Juliana de Fátima Souza

Bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 26/12/2018


Doutora (2018) e Mestre (2013) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Gestão da Responsabilidade Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/UFMG). Membro da INR/WERA (International Research Network of World Education Research Association) cujo tema de estudos é "Education policies and the restructuring of the educational profession facing the challenges of globalization". Membro do Grupo de Trabalho do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) sobre Política Educativa e Direito à Educação. Interesse em políticas educacionais, com experiência nos temas da gestão da educação básica, profissão docente, formação docente, gestão da educação superior, internacionalização da educação superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana de Fátima Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, J. F.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Universidad de Málaga (Orientador: Carmen Rodriguez Martinez).
Título: Itinerários da internacionalização da educação superior brasileira no âmbito da América Latina e Caribe, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Maria do Carmo de Lacerda Peixoto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação superior; Política educacional; Internacionalização; Educação multicultural.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Redes de Universidades: novos espaços de articulação e/ou decisão no campo da educação superior pública brasileira,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Maria do Carmo de Lacerda Peixoto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: Educação superior; Redes sociais; Regulação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2006
Especialização em Gestão em Responsabilidade Social. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Processos Comunicacionais em Empresas Socialmente Responsáveis - Um Estudo de Casos Comparativo.
Orientador: Raquel Alves Furtado.
Bolsista do(a): Instituto Marista de Solidariedade, IMS, Brasil.
1999 - 2003
Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Comunicação direcionada para Circuitos Turísticos.
Orientador: Glória Gomide.
1996 - 1998
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Cotemig, COTEMIG, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2018 - 2018
Internacionalização das universidades contemporâneas. (Carga horária: 20h).
Université de Genève, UNIGE, Suiça.
2017 - 2017
Políticas Universitarias y Científicas en America Latina (Cátedra Florestan. (Carga horária: 120h).
Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina, CLACSO, Argentina.
2016 - 2016
Políticas educacionais: regulação, avaliação e circulação de conhecimentos. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
Curso para Formadores do Programa Vamos Cuidar do Brasil. (Carga horária: 60h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2003 - 2003
Educação Ambiental Escolar. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora PDJ, Carga horária: 20
Outras informações
Realização de pesquisa pós-doutoral intitulada "A circulação transnacional de modelos e políticas educacionais e seus efeitos sobre a formação de professores no Brasil".

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora-pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Assistente de pesquisa do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/UFMG), desenvolvendo atividades de pesquisa qualitativa e quantitativa (coordenação de campo de pesquisa, realização de survey, realização de entrevistas), além de contribuir para o relacionamento com universidades estrangeiras, etc.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio docência em ens. sup., Enquadramento Funcional: Estagiária de Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Realização de Estágio Docência na Disciplina Política Educacional orientada pela Professora Adriana Cancella Duarte em turma de estudantes de Licenciaturas da Faculdade de Educação da UFMG.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio docência em ens. sup., Enquadramento Funcional: Estágiária de Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Realização de Estágio Docência na Disciplina Política e Administração de Sistemas de Ensino orientada pela Professora Maria do Carmo de Lacerda Peixoto em turma de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFMG.

Atividades

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado).

Linhas de pesquisa
Política Educacional
02/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional
02/2015 - 07/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Administração de Sistemas de Ensino

Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora de Relações Internacionais, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pela Assessoria de Relações Internacionais no período de março a novembro de 2018. Dentre outras atividades, inclui o processo de construção da Política Institucional de Internacionalização da UEMG e do seu primeiro Plano Estratégico de Internacionalização (2018-2023), que envolve ensino, pesquisa e extensão.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora I, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do curso de especialização em Gestão Pública Municipal.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora do Comitê de Ações de Internacionalização (Cainter) da Universidade, conforme publicado na Portaria UEMG nº 94/2018.

Atividades

07/2018 - 12/2018
Ensino, Gestão Pública Municipal, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação de TCC
09/2018 - 11/2018
Direção e administração, Comitê de Ações de Internacionalização - CAINTER, .

Cargo ou função
Coordenadora.
03/2018 - 11/2018
Direção e administração, Reitoria, Assessoria de Relações Internacionais.

Cargo ou função
Assessora de Relações Internacionais.

Universia Brasil S/A, UNIVERSIA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de relacionamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela manutenção e ampliação da rede de contatos estratégicos com gestores das principais universidades públicas e privadas dos estados de MG, RJ e ES. Identificação de oportunidades, elaboração de projetos de cooperação acadêmica e fortalecimento do vínculo institucional.


Fundação Getulio Vargas / IBS Business School, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pelas atividades de assessoria de imprensa, comunicação interna, organização de eventos, assessoria à presidência, criação de newsletter, posicionamento em mídias sociais, relacionamento com parceiros, elaboração e acompanhamento de projetos de extensão.


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de Comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável por atividades como assessoria de imprensa, organização de eventos, criação de newsletter, atualização do site organizacional.


Petrobras Transportes / Comunicarte, TRANSPETRO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Comunicadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela execução de um projeto de comunicação e educação ambiental da Transpetro em dezoito municípios de Minas Gerais. Atividades de relacionamento com comunidades, empresas e equipamentos públicos localizados no entorno dos dutos da Petrobras Transportes.


Federação Mineira de Fundações, FUNDAMIG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Relações Públicas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável por atividades de assessoria de comunicação, elaboração de projetos sociais, planejamento estratégico, criação e atualização de site, elaboração de newsletter, organização de eventos, relacionamento com parceiros, assessoria à presidência e diretorias.


Fundação L'Hermitage, MARISTAS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável por atividades relacionadas à assessoria de comunicação, elaboração de projetos, captação de recursos, planejamento estratégico, organização de eventos, relacionamento com parceiros, treinamento e liderança de equipes de voluntários, desenvolvimento da arquitetura informacional de website (vencedor duas vezes do Prêmio iBest, de abrangência nacional, na categoria Ações Sociais e ONGs).



Linhas de pesquisa


1.
Política Educacional


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A circulação transnacional de modelos e políticas educacionais e seus efeitos sobre a formação de professores no Brasil
Descrição: Este projeto de pós-doutorado tem como objetivo geral analisar os efeitos da circulação transnacional de políticas na reconfiguração da formação docente no Brasil. Serão identificadas e analisadas as proposições sobre a formação docente produzidas no nível global (OCDE e Internacional da Educação) e no nível regional (Mercosul) e suas repercussões sobre a política brasileira de formação docente. O projeto está vinculado à pesquisa coordenada pela Professora Dalila Andrade Oliveira, no âmbito do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/FaE/UFMG) e desenvolvida em cooperação com outras instituições de educação superior brasileiras e estrangeiras. A investigação emprega a perspectiva epistemológica da teorização combinada e fundamenta-se nos conceitos da multirregulação educacional (BARROSO; MAROY), da governança educacional (DALE) e das redes políticas (BALL)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2018
Manutenção e Fortalecimento da Assessoria de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional da Universidade do Estado de Minas Gerais
Descrição: O projeto teve como objetivo geral mobilizar e capacitar a comunidade acadêmica para participar da elaboração de um plano estratégico de internacionalização consistente, que refletisse a identidade da UEMG e estivesse embasado em uma visão de internacionalização abrangente, sustentável e transformadora..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Políticas públicas para a melhoria do Ensino Médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados
Descrição: A pesquisa coordenada pelo Gestrado tem como objeto o estudo sobre os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que determinam a agenda internacional da educação. Faz uma análise das transformações recentes no Ensino Médio no Brasil, a partir de um estudo comparativo que permite identificar as influências internacionais sobre as políticas de ampliação da sua oferta, de orientação das suas finalidades e dos resultados nas principais avaliações, com o intuito de subsidiar medidas que visem a sua melhoria. Pretende-se, possibilitar, por meio da cooperação internacional, a construção de uma síntese científica e a tradução e transferência de resultados de pesquisas entre Brasil, França e Portugal. O projeto tem como estratégia metodológica facilitar o intercâmbio e cooperação em nível nacional e internacional para disseminar o conhecimento científico e para transferi-lo para os profissionais (diretores, formadores, professores) por meio de um triplo processo: produção, mediação e tradução. Esta proposta pretende mapear resultados de pesquisa em âmbito internacional em áreas relevantes para a formulação de políticas para o Ensino Médio: abandono escolar, habilidades básicas, desenvolvimento profissional, avaliação, o uso de tecnologias digitais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Calidad de la Educación en Iberoamérica
Descrição: El proyecto es sobre calidad de la educación principalmente por las tendencias dominantes de finaciación. La idea es asumir una problematización del mismo concepto de calidad y de las políticas y prácticas que se hacen en su nombre..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Diversificación y diferenciación institucional de la formación de los docentes en el Nivel Superior del MERCOSUR. Hacia una perspectiva comparada para la construcción regional.
Descrição: Se propone avanzar en el desarrollo de estudios comparados sobre la formación inicial de los docentes que, en las últimas décadas y siguiendo una tendencia internacional, se ha concentrado en términos institucionales casi excluyentemente en el Nivel Superior en la región de América Latina. Buscará dar cuenta de sus transformaciones recientes y de los procesos de diferenciación y diversificación propios de su expansión en el área de la formación docente. A la vez, la realización de estos estudios se propone como un aporte para la producción de lineamientos institucionales y pedagógicos de la formación de docentes que contribuyan al debate para el diseño y la gestión de políticas integrales para la región. Universidad coordinadora del proyecto: Universidad Pedagógica de la UBA (Argentina)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2018
As políticas de educação e a reestruturação da profissão docente confrontadas aos desafios da globalização
Descrição: O presente projeto tem como objetivo fortalecer e consolidar uma rede de cooperação entre pesquisadores brasileiros, argentinos, chilenos, franceses, portugueses e espanhóis que têm se dedicado ao estudo sobre os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que têm determinado, cada vez mais, uma agenda internacional para a educação. Estas reflexões se estenderão, por meio de uma plataforma de intercâmbio, entre pesquisadores latino-americanos e europeus que envolverá desde a produção de pesquisa comum em perspectiva comparada até a criação e promoção de espaços de diálogos e formação de novos investigadores. Apesar das diferentes trajetórias na evolução dos seus sistemas de ensino, estes países enfrentam mudanças importantes em termos da transformação da organização e gestão escolar. Estamos em face à implementação de um repertório de tecnologias e políticas de orientação de organizações internacionais que apresenta variações de acordo com os contextos nacionais, mas que precisam ser observadas nas suas dimensões mais amplas, além de transformações endógenas relacionadas à história e à mobilização das próprias profissões no interior de cada país. Através de uma perspectiva comparada, o projeto tem como objetivo analisar a transformação da ação pública e a implementação de reformas, redefinindo as fronteiras do trabalho e profissão docente, para explorar as dinâmicas internas relacionadas com novos modos de compromisso e concepções de trabalho, para estudar os modelos de reforma e profissões que circulam em todo o mundo e de entender que eles foram re-problematizados e traduzidos em contextos nacionais e locais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
Gestão do trabalho na escola de tempo integral
Descrição: O projeto de pesquisa se propõe a analisar o trabalho docente nas escolas de tempo integral em suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, e em que condições são realizados os processos educacionais e as práticas pedagógicas nas unidades escolares de tempo integral, tendo em vista propor intervenções que contribuam para ampliar as oportunidades educacionais dos alunos de maior vulnerabilidade social. A pesquisa pressupõe a realização de pesquisa documental, revisão de literatura, entrevista com diretores, realização de grupos focais e pesquisa etnográfica nas duas escolas parceiras, a saber: a Escola Estadual São Pedro e São Paulo, localizada no Bairro Novo Santa Mônica, Regional Norte, que pertence à Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e integra o Projeto Escola de Tempo Integral da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais - PROETI e o MAIS EDUCAÇÃO do governo federal; e a Escola Municipal Honorina Rabello, situada na Secretaria de Administração Regional Municipal Nordeste - SARMU-NE - da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte pertence à Rede Municipal de Belo Horizonte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil - Fase II
Descrição: A pesquisa pretende analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições se realiza nas escolas de Educação Básica, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas no Brasil. Objetiva conhecer quem é, o que faz e em que condições se realiza o trabalho docente nas escolas públicas estaduais e municipais de Educação Básica no Brasil e instituições de educação infantil conveniadas com o poder público. Analisar em que medida as mudanças trazidas por nova regulação educativa impactam na constituição das identidades e dos perfis dos profissionais da educação básica, identificando estratégias desenvolvidas pelos docentes para responder tais exigências. Buscará ainda conhecer e analisar as mudanças promovidas pelas recentes políticas públicas para a educação básica no que se refere à organização e gestão escolar e suas conseqüências para a formação e carreira docente, observando ainda suas conseqüências sobre a saúde dos docentes. Para tanto, espera-se traçar o perfil sócio-econômico e cultural dos docentes em exercício na Educação Básica no Brasil; mapear a divisão técnica do trabalho na escola, a emergência de postos, cargos e funções derivados de novas exigências e atribuições, bem como as atividades desenvolvidas pelos docentes; conhecer as condições de trabalho dos docentes: os meios físicos, os recursos pedagógicos e o acesso a formação continuada, à literatura específica, às tecnologias e a outros bens culturais para o desenvolvimento de seu trabalho; levantar as formas de contratação, as condições salariais e de carreira em diferentes redes de ensino; identificar necessidades de formação continuada dos professores da Educação Básica. A pesquisa será realizada em sete estados brasileiros (Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo) contemplando critérios de abrangência regional e especificidade de desenhos de políticas educacionais que merecem avaliação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Juliana de Fátima Souza - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador.Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro / Secretaria de Educação Básica - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil
Descrição: A pesquisa pretende analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições se realiza nas escolas de Educação Básica, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas no Brasil. Objetiva conhecer quem é, o que faz e em que condições se realiza o trabalho docente nas escolas públicas estaduais e municipais de Educação Básica no Brasil e instituições de educação infantil conveniadas com o poder público. Analisar em que medida as mudanças trazidas por nova regulação educativa impactam na constituição das identidades e dos perfis dos profissionais da educação básica, identificando estratégias desenvolvidas pelos docentes para responder tais exigências. Buscará ainda conhecer e analisar as mudanças promovidas pelas recentes políticas públicas para a educação básica no que se refere à organização e gestão escolar e suas conseqüências para a formação e carreira docente, observando ainda suas conseqüências sobre a saúde dos docentes. Para tanto, espera-se traçar o perfil sócio-econômico e cultural dos docentes em exercício na Educação Básica no Brasil; mapear a divisão técnica do trabalho na escola, a emergência de postos, cargos e funções derivados de novas exigências e atribuições, bem como as atividades desenvolvidas pelos docentes; conhecer as condições de trabalho dos docentes: os meios físicos, os recursos pedagógicos e o acesso a formação continuada, à literatura específica, às tecnologias e a outros bens culturais para o desenvolvimento de seu trabalho; levantar as formas de contratação, as condições salariais e de carreira em diferentes redes de ensino; identificar necessidades de formação continuada dos professores da Educação Básica. A pesquisa será realizada em sete estados brasileiros (Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo) contemplando critérios de abrangência regional e especificidade de desenhos de políticas educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Juliana de Fátima Souza - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador / Alvaro Moreira Hypolito - Integrante / Adriana Maria Cancella Duarte - Integrante / Maria Helena Augusto - Integrante / Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves - Integrante / Tiago Antônio da Silva Jorge - Integrante / Pauliane Romano - Integrante / Lívia Maria Fraga Vieira - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Educação Básica - Outra.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Aprovada no concurso público para professor substituto do DAE/FAE/UFMG - edital 145/2018, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, J. F.2018SOUZA, J. F.. Educação Superior na América Latina e Caribe: panorama e perspectivas cem anos após a Reforma de Córdoba. EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO (UFMA), v. 11, p. 91, 2018.

2.
STARLING-BOSCO, C.2018STARLING-BOSCO, C. ; SOUZA, J. F. ; SILVA, H. G. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA:. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE), v. 14, p. 100, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, D. A. ; AUGUSTO, M. H. ; STARLING-BOSCO, C. ; SOUZA, J. F. ; SILVA, H. G. . Las políticas de formación docente en el Brasil actual: tensiones y desafíos. In: Elias, Rodolfo; et al. (Org.). Investigación y políticas de formación docente en Paraguay, Argentina y Brasil. 1ed.: , 2018, v. 1, p. 22-32.

2.
SOUZA, J. F.. Internacionalização da educação superior: entre conceitos e contextos. In: Rachel de Sousa Vianna; Delzi Alves Laranjeira. (Org.). Internacionalização do ensino superior: concepções e experiências. 1ed.Belo Horizonte: EdUEMG, 2018, v. , p. 24-35.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, J. F.. Trabalho docente na educação superior brasileira: distanciamentos entre o quadro público e o privado. In: X Seminário Internacional da Rede Estrado, 2014, Salvador. X Seminário Internacional da Rede Estrado, 2014.

2.
SOUZA, J. F.. Multi-regulação e educação superior: questões acerca do contexto brasileiro. In: 8vo Congreso Internacional de Educación Superior, 2012, Havana. La universidad por el desarrollo sostenible, 2012.

3.
SOUZA, J. F.. Trabalho docente nas universidades brasileiras: performatividade e outros dilemas. In: IX Seminário Internacional de la Red Estrado - Politicas Educativas para America Latina: praxis docente y transformación social, 2012, Santiago. Politicas educativas para America Latina: praxis docente y tranformacion social, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, J. F.. Internacionalização da educação superior e profissão docente na América Latina e Caribe. In: Escola Doutoral - Políticas Públicas e Trabalho Docente: conjunturas, processos e resistências, 2018, Salvador. Escola Doutoral - Políticas Públicas e Trabalho Docente: conjunturas, processos e resistências, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, J. F.. Redes de Universidades ? novos espaços de articulação e/ou decisão no campo da educação superior pública brasileira. In: XXII Colóquio Afirse: Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação, 2015, Lisboa. Livro de Resumos XXII Colóquio Afirse, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, J. F.. Internacionalização universitária: por que planejar?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA, J. F.. Internacionalização da educação superior e profissão docente na América Latina e Caribe. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, A. M. C. J. E. ; SOUZA, J. F. ; SILVA, D. M. . A ameaça do Ideb sobre a prática e a autonomia do professor: o que dizem os docentes?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA, J. F.. Educação superior no Brasil pós-LDB: o setor privado como protagonista da expansão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA, J. F.. Políticas públicas, educação, gênero e sociedade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SOUZA, J. F.. América Latina e Educação: saberes, inclusão e resistência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SOUZA, J. F.; PEIXOTO, M. C. L. . Redes de Universidades ? novos espaços de articulação e/ou decisão no campo da educação superior pública brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, J. F.. Trabalho docente na educação superior brasileira: distanciamentos entre o quadro público e o privado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUZA, J. F.. Multi-regulação e educação superior: questões acerca do contexto brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOUZA, J. F.. Trabalho docente nas universidades brasileiras: performatividade e outros dilemas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUZA, J. F.. Projeto Amigo da Água - Educação Ambiental em Escolas, Universidades e Comunidades. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SOUZA, J. F.. Água: consciência social. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SOUZA, J. F.. A urgência da defesa da água: aspectos da cobertura jornalística. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SOUZA, J. F.. Projeto Amigo da Água - Educação Ambiental em Escolas, Universidades, Comunidades e Empresas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUZA, J. F.. Assessoria para a elaboração do Plano Estratégico de Internacionalização 2018-2023 da Universidade do Estado de Minas Gerais, aprovada pelos Conselhos Superiores e publicada na forma da Resolução CONUN/UEMG nº 415, de 25 de outubro de 2018.. 2018.

2.
SOUZA, J. F.. Assessoria para a elaboração da Política de Internacionalização da Universidade do Estado de Minas Gerais, aprovada pelos Conselhos Superiores e publicada na forma da Resolução CONUN/UEMG nº 402, de 12 de junho de 2018.. 2018.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
OLIVEIRA, D. A. ; SOUZA, J. F. . Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente. 2012; Tema: Política Educacional e Trabalho Docente. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, J. F.. Seminário de Formação: A universidade latino-americana - 100 anos depois de Córdoba. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BIRGIN, A. ; OLIVEIRA, D. A. ; AUGUSTO, M. H. ; STARLING-BOSCO, C. ; SOUZA, J. F. ; SILVA, H. G. . Diversificación y diferenciación institucional de la formación de los docentes en el Nivel Superior del MERCOSUR. Hacia una perspectiva comparada para la construcción regional.. 2018. (Relatório de pesquisa).

3.
SOUZA, J. F.. Estudos sobre Política Educacional nos Estados do Nordeste. 2018. (Parecer para livro).

4.
OLIVEIRA, D. A. ; DUARTE, A. M. C. ; SOUZA, J. F. ; GONCALVES, G. B. B. ; ANDRADE, C. R. B. . Gestão do trabalho na escola de tempo integral. 2016. (Relatório de pesquisa).

5.
OLIVEIRA, D. A. ; DUARTE, A. M. C. ; VIEIRA, L. M. F. ; SOUZA, J. F. . O trabalho docente na educação básica no Brasil. 2015. (Relatório de pesquisa).

6.
OLIVEIRA, D. A. ; VIEIRA, L. M. F. ; HYPOLITO, A. ; DUARTE, A. M. C. ; AUGUSTO, M. H. ; GONCALVES, G. B. B. ; JORGE, T. A. S. ; ROMANO, P. ; SOUZA, J. F. ; QUADROS, R. C. ; SILVA, D. M. ; AMORIM, R. C. ; ANDRADE, C. R. B. ; MOTTA, L. R. P. ; BATISTA, N. F. ; AZEVEDO, F. M. C. ; VAZ, R. A. ; SILVA, H. G. ; RODRIGUES, L. C. H. ; VICTORINO, T. A. ; GRAMA, T. ; MIRANDA, L. O. . Regulação do sistema educacional: o trabalho docente nas redes públicas de educação básica. 2013. (Relatório de pesquisa).

7.
SOUZA, J. F.. Revista Pré-Universitária Atitude nº 02. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).

8.
SOUZA, J. F.. Revista Pré-Universitária Atitude nº 01. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PEREIRA, M. C.; SOUZA, J. F.; COSTA, F. J.. Participação em banca de Thamires Soares dos Santos. Inclusão produtiva da população em situação de rua no município de Belo Horizonte. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
MEIRA, F.; SOUZA, J. F.; MOREIRA, C. M.. Participação em banca de Gisele Lucowicz Costa. Comparação entre a contratação de profissionais para atendimento educacional especializado no município de Belo Horizonte. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, J. F.; SAPORE, J.. Participação em banca de Marcello Navarro Miranda. Os desafios impostos à gestão de políticas públicas de Belo Horizonte na consecução do bem-estar da pessoa idosa. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
TEIXEIRA, W. F. V.; SOUZA, J. F.; MOREIRA, C. M.. Participação em banca de João Helmar Nascimento. Avaliação de desempenho na administração pública. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
PEREIRA, M. C.; SOUZA, J. F.; SANTOS, L. C.. Participação em banca de Leandro Dídimo Guimaraes Saraiva. Análise das políticas públicas de mobilidade urbana: o caso do Move na cidade de Belo Horizonte. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DIAS, G.; SOUZA, J. F.; GUALBERTO, J.. Participação em banca de Cristiane Alves de Oliveira.Análise dos resultados do acompanhamento familiar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola estadual do município de Ribeirão das Neves-MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas - Muriaé.

2.
DIAS, G.; SOUZA, J. F.; GUALBERTO, J.. Participação em banca de Miria R. Chaves.Análise dos jogos no processo de aprendizagem de crianças na educação infantil em uma escola de Belo Horizonte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas - Muriaé.

3.
RUAS, T.; SOUZA, J. F.; ANTONIO, M.. Participação em banca de Hélida Márcia Santana Reis Campos.Políticas educacionais nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre a evasão em uma escola municipal de Belo Horizonte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas - Muriaé.

4.
RUAS, T.; SOUZA, J. F.; DIAS, G.. Participação em banca de Cássia Cristiene Rocha Lacerda de Paiva.A educação prisional na APAC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas - Muriaé.

5.
CANETE, L. S. C.; SOUZA, J. F.; RUAS, T.. Participação em banca de Ieda Queiroz Rocha.O desafio do bullyng na escola: uma revisão bibliográfica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas - Muriaé.

6.
CANETE, L. S. C.; SOUZA, J. F.; RUAS, T.. Participação em banca de Elizana dos Reis Medrado Balduíno.O olhar das professoras da educação infantil para o brincar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas - Muriaé.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornadas Latino-Americanas de Luta rumo ao Centenário de Paulo Freire.A reforma de Córdoba e os desafios atuais das universidades latino-americanas. 2018. (Outra).

2.
Políticas públicas para a educação brasileira.Expansão e qualidade da educação superior no Brasil: panorama e perspectivas. 2018. (Outra).

3.
Primer Foro Mundial del Pensamiento Crítico / 8o Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Socialies. Educação superior no Brasil pós-LDB: o setor privado como protagonista da expansão. 2018. (Congresso).

4.
Seminário A pesquisa em política educacional frente às ameaças ao direito à educação.Expansão e democratização da educação superior no Brasil pós-LDB. 2018. (Seminário).

5.
Seminário Proposta da Educação Pública Superior do Brasil à CRES 2018,.Educação Superior, internacionalização e integração da América Latina e do Caribe. 2018. (Seminário).

6.
XII Seminario Internacional de la Red Estrado.Las especificidades del trabajo docente en la educación superior. 2018. (Seminário).

7.
I Fórum de Internacionalização da UEMG: diretrizes e estratégias.Diretrizes para uma internacionalização sustentável. 2017. (Seminário).

8.
XI Conferência Regional da IEAL (Internacional da Educação para a América Latina). Universidade pública brasileira: desafios e perspectivas. 2017. (Congresso).

9.
I Simpósio da Internacionalização da Saúde.A importância do saber em saúde: desafios e possibilidades. 2016. (Simpósio).

10.
Reunião da Rede de Cooperação Acadêmica América Latina e Europa.Cooperação Acadêmica América Latina e Europa. 2015. (Encontro).

11.
Seminário Internacional: Avaliação e Internacionalização. 2014. (Seminário).

12.
X Seminário Internacional da Rede Estrado.Trabalho docente na educação superior brasileira: distanciamentos entre o quadro público e o privado.. 2014. (Seminário).

13.
35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2012. (Congresso).

14.
8vo Congreso Internacional de Educación Superior. Multi-regulação da educação superior: questões acerca do contexto brasileiro. 2012. (Congresso).

15.
IX Seminário Internacional de la Red Estrado - Politicas Educativas para América Latina: práxis docente y transformación social.Trabalho docente nas universidades brasileiras: performatividade e outros dilemas. 2012. (Seminário).

16.
Plano Nacional de Educação: a educação superior, a formação e a valorização dos profissionais da educação. 2011. (Outra).

17.
Trabalho Docente na Educação Básica em Minas Gerais e Luta Sindical - Desafios Atuais. 2011. (Seminário).

18.
II Encontro Internacional ? Capital Social, Ética e Desenvolvimento Sustentável. 2006. (Encontro).

19.
III Encontro Terceiro Setor Minas Gerais. 2005. (Encontro).

20.
I Seminário Nacional Responsabilidade Social no Comércio e Serviços. 2005. (Seminário).

21.
IV Fórum das Águas para o Desenvolvimento de Minas Gerais. 2005. (Outra).

22.
II Congresso Mundial de Educação Ambiental - WEEC. Projeto Amigo da Água - Educação Ambiental em Escolas, Universidades e Comunidades. 2004. (Congresso).

23.
II Encontro do Terceiro Setor Minas Gerais. 2004. (Encontro).

24.
Exposição Água, Conhecimento e Sociedade.Projeto Amigo da Água - Educação Ambiental em Escolas, Universidades, Comunidades e Empresas. 2003. (Outra).

25.
Meio Ambiente: um assunto sempre em pauta. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, J. F.. II Fórum de Internacionalização da UEMG: caminhos a seguir. 2018. (Outro).

2.
SOUZA, J. F.; OLIVEIRA, D. A. . XII Seminario Internacional de la Red Estrado. 2018. (Congresso).

3.
SOUZA, J. F.. XI Seminario Internacional de la Red Estrado. 2016. (Congresso).

4.
OLIVEIRA, D. A. ; SOUZA, J. F. . Seminário Internacional Trabalho docente para uma educação democrática e inclusiva. 2015. (Outro).

5.
OLIVEIRA, D. A. ; SOUZA, J. F. . X Seminário Internacional da Red Estrado. 2014. (Congresso).

6.
SOUZA, J. F.. 36ª Reunião Nacional da ANPEd. 2013. (Congresso).

7.
SOUZA, J. F.. 5º Encontro de Educação Superior de Minas Gerais. 2013. (Outro).

8.
SOUZA, J. F.. 35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Anped. 2012. (Congresso).

9.
SOUZA, J. F.. Seminário Internacional A Investigação em Trabalho, Profissão e Condição Docente - aspectos teóricos e metodológicos. 2012. (Outro).

10.
SOUZA, J. F.. II Encuentro Internacional de Rectores Universia: Por un espacio iberoamericano del conocimento socialmente responsable. 2010. (Outro).

11.
SOUZA, J. F.. Mesa de Dialogo: El papel de la universidad en el desarrollo científico y tecnológico en Iberoamerica. 2010. (Outro).

12.
SOUZA, J. F.. I Seminário Universidade e Ensino Médio: Qualidade Social da Pesquisa e Ensino de Qualidade. 2010. (Outro).

13.
SOUZA, J. F.. Encontro Nacional de Reitores: A Responsabilidade da Universidade Brasileira como Agente de Coesão e Inclusão Social. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Natália Moreno Franco. Políticas públicas para a educação profissional: desafios do programa PRONATEC na formação de profissionais da área de Produção Cultural no município de Belo Horizonte (MG). 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Juliana de Fátima Souza.

2.
Ramon Alves Campos Neres. Revisão do plano diretor de Ribeirão das Neves: um estudo de caso sobre gestão democrática. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Juliana de Fátima Souza.



Inovação



Projetos de pesquisa



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