Pedro Louvain de Campos Oliveira

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  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Possui Bacharel (2012) e Licenciatura (2013) em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pesquisa na área de História da Legislação Indigenista Brasileira. Mestre (2015) em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins (PPGPMUS-UNIRIO/MAST), com pesquisa de dissertação em Processos de Tombamento e Legislação de Proteção do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia. Autor do pedido de tombamento do Marco das Três Fronteiras como Patrimônio Cultural segunda a Lei Municipal nº4470/2016, Foz do Iguaçu/PR. Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e Coordenador do Projeto de Extensão de Educação Patrimonial TEKOHA GUASU - Museologia Social através da Educação Patrimonial na Educação Pública desde 2014, e Coordenador da Ação de Extensão Campanha pelo Tombamento do Marco das Três Fronteiras enquanto Patrimônio Cultural. Realizou pesquisa na Universidad de La Republica (Montevidéu/Uruguai), através de mobilidade técnica acadêmica sobre Reconhecimento Internacional de Diplomas e Estudos e Patrimônio Cultural Universitário. Em 2016, foi Conselheiro Pro-Tempore da Comissão Superior de Pesquisa (COSUP/UNILA), Conselheiro Titular da Comissão Superior de Extensão (COSUEX/UNILA) de 2016 a 2018, e Eleito Conselheiro Titular da Comissão Superior de Ensino (COSUEN/UNILA) para o mandato de 2018-2020. Museólogo registrado no Conselho Regional de Museologia 5ª Região (CRM5ªR) sob o número profissional 120-I e associado à Associação Nacional de História, Seção Paraná (ANPUH-PR). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pedro Louvain de Campos Oliveira
Nome em citações bibliográficas
LOUVAIN, Pedro;OLIVEIRA, Pedro Louvain de Campos;Pedro Louvain

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino-Americano de Sociedade, Economia e Política.
Avenida Sílvio Américo Sasdelli, 1842
Vila Residencial A
85866000 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35292814
Ramal: 2814
URL da Homepage: https://www.unila.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Museologia e Patrimönio.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO BRASILEIRO: Legislação pertinente, identificação e análise de bens tombados,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Marcus Granato.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Patrimônio cultural; Ciência e Tecnologia; legislação cultural; Processos de Tombamento.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2018
Especialização em andamento em Relações Internacionais Contemporâneas. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
2005 - 2013
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2005 - 2012
Graduação em Bacharel em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Proteção e preservação indígena na legislação contemporânea: influência da Constituição Federal de 1988 nas Constituições Estaduais posteriores.
Orientador: Elisa Frühauf Garcia.
2002 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Katedralskolan (Sänghall Vetenskap/Social Science) Intercâmbio Cultural, UPPSALA, Suécia.




Formação Complementar


2018 - 2018
Internacionalização de Universidades na América Latina. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
2018 - 2018
CURSO EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
2017 - 2017
Mobilidade Acadêmica. (Carga horária: 240h).
Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.
2016 - 2016
Extensão universitária em Curso Básico de Francês BONJOUR, FOZ DO IGUAÇU!. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em I Colóquio Extensão Universitária Latino-Americana. (Carga horária: 26h).
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
2015 - 2015
Español en nivel Intermedio B1 (M.C.E.R.). (Carga horária: 20h).
Centro Integral de Lenguas - Córdoba, CIL, Argentina.
2014 - 2014
XII Curso de Segurança de Acervos Culturais. (Carga horária: 40h).
Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.
2013 - 2013
Workshop Patrimônio Científico em Debate.
Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.
2005 - 2005
Lutas Camponesas na América Latina Contemporânea. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2004 - 2004
High Advanced English Course. (Carga horária: 20h).
Instituto Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Conselheiro Titular Eleito, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Conselheiro Titular da Comissão Superior de Ensino (COSUEN), eleito para o mandato de 2018-2020

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe Titular da SAILAESP, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe Substituto da SAILAESP, Carga horária: 40
Outras informações
Chefe Substituto da Secretaria Acadêmica do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Conselheiro Titular Eleito, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Conselheiro Titular da Comissão Superior de Extensão (COSUEX), eleito para o mandato de 2016-2018.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Conselheiro Titular Pro-Tempore, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Conselheiro Titular Pro-Tempore da Comissão Superior de Pesquisa (COSUP)

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe Titular de Divisão, Carga horária: 40
Outras informações
Chefe da Divisão de Acompanhamento das Ações de Extensão (DAAEX/COEX/PROEX)

Atividades

10/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino-Americano de Sociedade, Economia e Política, .

10/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino-Americano de Sociedade, Economia e Política, .

7/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Extensão, .

03/2015 - 03/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Extensão, .

01/2015 - 03/2016
Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria de Extensão, .

Serviço realizado
Acompanhamento Pedagógico das Ações e dos Bolsistas de Extensão.
11/2014 - 03/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Extensão, .


Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público em Mobilidade, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 30
Outras informações
Servidor Técnico em Mobilidade Acadêmica Administrativa no setor de Bedelia da Faculdad de Ciencias Economicas y Administración (FCEyA) e da Faculdad de Ciencias Sociales (FCS).


Faculdade União das Américas, UNIAMERICA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História Moderna, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Projeto Integrador, Carga horária: 20


Conselho Internacional de Museus, ICOM, França.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Trabalho Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 42
Outras informações
Trabalho Voluntário junto ao Secretariado Executivo do Conselho Internacional de Museus - ICOM - em sua 23.a Conferência Geral - Rio de Janeiro 2013


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio de Docência na disciplina Museologia I do curso de graduação em Museologia, orientado pelo Prof. Dr. Márcio Rangel


Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/CNPq, Carga horária: 20

Atividades

2010 - 2013
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Museologia - CMU, .

08/2010 - 12/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Museologia - CMU, .


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor de Didática VII, Carga horária: 20
Outras informações
Orientadora: Sônia Maria Leite Nikitiuk

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de História da América II, Carga horária: 20
Outras informações
Orientador: Marco Antonio Villela Pamplona


British And American - Unidade Duque de Caxias, B&A, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 18


British And American - Unidade São Gonçalo, B&A, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico e Professor de Inglês, Carga horária: 35


British And American - Unidade Niterói, B&A, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 35


Escola Municipal de Teatro Maria José Guedes, E.M.T.M.J.G., Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Legislação Nacional e Internacional de Proteção e Valorização do Patrimônio Cultural de Ciência & Tecnologia

Objetivo: Desenvolvi nesta linha pesquisa sobre mecanismos jurídicos de proteção ao patrimônio cultural de Ciência e Tecnologia na legislação brasileira, latino-americana e europeia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: tecnologia; Patrimônio cultural; ciência; Legislação.
2.
Tesouros do Patrimônio de Ciência e Tecnologia no Brasil

Objetivo: Levantamento de informação em torno dos objetos da exposição temporária "Tesouros do Patrimônio de Ciência e Tecnologia no Brasil", no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Palavras-chave: Patrimônio cultural; ciência; tecnologia.
3.
Reforma Universitária de Córdoba - 1918

Objetivo: A Universidade de Córdoba foi palco de um dos eventos mais marcantes da história universitária latino-americana. Entretanto, enaltecer os eventos de 1918 como um passado distante e vibrante, percebendo o presente como pouco desafiador, em nada acrescenta ao debate. Ao mesmo tempo, ignorar tais eventos seria perpetuar o desconhecimento da história das universidades latino-americanas e seus esforços para adquirir um caminho próprio e legítimo. Problematizar as razões que levaram à Reforma de Córdoba, e quais são suas conexões com o presente, é uma forma de projetar uma universidade conectada com seu tempo e com a população em geral, expressando suas pluralidades e contradições, sem temer o futuro a ser construído.
Palavras-chave: Reforma Universitária; Córdoba 1918; Manifesto Liminar.
4.
Proteção e Valorização das Sociedades Indígenas Brasileiras na Legislação Contemporânea

Objetivo: Durante quase cinco séculos a política indigenista brasileira esteve voltada para a assimilação da cultura indígena e sua integração à sociedade ?civilizada?. Esta ideia relaciona-se com a concepção evolucionista de cultura, onde os povos indígenas são entendidos como ?primitivos? em uma determinada escala de progresso. Há uma ruptura histórica emblemática com esta concepção na Constituição de 1988. O direito dos povos indígenas de viverem enquanto tais, de reproduzirem suas culturas e de transmitirem suas tradições às gerações futuras, além de uma série de outras garantias, hoje são deveres do Estado brasileiro. Esta linha de pesquisa se destina a analisar a relativa influência da redação da Carta Magna de 88 sobre as cartas constitucionais das demais unidades federativas promulgadas a partir de 1989, no que tange a salvaguarda dos povos autóctones.
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Legislação; Sociedades Indígenas; Proteção.
5.
Patrimônio Cultural Universitário Latino-Americano - Estudo de caso da Udelar

Objetivo: O objetivo geral dessa linha de pesquisa consiste em produzir conhecimento sobre o Patrimônio Cultural Universitário (PCU) na América Latina, refletindo sobre sua preservação e propiciando um estudo teórico nos marcos do história da educação e do patrimônio cultural latino-americano, percebendo que a integração regional, para ser sólida, precisa ser feita de forma multidimensional, considerando tanto os elementos econômicos como os culturais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Museologia Social.
Palavras-chave: Patrimônio Cultural Universitário.
6.
Reconhecimento Internacional de Estudos e Diplomas - Uruguai x Brasil

Objetivo: Analisar questões estratégicas de caráter técnico-administrativo para Unila, que justificam o ganho institucional com o futuro estudo técnico que se pretende realizar, é a questão da análise dos processos de aproveitamento de estudos e o processo de emissão dos planos de ensino.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional / Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.
Palavras-chave: Mercosul; Educação; Reconhecimento de Estudos; Reválida de Diplomas.
7.
Curricularização da Extensão Universitária, de acordo com a Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014)

Objetivo: Elaborar políticas públicas que possibilitem assegurar, no mínimo, dez por cento do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social, de acordo com a Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014).
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Extensão Universitária; Curricularização; Avaliação da Extensão.


Projetos de pesquisa


2010 - 2015
Valorização do Patrimônio Científico e Tecnológico Brasileiro
Descrição: Objetivos: estudar os processos de patrimonialização dos acervos científicos brasileiros, sua valorização enquanto bens sociais, incluindo o desenvolver e a adaptação de processos de preservação de bens culturais de valor histórico para a C&T; o estudo as condições ambientais nos locais de guarda e exibição de acervos e suas conseqüências para a preservação dos mesmos; o estudo da utilização de materiais em áreas de guarda e exibição de acervos e os impactos daí decorrentes; o estudo e desenvolvimento de metodologias de avaliação e mitigação de impactos em sítios tombados; a realização de estudos tipológicos e funcionais de edificações; o estudo da história das coleções científicas brasileiras.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Pré-Vestibular Popular Tekoha Guasu: Educação Patrimonial e Curso Preparatório para Carreira Universitária
Descrição: Curso Preparatório para o ENEM voltado para a comunidade externa articulado com educação patrimonial.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Pedro Louvain de Campos Oliveira - Coordenador / ANDERSON DUARTE DE ALENCAR - Integrante / WELITA BARBOSA DA SILVA - Integrante / EDUARDO GONÇALVES UEDA - Integrante / ISAC MORAIS LAGES - Integrante / JHON STEVEN NAVARRO HOYOS - Integrante / JOÃO OTAVIO LOURENÇO DOS SANTOS - Integrante / LUANA DE ALMEIDA - Integrante / MARY AUDENY TORRES PAULINO - Integrante / PAULO EDUARDO GARCIA - Integrante / VINICIUS CAMPOS DE NOVAIS - Integrante.Número de orientações: 2
2017 - Atual
Tekoha Guasu - Museologia Social através da Educação Patrimonial na Educação Pública
Descrição: Realizar ações de educação patrimonial no âmbito da educação básica em instituições públicas e promover o debate acerca do patrimônio cultural do município de Foz do Iguaçu dando continuidade às atividades desenvolvidas no Projeto Educação Patrimonial - Etapa II: Debatendo Museologia Social na Educação Pública, fomentando a criação de Centros de Memória na rede público, em observância com a Orientação SEED nº 27/2017.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Pedro Louvain de Campos Oliveira - Coordenador / Letícia Acosta Porto - Integrante.Número de orientações: 1
2015 - 2016
Educação Patrimonial - Etapa II: Debatendo Museologia Social na Educação Pública
Descrição: Coordenador Adjunto. No contexto da integração na tríplice fronteira, é de suma importância a construção de uma valorização cultural diversificada em prol da consolidação dos direitos culturais fundamentais para uma cidadania latino-americana plena. A educação patrimonial escolar não é o único meio para se chegar a tais anseios, mas indubitavelmente é um dos mais indispensáveis.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Pedro Louvain de Campos Oliveira - Integrante / Letícia Acosta Porto - Coordenador.
2015 - 2015
Colóquio de Extensão Universitária Latino-Americana
Descrição: Há diversos espaços hoje na América Latina nos quais a Extensão Universitária vem sendo pensada. Na busca por um trabalho de excelência na Pró-Reitoria de Extensão, diversos encontros foram promovidos em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas com o intuito de aprofundar o acúmulo coletivo em torno da questão extensionista. Foram realizados cinco encontros. No primeiro, a Pró-Reitora de Extensão, Angela Maria de Souza, compartilhou com a equipe as discussões realizadas no Fórum de Pró-Reitores de Extensão e em seguida foi realizado um debate para discutir a experiência do coletivo no 32º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Curitiba em 2014. No 2º e 3º encontros, as servidoras Cristiane Pires e Michele Jimenez fizerão uma explanação sobre o conteúdo abordado no Curso de Extensão Universitária organizado pela Associação de Universidades Grupo de Montevidéo-AUGM, em Montevidéu. Logo em seguida, no 4º encontro, o produtor cultural Luciano D'Miguel promoveu reflexões sobre o IV Congresso de Educação e Cultura para Integração da América Latina, realizado no Chile. No 5º e último encontro, o técnico em assuntos educacionais Pedro Louvain, falou sobre sua reunião com o Secretário de Extensão Universitária, Lic. Franco Rizzi, da Universidade Nacional de Córdoba, apontado as similaridades e diferenças da extensão universitária da UNILA com a mencionada universidade argentina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Campanha pelo Tombamento do Marco das Três Fronteiras enquanto Patrimônio Cultural
Descrição: A presente ação de extensão, proveniente de uma ação pedagógica na educação básica pública, visa envolver a comunidade iguaçuense na campanha pelo reconhecimento do Marco enquanto Patrimônio Cultural Brasileiro e Paranaense, através da participação de voluntários cadastrados, provenientes de diferentes setores da sociedade, interessados em participar de atividades diversas de comunicação e de recolhimento de assinaturas para construção popular de um abaixo-assinado. A presente ação não é um fim em si, mas está inserida em um processo educacional mais amplo, de articulação entre ensino-pesquisa-extensão, e objetiva promover a reflexão sobre a proteção do patrimônio histórico e a garantia dos direitos culturais da comunidade da tríplice fronteira no que tange a preservação da sua memória social..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Pedro Louvain de Campos Oliveira - Coordenador / Letícia Acosta Porto - Integrante / Marcos Vittorino - Integrante / Andressa Szekut - Integrante.Número de orientações: 2
2014 - 2014
Projeto de Educação Patrimonial
Descrição: Debatendo a construção da identidade coletiva a partir da reflexão sobre o patrimônio cultural material e imaterial de Foz do Iguaçu com estudantes do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Pedro Louvain de Campos Oliveira - Coordenador / TAMIRIS AMANCIO - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Pré-Vestibular Social Reação (UFF)
Descrição: Professor de História Geral e de Inglês do Pré-Vestibular Comunitário "Reação", localizado no Instituto de Química, no Campos do Valonguinho da Universidade Federal Fluminense..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Pedro Louvain de Campos Oliveira - Integrante / Jairo Paes Selles - Integrante / Roberto Carlos Alvim Cid - Coordenador.
2006 - 2009
Programa de Extensão Vida No Campus (UFF)
Descrição: O Programa de Extensão Vida no Campus atua há 20 anos, na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus do Gragoatá, em Niterói-RJ. Uma região de aterro, às margens da Baía de Guanabara. Desde seu início, o enfoque são as práticas de Educação Ambiental e o Cuidado Psicossocioambiental, no campus. As atividades são realizadas no prédio do Instituto de Psicologia (IPSI), na Unidade de Educação Infantil (UEI), no pátio do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), jardins e área verde do Campus..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Pedro Louvain de Campos Oliveira - Integrante / Liorno Werneck - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Sueco
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Guarani
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Norueguês
Compreende BemLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Menção Honrosa - XVI Jornada Científica do PIBIC - MAST/CNPq, Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:5
Total de citações:17
Pedro Louvain / OLIVEIRA, Pedro Louvain de Campos / LOUVAIN, Pedro  Data: 01/03/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
1LOUVAIN, Pedro2014 LOUVAIN, Pedro. Proteção e Valorização das Sociedades Indígenas na Legislação Brasileira Contemporânea: O Reflexo da Constituição de 1988 nas Constituições Estaduais Posteriores. REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILA, v. 1, p. 1-13, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
GRANATO, M. ; LOUVAIN, Pedro . Legislação de Proteção ao Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia: análise e proposições.. In: Marcus Granato; Tereza Scheiner.. (Org.). IV Seminário de Pesquisa em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola (IV SIAM). Museologia, Patrimônio, Interculturalidade: museus inclusivos, desenvolvimento e diálogo intercultural. Volume 2. Textos selecionados.. 1ed.Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2013, v. 2, p. 234-249.

2.
GRANATO, M. ; LOUVAIN, Pedro . A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. In: OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; SILVA, Maria Celina Soares de Mello e.. (Org.). Políticas de aquisição e preservação de acervos em universidades e instituições de pesquisa. 1ed.Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2012, v. 1, p. 317-342.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LOUVAIN, Pedro. Preservação do Patrimônio Cultural Científico e Tecnológico Brasileiro: identificação, análise, avaliação e estudo de bens tombados. Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, p. 2017 - 218, 01 nov. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOUVAIN, Pedro. MUSEU ESCOLAR E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: A Preservação do Patrimônio Cultural Escolar Enquanto Vetor do Ensino de História e da Promoção da Cidadania. In: XVI Encontro Regional de História - Seção Paraná (ANPUH/PR), 2018, Ponta Grossa. Tempos de Transição (No prelo). Ponta Grossa, 2018.

2.
LOUVAIN, Pedro. O Marco das Três Fronteiras: Símbolo da Integração Latino-Americana e de Resolução Pacífica dos Litígios Internacionais. In: XVII Encontro Estadual de História - Seção Santa Catarina (ANPUH/SC), 2018, Joinville. Memória, Patrimônio e Democracia (No prelo). Joinville, 2018.

3.
LOUVAIN, Pedro. PROTEÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS SOCIEDADES INDÍGENAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: O reflexo da Constituição de 1988 nas Constituições Estaduais Posteriores. In: XI Jornadas de Sociología - Coordenadas contemporáneas de la sociología: tiempos, cuerpos, saberes, 2015, Buenos Aires. XI Jornadas de Sociología - Coordenadas contemporáneas de la sociología: tiempos, cuerpos, saberes. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires - Facultad de Ciencias Sociales, 2015.

4.
GRANATO, M. ; MAIA, E. ; SANTOS, F. P. ; LOUVAIN, Pedro ; SANTOS, L. B. ; HANDFAS, E. R. . Valorização do Patrimônio Científico e Tecnológico Brasileiro: Resultados de Pesquisa. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2013, Florianópolis. Informação e interação: Ampliando perspectivas para o desenvolvimento humano. GT 9: Museu, Patrimônio e Informação. Florianópolis, 2013. p. 1-20.

5.
LOUVAIN, Pedro; GRANATO, M. . PROTEÇÃO E VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: LEGISLAÇÃO, TOMBAMENTOS E PROPOSTAS. In: IV Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2013, Rio de Janeiro. Anais do IV Seminário Internacional de Políticas Culturais.. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2013. v. 1. p. 1-15.

6.
LOUVAIN, Pedro; GRANATO, M. . Legislação brasileira de proteção ao patrimônio cultural de ciência e tecnologia: análise e aplicação no ensino e pesquisa.. In: II Seminário Gestão do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia, 2013, Recife. nais do II Seminário Gestão do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia. Recife: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UFPE, 2013. v. 1. p. 187-224.

7.
LOUVAIN, Pedro; GRANATO, M. . Legislação de Proteção ao Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia. In: XV Encontro Regional de História - ANPUH/RJ, 2012, São Gonçalo. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LOUVAIN, Pedro; ALENCAR, ANDERSON DUARTE DE . TEKOHA GUASU: Educação Patrimonial e Direitos Culturais.. In: 36o SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIONAL SUL - SEURS, 2018, Porto Alegre/RS. Extensão: Ação Transformadora. Porto Alegre/RS, 2018.

2.
LOUVAIN, Pedro; MARIANA, Maria . 90 ANOS DO C.E. BARTOLOMEU MITRE: VALORIZAÇÃO E PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL ESCOLAR ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DO MUSEU DO COLÉGIO. In: 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2017, Foz do Iguaçu. Internacionalização da Extensão. Foz do Iguaçu: UNILA, 2017. p. 1894-1899.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOUVAIN, Pedro. O TOMBAMENTO DO MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS COMO ELEMENTO DE INTEGRAÇÃO CULTURAL DA TRÍPLICE FRONTEIRA. In: XVIII Seminário de Extensão da Unioeste 2018 - XVIII SEU, 2018, Foz do Iguaçu. Para Além da Universidade, 2018.

2.
ALENCAR, ANDERSON DUARTE DE ; BARBOSA, Welita ; LOUVAIN, Pedro . A EDUCAÇÃO COMO INSERÇÃO DO PATRIMÔNIO NA COMUNIDADE. In: Seminário Internacional sobre Preservação do Patrimônio Cultural no Território Trinacional, 2018, Foz do Iguaçu. Em busca da construção de políticas e instrumentos integrados de salvaguarda. Foz do Iguaçu, 2018. p. 30-30.

3.
LOUVAIN, Pedro. HÁ UMA GOTA DE SANGUE EM CADA MUSEU: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AS CRÍTICAS DA MUSEOLOGIA SOCIAL. In: Seminário Internacional sobre Preservação do Patrimônio Cultural no Território Trinacional, 2018, Foz do Iguaçu. Em busca da construção de políticas e instrumentos integrados de salvaguarda. Foz do Iguaçu, 2018. p. 29-29.

4.
PORTO, L. A. ; LOUVAIN, Pedro . Tekoha Guasu - Museologia Social através da Educação Patrimonial na Educação Pública. In: IV Seminário de Extensão Universitária da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, 2016, Foz do Iguaçu. IV Seminário de Extensão Universitária, 2016.

5.
LOUVAIN, Pedro. Proteção e Valorização das sociedades indígenas na legislação brasileira contemporânea: o relfexo dos mecanismos da Constituição do Brasil de 1988 nas Constituições Estaduais posteriores. In: IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos, 2014, Foz do Iguaçu. América Latina: lutas, experiências e debates por uma integração dos povos. Foz do Iguaçu: UNILA/UNIOESTE, 2014. v. 1. p. 149-150.

6.
LOUVAIN, Pedro; GRANATO, M. . Legislation for the Protection of Science and Technology: the case of Brazil. In: XXXI Symposium of the Scientific Instrument Commission (SIC 2012), 2012, Rio de Janeiro. XXXI Symposium of the Scientific Instument Comission (SIC 2012). Rio de Janeiro: Museu de Astronomia & Ciências Afins, 2012. v. 1. p. 92-92.

7.
OLIVEIRA, Pedro Louvain de Campos. Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia: Mecanismos de Porteção e Panorama sobre Tombamento. In: XVII Jornada de Iniciação Científica do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCT), 2012, Rio de Janeiro. XVII Jornada de Iniciação Científica, 2012.

8.
LOUVAIN, Pedro. Pesquisa dos instrumentos jurídicos de proteção do patrimônio cultural relacionado à Ciência e Tecnologia. In: XVI Jornada de Iniciação Científica do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCT), 2011, Rio de Janeiro. XVI Jornada de Iniciação Científica, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
LOUVAIN, Pedro. O Marco das Três Fronteiras como Patrimônio Cultural do Mercosul. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LOUVAIN, Pedro. Debates Pedagógicos com Discentes Extensionistas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LOUVAIN, Pedro. Os Marcos das Três Fronteiras enquanto Patrimônio Cultural do Mercosul. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
LOUVAIN, Pedro. História da Reforma Universitária na América Latina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
LOUVAIN, Pedro. PROTEÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS SOCIEDADES INDÍGENAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: O reflexo da Constituição de 1988 nas Constituições Estaduais Posteriores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LOUVAIN, Pedro. Preservação do Patrimônio Cultural Científico e Tecnológico Brasileiro: Legislação pertinente, identificação e análise de bens tombados. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LOUVAIN, Pedro. Proteção e Valorização das sociedades indígenas na legislação brasileira contemporânea: o reflexo dos mecanismos da constituição do Brasil de 1988 nas constituições estaduais posteriores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
LOUVAIN, Pedro. O Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia: Analisando Processos de Tombamento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LOUVAIN, Pedro; GRANATO, M. . Proteção e valorização do patrimônio cultural de ciência e tecnologia: legislação, tombamentos e propostas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LOUVAIN, Pedro. A Retórica da Perda de José Reginaldo Gonçalves. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
LOUVAIN, Pedro. Conveção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural - Paris 1972. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
LOUVAIN, Pedro. A Carta de Reastauro Italiana de 1972. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
LOUVAIN, Pedro. Contemporary Theory of Conservation - O pensamento de Salvador Viñas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LOUVAIN, Pedro. Legislação brasileira de proteção ao patrimônio cultural de ciência e tecnologia: análise e aplicação no ensino e pesquisa.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
LOUVAIN, Pedro. Revendo a Historiografia sobre a Revolução Mexicana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LOUVAIN, Pedro; TRINDADE, F. (organizadores) . Nosso Tesouro Cultural em Foz: Debatendo Educação Patrimonial no C.E. Ayrton Senna da Silva.. Foz do Iguaçu: Edital PROEX Nº 10/2014, Programa de Fomento das Ações de Extensão(PROFIEX) Tiragem: 1000 Exemplares, 2014 (Publicação de Extensão).

2.
LOUVAIN, Pedro. Ecos de Viollet-Le-Duc, Ruskin e Boito no século XX: A influência dos pensadores clássicos da teoria da conservação na Carta de Restauro Italiana de 1972 2013 (Trabalho Final da Disciplina de Mestrado - Museologia e Conservação).

3.
LOUVAIN, Pedro. RESGATE DA DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE C&T: O Estudo de Caso das Bases Virtuais do Museu de Astronomia e Ciências Afins 2013 (Trabalho Final da Disciplina de Mestrado - Museologia, Patrimônio, Documentação e Informação).

4.
LOUVAIN, Pedro. 'Exhibition Development and Critical Analysis of the Visitor'. Tradução Simultânea do Inglês para o Português da Palestra proferida pela Profa. Dra. Anita Shah, Índia - ICOFOM, por ocasião do Workshop 'Temas Contemporâneos da Museologia e do Patrimônio' promovido pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2013. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Pedro Louvain. Reforma Universitária Paraguaia - Consultoria Técnica sobre Mudanças Estatutárias da Universidad Nacional de Asunción - a convite do Centro de Estudiantes de Medicina da Facultad de Ciencias Médicas da Universidad Nacional de Asunción (CEM/UNA-PY) e do Centro de Estudiantes Universitarios del Interior de Paraguay. 2015.

2.
LOUVAIN, Pedro. Membro da COMISSÃO AD HOC da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (PROEX/UNILA), Avaliador Parecerista de seleção de propostas de Ações de Extensão, Editais 2014-2015. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
LOUVAIN, Pedro. Relatoria do Processo 23422.007087/2018-71 da Comissão Superior de Ensino (COSUEN/UNILA). Proposta de criação do curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Ensino de Ciências: Astronomia Elementar (ILACVN-PRPPG/UNILA). 2018.

2.
LOUVAIN, Pedro. Relatoria do Processo 23422.005694/2018-46 da Comissão Superior de Extensão (COSUEX/UNILA), Edital de Seleção de Bolsas de Discentes Extensionistas (PROEX/UNILA). 2018.

3.
LOUVAIN, Pedro. Inventário do Patrimônio Cultural Universitário da Facultad de Ciencias Económicas y Administración da Universidad de la Republica (FCEyA/UDELAR), Montevidéu/Uruguai. 2017.

4.
SOUZA, A. M. ; LOUVAIN, Pedro ; BARBOSA, F. ; PEREIRA, N. ; MARIANO, D. ; FERNANDEZ, R. . Minuta Técnica da Política de Extensão Universitária da UNILA (PROEX/UNILA), aprovada pela Resolução COSUEX nº 003/2014 e traduzida para o Espanhol.. 2014.

5.
SOUZA, A. M. ; LOUVAIN, Pedro ; PEREIRA, N. ; BARBOSA, F. ; MARIANO, D. ; FERNANDEZ, R. . Minuta Técnica do Regulamento da Extensão Universitária, RESOLUÇÃO COSUEX/UNILA N° 01 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015.. 2014.

6.
SOUZA, A. M. ; LOUVAIN, Pedro ; PEREIRA, N. ; BARBOSA, F. ; MARIANO, D. ; FERNANDEZ, R. . Minuta Técnica do Regimento Interno da Comissão Superior de Extensão (COSUEX/UNILA). 2014.

7.
LOUVAIN, Pedro. Diagnóstico de Conservação do Barômetro Aneróide Altímetro de Fabricação Britância 'C.F. Casella e Company' (Datação: séc. XIX-XX) Registro Museológico: 1995/0509a - Laboratório de Conservação de Objetos Metálicos, Museu de Astronomia e Ciências Afins do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (LAMET/MAST/MCTI). 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LOUVAIN, Pedro. Entrevista do Projeto de Extensão de Educação Patrimonial TEKOHA GUASU comunicando à cidade de Foz do Iguaçu/PR que solicitamos o tombamento do Marco das Três Fronteiras como Patrimônio Cultural Municipal (Lei nº 4470/16), através da entrega de Abaixo Assinado e Pesquisa de Tombamento ao presidente da Fundação Cultural. Entrevista a Rede Comunicadora Iguassu AM 1320 Foz Do Iguaçu / PR - Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LOUVAIN, Pedro. Primeiro pedido de Tombamento Municipal de Foz do Iguaçu/PR - 2ª Entrevista para Rede Comunicadora Iguassu AM 1320, Foz do Iguaçu/PR. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
LOUVAIN, Pedro. Entrevista para o Programa Caminhos do Oeste, Rede Massa afiliada do SBT Paraná. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
LOUVAIN, Pedro. O primeiro colégio de Foz do Iguaçu recebeu a visita da Redação Móvel - Paraná TV, RPC afiliada Rede Globo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
LOUVAIN, Pedro; PORTO, L. A. . Coleta de acervo para o Centro de Memória do Colégio Bartolomeu Mitre e a Campanha pelo Tombamento do Marco das Três Fronteiras. Entrevista para a Rádio Cidade FM 100,1 Foz do Iguaçu/PR. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
LOUVAIN, Pedro; IBANEZ, M. ; GALEANO, E. . 'Desafíos Regionales para la Integración Cultural en el Área Guaranítica', Universidad Nacional de Misiones (UNaM), Universidad Gastón Dachary e Red CIDIR. Posadas/Argentina. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
LOUVAIN, Pedro. Universidad y Mercosur: Triple Frontera como patrimonio cultural. Transmedia, Canal de Televisão da Universidad Nacional de Misiones (UNaM), Posadas/Argentina. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
LOUVAIN, Pedro. Projeto resgata história de colégio estadual. RPC, afiliada da Rede Globo Paraná. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
LOUVAIN, Pedro. Projeto de Extensão de Educação Patrimonial - UNILA. Entrevista para a Rede Massa, afiliada do SBT Paraná. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LOUVAIN, Pedro. CARTOGRAFIA ESTELAR E MITOLOGIA GREGA: Como Reconhecer as Constelações no Céu Noturno e Suas Histórias. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LOUVAIN, Pedro. Estudo sobre o Tombamento do Marco das Três Fronteiras como Patrimônio Cultural Municipal. 2018. (Relatório de pesquisa).

3.
LOUVAIN, Pedro. Relatório de Mobilidade Acadêmica Técnica-Administrativa sobre Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Ensino Superior nas Relações Bilaterais Brasil x Uruguai. Processo nº 23422.010421/2017-30. 2017. (Relatório de pesquisa).

4.
LOUVAIN, Pedro. PATRIMÔNIO CULTURAL E TURISMO: Proteção e valorização no contexto da Tríplice Fronteira. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
LOUVAIN, Pedro. Patrimônio de Ciência e Tecnologia: panorama sobre o tombamento nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais (Relatório Final PIBIC/2013). 2013. (Relatório de pesquisa).

6.
GRANATO, M. ; MAIA, Elias da Silva ; SANTOS, Fernanda Pires ; LOUVAIN, Pedro ; SOFIA, D. C. ; OLIVEIRA, M. A. C. . Relatório final de projeto ao CNPq - edital universal. 2012. (Relatório de pesquisa).

7.
GRANATO, M. ; MAIA, Elias da Silva ; SANTOS, F. P. ; LOUVAIN, Pedro ; SOFIA, D. C. ; OLIVEIRA, M. A. C. . Relatório Final de Pesquisa - Valorização do Patrimônio de C&T - Jovens Cientistas do Nosso Estado. 2012. (Relatório de pesquisa).

8.
LOUVAIN, Pedro. Pesquisa sobre os instrumentos jurídicos de proteção do patrimônio cultural relacionado à Ciência e Tecnologia (Relatório Final PIBIC/2012). 2012. (Relatório de pesquisa).

9.
LOUVAIN, Pedro. Pesquisa sobre os instrumentos jurídicos de proteção do patrimônio cultural relacionado à Ciência e Tecnologia (Relatório Parcial PIBIC/2012). 2012. (Relatório de pesquisa).

10.
LOUVAIN, Pedro. Pesquisa sobre os instrumentos jurídicos de proteção do patrimônio cultural relacionado à Ciência e Tecnologia (Relatório Final PIBIC/2011). 2011. (Relatório de pesquisa).

11.
LOUVAIN, Pedro. Pesquisa sobre os instrumentos jurídicos de proteção do patrimônio cultural relacionado à Ciência e Tecnologia (Relatório Parcial PIBIC/2010). 2011. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
LOUVAIN, Pedro. Memorial da Monocultura e do Mercado Externo - Campus do Gragoatá. 2006. Outra.

2.
LOUVAIN, Pedro. Cartilha de Educação Ambiental 'Aves do Gragoatá' - Reúne informações a respeito da Avifauna do campus universitário do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense em uma publicação reproduzida pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF). Tiragem: 1.000 exemplares. Distribuição Gratuita. 2006. Gravura.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VITTORINO, M.; VERISSIMO, C. F.; LOUVAIN, Pedro; ELIAS, E. O.. Participação em banca de Alejandro Noguera Martinez.Parametros de Preservación del Área Histórica de San Ignacio Guazú. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LOUVAIN, Pedro. Comissão Executiva para Seleção de Estudantes Estrangeiros ingresso 2017.1. 2017. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
36o SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIONAL SUL - SEURS.TEKOHA GUASU: Educação Patrimonial e Direitos Culturais. 2018. (Seminário).

2.
36o SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIONAL SUL - SEURS. 2018. (Seminário).

3.
III Conferencia Regional de Educación Superior de América Latina y el Caribe - CRES 2018. 2018. (Congresso).

4.
Seminário Internacional sobre Preservação do Patrimônio Cultural no Território Trinacional. 2018. (Seminário).

5.
XVI Encontro Regional de História ? ANPUH PR. 2018. (Encontro).

6.
XVI Encontro Regional de História ? ANPUH PR.MUSEU ESCOLAR E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: A Preservação do Patrimônio Cultural Escolar Enquanto Vetor do Ensino de História e da Promoção da Cidadania. 2018. (Encontro).

7.
XVI Encontro Regional de História ? ANPUH PR.PATRIMÔNIO CUTURAL ESCOLAR E UNIVERSITÁRIO: estudos sobre tipologia, educação patrimonial, metodologias museológicas de conservação, restauração, valorização e construção de narrativas históricas. 2018. (Encontro).

8.
XVII Encontro Estadual de História da ANPUH-SC. 2018. (Encontro).

9.
XVII Encontro Estadual de História da ANPUH-SC.O Marco das Três Fronteiras: Símbolo da Integração Latino-Americana e de Resolução Pacífica dos Litígios Internacionais. 2018. (Encontro).

10.
XVIII Seminário de Extensão da Unioeste 2018 - XVIII SEU. 2018. (Seminário).

11.
XVIII Seminário de Extensão da Unioeste 2018 - XVIII SEU.PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO E DA UNESCO: Relação do Indivíduo com a Herança da Humanidade. 2018. (Seminário).

12.
XVIII Seminário de Extensão da Unioeste 2018 - XVIII SEU.PRÉ-VESTIBULAR POPULAR TEKOHA GUASU: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CURSO PREPARATÓRIO PARA CARREIRA UNIVERSITÁRIA. 2018. (Seminário).

13.
XVIII Seminário de Extensão da Unioeste 2018 - XVIII SEU.TEKOHA GUASU: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E PREPARAÇÃO PARA CARREIRA UNIVERSITÁRIA. 2018. (Seminário).

14.
XVIII Seminário de Extensão da Unioeste 2018 - XVIII SEU.CARTOGRAFIA ESTELAR E MITOLOGIA GREGA: Como Reconhecer as Constelações no Céu Noturno e Suas Histórias. 2018. (Seminário).

15.
XVIII Seminário de Extensão da Unioeste 2018 - XVIII SEU.O TOMBAMENTO DO MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS COMO ELEMENTO DE INTEGRAÇÃO CULTURAL DA TRÍPLICE FRONTEIRA. 2018. (Seminário).

16.
Colóquio de Extensão Universitária Latino-Americana. 2015. (Outra).

17.
32.o Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2014. (Seminário).

18.
Ciclo Permanente de Mobilidade Acadêmica. 2014. (Outra).

19.
IV Seminário de Ensino e Pesquisa em Museologia e Patrimônio - Coleções, fluxos e conexões: museus e patrimônio em tempos de conectividade híbrida.Processos de Tombamento do Patrimônio de C&T no Brasil. 2014. (Seminário).

20.
23.a Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus - ICOM. 2013. (Congresso).

21.
II Seminário de Gestão do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia. 2013. (Seminário).

22.
II Seminário de Gestão do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia.Legislação Brasileira de proteção ao Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia: Análise e aplicação no ensino e pesquisa. 2013. (Seminário).

23.
IV Seminário Internacional de Políticas Culturais - Fundação Casa de Rui Barbosa. 2013. (Seminário).

24.
IV Seminário Internacional de Políticas Culturais - Fundação Casa de Rui Barbosa.PROTEÇÃO E VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Legislação, tombamentos e propostas. 2013. (Seminário).

25.
Seminário de Integração Graduação e Pós-Graduação de Museologia da UNIRIO.Proteção do Patrimônio Cultural de C&T. 2013. (Seminário).

26.
Seminário de Integração Graduação e Pós-Graduação de Museologia da UNIRIO. 2013. (Seminário).

27.
Seminário de Preservação de Patrimônio Arqueológico. 2013. (Seminário).

28.
XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2013. (Encontro).

29.
IV Seminário de Pesquisa em Museologia dos Países de Lingua Portuguesa e Espanhola - 21º Encontro Anual do Subcomitê Regional de Museologia para América Latina e o Caribe.Legislação de proteção ao patrimônio cultural de ciência e tecnologia: análise e proposições. 2012. (Seminário).

30.
XV Encontro Regional de História - ANPUH-RJ.Patrimônio Cultural de C&T: Estudos sobra a legislação para sua preservação. 2012. (Encontro).

31.
XXXI Symposium of the Scientific Instrument Comission.Legislation for the Protection of Science and Technology Heritage: the case of Brazil. 2012. (Simpósio).

32.
XIV Semana de Extensão da Universidade Federal Fluminense.Programa Vida no Campus - UFF: Doze anos Preservando o Espaço Público. 2009. (Outra).

33.
V Fórum Social Mundial: Um Outro Mundo É Possível. 2005. (Outra).

34.
VI Encontro Regional Sudeste de História Oral: História, Cultura e Poder na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Carga Horária de 27 horas. 2005. (Encontro).

35.
XXV Encontro Nacional de Estudantes de História - Carga Horária de 60 horas. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOUVAIN, Pedro. 1º Fórum UNILA-Comunidade: Combate à dengue e doenças relacionadas. 2016. (Outro).

2.
LOUVAIN, Pedro. Ambientação dos Estudantes Extensionistas: Bolsistas e Voluntários, sejam bem-vindos à Extensão Universitária da Unila. 2015. (Outro).

3.
LOUVAIN, Pedro. III Semana de Extensão Universitária. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
ANDERSON DUARTE DE ALENCAR. TEKOHA GUASU IV - Educação Patrimonial Material e Imaterial. (Bolsista de Extensão - Edital PROBEX/UNILA). Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
WELITA BARBOSA DA SILVA. PRÉ-VESTIBULAR POPULAR TEKOHA GUASU: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CURSO PREPARATÓRIO PARA CARREIRA UNIVERSITÁRIA. (Bolsista de Extensão - Edital PROBEX/UNILA). Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Pro-Reitoria de Extensão. (Orientador).

3.
NAYARA OHANA SOARES COSTA. TEKOHA GUASU - Campanha pelo Tombamento do Marco das Três Fronteiras enquanto Patrimônio Cultural. (Bolsista de Extensão - Edital PROBEX/UNILA). Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Pro-Reitoria de Extensão. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Maria Mariana Nobre Andrade. Tekoha Guasu - Museologia Social através da Educação Patrimonial na Educação Pública. (Bolsista de Extensão - Edital PROBEX/UNILA). 2017. Orientação de outra natureza. (História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pro-Reitoria de Extensão. Orientador: Pedro Louvain de Campos Oliveira.

2.
Angelica Paola Santamaria Alvarado. Campanha pelo Tombamento do Marco das Três Fronteiras enquanto Patrimônio Cultural (Bolsista de Extensão - Edital PROBEX/UNILA). 2017. Orientação de outra natureza. (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pro-Reitoria de Extensão. Orientador: Pedro Louvain de Campos Oliveira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
GRANATO, M. ; LOUVAIN, Pedro . A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. In: OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; SILVA, Maria Celina Soares de Mello e.. (Org.). Políticas de aquisição e preservação de acervos em universidades e instituições de pesquisa. 1ed.Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2012, v. 1, p. 317-342.

2.
GRANATO, M. ; LOUVAIN, Pedro . Legislação de Proteção ao Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia: análise e proposições.. In: Marcus Granato; Tereza Scheiner.. (Org.). IV Seminário de Pesquisa em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola (IV SIAM). Museologia, Patrimônio, Interculturalidade: museus inclusivos, desenvolvimento e diálogo intercultural. Volume 2. Textos selecionados.. 1ed.Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2013, v. 2, p. 234-249.


Cursos de curta duração ministrados
1.
LOUVAIN, Pedro. PATRIMÔNIO CULTURAL E TURISMO: Proteção e valorização no contexto da Tríplice Fronteira. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LOUVAIN, Pedro. CARTOGRAFIA ESTELAR E MITOLOGIA GREGA: Como Reconhecer as Constelações no Céu Noturno e Suas Histórias. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Para mais detalhes sobre Citações do Autor e ressonância das publicações acima descritas, favor consultar Perfil Google Acadêmico, disponível em: https://scholar.google.com.br/citations?user=_oViCYUAAAAJ&hl=pt-BR&oi=ao



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