e controle no cinema e na vida real. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PINTO, L. B. R. F.. Desenhos e modelos reduzidos: importância da prática no projeto de arquitetura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
FERRAZ, S. M. T. ; PINTO, L. B. R. F. ; CARDOSO, N. . Arquitetura da Violência - as favelas cariocas como o lugar da espetacular guerra de pacificação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CARDOSO, N. ; PINTO, L. B. R. F. ; FERRAZ, S. M. T. . Arquitetura da Violência: regulações de uma ordem privada e consolidação de uma nova sociabilidade urbana excludente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
FERRAZ, S. M. T. ; PINTO, L. B. R. F. ; CARDOSO, N. . Muros e UPPs: as políticas públicas para as favelas cariocas. Direito à cidade para quem?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FERRAZ, S. M. T. ; PINTO, L. B. R. F. ; CARDOSO, N. . Arquitetura da Violencia: Cidade Limpa e Segura para Turista Ver. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
RODRIGUES, LIEBERT. Urbanismo do Apocalipse: favela carioca como um filme de ficção científica - territórios da segregação e controle no cinema e na vida real 2014 (Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal Fluminense (UFF)).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PINTO, L. B. R. F.; RAVAGLIA, F. ; PHILOT, V. ; VINAS, M. ; GONCALVES, L. ; MACHADO, B. A. ; RIKER, I. . Parque do Mirante - Ao Encontro do Rio. 2014.

2.
PINTO, L. B. R. F.; RAVAGLIA, F. ; PHILOT, V. ; VINAS, M. ; GONCALVES, L. . Ecos de Transformação - Anexo da Biblioteca Nacional. 2014.

3.
PINTO, L. B. R. F.; RAVAGLIA, F. ; PHILOT, V. ; MENDONÇA, T. ; NOVAES, K. ; MARX, F . Building for Changes - Strategies for expansion and flexible use of social housing in Rio de Janeiro. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PINTO, L. B. R. F.; RAVAGLIA, F. ; PHILOT, V. ; VINAS, M. ; GONCALVES, L. . Proposta para o Anexo da Biblioteca Nacional / Ravaglia & Philot + Liebert Rodrigues, Luisa Gonçalves e Miguel Viñas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
PINTO, L. B. R. F.; RAVAGLIA, F. ; PHILOT, V. ; VINAS, M. ; GONCALVES, L. ; MACHADO, B. A. ; RIKER, I. . Proposta para o Concurso Nacional Parque do Mirante de Piracicaba / Ravaglia & Philot. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
PINTO, L. B. R. F.; RAVAGLIA, F. ; PHILOT, V. ; MARX, F ; NOVAES, K. ; MENDONÇA, T. . DAF: Designing for Adaptable Futures Proposal / Ravaglia, Rodrigues, Philot, Marx, Mendonça, Novaes. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
NOVAES, A. R. ; RODRIGUES, LIEBERT ; D'ASSUNÇÃO, L. ; FERREIRA, L. F. G. . Passagem ou Permanência. 2016. (Áudio-visual).

2.
NOVAES, A. R. ; RODRIGUES, LIEBERT ; D'ASSUNÇÃO, L. ; FERREIRA, L. F. G. . Um outro lugar. 2016. (Áudio-visual).

3.
NOVAES, A. R. ; RODRIGUES, LIEBERT ; D'ASSUNÇÃO, L. ; FERREIRA, L. F. G. . O cara lá de cima. 2016. (Áudio-visual).

4.
NOVAES, A. R. ; RODRIGUES, LIEBERT ; D'ASSUNÇÃO, L. ; FERREIRA, L. F. G. . Do esqueleto à universidade: a trajetória de uma paisagem. 2016. (Áudio-visual).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
RODRIGUES, LIEBERT; NASCIMENTO, L. ; NAME, L. . Policial Espacial Zagaya. 2009. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES, LIEBERT. Participação em banca de Maria Regina Bispo do Nascimento.A PERIFERIA VISTA DA PERIFERIA: O Lado de dentro da Favela Jardim Canadá. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CUNHA, G. R.; RODRIGUES, L.; BRITTO, M. V. B.. Professor Substituto - Área: Arquitetura e Urbanismo, Subárea Tecnologia e Infraestrutura. 2018. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Outras participações
1.
RODRIGUES, L.; BRITTO, M. V. B.. Parecer sobre a avaliação do trabalho de discente para as disciplinas de Atelier Integrado Arquitetura VIII e Urbanismo V, referentes ao processo Nº 23422.010600/2017-77. 2017. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio Integrado Espaços em Colisão.A ?Guerra do Rio‟ (ou Como a questão territorial da ocupação policial-militar de favelas cariocas foi representada nos mapas jornalísticos). 2017. (Outra).

2.
I Encontro Internacional do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul ? MALOCA. 2017. (Encontro).

3.
6º Simpósio Iberoamericano de Historia de la Cartografia.Os mapas sobre as Unidades de Polícia Pacificadora do jornal O Globo. 2016. (Simpósio).

4.
VI SEMINARIO TALLER SOBRE ESPACIOS PÚBLICOS Y CULTURA CIUDADANA.Gran Hermano en favela de Río de Janeiro: vigilancia máxima en el espacio público de Rocinha. 2016. (Seminário).

5.
X Simpósio Internacional sobre Espaço e Cultura.REPRESENTAÇÕES DA ?CIDADE OLÍMPICA? EM MAPAS JORNALÍSTICOS: SEGURANÇA PÚBLICA E TERRITÓRIOS MARGINALIZADOS. 2016. (Simpósio).

6.
Workshop: The Ephemeral Cartographies. 2015. (Oficina).

7.
XXXIX Encontro Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo.Urbanismo do Apocalipse: favela carioca como um filme de ficção científica: territórios da segregação e controle no cinema e na vida real. 2015. (Encontro).

8.
IX Simpósio Internacional sobre Espaço e Cultura. 2014. (Simpósio).

9.
Simpósio Efeitos da Arquitetura - Os Impactos da Urbanização Contemporânea no Brasil. 2013. (Simpósio).

10.
XV Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.Desenhos e Modelos Reduzidos: Importância da Prática no Projeto de Arquitetura. 2012. (Seminário).

11.
XIV Encontro Nacional da ANPUR. Arquitetura da Violência: as favelas cariocas como o lugar da espetacular guerra de pacificação. 2011. (Congresso).

12.
Concurso de projeto para o Museu de Ciência de Volta Redonda.Projeto para Museu de Ciência de Volta Redonda. 2010. (Outra).

13.
Encontro Brasil/ França: políticas públicas, redes e territórios. 2010. (Encontro).

14.
II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas - Sistemas de Poder, Integração e Pluriculturalidade. MUROS E UPPs: AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS FAVELAS CARIOCAS DIREITO À CIDADE PARA QUEM?. 2010. (Congresso).

15.
III Seminario Internacional de Derechos Humanos,Violencia y Pobreza; Primer Encuentro Nacional Interdisciiplinario Derechos Humanos y Sociedad Civil.Arquitetura da Violência: Cidade Limpa e Segura para Turista Ver. 2010. (Seminário).

16.
XX Seminário de Iniciação Científica/Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Arquitetura da violência: regulações de uma ordem privada e consolidação de uma nova sociabilidade urbana excludente: as favelas cariocas como o lugar da espetacular guerra da pacificação. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOVAES, A. R. ; CAQUARD, S. ; PINTO, L. B. R. F. ; SALES, C. ; D'ASSUNÇÃO, L. ; FERREIRA, L. F. G. . Workshop: The Ephemeral Carthographies. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
DANIELLA DE CAMPOS LOPES. Estágio curricular obrigatório. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
NOELIA CAROLINA PANIAGUA SOSA. Monitoria de Paisagem I. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
GABRIELE BATISTA BARBOSA DOS SANTOS. Monitoria de Paisagem I. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

4.
Diego Augusto Lobo. Monitoria da disciplina Arquitetura V. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
LAURA BELÉN ACUÑA RODAS. Monitoria de Conforto Ambiental: Acústico. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RODRIGUES, L.. Virando o mapa e o mundo de cabeça para baixo. Revista Peabirú, Foz do Iguaçu, p. 49 - 50, 09 abr. 2018.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PINTO, L. B. R. F.; RAVAGLIA, F. ; PHILOT, V. ; MARX, F ; NOVAES, K. ; MENDONÇA, T. . DAF: Designing for Adaptable Futures Proposal / Ravaglia, Rodrigues, Philot, Marx, Mendonça, Novaes. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
PINTO, L. B. R. F.; RAVAGLIA, F. ; PHILOT, V. ; VINAS, M. ; GONCALVES, L. . Proposta para o Anexo da Biblioteca Nacional / Ravaglia & Philot + Liebert Rodrigues, Luisa Gonçalves e Miguel Viñas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
PINTO, L. B. R. F.; RAVAGLIA, F. ; PHILOT, V. ; VINAS, M. ; GONCALVES, L. ; MACHADO, B. A. ; RIKER, I. . Proposta para o Concurso Nacional Parque do Mirante de Piracicaba / Ravaglia & Philot. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).



Outras informações relevantes


Segundo líder do grupo de pesquisa ¡DALE! (Decolonizar a América Latina e seus Espaços).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 16:59:56