Graziela Ferreira da Silva Pinto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3478748487306458
  • Última atualização do currículo em 06/10/2018


Mestra em Antropologia pela Universidade Federal do Pernambuco - UFPE, Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, atualmente vinculada ao laboratório de Pesquisas Interdisciplinares sobre Consumo de Substâncias Psicoativas (LAPIS/UNIVASF), colaboradora do Projeto de Ensino/Extensão PIBID Interdisciplinar Drogas na Escola e a Prevenção de Danos?, coordenado pelo professor e antropólogo Dr. José Hermógenes Moura, integrante do NEAFRAR (Núcleo de estudos afro-brasileiros Abdias do Nascimento-Ruth de Souza) vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UNIVASF, desenvolvendo projetos de extensão voltados para a qualificação de educadores nas discussões de Gênero, Classe e Raça. Atualmente desenvolvo pesquisas no âmbito dos estudos socioantropológico sobre as relações entre Corpo/Saúde/ Doença, tendo como principais temas estudos voltados para os processos socioculturais envolvidos no uso e abuso de drogas e a busca por saúde em instituições religiosas ,a partir de uma abordagem biopsicossocial para a compreensão desse fenômeno.Principais áreas de atuação : Antropologia da Saúde, Corporeidade, Antropologia e Sociologia Urbana, Metodologia do Trabalho Científico, Antropologia da Religião, Fundamentos Históricos,Sócio - Antropológicos e Filosóficos da Educação e Estudos Sobre Povos Tradicionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Graziela Ferreira da Silva Pinto
Nome em citações bibliográficas
PINTO, GRAZIELA. F. S.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Antropologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: LIBERTANDO-SE DA "VIDA LOUCA" ATRAVÉS DA FÉ : ESTUDO SOBRE ESTIGMA E CONVERSÃO RELIGIOSA NA (RE)CONSTRUÇÃO DAS IDENTIFICAÇÕES SOCIAIS DE USUÁRIOS DE DROGAS EM TRATAMENTO EM UM CENTRO DE RECUPERAÇÃO RELIGIOSO,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Mísia Lins Reesink.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2015
Graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS.
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Título: ENTRE A LUZ E A ESCURIDÃO: A BUSCA POR TRATAMENTO EM UM CENTRO DE RECUPERAÇÃO PARA "USUÁRIOS DE DROGAS" EM JUAZEIRO- BA.
Orientador: Luzania Barreto Rodrigues.




Formação Complementar


2013 - 2013
Problemas epistemológicos em trabalhos com ladrões. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Estágiario, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio remunerado no Nùcleo de Estudos Étnicos Afro - brasileiro Abdias do Nascimento e Ruth de Souza ( NEAFRAR / UNIVASF), o Núcleo de estudos tem como objetivo discutir as questões de gênero, Sexualidade e raça na Universidade Federal do Vale do São Francisco em diálogo com a comunidade.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 20
Outras informações
Estagio voluntário no subprojeto PIBID Interdisciplinar DROGAS NA ESCOLA E A PREVENÇÃO DE DANOS, vinculado ao PIBID Institucional da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVAF.


Programa de Iniciação a Docencia, PIBID, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária voluntário, Carga horária: 20
Outras informações
PIBID interdisciplinar drogas na Escola e a Prevenção de Danos, o projeto tem como objetivo entender o que os estudantes do ensino médio da rede publica de ensino de Juazeiro- BA pensam sobre as drogas,e como essa questão aparece no cotidiano da escola. o projeto tem como base teórica a perspectiva da Redução de Danos.


Intituto de Ensino Superior e Formação Acadêmica, IESFA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Lecionando disciplinas de Fundamentos Socioantropológico da Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação.



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Interpretações e práticas religiosas na busca por saúde nas cidades de Petrolina- Pe e Juazeiro - BA: Um estudo Explorátorio
Descrição: Neste projeto serão acompanhadas pessoas evangélicas que participem em atividades voltadas à cura. Os grupos a que pertencerem esses informantes serão acompanhados com o propósito de compreender as representações e as práticas orientadas pelos discursos da fé, e a sua relação com os tipos de tratamentos, e a busca de saúde proposta pelo discurso médico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Graziela Ferreira da Silva Pinto - Integrante / Luciana Duccini - Coordenador / Matheus Ricarte Oliveira - Integrante.
2011 - 2012
Cuidar do Corpo e da Alma - fase 2:Concepções e práticas religiosas na atenção à saúde de usuários de SPA entre Juazeiro, BA e Petrolina, PE
Descrição: Entre 2010 e 2011 o projeto ?Cuidar do corpo e da alma: Mapeamento das instituições de assistência à saúde de usuários de drogas em Juazeiro, BA? coordenando pela Drª Luciana Duccini, no qual foi travado contato com diversas instituições que oferecem tratamento a usuários de substâncias psicoativas no município, sendo elas um CAPSad, um Hospital Geral, um sanatório, sete centros evangélicos e um espírita, além de quatro salas de Alcoólicos Anônimos. O presente projeto objetiva ampliar o escopo comparativo do anterior, ampliando o mapeamento deste campo para a cidade de Petrolina, onde, segundo informações iniciais, há também variada oferta de serviços laicos e religiosos e aprofundar a compreensão do modo de atuação de evangélicos nesta área. No momento anterior, ao procurar descrever a rede de atenção a usuários de Substâncias Psicoativas ? SPA ? em Juazeiro, constatamos relações profundamente ambíguas e complexas entre os serviços de tipo médico (e de caráter público) e os de tipo religioso. Estas relações são, por vezes, de complementaridade (pois mesmo alguns profissionais de saúde veem os centros religiosos como ?única alternativa? diante das dificuldades do setor) e, por vezes, de confronto, em especial quando se leva em conta a atuação de órgãos públicos responsáveis por regulamentar a atuação de tais instituições e certas preconcepções já cristalizadas contra terapias de cunho religioso. Dessa forma, esperamos contribuir para a compreensão do fenômeno do uso de SPA na região e seu tratamento de maneira mais aprofundada, complementando as os estudos que vem sendo realizados por outros pesquisadores na Universidade Federal do Vale do São Francisco..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Graziela Ferreira da Silva Pinto - Integrante / Luciana Duccini - Coordenador / Matheus Ricarte Oliveira - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Debates em Gênero e sexualidade no Vale do São Francisco: possibilidade educacionais e novas articulações contestatóriias
Descrição: o projeto tem como objetivo subsidiar educadores e militantes nas discussões teóricas referente as relações de gênero e sexualidade no Vale do São Francisco.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Graziela Ferreira da Silva Pinto - Coordenador / Paula da Luz Glarão - Integrante.
2014 - Atual
Democracia e relações raciais no Vale do São Francisco: estratégias de mobilização e esclarecimento no combate ao racismo
Descrição: o projeto tem como objetivo subsidiar educadores e militantes locais nas discussões acadêmicas sobre as relações raciais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Graziela Ferreira da Silva Pinto - Coordenador / Cláudio Roberto do Santos de Almeida - Integrante.
2014 - Atual
PIBID interdisciplinar Drogas na Escola e a Prevenção de Danos
Descrição: este projeto tem como objetivo a formação docente de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais e Artes Visuais da UNIVASF através da problematização do fenômeno do consumo e abuso de drogas, no contexto de Escolas de Referencia do Ensino médio nas cidades de Petrolina/PE e Juazeiro/BA..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Graziela Ferreira da Silva Pinto - Coordenador / José Hermógenes Moura - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Saúde.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Estudos Socioantropológico sobre o consumo de substâncias psicoativas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Estudos sobre questões de gênero, raça e classe.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PINTO, GRAZIELA. F. S.. DROGAS E ESTIGMA : RELAÇÕES ENTRE CONVERSÃO RELIGIOSA E RECONSTRUÇÃO DE SI. In: 30º REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 2016, JOÃO PESSOA. POLÍTICAS DA ANTROPOLOGIA: ÉTICA, DIVERSIDADE E CONFLITOS, 2016.

2.
DUCCINI, L. ; OLIVEIRA, M. R. ; PINTO, GRAZIELA. F. S. . Reformas da Identidade deteriorada: Práticas Religiosas na atenção a saúde de usuários de SPA em Petrolina- Pe e Juazeiro- BA. In: IV Seminário Nacional Sociologia & Politica: pluralidade e Garantia dos Direitos Humanos no Século XXI, 2012, Curitiba. Anais IV Seminário Nacional Sociologia & Politica: pluralidade e Garantia dos Direitos Humanos no Século XXI, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PINTO, GRAZIELA. F. S.; OLIVEIRA, M. R. . Entre 'luz' e a ' escuridão' : Construção da 'carreira moral' e Reforma da 'identidade deteriorada' de Usuários de Spa em um Centro de Recuperação Religioso. In: II Semana de Ciências Sociais, 2013, Juazeiro- BA. II semana de Ciências Sociais: Sujeitos Sociais e Estruturas - Anais Impresso. Curitiba: CRV, 2013.

2.
PINTO, GRAZIELA. F. S.; DUCCINI, L. . CAMPO EVANGÉLICO: Representações e práticas terapêuticas para usuários de SPA.. In: I Semana de Ciências Socias, 2012, Juazeiro- BA. As ciências Sociais no Nordeste: Um desafio. Curitiba: CRV, 2012. p. 135-139.

3.
PINTO, GRAZIELA. F. S.; OLIVEIRA, M. R. ; DUCCINI, L. . modalidade de tratamento: Noções de saúde/corpo/doença no tratamento de usuários de SPA. In: II semana de Antropologia do PPGA/UFPB:Ética Antropológica em debate, 2012, João Pessoa. Ética Antropológica em Debate:Práticas e Narrativas. João Pessoa: Online, 2012. p. 188-193.

Apresentações de Trabalho
1.
PINTO, GRAZIELA. F. S.. Identificações Sociais Estigmatizantes e a Busca por Tratamento Religioso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
PINTO, GRAZIELA. F. S.. Drogas e Estigma: Relações entre Conversão Religiosa e Reconstrução de Si. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PINTO, GRAZIELA. F. S.. Introdução ao Feminismo: A luta Feminina Pelo Direito de Igualdade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PINTO, GRAZIELA. F. S.. Drogas, Gênero e violência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PINTO, GRAZIELA. F. S.. O USO DE DROGAS E A CURA PELA FÉ: A BUSCA POR TRATAMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
PINTO, GRAZIELA. F. S.; TEXEIRA, R ; ANDRADE, P ; MALAQUIAS, M . ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE: REDUÇÃO DE DANOS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA NO MUNICIPIO DE JUAZEIRO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
RODRIGUES, A ; PINTO, GRAZIELA. F. S. ; BEZERRA, M . DISCUTINDO GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA COM EDUCADORES E MILITANTES DE MOVIMENTOS SOCIAIS NO VALE DO SÃO FRANCISCO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
COSTA, J. H. M. ; PINTO, GRAZIELA. F. S. . Produção laudo preliminar da trajetória de ocupação das terras das 12 comunidades de Nordestina. 2014.

2.
COSTA, J. H. M. ; PINTO, GRAZIELA. F. S. . Ações de organização política das comunidades, intervenções relacionadas ao reconhecimento sociohistórico, a identidade cultural e autoestima dos grupos quilombolas. 2014.

Trabalhos técnicos


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminários Temáticos Ciências Sociais PRONERA/UNIVASF.Introdução à temática de gênero e à luta feminina por igualdade e cidadania. 2016. (Seminário).

2.
II Semana de Ciências Sociais.Entre "luz" e a " escuridão" : Construção da "carreira moral" e Reforma da "identidade deteriorada" de Usuários de Spa em um Centro de Recuperação Religioso. 2013. (Outra).

3.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Dons e Rezas: práticas populares de saúde em Petrolina- PE e Juazeiro- BA. 2013. (Congresso).

4.
III mês das Consciências Negras na UNIVASF. 2012. (Outra).

5.
I Semana de Ciências Socias.CAMPO EVANGÉLICO: Representações e práticas terapêuticas para usuários de SPA.. 2012. (Outra).

6.
II Seminário O trabalho no Vale do São Francisco: desenvolvimento regional,conexoes entre o global e o local. 2011. (Seminário).



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 3:14:38