Gabriel Henrique Bianco Navia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9057064433754887
  • Última atualização do currículo em 25/04/2018


Possui graduação em Música Com Habilitação em Instrumento pela Universidade de São Paulo(2006), mestrado em Performance - violão pela University of Arizona(2009) e doutorado em Teoria e Análise - PhD pela University of Arizona(2016). Atualmente é Chefe do PATM da Sinfonietta Belo Horizonte, Professor Assistente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e Membro de corpo editorial da TeMA Informativo (boletim quadrimestral). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Atuando principalmente nos seguintes temas:medial caesura, Sonata form in Schubert, Schubert's instrumental music, Sonata theory. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Gabriel Henrique Bianco Navia
Nome em citações bibliográficas
NAVIA, G. H. B.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2016
Doutorado em Teoria e Análise - PhD.
University of Arizona, ARIZONA, Estados Unidos.
Título: The Medial Caesura in Schubert's Sonata Forms: Formal and Rhetorical Complications, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Boyd Pomeroy.
Bolsista do(a): University of Arizona, UOFA, Estados Unidos.
Palavras-chave: medial caesura; Sonata form in Schubert; Schubert's instrumental music; Sonata theory.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2007 - 2009
Mestrado em Performance - violão.
University of Arizona, ARIZONA, Estados Unidos.
Título: Ernst Krenek?s Suite for Guitar, op. 164 and the Twelve-Tone ?Method?,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Thomas Patterson.
Bolsista do(a): University of Arizona, UOFA, Estados Unidos.
2002 - 2006
Graduação em Música Com Habilitação em Instrumento.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Mario Castelnuovo-Tedesco: Obra para violão solo: Primeira Fase: Análise da Sonata ?Omaggio a Boccherini?, op. 77.
Orientador: Edelton Gloeden.




Formação Complementar


1994 - 2007
Curso de violão erudito.
CENTRO DE ESTUDOS MUSICAIS TOM JOBIM, CEM TOM JOBIM, Brasil.


Atuação Profissional



Sinfonietta Belo Horizonte, SBH, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Não empregatício, Enquadramento Funcional: Chefe do PATM
Outras informações
Chefe do departamento de Pesquisa em Análise e Teoria Musical

Atividades

11/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Pesquisa em Análise e Teoria Musical, .


Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A forma musical no período Clássico
Estruturação Musical Básica
Instrumento - Violão IV, V, VI, VII e VIII
Laboratório de Execução Instrumental - Violão I, II, III, IV, V e VI
Tópicos em pesquisa em música: processos temáticos e analíticos em Música Latino-Americana
Harmonia e Contraponto 1, 2 e 3
Prática de Conjunto 1, 2, 3 e 4

Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pelas seguintes disciplinas: - Análise musical 1 (análise formal - perídos barroco, clássico e româtico) - Teoria da música 2: Introdução à Harmonia - História e apreciação da música: Pós-romantismo, século XX e XXI - Estágio bacharelado 1 - Estágio bacharelado 2

Atividades

10/2013 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Musical 1 (GMU028)
Estágio Bacharelado 1 (GMU050)
Estágio Bacharelado 2 (GMU053)
História e Apreciação da Música 3: Pós-Romantismo, Séculos XX e XXI (GMU015)
Teoria da Música 2: Introdução à Harmonia (GMU008)

University of Arizona, UOFA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Professor assistente - GTA, Enquadramento Funcional: Professor de Teoria Musical, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação: - Aulas de solfejo e percepção - Suporte teórico (Harmonia, contraponto e análise) - Fundamentos teóricos

Atividades

08/2010 - 07/2013
Ensino, Teoria Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria musical - Fundamentos
Teoria Musical - Revisão teórica para alunos de mestrado e doutorado (MUS419)
Teoria musical 1 (MUS120A)
Teoria musical 2 (MUS120B)
Teoria musical 3 (MUS220A)
Teoria musical 4 (MUS220B)

University of Arizona, ARIZONA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor assistente - GTA, Enquadramento Funcional: Professor de violão, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação: - Aulas de instrumento - Classe de iniciantes - Responsável pela a área de música de câmara (violão) - Aula de técnica

Atividades

09/2007 - 05/2010
Ensino, Performance - violão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Música de câmara (violão)
Técnica violonística
Violão (aulas coletivas - MUS102A)
Violão (aulas individuais - Alunos da Graduação)

Tucson Guitar Society, TGS, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Regente e diretor artístico, Carga horária: 5


Coral Jovem do Estado de São Paulo, CJESP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coralista - Tenor, Carga horária: 6



Linhas de pesquisa


1.
Linearidade, expressividade, temporalidade e forma na música latino-americana


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Processos Formais na Música Popular Latino-Americana
Descrição: O estudo da forma na música popular apresenta uma série de desafios particulares para o analista musical ou teórico. O primeiro desses desafios é encontrar - no dinamismo próprio dos repertórios que usualmente consideramos como música popular - elementos formantes do que virá a ser caracterizado como norma sob a qual a teoria será desenvolvida. Ao escutar as versões, analisar as transcrições e edições das partituras e, a partir desse exercício, intuir os esquemas da organização musical própria do gênero investigado, surgem outras questões: quais paradigmas teóricos irão estruturar as observações? Que terminologia será utilizada para definir os conceitos que se depreendem do texto musical? Como reconhecer processos de continuidade e ruptura no desenvolvimento de gêneros musicais específicos e permutas entre gêneros distintos, adicionando assim dimensão histórico-interpretativa à construção das ferramentas analíticas? Neste projeto, buscaremos respostas para essas questões, tendo como objeto principal a música popular latino-americana. Por meio da elaboração de ferramentas analíticas específicas, buscaremos contribuir com o campo da análise da música popular e auxiliar no trabalho de professores e alunos interessados em gêneros populares latino-americanos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
O problema da modernização dos gêneros de música popular latino-americana: uma abordagem sociológico-musical
Descrição: A pesquisa proposta neste projeto tem por objetivo principal estudar o problema da modernização dos gêneros de música popular latino-americana a partir de uma abordagem sociológico-musical. Por um lado, serão investigadas as relações entre modernização econômico-social e modernização musical, levando em consideração a incorporação e tradução da problemática econômico-social na esfera da cultura e a articulação do campo musical a partir da oposição entre ?tradicionalistas? e ?modernos?. Por outro lado, o problema da modernização será analisado no interior do material musical, seja em arranjos modernizados de peças canônicas do repertório, seja em processos composicionais que, baseados em idiomatismos de certos gêneros musicais, procuram transformá-los a partir do emprego de procedimentos que lhes são exteriores. Assim, tal análise buscará compreender quais são os elementos conservados, quais parâmetros são transformados e quais procedimentos são empregados nessa transformação. Finalmente, serão buscados os pontos de contato entre questões internas e externas à música para discutir de que maneira problemas sociais mais amplos se traduzem em problemas musicais, e que tipos de respostas a solução desses problemas musicais dá para aqueles problemas mais amplos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gabriel Henrique Bianco Navia - Coordenador / Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende - Integrante / Maria Beatriz Cyrino Moreira - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Orquestra de Violões - UNILA
Descrição: Este projeto visa a musicalização através do ensino coletivo do violão e da formação de uma orquestra de violões. Opondo-se ao conceito europeu, tradicionalmente associado a orquestras e bandas sinfônicas, este grupo busca se aproximar da cultura regional através do uso de violões, instrumento fortemente presente na cultura popular latina, e de um repertório eclético que navegue entre a música popular e a música de concerto latino-americana. O projeto é aberto a crianças e jovens que possuam de 8 a 25 anos de idade. Os ensaios serão realizados em dois encontros semanais de uma hora e meia. O projeto pedagógico possui ainda um desdobramento artístico que toma forma através de um quarteto de violões formado por professores e alunos bolsistas. Dentre os principais objetivos, destacam-se a musicalização através do violão, introdução a ritmos e gêneros musicais pouco explorados, a realização de recitais na região da tríplice fronteira, promover o intercâmbio entre músicos da região, fomentar e ampliar o repertório para a formação, e promover a multiculturalidade proposta pela UNILA de forma artística..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gabriel Henrique Bianco Navia - Coordenador / Alexandre Aguiar Lopes - Integrante / Felipe José Oliveira Abreu - Integrante / Favio Rodrigues Insaurralde - Integrante.
2016 - 2016
Orquestra de Violões - UNILA
Descrição: Este projeto visa a musicalização através do ensino coletivo do violão e da formação de uma orquestra de violões. Opondo-se ao conceito europeu, tradicionalmente associado a orquestras e bandas sinfônicas, este grupo busca se aproximar da cultura regional através do uso de violões, instrumento fortemente presente na cultura popular latina, e de um repertório eclético que navegue entre a música popular e a música de concerto latino-americana. O projeto é aberto a crianças e jovens que possuam de 8 a 25 anos de idade. Os ensaios serão realizados em dois encontros semanais de uma hora e meia. O projeto pedagógico possui ainda um desdobramento artístico que toma forma através de um quarteto de violões formado por professores e alunos bolsistas. Dentre os principais objetivos, destacam-se a musicalização através do violão, introdução a ritmos e gêneros musicais pouco explorados, a realização de recitais na região da tríplice fronteira, promover o intercâmbio entre músicos da região, fomentar e ampliar o repertório para a formação, e promover a multiculturalidade proposta pela UNILA de forma artística..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gabriel Henrique Bianco Navia - Coordenador / Alexandre Aguiar Lopes - Integrante / Felipe José Oliveira Abreu - Integrante / Favio Rodrigues Insaurralde - Integrante.
2015 - 2015
Orquestra de Violões - UNILA
Descrição: Este projeto visa a musicalização através do ensino coletivo do violão e da formação de uma orquestra de violões. Opondo-se ao conceito europeu, tradicionalmente associado a orquestras e bandas sinfônicas, este grupo busca se aproximar da cultura regional através do uso de violões, instrumento fortemente presente na cultura popular latina, e de um repertório eclético que navegue entre a música popular e a música de concerto latino-americana. O projeto é aberto a crianças e jovens que possuam de 8 a 25 anos de idade. Os ensaios serão realizados em dois encontros semanais de uma hora e meia. O projeto pedagógico possui ainda um desdobramento artístico que toma forma através de um quarteto de violões formado por professores e alunos bolsistas. Dentre os principais objetivos, destacam-se a musicalização através do violão, introdução a ritmos e gêneros musicais pouco explorados, a realização de recitais na região da tríplice fronteira, promover o intercâmbio entre músicos da região, fomentar e ampliar o repertório para a formação, e promover a multiculturalidade proposta pela UNILA de forma artística..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gabriel Henrique Bianco Navia - Coordenador / Alexandre Aguiar Lopes - Integrante / Felix Ceneviva Eid - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: TeMA Informativo (boletim quadrimestral)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: TEORIA MUSICAL.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2008
3° PRÊMIO NO SHOLIN GUITAR COMPETITION, UNIVERSITY OF ARIZONA.
2005
1° PRÊMIO NO VII CONCURSO DE MÚSICA DE CÂMARA DA UNICSUL, UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL.
2003
1° PRÊMIO NO PROJETO NASCENTE - CATEGORIA MÚSICA ERUDITA (INTERPRETAÇÃO INSTRUMENTAL), UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO/ EDITORA ABRIL.
2003
1° PRÊMIO NO XIV CONCURSO DE VIOLÃO SOUZA LIMA (CATEGORIA MÚSICA DE CÂMARA), CONSERVATÓRIO MUSICAL SOUZA LIMA.
2002
1° PRÊMIO NO XIII CONCURSO DE VIOLÃO SOUZA LIMA, CONSERVATÓRIO MUSICAL SOUZA LIMA.
2002
1° PRÊMIO NO VI CONCURSO NACIONAL DE VIOLÃO MUSICALIS (III TURNO), MUSICALIS - NÚCLEO DE MÚSICA.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Lopes, A. A. ; Abreu, F. J. O. ; NAVIA, G. H. B. . O bacharelado em música da Universidade Federal da Integração Latino-Americana: desafios na construção da sub-ênfase violão. In: 1o SIM! Simpósio Internacional de Violão - O Violão na América Latina: tendências, desafios, perspectivas, 2017, Belo Horizonte. Anais do 1o SIM, 2017.

2.
NAVIA, G. H. B.. Schubert?s Non-Normative Treatment of the Medial Caesura in the Exposition of Quartettsatz, D. 703. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. XXIV Congresso da ANPPOM - São Paulo 2014, 2014.

3.
NAVIA, G. H. B.. I:PAC MC: Poetic Resonances in Schubert?s Sonata Form Works. In: I Congresso da TeMA, 2014, Salvador. I Congresso da TeMA - Salvador 2014, 2014.

4.
NAVIA, G. H. B.. Tonal Infiltration and Directional Tonality in Debussy's Syrinx. In: XXII CONGRESSO DA ANPPOM, 2012, João Pessoa. XXII Congresso da ANPPOM, 2012.

5.
NAVIA, G. H. B.. Ernst Krenek?s Suite for guitar, op. 164 and the twelve-tone ?method?. In: XXI CONGRESSO DA ANPPOM, 2011, Uberlândia. Música, Complexidade, Diversidade e Multiplicidade: Reflexões e Aplicações Práticas, 2011. p. 1755-1759.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NAVIA, G. H. B.. The Role of the Medial Caesura in Schubert's Over-Determined Transitions. In: 9th European Music Analysis Conference (EuroMAC), 2017, Strasbourg, França. EuroMAC pre-proceedings, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
NAVIA, G. H. B.. Oscar Cardozo Ocampo e o Piano Paraguayo (mesa temática). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NAVIA, G. H. B.; Venegas, G. C. . I Know That Chord, but I Don't Know How to Use It. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NAVIA, G. H. B.. The Role of the Medial Caesura in Schubert's Over-Determined Transitions. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
NAVIA, G. H. B.; MOREIRA, G. F. . Período ou sentença? Hibridismo temático no choro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NAVIA, G. H. B.. Forma Sonata: a cesura central e o processo de articulação formal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
NAVIA, G. H. B.. Schubert's Non-Normative Treatment of the Medial Caesura in the Exposition of Quartettsatz, D. 703. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
NAVIA, G. H. B.. I:PAC MC: Poetic Resonances in Schubert?s Sonata Form Works. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NAVIA, G. H. B.. Introdução à análise Schenkeriana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
NAVIA, G. H. B.. Técnicas de estudo para violonistas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
NAVIA, G. H. B.. Tonal Infiltration and Directional Tonality in Debussy's Syrinx. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
NAVIA, G. H. B.. The Role of Delaying in Schubert Sonata Forms. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
NAVIA, G. H. B.. From Dilermando Reis to Sergio Assad: an overview on Brazilian guitar music. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
NAVIA, G. H. B.. Ernst Krenek?s Suite for Guitar, op. 164 and the Twelve-Tone ?Method?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
NAVIA, G. H. B.; Venegas, G. C. . Introdução à Teoria da Forma Sonata. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
NAVIA, G. H. B.. Masterclass de violão. 2012. .


Produção artística/cultural
Música
1.
NAVIA, G. H. B.. The Tucson Guitar Society Orchestra and Friends. 2014. Interpretação.

2.
NAVIA, G. H. B.. Tucson Guitar Society Orchestra - Folk Tradition in Classical Music. 2013. Interpretação.

3.
NAVIA, G. H. B.. Doctoral Minor Recital. 2013. Interpretação.

4.
NAVIA, G. H. B.. Guitar Area Recital. 2013. Interpretação.

5.
NAVIA, G. H. B.. Guitar Area Recital. 2013. Interpretação.

6.
NAVIA, G. H. B.. Classical Guitar and Flute. 2013. Interpretação.

7.
NAVIA, G. H. B.. Tucson Guitar Society Orchestra. 2013. Interpretação.

8.
NAVIA, G. H. B.; POMME, V. . Classical Guitar and Song. 2012. Interpretação.

9.
NAVIA, G. H. B.. Tucson Guitar Society Orchestra. 2012. Interpretação.

10.
NAVIA, G. H. B.. Tucson Guitar Society Orchestra. 2012. Interpretação.

11.
NAVIA, G. H. B.. Guitar Ensemble Recital. 2012. Interpretação.

12.
NAVIA, G. H. B.. Harmonic Coexistence: Inspiring and Celebrating our Oneness. 2011. Interpretação.

13.
NAVIA, G. H. B.. Tucson Guitar Society Orchestra. 2011. Interpretação.

14.
NAVIA, G. H. B.. Tucson Guitar Society Orchestra. 2011. Interpretação.

15.
NAVIA, G. H. B.. 33rd Annual AZJazz Week. 2011. Interpretação.

16.
NAVIA, G. H. B.. Concerto for two guitars, op. 201. 2011. Interpretação.

17.
NAVIA, G. H. B.. Gloria a Dios. 2011. Interpretação.

18.
NAVIA, G. H. B.. Tucson Guitar Society Orchestra. 2010. Interpretação.

19.
NAVIA, G. H. B.. A Choral Tribute to Padre Kino. 2010. Interpretação.

20.
NAVIA, G. H. B.. UAMA - After Dark. 2010. Interpretação.

21.
NAVIA, G. H. B.. Guitar in the Woods. 2010. Interpretação.

22.
NAVIA, G. H. B.. The University of Arizona Wind Ensemble. 2009. Interpretação.

23.
NAVIA, G. H. B.. Wind Ensemble. 2009. Interpretação.

24.
NAVIA, G. H. B.. Ronaldo Cadeu Recital. 2009. Interpretação.

25.
NAVIA, G. H. B.. Continuum. 2009. Interpretação.

26.
NAVIA, G. H. B.; Costa, Eduardo Minozzi . Classical Guitar Virtuosos. 2009. Interpretação.

27.
NAVIA, G. H. B.. Viennese Perspectives. 2009. Interpretação.

28.
NAVIA, G. H. B.. Master Recital. 2009. Interpretação.

29.
NAVIA, G. H. B.. Doctoral Esemble Recital. 2009. Interpretação.

30.
NAVIA, G. H. B.. Guitar Area Recital. 2009. Interpretação.

31.
NAVIA, G. H. B.. Brazilian Week Showcase. 2009. Interpretação.

32.
NAVIA, G. H. B.. Violão e coro (Romancero Gitano). 2009. Interpretação.

33.
NAVIA, G. H. B.; Costa, Eduardo Minozzi . Brazukas. 2009. Interpretação.

34.
NAVIA, G. H. B.. President's Concert. 2009. Interpretação.

35.
NAVIA, G. H. B.. Music of the Sphere. 2009. Interpretação.

36.
NAVIA, G. H. B.; Vincens, G. ; CURRY, J. ; ROSVOLL, L. . Guitar recital. 2009. Interpretação.

37.
NAVIA, G. H. B.; Costa, Eduardo Minozzi . Oro Valley Musicale. 2009. Interpretação.

38.
NAVIA, G. H. B.. A Tribute to Paul Horn. 2009. Interpretação.

39.
NAVIA, G. H. B.. The Arizona Symphony Orchestra. 2009. Interpretação.

40.
NAVIA, G. H. B.. Guitar in the Woods. 2009. Interpretação.

41.
NAVIA, G. H. B.. Chamber Music Showcase. 2009. Interpretação.

42.
NAVIA, G. H. B.. Ensemble Guitar Recital. 2008. Interpretação.

43.
NAVIA, G. H. B.. Guitar Area Recital. 2008. Interpretação.

44.
NAVIA, G. H. B.; Molano, G. . Eclectic Treasures for Guitar. 2008. Interpretação.

45.
NAVIA, G. H. B.. Olivier Messiaen and George Crumb Music Festival. 2008. Interpretação.

46.
NAVIA, G. H. B.. Guitar Area Recital. 2008. Interpretação.

47.
NAVIA, G. H. B.; MENDIZABAL, A. . William Wolfe Guitar Award Recital. 2008. Interpretação.

48.
NAVIA, G. H. B.. Festival Música nas Montanhas - Camerata Clássica. 2007. Interpretação.

49.
NAVIA, G. H. B.; Abdalla, Thiago ; Aoki, Italo ; Costa, Eduardo Minozzi . Mario Castelnuovo-Tedesco: Les guitares bien tempérés. 2007. Interpretação.

50.
NAVIA, G. H. B.. 100 anos de Camargo Guarnieri. 2007. Interpretação.

51.
NAVIA, G. H. B.. Recital de violão. 2006. Interpretação.

52.
NAVIA, G. H. B.. Recital de violão (Natal das Artes). 2006. Interpretação.

53.
NAVIA, G. H. B.. Recital de violão (trabalho de conclusão de curso). 2006. Interpretação.

54.
NAVIA, G. H. B.; Maestre, Thales . Recital (Duo Navia-Maestre). 2006. Interpretação.

55.
NAVIA, G. H. B.; Gloeden, G. ; Alegre, P. P. ; Murray, D. . Concerto Cem Anos de Radamés Gnattali. 2006. Interpretação.

56.
NAVIA, G. H. B.; Aoki, Italo ; Costa, Eduardo Minozzi ; SANTOS, A. H. S. C. . Mario Castelnuovo-Tedesco: Lés Guitarres bien Tempérés. 2005. Interpretação.

57.
NAVIA, G. H. B.. Recital de violão (Aula inaugural do curso de violão erudito). 2005. Interpretação.

58.
NAVIA, G. H. B.; Aoki, Italo ; Costa, Eduardo Minozzi ; Abdalla, Thiago . Mario Castelnuovo-Tedesco: Les Guitares Bien Tempérés. 2005. Interpretação.

59.
NAVIA, G. H. B.; Maestre, Thales . Festival Jovens Intérpretes de Francisco Mignone. 2005. Interpretação.

60.
NAVIA, G. H. B.; Aoki, Italo . Recital de Música de câmara. 2005. Interpretação.

61.
NAVIA, G. H. B.; Aoki, Italo ; Costa, Eduardo Minozzi ; Abdalla, Thiago . Recital da classe de violão. 2005. Interpretação.

62.
NAVIA, G. H. B.; Aoki, Italo ; Costa, Eduardo Minozzi ; Abdalla, Thiago . Música na Yayá (duos e quartetos de violões). 2005. Interpretação.

63.
NAVIA, G. H. B.; Aoki, Italo ; Costa, Eduardo Minozzi ; Abdalla, Thiago . Contabilidade, Cidadania e Responsabilidade Social. 2005. Interpretação.

64.
NAVIA, G. H. B.; Costa, Eduardo Minozzi ; Aoki, Italo ; Abdalla, Thiago . Apresentação Cultural. 2005. Interpretação.

65.
NAVIA, G. H. B.; Aoki, Italo ; Costa, Eduardo Minozzi ; Abdalla, Thiago . Química das Emoções. 2005. Interpretação.

66.
NAVIA, G. H. B.; Maestre, Thales . Natal das artes. 2005. Interpretação.

67.
NAVIA, G. H. B.; Maestre, Thales . Recital de violão. 2005. Interpretação.

68.
NAVIA, G. H. B.; Maestre, Thales . Recital de violão. 2005. Interpretação.

69.
NAVIA, G. H. B.; Maestre, Thales . British in Concert (Navia-Maestre). 2005. Interpretação.

70.
NAVIA, G. H. B.. 450+1=Parabéns São Paulo. 2005. Interpretação.

71.
NAVIA, G. H. B.. Recital de violão. 2004. Interpretação.

72.
NAVIA, G. H. B.. Recital de violão (Show do meio-dia). 2004. Interpretação.

73.
NAVIA, G. H. B.; Aoki, Italo ; Costa, Eduardo Minozzi ; SANTOS, A. H. S. C. . Recital dos Veteranos. 2004. Interpretação.

74.
NAVIA, G. H. B.; Aoki, Italo ; Costa, Eduardo Minozzi ; SANTOS, A. H. S. C. . I Semana de Ensaios Musicais. 2004. Interpretação.

75.
NAVIA, G. H. B.; Aoki, Italo ; Costa, Eduardo Minozzi ; SANTOS, A. H. S. C. . Violão no MASP. 2004. Interpretação.

76.
NAVIA, G. H. B.; Aoki, Italo ; Costa, Eduardo Minozzi ; SANTOS, A. H. S. C. . Quartas Culturais. 2004. Interpretação.

77.
NAVIA, G. H. B.. Concertos Matinais. 2004. Interpretação.

78.
NAVIA, G. H. B.. Compositores Brasileiros Contemporâneos. 2004. Interpretação.

79.
NAVIA, G. H. B.. Coral do Estado de São Paulo: 25 anos. 2004. Interpretação.

80.
NAVIA, G. H. B.. Um Brasil Bem Brasileiro. 2004. Interpretação.

81.
NAVIA, G. H. B.. La Favola D'Orfeo Rappresentata in Mvsica. 2004. Interpretação.

82.
NAVIA, G. H. B.. Coral do Estado de São Paulo. 2004. Interpretação.

83.
NAVIA, G. H. B.. Concertos SESC e Sinfonia Cultura. 2004. Interpretação.

84.
NAVIA, G. H. B.. Coral do Estado de São Paulo (35 Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão). 2004. Interpretação.

85.
NAVIA, G. H. B.. Festival Jovens Intérpretes - Centro Cultural. 2003. Interpretação.

86.
NAVIA, G. H. B.. I Série de Concertos de Violão Brasílio Machado. 2003. Interpretação.

87.
NAVIA, G. H. B.. Recital de violão. 2003. Interpretação.

88.
NAVIA, G. H. B.; Aoki, Italo ; Costa, Eduardo Minozzi ; SANTOS, A. H. S. C. . Recital de violão (Música no Museu). 2003. Interpretação.

89.
NAVIA, G. H. B.; Aoki, Italo ; SANTOS, A. H. S. C. ; Costa, Eduardo Minozzi . Mostra Nascente de Talentos. 2003. Interpretação.

90.
NAVIA, G. H. B.; Aoki, Italo ; SANTOS, A. H. S. C. ; Costa, Eduardo Minozzi . Recital de música de câmara. 2003. Interpretação.

91.
NAVIA, G. H. B.; Aoki, Italo ; Costa, Eduardo Minozzi ; SANTOS, A. H. S. C. . III Mostraa de Cordas Dedilhadas. 2003. Interpretação.

92.
NAVIA, G. H. B.; Aoki, Italo ; Costa, Eduardo Minozzi ; SANTOS, A. H. S. C. . Recital de violão - Quartz. 2003. Interpretação.

93.
NAVIA, G. H. B.; Aoki, Italo ; Costa, Eduardo Minozzi ; SANTOS, A. H. S. C. . Mostra de violões (FAC-FITO). 2003. Interpretação.

94.
NAVIA, G. H. B.; Aoki, Italo ; Costa, Eduardo Minozzi ; SANTOS, A. H. S. C. . VIII Festival Nacional de Violão de Guaratinguetá. 2003. Interpretação.

95.
NAVIA, G. H. B.. Violão e coro (Romancero Gitano). 2002. Interpretação.

96.
NAVIA, G. H. B.. Recital de violão (I Semana da Música no MAC). 2002. Interpretação.

97.
NAVIA, G. H. B.; Leite, F. F. . Recital de música de câmara. 2002. Interpretação.

98.
NAVIA, G. H. B.. Recital de violão (Violões à capela). 2001. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
EID, F. C.; NAVIA, G. H. B.; Villena, M.. Participação em banca de Pedro Martínez.La Guarania: Sistematización de los Elementos Estructurales Presentes en la Práctica Musical. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violão) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NAVIA, G. H. B.; MOREIRA, G. F.; Belo, T.. Concurso público para professor na Área: Música ? Subárea: Violão Popular. 2015. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Outras participações
1.
NAVIA, G. H. B.. 15th Annual William Wolfe Award Recital. 2015.

2.
NAVIA, G. H. B.. 25th Annual Memorial Guitar Competition. 2013.

3.
NAVIA, G. H. B.. 24th Annual Memorial Guitar Competition. 2012.

4.
NAVIA, G. H. B.. Tenth William Wolfe Award Recital - Guitar Competition. 2010.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOCIETY FOR MUSIC THEORY ANNUAL MEETING. Graduate Student Workshop Program (Exploring Musical Spaces). 2011. (Congresso).

2.
XXI Congresso da ANPPOM. Grupo de trabalho em teoria e análise. 2011. (Congresso).

3.
II ENCONTRO INTERNACIONAL DE VIOLONISTAS.MASTERCLASS COM STEFANO GRONDONA. 2007. (Encontro).

4.
I ENCONTRO INTERNACIONAL DE VIOLONISTAS.MASTERCLASS COM QUARETO BRASILEIRO DE VIOLÕES. 2006. (Encontro).

5.
36° FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO.MASTERCLASS COM MANUEL BARRUECO. 2005. (Outra).

6.
35° FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO.RECITAL DE MÚSICA DE CÂMARA / Integrou a classe do professor Edelton Gloden. 2004. (Outra).

7.
I ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE MUSICOLOGIA. 2003. (Encontro).

8.
II SEMINÁRIO NACIONAL DE VIOLÃO.MASTERCLASS COM PAULO PEDRASSOLI. 2003. (Seminário).

9.
VIII FESTIVAL DE VIOLÃO DE GUARATINGUETÁ.CONCERTO COM O QUARTETO DE VIOLÕES QUARTZ; MASTERCLASS COM GIACOMO BARTOLONI. 2003. (Outra).

10.
III FESTIVAL AND II INTERNATIONAL CLASSICAL GUITAR CONTEST CAXIAS DO SUL.MASTERCLASS COM BORIS GAGUERE, HENRIQUE PINTO E FRANCISCO GIL. 2001. (Seminário).

11.
IX SEMINÁRIO DE VIOLÃO.Masterclass com Luis Claudio Ribas e Henrique Pinto. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NAVIA, G. H. B.. 1a Jornada de Investigação em Música Latino-Americana. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sebastian Pereyra. Los distintos sotaques de guitarristas en el Gualambao. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violão) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pedro Martinez. LA GUARANIA: SISTEMATIZACIÓN DE LOS ELEMENTOS ESTRUCTURALES PRESENTES EN LA PRÁCTICA MUSICAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Violão) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Gabriel Henrique Bianco Navia.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
NAVIA, G. H. B.. Masterclass de violão. 2012. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:09:28