Cláudio Lopes de Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9547616672006876
  • Última atualização do currículo em 23/08/2018


Especialista em Educação para Relações Étnico-raciais (IFPA/NEAB/Belém). Graduado em Pedagogia (UFPA). Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação (FAPAN). Formação Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação (SENAC/Belém). Possui experiência docente em Educação Superior na Universidade Federal do Pará e no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/Pedagogia/UFPA e em cursos profissionalizantes pela MICROLINS/Belém. Atualmente sou professor da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC); ministrante de oficinas de formação continuada de professores para o uso de tecnologias digitais e educacionais e desenvolvedor de sites acadêmicos e comerciais. Atua ainda como assessor em TI, tendo como foco a produção de material didático digital. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cláudio Lopes de Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, Cláudio Lopes de


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2012
Especialização em Educação para Relações Etnicorraciais. (Carga Horária: 460h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Título: Formação de Professores em História e Cultura Africana e Afro-brasileira: Reflexões a partir do PARFOR/UFPA.
Orientador: Maísa Castro Lopes.
2014 - 2016
Graduação em Gestão em Tecnologia da Inoformação.
Faculdade Pan Amazônica, FAPAN, Brasil.
Título: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Gestão de uma Escola da rede Particular de Ensino em Belém.
Orientador: D. Fares.
2006 - 2010
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará/ Campus Universitário do Tocantins/Cametá, CUNTINS/UFPA, Brasil.
Título: VOZES NEGRAS: Trajetória escolar de egressos negros de camadas populares do Campus de Cametá/UFPA.
Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva.




Formação Complementar


2016
TIC nas escolas. (Carga horária: 15h).
Fundação Telefônica Vivo, TELEFÔNICA, Brasil.
2016
Escola na Núvem: ferramentas gratuitas de produção online. (Carga horária: 15h).
Fundação Telefônica Vivo, TELEFÔNICA, Brasil.
2015
Construção de Jogos, materiais e atividades de Matemática p/ as Séries Inic. (Carga horária: 15h).
Fundação Telefônica Vivo, TELEFÔNICA, Brasil.
2015
Segurança no Desenvolvimento de Software!. (Carga horária: 20h).
Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação para uso das ferramentas Google For Education. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Educação, SEDUC, Brasil.
2015 - 2016
eMAG - Desenvolvedor. (Carga horária: 30h).
Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.
2015 - 2016
Sensibilização para o uso de software livre. (Carga horária: 10h).
Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.
2015 - 2016
e-MAG Conteudista: Acessibilidade e Usabilidade Web. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2015 - 2016
BrOffice.org. (Carga horária: 40h).
Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.
2015 - 2015
HTML Avançado. (Carga horária: 6h).
Fundação Bradesco, FB, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em treinamento de Joomla. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2011 - 2011
HTML básico. (Carga horária: 15h).
Fundação Bradesco, FB, Brasil.
2011 - 2011
Programador Web com PHP. (Carga horária: 240h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2011 - 2011
Webdesigner. (Carga horária: 220h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2011 - 2011
Administrador de Redes. (Carga horária: 240h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2010 - 2010
Microsoft Excell 2007. (Carga horária: 60h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2010 - 2010
Montagem e Manutenção de Micro-computadores. (Carga horária: 200h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2007 - 2007
Noções Básicas de Informática. (Carga horária: 180h).
Machado Informática, MI, Brasil.
2006 - 2006
Jogos e Brincadeiras: Uma alternativa interdiscipl. (Carga horária: 25h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, PARFOR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 60
Outras informações
Professor na disciplina "Tecnologias, Informática na Educação" na Turma 08/Castanhal, do curso de Pedagogia do Campus Universitário de Castanha, no polo de Colares - UFPA.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 45
Outras informações
Professor na disciplina de "Multimídia na Educação" no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR, na Turma 04 do curso de Pedagogia do Campus Universitário de Castanha, no polo de Colares - UFPA.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 45
Outras informações
Professor na disciplina de "Multimídia na Educação" no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR, na Turma 04 do curso de Pedagogia do Campus Universitário de Castanha, no polo de Ipixuna do Pará - UFPA.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Professor formador na disciplina Avaliação da Aprendizagem para turma de Pedagogia PARFOR/Castanhal/UFPA/Turma 06, no Período de 06 a 11/07/2015.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Professor na disciplina de Tecnologias Informáticas e Educação no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR, na Turma 04 de Pedagogia do Campus Universitário de Castanha/UFPA.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Professor na disciplina de Tecnologias Informáticas e Educação no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR, na Turma de Pedagogia do Polo de Concórdia do Pará.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Professor na disciplina de Tecnologias Informáticas e Educação no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR, na Turma 03 de Pedagogia do Campus Universitário de Castanha/UFPA.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Introdução à Informática na Oficina de Informática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ? PARFOR, nas turmas de Pedagogia no Campus Universitário de Castanha/UFPA.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 45
Outras informações
Professor na disciplina Multimídia na Educação a Distância para a turma de Pedagogia PARFOR/UFPA, Polo de Concórdia do Pará.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Professor de Introdução à Informática na Oficina de Informática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ? PARFOR, nas turmas de Pedagogia dos Polos de Colares e Ipixuna do Pará, Vinculadas ao Campus Universitário de Castanha/UFPA.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Professor na disciplina de Tecnologias Informáticas e Educação no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR, na turma 02 de Pedagogia do Campus Universitário de Castanha/UFPA.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Professor na disciplina de Tecnologias Informáticas e Educação no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR, na Turma 01 de Pedagogia do Campus Universitário de Castanha/UFPA.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Professor de Introdução à Informática Básica na Oficina de Informática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ? PARFOR, nas turmas de Pedagogia do Campus de Castanha/UFPA.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Professor de Introdução à Informática Básica na Oficina de Informática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ? PARFOR, nas turmas de Pedagogia do Campus de Castanha e Polo de Concórdia do Pará - UFPA.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Professor de Introdução à Informática Básica na Oficina de Informática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ? PARFOR, nas turmas de Pedagogia do Campus de Castanha/UFPA.

Atividades

01/2014 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividade eletiva: Oficina de Introdução à Informática Básica para uso de softwares livres
Atividade eletiva: Oficina de pesquisa online
Atividade eletivas: Oficinas de Introdução a Informática Básica
Avaliação da Aprendizagem
Multimídia na Educação a Distância
Tecnologias Informáticas e Educação

Secretaria de Educação, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Professor colaborador eventual na disciplina Tecnologias, Informática e Educação na turma de Pedagogia 2011/Manhã pela Faculdade de Pedagogia no Campus Universitário de Castanhal - UFPA.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 68
Outras informações
Professor colaborador eventual na disciplina "Recursos Tecnológicos no Ensino de Lingua Portuguesa" na turma de Letras 2013/Tarde, pela Faculdade de Letras no Campus Universitário de Castanhal - UFPA

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Professor colaborador eventual na disciplina Tecnologias, Informática e Educação na turma de Pedagogia 2011/Tarde pela Faculdade de Pedagogia no Campus Universitário de Castanhal - UFPA

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Professor colaborador eventual na disciplina Tecnologias, Informática e Educação na turma de Pedagogia 2010/Noite pela Faculdade de Pedagogia no Campus Universitário de Castanhal - UFPA

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Colaborador/Voluntário, Enquadramento Funcional: Assistência Técnica em Informática, Carga horária: 8
Outras informações
Atividades Desenvolvidas: 1 - Responsável pela Montagem, manutenção e configuração de Microcomputadores e periféricos; 2 - Responsável pelo desenvolvimento e administração do website da Faculdade de Pedagogia do Campus Universitário de Castanhal/UFPA 3 - Responsável no processor de Concepção, desenvolvimento e administração do website do projeto LAAB - http://www.laabufpa.com; 4 - Divulgação dos projetos de extensão na web por meio das grandes Redes Sociais (E-mail, Facebook e Twitter); 5 - Oficinas de introdução aos recursos de comunicação e publicação na web para os alunos bolsistas dos projetos de extensão da FAPED/CUNCAST/UFPA

Atividades

05/2014 - 08/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias Informáticas e Educação
05/2015 - 06/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Recursos Tecnológico no Ensino de Letras
03/2011 - 12/2014
Outras atividades técnico-científicas , Campus Universitário de Castanhal/FAPED, Campus Universitário de Castanhal/FAPED.

Atividade realizada
Assessoria e Assistência Técnica em Tecnologia da Informação e Comunicação.

Microlins - Educação e Profissão, MICROLINS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor/Instrutor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de Educação Informática no Centro de Tecnologia da Microlins - Belém/PA

Atividades

03/2013 - 07/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso de Internet
Curso de Microsoft Excel 2010
Curso de Microsoft PowerPoint 2010
Curso de Microsoft Word 2010

Infieldweb, IW, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Assessoria e Técnico em Informática, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Informática. Técnico em Informática: Montagem e manutenção de Computadores, Notebooks, Netebooks e Ultrabooks (instalação de softwares em geral, recuperação de dados, backup, manutenção preventiva de micro-computadores, notebooks e netebooks), Instalação de Redes domésticas de Computadores (Instalação e configuração de moldens, Roteadores, switchs). Instalação e configuração de Impressoras. Desenvolvimento de websites utilizando a plataforma CMS Joomla, Blogs, Fan Page (interface específica para a divulgação de uma empresa, marca, banda, Projetos sociais, governamentais, sociais, etc.).


Secretaria Municipal de Educação, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações
Professor na disciplina de Matemática para as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental



Projetos de pesquisa


2010 - 2010
Inclusão no Processo Ensino-aprendizagem apartir da Reconstituição da História, Memória e Cultura Quilombola na Região do Tocantins no Pará
Descrição: O objetivo geral do projeto é incentivar a inclusão de alunos remanescentes de antigos quilombos no processo ensino-aprendizagem, por meio da produção de materais didáticos textualizados e contextualizados, conforme a realidade das povoações quilombolas da região tocantina, no Município de Cametá..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Cláudio Lopes de Freitas - Integrante / Benedita Celeste de Morais Pinto - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Outra.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2014 - Atual
Mancalas e jogos digitais: a internet como estratégia didática para a educação das relações étnico-raciais
Descrição: O projeto objetiva promover a formação dos alunos de Pedagogia e dos professores do ensino Fundamental para a educação das relações étnico-raciais, por meio da realização de oficinas sobre jogos e cultura africana e afro-brasileira, baseadas nos conteúdos digitais disponíveis na rede mundial de computadores ? WEB e na oferta de oficinas para a produção de recursos didáticos digitais sobre história e cultura africana e afro-brasileira, utilizando o software JCLIC..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Cláudio Lopes de Freitas - Integrante / CUNHA, Débora Alfaia da - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.
2013 - Atual
Educação e Ludicidade Africana e Afro-brasileira: Produção de Material Didático e de Metodologias Expecíficas para Escola Quilombolas
Descrição: O Projeto ?Educação e Ludicidade Africana e afro-brasileira: Produção de material didático e de metodologias específicas para escolas quilombolas? nasce da necessidade da Faculdade de Pedagogia, do Campus universitário de Castanhal, corroborar com os esforços da sociedade civil organizada pelo desenvolvimento da educação das relações étnico-raciais, bem como adequar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão as orientações da legislação educacional em vigor, no caso a lei 10.639/2003. O projeto objetiva promover a formação dos alunos de Pedagogia e dos professores do fundamental para a educação das relações étnico-raciais e para a compreensão da realidade e da especificidade das escolas quilombolas. A metodologia a ser desenvolvida se baseia na tríade: vivência lúdica, diálogo e produção pedagógica, e se materializa por meio da realização de estágios e visitas monitoradas dos alunos de graduação em escolas quilombolas, oficinas pedagógicas sobre metodologias lúdicas para o ensino de cultura e história africana e afro-brasileria, bem como, a produção de material didático-metodológico sobre essa temática, com foco na realidade e na especificidade das escolas quilombolas da Amazônia Paraense. O trabalho conta com a parceria e o apoio do movimento negro de Castanhal e lideranças quilombolas do nordeste paraense..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Cláudio Lopes de Freitas - Integrante / CUNHA, Débora Alfaia da - Coordenador / AMARAL, Assunção - Integrante / RIBEIRO, Maria Edilene - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2012 - 2012
Educação e Ludicidade Africana e Afro-brasileira: Produção de Material Didático e de Metodologias Expecíficas para Escola Quilombolas
Descrição: O Projeto ?Educação e Ludicidade Africana e afro-brasileira: Produção de material didático e de metodologias específicas para escolas quilombolas? nasce da necessidade da Faculdade de Pedagogia, do Campus universitário de Castanhal, corroborar com os esforços da sociedade civil organizada pelo desenvolvimento da educação das relações étnico-raciais, bem como adequar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão as orientações da legislação educacional em vigor, no caso a lei 10.639/2003. O projeto objetiva promover a formação dos alunos de Pedagogia e dos professores do fundamental para a educação das relações étnico-raciais e para a compreensão da realidade e da especificidade das escolas quilombolas. A metodologia a ser desenvolvida se baseia na tríade: vivência lúdica, diálogo e produção pedagógica, e se materializa por meio da realização de estágios e visitas monitoradas dos alunos de graduação em escolas quilombolas, oficinas pedagógicas sobre metodologias lúdicas para o ensino de cultura e história africana e afro-brasileria, bem como, a produção de material didático-metodológico sobre essa temática, com foco na realidade e na especificidade das escolas quilombolas da Amazônia Paraense. O trabalho conta com a parceria e o apoio do movimento negro de Castanhal e lideranças quilombolas do nordeste paraense..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cláudio Lopes de Freitas - Integrante / CUNHA, Débora Alfaia da - Coordenador / AMARAL, Assunção - Integrante / Elisa de Nazaré Gomes Prereira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2011 - 2011
Projeto em Educação e Ludicidade e Ludicidade Africana e Afro-brasileira (LAAB)
Descrição: grupo de pesquisa e extensão voltado a formação de professores e produção de materiais didáticos sobre a Educação da s relações etnico-raciais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cláudio Lopes de Freitas - Integrante / CUNHA, Débora Alfaia da - Coordenador / AMARAL, Assunção - Integrante / RIBEIRO, Maria Edilene - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Outra.
2011 - 2011
Inovaçõe Metodológicas: da gestão de sala de aula ao projeto político pedagógico da escola
Descrição: Com o propósito de contribuirmos para a melhoria da construção dos saberes dos professores e dos alunos em formação, propomos o presente projeto de extensão para a formação continuada dos professores das Séries Iniciais, do Município de Castanhal e demais municípios do Nordeste Paraense, e para os alunos e egressos dos cursos de graduação do Campus Universitário de Castanhal. O projeto volta-se para estudos, debates e trocas de experiências bem sucedidas no processo de ensino e aprendizagem dos diferentes saberes curriculares inerentes às Séries Iniciais. Além disso, pretende destacar a utilização das diferentes linguagens e o uso de ferramentas informacionais e tecnológicas para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Nesta perspectiva, o presente projeto de extensão promoverá aproximações entre os sujeitos educacionais do Campus Universitário de Castanhal com os professores das Séries Iniciais, da região na qual está inserido. Além de valorizar os resultados de pesquisa e demais estudos sobre as temáticas a serem abordadas durante a realização do projeto. O projeto conta com a parceria da Secretaria de Educação de Castanhal que liberou todos os professores de 13 escolas municipais para participarem como ouvintes das palestras promovidas pelo projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Cláudio Lopes de Freitas - Integrante / CUNHA, Débora Alfaia da - Integrante / RIBEIRO, Maria Edilene - Coordenador / Elisa de Nazaré Gomes Prereira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática Educativa.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação das Relações Étnico-Raciais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Assessor em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).


Prêmios e títulos


2017
Professor/Orientador da redação vencedora do Concurso de Redação do Dia Mundial da Alimentação, com a temática "Mude o futuro da migração", ADEPARÁ.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
CUNHA, Débora Alfaia da ; FREITAS, Cláudio Lopes de . EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS: OS AVANÇOS DA LEI E O DESAFIO DE UMA NOVA FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA. In: Maria Edilene Ribeiro; Débora Alfaia da Cunha; Elisa de Nazaré Gomes Pereira. (Org.). F O R M A Ç Ã O CONTINUADA DE PROFESSORES ENTRELAÇANDO SABERES E PRÁTICAS INOVADORAS. 1ed.Castanhal - PA: FAPED/ UFPA/ Castanhal, 2012, v. 1, p. 65-80.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, Débora Alfaia da ; FREITAS, Cláudio Lopes de . Formação de Professores e Inclusão Digital no PARFOR/UFPA. In: I SEMINÁRIO LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES, 2012, Belém - PARÁ. Letramento, Tecnologia e Educação Inclusiva, 2012.

2.
FREITAS, Cláudio Lopes de. A EDUCAÇÃO DO NEGRO NAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS: UMA HISTÓRIA DE LUTAS E CONQUISTAS. In: I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 2011, cametá. anais do I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 2011.

3.
FREITAS, Cláudio Lopes de; CUNHA, Débora Alfaia da . NARRANDO A EXCEÇÃO: A TRAJETÓRIA ESCOLAR DE EGRESSOS NEGROS DO CAMPUS DE CAMETÁ/UFPA. In: X SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO, 2011, Belém. Anais do X SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO, 2011.

4.
FREITAS, Cláudio Lopes de. A CIDADANIA E A EDUCAÇÃO DO NEGRO: A HISTÓRIA CONTADA PELA LEGISLAÇÃO. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL DE POLITICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO, 2010, Belém. Anais do IX SEMINÁRIO NACIONAL DE POLITICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, Cláudio Lopes de. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na gestão de escolas privadas em Belém. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FREITAS, Cláudio Lopes de. Acessibilidade na Internet: recomendações e recursos para websites. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CUNHA, Débora Alfaia da ; FREITAS, Cláudio Lopes de . Formação de Professores e Inclusão Digital no PARFOR/UFPA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FREITAS, Cláudio Lopes de. 'África Mãe Gigante' como 'I Exposição de Recursos Metodlógicos para o Trato com ERER'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CUNHA, Débora Alfaia da ; FREITAS, Cláudio Lopes de . Oficina Educação e Ludicidade Africana e Afro-brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
FREITAS, Cláudio Lopes de. A Educação do Negro nas Constituições Brasileiras: uma História de Lutas e Conquistas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FREITAS, Cláudio Lopes de. VOZES NEGRAS: A TRAJETÓRIA ESCOLAR DE EGRESSOS NEGROS DO CAMPUS DE CAMETÁ/UFPA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CUNHA, Débora Alfaia da ; FREITAS, Cláudio Lopes de . Projeto de Extensão em Educação e Ludicidade Africana e Afro-brasileira: a alegria do trabalho coletivo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
FREITAS, Cláudio Lopes de; ARAUJO, Naiara de Souza ; CUNHA, Débora Alfaia da . Projeto de Extensão em Educação e Ludicidade Africana e Afro-brasileira: relato de experiencia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
FREITAS, Cláudio Lopes de; CUNHA, Débora Alfaia da . NARRANDO A EXCEÇÃO: A TRAJETÓRIA ESCOLAR DE EGRESSOS NEGROS DO CAMPUS DE CAMETÁ/UFPA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
FREITAS, Cláudio Lopes de. Memória e Identidade Negra: História e Cultura Afro-tocantina no Ensino da História Cametaense nas Séries Iniciais da Rede Pública. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FREITAS, Cláudio Lopes de. A cidadania e a Educação de Negro: A História Contada Pela Legislação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CUNHA, Débora Alfaia da ; FREITAS, Cláudio Lopes de . OFICINA DE JOGOS E BRINCADEIRAS INFANTIS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
FREITAS, Cláudio Lopes de. linguagem cametaense. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FREITAS, Cláudio Lopes de. Concepção, desenvolvimento e administração do site do I Congresso Paraense de Educação Especial. 2014.

2.
FREITAS, Cláudio Lopes de. Concepção, desenvolvimento e administração do site da Faculdade de Pedagogia Campus Castanhal/UFPA. Webesite: http://www.pedcast.ufpa.br. 2013.

3.
FREITAS, Cláudio Lopes de. Concepção, desenvolvimento e administração do Webesite do PIBID UFPA - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Pará. Programa coordenado pela Profa. Dra. Marilena Loureiro da Silva (Diretora de Projetos Educacionais/PROEG/UFPA). Link para o site: http://pibidufpa.com.br. 2013.

4.
FREITAS, Cláudio Lopes de. Concepção, desenvolvimento e administração do site de Eventos do PARFOR/PEDAGOGIA/UFPA Link para o site: http://parforpedeventos.ufpa.br. 2013.

5.
FREITAS, Cláudio Lopes de. Concepção, desenvolvimento e administração do site do grupo de pesquisa em Educação Ludicidade Africana e afro-brasileira (LAAB). Webesite: http://www.laab.ufpa.br. 2011.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
FREITAS, Cláudio Lopes de. Desenvolver e administrador do blog: educadoremrede.blogspot.com.br. 2014; Tema: Formação de professores para o uso e produção de Mídias digitais. (Blog).

2.
FREITAS, Cláudio Lopes de; CUNHA, Débora Alfaia da . Elaboração e desenvolvimento do Site do Projeto de Extensão Ludicidade Africana e Afro-brasileira: laabufpa.com. 2012; Tema: produção de recursos didaticos e metodologias para a Educação das Relações Etnico raciais. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREITAS, Cláudio Lopes de. Oficina: Formação de professores para elaboração de recursos digitais com o Software livre JClic. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FREITAS, Cláudio Lopes de. Oficina de Elaboração de Recursos Didáticos Digitais com o software JCLIC. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FREITAS, Cláudio Lopes de. Curso de Acessibilidade Web: recomendações e recursos para Web sites (20h), ministrado para o Grupo de Educação Inclusiva da Região Amazônica - GEIRA/UFPA. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FREITAS, Cláudio Lopes de. Elaboração de recursos digitais sobre cultura afro-brasileira com software de autoria. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
FREITAS, Cláudio Lopes de. Acessibilidade na internet: recomendações e recursos para Web sites. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CUNHA, Débora Alfaia da ; FREITAS, Cláudio Lopes de . Oficina Pedagógica: Jogos Infantis Africanos e Afro-brasileiros. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CUNHA, Débora Alfaia da ; FREITAS, Cláudio Lopes de . Mini Curso e Oficina: desafios para implantação da Lei 10.639/2003. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
FREITAS, Cláudio Lopes de; CUNHA, Débora Alfaia da . OFICINA DE JOGOS INFANTIS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CUNHA, Débora Alfaia da ; FREITAS, Cláudio Lopes de . Apostila de jogos Infantis Africanos e Afro-brasileiros. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para formação continuada de professores).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CUNHA, Débora Alfaia da ; FREITAS, Cláudio Lopes de . fotos para o e-book do projeto laab. 2011. Fotografia.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREITAS, Cláudio Lopes de; LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante; PIRES, Yomara Pinheiro. Participação em banca de Josimar Sousa Monteiro.Desenvolvimento de um novo padrão de Site Acessível para as Pró-Reitorias da UFPA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Pará.

2.
CUNHA, Débora Alfaia da; FREITAS, Cláudio Lopes de. Participação em banca de Deisy Adriana Saldanha de Melo.Avaliação da aprendizagem e prática docente: concepções de professores do ensino fundamental de uma escola pública no município de Vigia/PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
CUNHA, Débora Alfaia da; FREITAS, Cláudio Lopes de. Participação em banca de TEREZINHA DE JESUS MORAES MOREIRA.DIFICULDADE DE LEITURA DOS ALUNOS DO 4º ANO DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DO MUNICIPIO DE VIGIA DE NAZARE/PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

4.
CUNHA, Débora Alfaia da; FREITAS, Cláudio Lopes de. Participação em banca de DEIJANIRA OLIVEIRA FERREIRA.O USO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS PRODUZIDOS PELOS PROFESSORES DO 2º ANO DO ENSINO FUDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CASTANHAL- PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Forum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.Tecnologias educacionais para o trato com a África na educação básica. 2015. (Outra).

2.
Semana Acadêmica: Direito do Homem e da Mulher (20h). Faculdade Pan Amazônica - FAPAN. 2015. (Outra).

3.
Semana Acadêmica: Segurança do Trabalho (20h). Faculdade Pan Amazônica - FAPAN. 2015. (Outra).

4.
II jornada de Inclusão Digital.Acessibilidade na internet: recomendações e recursos para Web sites. 2014. (Outra).

5.
Encontro Nacional da Comunidade de Usuários do CMS Joomla, JoomlaDay.Joomla Day Brasil em Belém. 2013. (Encontro).

6.
III Fórum da Internet no Brasil.Construindo Pontes. 2013. (Outra).

7.
I Exposição de Recursos Metodológicos para o trato com ERER. África Mãe Gigante. 2012. (Exposição).

8.
III pensando Áfricas e suas diásporas.Oficina Educação e Ludicidade Africana e Afro-brasileira. 2012. (Encontro).

9.
Ciclo de Palestras Conheça Mais: cultura afro-brasileira nosso patrimônio. 2011. (Outra).

10.
Desafios na implementação da lei 10.639/2003.Desafios na implementação da lei 10.639/2003. 2011. (Outra).

11.
Dia de Extensão na Comunidade de Remanescente de Quilombola de Itaboca/PA. 2011. (Outra).

12.
III Tributo a Bob Marley.jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras. 2011. (Outra).

13.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL.A EDUCAÇÃO DO NEGRO NAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS: UMA HISTÓRIA DE LUTAS E CONQUISTAS. 2011. (Seminário).

14.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE RELAÇÕES RACIAIS NA AMAZÔNIA/III SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.Projeto de Extensão em Educação e Ludicidade Africana e Afro-brasileira: a alegria do trabalho coletivo. 2011. (Seminário).

15.
Natal e Enceramento do Projeto Universidade no Quilombo Versão 2011.Colaborador do Evento. 2011. (Outra).

16.
X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo.NARRANDO A EXCEÇÃO: A TRAJETÓRIA ESCOLAR DE EGRESSOS NEGROS DO CAMPUS DE CAMETÁ/UFPA. 2011. (Seminário).

17.
Casa Brasil-África: II Semana da África: África e a Diáspora da Amazônia. 2010. (Outra).

18.
II Semana da Consciência Negra UFPA/CUNTINS.OFICINA DE JOGOS E BRINCADEIRAS INFANTIS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS. 2010. (Outra).

19.
IX SEMINÁRIO NACIONAL DE POLITICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.A CIDADANIA E A EDUCAÇÃO DO NEGRO: A HISTÓRIA CONTADA PELA LEGISLAÇÃO. 2010. (Seminário).

20.
Fórum Social Mundial 2009. 2009. (Outra).

21.
II Encontro de História da Região do Baixo Tocantins. 2008. (Outra).

22.
II Seminário Messoregional de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Campo. 2007. (Seminário).

23.
I Seminário de Extensão e do Programa Conexões de Saberes. 2007. (Encontro).

24.
I Encontro de História da Região do Baixo Tocantins. 2006. (Encontro).

25.
I Encontro dos Estudantes do Campus Universitário do Tocantins/Cametá. 2006. (Encontro).

26.
I Encontro em Educação. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL, Assunção ; CUNHA, Débora Alfaia da ; FREITAS, Cláudio Lopes de ; ARAUJO, Naiara de Souza . Socialização da Cultura Africana. 2011. (Outro).

2.
CUNHA, Débora Alfaia da ; FREITAS, Cláudio Lopes de ; ARAUJO, Naiara de Souza . Mini Curso e Oficina: desafios para implantação da Lei 10.639/2003. 2011. (Outro).

3.
FREITAS, Cláudio Lopes de. I Encontro de Pedagogia. 2008. (Outro).

4.
FREITAS, Cláudio Lopes de. I Encontro dos Estudantes do Campus Universitário do Tocantins/Cametá - UFPA. 2006. (Outro).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CUNHA, Débora Alfaia da ; FREITAS, Cláudio Lopes de . EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS: OS AVANÇOS DA LEI E O DESAFIO DE UMA NOVA FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA. In: Maria Edilene Ribeiro; Débora Alfaia da Cunha; Elisa de Nazaré Gomes Pereira. (Org.). F O R M A Ç Ã O CONTINUADA DE PROFESSORES ENTRELAÇANDO SABERES E PRÁTICAS INOVADORAS. 1ed.Castanhal - PA: FAPED/ UFPA/ Castanhal, 2012, v. 1, p. 65-80.


Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, Cláudio Lopes de. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na gestão de escolas privadas em Belém. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Redes sociais, websites e blogs
1.
FREITAS, Cláudio Lopes de. Desenvolver e administrador do blog: educadoremrede.blogspot.com.br. 2014; Tema: Formação de professores para o uso e produção de Mídias digitais. (Blog).

2.
FREITAS, Cláudio Lopes de; CUNHA, Débora Alfaia da . Elaboração e desenvolvimento do Site do Projeto de Extensão Ludicidade Africana e Afro-brasileira: laabufpa.com. 2012; Tema: produção de recursos didaticos e metodologias para a Educação das Relações Etnico raciais. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 5:53:16