Inny Bello Accioly

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  • Última atualização do currículo em 30/10/2018


Doutora em Educação pela UFRJ (2018). Pós-Doutorado em Educação na UFRRJ (2018). Professora contratada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015-2017). Pesquisadora do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ), do Coletivo de Estudos Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ) e do Laboratório de Investigações em Estado, Poder e Educação (LIEPE/UFRRJ). Membro da American Educational Research Association (AERA), Parecerista do GT de Educação Ambiental desta associação e da divisão "Contexto social das políticas educacionais, políticas e práxis". Pesquisadora Convidada (março/abril de 2014) do Peace Corps Fellows Program, Teachers College, Columbia University, New York. Membro do International Advisory Committee do World Environmental Education Congress. Parecerista da Revista Environmental Education Research e da revista Policy Futures in Education. Atua nas áreas: Formação de Professores, Educação Ambiental, Análise de Políticas Educacionais, Análise de Políticas Ambientais, Educação e Movimentos Sociais, Trabalho e Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Inny Bello Accioly
Nome em citações bibliográficas
ACCIOLY, I. B.;ACCIOLY, I.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Educação e Capital-Imperialismo: As Influências Político-Pedagógicas do Banco Mundial nas Relações entre Brasil e Moçambique, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Roberto Leher.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: educação; cooperação internacional; formação profissional; políticas educacionais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Ideário Ambiental e Luta de Classes no Campo: Análise Crítica do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar do Ministério do Meio Ambiente,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Carlos Frederico Bernardo Loureiro.
Palavras-chave: educação ambiental; movimentos sociais; políticas públicas; agricultura familiar; AGRONEGÓCIO.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aqüicultura; Educação.
2010 - 2011
Especialização em Educação Ambiental. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: ANTI-ECOLOGISMO NO CONGRESSO NACIONAL: O MEIO AMBIENTE REPRESENTADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS E NO SENADO FEDERAL.
Orientador: Celso Sanchez; Philippe Pomier Layrargues.
2004 - 2008
Graduação em Educação Artística.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2006 - 2008
Curso técnico/profissionalizante.
Faculdade Angel Vianna, FAV, Brasil.
2001 - 2004
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
2001 - 2002
Ensino Médio (2º grau).
Escola de Música Villa Lobos, EMVL, Brasil.
2000 - 2002
Ensino Médio (2º grau).
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2013 - 2013
África: história, lutas sociais e libertação. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2012 - 2012
Educação Ambiental e Agricultura Familiar. (Carga horária: 16h).
Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2012 - 2012
A crise econômica internacional. (Carga horária: 46h).
Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, PPFH, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Teoría y práctica del Estado a comienzos del siglo. (Carga horária: 120h).
Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina, CLACSO, Argentina.
2008 - 2008
Extensão universitária em Licenciatura em Teatro - Projeto Renascer. (Carga horária: 115h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Pesquisadora do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ) e do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ).

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto Assistente A, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Substituta Assistente A da Faculdade de Educação da UFRJ. Disciplinas Lecionadas: Educação Brasileira Questões atuais da Educação Brasileira Educação Comparada

Atividades

2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

10/2015 - 05/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Brasileira
Questões Atuais da Educação Brasileira
Educação Comparada
10/2015 - 05/2017
Ensino, Abi - Letras - Português - Ingles, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Brasileira
10/2015 - 05/2017
Ensino, Abi - Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Brasileira
10/2015 - 05/2017
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Brasileira

Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora vinculada ao setor de Cooperação Internacional da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/ FIOCRUZ).

Atividades

04/2015 - 03/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, .


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica de Educação Ambiental, Carga horária: 30
Outras informações
Assessora Técnica de Educação Ambiental do Programa Elos de Cidadania, promovido pela Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (Seam/SEA) em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).

Atividades

2014 - 2014
Serviços técnicos especializados , Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, .

Serviço realizado
Assessoria Técnica em Educação Ambiental.
2014 - 2014
Extensão universitária , Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, .

Atividade de extensão realizada
Fórum Elos de Cidadania.

Superintendência de Educação Ambiental, SEAM/SEA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico de Educação Ambiental, Carga horária: 20
Outras informações
Assessora Técnica de Educação Ambiental do Eixo Formal da Seam/SEA

Atividades

03/2013 - Atual
Serviços técnicos especializados , Superintendência de Educação Ambiental, .

Serviço realizado
Ensino; Elaboração de Currículo; Assessoria Técnica.

Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora da disciplina "Educação Ambiental e Artes" da Pós Graduação Lato Sensu "Educação Ambiental Transdisciplinar" da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Atividades

12/2013 - 12/2014
Ensino, Educação Ambiental Transdisciplinar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental e Alfabetização Ecológica
Educação Ambiental e Artes
05/2013 - 06/2013
Ensino, Planejamento e Gestão Ambiental, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental, Transdisciplinaridade e Alfabetização Ecológica

Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor
Outras informações
Professora da disciplina Saúde Ambiental e Educação Ambiental do curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Educação Ambiental.

Atividades

12/2017 - Atual
Ensino, Especialização em Educação Ambiental, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental e Saúde
12/2017 - Atual
Ensino, Especialização em Educação Ambiental, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Monografia
11/2013 - 11/2013
Ensino, Especialização em Educação Ambiental, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Saúde Ambiental e Educação Ambiental

Centro de Auxílio a Maternidade, CAM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Artes Visuais, Carga horária: 7


Interação Pais e Filhos, INTERAÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de Artes do Espaço Interação Pais e Filhos. http://interacaopaisefilhos.com.br/

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes Integradas

MP Serviços Educacionais, MP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Artes Integradas para Educação Infantil e Ensino Fundamental I


Trans For Mar Consultoria Ltda., TRANS FOR MAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Consultoria de Educação Ambiental no PEA FOCO - Fortalecimento da Organização Comunitária: Mulheres na cadeia produtiva da pesca artesanal


Centro de Inclusão, Arte e Meio Ambiente, CIAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 3



Linhas de pesquisa


1.
Educação Popular e Movimentos Sociais

Objetivo: Esta linha, fundamentado na filosofia da práxis e na pedagogia de Paulo Freire, atua na relação entre teoria e prática, provocando o diálogo entre saberes, experiências e propostas de ação. A partir deste prisma, se dedica a estudar: i) as origens e vertentes dos Movimentos sociais, que se colocam em disputa pelo caráter público da educação e direitos humanos; ii) as concepções de educação popular e suas experiências no âmbito formal e não formal de ensino; iii) a filosofia educacional de Paulo Freire numa perspectiva intercultural. Além do aprofundamento teórico, o grupo busca formar uma rede nacional e internacional em prol da defesa da educação pública, respeitando e valorizando pautas específicas dos movimentos sociais, a fim de criar uma agenda comum..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: educação popular; movimentos sociais.
2.
Financeirização da Educação

Objetivo: Esta linha de trabalho se dedica a estudar a nova configuração da Educação no Brasil a partir da caracterização de uma mercantilização de novo tipo, aberta com a reforma do Estado e potencializada pela hipertrofia do capital financeiro..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: educação; políticas educacionais; Financeirização.
3.
Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento Sustentável

Objetivo: Avaliação do Curso de Especialização em Educação Profissional em Saúde desenvolvido no âmbito do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Dando continuidade às iniciativas de implementar processos de monitoramento e avaliação das ações de cooperação técnica, propõe-se realizar a avaliação do Curso de Especialização em Educação Profissional em Saúde para estudantes dos países africanos de língua oficial portuguesa e do Timor Leste, turma de 2010, desenvolvido no âmbito do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da Comunidade de Países de Língua Portuguesa ? PECS / CPLP (2009-2012)..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: educação profissional; cooperação internacional.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
As competências socioemocionais no contexto brasileiro: Uma análise a partir da reforma do ensino médio
Descrição: A investigação tem o objetivo de analisar os referenciais que definem as competências socioemocionais nas atuais políticas para a formação da juventude brasileira (LDB e BNCC), assim como suas particularidades frente ao contexto da escola pública, do mercado de trabalho e dos conflitos sociais no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Avaliação do Curso de Especialização em Educação Profissional em Saúde desenvolvido no âmbito do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Descrição: Dando continuidade às iniciativas de implementar processos de monitoramento e avaliação das ações de cooperação técnica, vimos realizar a avaliação do Curso de Especialização em Educação Profissional em Saúde para estudantes dos países africanos de língua oficial portuguesa e do Timor Leste, turma de 2010, desenvolvido no âmbito do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da Comunidade de Países de Língua Portuguesa ? PECS / CPLP (2009-2012). O PECS representa um compromisso coletivo de cooperação estratégica entre os Estados Membros da CPLP, a fim de contribuir para o reforço dos sistemas nacionais de saúde, de forma a garantir o acesso universal a cuidados de saúde de qualidade. Preconiza também que o estabelecimento de ações de cooperação multilateral em saúde entre os países da Comunidade deve ter como base os eixos estratégicos e projetos prioritários pactuados no âmbito do Plano. Dentre esses eixos, destaca-se a Formação e Desenvolvimento da Força de Trabalho em Saúde, que definiu como um projeto prioritário a criação de uma Rede de Escolas Técnicas de Saúde da CPLP (RETS-CPLP), tendo em vista o caráter estruturante que desempenham as instituições públicas de formação de trabalhadores técnicos para os sistemas de saúde nacionais. Para contribuir para este eixo, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV-Fiocruz) promoveu o referido curso de formação docente. Tal curso teve origem na I Reunião da Rede de Escolas Técnicas de Saúde da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (RETSCPLP), realizada na EPSJV em dezembro de 2009, que teve a participação de representantes dos Ministérios da Saúde da CPLP, além do secretariado executivo da Comunidade, em que foram debatidas e pactuadas as possibilidades de cooperação na área de educação de técnicos em saúde..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Inny Bello Accioly - Integrante / Geandro Ferreira Pinheiro - Coordenador.


Outros Projetos


2013 - Atual
Elos de Cidadania
Descrição: Educação Ambiental na gestão participativa e integradas de águas e florestas da Mata Atlântica..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Inny Bello Accioly - Integrante / Carlos Frederico Bernardo Loureiro - Integrante / Lara Moutinho - Integrante / Fábio Alves Leite da Silva - Coordenador / Marilene de Sá Cadei - Integrante / Marcelo A. Cosa Lima - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2014 - Atual
Agência de fomento: American Educational Research Association
2014 - Atual
Agência de fomento: Columbia University
2014 - Atual
Agência de fomento: Istituto per l'Ambiente e l'Educazione Scholé Futuro Onlus


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Environmental Education Research (Online)
2017 - Atual
Periódico: POLICY FUTURES IN EDUCATION (ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Aprovada em terceiro lugar no concurso para Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFRJ., Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2018
Selecionada para recebimento da Bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/ CAPES) da UFRRJ., CAPES.
2016
Selecionada para recebimento da Bolsa de Doutorado FAPERJ NOTA 10, FAPERJ.
2015
Aprovação no concurso para professora substituta Assistente A da Faculdade de Educação da UFRJ, UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ACCIOLY, I. B.2017ACCIOLY, I. B.; COSTA, C. A. . A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA PERIFERIA DO CAPITALISMO: CONTRIBUIÇÕES MARXISTAS. Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 2, p. 23-41, 2017.

2.
THEMELIS, S.2016THEMELIS, S. ; COWDEN, S. ; ACCIOLY, I. B. . Book Symposium on Curry Malott and Derek Ford (2015) Marx, Capital and Education: Towards a Critical Pedagogy of Becoming. New York: Peter Lang. Journal for Critical Education Policy Studies, v. 14, p. 200-217, 2016.

3.
ACCIOLY, I. B.2015 ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. ; STAHELIN, N. . The promise and peril of the state in neoliberal times: implications for the critical environmental education movement in Brazil. Environmental Education Research (Online), v. 21, p. 1-14, 2015.

4.
ACCIOLY, I. B.2014ACCIOLY, I. B.. A educação ambiental para a agricultura familiar e as influências do agronegócio: aproximações entre Brasil e Moçambique. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, v. 8, p. 47-67, 2014.

5.
ACCIOLY, I. B.2013ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. . Um olhar sobre o Congresso Nacional Brasileiro: o meio ambiente representado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Encuentros Latinoamericanos (Montevideo), v. vi, p. 364-396, 2013.

6.
ACCIOLY, I. B.2013ACCIOLY, I. B.. AS DISPUTAS PELO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: LEGITIMANDO A AGENDA POLÍTICA RURALISTA. Nuevamérica (Buenos Aires), v. 139, p. 44-48, 2013.

7.
ACCIOLY, I. B.2012ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. . Antiecologismo no Congresso Nacional: o meio ambiente representado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR), v. 25, p. 97-108, 2012.

8.
ACCIOLY, I. B.2011ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. . Entre o campo e a cidade: educação ambiental militante em um grupo de consumo no Rio de Janeiro. Educação Ambiental em Ação, v. N.38, p. dez.2011, 2011.

9.
ACCIOLY, I. B.2011ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DA POLÍTICA AMBIENTAL CONTEMPORÂNEA NO PARLAMENTO BRASILEIRO. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 27, p. artigo 7, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LEHER, R. ; ACCIOLY, I. B. . Commodifying Education: Theoretical and Methodological Aspects of Financialization of Education Policies in Brazil. 1. ed. Rotterdam: Sense Publishers, 2016. v. 1. 220p .

2.
LOUREIRO, C. F. B. ; SANCHEZ, C. ; ACCIOLY, I. B. ; COSTA, R. N. . Pensamento Ambientalista numa Sociedade em Crise. 1. ed. MACAÉ: NUPEM/UFRJ, 2015. v. 1. 269p .

Capítulos de livros publicados
1.
ACCIOLY, I. B.; COSTA, C. A. . A formação em Educação Ambiental Crítica na periferia do capitalismo: contribuições marxistas. In: COSTA, César; COSTA, José Ricardo Caetano. (Org.). Pensamento Latino-Americano e Justiça Social: Perspectivas Críticas. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. , p. 25-44.

2.
STAHELIN, N. ; ACCIOLY, I. B. ; SANCHEZ, C. . The promise and peril of the state in neoliberal times: implications for the critical environmental education movement in Brazil. In: Joseph Henderson; David Hursh; David Greenwood. (Org.). Neoliberalism and Environmental Education. 1ed.London, New York: Routledge, 2016, v. 1, p. 170-193.

3.
ACCIOLY, I. B.; GAWRYSZEWSKI, B. ; NASCIMENTO, L. . Commodifying education in a dependent capitalist country. In: Roberto Leher; Inny Accioly. (Org.). Commodifying Education: Theoretical and Methodological Aspects of Financialization of Education Policies in Brazil. 1ed.Rotterdam: Sense Publishers, 2016, v. 1, p. 35-57.

4.
ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. . O ANTIECOLOGISMO NECESSÁRIO. In: LOUREIRO,C.F.B.;SANCHEZ,C.;ACCIOLY,I.B.;COSTA,R.N.. (Org.). Pensamento Ambientalista numa Sociedade em Crise. 1ed.MACAÉ: NUPEM/UFRJ, 2015, v. 1, p. 111-136.

5.
ACCIOLY, I. B.. IDEOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DO CONSUMO SUSTENTÁVEL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA DÉCADA DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. In: LOUREIRO, C.F.B.; LAMOSA, R.A.C.. (Org.). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: UM BALANÇO CRÍTICO DA DÉCADA DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 1ed.Rio de Janeiro: QUARTET, CNPq, 2015, v. , p. 68-104.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ACCIOLY, I. B.. Agronegócio: destruição ambiental em nome da lei. UFRJ Plural, Boletim eletrônico da UFRJ, 15 mar. 2013.

2.
ACCIOLY, I. B.. O Capital e a sua consciência do ambiente. Resistir.info, Portugal, 22 ago. 2012.

3.
ACCIOLY, I. B.. A consciência ambiental do capital. Passa Palavra, 19 ago. 2012.

4.
ACCIOLY, I. B.. Novo Código é uma ameaça também para o Estado. Jornal O Dia, Rio de Janeiro, p. 08, 30 maio 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ACCIOLY, I.. Exportar a truculência e educar o consenso: o papel pedagógico do Brasil na ampliação do Estado em Moçambique. In: X Simpósio Nacional Estado e Poder, 2018, Niterói. X Simpósio Nacional Estado e Poder, 2018.

2.
ACCIOLY, I. B.. Economia Extractiva e Políticas Educacionais: Educando para a Dependência. In: V Conferência Internacional do Instituto de Estudos Sociais e Econômicos (IESE): Desafios da investigação social e econômica em tempos de crise, 2017, Maputo- Moçambique. Anais da V Conferência do IESE: Desafios da investigação social e econômica em tempos de crise. Maputo, 2017. v. 1. p. 1-27.

3.
ACCIOLY, I. B.. Accumulation Patterns and New Forms of Commodification of Working Class Education in Brazil. In: AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION ANNUAL MEETING, 2015, CHICAGO. ONLINE REPOSITORY - AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION ANNUAL MEETING. CHICAGO, 2015.

4.
ACCIOLY, I. B.; LOUREIRO, C. F. B. . O DISCURSO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA AGRICULTORES FAMILIARES. In: Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2014, São João del Rei. 11 Encontro de Pesquisa da Região Sudeste, 2014.

5.
ACCIOLY, I. B.. Aspectos pedagógicos da Cooperação Internacional Brasileira na formação de Trabalhadores Rurais: Um estudo sobre o PROSAVANA em Moçambique. In: XII JORNADA HistedBR: A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITALISMO E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA, 2014, CIDADE DE CAXIAS - MARANHÃO. Anais da XII Jornada do HISTEDBR e X Seminário de Dezembro, Caxias-MA. CAXIAS, MARANHÃO: CESC, 2014. p. 1174-1188.

6.
ACCIOLY, I. B.; LOUREIRO, C. F. B. . Análise crítica do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar do Ministério do Meio Ambiente. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental: Problematizando a Temática Ambiental na Sociedade Contemporânea, 2013, Rio Claro - SP / UNESP. Anais VII EPEA, 2013.

7.
ACCIOLY, I. B.. Políticas educacionais para a agricultura familiar no país do agronegócio. In: ESADR 2013 - Alimentar Mentalidades, Vencer a Crise Global, 2013, Évora - Portugal. Alimentar Mentalidades, Vencer a Crise Global ? Atas do ESADR 2013. Évora, 2013. p. 3815-3834.

8.
ACCIOLY, I. B.. A RESPOSTA DO ESTADO ÀS REIVINDICAÇÕES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: O caso do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) do Ministério do Meio Ambiente. In: VI Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2013, São Luis - Maranhão. ?Trabalho e Desigualdades Sociais na Atual Reestruturação Capitalista?, 2013.

9.
ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. . ECOLOGISMO, ANTI-ECOLOGISMO E CAPITALISMO DEPENDENTE: LIMITES DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO BRASILEIRO. In: VII Colóquio Internacional Marx Engels, 2012, Campinas. Anais do VII Colóquio Internacional Marx Engels, 2012. v. 1.

10.
ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. ; LAYRARGUES, P. P. . O ANTI-ECOLOGISMO E A DINÂMICA POLÍTICO-AMBIENTAL BRASILEIRA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: VI ENCONTRO NACIONAL DA ANPPAS, 2012, BELÉM. VI ENCONTRO NACIONAL DA ANPPAS, 2012.

11.
ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. . ENTRE A MATA E A ENXADA ? UMA LEITURA DOS DEBATES ENTRE RURALISTAS E AMBIENTALISTAS NO PARLAMENTO BRASILEIRO. In: VIII Convención Internacional sobre Medio Ambiente y Desarrollo, 2011, La Habana. VIII Congreso de Educación Ambiental para el Desarrollo Sostenible, 2011. v. VIII.

12.
ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. . ENTRE O CAMPO E A CIDADE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL MILITANTE EM UM GRUPO DE CONSUMO NO RIO DE JANEIRO. In: VIII Convención Internacional sobre Medio Ambiente y Desarrollo, 2011, La Habana. VIII Congreso de Educación Ambiental para el Desarrollo Sostenible, 2011.

13.
ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DA POLÍTICA AMBIENTAL CONTEMPORÂNEA NO PARLAMENTO BRASILEIRO. In: I Seminário Mosaico Ambiental: Olhares sobre o Ambiente, 2011, Campos dos Goytacazes - RJ. Anais do I Seminario Mosaico Ambiental realizado em Campos dos Goytacazes de 16 a 20 de agosto de 2011.. Campos dos Goytacazes - RJ: Essentia Editora, 2011. v. I.

14.
ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. ; LAYRARGUES, P. P. . ANTI-ECOLOGISMO NO CONGRESSO NACIONAL: O MEIO AMBIENTE REPRESENTADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS E NO SENADO FEDERAL. In: VI EPEA - Encontrode Pesquisa em Educação Ambiental, 2011, Ribeirão Preto. Anais do VI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental: A Pesquisa em Educação Ambiental e a Pós-Graduação no Brasil, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ACCIOLY, I. B.; GAWRYSZEWSKI, B. ; NASCIMENTO, L. . A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE UMA ECONOMIA CAPITALISTA DEPENDENTE. In: VII ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, 2016, BELÉM. ANAIS DO VII EBEM. Belém: Universidade Federal do Pará, 2016. p. 1-4.

2.
ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. . Environmental Education as Critique to Education for Sustainable Development: Challenges From Struggles in Latin America. In: AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION ANNUAL MEETING, 2016, Washington DC. Online Paper Repository AERA 2016. Washington DC: AERA, 2016. p. 1-7.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. ; STAHELIN, N. . The promise and peril of the State for Critical Environmental Education Movement in Brazil. In: 2014 Annual Meeting of the American Educational Research Association, 2014, Philadelphia. 2014 Annual Meeting of the American Educational Research Association, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
ACCIOLY, I.. Presidential Session: Radical Dreams and Transformative Praxis: Celebrating 50 Years of Pedagogy of the Oppressed. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ACCIOLY, I.. Conceito de Totalidade para subsidiar práticas em Educação Ambiental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ACCIOLY, I. B.. The Limits of Participatory Democracy in Brazil: From Public Policies to Schools. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ACCIOLY, I. B.. Água, paisagem e desenhos institucionais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. ; STAHELIN, N. . The promise and peril of the State for Critical Environmental Education Movement in Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ACCIOLY, I. B.. Critical Perspectives in Brazilian Environmental Education History and Practice. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ACCIOLY, I. B.. Questões socioambientais no Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ACCIOLY, I. B.; LOUREIRO, C. F. B. . O DISCURSO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA AGRICULTORES FAMILIARES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ACCIOLY, I. B.. Current Struggles for Public Education in Brazil: the Movements against the National Plan for Education (PNE). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
ACCIOLY, I. B.. REIVINDICANDO A CENTRALIDADE DA CATEGORIA MARXISTA DA TOTALIDADE NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ACCIOLY, I. B.. Educação, Ambiente e Sociedade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MOTTA, V. C. ; ACCIOLY, I. B. ; SANTOS, M. S. ; BARATA, J. P. B. . Políticas Públicas em Educação: democracia participativa ou participação do mercado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ACCIOLY, I. B.. Territórios em Transição: desafios, enfrentamentos e possibilidades da política ambiental brasileira - propostas críticas para a sociedade sustentável. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ACCIOLY, I. B.. Educação no processo de gestão ambiental pública. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ACCIOLY, I. B.. Educação no processo de gestão ambiental pública. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
ACCIOLY, I. B.. Gestão Participativa e Integrada de Águas e Florestas da Mata Atlântica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ACCIOLY, I. B.. Palestra de Abertura do Programa Elos de Cidadania. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. . Desafios Ambientais no ambiente urbano do Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ACCIOLY, I. B.. O Anti-Ecologismo e a dinâmica político-ambiental brasileira: desafios à Educação Ambiental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
ACCIOLY, I. B.. A ambientalização dos conflitos sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
ACCIOLY, I. B.. Mesa-Redonda sobre Agrotóxicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
ACCIOLY, I. B.. Política Ambiental: discussão acerca do Novo Código Florestal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
ACCIOLY, I. B.. Para além do consumo: a Rede Ecológica como práxis pedagógica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
ACCIOLY, I. B.; SILVA, S. M. . Plano Nacional de Educação 2011-2020: Notas críticas. Rio de Janeiro: ADUFRJ, 2014 (Livreto).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ACCIOLY, I. B.. Peace Corps Fellows Program. 2014.

2.
ACCIOLY, I. B.. Programa Elos de Cidadania. 2013.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. . Educação Ambiental desde el sur: Cenários e perspectivas da pesquisa em educação ambiental no contexto latino americano. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ACCIOLY, I. B.. Educação no processo de gestão ambiental pública. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ACCIOLY, I. B.. O novo Código Florestal Brasileiro. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
QUINTAS, J. S. ; MOUTINHO, L. ; LOUREIRO, C. F. B. ; SILVA, F. A. L. ; ACCIOLY, I. B. . Educação no processo de gestão ambiental pública. 2013. .

2.
QUINTAS, J. S. ; LOUREIRO, C. F. B. ; MOUTINHO, L. ; SILVA, F. A. L. ; ACCIOLY, I. B. . Educação no processo de gestão ambiental pública. 2013. .

3.
ACCIOLY, I. B.. Relatório de Avaliação do Programa Elos de Cidadania (Seam/UERJ). 2013. (Relatório de pesquisa).

4.
Gonçalves, Ana Lucia Palma ; ACCIOLY, I. B. . Oficina de Arte Inclusiva. 2011. .

5.
ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. ; POTSCH, S. . A Universidade frente às alterações do Código Florestal. 2011. (Participação em Mesa Redonda).

6.
SANCHEZ, C. ; ACCIOLY, I. B. . Entre a Mata e a Enxada: Uma leitura dos embates entre ruralistas e ambientalistas no Parlamento brasileiro. 2011. (Participação em Mesa Redonda).

7.
Gonçalves, Ana Lucia Palma ; ACCIOLY, I. B. . Curso de Capacitação de Ledores. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ACCIOLY, I. B.. Teatro Musical. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
POTSCH, S. ; SANCHEZ, C. ; ACCIOLY, I. B. ; SAMPAIO, R. . ALTERAÇÕES NO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: CONSEQUÊNCIAS AMBIENTAIS. 2010. (Participação em Mesa Redonda).

10.
ACCIOLY, I. B.. Dança Contemporânea. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
MAGELA, Andre Luis L. ; ACCIOLY, I. B. ; Jallageas, Francine ; NAVES, Flávia ; ALMEIDA, Álea . Roteiros para Máquinas Desejantes. 2008. Teatral.

2.
ACCIOLY, I. B.. Singular - Privilégio Coletivo. 2008. Coreográfica.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Gonçalves, Ana Lucia Palma ; ACCIOLY, I. B. . Projeto Livro Falado. 2010.

2.
Gonçalves, Ana Lucia Palma ; ACCIOLY, I. B. . Projeto Livro Falado. 2008.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ACCIOLY, I. B.; Greenwood, D.; HENDERSON, J.; GEROFSKY, S.. Committee for the Outstanding Graduate Student Paper Award for the Environmental Education SIG 2016. 2016. American Educational Research Association.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
American Educational Research Association Annual Meeting 2018. Freirean experience on critical environmental education in Brazil: struggling for land, water and public education. 2018. (Congresso).

2.
X Simpósio Nacional Estado e Poder.Exportar a truculência e educar o consenso: O papel pedagógico do Brasil na ampliação do Estado em Moçambique. 2018. (Simpósio).

3.
American Educational Research Association Annual Meeting. Environmental Education as Critique to Education for Sustainable Development. 2016. (Congresso).

4.
American Educational Research Association Annual Meeting. Accumulation Patterns and new forms of coomodification of the working class education. 2015. (Congresso).

5.
2014 Annual Meeting of the American Educational Research Association. The promise and peril of the State for Critical Environmental Education Movement in Brazil. 2014. (Congresso).

6.
Communities in Action: Access to Quality Education for Latino Students. 2014. (Encontro).

7.
VII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental: Problematizando a Temática Ambiental na Sociedade Contemporânea.Análise crítica do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar do Ministério do Meio Ambiente. 2013. (Encontro).

8.
II SEMINÁRIO MOSAICO AMBIENTAL: RUMO À RIO+20.O Anti-Ecologismo e a dinâmica político-ambiental brasileira: desafios à Educação Ambiental. 2012. (Seminário).

9.
VI ENCONTRO NACIONAL DA ANPPAS.O ANTI-ECOLOGISMO E A DINÂMICA POLÍTICO-AMBIENTAL BRASILEIRA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2012. (Encontro).

10.
VII FORUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2012. (Encontro).

11.
ALTERAÇÕES NO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: CONSEQUÊNCIAS AMBIENTAIS.Entre a Mata e a Enxada: Uma leitura dos embates entre ruralistas e ambientalistas no Parlamento brasileiro. 2011. (Encontro).

12.
Debate sobre as alterações do Código Florestal Brasileiro.Entre a Mata e a Enxada: Uma leitura dos embates entre ruralistas e ambientalistas no Parlamento brasileiro. 2011. (Oficina).

13.
I Seminário Integrado Educação, Questão Social e Desenvolvimento: embates, limites e possibilidades. 2011. (Seminário).

14.
I Seminário Mosaico Ambiental: Olhares sobre o Ambiente.Política Ambiental: discussão acerca do Novo Código Florestal. 2011. (Seminário).

15.
Seminário Internacional Educação Popular e Pedagogias da Libertação. 2011. (Seminário).

16.
VI EPEA - Encontrode Pesquisa em Educação Ambiental.ANTI-ECOLOGISMO NO CONGRESSO NACIONAL: O MEIO AMBIENTE REPRESENTADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS E NO SENADO FEDERAL. 2011. (Encontro).

17.
VIII Convención Internacional sobre Medio Ambiente y Desarrollo. ENTRE A MATA E A ENXADA ? UMA LEITURA DOS DEBATES ENTRE RURALISTAS E AMBIENTALISTAS NO PARLAMENTO BRASILEIRO. 2011. (Congresso).

18.
XVIII Semana de Biologia da UERJ: Dispersando novas Atitudes.A Universidade frente às alterações do Código Florestal. 2011. (Encontro).

19.
III Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade. 2010. (Outra).

20.
Simpósio Internacional Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental. 2010. (Simpósio).

21.
Congresso Brasileiro de Meteorologia. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ACCIOLY, I. B.. Seminário Antonio Gramsci: Estado, Sociedade Civil e Políticas Educacionais. 2015. (Outro).

2.
ACCIOLY, I. B.. VIII EPEA - ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2015. (Congresso).

3.
ACCIOLY, I. B.. II Seminário Antonio Gramsci: As novas configurações do Estado Ampliado no Brasil. 2015. (Outro).

4.
ACCIOLY, I. B.. III Seminário Antonio Gramsci: Educação Popular, Universidade e Movimentos Sociais. 2015. (Outro).

5.
ACCIOLY, I. B.. Ciclo de Palestras e Curso de Formação Continuada do Programa Elos de Cidadania. 2014. (Outro).

6.
ACCIOLY, I. B.. I Fórum Elos de Cidadania: A escola na gestão ambiental pública. 2013. (Outro).

7.
ACCIOLY, I. B.. II Fórum Elos de Cidadania: O público, o privado e a democracia na escola pública. 2013. (Outro).

8.
ACCIOLY, I. B.. III FÓRUM ELOS DE CIDADANIA : Plenária Final de Votação da Carta Elos de Cidadania. 2013. (Outro).

9.
ACCIOLY, I. B.. Seminário RIO+20 EM QUESTÃO: A AGENDA DO CAPITAL NA PERSPECTIVA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E DO PENSAMENTO CRÍTICO. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Julianna de Souza Nogueira. O Ensino Religioso no enfoque histórico legal. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
URUBATAN NERY DE CASTRO. IMPACTOS DO PROIBICIONISMO NO AMBIENTE UM TEMA TRANSVERSAL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Católica de Petrópolis. Orientador: Inny Bello Accioly.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ACCIOLY, I. B.2015 ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. ; STAHELIN, N. . The promise and peril of the state in neoliberal times: implications for the critical environmental education movement in Brazil. Environmental Education Research (Online), v. 21, p. 1-14, 2015.

2.
ACCIOLY, I. B.2013ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. . Um olhar sobre o Congresso Nacional Brasileiro: o meio ambiente representado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Encuentros Latinoamericanos (Montevideo), v. vi, p. 364-396, 2013.

3.
ACCIOLY, I. B.2013ACCIOLY, I. B.. AS DISPUTAS PELO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: LEGITIMANDO A AGENDA POLÍTICA RURALISTA. Nuevamérica (Buenos Aires), v. 139, p. 44-48, 2013.

4.
ACCIOLY, I. B.2014ACCIOLY, I. B.. A educação ambiental para a agricultura familiar e as influências do agronegócio: aproximações entre Brasil e Moçambique. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, v. 8, p. 47-67, 2014.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ACCIOLY, I. B.. Novo Código é uma ameaça também para o Estado. Jornal O Dia, Rio de Janeiro, p. 08, 30 maio 2011.

2.
ACCIOLY, I. B.. O Capital e a sua consciência do ambiente. Resistir.info, Portugal, 22 ago. 2012.

3.
ACCIOLY, I. B.. Agronegócio: destruição ambiental em nome da lei. UFRJ Plural, Boletim eletrônico da UFRJ, 15 mar. 2013.

4.
ACCIOLY, I. B.. A consciência ambiental do capital. Passa Palavra, 19 ago. 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
ACCIOLY, I. B.. A ambientalização dos conflitos sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ACCIOLY, I. B.; SANCHEZ, C. ; STAHELIN, N. . The promise and peril of the State for Critical Environmental Education Movement in Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ACCIOLY, I. B.. Critical Perspectives in Brazilian Environmental Education History and Practice. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ACCIOLY, I. B.; LOUREIRO, C. F. B. . O DISCURSO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA AGRICULTORES FAMILIARES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
QUINTAS, J. S. ; MOUTINHO, L. ; LOUREIRO, C. F. B. ; SILVA, F. A. L. ; ACCIOLY, I. B. . Educação no processo de gestão ambiental pública. 2013. .

2.
QUINTAS, J. S. ; LOUREIRO, C. F. B. ; MOUTINHO, L. ; SILVA, F. A. L. ; ACCIOLY, I. B. . Educação no processo de gestão ambiental pública. 2013. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ACCIOLY, I. B.. Ciclo de Palestras e Curso de Formação Continuada do Programa Elos de Cidadania. 2014. (Outro).




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