Maria Neide Silva Moraes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7498501610102165
  • Última atualização do currículo em 31/07/2018


Possui Mestrado em Dinâmicas Territoriais da Amazônia - UNIFESSPA (2017); Especialização em Metodologia do Ensino de História pela Faculdade Latina de Educação (2012); Graduação em História pela Universidade Castelo Branco (2007);Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1999). Atualmente é professora na Educação de Jovens e Adultos- EJA e Professora de História na ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO LIBERDADE. Tem experiência na área de História, com ênfase em História. Trabalhou com a modalidade da Educação Indígena onde desenvolveu projetos didáticos sobre as histórias, mitos e lendas do povo Kyikateje-PA. Desenvolveu projeto de pesquisa sobre as condições de trabalho degradantes, análogo ao trabalho escravo aprovado e financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa no Estado do Pará. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Neide Silva Moraes
Nome em citações bibliográficas
MORAES, Maria Neide. S.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria Executiva de Educação, Escola Estadual Ens. Médio Liberdade.
Travessa Duque de Caxias, S/N
Liberdade
68500-000 - Maraba, PA - Brasil
Telefone: (94) 33244040


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia.
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Título: ENSINO MÉDIO E JUVENTUDE NEGRA: : NARRATIVAS E IDENTIDADES AFRODESCENDENTES NA ESCOLA PÚBLICA EM MARABÁ,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: JERONIMO DA SILVA E SILVA.
2011 - 2012
Especialização em Metodologia do Ensino em História. (Carga Horária: 480h).
Faculdade Latino Americana de Educação, FLATED, Brasil.
Título: A Trajetória de Mulheres Negras na Formação Educacional.
Orientador: Josiel Vilhena Martins.
2004 - 2007
Graduação em HISTÒRIA.
Universidade Castelo Branco, UCB, Brasil.
1994 - 1999
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O processo de formação de profesores na Escola Acy Barros.
Orientador: Cleide Pereira dos Anjos.




Formação Complementar


2008 - 2010
Extensão universitária em APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES EM CULTURAS, HISTOR. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA
Outras informações
MINISTREI A DISCLINA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICO RACIAIS PARA A TURMA DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARFOR


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: tutoria presencial, Enquadramento Funcional: bolsista
Outras informações
NESTE PERÍODO DESENVOLVI ATIVIDADES RELACIONADAS AO EIXO PEDAGOGICO NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA


Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa, FAPESPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PESQUISA, Carga horária: 40


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO LIBERDADE, EEEM LIBERDADE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: EFETIVO, Enquadramento Funcional: GESTORA ESCOLAR E PROFESSORA, Carga horária: 40
Outras informações
FUI ELEITA EM FINS DE 2009 GESTORA DESTA INSTITUIÇÃO DE ENSINO ONDE TAMBÉM ATUO COMO PROFESSORA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RAIMUNDO JOSÉ DE SOUZA, E M E F R J SOUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE GEOGRAFIA, Carga horária: 20


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL TATAKTI KYIKATÊJÊ, EEEF TATAKTI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalhei durante quatro anos com a educação indígena nas séries iniciais desenvolvendo projetos didáticos sobre a cultura indígena como os tipos de pinturas corporais e histórias, mitos e lendas do povo kyikatêjê.


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO FRANCISCO, E M E F S.FRANCI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ESTUDOS AMAZ, Carga horária: 20


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA IPIXUNA, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: EFETIVO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR NIVEL SUPERIOR PEDAGOGO, Carga horária: 40
Outras informações
NESTE PERÍODO TRABALHEI NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NESTE MUNICIPIO.


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DARCY RIBEIRO, EMEF DARCY RIBEI, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CONCURSO, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2008 - 2009
Construindo novas relações de trabalho na cidade de Marabá
Descrição: O presente projeto visa contribuir para análise das relações de trabalhos degradantes ou análogo à condição de escravo desenvolvidas em siderurgias, metalurgias e carvoarias bem como nas grandes propriedades rurais localizadas na região sul e sudeste do Pará enfatizando os impactos psicológicos,ambientais e sociais causados à sociedade inserida neste contexto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Produções



Produção bibliográfica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MORAES, Maria Neide. S.. Participação em banca de DEBORA REGINA E SINOEIDE.IDEIAS DOCENTES SOBRE O USO DE JOGOS DIDATICOS PARA ENSINAR CIENCIAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Educação dass Relações Etnico-Raciais: A Historia da Africa e a Cultura Afro-Brasileira na Sala de Aula. 2016. (Outra).

2.
1ª Semana de Humanidades- Territorialidades, Dinamicass Sociais e Educacionais no Sudeste do Pará.Relações Etnico-Raciais na Educação Básica para o Ensino Médioo em Mararabá: Enunciados Legais e Praticas Curriculares. 2015. (Encontro).

3.
A Formação Cultural de Professores: Um Desafio para a Universidade. 2015. (Outra).

4.
A Terra e seus Diferentes Usos. 2015. (Outra).

5.
Discurso, Ensino e Formação de Professores. 2015. (Outra).

6.
Discurso, Sujeitos e Produção de Identidades. 2015. (Outra).

7.
III Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão- N'UBUNTU NACIONAL.iDENTIDADE NEGRA E CURRICULO: UM ENFOQUE DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E AS PRATICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BASICA PARA O ENSINO MEDIO. 2015. (Encontro).

8.
Interdisciplinaridade e Cultura Viva. 2015. (Outra).

9.
Mapeamento Social: Territorios e Identidades Coletivas na Amazonia. 2015. (Outra).

10.
Neodesenvolvimentismo e Dinamicass Capitalistas no Sudeste Paraense. 2015. (Outra).

11.
Forum Municipal de Educaçao. 2014. (Outra).

12.
SEMINÁRIO DE GESTORES, DIRETORES E TECNICOS SOBRE POLITCA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA INC. 2012. (Seminário).

13.
ABODAGENS METODOLOGICAS DA PESQUISA CIENTIFICA. 2011. (Oficina).

14.
IV ENCONTRO DE TUTORES DE BIOLOGIA. 2011. (Encontro).

15.
REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2011. (Oficina).

16.
III ENCONTO DE TUTORES DE BIOLOGIA. 2010. (Encontro).

17.
EDUCADORES SOCIAIS E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO. 2008. (Seminário).

18.
ESCRAVO NEM PENSAR. 2008. (Seminário).

19.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAES, Maria Neide. S.. N'UMBUNTU NACIONAL: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E INTERDISCIPLINARIDADE/ III ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2015. (Outro).

2.
MORAES, Maria Neide. S.. I ENCONTRO DOS ACADEMICOS DE BIOLOGIA EAD BIODIVERSIDADE DA AMAZONIA. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 5:45:50