Bruno Melo Lustosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1119901946164426
  • Última atualização do currículo em 30/07/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas / Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (2012), e mestrado em biologia vegetal pelo PPGBV (Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal) pela Universidade Federal de Pernambuco, e atualmente é aluno de doutorado do programa de Biologia vegetal. Tem experiência na área de Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: fotossíntese, , trocas gasosas, crescimento vegetal, ecologia de populações e comunidades vegetais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno Melo Lustosa
Nome em citações bibliográficas
LUSTOSA, B. M.;LUSTOSA, BRUNO MELO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Botânica.
Avenida Professos Moraes Rego, S/N
Cidade Universitária
50670-901 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (081) 21268844


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Biologia Vegetal.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Orientador: Jarcilene Silva de Almeida-Cortez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Biologia Vegetal.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Alocação de recursos e razão raiz: parte aérea em duas espécies arbóreas de uma Floresta Tropical Sazonal Seca,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Jarcilene Silva de Almeida-Cortez.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2008 - 2012
Graduação em Ciências Biológicas / Bacharelado.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
FRUTEIRAS NATIVAS DE POTENCIAL ECONÔMICO: UMBÚ E CAJÁ. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2013 - 2013
Cultivo e manejo de orquídeas. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2011 - 2011
Ciclo de Palestras em Fisiologia Vegetal. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2011
Ciclo de Palestras em Fisiologia Vegetal. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica do CNPq sob orientação do professor Mauro Guida dos Santos. Participação no projeto "Relações hídricas e aspectos ecofisiológicos de espécies perenes com potencial uso para biocombustíveis no semiárido nordestino", realizado no Laboratório de Ecofisiologia Vegetal da Universidade Federal de Pernambuco.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplina Fitomorfologia BO245

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio voluntário no Laboratório de Ecofisiologia Vegetal, Departamento de Botânica, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, sob orientação do Professor Mauro Guida Santos.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Impacto da ação antrópica sobre a biodiversidade e serviços ecossistêmicos em áreas de caatinga no sertão de Itaparica. APQ- 0842-2.05/12
Descrição: Este projeto será desenvolvido tendo como base em gradientes de uso da terra, onde serão amostradas áreas de uso intensivo (caprinocultura), uso intermediário (agricultura) e sem pressão antrópica (caatinga preservada). A pesquisa também utilizará gradientes de uso da água, utilizando transectos que vão desde a margem do açudes, rios ou corpos d água e passam por diferentes tipos de intensidade de uso do solo. Cada um dos estágios descritos contará com 15 pontos de amostragem de 50 x 50 m, escolhidos de forma arbitrária na região do projeto (entre os municípios de Ico-Mandante, Itacuruba e Floresta, estado de Pernambuco), somando, portanto, 60 parcelas. Os objetivos específicos são: Mapear a diversidade de plantas lenhosas, herbáceas fungos micorrizicos arbusculares (FMA), rizobacterias, diazotroficas, fungos endofiticos, cupins, formigas, besouros escarabeineos (rola-bosta), insetos herbivoros, anfíbios, répteis e morcegos nas Florestas Tropicais Secas do nordeste, com base no conhecimento já existente e em novos estudos de campo. Neste estudo, as áreas inventariadas localizam-se entorno do reservatório de Itapiraca; Caracterizar a fertilidade do solo, através da determinação das caracteristicas fisicas e quimicas do solo e da diversidade de FMA, rizobactérias e diazotróficas; Estimar a reciclagem de matéria orgânica, através da determinação da abundância e riqueza de cupins, formigas e besouros escarabeineos e da quantificaçãoo de compostos fenólicos na serrapilheira; Avaliar a regeneração da complexidade estrutural da floresta, através da determinação da composição floristica e parametros fitossociológicos de árvores, lianas e herbáceas;Realizar levantamentos dos organismos de cada nível trófico através de inventário florístico, espécies vegetais hospedeiras de galhas, insetos herbívoros de vida livre e de predadores de insetos fitofágos; Quantificar a produtividade primária, através da obtenção de variaveis climáticas, cálculo de índices de área foliar e estimat..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bruno Melo Lustosa - Integrante / Antonio Fernando Morais de Oliveira - Integrante / Mauro Guida Santos - Integrante / Silvia Roberta Santos Silva - Integrante / Jarcilene Silva de Almeida-Cortez - Coordenador / Emília Cristina Pereira de Arruda - Integrante.
2012 - Atual
INNOVATE - Interplay between the multiple use of water reservoirs via innovative coupling of substance cycles in aquatic and terrestrial ecosystems
Descrição: Este projeto que envolve instituições brasileiras e alemães de ensino e pesquisa aponta para otimização dos múltiplos usos dos reserva tórios construídos pela intervenção humana através do aumento paralelo da produtividade, redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) e manutenção da biodiversidade. Usando o exemplo do reservatório de Itaparica, localizado nos estados de Pernambuco e Bahia, NE Brasil, queremos demonstrar que a introdução coordenada de inovações técnicas e modernas estratégias de uso do solo, podem aumentar significativamente a capacidade de o ecossistema satisfazer as necessidades humanas, suportar e até especificar funções do ecossistema...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bruno Melo Lustosa - Integrante / Silvia Roberta Santos Silva - Integrante / Arne Cierjacks - Integrante / Jarcilene Silva de Almeida-Cortez - Integrante / Katharina Schulz - Integrante / MARIA DO CARMO MARTINS SOBRAL - Coordenador.
2010 - Atual
Relações hídricas e aspectos ecofisiológicos de espécies perenes com potencial uso para biocombustíveis no semiárido nordestino. (proc. CNPq-483550/2010-8)
Descrição: O atual projeto visa estudar no mínimo três espécies perenes que possuem potencial econômico para obtenção de óleos destinados a biodiesel, no entanto, ainda é raro o cultivo comercial das mesmas. Dessa forma, pretende-se ampliar as opções de pequenos e médios produtores rurais do semi-árido nordestino, podendo assim, cultivar espécies rústicas com finalidade econômica. No atual cenário da região predomina a exploração dos recursos naturais de forma não sustentável, o que acarreta em devastação e em muitas localidades em desertificação do meio. Por outro lado, existe a agricultura de alta tecnologia, que garante uma renda acentuada e atrai produtores do país inteiro para a região. Nesse mesmo cenário, se encontra o pequeno e médio produtor cada vez mais desestimulado por falta de alternativas para aumentar sua renda. O que os levam a vender suas propriedades e migrarem para as cidades, onde descobrem que não são competitivos. Atualmente a região nordeste, passa por transformações bruscas, tais como: novos trajetos de cursos de água, novas estradas e estímulo a produção de determinadas culturas que visam abastecer as inovações tecnológicas implantadas na região. Um bom exemplo disso: é a necessidade de produção de oleaginosas para a fabricação de biocombustíveis, através do CETENE (Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste) a região tem sido encorajada a explorar novas espécies que sabidamente possuem potencial para tal fim. Diante desse contexto, se insere esta proposta. Estudar a ecofisiologia vegetal de Moringa oleifera, Pachira aquatica e Sterculia striata, é o nosso principal objetivo. Para alcançá-lo, dividimos o projeto em três módulos: módulo I, este módulo tem como objetivo geral determinar a ecofisiologia da germinação das sementes das três espécies e caracterizar o desenvolvimento de plântulas sob condições do estresse abiótico mais comum na região, a seca, em casa de vegetação; módulo II, este módulo tem como objetivo geral avaliar o comportamento et.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bruno Melo Lustosa - Integrante / Mauro Guida Santos - Coordenador.
2010 - Atual
Biodiversidade e regeneração natural em florestas tropicais secas brasileiras (SISBIOTA)
Descrição: O presente projeto uma rede temática vinculada ao Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade-SISBIOTA Brasil, composta por seis instituições: Universidade Estadual de Montes Claros, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, University of Alberta e Universidade Nacional Autônoma do México. As atividades da rede visam aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira, com foco nas pouco estudadas florestas tropicais secas (FTS) brasileiras, também conhecidas como florestas estacionais deciduais ou matas secas. Para esse fim, serão investigadas alterações tanto na diversidade de espécies como na diversidade funcional de vários grupos de organismos ao longo de um gradiente de regeneração natural em três áreas diferentes: norte de Minas Gerais, interior da Paraíba e Serra do Cipó, na região central de Minas Gerais. Assim, o padrão de diversidade de espécies será investigado ao longo do processo de sucessão ecológica nas florestas tropicais secas brasileiras, com o objetivo verificar como as funções e a integridade do ecossistema se recuperam após o uso e abandono da terra. Além disso, a proposta pretende integrar profissionais da área de sensoriamento remoto, que utilizarão os dados de reflectância foliar para calcular índices espectrais e validar a diferenciação os estágios sucessionais das florestas tropicais secas através de imagens de satélite. Finalmente, será realizada uma investigação da situação sócio-ambiental no entorno das áreas de estudo, com foco principal no uso tradicional dos recursos naturais e possíveis conflitos entre unidades de conservação e as populações existentes nas suas redondezas. Assim, a presente Rede Temática tem caráter multidisciplinar e fornecerá informações muito importantes para a avaliação da efetividade de estratégias de conservação (como a criação de unidades de conservação) e de recuperação de áreas degradadas...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bruno Melo Lustosa - Integrante / Antonio Fernando Morais de Oliveira - Integrante / Mauro Guida dos Santos - Integrante / FALCÃO, HIRAM - Integrante / Jarcilene Silva de Almeida-Cortez - Integrante / Mario marcos do epirito santo - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FROSI, SILVIA PEREIRA, GABRIELLA2018FROSI, SILVIA PEREIRA, GABRIELLA ; OLIVEIRA, MARCIEL TEIXEIRA DE ; LUSTOSA, BRUNO MELO ; ARRUDA, EMÍLIA PEREIRA ; SANTOS, MAURO GUIDA . Changes in phenotypic variability of two tropical woody species due to short and long-term exposure to different irradiances. BRAGANTIA, v. 77, p. 1-11, 2018.

2.
LUSTOSA, BRUNO MELO2017 LUSTOSA, BRUNO MELO; SOUZA, LÍGIA GOMES FERREIRA ; FROSI, GABRIELLA ; FALCÃO, HIRAM MARINHO ; PEREIRA, SILVIA ; OLIVEIRA, MARCIEL TEIXEIRA ; SANTOS, MAURO GUIDA . Strategies of two tropical woody species to tolerate salt stress. Pesquisa Florestal Brasileira, v. 37, p. 63, 2017.

3.
LUSTOSA, B. M.2017LUSTOSA, B. M.; SILVA, S. R. S. ; PEREIRA, S. ; SOUZA, L. G. F. ; ALMEIDA-CORTEZ, J. S. . Incidence of herbivory in individuals of Inga Mill. (Fabaceae). Holos Environment (Online), v. 17, p. 106, 2017.

4.
SENA, F. H.2017SENA, F. H. ; LUSTOSA, B. M. ; ALMEIDA-CORTEZ, J. S. . Ecofisiologia da germinação de sementes de Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan (Fabaceae). Gaia Scientia, v. 11, p. 1, 2017.

5.
SANTOS, ORLANDO OLIVEIRA2014SANTOS, ORLANDO OLIVEIRA ; FALCÃO, HIRAM ; ANTONINO, ANTÔNIO CELSO DANTAS ; LIMA, JOSÉ ROMUALDO SOUZA ; LUSTOSA, BRUNO MELO ; SANTOS, MAURO GUIDA . Desempenho ecofisiológico de milho, sorgo e braquiária sob déficit hídrico e reidratação. Bragantia (São Paulo, SP. Eletrônico), v. 73, p. 203-212, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LUSTOSA, BRUNO MELO; SENA, F. H. ; SILVA, S. R. S. ; ALMEIDA-CORTEZ, J. S. . INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE UM RESÍDUO ORGÂNICO NA ALOCAÇÃO DE RECURSOS DE DUAS ESPÉCIES LENHOSAS DE CAATINGA. In: I Congresso Interncional da Diversidade do Semiárido, 2016, Campina Grande. Anais do I Congresso Interncional da Diversidade do Semiárido, 2016.

2.
SENA, F. H. ; LUSTOSA, BRUNO MELO ; ALMEIDA-CORTEZ, J. S. . GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE SPONDIAS TUBEROSA ARRUDA APÓS ESCARIFICAÇÃO MECÂNICA E ZOOCORIA POR CAPRINOS. In: I Congresso Interncional da Diversidade do Semiárido, 2016, Campina Grande. Anais do I Congresso Interncional da Diversidade do Semiárido, 2016.

3.
LUSTOSA, B. M.; SENA, F. H. ; SOUZA, L. G. F. ; RIBEIRO, I. M. C. ; ALMEIDA-CORTEZ, J. S. ; SOARES, G. L. G. . FITOTOXICIDADE DOS VOLÁTEIS DE FOLHAS FRESCAS DE Schinus terebinthifolius Raddi NA GERMINAÇÃO E NO CRESCIMENTO DE ALFACE (Lactuca sativa L.). In: XII Congresso de Ecologia do Brasil, 2015. Anais do XII Congresso de Ecologia do Brasil, 2015.

4.
LUSTOSA, B. M.; SENA, F. H. ; SILVA, S. R. S. ; CIERJACKS, A. ; ALMEIDA-CORTEZ, J. S. . GROWTH TRENDS OF ASPIDOSPERMA PYRIFOLIUM MART. (A) UNDER DIFFERENTS CONCENTRATIONS OF ORGANIC WASTE. In: INNOVATE Status Conference 2014 - III Seminário Internacional Brasil-Alemanha: Uso sustentável de água e do solo de reservatórios em regiões semiáridas, 2014, Recife. Proceedings of Innovate Status Conference 2014, 2014. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LUSTOSA, B. M.; SENA, F. H. ; SILVA, S. R. S. ; ALMEIDA-CORTEZ, J. S. . INFLUÊNCIA DA SUCESSÃO ECOLÓGICA NA COMPOSIÇÃO DO ESTRATO ÁRBOREO EM UMA FLORESTA TROPICAL SAZONAL SECA. In: XIII Congresso de Ecologia do Brasil e III International Symposium, 2017, Viçosa. Anais do XIII Congresso de Ecologia do Brasil e III International Symposium, 2017.

2.
LUSTOSA, B. M.; SENA, F. H. ; SILVA, S. R. S. ; ALMEIDA-CORTEZ, J. S. . GRUPOS FUNCIONAIS VEGETAIS DE UMA FLORESTA TROPICAL SAZONAL SECA BASEADOS EM ATRIBUTOS FOLIARES. In: XIII Congresso de Ecologia do Brasil e III International Symposium of Ecology and Evolution, 2017, Viçosa. Anais do XIII Congresso de Ecologia do Brasil e III International Symposium of Ecology and Evolution, 2017.

3.
LUSTOSA, BRUNO MELO; SENA, F. H. ; OLIVEIRA, D. A. S. ; CIERJACKS, A. ; ALMEIDA-CORTEZ, J. S. . GROWTH TRENDS OF ASPIDOSPERMA PYRIFOLIUM MART. (A) UNDER DIFFERENTS CONCENTRATIONS OF ORGANIC WASTE. In: 46th Annual Meeting of the Ecological Society of Germany, Austria and Switzerland, 2016, Marburg, Alemanha. Anais do 46th Annual Meeting of the Ecological Society of Germany, Austria and Switzerland, 2016.

4.
ALMEIDA-CORTEZ, J. S. ; SCHULZ, K. ; SENA, F. H. ; TAVARES, F. M. ; LUSTOSA, B. M. ; OLIVEIRA, D. ; CIERJACKS, A. . LAND-USE IMPACTS ON PLANT DIVERSITY AND CARBON STORAGE AT ITAPARICA. In: 3rd Scientific Conference - UNCCD, 2015, Cancún. Annals of 3rd Scientific Conference - UNCCD, 2015, 2015.

5.
LUSTOSA, B. M.; FROSI, G. ; SOUZA, L. G. F. ; FARIAS, S. C. ; SANTOS, M. G. . METABOLISMO BIOQUÍMICO E NUTRICIONAL DE PLANTAS DE BOMBACOPSIS GLABRA (PASQ) A ROBYNS (MALVACEAE), SUBMETIDAS A ESTRESSE SALINO.. In: XI Congresso Latinoamericano de Botânica e LXV Congresso Nacional de Botânica, 2014. Anais do XI Congresso Latinoamericano de Botânica e LXV Congresso Nacional de Botânica, 2014. v. 1.

6.
LUSTOSA, B. M.; SENA, F. H. ; SILVA, S. R. S. ; CIERJACKS, A. ; ALMEIDA-CORTEZ, J. S. . TENDÊNCIAS DE CRESCIMENTO DE ASPIDOSPERMA PYRIFOLIUM MART. (A) (APOCYNACEAE) SUBMETIDAS A DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE UM RESÍDUO ORGÂNICO. In: XI Congresso Latinoamericano de Botânica e LXV Congresso Nacional de Botânica, 2014, Salvador. Anais do XI Congresso Latinoamericano de Botânica e LXV Congresso Nacional de Botânica, 2014.

7.
SENA, F. H. ; LUSTOSA, B. M. ; ALMEIDA-CORTEZ, J. S. . ESTUDO DA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE ANADENANTHERA COLUBRINA (VELLOZO) BRENAN (FABACEAE). In: XI Congresso Latinoamericano de Botânica e LXV Congresso Nacional de Botânica, 2014, Salvador. Anais do XI Congresso Latinoamericano de Botânica e LXV Congresso Nacional de Botânica, 2014.

8.
SILVA, S. R. S. ; LUSTOSA, B. M. ; PEREIRA, F. F. S. D. ; DIAS, M. R. P. ; ARRUDA, E. C. P. . CARACTERIZAÇÃO MORFO-ANATÔMICA DO LENHO DE DUAS ESPÉCIES DE OPUNTIA (L.) (CACTACEAE). In: XI Congresso Latinoamericano de Botânica e LXV Congresso Nacional de Botânica, 2014, Salvador. Anais do XI Congresso Latinoamericano de Botânica e LXV Congresso Nacional de Botânica, 2014.

9.
FARIAS, S. C. ; FROSI, G. ; LUSTOSA, B. M. ; SOUZA, L. G. F. ; SANTOS, M. G. . ASPECTOS ECOFISIOLÓGICOS DE BOMBACOPSIS GLABRA (PASQ) A. ROBYNS SUBMETIDA A DIFERENTES CONDIÇÕES LUMINOSAS.. In: SBPC, 2013, Recife. ASPECTOS ECOFISIOLÓGICOS DE BOMBACOPSIS GLABRA (PASQ) A. ROBYNS SUBMETIDA A DIFERENTES CONDIÇÕES LUMINOSAS, 2013.

10.
FARIAS, S. C. ; FROSI, G. ; LUSTOSA, B. M. ; SOUZA, L. G. F. ; SANTOS, M. G. . ASPECTOS ECOFISIOLÓGICOS DE DUAS OLEAGIONOSAS PERENES SOB SOMBREAMENTO. In: 63 Congresso Nacional de Botânica, 2012, Joinville. Anais do 63 Congresso Nacional de Botânica, 2012.

11.
LUSTOSA, B. M.; FROSI, G. ; SOUZA, L. G. F. ; FARIAS, S. C. ; SANTOS, M. G. . EFEITO DA SALINIDADE NAS TROCAS GASOSAS EM BOMBACOPSIS GLABRA (PASQ) A. ROBYNS, UMA OLEAGINOSA PERENE. In: 63 Congresso Nacional de Botânica, 2012, Joinville. Anais do 63 Congresso Nacional de Botânica, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, S. R. S. ; LUSTOSA, B. M. ; CASTRO, N. M. C. R. ; DIAS, M. R. P. ; ARRUDA, E. C. P. . Caracterização Morfoanatômica dos Elementos de Vaso de duas espécies de Opuntia (l.).. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALMEIDA-CORTEZ, J. S.; LUSTOSA, B. M.; FALCÃO, HIRAM. Participação em banca de Patricia Maria de Souza Melo.ÁREAS DE CAATINGA COM DIFERENTES HISTÓRICOS DE USO DA TERRA: EFEITOS NO TAMANHO E PREDAÇÃO DE SEMENTES E NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE UMBUZEIROS (SPONDIAS TUBEROSA ARR. CAM.). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas / Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio de Biologia Vegetal 2017. Conferência de Fisiologial Vegetal 2017.Incidence of herbivory in individuals of Inga Mill. (Fabaceae). 2017. (Simpósio).

2.
XIII Congresso de Ecologia do Brasil e III International Symposium. INFLUÊNCIA DA SUCESSÃO ECOLÓGICA NA COMPOSIÇÃO DO ESTRATO ÁRBOREO EM UMA FLORESTA TROPICAL SAZONAL SECA. 2017. (Congresso).

3.
I Congresso Internacional de Diversidade do Semiárido. INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE UM RESÍDUO ORGÂNICO NA ALOCAÇÃO DE RECURSOS DE DUAS ESPÉCIES LENHOSAS DE CAATINGA. 2016. (Congresso).

4.
III International Seminar Brazil x Germany: Sustainable Use of Soil and Water Reservoirs in Semi-arid Regions.Growth Trends of Aspidosperma pyrifolium Mart. (A) Under Differents Concentrations of Organic Waste. 2014. (Seminário).

5.
XI Congresso Latinoamericano de Botânica e LXV Congresso Nacional de Botânica. TENDÊNCIAS DE CRESCIMENTO DE ASPIDOSPERMA PYRIFOLIUM MART. (A) (APOCYNACEAE) SUBMETIDAS A DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE UM RESÍDUO ORGÂNICO. 2014. (Congresso).

6.
Semana do Meio Ambiente 'Escassez de Água: Seca de Vida'. 2013. (Outra).

7.
63 Congresso Nacional de Botânica. EFEITO DA SALINIDADE NAS TROCAS GASOSAS EM BOMBACOPSIS GLABRA (PASQ) A. ROBYNS, UMA OLEAGINOSA PERENE. 2012. (Congresso).

8.
III Jornada Pernambucana de Plantas Medicinais e Fitoterapia e IV Encontro Pernambucano de Etnoecologia. 2011. (Encontro).

9.
XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 2010. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LUSTOSA, BRUNO MELO. I Seminário regional de formação profissional em meio ambiente e recursos hídricos. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 24:06:32