Luane Maciel Freire

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  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


Graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), Mestre (2014) em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá.Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é professora assistente na Universidade Estadual de Maringá no curso de Graduação em Artes Visuais. Pesquisadora do Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações, Laboratório de Arqueologia Etnologia e Etno-História (LAEE, UEM). Pesquisadora do Observatório da Educação Escolar Indígena (UEM). Desenvolve pesquisas referentes a temáticas que envolvem: Artes Visuais Corpo e História, Cultura Material Indígena e Diversidade Cultural. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luane Maciel Freire
Nome em citações bibliográficas
FREIRE, L. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.
Universidade Estadual de Maringá, Bloco G45
Zona 07
87020900 - Maringá, PR - Brasil
Telefone: (44) 30114887
Ramal: 8981


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A INTERFACE DO MULTICULTURALISMO E DA INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE ARTE,
Orientador: Rosângela Célia Faustino.
2012 - 2014
Mestrado em Pós Graduação Educação Física UEM/UEL.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A imagem do corpo Kaingang nos Coran-Bang-Rê no século XVIII,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Giuliano Gomes de Assis Pimentel.
Palavras-chave: Corpo Kaingang; Iconografia; Militares; Campos de Guarapuava.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
2004 - 2007
Graduação em Educação Artística.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar Graduado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Interculturalidade
Produções Artísticas: Gravura II
Espaços de Arte e Aprendizagem II
03/2015 - Atual
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produções Artísticas: Gravura I
Poéticas Individuais
Optativa II ? Linguagem Cinematográfica
04/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

07/2014 - 11/2014
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte Digital
Arte e Interculturalidade
Arte e Tecnologia I (Fotografia e Vídeo)
Espaços de Arte e Aprendizagem II
Produções Artísticas: Gravura II
02/2014 - 06/2014
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espaços de Arte e Aprendizagem III
Poéticas Individuais
Didática
Optativa II Linguagem Cinematográfica
06/2013 - 11/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação Docente: Prática De Ensino De Arte Na Escola
Espaços de Arte e Aprendizagem IV
Espaços de Arte e Aprendizagem II
02/2013 - 06/2013
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Linguagem Visual
Produções Artísticas: Gravura I
Didática

E.E Helen Keller, HK, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Educação Básica II


E.E. ANTONIETA GRASSI MALATRASI, AGM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Educação Básica II, Carga horária: 12


E.E. DR FRANCISCO DE PAULA ABREU SOBRÉ, FDPAAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Educação Básica II, Carga horária: 15


Unicesumar - Centro Universitário Cesumar, UNICESUMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 10

Atividades

10/2014 - 10/2014
Ensino, Arte na Contemporaneidade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
O corpo nos processos de criação


Linhas de pesquisa


1.
Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações / Laboratório de Arqueologia, Etnologia, e Etnohistória.


Projetos de pesquisa


2013 - 2017
Interculturalidade e interdisciplinaridade na educação escolar indígena no Paraná: contribuição à alfabetização, formação de professores e elaboração de materiais didáticos bilíngues.
Descrição: Descrição: O presente projeto desenvolve estudos e investigações sobre os processos de ensino e aprendizagem escolar, o bilinguismo, a alfabetização e seus encaminhamentos metodológicos em escolas indígenas Kaingang, Guarani e Xetá no Paraná. Analisa a política da educação intercultural com foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental visando contribuir com a melhoria da qualidade da educação nesse segmento. As ações congregam levantamento de dados, observações, constituição de grupos de estudos em Terras Indígenas, oficinas de formação de professores e elaboração de materiais didáticos bilíngües envolvendo pesquisadores, acadêmicos índios e não-índios do ensino superior, professores da educação básica e comunidades indígenas no Paraná com foco nos temas: Educação, História, Cultura, Língua e Ambiente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Centralidade da cultura e qualidade na educação: perspectivas da educação física escolar na América Latina
Descrição: Essa pesquisa tem por objetivo analisar a centralidade da cultura e a qualidade na educação no contexto da educação física escolar latinoamericana, visando à construção de um panorama que possibilite diálogos com a realidade brasileira. Especificamente, a investigação almeja: a) fomentar o debate sobre a centralidade da cultura e a qualidade na educação no contexto latino-americano; b) identificar se o conceito de cultura é central no campo epistemológico da educação física escolar na Argentina, Colômbia e Chile e em que perspectivas teóricas; c) verificar o entendimento de educação de qualidade na educação física escolar ldos países selecionados para essa investigação; d) discutir a realidade da educação física escolar latinoamericana a partir de aproximações e distanciamentos com o cenário brasileiro no tocante ao entendimento de cultura e qualidade da educação. O desenvolvimento investigativo ocorrerá por incursões teóricas pela literatura e também por meio de coleta em campo a partir da participação de profissionais da educação física na América Latina que trabalham com formação em Instituições de Ensino Superior. O projeto será realizado em cinco fases. Na primeira (4 meses), serão desenvolvidos encontros preparatórios para o desenvolvimento da coleta em campo, com estudos sobre educação de qualidade, centralidade da cultura e educação física na América Latina, bem como seleção das IES que participarão da pesquisa e, consequentemente, dos pesquisadores que serão nossos interlocutores, eleitos a partir de indicação da coordenação de curso de pós-graduação ou graduação. A segunda fase (6 meses) consiste no contato com os pesquisadores selecionados para a coleta de dados a partir de questionário. A terceira fase (6 meses) consiste no tratamento dos dados e organização preliminar do texto da pesquisa, em que se articulam literatura sobre o tema e dados obtidos junto aos pesquisadores latino-americanos. A quarta fase (4 meses) consiste em novo contato com os pesquisadores participantes da pesquisa no sentido de aprimorar a coleta realizada a partir de dados que mereçam refinamento no momento da análise. A quinta fase (4 meses) será destinada à finalização de texto acadêmico, aliando a coleta/tratamento dos dados obtidos junto a pesquisadores argentinos, chilenos e colombianos, promovendo o diálogo, ainda, com a realidade brasileira. A coleta dos dados será realizada por meio de questionário com questões abertas e fechadas, complementado, em outra fase, com recursos de multimídia, utilizando-se como técnica a entrevista individual ou coletiva. O tratamento dos dados coletados ocorrerá por meio da análise de conteúdo. O campo teórico será orientado pelos Estudos Culturais na América Latina e pelos Estudos Culturais britânicos, assim como se aportará na Teoria Crítica para o debate sobre educação e educação física..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Observatório da Educação escolar Indígena: alfabetização, formação de professores e elaboração de materiais didáticos bilíngües no Paraná.
Descrição: O Observatório da Educação Escolar Indígena no Paraná envolve os povos Kaingang, Guarani e Xetá atuando em uma perspectiva intercultural e interdisciplinar com foco no desenvolvimento da aprendizagem escolar indígena nos anos iniciais do Ensino Fundamental visando à melhoria da qualidade da educação. As ações congregam levantamento de dados, desenvolvimento de teses e dissertações sobre o tema, formação de professores e produção de materiais didáticos bilíngües envolvendo comunidades indígenas, estudantes indígenas do ensino superior, professores indígenas da educação básica e estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes cursos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
O esporte brasileiro frente ao Projeto Rio 2016: expectativas e realidades
Descrição: O objetivo principal da pesquisa é o de mapear, a partir do projeto Olímpico Rio 2016, expectativas, propostas e programas para o desenvolvimento de um legado esportivo para o Brasil, considerando o esporte em suas diferentes dimensões (educacional, participação e rendimento). Mais especificamente pretendemos: (1) Identificar no projeto de candidatura dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 (JO/PO 2016), a proposta para o desenvolvimento do esporte no Brasil. (2) Mapear e descrever os programas e projetos para o desenvolvimento do esporte relacionados aos JO/PO 2016 por parte do governo federal, governos estaduais e municipais; (3) Levantar expectativas em relação a legados esportivos e a possíveis estratégias para se atingir estes legados, a partir da ótica de intelectuais dedicados aos estudos do esporte, de gestores da área de esporte e lazer, líderes do setor produtivo e da sociedade civil organizada. O trabalho visa gerar conhecimentos que possam ajudar a orientar políticas públicas e ações que promovam um legado esportivo positivo e duradouro para o país. A pesquisa será de natureza qualitativa e de cunho exploratório. Os dados serão coletados a partir de documentos e entrevistas semiestruturadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2016
Abordagens socioculturais em educação física
Descrição: Projeto de pesquisa tem por objetivo produzir conhecimento voltado para a temática das abordagens socioculturais em educação física com vistas à elaboração de produção acadêmico-científica e didático-pedagógica para estudos junto à graduação e pós-graduação em Educação Física. Por meio de investigações sobre práticas corporais, cultura, lazer e políticas públicas/sociais em seus aspectos sociológicos, antropológicos e filosóficos, serão preparadas as condições para efetivar a produção teórica coletiva. Os pesquisadores se utilizarão de métodos distintos conforme os temas de pesquisa delineados, envolvendo tanto o diálogo com a literatura como a coleta em campo. As produções coletivas resultarão em produção científico-acadêmica e didático-pedagógica que contribuirão com a consolidação de linhas de pesquisa junto à área Práticas sociais em educação física, do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL, e com a formação discente e docente, aguçando, sobretudo, o interesse comum pelo ensino e pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1FREIRE, L. M.2017 FREIRE, L. M.; RAMON, P. C. R. ; FAUSTINO, R. C. . Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais. POLÍTICAS CULTURAIS EM REVISTA, v. 10, p. 246-268, 2017.

2.
3FREIRE, L. M.2017FREIRE, L. M.; VERSOLATTO, G.C. . O conceito 'museu é o mundo' de Hélio Oiticica no projeto 'Pimp my carroça' do grafiteiro Mundano. JANGADA: CRÍTICA, LITERATURA, ARTES, v. 10, p. 33-52, 2017.

3.
2FREIRE, L. M.2015 FREIRE, L. M.; RAMON, P. C. R. ; SILVA, A. A. . ?AỸU ADJO/ÁGUA GRANDE?: O MITO DE ORIGEM EM ANIMAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE LUTA NA ATUAÇÃO ESCOLAR XETÁ. ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO), v. 2, p. 1, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREIRE, L. M.; SILVA, A. A. ; RAMON, P. C. R. . ?Aỹu adjo/água grande? : o mito de origem em animação como instrumento de luta na atuação escolar Xetá. In: V Encontro Nacional de Estudos da Imagem (ENEIMAGEM) II Encontro Internacional de Estudos da Imagem(EIEIMAGEM), 2015, Londrina. Anais do V Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] II Encontro Internacional de Estudos da Imagem [livro eletrônico]. Londrina: Divisão de Processos Técnicos da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina, 2015. v. 4. p. 370-387.

2.
FREIRE, L. M.; PIMENTEL, G. G. A. . A imagem do corpo Kaigang nos Coran-Bang-Rê no século XVIII. In: V Encontro Nacional de Estudos da Imagem (ENEIMAGEM) II Encontro Internacional de Estudos da Imagem(EIEIMAGEM), 2015, Londrina. Anais do V Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] II Encontro Internacional de Estudos da Imagem [livro eletrônico]. Londrina: Divisão de Processos Técnicos da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina, 2015. v. 1. p. 168-184.

3.
FREIRE, L. M.; RAMON, P. C. R. . A arte dos índios Kaingang e o desenvolvimento filogenético: dados preliminares. In: I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2012, Marília. I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2012.

4.
FREIRE, L. M.. O Ensino de Dança Afro-brasileira: perspectivas da construção social da corporeidade pautada na lei educacional 10.639/2003. In: 5º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais, 2011, Cascavel. Anais do 5º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais. Cascavel: Biblioteca Central do Campus de Cascavel- Unioeste, 2011.

5.
RAMON, P. C. R. ; FREIRE, L. M. . As Lutas Tradicionais Kaingang do século XXI: Historicidade e Desenvolvimento. In: 5º CONPEF Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar, 2011, Londrina. 5º CONPEF Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, B. R. ; FREIRE, L. M. ; MIRANDA, A. C. M. ; LARA, L. M. . Imagem, capoeira e educaão física: contribuições do campo das artes como recurso didático- pedagógico e investigativo. In: II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física VI Seminário de Estudos e Pesquisa em Formação Profissional no Campo da Educação Física, 2012, Florianópolis. II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física VI Seminário de Estudos e Pesquisa em Formação Profissional no Campo da Educação Física Construção da Identidade Profissional em Educação Física: da Formação à Intervenção, 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
FREIRE, L. M.; RAMON, P. C. R. ; FAUSTINO, R. C. . Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais. POLÍTICAS CULTURAIS EM REVISTA, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
FREIRE, L. M.; FAUSTINO, R. C. ; PINHEIRO, I.S. ; RAMON, P. C. R. . A Interculturalidade no Ensino de Artes Visuais e Geografia no Referencial Curricular Nacional Para as Escolas Indígenas (RCNEI). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FREIRE, L. M.; RAMON, P. C. R. ; PIMENTEL, G. G. A. . A construção da imagem indígena no Paraná: Os Kaingang no século XVIII. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RAMON, P. C. R. ; FREIRE, L. M. ; FAUSTINO, R. C. . Reorganização étnica de jovens Xetá: o sentido pessoal da territorialização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FREIRE, L. M.; SILVA, A. A. ; RAMON, P. C. R. . Aỹu adjo/água grande?: o mito de origem em animação como instrumento de luta na atuação escolar Xetá. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FREIRE, L. M.. A imagem do corpo Kaigang nos Coran-Bang-Rê no século XVIII. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FREIRE, L. M.; SANTOS, S. ; RAMON, P. C. R. ; PIMENTEL, G. G. A. . A pintura corporal Kaingang na contemporaneidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FREIRE, L. M.; RAMON, P. C. R. . O ENSINO DA DANÇA AFRO-BRASILEIRA UMA ABORDAGEM COM ENFOQUE NA PLURALIDADE CULTURAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RAMON, P. C. R. ; FREIRE, L. M. . AS LUTAS TRADICIONAIS KAINGANG DO SÉCULO XXI: HISTORICIDADE E DESENVOLVIMENTO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FREIRE, L. M.. O Ensino da Dança Afrobrasileira: Perspectivas da construção social da corporeidade pautada na lei educacional 10.639/2003. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREIRE, L. M.. A Área de Linguagens no Ensino Médio. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FREIRE, L. M.. Criação de desenho, figuras e formas a partir dos grafismos Kaingang e Guarani. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FREIRE, L. M.. O corpo nos Processos de Criação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
FREIRE, L. M.; SILVA, A. A. . Artes Verbais Indígenas e a Produção de Animações com Narrativas Tradicionais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
FREIRE, L. M.. As Estéticas das Vanguardas Artísticas na produção audiovisual contemporânea. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
FREIRE, L. M.. Ambientação 3ª Semana de Artes Visuais: Poéticas e Ensino de Arte. 2016. Instalação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
FREIRE, L. M.; RAMON, P. C. R. . Inscrições no corpo indígena Kaingang e Guarani. 2012 (Vídeo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LARA, R. M.; COITO, Roselene de Fátima; FREIRE, L. M.. Participação em banca de Rafaella Barqueiro Domingues.Sujeito - Corpo - Performance no Jogo de (In)visibilidade nos Parangolés. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
STEIN, V.; FONSECA, A.; FREIRE, L. M.. Participação em banca de Gabriela Toresan Dellani.Percursos da Arte e do Design nas Criações dos Irmãos Campana: Estudos Iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
FONSECA, A.; FREIRE, L. M.; BALISCEI, J. P.. Participação em banca de Janaina Gumiero.A Criação de Personagens como Ferramenta de Estímulo a Criatividade e Discussão de Identidade para Adolescente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
SOUZA, S. P. D.; PARPINELLI, R. S.; FREIRE, L. M.. Participação em banca de Mailara Mariana Maistro.Rizoma Enquanto Presença Arquetípico do Inconsciente Coletivo na Criação Artística. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
ROSSETTO, T. R.; FREIRE, L. M.; STEIN, V.. Participação em banca de Tatiane Cristina Marin Moraes.A Fotografia como Memória. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
LARA, R. M.; COITO, Roselene de Fátima; FREIRE, L. M.. Participação em banca de Janaina de Andrade.Deslizamentos de Sentido entre o Discurso Artístico e sobre o (fazer) Artístico na/acerca da Obra Surrealista Hypnagogia, de Tim Cantor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
SILVA, H. J.; SOUZA, S. P. D.; FREIRE, L. M.. Participação em banca de Fabiane Michelle Kitagawa.Artes Visuais e design de jogos eletrônicos: processos de significação de personagem em game art. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
ROSSETTO, T. R.; FREIRE, L. M.; STEIN, V.. Participação em banca de Angélica Aparecida Nard.Pop Arte na Terceira Idade na Educação Não Formal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Maringá.

9.
ROSSETTO, T. R.; FREIRE, L. M.; STEIN, V.. Participação em banca de Beatriz Mendes.O Ensino de Artes: Tendências Teórico-Metodologicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Maringá.

10.
PERIUS, C; SOUZA, S. P. D.; FREIRE, L. M.. Participação em banca de Pedro Henrique Villi Cavallari.Expressão Literária e Pictórica como Instauração do Novo Segundo Merleau-Ponty. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Maringá.

11.
SOUZA, S. P. D.; FREIRE, L. M.; SILVA, H. J.. Participação em banca de Marluci Alvez Ribeiro Iasuki.Jogo e Ensino de Artes: Alternativas Para o Conhecimento Sobre a Cultura Kaingang. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Maringá.

12.
SOUZA, S. P. D.; FREIRE, L. M.; BALISCEI, J. P.. Participação em banca de Hilca Stela Fagundes Rodrigues.A Cultura Guarani Nhandewa no Ensino de Artes Visuais: Criação e Leitura de Imagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Maringá.

13.
STEIN, V.; FREIRE, L. M.; BALISCEI, J. P.. Participação em banca de Thereza Sedahir Leite Aguitoni.Da Origem do Graffiti às Produções Maringaenses: Estudos Iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Maringá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Segundo Congresso Internacional Los Pueblos Indígenas de América Latina, siglos XIX - XXI. A construção da imagem indígena no Paraná: Os Kaingang no século XVIII. 2016. (Congresso).

2.
Segundo Congresso Internacional Los Pueblos Indígenas de América Latina, siglos XIX - XXI. Reorganização étnica de jovens Xetá: o sentido pessoal da territorialização. 2016. (Congresso).

3.
V Encontro Nacional de Estudos da Imagem (ENEIMAGEM) e II Encontro Internacional da Imagem (EIEIMAGEM).A imagem do corpo Kaigang nos Coran-Bang-Rê no século XVIII. 2015. (Encontro).

4.
V Encontro Nacional de Estudos da Imagem (ENEIMAGEM) e II Encontro Internacional da Imagem (EIEIMAGEM).?Aỹu adjo/água grande? : o mito de origem em animação como instrumento de luta na atuação escolar Xetá. 2015. (Encontro).

5.
IV Jornadas Internacionais de Problemas Latinos-Americanos. América Latina: Lutas, experiências e debates por uma integração dos povos..O processo de reorganização étnica dos índios Xetá: dos "troncos velhos às pontas de rama". 2014. (Outra).

6.
Seminário: Saberes Indígenas na Escola.Artes Verbais Indígenas e a Produção de Animações com Narrativas Tradicionais. 2014. (Seminário).

7.
I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. A arte dos índios Kaingang e o desenvolvimento filogenético: dados preliminares. 2012. (Congresso).

8.
I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, promovido pelo Núcleo de Ensino de Marília, Grupo de Pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural. A ARTE DOS ÍNDIOS KAINGANG E O DESENVOLVIMENTO FILOGENÉTICO: DADOS PRELIMINARES. 2012. (Congresso).

9.
II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física VI Seminário de Estudos e Pesquisa em Formação Profissional no Campo da Educação Física. Imagem, capoeira e educaão física: contribuições do campo das artes como recurso didático- pedagógico e investigativo. 2012. (Congresso).

10.
5º Congresso Norte Paranaense em Educação Física Escolar-CONPEF. O Ensino de Dança Afro-brasileira: perspectivas da construção social da corporeidade pautada na lei educacional 10.639/2003. 2011. (Congresso).

11.
5º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais.O Ensino de Dança Afro-brasileira: perspectivas da construção social da corporeidade pautada na lei educacional 10.639/2003. 2011. (Seminário).

12.
VI Oficina Pedagógica: língua e cultura Xetá. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREIRE, L. M.. 3ª Semana de Artes Visuais: Poética e Ensino de Arte. 2016. (Outro).

2.
FREIRE, L. M.. 4ª Semana de Artes Visuais: Poética e Ensino de Arte. 2016. (Outro).

3.
FAUSTINO, R. C. ; FREIRE, L. M. ; SILVA, A. A. ; RAMON, P. C. R. . Seminário: Saberes Indígenas na Escola. 2014. (Outro).

4.
FREIRE, L. M.. III Engrupe Dança. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcelo Yukio Goto. Graffiti Como Instrumento Pedagógico Alfabetização Visual a Partir das Obras de Paulo Ito. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luane Maciel Freire.

2.
Renata Evelin Lira. Construções Históricas e Ideológicas na Criação de Personagens: Análise de Charles Xavier e Erik Lehnsheer em X - Men. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luane Maciel Freire.

3.
Giovana Cardoso Versolatto. O Conceito "Museu é o Mundo" De Hélio Oiticica no Projeto "Pinp My Carroça" do Grafiteiro Mundano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luane Maciel Freire.

4.
Jean Gutierrez Pereira. Corpo, Performance e Violência: Os Acionistas de Vienna e suas Contribuições para a Arte na Década de Sessenta. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luane Maciel Freire.

5.
Larissa Nayara Coelho Kimura. Cacos, Pedras e Folhas: A Relação entre Assemblage e o Processo Criativo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luane Maciel Freire.

6.
Felipe Franco Tomazella. Andança Poética: Caminhos e Encontros do Fazer e do Pensar Artístico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luane Maciel Freire.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
2FREIRE, L. M.2015 FREIRE, L. M.; RAMON, P. C. R. ; SILVA, A. A. . ?AỸU ADJO/ÁGUA GRANDE?: O MITO DE ORIGEM EM ANIMAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE LUTA NA ATUAÇÃO ESCOLAR XETÁ. ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO), v. 2, p. 1, 2015.

Artigos aceitos para publicação
1.
FREIRE, L. M.; RAMON, P. C. R. ; FAUSTINO, R. C. . Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais. POLÍTICAS CULTURAIS EM REVISTA, 2017.




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