Felipe Augusto Monteiro Cravo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5888102759134427
  • Última atualização do currículo em 02/09/2018


Graduado em Psicologia com ênfase em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, foi diretor geral e membro fundador da Liga Acadêmica de Estudos e Pesquisa em Análise do Comportamento (LAEPAC), além disso atuou como monitor remunerado do laboratório de Psicologia Experimental por um ano. Possui experiência como extensionista, atuando em projetos de extensão direcionados à intervenções psicopedagógicas e psicossociais por meio de jogos de regras para o desenvolvimento de habilidades comportamentais com crianças de 8 à 12 anos. Paralelamente desenvolve pesquisa sobre representações sociais e sexualidade junto ao laboratório de Psicologia Social da PUC-Minas Poços de Caldas. Atualmente estuda comportamento verbal e funcionamento simbólico junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da UNESP-Bauru, desenvolvendo pesquisa sobre a interdependência entre ouvir e falar em deficientes auditivos usuários de implante coclear. A pesquisa faz parte do INCT-ECCE (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Estudos em Comportamento Cognição e Ensino). Realiza atendimentos psicoterapêuticos na Associação de Transgêneros de Sorocaba. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Augusto Monteiro Cravo
Nome em citações bibliográficas
CRAVO, F. A. M.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Leitura oral e nomeação de figuras de palavras com dificuldade ortográfica de crianças com deficiência auditiva e usuárias de implante coclear,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Ana Cláudia Moreira Almeida-Verdu.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Equivalence-Based Instruction; Ensino de Leitura; Analise do Comportamento; Deficiência auditiva.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
2010 - 2015
Graduação em psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: "Amamos o pecador e abominamos o pecado": ancoragens e objetivações da homossexualidade em religiosos de Poços de Caldas.
Orientador: Dra. Ellika Trindade.
Bolsista do(a): programa universidade para todos, PROUNI, Brasil.
2008 - 2009
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Edificações com Ênfase em Projetos.
Etec Fernando Prestes, ETEC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Manuais de treino de habilidades sociais para pessoas com TEA. (Carga horária: 8h).
Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.
2017 - 2017
Intervenção com adolescentes institucionalizados. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2017 - 2017
Ensino de leitura para pessoas com autismo. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2017 - 2017
Organização da educação Especial na perspectiva inclusiva na Ed. infantil. (Carga horária: 4h).
Congresso Brasileiro de Educação, CBE, Brasil.
2017 - 2017
Análise comportamental da motivação escolar. (Carga horária: 3h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2017 - 2017
Comportamento simbólico e análise comportamental da cultura. (Carga horária: 3h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2017 - 2017
Educação, tolerância e religião - apontamentos para prática docente. (Carga horária: 4h).
Congresso Brasileiro de Educação, CBE, Brasil.
2017 - 2017
ABA: Ensinando a comunicação e diminuindo comportamentos disruptivos em cri. (Carga horária: 3h).
Jornada de Análise do Comportamento UFSCar, JAC UFSCAR, Brasil.
2016 - 2016
Feminismo e contra-controle revolucionário. (Carga horária: 4h).
Jornada de Análise do Comportamento UFSCar, JAC UFSCAR, Brasil.
2016 - 2016
Autoconhecimento de eventos privados. (Carga horária: 4h).
Jornada de Análise do Comportamento de Poços de Caldas, JAC VII, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Formação em Extensão Universitária. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2014 - 2014
Orientação à queixa escolar: cons. dimensão social. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2013 - 2013
Musicoterapia. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2012 - 2013
Grupo de Estudos em Análise do Comportamento. (Carga horária: 64h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Rondon Minas. (Carga horária: 200h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Pastoral Universitária. (Carga horária: 60h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2011 - 2011
Hipnoterapia. (Carga horária: 3h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 20


Espaço Terapêutico Sorocaba, ETS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicólogo Clínico, Carga horária: 8


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estagiário em Docência, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências de Bauru, .

Linhas de pesquisa
Aprendizagem e Ensino

Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, FAEF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento I

Associação de Transgêneros de Sorocaba, ATS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 6


Faculdade Sudoeste Paulista - Campus Itapetininga, FSP Itapetininga, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Social I
Pressupostos Psicológicos Básicos
08/2018 - Atual
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada
08/2018 - Atual
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada


Linhas de pesquisa


1.
Aprendizagem e Ensino


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Efeito do controle por diferenças críticas e múltiplas na produção oral de crianças com deficiência auditiva
Descrição: O projeto visa a investigar os efeitos de treinos com diferenças críticas e múltiplas sobre a produção oral de crianças com deficiência auditiva e implante coclear. Este estudo encontra-se dentro da área de controle de estímulos e aprendizagem por meio do paradigma das relações de equivalência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
As representações sociais da homossexualidade: um estudo com religiosos
Descrição: O projeto de Iniciação Científica tem como objetivo identificar as representações sobre homossexualidade em grupos de jovens participantes de três comunidades religiosas: Igreja Católica, Evangélica Pentecostal e Espiritismo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Desenvolvimento psicossocial e psicopedagógico: intervenções contemporâneas na Educação
Descrição: A Psicologia, em interface com a Educação, tem recursos teóricos e metodológicos que atendem certas demandas diagnosticadas em escola pública. Os problemas no contexto escolar não se referem somente a questões individuais de dificuldades de aprendizagem, mas também a uma cultura escolar e ao modus operandi da instituição. O presente projeto tem como objetivo oferecer intervenções para o desenvolvimento psicossocial e psicopedagógico dos sujeitos envolvidos no processo de educação. As intervenções propostas ocorrerão por meio de quatro oficinas. A primeira delas oferecerá o Curso Paulo Freire aos educadores para proporcionar compreensão e aprimoramento da atuação prática do educador; a segunda oficina de Jogos oferecerá aos educandos a oportunidade de construir noções de cidadania, moralidade, de valorização; a terceira oficina Contação de Histórias buscará incentivar as atividades de leitura e a conversa sobre diferentes temas importantes; e a quarta oficina direcionada para o atendimento individual da dificuldade de aprendizagem de leitura que oferecerá uma metodologia alternativa de ensino que complemente a participação do educando no contexto escolar. Dentre as metas a serem alcançadas estão: a formação de educadores a partir da perspectiva freireana e o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento às dificuldades encontradas, a viabilização de espaços de interação entre os escolares e a possibilidade de uma reflexão crítica sobre a realidade social, o contato com diferentes formas de leitura, o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais, um maior interesse pela leitura e o aumento do empréstimo de livros na biblioteca da escola. Todo o trabalho a ser desenvolvido envolverá a comunidade acadêmica, envolvendo diferentes áreas da Psicologia de forma que haja uma interlocução entre disciplinas, as quais subsidiam a prática extensionista. O contato da universidade com a comunidade externa (escola) retroalimenta o ensino, a pesquisa e a própria extensão, contribuindo para o desenvolvimento de novos conhecimentos científicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Felipe Augusto Monteiro Cravo - Integrante / Regiane de Souza Quinteiro - Coordenador / Talita Dias Goulart - Integrante / william de souza leite - Integrante / Ana Laura Apolinário - Integrante.
2014 - Atual
Letramento, Dificuldade de aprendizagem e inclusão escolar: intervenções junto à escola pública
Descrição: Projeto de extensão com interface com a pesquisa cujo objetivo é possibilitar alterações no cotidiano da escola pública, através da construção de um processo educativo de qualidade, voltado para a defesa do Direito Social à Educação. Almeja-se o aprimoramento da prática docente com foco nas práticas de letramento e no processo de aquisição da leitura e escrita, o desenvolvimento das práticas de letramento no cotidiano escolar com vistas à construção de noções de cidadania e inclusão social, a valorização e o incentivo das atividades de leitura, a aproximação dos pais na vida acadêmica dos filhos e a superação das dificuldades de aprendizagem, através de metodologia diferenciada no ensino de leitura e escrita. Projeto financiado pela PROEX n. 9054/1S2014...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (66) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Felipe Augusto Monteiro Cravo - Integrante / Regiane de Souza Quinteiro - Integrante / Camila Alves Fior - Coordenador / Sibélius Cefas Pereira - Integrante.
2013 - 2013
Oficinas itinerantes (re)criando mundos
Descrição: A configuração do projeto no ano de 2013 teve como parceira o curso de Enfermagem. E o atendimento fora realizado uma clinica de reabilitação ( Oxford) e numa comunidade terapêutica (Comunidade terapêutica Emannuel), além de um polo do recreança. As atividades realizadas nas clínicas de reabilitação além de objetivo de desenvolver cognitivamente e afetivamente os participantes foi integrado a programação das instituições como terapias ocupacionais. Nas instituições só homens são atendidos, desde crianças até idosos. As atividades desenvolvidas possuem um passo-a-passo em que artesanatos de baixo custo são ensinados de acordo com o sistema preventivo de Dom Bosco..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Felipe Augusto Monteiro Cravo - Integrante / Giseli do Prado Siqueira - Coordenador.
2012 - 2012
Oficinas itinerantes (re)criando mundos
Descrição: O projeto teve como locais de atuação: Recreança AABB, Recreança Santa Maria e Casa-Lar - Casa da Alegria, em Poços de Caldas. As atividades desempenhadas foram pautadas no Sistema Preventivo e cada núcleo tivera sua especificidade nas intervenções que visavam: Desenvolvimento cognitivo, psicomotricidade, organização, além de trabalhar características afetivas como: melhora da autoestima, respeito com os outros e trabalho em grupo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Augusto Monteiro Cravo - Coordenador / Giseli do Prado Siqueira - Integrante.
2010 - 2011
Oficinas itinerantes
Descrição: No ano de 2011 excepcionalmente o projeto foi alocado na escola Jose Mamud Assan, e teve como objetivo desenvolver artesanatos de baixo custo com os alunos matriculados no ensino integral da escola. Com a confecção dos artesanatos além do desenvolvimento cognitivo das crianças, também trabalhou-se o as relações sociais entre alunos. As estratégias de intervenção tiveram como base o sistema preventivo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Felipe Augusto Monteiro Cravo - Coordenador / Giseli do Prado Siqueira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
III Prêmio Lannoy Dorin de pesquisa científica em Psicologia, Centro Universitário Padre Anchieta.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CRAVO, F. A. M.2016CRAVO, F. A. M.; TRINDADE, E. . ?Amaras o teu róximo como a ti mesmo': As representações sociais da homossexuaidade masculina por religiosos. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia PUC Minas, v. 1, p. 21-34-34, 2016.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CRAVO, F. A. M.. As paixões mais seguras são aquelas que entram pela porta da frente. Marinatambalos, Igarapé-açu, p. 41 - 41, 05 set. 2017.

2.
CRAVO, F. A. M.. Tempestade. Marinatambalos, Igarapé-açu, p. 43 - 43, 05 set. 2017.

3.
CRAVO, F. A. M.. Os roubos lícitos. Marinatambalos, Igarapé-açu, p. 42 - 42, 05 set. 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CRAVO, F. A. M.; Almeida-Verdu, A. C. M . Ensino de leitura de palavras com dificuldades ortográficas para alunos de uma sala de recursos. In: II Congresso Internacional e VII Congresso Nacional de Dificuldade de Ensino e Aprendizagem, 2017, São Paulo. Revista Primus Vitam. São Paulo: Revista Primus Vtam, 2017. v. 9.

2.
CRAVO, F. A. M.; Almeida-Verdu, A. C. M ; da Silva, Leandra tabanez ; GAROFA, Sonia . Leitura de palavras com dificuldades ortográficas em criança com implante coclear. In: Congresso Brasileiro de Educação, 2017, Bauru. Anais do VI congresso brasileiro de educação, 2017. v. 4. p. 1521-1528.

3.
CRAVO, F. A. M.; Almeida-Verdu, A. C. M ; da Silva, Leandra tabanez ; Mortari, Adriana Moret . LEITURA E ESCRITA DE PALAVRAS COM DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS À UMA CRIANÇA SURDA COM IMPLANTE COCLEAR. In: II congresso internacional VII congresso nacional de dificuldades de ensino e aprendizagem, 2017, São Paulo. Revista Primus Vitam. São Paulo: Revista Primus Vitam, 2017. v. 9.

4.
CRAVO, F. A. M.; Almeida-Verdu, A. C. M . CONTRIBUIÇÕES E CARACTERÍSTICAS DAS INTREVENÇÕES ANÁLITICO-COMPORTAMENTAIS SOBRE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM IMPLANTE COCLEAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. In: VIII Jornada de Análise de Comportamento UNESP, 2016, Bauru. CADERNO DE RESUMO, 2016. p. 25-30.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRAVO, F. A. M.; Almeida-Verdu, A. C. M ; da Silva, Leandra tabanez ; Mortari, Adriana Moret . Diferenças críticas e múltiplas em ensino baseado em equivalência e efeitos sobre a produção oral de uma criança com implante coclear. In: XVI Jornada de Análise do Comportamento UFSCar, 2017, São Carlos. Anais JAC XVI - UFSCar, 2017. p. 18-19.

2.
CRAVO, F. A. M.; Almeida-Verdu, A. C. M . Busca sistemática de correlatos de intervenções sobre repetrótios verbais de crianças com implante coclear. In: 15ª Jornada de Análise do Comportamento Universidade Federal de São Carlos, 2016, São Carlos. JAC XV ? UFSCar. São CArlos: JAC - São Carlos, 2016. v. V. p. 20-21.

3.
AGLI, B. A. V. D. ; CRAVO, F. A. M. . Fazer e compreender: Oficina de jogos com escolares no contra-turno. In: 44º reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2014, Ribeirão Preto. Comunicação Cientificas da 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto, 2014. p. 233-233.

4.
CRAVO, F. A. M.; AGLI, B. A. V. D. . DO FAZER AO COMPREENDER: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS SUBJACENTES AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO COM JOGO 4 CORES.. In: IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão., 2014, São Paulo. Anais do IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão., 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
CRAVO, F. A. M.; Almeida-Verdu, A. C. M ; da Silva, Leandra tabanez ; Mortari, Adriana Moret . ENSINO DE REPERTÓRIO EXPRESSIVO A CRIANÇAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CRAVO, F. A. M.; Almeida-Verdu, A. C. M ; da Silva, Leandra tabanez ; Mortari, Adriana Moret . LEITURA E ESCRITA DE PALAVRAS COM DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS À UMA CRIANÇA SURDA COM IMPLANTE COCLEAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CRAVO, F. A. M.; Almeida-Verdu, A. C. M . ENSINO DE LEITURA DE PALAVRAS COM DIFICULDADE ORTOGRÁFICA EM ALUNOS DE UMA SALA DE RECURSOS.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CRAVO, F. A. M.; Almeida-Verdu, A. C. M ; da Silva, Leandra tabanez ; Mortari, Adriana Moret . Diferenças críticas e múltipla em ensino baseado em equivalência e efeitos sobre produção oral em uma criança com implante coclear. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CRAVO, F. A. M.; Almeida-Verdu, A. C. M . Leitura de palavras com dificuldades ortográficas em criança com implante coclear. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CRAVO, F. A. M.; Almeida-Verdu, A. C. M ; Mortari, Adriana Moret ; da Silva, Leandra tabanez . Leitura de palavras com dificuldades ortográficas em criança com deficiência auditiva após ensino baseado em equivalência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CRAVO, F. A. M.; Almeida-Verdu, A. C. M ; da Silva, Leandra tabanez ; Mortari, Adriana Moret . Produção oral de palavras com dificuldades ortográficas em crianças com implante coclear. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CRAVO, F. A. M.; Almeida-Verdu, A. C. M . Busca sistemática de correlatos de intervenções sobre repertório verbais de crianças com implante coclear. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CRAVO, F. A. M.; Almeida-Verdu, A. C. M . Contribuições e características das intervenções analíticos-comportamentais sobre a aprendizagem de crianças com implante coclear. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CRAVO, F. A. M.. SE ENQUANTO HOMEM SE DEITAR COM OUTRO HOMEM, MORRERÁS! Representações sociais, homossexualidade e religiosidade.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
CRAVO, F. A. M.. A (im)pertinência do pensamento: a delicada relação entre religiosidade e homossexualidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
CRAVO, F. A. M.; CARMO, E. B. ; LEITE, W. S. ; PEREIRA, J. F. ; QUINTEIRO, R. S. . O jogo Senha e o 4 Cores como proposta de intervenção psicopedagógica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CRAVO, F. A. M.; FIOR, C. A. ; AGLI, B. A. V. D. . Para além do fazer e compreender: possibilidades de intervenções psicopedagógicas em diálogo com o currículo formal na educação básica.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CRAVO, F. A. M.; QUINTEIRO, R. S. . Jogos de regra e educação. considerações iniciais sob o enfoque analítico- comportamental.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
APOLINARIO, A. L. ; CRAVO, F. A. M. ; GOULART, T. D. ; DOMINGOS, T. ; LEITE, W. S. ; ZANETTI, G. ; SCHIO, M. C. ; PUCCI, J. G. ; QUINTEIRO, R. S. . Do laboratório à Sociedade: As características do comportamento supersticioso.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CRAVO, F. A. M.; CAMARGO, C. C. . Bullying e violência nas escolas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
CRAVO, F. A. M.. Sexualidades: Considerações biopsicossociais da instituição sexualidade e sua práxis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CRAVO, F. A. M.; CAMARGO, C. C. ; BARCELOS, A. P. ; SIQUEIRA, G. P. . Mãos que entrelaçam o bem: relatando experiências com oficinas itinerantes nos Núcleos do Recriança - Múnicípio de Poços de Caldas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CRAVO, F. A. M.; TRINDADE, E. . Possibilidades de superação do binômio Hetero/Homo e reflexões políticas sobre identidade sexual sob a ótica da Psicologia Social Crítica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CRAVO, F. A. M.; DOMINGOS, T. ; LEITE, W. S. ; ZANETTI, G. ; SCHIO, M. C. ; CARMO, E. B. ; GOULART, T. D. ; QUINTEIRO, R. S. . Seleção pelas consequências e emergência de novos repertórios comportamentais. Análise de Filme.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CRAVO, F. A. M.. O laboratório didático de psicologia experimental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CRAVO, F. A. M.; GIMENEZ, V. ; QUINTEIRO, R. S. ; Goulart, Talita D. ; ZOTESSO, Marina. C. . Ensaio sobre a cegueira: Uma visão Analitico-comportamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RODRIGUES, G. V. ; CRAVO, F. A. M. ; BERNARDI, I . A (im)pertinência do pensamento: a delicada relação entre religiosidade e homossexualidade. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMARGO, C. C. ; CRAVO, F. A. M. . Tecendo Relações. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CRAVO, F. A. M.; CAMARGO, C. C. . Tecendo Relações. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CRAVO, F. A. M.. Desenvolvimento humano: da 2ª infância à Adolescência. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Baracat, Juliana; Dota, Fernanda; CRAVO, F. A. M.. Participação em banca de Caio Matheus dos Santos Pereira.Deficiência auditiva: as minudências sobre a deficiência e a relação com a família. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal.

2.
Baracat, Juliana; Dota, Fernanda; CRAVO, F. A. M.. Participação em banca de Carla Fernanda Juliano Gutierres.O vazio e a solidão do homem na contemporaneidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal.

3.
Baracat, Juliana; Dota, Fernanda; CRAVO, F. A. M.. Participação em banca de Isabella Silva Nigro.Masculinidade: preciosas como diamantes frágeis com crista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal.

4.
Mattos, G. G.; CRAVO, F. A. M.; GOMES, C. C.. Participação em banca de Francielly Fernandes garcia.O envelhecimento e o estar só: a importância das relações afetivas para idosos institucionalizados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal.

5.
Mattos, G. G.; CRAVO, F. A. M.; GOMES, C. C.. Participação em banca de Geraldo Travencolo Neto.O conceito de segmentação da competência moral e seu significado empírico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal.

6.
Mattos, G. G.; CRAVO, F. A. M.; GOMES, C. C.. Participação em banca de Anne Danielle Tobaruela.O impacto da doença de Alzheimer na vida do familiar-cuidador e suas implicações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1ª Simpósio de Análise Experimental do Comportamento. 2017. (Simpósio).

2.
47 reunião anual da sociedade brasileira de psicologia. Produção oral de palavras com dificuldades ortográficas em crianças com implante coclear. 2017. (Congresso).

3.
Congresso Brasileiro de Educação. Leitura de palavras com dificuldades ortográficas em criança com implante coclear. 2017. (Congresso).

4.
II congresso internacional VII congresso nacional de dificuldades de ensino e aprendizagm. LEITURA E ESCRITA DE PALAVRAS COM DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS À UMA CRIANÇA SURDA COM IMPLANTE COCLEAR. 2017. (Congresso).

5.
Jornada de Análise do Comportamento UFSCar. Diferenças críticas e múltipla em ensino baseado em equivalência e efeitos sobre produção oral em uma criança com implante coclear. 2017. (Congresso).

6.
XXVI Encontro brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Leitura de palavras com dificuldades ortográficas em criança com deficiência auditiva após ensino baseado em equivalência. 2017. (Congresso).

7.
15ª Jornada de Análise do Comportamento de São Carlos. Busca sistemática de correlatos de intervenções sobre repertório verbais de crianças com implante coclear. 2016. (Congresso).

8.
VIII Jornada de Análise do Comportamento Bauru.Contribuições e características das intervenções analíticos-comportamentais sobre a aprendizagem de crianças com implante coclear. 2016. (Encontro).

9.
VII Jornada de Análise do Comportamento de Poços de Caldas. 2016. (Congresso).

10.
Agenda da Parada LGBT de Sorocaba."Sorocaba tem orgulho de amar/ser engajada". 2015. (Encontro).

11.
I Simpósio Interdisciplinar Sobre Sexualidade e Gênero de Sorocaba: Direitos Humanos e Sexualidade.SE ENQUANTO HOMEM SE DEITAR COM OUTRO HOMEM, MORRERÁS! Representações sociais, homossexualidade e religiosidade. 2015. (Simpósio).

12.
Seminário de Inverno do curso de Psicologia. 2015. (Congresso).

13.
IV Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. Do fazer ao compreender: Desenvolvimento de habilidades cognitivas subjacentes ao processo de escolarização com o jogo 4 cores. 2014. (Congresso).

14.
VII Jornada de Análise do Comportamento de Jundiaí.Jogos de regra e educação. considerações iniciais sob o enfoque analítico- comportamental.. 2014. (Encontro).

15.
XI Jornada de Estudos do curso de Psicologia - Desafios Contemporâneos ( As dimensões ético-políticas do saber/fazer psi). Para além do fazer e compreender: possibilidades de intervenções psicopedagógicas em diálogo com o currículo formal na educação básica.. 2014. (Congresso).

16.
Congresso Internacional Discriminações: Uma visão Multidisciplinar. 2013. (Congresso).

17.
VIII Seminário de Extensão Universitária.Mãos que entrelaçam o bem: relatando experiências com oficinas itinerantes nos núcleos do Recreança. 2013. (Seminário).

18.
III Jornada de Análise do Comportamento USP-São Paulo.Ensaio Sobre a Cegueira: Uma visão Analítico-Comportamental.. 2012. (Seminário).

19.
VII Seminário de Extensão Universitária. 2012. (Seminário).

20.
IV Jornada de Análise do Comportamento. 2011. (Seminário).

21.
VIII Jornada de Estudos do Curso de Psicologia.POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO DO BINÔMIO HETERO/HOMO E REFLEXÕES POLÍTICAS SOBRE IDENTIDADE SEXUAL SOB A ÓTICA DA PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA.. 2011. (Seminário).

22.
Os atuais Estudos e Pesquisas na Áea do Envelhecimento Humano. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOURENCETTI, L. ; TEIXEIRA, R ; CRAVO, F. A. M. ; MONTANHAUR, C. ; ZOTESSO, Marina. C. ; CAIADO, G. ; NUNES, L. ; BARROS, B. . IX Jornada de Análise do Comportamento de Bauru. 2017. (Congresso).

2.
LOURENCETTI, L. ; CRAVO, F. A. M. ; ASBAHR, F. S. P. ; VERARDI, C. E. L. . VI Simpósio do PPG- Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento. 2017. (Congresso).

3.
QUINTEIRO, R. S. ; PUCCI, J. G. ; LEITE, W. S. ; PEREIRA, J. F. ; GOULART, T. D. ; CRAVO, F. A. M. . VII Jornada de Analise do Comportamento. 2016. (Congresso).

4.
QUINTEIRO, R. S. ; CRAVO, F. A. M. ; Goulart, Talita D. ; PUCCI, J. G. ; LEITE, W. S. ; SCHIO, M. C. . VI Jornada de Análise do Comportamento de Poços de Caldas. 2015. (Congresso).

5.
QUINTEIRO, R. S. ; CRAVO, F. A. M. ; GOULART, T. D. ; DOMINGOS, T. ; CARMO, E. B. . V Jornada de Análise do Comportamento - Poços de Caldas. 2014. (Congresso).

6.
QUINTEIRO, R. S. ; CRAVO, F. A. M. ; ZOTESSO, Marina. C. . Ciclo de Mini-cursos sobre Análise do Comportamento.. 2012. (Outro).

7.
QUINTEIRO, R. S. ; CRAVO, F. A. M. ; MARAN, G. ; BUZATO, F ; CARVALHO, P. ; Tamires Fernochio . . IV Jornada sobre Análise do Comportamento.. 2011. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CRAVO, F. A. M.; Almeida-Verdu, A. C. M . Leitura de palavras com dificuldades ortográficas em criança com implante coclear. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CRAVO, F. A. M.; CAMARGO, C. C. . Tecendo Relações. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RODRIGUES, G. V. ; CRAVO, F. A. M. ; BERNARDI, I . A (im)pertinência do pensamento: a delicada relação entre religiosidade e homossexualidade. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 6:17:24