Paula Mayara Souza Theodoro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1379028905797232
  • Última atualização do currículo em 28/01/2013


Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo(2012). (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Paula Mayara Souza Theodoro
Nome em citações bibliográficas
THEODORO, P. M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto.
Av Bandeirantes, 3900
Monte Alegre
14040-030 - Ribeirao Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 36330572


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Graduação em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Grupo de estudo Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 57h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Co-coordenação do Grupo da Diversidade Sexual. (Carga horária: 76h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Co-coordenação de oficinas de Transplantados de M. (Carga horária: 76h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Treinamento de TCC em Hospital Geral. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiaria, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 7
Outras informações
Atendimento Psicossocial a Pessoas Internadas, Familiares e Profissionais na Enfermaria da UETDI HCFMRP USP Atividades desenvolvidas: - Atendimento em psicoterapia individual, de pacientes e familiares, durante a internação na enfermaria; - Atendimento em psicoterapia individual, de pacientes e familiares, durante seus retornos ao ambulatório; - Supervisões semanais dos casos atendidos.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiaria, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 7
Outras informações
Psicoterapia de Orientação Psicanalítica I e II Atividades desenvolvidas: - Atendimento individual em psicoterapia de orientação psicanalítica de dois pacientes, sendo duas sessões por semana cada; - Supervisão dos casos atendidos, por dois psicanalistas, duas vezes por semana; - Seminários clínicos semanais com docente do departamento.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiaria, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 7
Outras informações
Terapia de Família e Casal numa perspectiva construcionista social Atividades desenvolvidas: Atendimento psicológico como terapeuta, com frequência semanal a um casal, o qual foi realizado entre duplas de estagiárias; Atendimento psicológico como terapeuta, com frequência semanal a um casal, o qual foi realizado entre duplas de estagiárias e contou com o apoio de outra dupla de estagiárias que compunham uma equipe reflexiva; Atendimento psicológico como equipe reflexiva, com frequência semanal, a uma família, o qual foi realizado entre duplas de estagiárias, além de duas estagiárias atuando como terapeutas; Transcrição de todas as sessões realizadas, com o objetivo de enriquecer as reflexões, nas supervisões; Supervisões semanais em grupo, cujo objetivo discutir todos os casos atendidos pelas estagiárias do serviço, com base na perspectiva construcionista social; Leituras teóricas especialmente baseadas na perspectiva construcionista social e no atendimento psicoterápico a famílias e casais.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiaria, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 5
Outras informações
Psicologia Hospitalar I e II: Intervenção Psicológica em uma Unidade de Transplante de Medula Óssea Atividade desenvolvidas: - Coordenação e co-coordenação de grupo de apoio para familiares de pacientes; - Atendimento em psicoterapia individual, de pacientes e familiares, durante a internação na enfermaria; - Atendimento em psicoterapia individual, de pacientes e familiares, durante seus retornos ao ambulatório; - Participação em discussões nas reuniões semanais com a equipe do serviço; - Supervisões semanais dos casos atendidos.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiaria, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 7
Outras informações
Intervenções Psicológicas Inovadoras: trabalhando com casais, grupos e pessoas homossexuais Atividades desenvolvidas: - Atendimento individual em psicoterapia de orientação psicanalítica de um pacientes, sendo no primeiro semestre uma vez por semana e no segundo semestre duas sessões por semana; - Supervisões semanais do caso atendido. - Participação em reuniões semanais para organizar um evento sobre diversidade sexual.



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Aspectos Psicossociais de Famílias que convivem com a Depressão Materna e o Comportamento Infantil
Descrição: Objetiva-se caracterizar os aspectos psicossociais de famílias que convivem com a depressão materna recorrente, identificando aspectos sócio-demográficos, condições clínicas das mães e os recursos e dificuldades comportamentais das crianças. Serão comparados tais indicadores para famílias de crianças com e sem dificuldades de comportamento, que convivem com a depressão materna. Avaliar-se-á 40 díades mãe e filho, sendo esses de ambos os sexos e na faixa etária de sete a 12 anos, cujas mães biológicas apresentam história clinica psiquiátrica de Depressão Recorrente. Proceder-se-a a avaliação comportamental das crianças por meio do Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) respondido pelas mães, as quais terão o diagnótico clinico de depressão confimado por entrevista clinica estruturada Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV(SCID), e responderão ainda um questionário complementar sobre condições sócio-demográficas da família.As crianças serão avaliadas por meio Progressivas Coloridas de Raven- Escala Especial visando excluir déficit cognitivo. Os dados dos instrumentos serão codificados conforme as normas técnicas e posteriormente tratados por procedimentos estatísticos de comparação entre grupos. Para a distribuição das crianças nos grupos considerar-se-á o escore total do SDQ, sendo G1 composto por crianças que apresentam dificuldade de comportamento e G2 por crianças sem dificuldade de comportamento, tendo por referencia a nota de corte do SDQ.A coleta de dados já está em andamento (30 casos coletados), e a candidata a bolsa de iniciação científica já está devidamente treinada para colaborar com a mesma coletando dados com mães e crianças (10 casos), por meio de Questionários e de aplicação de teste de avaliação cognitiva com as crianças..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Paula Mayara Souza Theodoro - Integrante / Sonia Regina Loureiro - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1



Prêmios e títulos


2010
Prêmio Reinier Johannes Antonious Rozestraten, de melhor painel na categoria graduação, Sociedade Brasileira de Psicologia.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
THEODORO, P. M. S.; PIZETA, F. A. ; LOUREIRO, S. R. . Aspectos Psicossociais de Famílias que convivem com a Depressão Materna e o Comportamento Infantil.. In: 42º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia da Federação Iberoamericana de Associações de Psicologia, 2012, São Paulo. Caderno de resumos-Painéis, 2012. p. 602.

2.
MORAES JUNIOR, R. ; KOMATSU, A. V. ; SALMIN, L. P. ; THEODORO, P. M. S. ; BEVILAQUA, P. L. ; CARDOSO, R. H. L. ; BERNARDINO, L. G. ; FUKUSIMA, S. S. . O Reconhecimento de Fotografias com Conteúdo Emocional Apresentadas Subliminarmente. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba. Caderno de resumos-Painéis, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
BERNARDINO, L. G. ; BEVILAQUA, P. L. ; CARDOSO, R. H. L. ; FUKUSIMA, S. S. ; KOMATSU, A. V. ; MORAES JUNIOR, R. ; SALMIN, L. P. ; SOUSA, B. M. ; THEODORO, P. M. S. . O reconhecimento de fotografias com conteúdo emocional apresentadas subliminarmente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
42º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia da Federação Iberoamericana de Associações de Psicologia. 2012. (Congresso).

2.
Conferência Internacional Self, Corpo e Dialogia. 2012. (Seminário).

3.
Psicologia do Esporte. 2012. (Outra).

4.
Quando o Relacionamento Amoroso vai ao Consultório Psicológico. 2012. (Outra).

5.
V Jornada LAMS. 2010. (Encontro).

6.
II Encontro de Saúde Mental. 2009. (Encontro).

7.
VIII Semana da Psicologia. 2009. (Encontro).

8.
I Encontro de Saúde Mental. 2008. (Encontro).

9.
VII Semana da Psicologia. 2008. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Sonia Regina Loureiro. Aspectos Psicossociais de Famílias que convivem com a Depressão Materna e o Comportamento Infantil. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Paula Mayara Souza Theodoro.



Outras informações relevantes


PARTICIPAÇÃO EM ÓRGÃOS DE REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - Membro do Centro Estudantil de Psicologia na gestão de 2008 a 2009



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 5:07:49