Breno Rafael Martins Parreira Rodrigues Rezende

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9421864825470804
  • Última atualização do currículo em 31/07/2018


Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Estudos Linguísticos pela mesma universidade (com apoio financeiro da FAPEMIG). Graduado em LETRAS Português/ Espanhol pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Em 2017, atuou como professor voluntário no Curso de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Em 2015, foi professor celetista do Curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Em 2010, atuou como professor de Redação no Cursinho de Educação Popular (CEP). Foi estagiário bolsista do PIBID-Espanhol e petiano bolsista dos cursos de Letras da UFTM. Trabalhou na banca de correção de redações do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira. Se interessa, particularmente, pelas teorias do discurso de linha francesa. Suas pesquisas relacionam o quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, a AD, com textos veiculados na Web. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Breno Rafael Martins Parreira Rodrigues Rezende
Nome em citações bibliográficas
REZENDE, B. R. M. P. R.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: UM ESTUDO EM TORNO DAS REDES SOCIAIS: EM PAUTA A PRODUTIVIDADE DA NOÇÃO DE SISTEMA DE HIPERGENERICIDADE,
Orientador: Fernanda Mussalim.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Análise do discurso; Hipergênero; Sistema de hipergenericidade.
2015 - 2017
Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Hipergênero e sistema de hipergenericidade: análise do funcionamento discursivo do Facebook,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Fernanda Mussalim.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: Análise do discurso; Facebook; Sistema de hipergenericidade; Hipergênero.
2010 - 2014
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Título: Baderneiros ou revolucionários?: Um estudo em torno da polêmica dos Black Blocs no Facebook.
Orientador: Profª. Drª. Jauranice Rodrigues Cavalcanti.




Formação Complementar


2016 - 2016
Discurso e Análise do Discurso. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2016 - 2016
Questões para analistas do discurso. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2015 - 2015
A questão do corpus em Análise do Discurso. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2015 - 2015
Cognição e linguagem. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2015 - 2015
Linguagem e cognição. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2015 - 2015
Discurso Literário. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Atualização e Qualificação de Avaliadores das Redações ENEM 201. (Carga horária: 120h).
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CEBRASPE, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Vive la france. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Oratória em sala de aula. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2006 - 2006
Oficina de Dança. (Carga horária: 180h).
Fundação Cultural de Uberaba, FUNDAÇÃOCULTURAL, Brasil.
2005 - 2005
Espanhol. (Carga horária: 16h).
Escola Estadual Professora Corina de Oliveira, EEPCO, Brasil.
2004 - 2004
Mímica. (Carga horária: 40h).
Oficina de Artes Yara Lins, OAYL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 16
Outras informações
Atuou como professor voluntário nos cursos de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) de junho a novembro de 2017. Ministrou as disciplinas de Linguística V (Análise do Discurso) e de Linguística VI (Linguística Aplicada).

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Petiano bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Petiano desde agosto de 2011, bolsista desde fevereiro de 2012.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista do PIBID - Espanhol, Enquadramento Funcional: Aluno bolsista do PIBID - Espanhol, Carga horária: 8
Outras informações
Aluno bolsista do PIBID - Espanhol do curso de Letras Português/ Espanhol da UFTM.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de Redação
Outras informações
Atuou como professor de Redação para a turma do período VESPERTINO do Cursinho de Educação Popular (CEP).


Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Membro de Comitê Eleitoral, Enquadramento Funcional: Membro de Comitê eleitoral, Carga horária: 8
Outras informações
Participou como Membro de comitê eleitoral para eleição de novo coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio Docência na Graduação, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 16
Outras informações
Atuou como estagiário de Docência na Graduação no curso de Jornalismo, ministrando aulas de Leitura e Produção de Textos I.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Membro de comissão especial, Enquadramento Funcional: Comissão de Avaliação, Carga horária: 8
Outras informações
Membro da Comissão interna do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos para avaliação dos dados da plataforma SUCUPIRA.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Membro de comitê eleitoral, Enquadramento Funcional: Membro de Comitê eleitoral, Carga horária: 8
Outras informações
Participou como Membro de comitê eleitoral para eleição de novo coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio Docência na Graduação, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 16
Outras informações
Atuou como estágiário de Docência na Graduação em Letras, ministrando aulas para a disciplina de Introdução aos Estudos da Linguagem - IEL.

Atividades

08/2015 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos.

CNEC - Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, CNEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Corretor de Redações, Enquadramento Funcional: Corretor de Textos, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhou como corretor de redações dos alunos do ensino médio do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira.


Escola Estadual Professora Corina de Oliveira, EEPCO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa (Designado), Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
NOVAS FORMAS DE TEXTUALIDADE: UM ESTUDO SOBRE LEITURA ATRAVÉS DO FACEBOOK
Descrição: Com base no quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa (AD), analisamos um corpus constituído de textos de jovens de 16 a 24 anos de idade da cidade de Uberaba-MG, veiculados pela rede social Facebook. Dentre os conceitos que manipulamos nas análises estão: ethos, destacabilidade, cenas de enunciação e gêneros do discurso. Observamos as leituras que esses jovens fazem das polêmicas que circulam nas grandes mídias, as imagens que tentam construir de si e de seus interlocutores e quais são os efeitos de sentido que derivam de tais leituras e dos prováveis ethos que emergem da enunciação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Breno Rafael Martins Parreira Rodrigues Rezende - Integrante / Jauranice Rodrigues Cavalcanti - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Educação integral: expressões verbais e corporais
Descrição: Visamos atender à demanda da comunidade (Uberaba e região ) na qual a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) se insere, propiciando a continuidade da formação acadêmica do profissional da Educação Básica, especificamente, daqueles que atuam na área de Linguagens e Expressão. Atender a demanda sobre o desenvolvimento de práticas na Educação Integral, um ideal presente na legislação educacional brasileira e nas formulações dos educadores. Consolidar a formação do professor-pesquisador em condições de desencadear práticas que contribuam para a construção de indivíduos críticos e reflexivos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Breno Rafael Martins Parreira Rodrigues Rezende - Integrante / Jauranice Rodrigues Cavalcanti - Integrante / Marinalva Vieira Barbosa - Integrante / Juliana Bertucci Barbosa - Coordenador / Regina Simões - Integrante.Financiador(es): Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional - Bolsa.
2013 - 2013
Letramento Acadêmico
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
História e análise crítica do cinema
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Projeto /Rondon "Operação Forte do Presépio/PA"
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
O ensino e aprendizagem da escrita na universidade - Projeto Correção de Redações
Descrição: Projeto ligado ao Grupo de Pesquisa GEDELES..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Tardes no PET Letras - Conversação em língua espanhola
Descrição: Projeto que promove a conversação em língua estranjeira..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2011 - Atual
GDELES - Grupo de estudos do discurso e ensino de leitura/ escrita no ensino superiror
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2011 - Atual
GPELLP - Grupo de Pesquisa em Linguistica e Língua Portuguesa
Descrição: O GPELLP tem por objetivo principal produzir reflexões sobre diferentes fenômenos da linguagem fundamentadas sobretudo no quadro teórico-metododológico da Análise do Discurso de linha francesa (AD).
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
REZENDE, B. R. M. P. R.2017 REZENDE, B. R. M. P. R.. O que a linguística variacionisata de Willian Labov leu em Saussure sobre o conceito de fala?. INTERTEXTO (UBERABA), v. 10, p. 1-16, 2017.

2.
REZENDE, B. R. M. P. R.2016 REZENDE, B. R. M. P. R.. Polêmica discursiva e intertextualidade: em pauta o compartilhamento de notícias na rede social. Percursos Linguísticos (UFES), v. 6, p. 22-36, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
CAVALCANTI, J. R. ; REZENDE, B. R. M. P. R. . Reflexões sobre a construção da identidade do professor de língua portuguesa. In: Juliana Bertucci Barbosa; Regina Simões. (Org.). Formação de professores na educação básica. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2017, v. 1, p. 201-218.

2.
GALVAO, J. A. M. ; REZENDE, B. R. M. P. R. . Das memórias à construção de uma década de histórias: ex docentes em entrevista. In: BARBOSA, J. B. et. al.. (Org.). Uma década dos Cursos de Letras da UFTM. 1ed.Uberaba - MG: UFTM, 2016, v. 1, p. 185-195.

3.
Vidal, M. E. B. ; REZENDE, B. R. M. P. R. . A metáfora como recurso facilitador da prática pedagógica em escola de tempo integral. In: Juliana Bertucci Barbosa; Regina Simões. (Org.). MAIS EDUCAÇÃO: INVESTIGAÇÕES NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. 1ed.Uberaba-MG: UFTM, 2014, v. 1, p. 17-36.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Análise do Discurso e gêneros jornalísticos: uma proposta de atividade com a notícia. In: VI SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, 2017, Uberlândia. Anais do VI Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa. Uberlândia: EDUFU, 2016. v. 1. p. 439-448.

2.
REZENDE, B. R. M. P. R.; BORGES FILHO, O. ; FERREIRA, G. S. ; SANTOS, G. G. ; SILVA, T. C. . Letramento Acadêmico. In: XIII Sudeste PET, 2013, Ilha Solteira. XIII Sudeste PET - UNESP - Ilha Solteira, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Compartilhamentos no Facebook: em pauta a produtividade do conceito de sistema de hipergenericidade. In: XV SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada, 2017, Uberlândia. Caderno de Resumos - XV SEPELLA. Uberlândia: EDUFU, 2017. v. 1. p. 53-54.

2.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Práticas discursivas na internet: um estudo sobre o funcionamento enunciativo do Facebook. In: XIV SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada, 2016, Uberlândia. Livro de Resumos XIV SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada. Uberlândia: EDUFU, 2016. v. 1. p. 46-48.

3.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Discurso e internet: um estudo sobre a polêmica discursiva no Facebook. In: XIII SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada, 2015, Uberlândia. Livro de Resumos do XIII SEPELLA, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Mídium e hipergênero: uma análise enunciativa da rede social Facebook. In: VI Colóquio e I Instituto da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso - ALED-BRASIL, 2016, São Carlos - SP. Caderno de Resumos: VI Colóquio da ALED ? Brasil: Estudos do discurso: questões teórico-metodológicas, sociais e éticas. São Carlos: UFScar, 2016. v. 1. p. 45-45.

2.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Análise do Discurso e gêneros jornalísticos: uma proposta de atividade com a notícia. In: VI SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portguesa, 2016, Uberlândia. Caderno de Resumos. Uberlândia - MG: EDUFU, 2016. v. 1. p. 128-128.

3.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Polêmica discursiva e intertextualidade: em pauta o compartilhamento de notícias na rede social. In: 63º Seminário do Gel, 2015, Campinas. 63º Seminário do Gel, Programação, 2015.

4.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Polêmica discursiva no Facebook: sobre construções de simulacros. In: SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2015, Uberaba-MG. Caderno de Resumos do V SELL, 2015.

5.
REZENDE, B. R. M. P. R.. 'Baderneros o revolucionarios'?: una investigación acerca de la polémica de los Black Blocs en el Facebook. In: FALE - Fórum Académico de Letras, 2014, San Pedro Sula. FALE - Fórum Académico de Letras, 2014.

6.
REZENDE, B. R. M. P. R.; CAVALCANTI, J. R. . O discurso e o Facebook: reflexões sobre a textualidade da internet. In: IV Encontro em Análise do Discurso, 2013, Araraquara. IV Encontro em Análise do Discurso: fundamentos epistemológicos e abordagens metodológicas, 2013.

7.
REZENDE, B. R. M. P. R.; CAVALCANTI, J. R. . NOVAS FORMAS DE TEXTUALIDADE: UM ESTUDO SOBRE LEITURA ATRAVÉS DO FACEBOOK. In: XXI Jornada de Iniciação Científica, 2013, Uberaba. XXI Jornada de Iniciação Científica. Uberaba-MG: Editora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2014. v. 1. p. 1-411.

8.
REZENDE, B. R. M. P. R.; CAVALCANTI, J. R. . DISCURSO E TEXTUALIDADE: NOVAS FORMAS DE LEITURA NO FACEBOOK. In: IV SIMELP - SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2013, Goiânia. IV SIMELP - SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA - CADERNO DE RESUMOS "PÔSTERES", 2013.

9.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Leitura e Textualidade: um estudo no mundo digital. In: II Congresso Internacional de Linguística Histórica - Congresso Castilho, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos, 2012.

10.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Letramento Acadêmico: a escrita sob o enfoque dos gêneros comuns ao meio. In: XVII ENAPET - Encontro Nacional do Programa de Educação Tutorial, 2012, São Luís - MA. Caderno de Resumos do XVII Encontro Nacional do Programa de Educação Tutorial. São Luís-MA: EDUFMA, 2012. v. 1. p. 269-269.

11.
REZENDE, B. R. M. P. R.; Marra, M. N. A. ; Zeulli, E. . Aquisição Linguístico-cultural de Espanhol por meio de oficinas em uma Escola Pública. In: II Seminário de Formação de Professores, qualidade de ensino e inclusão. I Encontro do PIBID, I Encontro das Licenciaturas e I Encontro do Grupo de Implementação do Mestrado da UFTM, 2011, Uberaba. Caderno de resumos, 2011.

12.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Internet e textualidade: um estudo sobre leitura no Facebook. In: I SELE - Semana de Letras da UFTM, 2011, Uberaba. Caderno de Resumos, 2011.

13.
REZENDE, B. R. M. P. R.; Marra, M. N. A. . Aquisição Linguístico-cultural de espanhol por meio de oficinas em uma escola pública. In: III Seminário Nacional de Formação de Professores, 2011, Uberaba-MG. Trabalho docente, educação superior, cultura digital: caderno de resumos. Uberaba-MG: UFTM, 2011. v. 1. p. 80-80.

Apresentações de Trabalho
1.
REZENDE, B. R. M. P. R.. A influência francesa na fundação da Linguística. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Da década de 60 ao século XXI: a Análise do Discurso francesa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Compartilhamentos no Facebook: em pauta a produtividade do conceito de sistema de hipergenericidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Da linguagem fílmica às comunidades gays: os estereótipos LGBTS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Mídium e hipergênero: uma análise enunciativa da rede social Facebook. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Análise do Discurso e gêneros jornalísticos: uma proposta de atividade com a notícia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
REZENDE, B. R. M. P. R.. PRÁTICAS DISCURSIVAS NA INTERNET: UM ESTUDO SOBRE O FUNCIONAMENTO ENUNCIATIVO DO FACEBOOK. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
REZENDE, B. R. M. P. R.. A rede social como espaço de interincompreensão generalizada: um estudo sobre polêmica discursiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Polêmica discursiva no Facebook: sobre construções de simulacros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Polêmica discursiva e intertextualidade: em pauta o compartilhamento de notícias na rede social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Discurso e internet: um estudo sobre a polêmica discursiva no Facebook. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
REZENDE, B. R. M. P. R.; CAVALCANTI, J. R. . Baderneros o revolucionarios?: una investigación acerca de la polémica de los Black Blocs en el Facebook. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Discurso e textualidade: novas formas de leitura no Facebook. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
REZENDE, B. R. M. P. R.; CAVALCANTI, J. R. . Novas formas de textualidade: um estudo sobre leitura através do Facebook. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
REZENDE, B. R. M. P. R.. LEITURA E INTERNET: UM ESTUDO SOBRE A TEXTUALIDADE NO FACEBOOK. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Leitura e textualidade: um estudo no mundo digital. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
REZENDE, B. R. M. P. R.; BORGES FILHO, O. . Sem medo de falar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Internet e novas formas de textualidade: um estudo sobre blogs. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
REZENDE, B. R. M. P. R.. VAMOS A LA UNIVERSIDAD?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
REZENDE, B. R. M. P. R.; CAVALCANTI, J. R. . Internet e textualidade: um estudo sobre leitura no Facebook. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Por uma metodologia do espaço narrativo. Ribeirão Preto: Ribeirão Gráfica e Editora, 2016. (Tradução/Outra).

2.
REZENDE, B. R. M. P. R.; BARBOSA, M. V. . Conferencia final del Fórum Académico de Letras 2014, 2014. (Tradução/Outra).

3.
REZENDE, B. R. M. P. R.; BARBOSA, J. B. . Experiencias docentes de investigación previo a la graduación, 2014. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Integrante dco Comitê Editorial do XIV SEPELLA. 2016.

2.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Parecerista dos resumos do XIII SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Jovem e Leitura: Amor ou ódio?. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Escrita e reescrita de textos acadêmicos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
REZENDE, B. R. M. P. R.. A escrita e reescrita de textos acadêmicos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
REZENDE, B. R. M. P. R.; BARBOSA, J. B. ; BARBOSA, M. V. . La investigación en la formación docente y la escritura. 2014. .

4.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Oficina: CINEMA: LEITURA E ESCRITA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
REZENDE, B. R. M. P. R.. 'O Avaro' de Molière. 2011. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
REZENDE, B. R. M. P. R.. O Predileto. 2008 (Rádio- novela).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GALVAO, J. A. M.; REZENDE, B. R. M. P. R.. Participação em banca de Alana Cristina da Silba.A constituição política do professor de língua espanhola em formação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
CAVALCANTI, J. R.; REZENDE, B. R. M. P. R.. Participação em banca de Dandara Adrien Aveiro.Um estudo discursivo em torno das crônicas de Gregório Duvivier. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Mídia e Literatura. 2017. (Outra).

2.
Colóquio No olho do furacão: a polêmica em torno dos estrangeirismos analisada a partir de uma perspectiva discursiva. 2016. (Outra).

3.
Colóquio Pedras e caminhos: as imbricações entre método e teoria na análise de um estereótipo. 2016. (Outra).

4.
I Seminário de Pesquisa do Círculo de Estudos do Discurso. 2016. (Seminário).

5.
Colóquio da Disciplina de Teorias Linguísticas - Os manuscritos de Ferdinand de Saussure. 2015. (Outra).

6.
Fórum Académico de Letras.Baderneros o revolucionarios?: una investigación acerca de la polémica de los Black Blocs en el Facebook. 2014. (Outra).

7.
XVII Encontro nacional dos Grupos PET. 2012. (Encontro).

8.
A plasticidade da atividade docente. 2011. (Outra).

9.
I Encontro de língua, cultura e civilização francesa. 2011. (Encontro).

10.
III SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM. 2011. (Simpósio).

11.
I InterPET UFTM. 2011. (Encontro).

12.
I SIELP- Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. 2011. (Simpósio).

13.
Práticas de leitura: formação continuada de professores. 2011. (Seminário).

14.
XIII Simpósio nacional de Letras e Linguística/ III Simpósio internacional de Letras e Linguística.Internet e novas formas de textualidade: um estudo sobre blogs. 2011. (Simpósio).

15.
XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. 2011. (Congresso).

16.
Apresentação do PET Letras na III Semana Acadêmica da UFTM. 2010. (Outra).

17.
Concurso Cultural: Conto e Poesia.Conto dos espelhos. 2010. (Outra).

18.
Mesa redonda: A Formação de Leitores Críticos. 2010. (Outra).

19.
Mesa redonda e lançamento do livro: "Culura e Sociedade: causos, povo e imaginação". 2010. (Outra).

20.
Palestra: O que é Extensão Universitária. 2010. (Outra).

21.
Semana de recepção dos Calouros. 2010. (Outra).

22.
Palestra: "ORATÓRIA: TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL". 2007. (Outra).

23.
III Mostra Estudantil de Teatro.Peça Teatral. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MUSSALIM, F. ; REZENDE, B. R. M. P. R. . I Seminário de Pesquisa do Círculo de Estudos do Discurso: Constituição de corpus e procedimentos de análise. 2016. (Outro).

2.
REZENDE, B. R. M. P. R.. XIV Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada. 2016. (Congresso).

3.
REZENDE, B. R. M. P. R.. V SELL - Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM. 2015. (Congresso).

4.
REZENDE, B. R. M. P. R.. XIII SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada. 2015. (Outro).

5.
REZENDE, B. R. M. P. R.; BORGES FILHO, O. . II SELE - Semana de Letras da UFTM. 2014. (Outro).

6.
REZENDE, B. R. M. P. R.; CAMARGO, L. M. C. . I Seminário de Pesquisa sobre o gótico. 2014. (Congresso).

7.
REZENDE, B. R. M. P. R.. i ENCONTRO CULTURAL PET UFTM. 2013. (Outro).

8.
REZENDE, B. R. M. P. R.; BORGES FILHO, O. . I JOEEL - Jornada de estudos sobre o espaço literário. 2013. (Congresso).

9.
REZENDE, B. R. M. P. R.. I SELE - Semana de Letras da UFTM. 2012. (Outro).

10.
REZENDE, B. R. M. P. R.. Seminário Inaugural do Projeto "Práticas de Leitura: Formação continuada de professores". 2012. (Outro).

11.
REZENDE, B. R. M. P. R.. III SELL - Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM. 2011. (Congresso).

12.
REZENDE, B. R. M. P. R.. I Encontro de língua, cultura e civilização francesa da UFTM. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
DIAS, M. I. M. ; FACCHIN, T. A.. A metáfora como recurso facilitador da prática pedagógica em escola de tempo integral. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO INTEGRAL: EXPRESSÕES VERBAIS E CORPORAIS) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Breno Rafael Martins Parreira Rodrigues Rezende.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 24:26:48