Luciano Simões Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1294846119539734
  • Última atualização do currículo em 08/10/2018


Barítono, professor de canto, regente coral, musicólogo. Professor adjunto de Música - Canto da UNILA, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2014-presente). Pesquisador da canção brasileira. Pesquisador de técnicas e estilos do canto popular norte-americano (belting, crooning, mix, jazz singing). Possui Pós-doutorado em Canto - UNESP (2016), Doutorado em Música - Canto - Michigan State University, EUA (2006), Mestrado em Música - Regência Coral - Michigan State University (2002), Mestrado em Artes - Musicologia - Michigan State University (2008), Especialização - Formação Integrada em Voz - Centro de Estudos da Voz (2013), Bacharelado em Música - Canto - UNESP (1997), Bacharelado em Farmácia e Bioquímica - USP (1990). Cursos complementares com Johan Sundberg (The Science of the Singing Voice, Estocolmo, 2017), Tafelmusik (Toronto, 2007) e com a Bachakademie Stuttgart (Cracóvia, 1995). Professor-doutor de Canto Lírico do IA-UNICAMP (2007-12), coordenador da área de Canto Lírico (2010-12). Instrutor de Canto da Michigan State University College of Music (2002-5). Instrutor de História da Música da MSU College of Music (2005-6). Instrutor de Canto de Alma College, Michigan, EUA (2000). Cantor do Coro da OSESP (1994-2000, convidado em 2004, 2007, 2008, 2012, 2013), Elmer Iseler Singers (2006-7) e Grupo Beijo-CoralUSP (1988-1995). Coordenador do Projeto Coral TodoCanto e regente do Grupo Vocal TodoCanto (UNILA, 2015-presente), regente do Scarborough Choir (Toronto, 2006-7), Rainbow Voices (Toronto, 2006-7), UBC Choir (Michigan, 2002-6), Collegiate Jazz Choir (2000-1), Diadema Cena Coral (1996-2000) e do Coro Lírico de Diadema (1997-2000). Regente convidado do Coral A Tempo (2013) e do Coral Jovem do Estado de São Paulo (2007). Coordenador das oficinas de música e da Escola de Música de Diadema (1997-2000). Professor convidado para masterclasses na Universidade Mozarteum (Salzburg, 2018), Universidade de Bremen (2017), Unesp, UniCSul e dos Festivais de Ópera do Paraná (2017-18), de Música de Cascavel (2015), de Música de Santa Maria (2011) e de Canto de Piracicaba e Águas de São Pedro (2009). É o tradutor brasileiro do pedagogo vocal norte-americano Richard Miller (The Structure of Singing, no prelo). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciano Simões Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, L. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, ILAACH.
Avenida Sílvio Américo Sasdelli, 1842
Vila Residencial A
85866000 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35767307


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Doutorado em Música - Canto.
Michigan State University, MSU, Estados Unidos.
Título: Edmundo Villani-Côrtes, Compositor Brasileiro: Performance Practice of his Song Repertoire as Exemplified by Eleven Songs for Voice and Piano, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Prof. Dr. David Rayl..
Bolsista do(a): Michigan State University School of Music, MSU, Estados Unidos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Canto.
2005 - 2008
Mestrado em Mestrado em Artes - Musicologia.
Michigan State University, MSU, Estados Unidos.
Título: Brazilian Middle-class Music: Tradition, Hybridity and Community in the Development of MPB,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Prof. Dr. Michael Largey.
Palavras-chave: MPB.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2000 - 2002
Mestrado em Mestrado em Música - Regência Coral.
Michigan State University, MSU, Estados Unidos.
Título: Performance em Música,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Prof. Dr. Charles Smith..
Bolsista do(a): Michigan State University School of Music, MSU, Estados Unidos.
2013
Especialização em andamento em Formação Integrada em Voz. (Carga Horária: 240h).
CEV Centro de Estudo da Voz S/S Limitada, CEV, Brasil.
Orientador: Mara Behlau.
1993 - 1997
Graduação em Bacharelado em Música - habilitação em Canto.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Orientador: Profa. Dra. Martha Herr.
1982 - 1990
Graduação em Bacharelado em Farmácia e Bioquímica (alimentos).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2015
Pós-Doutorado.
Instituto de Artes-UNESP, IA-UNESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fisiologia da voz.


Formação Complementar


2012
Canto.
Aulas de canto com Lenice Prioli, LP, Brasil.
2007
Repertório vocal.
Aulas particulares com Nancy Bueno, NB, Brasil.
2017 - 2017
The Science of the Singing Voice. (Carga horária: 35h).
Kungliga Tekniska Hogskolan, KTH, Suécia.
2016 - 2016
XIX Simpósio Internacional do CEV: Vocologia 2016. (Carga horária: 8h).
CEV Centro de Estudo da Voz S/S Limitada, CEV, Brasil.
2015 - 2015
Successful Rock Singing - Método Melissa Cross. (Carga horária: 4h).
CEV Centro de Estudo da Voz S/S Limitada, CEV, Brasil.
2014 - 2014
Acústica para a clínica vocal e o estudo de canto. (Carga horária: 8h).
CEV Centro de Estudo da Voz S/S Limitada, CEV, Brasil.
2012 - 2012
Masterclass de canto com Carlo Colombara. (Carga horária: 20h).
Teatro São Pedro, TSP, Brasil.
2012 - 2012
Canto Lírico com Antonio Salgado. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2012 - 2012
III Workshop de Canto e Expressão Vocal. (Carga horária: 40h).
Biblioteca Municipal de São Paulo Mário de Andrade, BMSPMA, Brasil.
2012 - 2012
Canto Belting com Ana Taglianetti. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em A Celebration Service, curso com T. Bogdan. (Carga horária: 100h).
Instituto de Artes-UNESP, IA-UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Masterclass com Isabelle Ganz. (Carga horária: 4h).
Instituto de Artes-UNESP, IA-UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Masterclass de canto e interpretação.
Masterclass com Dominique Moady, DM, Brasil.
2007 - 2007
Tafelmusik Baroque Summer Institute c/J.Lammon.
University of Toronto Faculty of Music, UTFM, Canadá.
2004 - 2005
Aulas particulares de canto lírico. (Carga horária: 32h).
Michigan State University School of Music, MSU, Estados Unidos.
2001 - 2004
Aulas particulares de canto lírico com Patricia Gr. (Carga horária: 112h).
Michigan State University School of Music, MSU, Estados Unidos.
2003 - 2003
canto e interpretação c/ maestro Louiz G.Burkot.
Aulas com Louis G. Burkot, LGB, Estados Unidos.
2002 - 2002
masterclass de canto.
Aulas com o barítono americano Brian McIntosh., MOH, Canadá.
2002 - 2002
masterclass de canto e interpretação.
Aulas com o pianista Dalton Baldwin, DB, Estados Unidos.
2002 - 2002
masterclass de canto.
Aulas com o barítono americano Kenneth Shaw., KSHAW, Estados Unidos.
2001 - 2001
Aulas de Jazz Singing. (Carga horária: 32h).
Michigan State University School of Music, MSU, Estados Unidos.
2001 - 2001
masterclass de canto.
Aulas com o barítono americano James Westman, JW, Estados Unidos.
2001 - 2001
masterclasses de canto e interpretação.
Aulas com o correpetidor americano Ted Taylor., TT, Estados Unidos.
2000 - 2000
masterclasses de regência coral.
Aulas com o regente americano Christopher Cock., CC, Estados Unidos.
1999 - 2000
Aulas com Abel Rocha. (Carga horária: 16h).
Aulas particulares de Regência Coral, APRC, Brasil.
1999 - 2000
aulas particulares de piano.
Aulas de piano de Maria Theresa Russo., MTR, Brasil.
1999 - 1999
masterclass de regência coral.
Aulas com Carlos Alberto Figueiredo., CAF, Brasil.
1999 - 1999
masterclass de regência coral.
Aulas com Martinho Lutero., ML, Brasil.
1995 - 1995
Canto.
Aulas com meio-soprano russa Sofia Mukhametova., SM, Brasil.
1995 - 1995
Canto e regência coral. (Carga horária: 126h).
Bachakademie Stuttgart, BACHSTU, Alemanha.
1994 - 1994
Masterclass de regência coral com C. Weiss. (Carga horária: 4h).
Universidade Livre de Música, ULM, Brasil.
1993 - 1994
leitura musical.
Aulas particulares com Naomi Munakata, NM, Brasil.
1992 - 1993
Extensão universitária em canto lírico com a orientação de Lenice Prioli.
Universidade Livre de Música Tom Jobim, ULTJ, Brasil.
1992 - 1993
Canto Lírico.
Escola Municipal de Música de São Paulo, EMMSP, Brasil.
1991 - 1992
Aulas de Violão.
Aulas particulares com Liba Serra, LS, Brasil.
1991 - 1991
?Os Quatro Elementos da Música?.
Aulas com Eduardo Lopes., EL, Brasil.
1988 - 1991
Extensão universitária em Aulas de música. (Carga horária: 288h).
Coralusp, CORALUSP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto de Música - Canto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , ILAACH, .


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor-Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas: Técnica Vocal I, Técnica Vocal II (2007-2012) Canto I, Canto II, Canto III, Canto IV, Canto V, Canto VI, Canto VII, Canto VIII (2007-2012) Ópera Studio I, II, III e IV (2010-2012) Dicção I e II (2011-2012) Instrumento complementar (2007-2012) Música de Câmara I, II, III, IV, V, VI(2007-2012) Tópicos Especiais (canção francesa - mélodie) (2008) Preparador vocal do coral da Unicamp (2007/08).


Michigan State University School of Music., MSUSM, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: instrutor de história da música
Outras informações
instrutor de história da música.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: instrutor de canto na escola comunitária
Outras informações
instrutor de canto. Escola comunitária de música da Michigan State University.

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor de Canto
Outras informações
: instrutor de canto. Michigan State University School of Music.

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: regente assistente no Collegiate Jazz Singers
Outras informações
regente-assistente do Collegiate Jazz Singers da Michigan State University School of Music


Alma College Music Department, ALMA/MICHIGAN, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: instrutor de canto
Outras informações
: instrutor de canto. Alma College Music Department, Alma, Michigan.


Elmer Iseler Singers, EIS, Canadá.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: cantor convidado
Outras informações
cantor do Elmer Iseler Singers, coro dirigido por Lydia Adams. Um dos melhores grupos profissionais da América do Norte, o EIS é o grupo profissional residente da Universidade de Toronto no Canadá. Em outubro de 2006, o grupo participou de concerto da nova versão da Missa em Dó menor de Mozart completada por Robert Levin sob a direção de Helmuth Rilling. Em março de 2007, o grupo representou o Canadá na convenção americana de regentes corais em Miami.


Scarborough Bel Canto Choir, SBCC, Canadá.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: colaborador convidado, Enquadramento Funcional: regente colaborador
Outras informações
regente do Scarborough Bel Canto Choir em Toronto, Canadá.


Rainbow Voices, RV, Canadá.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: regente colaboraddor
Outras informações
regente do Rainbow Voices em Toronto, Canadá.


Armour Heights Presbyterian Church Choir, AHPCC, Canadá.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: solista e regente assistente
Outras informações
solista e regente-assistente do Armour Heights Presbyterian Church Choir, dirigido por Bruce Nasmith.


Amadeus Choir, AC, Canadá.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: monitor de naipe e solista
Outras informações
monitor de naipe e solista do Amadeus Choir, dirigido por Lydia Adams.


University Baptist Church Choir em East Lansing, UBCCEL, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Regente
Outras informações
regente do University Baptist Church Choir em East Lansing, Michigan.


Núcleo Universitário de Ópera, NUO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: convidado, Enquadramento Funcional: solista convidado

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: convidado, Enquadramento Funcional: solista convidado
Outras informações
solista convidado junto ao Núcleo Universitário de Ópera, com direção de Paulo Maron


Coro Jovem do Estado de São Paulo, COROJOVEM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: regente e cantor convidado
Outras informações
regente convidado e cantor convidado junto ao Coro Jovem do Estado de São Paulo para preparação e concertos da obra ?The Dream of Gerontius? de Edward Elgar.


Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, OSESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Cantor convidado

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: cantor convidado
Outras informações
cantor convidado junto ao Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo em concertos regidos por Antoni Wit na Sala São Paulo.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: cantor
Outras informações
cantor junto ao Coro da OSESP em concertos regidos por Krzysztof Penderecki na sala São Paulo.


Michigan State University Department of History., MSU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: instrutor
Outras informações
: instrutor de história da música européia. Michigan State University Department of History


MSU Practicum Choir, MSU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: co-regente e cantor
Outras informações
co-regente e cantor do MSU Practicum Choir.


MSU Chorale, MSU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: cantor do coral
Outras informações
cantor do MSU Chorale, dirigido por Charles Smith (2000-2002) e David Rayl (2002-2003), com freqüentes performances junto à Detroit Symphony Orchestra.


Coral Sinfônico do Estado de São Paulo, CSESP, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: cantor
Outras informações
cantor do Coral Sinfônico do Estado de São Paulo, regido por Naomi Munakata. O grupo recebeu o prêmio Carlos Gomes de melhor coro do Brasil em 1999.


Secretaria Municipal de Cultura de Diadema, SMCD, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: comissionado, Enquadramento Funcional: assessor cultural
Outras informações
coordenador de oficinas e assessor para a área de música do município de Diadema. As oficinas de música incluíam cursos semestrais de cavaquinho, violão, percussão e canto coral em nove centros culturais, englobando todas as regiões do município. Fundador e regente do grupo seleto de cantores veteranos dos cursos de canto coral, o Diadema Cena Coral.

Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: direção, Enquadramento Funcional: direção
Outras informações
co-fundador e co-diretor da primeira escola municipal de música de Diadema, a Casa da Música de Diadema. Diretor da área de canto lírico e canto coral da Casa da Música. Regente dos corais adultos da Casa da Música: o Coral Lírico de Diadema e o Menestréis de Diadema.

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: regente-assistente da Banda Sinfônica de Diad
Outras informações
regente-assistente da Banda Sinfônica de Diadema


Camerata Brasiliensis, CB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: cantor
Outras informações
cantor junto ao Camerata Brasiliensis, dirigido por Ézer Maira no musical Castelo Rá-Tim-Bum com a orquestra Sinfonia Cultura


Canto do Brasil - Atividade e Ensino Musical, CDBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de canto


Estúdio Encanto, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de canto, Carga horária: 12


Quatro A., QUATRO A., Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: regente coral
Outras informações
regente do coral da empresa Quatro A.


Vox Brasiliensis, VOX, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: cantor
Outras informações
cantor do grupo Vox Brasiliensis, dirigido por Ricardo Kanji. Especializado em performance e recuperação de música do barroco brasileiro com bolsa do governo brasileiro, o grupo gravou dois CDs e um especial para a TV Cultura.


Musicalis Núcleo de Música, MUSICALIS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor (canto popular)
Outras informações
professor de canto popular na Musicalis Núcleo de Música, escola dirigida por Estela Goussinski


Grupo de Jovens Atores de Diadema., JOVENSATORES, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: preparador vocal
Outras informações
preparador vocal do Grupo de Jovens Atores de Diadema


Centro de Atendimento Psicológico de Diadema, CAPD, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: regente do coral Capsi
Outras informações
regente do Coral do Capsi ? Centro de Atendimento Psicológico de Diadema. Professor de oficinas de canto coral no Centro Cultural do Taboão.


grupo Ávidos de Voz, AVIDOS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: regente
Outras informações
regente e co-fundador do grupo Ávidos de Voz do Centro Cultural Diadema.


Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo., PMSBC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: contrato provisório, Enquadramento Funcional: professor de música
Outras informações
professor de oficinas de canto coral contratado pela prefeitura de São Bernardo do Campo


Grupo Ihú, IHU, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: cantor
Outras informações
cantor do grupo Ihú, grupo dirigido por Marlui Miranda especializado em performance e recuperação de música indígena. O grupo foi convidado especial da Expo-98 em Lisboa, Portugal. O espetáculo Ihú ? Todos os Sons foi gravado pela TV Cultura. Gravou o CD Ihú 2 ? Kewere: Rezar, apresentado em concerto comemorativo do IV centenário da páscoa de José de Anchieta, com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso


grupo vocal Vrap, VRAP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: cantor e preparador vocal
Outras informações
cantor e preparador vocal do grupo vocal Vrap, dirigido por Marú Ohtani.


Escola de Música Auê, AUE, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: contrato provisório, Enquadramento Funcional: professor de canto popular
Outras informações
professor de canto popular na escola de música Auê.


Fundação para o Desenvolvimento da Educação, FDE, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: professor de música (canto)
Outras informações
professor de oficinas de canto coral em escolas públicas de primeiro e segundo grau no estado de São Paulo em projeto da Fundação para o Desenvolvimento da Educação.


Grupo Etc & Tal, GRUPO ETC & TAL, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: cantor e solista
Outras informações
cantor e solista do grupo Etc & Tal, dirigido por Marcos Ferreira


Grupo Madrigal Paulista, MADRIGAL, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: cantor
Outras informações
cantor do grupo Madrigal Paulista, dirigido por Édson Zampronha


Assombrassom, ASSOMBRASSOM, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: cantor e preparador vocal
Outras informações
cantor e preparador vocal do coro-cênico Assombrassom, dirigido por Carlos Ferraz.


Coral Magnificat, MAGNIFICAT, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: cantor
Outras informações
cantor do Coral Magnificat, dirigido por Carlos Ferraz


Coralusp, CORALUSP, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1995
Vínculo: cantor do Grupo Beijo, Enquadramento Funcional: cantor do Grupo Beijo
Outras informações
cantor do grupo Beijo, filiado ao Coralusp. O coro-cênico mais respeitado do início dos anos 90 se apresentou em mais de duzentos concertos em diversos teatros de São Paulo, Rio, Londrina, Buenos Aires, entre outras cidades, e foi destaque em diversos especiais de TV, incluindo Globo Repórter e Metrópolis. Foi vencedor da concorrência Fiat em 1990 com o espetáculo Truque dos Espelhos e finalista do prêmio Sharp de música em 1993 na categoria melhor CD de grupo vocal. O CD Ihú ? Todos os Sons, gravado com Marluí Miranda, Gilberto Gil e Uakti, recebeu prêmio de melhor CD de World Music de 1995 pela Academia Gramofônica Alemã. Participou no show da turnê ?O Eterno Deus Mu Dança? junto a Gilberto Gil.



Linhas de pesquisa


1.
Canto, técnica vocal, canto popular norte-americano

Objetivo: Traçar paralelos entre as técnicas vocais utilizadas nos estilos norte-americanos (chamados CCM, ou canto comercial contemporâneo) e o canto popular latino-americano, tanto em suas bases fisiológicas como em sua interpretação vocal..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação.
Palavras-chave: canto; canção; Estados Unidos; Música Latino-americana; jazz; voz.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A Pedagogia Vocal para o Canto Popular na Universidade: Experimentação e Formação Estética
Descrição: Desenvolvimento de uma metodologia para a pedagogia vocal na universidade para o canto popular e o canto híbrido..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
A canção norte-americana contemporânea.
Descrição: : visa identificar e promover o repertório de canção de câmara escrito nos últimos trinta anos por renomados compositores americanos como Ricky Ian Gordon, William Bolcom e Lori Laitman, em sua maioria inédito e inacessível no Brasil através de pesquisa, análise de aspectos musicais e poéticos, prática de performance e entrevistas com intérpretes e compositores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
A canção urbana brasileira desde o nascimento da bossa nova
Descrição: Visa descrever e analisar o desenvolvimento da canção urbana no Brasil e identificar os aspectos de ligação entre canção e literatura e entre a canção popular e a canção artística. Este projeto foi utilizado em parte para defesa de dissertação de mestrado em musicologia na Michigan State University. Este projeto resultou em livro publicado pela editora alemã LAP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2012
As canções para canto e piano de Edmundo Villani-Côrtes
Descrição: Visa analisar e editar as canções de Villani-Côrtes e prepará-las para possível publicação no Brasil e/ou no exterior, assim como disponibilizá-las para performance por cantores nacionais e estrangeiros em vista do crescente interesse por este repertório. Este projeto foi desenvolvido em parte para conclusão de tese de doutorado em canto pela Michigan State University. O primeiro livro de canções de Villani-Côrtes está sendo publicado nos EUA pela editora Ponteio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Teatro Musical - UNILA
Descrição: projeto para a criação e produção de um espetáculo de teatro musical com membros discentes, docentes e técnicos da UNILA e comunidade da região das três fronteiras de Foz do Iguaçu..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Luciano Simões Silva - Integrante / Gustavo Henrique Pinto - Coordenador.
2015 - 2015
Dando Voz a Filmes Mudos
Descrição: Desenvolvimento de trilha sonora vocal para filmes mudos com alunos de escolas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Luciano Simões Silva - Coordenador / Virgínia Osório Flores - Integrante.
2015 - Atual
Oficinas Corais TodoCanto - UNILA
Descrição: Oficinas corais para alunos, funcionários e docentes da UNILA e UNIOESTE, assim como a comunidade em geral da região das três fronteiras..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Luciano Simões Silva - Coordenador / Gustavo Henrique Pinto - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6


Outros Projetos


2011 - 2014
Estudos de performance vocal em música popular
Descrição: A performance vocal é discutida e analisada através de textos, troca de experiências e atividades práticas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ópera.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: História da Música.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Michigan State University College of Music Merit Fellowship (em reconhecimento à pesquisa sobre a canção urbana brasileira), Michigan State University College.
2004
MSU College of Arts and Letters Merit Fellowship: proposta de pesquisa do repertório de canções de Edmundo Villani-Côrtes., Michigan State University College.
2004
MSU School of Music Merit Scholarship, MSU School of Music.
2004
Membro, Phi Beta Delta Society for International Scholars.
2000
MSU School of Music Merit Scholarship, MSU School of Music.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, L. S.2016SILVA, L. S.. A técnica belting usada no teatro musical norte-americano e a pedagogia vocal no Brasil. Revista do Laboratório de Dramaturgia - LADI - UnB, v. 2 e 3, p. 197-210, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, L. S.. Brazilian Middle-class Music: Tradition, Hibridity and Community in the 1960?s Brazilian Popular Song. 1. ed. Saarbrucken: Lambert Academic Publishing, 2010. v. 1.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, L. S.. A Técnica Belting para Vozes Masculinas: Bases Fisiológicas e Pedagógicas para Barítonos e Baritenores do Teatro Musical Norteamericano. In: XXVI Congresso da ANPPOM, 2016, Belo Horizonte. Caderno de Resumos e Anais do XXVI Congresso da ANPPOM, 2016.

2.
SILVA, L. S.. As Canções para Canto e Piano de Edmundo Villani-Côrtes: Proposta para Interpretação e Prática de Performance. In: 37o Festival de Música EMAC-UFG, 2012, Goiânia. Anais do 37o Festival de Música EMAC, 2012. v. 1.

3.
SILVA, L. S.; SCANDAROLLI, D. . O Bel Canto e seus Espaços. In: VI Encontro de História da Arte da UNICAMP, 2010, Campinas. Atas do VI Encontro de História da Arte da UNICAMP, 2010. p. 255-260.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, L. S.. A Canção Contemporânea Norte-Americana de Lori Laitman, William Bolcom e Ricky Ian Gordon. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. A fuga (marcha-rancho) de Edino Krieger., 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, L. S.. So what is the Broadway Belt? ? Was genau ist Broadway Belt?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, L. S.. So What Is the Broadway Belt?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, L. S.. Técnica Vocal de Teatro Musical para o Cantor Lírico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, L. S.. Sing Bossa Nova: A Guide to the Performance of the Brazilian Contemporary Commercial Song. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, L. S.. A Pedagogia Vocal para o Canto Popular na Universidade: Experimentação e Formação Estética. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, L. S.. A pedagogia vocal para o canto popular latino-americano e o papel das metodologias norte-americanas baseadas nos estilos de crooning, belting e mix. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, L. S.. A Técnica Belting para Vozes Masculinas: Bases Fisiológicas e Pedagógicas para Barítonos e Baritenores do Teatro Musical Norteamericano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, L. S.; HERR, M. . Os Estilos Norte-americanos de Crooning, Belting, Mix e Legit e a Pedagogia Vocal para o Canto Popular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, L. S.; HERR, M. . A Técnica Belting para Vozes Masculinas: Bases Fisiológicas e Pedagógicas para o Canto em Língua Portuguesa no Teatro Musical Norte-americano produzido no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, L. S.. O Canto Coral e os Estilos Belting, Mix e Legit: Aplicações Práticas em Repertório Vocal Brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, L. S.; MOREIRA, G. F. . Música na Tríplice Fronteira: Objetos e Metodologia de Pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SILVA, L. S.; VIANNA, V. . A Prática de Performance Musical Crossover Norte-americana das Cabaret Songs de William Bolcom. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, L. S.. As Canções para Canto e Piano de Edmundo Villani-Côrtes: Proposta para Interpretação e Prática de Performance. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVA, L. S.. A Canção Contemporânea Norte-americana de Lori Laitman, William Bolcom e Ricky Ian Gordon. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA, L. S.; SCANDAROLLI, D. . O Bel Canto e Seus Espaços: Brasil e Portugal no Período de Transição dos Castrati para o Cantor Romântico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SILVA, L. S.; SCANDAROLLI, D. . O Bel Canto e Seus Espaços. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA, L. S.. Os Primórdios da Pedagogia Vocal Brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SILVA, L. S.. Brazilian Urban Song ? An Overview. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SILVA, L. S.. The Songs for Voice and Piano of Edmundo Villani-Côrtes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SILVA, L. S.. Brazilian Jazz Vocal Group ? An Overview. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, L. S.. A Estrutura do Canto. São Paulo: É Realizações, 2018. (Tradução/Livro).

2.
SILVA, L. S.. A Voz do Profissional da Voz. São Paulo: UOL - Universo On Line, 2016 (Coluna em website).

3.
SILVA, L. S.. Caderno I: Oito Canções Selecionadas de E. Villani-Côrtes. Nova Iorque, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
SILVA, L. S.. (CD) ?As Histórias do Sr. Keuner?, CD de Marcos Ferreira. Trio em uma faixa.. 2006.

2.
SILVA, L. S.. (CD) ?História da Música Brasileira ? Período Colonial I?, CD da Orquestra e Coro Vox Brasiliensis, direção de Ricardo Kanji. 1999.

3.
SILVA, L. S.. (CD) - ?História da Música Brasileira ? Período Colonial II?, CD da Orquestra e Coro Vox Brasiliensis, direção de Ricardo Kanji. 1999.

4.
SILVA, L. S.. (CD) Ihú 2 ? Kewere: Rezar?, CD de Marlui Miranda, Orquestra Jazz Sinfônica, Coral Sinfônico do Estado de São Paulo e Grupo Ihú. 1997.

5.
SILVA, L. S.. (CD) Ihú 2 ? Kewere: Rezar?, CD de Marlui Miranda, Orquestra Jazz Sinfônica, Coral Sinfônico do Estado de São Paulo e Grupo Ihú. 1994.

6.
SILVA, L. S.. ?Grupo Beijo ? Coralusp? - CD do Grupo Beijo . Solo na faixa ?Fais Moi Mal, Joni?.. 1993.

7.
SILVA, L. S.. ?Edson Natale?, CD de Edson Natale. 1992.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, L. S.. A Voz do Profissional da Voz - coluna sobre saúde vocal. 2013; Tema: Saúde e Higiene Vocal. (Site).

2.
SILVA, L. S.. O Ensino e a Pedagogia Vocal da Técnica Belting: Introdução. 2013; Tema: O Ensino e a Pedagogia Vocal da Técnica Belting. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, L. S.. Masterclass de canto na Universidade Mozarteum, Áustria. 2018. .

2.
SILVA, L. S.. Masterclass de canto na Universidade de Bremen, Alemanha. 2017. .

3.
SILVA, L. S.. Masterclass de canto no III Festival de Ópera do Paraná. 2017. .

4.
SILVA, L. S.. 1a Oficina de Canto Belting. 2016. .

5.
SILVA, L. S.. Oficina de Canto para Teatro Musical. 2016. .

6.
SILVA, L. S.; RUBIM, M. ; PINTO, G. H. . Oficina de Técnica Vocal para o Projeto TodoCanto com Mirna Rubim. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SILVA, L. S.. Professor de Canto e Canto Coral do XXVI Festival de Música de Cascavel. 2015. .

8.
SILVA, L. S.. Masterclass de canto na UNESP: canções de Villani-Côrtes. 2011. .

9.
SILVA, L. S.. Masterclass de canto na Casa da Música de Porto Alegre, 11/11. 2011. .

10.
SILVA, L. S.. Professor do XXVI Festival Internacional de Música da Universidade Federal de Santa Maria, 07/11. 2011. .

11.
SILVA, L. S.. Masterclass de canto na Escola Municipal de Artes de Taubaté, 06/11. 2011. .

12.
SILVA, L. S.. Masterclass de canto no Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre. 2011. .

13.
SILVA, L. S.. Masterclass de canto na Faculdade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 12/10. 2010. .

14.
SILVA, L. S.; SANTOS, L. A. . Professor de canto do XIII Festival de Canto de Piracicaba e Águas de São Pedro, 07/09. 2009. .

15.
SILVA, L. S.. Masterclass de canto na Escola de Música da Universidade Estadual da Geórgia, EUA, 02/09. 2009. .

16.
SILVA, L. S.. Masterclass de canto na Escola de Música da Universidade Federal de Goiás, 06/09. 2009. .

17.
SILVA, L. S.. Curso ?The Birth of Opera? dentro do seminário ?History of Art?, ministrado pela Profa. Dra. Estelle Lingo no departamento de História da Arte de Michigan State University, 09/04. 2004. .

18.
SILVA, L. S.. ?Arte nos Terminais?: música nos terminais da EMTC;. 1997. (Projeto).


Produção artística/cultural
Música
1.
SILVA, L. S.; MATSCHULAT, V. . Concerto dos Professores do Curso de Música da UNILA. 2018. Interpretação.

2.
SILVA, L. S.; MATSCHULAT, V. . De Villa a Villani: Canción de Cámara Brasilera. 2018. Interpretação.

3.
SILVA, L. S.; MATSCHULAT, V. . De Villa a Villani: Canción de Cámara Brasilera. 2018. Interpretação.

4.
SILVA, L. S.; MALANSKI, P. . Recital De Villa a Villani. 2017. Interpretação.

5.
SILVA, L. S.. Abertura do 35o SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2017. Interpretação.

6.
SILVA, L. S.. Grupo Vocal TodoCanto no 2o Fórum da Rede de Pontos de Cultura. 2016. Interpretação.

7.
SILVA, L. S.. Grupo Vocal TodoCanto no 4o SEUNI UNILA. 2016. Interpretação.

8.
SILVA, L. S.; CYRINO, B. . Recital dos Professores da UNILA. 2016. Interpretação.

9.
SILVA, L. S.. Grupo Vocal TodoCanto no 34o SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Regiõ Sul. 2016. Interpretação.

10.
SILVA, L. S.. Gravação do Grupo Vocal TodoCanto. 2016. Registro Fonográfico.

11.
SILVA, L. S.. Grupo Vocal TodoCanto no 5o SEUNI - Seminário de Extensão Universitária da UNILA. 2016. Interpretação.

12.
SILVA, L. S.; PINTO, G. H. . Apresentação do Grupo Vocal e Coro TodoCanto na UNIAMÉRICA. 2016. Interpretação.

13.
SILVA, L. S.; MOREIRA, M. B. C. . Recital de Pós-doutorado. 2015. Interpretação.

14.
SILVA, L. S.; PINTO, G. H. . Encontro Internacional de Corais 3 Bandeiras. 2015. Interpretação.

15.
SILVA, L. S.; PINTO, G. H. . Gravação de CD do Projeto TODOCANTO. 2015. Registro Fonográfico.

16.
SILVA, L. S.; MOREIRA, M. B. C. . Noite dos Professores do Festival de Música de Cascavel. 2015. Interpretação.

17.
SILVA, L. S.. Grupo Beijo 25 Anos. 2014. Interpretação.

18.
SILVA, L. S.; ZAVALA, I. P. ; LOPES, A. A. . Posdata musical: Homenagem a Cortázar e Paz. 2014. Interpretação.

19.
SILVA, L. S.; ZAVALA, I. P. . Recital dos Professores de Música da UNILA. 2014. Interpretação.

20.
SILVA, L. S.; CYRINO, B. . Concerto UNILA. 2014. Interpretação.

21.
SILVA, L. S.; CYRINO, B. . Canção de Outra Fronteira: Entre o Erudito e o Popular. 2014. Interpretação.

22.
SILVA, L. S.; VIANNA, V. . Gravação de canções de Edmundo Villani-Côrtes. 2013. Registro Fonográfico.

23.
SILVA, L. S.; KARABCHEVSKY, I. . Sinfonia n. 10 'Ameríndia' - H. Villa-Lobos - Gravação com a OSESP. 2013. Registro Fonográfico.

24.
SILVA, L. S.; KARABCHEVSKY, I. . Sinfonia n. 10 'Ameríndia' - H. Villa-Lobos - Cantor com a OSESP. 2013. Interpretação.

25.
SILVA, L. S.. Recital em Homenagem à Magdalena Lébeis. 2013. Interpretação.

26.
SILVA, L. S.; SACCO, A. C. . Recital 'De Villa a Villani'. 2013. Interpretação.

27.
SILVA, L. S.. Missa de Ação de Graças de 60 Anos do Pe. Antonio Fusari. 2013. Interpretação.

28.
SILVA, L. S.; CHAMUN, W. . Oratório de Natal de Camille Saint-Saens. 2013. Interpretação.

29.
SILVA, L. S.; CHAMUN, W. . Recital de Encerramento. 2013. Interpretação.

30.
SILVA, L. S.; SACCO, A. C. . Recital de Música Brasileira para Canto e Piano na ABAL Campinas. 2012. Interpretação.

31.
SILVA, L. S.; ALSOP, M. . Porgy and Bess - Cantor com a OSESP. 2012. Interpretação.

32.
SILVA, L. S.; VIANNA, V. . Recital no Auditório Luis Cosme, Casa de Cultura Mário Quintana, 08/11. 2011. Interpretação.

33.
SILVA, L. S.; VIANNA, V. . Recital no XXVI Festival Internacional de Música da Universidade Federal de Santa Maria, 07/11. 2011. Interpretação.

34.
SILVA, L. S.; SANTOS, R. . Recital em homenagem a Edmundo Villani-Côrtes, 06/11. 2011. Interpretação.

35.
SILVA, L. S.; SANTOS, R. . Recital no Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, 05/11. 2011. Interpretação.

36.
SILVA, L. S.; VIANNA, V. . Recital de Música Brasileira para Canto e Piano na Universidade Federal de Santa Maria, 05/11. 2011. Interpretação.

37.
SILVA, L. S.; VIANNA, V. . Recital de Música Brasileira para Canto e Piano na Universidade Federal de Pelotas, 05/11. 2011. Interpretação.

38.
SILVA, L. S.. Paris à Brasileira, uma cortina lírica de J. Offenbach, 12/11. 2011. Interpretação.

39.
SILVA, L. S.; VIANNA, V. . Participação no Concerto de Encerramento do XXVI Festival Internacional de Música da Universidade Federal de Santa Maria, 07/11. 2011. Interpretação.

40.
SILVA, L. S.. Participação durante a cerimônia de formatura de MBA da Faculdade Antônio Meneguetti, 07/11. 2011. Interpretação.

41.
SILVA, L. S.. Recital: O Piano e a Performance Vocal, durante o VOX:IA, Encontro sobre a Expressão Vocal na Performance Musical no Instituto de Artes da UNESP, 06/11. 2011. Interpretação.

42.
SILVA, L. S.. Recital de Música Brasileira para Canto e Piano na Escola de Música Canto do Brasil, 04/11. 2011. Interpretação.

43.
SILVA, L. S.; COSTA, J. F. . Recital de Música Brasileira para Canto e Piano no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, 04/11. 2011. Interpretação.

44.
SILVA, L. S.; VIANNA, V. . Gravação de canções brasileiras e norte-americanas. 2011. Registro Fonográfico.

45.
SILVA, L. S.. Recital na 1ª Mostra de Música da Faculdade Cruzeiro do Sul, 12/10. 2010. Interpretação.

46.
SILVA, L. S.; FIORINI, C. F. . Solista de Carmina Burana, com regência de Carlos Fiorini, UNICAMP, 12/10. 2010. Interpretação.

47.
SILVA, L. S.; BUENO, N. . Recital em homenagem aos 80 anos de Edmundo Villani-Côrtes no Centro Cultural São Paulo, 11/10. 2010. Interpretação.

48.
SILVA, L. S.. Participação em concerto durante o XX Congresso da ANPPOM, realizado na Universidade do Estado de Santa Catarina, 08/10. 2010. Interpretação.

49.
SILVA, L. S.; SANTOS, R. . Recital de música norte-americana e brasileira na Sala Paes Nunes, UNICAMP, 06/10. 2010. Interpretação.

50.
SILVA, L. S.; MARTIN, M. . Recital: canções amazônicas de Waldemar Henrique, 06/10. 2010. Interpretação.

51.
HARTGROVE, K. ; SILVA, L. S. ; KAYAMA, A. . As Faces do Amor. 2010. Interpretação.

52.
SILVA, L. S.; MARON, P. . ?Sir Goldbury? na ópera Utopia Ltda., de Gilbert e Sullivan, Teatro São Pedro, 12/09. 2009. Interpretação.

53.
SILVA, L. S.; SANTOS, R. . Recital no Teatro da EMAC, Universidade Federal de Goiás, 06/09. 2009. Interpretação.

54.
SILVA, L. S.; SANTOS, R. . Recital de canção norte-americana na Sala Paes Nunes, Instituto de Artes da UNICAMP, 06/09. 2009. Interpretação.

55.
SILVA, L. S.. Recital no Florence Kopleff Recital Hall, Universidade do Estado da Geórgia, EUA, 02/09. 2009. Interpretação.

56.
SILVA, L. S.; SANTOS, L. O. . Dido and Aeneas. 2009. Interpretação.

57.
SILVA, L. S.; SANTOS, R. . Recital no Auditório da Escola de Música da Universidade Federal de Goiás, 06/09. 2009. Interpretação.

58.
SILVA, L. S.; MARON, P. . ?Baburov? na ópera Tcheriomushki, de Schostakovich, Teatro São Pedro, 07/08. 2008. Interpretação.

59.
SILVA, L. S.. Recital no Memorial da América Latina, 04/08. 2008. Interpretação.

60.
SILVA, L. S.. Recital no IX FEIA, Festival do Instituto de Artes da UNICAMP, 09/08. 2008. Interpretação.

61.
SILVA, L. S.; MARTIN, M. . Participação no recital em homenagem a Noboru Ohnuma no Auditório do Instituto de Artes da UNICAMP, 11/08. 2008. Interpretação.

62.
HARTGROVE, K. ; SILVA, L. S. ; KAYAMA, A. . A Flauta Mágica, Instituto de Artes da UNICAMP, 05/08. 2008. Interpretação.

63.
SILVA, L. S.; PAJARES, V. . Recital na Sala Paes Nunes do Instituto de Artes da UNICAMP, 11/07. 2007. Interpretação.

64.
SILVA, L. S.. Solista de O Messias, de Handel, na Armour Heights Presbyterian Church. 2007. Interpretação.

65.
SILVA, L. S.. Concerto do Rainbow Voices of Toronto, 05/07. 2007. Interpretação.

66.
SILVA, L. S.. Concerto do Scarborough Bel Canto Choir de Toronto, 05/07. 2007. Interpretação.

67.
SILVA, L. S.; SANTOS, R. . Recital de canções de Villani-Côrtes no Hart Recital Hall, MSU College of Music, 05/06. 2006. Interpretação.

68.
SILVA, L. S.. Recital no Hart Recital Hall, MSU College of Music, 03/05. 2005. Interpretação.

69.
SILVA, L. S.. Participação em concerto de Natal: árias de oratórios e cantatas. People?s Church, East Lansing, Michigan, 12/04. 2004. Interpretação.

70.
SILVA, L. S.. Recital de canção brasileira na University Baptist Church, EUA, 11/04. 2004. Interpretação.

71.
SILVA, L. S.; VILLANI-CORTES, E. . Recital em homenagem a Villani-Côrtes, com o compositor ao piano, na Sala Bidú Sayão, São Paulo, 08/04. 2004. Interpretação.

72.
SILVA, L. S.. Recital de canto no Music Auditorium, MSU College of Music, EUA, 04/04. 2004. Interpretação.

73.
SILVA, L. S.. ?Schaunard? em La Bohème, de G. Puccini, Michigan State University Symphony Orchestra, 03/04. 2004. Interpretação.

74.
SILVA, L. S.; HELTON, M. . Participação no "Gala Concert: a Celebration of the Beautiful Voice", concerto de alunos e docentes da MSU College of Music. Henry Center, East Lansing, Michigan, 02/04. 2004. Interpretação.

75.
SILVA, L. S.. ?Guglielmo? em Cosí Fan Tutte, de W. A. Mozart, MSU Symphony Orchestra, 03/03. 2003. Interpretação.

76.
SILVA, L. S.. Recital: Dichterliebe e outros, no Music Auditorium, MSU College of Music, 10/03. 2003. Interpretação.

77.
SILVA, L. S.. Apresentação do Hino Nacional Norte-Americano com a MSU Symphony Band na Formatura dos alunos da Michigan State University, 05/03. 2003. Interpretação.

78.
SILVA, L. S.. Recital: Dichterliebe, de R. Schumann na Howell High School, Howell, Michigan, 04/03. 2003. Interpretação.

79.
SILVA, L. S.; HELTON, M. . Participação no ?Gala Concert: a Celebration of the Beautiful Voice?, concerto de alunos e docentes da MSU College of Music, 02/03. 2003. Interpretação.

80.
SILVA, L. S.. ?Sam? em Trouble in Tahiti, de L. Bernstein, MSU Symphony Orchestra, 11/02. 2002. Interpretação.

81.
SILVA, L. S.. ?Júpiter? em Orfeu nos Infernos, de J. Offenbach, MSU Symphony Orchestra, 03/02. 2002. Interpretação.

82.
SILVA, L. S.. Recital de canções alemãs, francesas e brasileiras no Hart Recital Hall, MSU College of Music, 01/02. 2002. Interpretação.

83.
SILVA, L. S.. ?Gerônimo? em O Matrimônio Secreto, de D. Cimarosa, MSU Symphony Orchestra, 11/01. 2001. Interpretação.

84.
SILVA, L. S.. "Antônio" em As Bodas de Fígaro, de W. A. Mozart, MSU Symphony Orchestra, 03/01. 2001. Interpretação.

85.
SILVA, L. S.; MASTROROSA, V. . Recital no Centro de Estudos do Hospital do Servidor Público Municipal, 08/00. 2000. Interpretação.

86.
SILVA, L. S.; MARON, P. . "Porgy" em Porgy and Bess, versão de concerto com a Banda Sinfônica de Diadema, no Esporte Clube Sírio-Libanês, 05/99. 1999. Interpretação.

87.
SILVA, L. S.; ROCHA, A. . ?Don Bartolo? em O Barbeiro de Sevilha, de G. Rossini. Orquestra do Festival de Maringá dirigida por Abel Rocha, 10/98. 1998. Interpretação.

88.
SILVA, L. S.; MARON, P. . ?Porgy? em Porgy and Bess versão de concerto com a Banda Sinfônica de Diadema. Teatro Clara Nunes, Diadema, 12/08. 1998. Interpretação.

89.
SILVA, L. S.; MARON, P. . Concerto de árias de óperas com a Orquestra Filarmonia, dirigida por Paulo Maron, 11/98. 1998. Interpretação.

90.
SILVA, L. S.; PINHEIRO, A. ; CASER, E. ; ABREU, A. . Quarteto Ars: recital das Valsas de Amor de Brahms na Escola Musicalis, 06/98. 1998. Interpretação.

91.
SILVA, L. S.; PINHEIRO, A. ; ABREU, A. ; CASER, E. . Quarteto Ars: recital das Valsas de Amor de Brahms na Cultura Inglesa, 06/98. 1998. Interpretação.

92.
SILVA, L. S.; MUNAKATA, N. . Solista da Missa Brevis de Z. Kodály junto ao Coral Sinfônico do Estado de São Paulo, 06/98. 1998. Interpretação.

93.
SILVA, L. S.; MASTROROSA, V. . Recital na Casa da Música de Diadema, 05/98. 1998. Interpretação.

94.
SILVA, L. S.. Recital de canção brasileira no Auditório da UNESP, 11/97. 1997. Interpretação.

95.
SILVA, L. S.. Recital: Songs of Travel. Auditório da UNESP, 10/97. 1997. Interpretação.

96.
MIRANDA, M. ; PINHEIRO, T. ; SILVA, L. S. . Ihu - Todos os Sons. 1995. Registro Fonográfico.

97.
SILVA, L. S.; FERREIRA, A. . Recital com Andrea Ferreira na Sala Aylton Escobar do Conservatório Musical Brooklin Paulista, 12/94. 1994. Interpretação.

98.
SILVA, L. S.. "Rum Tum Tugger" no musical Cats do Grupo Cena e Canto do SENAC. 1993. Interpretação.

99.
PINHEIRO, T. ; SILVA, L. S. . Grupo Beijo - Coralusp. 1991. Registro Fonográfico.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
HERR, M.; SILVA, L. S.; ROCHA, A.. Participação em banca de Pedro Razzante Vaccari. José Siqueira e o Coco de Embolada Erudito: Por uma Performance Etnomusicológica Contemporânea. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Instituto de Artes da UNESP.

2.
HERR, M.; SILVA, L. S.; BARTOLONI, G.. Participação em banca de Adriano de Brito Pinheiro. Audição pública de recital. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em música) - Instituto de Artes-UNESP.

3.
SILVA, L. S.; HERR, M.; SILVA, M. A. A. E.. Participação em banca de Adriano de Brito Pinheiro. Análise Comparativa do Uso da Tabela Fonética do Português Brasileiro Cantado no Canto Erudito por Cantores Argentinos com e sem o uso de um Recurso Audio-Visual. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em música) - Instituto de Artes-UNESP.

4.
CAZNOK, Y. B.; HERR, M.; SILVA, L. S.. Participação em banca de Sheila Regiane Franceschini. A Experiência Multissensorial e a Interpretação Musical: Um Estudo do Ciclo Portinari de João Guilherme Ripper. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em música) - Instituto de Artes-UNESP.

5.
SILVA, L. S.; HERR, M.; ANDRE, C. A.. Participação em banca de Juliana Starling Stolagli. Exame de qualificação. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em música) - Instituto de Artes-UNESP.

6.
SILVA, L. S.; ANDRE, C. A.; HERR, M.. Participação em banca de Juliana Starling Stolagli. O Português Brasileiro Cantado: Normas de 1938 e 2007, Análise Comparativa para a Interpretação de Obras Vocais em Idioma Brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em música) - Instituto de Artes-UNESP.

7.
SILVA, L. S.; BARTOLONI, G.; HERR, M.. Participação em banca de Elias Ferreira Viana. O Cancioneiro de Altino Pimenta (Belém, 1921-2003). 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em música) - Instituto de Artes-UNESP.

8.
SILVA, L. S.; GUIMARAES, M.; KAYAMA, A.. Participação em banca de Sidnei Alferes. A Collecção de Modinhas de Bom Gosto de João Francisco Leal: um estudo interpretativo por meio de sua contextualização histórico-estético-musical. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
SILVA, L. S.; HERR, M.; DIETRICH, P.. Participação em banca de Joana Mariz de Souza. Audição pública de recital. 2011. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em música) - Instituto de Artes-UNESP.

2.
SILVA, L. S.; HERR, M.; KAYAMA, A.; FERNANDES, A.; BALLESTERO, L. R.; GUIMARAES, M.. Participação em banca de Lenine Alves dos Santos. O Canto sem Casaca: Propriedades da Canção Brasileira e Seleção de Repertório para o Ensino de Canto no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em música) - Instituto de Artes-UNESP.

3.
SILVA, L. S.; KAYAMA, A.; FERNANDES, A.. Participação em banca de Mauro Camilo de Chantal Santos. Arthur Iberê de Lemos: Vida e Obra de um Compositor Esquecido - monografia. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
SILVA, L. S.; GUIMARAES, M.; RANGEL, A. L.. Participação em banca de Lenine Alves dos Santos. Audição pública de recital. 2010. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em música) - Instituto de Artes-UNESP.

5.
SILVA, L. S.; RANGEL, A. L.; HERR, M.. Participação em banca de Lenine Alves dos Santos. Audição pública de recital. 2009. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em música) - Instituto de Artes-UNESP.

6.
FIORINI, C. F.; OSTERGREN, E.; LIMA, A. B.; KAYAMA, A.; FERNANDES, A.; SILVA, L. S.. Participação em banca de Heloíza de Castello Branco. Empatia no ensaio coral: aspectos dessa interação não-verbal dos cantores com o regente durante a execução musical. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
SILVA, L. S.; KAYAMA, A.; JANK, H.. Participação em banca de Joaquim Inácio de Nonno. Afinidades Eletivas: As relações pessoais e a sua influência na obra vocal de César Guerra-Peixe - monografia.. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, L. S.; CHERNAVSKY, A.; VILLENA, M. R.. Participação em banca de Jennifer Sofia Mideros Valencia.Nuevas Sonoridades de la Voz Popular:Usos No Convencionales de la Vozen las Canciones Populares en América Latina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
CHERNAVSKY, A.; SILVA, L. S.; EID, F. C.. Participação em banca de Rosana Riveros Velázquez.El Canto con Caja en la Metrópolis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
VELARDI, M.; SILVA, L. S.. Participação em banca de Juliana Cristiane de Souza.A Educação Somática na Formação do Cantor Lírico: um Estudo Qualitativo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Atividade Física) - Universidade de São Paulo.

4.
SILVA, L. S.; CAMPOS, F.. Participação em banca de Regina Migliore.Les Chants Interieurs - Recital com poesia de Victor Hugo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Canto e Arte Lírica) - Universidade de São Paulo.

5.
SILVA, L. S.; BALLESTERO, L. R.; CASOY, S.. Participação em banca de Natália Eugênia Sanchez Escamez.Mujeres Argentinas, ciclo de canções de Ariel Ramirez. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Canto e Arte Lírica) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, L. S.; CHAIB, F.; SANTANA, F.. Concurso público para professor de música - percussão. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
SILVA, L. S.. Concurso para provimento de função de Professor Assistente. 2011. Instituto de Artes-UNESP.

3.
SILVA, L. S.. Concurso público para Professor. 2011. Universidade do Estado do Amazonas.

4.
SILVA, L. S.. Concurso público para Professor Assistente. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
SILVA, L. S.; JARDIM, G. R.; NOGUEIRA, M. F. P.. Concurso público para Professor Assistente Doutor. 2009. Instituto de Artes-UNESP.

6.
SILVA, L. S.; BALLESTERO, L. R.; ARAUJO, V. G.. Concurso público para Professor Assistente Doutor. 2009. Instituto de Artes-UNESP.

7.
SILVA, L. S.; NOGUEIRA, M. F. P.; BALLESTERO, L. R.. Concurso público para Professor Assistente. 2009. Instituto de Artes-UNESP.

8.
SILVA, L. S.; OSTERGREN, E.; ARAUJO, V. G.. Concurso público para Professor Assistente Doutor. 2009. Instituto de Artes-UNESP.

9.
SILVA, L. S.. Concurso público para Professor Auxiliar. 2009. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

10.
SILVA, L. S.; HERR, M.. Concurso para provimento de função de Professor Substituto. 2009. Instituto de Artes-UNESP.

Outras participações
1.
SILVA, L. S.; MOREIRA, M. B. C.; LOPES, A. A.. Processo seletivo para o Curso de Música da UNILA. 2016. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
SILVA, L. S.; MACHADO, R.. Banca de concurso vestibular (canto lírico, canto popular e leitura musical) do Instituto de Artes da UNICAMP. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

3.
SILVA, L. S.. Provas de Modalidade Combinada, Reingresso e Troca de Modalidade para o curso de Canto. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

4.
SILVA, L. S.; MACHADO, R.. Banca de concurso vestibular (canto lírico, canto popular e leitura musical) do Instituto de Artes da UNICAMP. 2010. Universidade Estadual de Campinas.

5.
SILVA, L. S.. Banca julgadora das finais do concurso de canto para alunos do curso médio do estado de Michigan. 2006. Michigan Music Teachers Association..

6.
SILVA, L. S.. Banca julgadora das finais do concurso de canto para alunos do curso médio do estado de Michigan. 2004. Michigan Music Teachers Association..



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
International Congress of Voice Teachers. SING BOSSA NOVA! A Guide to the Performance of the Brazilian Contemporary Commercial Song. 2017. (Congresso).

2.
34o Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Concerto do Grupo Vocal TodoCanto. 2016. (Seminário).

3.
4o Seminário de Extensão da UNILA.Concerto do Grupo Vocal TodoCanto. 2016. (Seminário).

4.
5o Seminário de Extensão da UNILA.Concerto do Grupo Vocal TodoCanto. 2016. (Seminário).

5.
I CILADA - Semana do Centro Interdisciplinar de Letras e Artes.A pedagogia vocal para o canto popular latino-americano e o papel das metodologias norte-americanas baseadas nos estilos de crooning, belting e mix. 2016. (Simpósio).

6.
II Simpósio de Estética e Filosofia da Música.A Pedagogia Vocal para o Canto Popular na Universidade: Experimentação e Formação Estética. 2016. (Simpósio).

7.
XXVI Congresso da ANPPOM. A Técnica Belting para Vozes Masculinas: Bases Fisiológicas e Pedagógicas para Barítonos e Baritenores do Teatro Musical Norteamericano. 2016. (Congresso).

8.
I Encontro Brasileiro de Música Popular na Universidade (MusPopUni). Os Estilos Norte-americanos de Crooning, Belting, Mix e Legit e a Pedagogia Vocal para o Canto Popular. 2015. (Congresso).

9.
I Jornada Latino-Americana de Linguagens e Culturas.Posdata Musical - Homenagem a Paz e Cortázar. 2014. (Encontro).

10.
Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing. O Canto Coral e os Estilos Belting, Mix e Legit: Aplicações Práticas em Repertório Vocal Brasileiro. 2014. (Congresso).

11.
Performa - Musical Performance and Artistic Research. A Prática de Performance Vocal Crossover Norte-americana das Cabaret Songs de William Bolcom. 2013. (Congresso).

12.
XV Simpósio Internacional do CEV. 2013. (Simpósio).

13.
37o Festival de Música da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. As Canções para Canto e Piano de Edmundo Villani-Côrtes: Proposta para Interpretação e Prática de Performance. 2012. (Congresso).

14.
I Congresso "A Língua Portuguesa em Música". 2012. (Congresso).

15.
3a Jornada de Estudos em Música e Mídia: Os Sortilégios da Voz Cantada. Escola de Comunicações e Artes da USP. 2011. (Simpósio).

16.
II Seminário Interinstitucional UNICAMP/Universidade Nova de Lisboa.O Bel Canto e Seus Espaços: Brasil e Portugal no Período de Transição dos Castrati para o Cantor Romântico. 2011. (Seminário).

17.
I VOX-IA: Encontro sobre a Expressão Vocal na Performance Musical, no Instituto de Artes da UNESP.Recital de canções de Edmundo Villani-Côrtes. 2011. (Encontro).

18.
XXI Congresso Nacional da ANPPOM. A Canção Contemporânea Norte-Americana de Lori Laitman, William Bolcom e Ricky Ian Gordon. 2011. (Congresso).

19.
I Seminário Interinstitucional UNICAMP/Universidade Nova de Lisboa.Os Primórdios da Pedagogia Vocal Brasileira. 2010. (Seminário).

20.
VI Encontro de História da Arte do IFCH da UNICAMP.O Bel Canto e seus Espaços. 2010. (Encontro).

21.
XX Congresso Nacional da ANPPOM. Recital de canções de Leonard Bernstein. 2010. (Congresso).

22.
Convenção da região nordeste da American Choral Directors Association. 2008. (Congresso).

23.
Conferência nacional da ANPPOM. 2007. (Congresso).

24.
Convenção nacional da American Choral Directors Association -(participação como cantor).(participação como cantor do Elmer Iseler Singers, grupo vocal representando o Canadá). 2007. (Outra).

25.
Convenção norte-americana da Conductors Guild da América do Norte.(participação como cantor do Elmer Iseler Singers).. 2007. (Outra).

26.
VI Festival Nacional de Corais Infantis - Gran Finale. 2007. (Outra).

27.
Conferência da College Music Society Great Lakes Chapter. : ?The Songs for Voice and Piano of Edmundo Villani-Côrtes?. 2006. (Congresso).

28.
Conferência da College Music Society National Conference em San Antonio. apresentação de monografia e palestra - ?Brazilian Urban Song ? An Overview?. 2006. (Congresso).

29.
Conferência da região dos grandes lagos da College Music Society. 2006. (Congresso).

30.
Conferência nacional da College Music Society. Brazilian Urban Song ? An Overview. 2006. (Congresso).

31.
Convenção da região central dos Estados Unidos da American Choral Directors Association. 2006. (Congresso).

32.
Hart Recital Hall, MSU School of Music..palestra-recital: ?The Songs for Voice and Piano of Edmundo Villani-Côrtes. 2006. (Outra).

33.
The International Bach Festival da Universidade de Toronto.(participação como cantor do Elmer Iseler Singers).. 2006. (Outra).

34.
Convenção nacional da American Choral Directors Association. 2005. (Congresso).

35.
Convenção da American Choral Directors Association of Michigan em Grand Rapids. ?Brazilian Jazz Vocal Group ? An Overview?. 2004. (Congresso).

36.
Seminário ?History of Art".?The Birth of Opera? na Michigan State University Department of Art History, EUA.. 2004. (Seminário).

37.
Convenção nacional da American Choral Directors Association em Nova Iorque. 2003. (Congresso).

38.
Conferência da região das grandes planícies da College Music Society. (participação como cantor do MSU Chorale).. 2002. (Congresso).

39.
Recital do barítono Keith Phares.Palestra pré-concerto sobre repertório do recital do barítono Keith Phares. 2002. (Outra).

40.
Alma College Chorale.palestra-ensaio sobre música coral brasileira. 2001. (Outra).

41.
Convenção nacional da American Choral Directors Association. (participação como cantor do MSU Glee Club).. 2001. (Congresso).

42.
Coro Schola Cantorum do Westminster Choir College.palestra-ensaio sobre música indígena brasileira. 2001. (Outra).

43.
Encontro de Corais da Semana de Lacce da Universidade São Judas Tadeu.(participação como regente do Diadema Cena Coral). 2000. (Encontro).

44.
Festival de Inverno de Campos do Jordão.(participação como cantor do Coral Sinfônico do Estado de São Paulo em 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999 e 2000; participação como cantor do Grupo Beijo em 1991, 1993 e 1995).. 2000. (Outra).

45.
IV Encontro de Corais da Sociedade Filarmônica Lyra.Lyra participação como regente do Diadema Cena Coral. 2000. (Encontro).

46.
Encontro de Arte Educação ANUARTE.(participação como membro de mesa redonda e regente do Diadema Cena Coral).. 1999. (Encontro).

47.
I e II Ciclo de Atividades da Aparc ? Associação Paulista de Regentes Corais. 1999. (Outra).

48.
Mapa Cultural Paulista 1999.regente do Diadema Cena Coral, que representou o município de Diadema (terceiro lugar na regional do Grande ABC).. 1999. (Outra).

49.
XXXI Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais.(participação como cantor do Grupo Ihú).. 1999. (Outra).

50.
VI Encontro Internacional de Coros CANTAPUEBLO.1994 (participante como cantor do grupo Beijo, convidado especial do evento).. 1994. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, L. S.; CHERNAVSKY, A. ; LORENZETTI, J. R. . Recital dos Alunos de Canto da UNILA do 1o semestre de 2018. 2018. (Concerto).

2.
SILVA, L. S.; CHERNAVSKY, A. ; MOREIRA, G. F. . 2a Jornada de Investigação em Música Latino-americana. 2018. (Congresso).

3.
SILVA, L. S.; CHERNAVSKY, A. ; LORENZETTI, J. R. . Recital dos Alunos de Canto da UNILA do 2o semestre de 2017. 2017. (Concerto).

4.
SILVA, L. S.; LORENZETTI, J. R. ; GARCIA, A. S. ; GIL, A. V. . Recital de meio de curso de Angeles Soriano e Andrea Gil. 2017. (Concerto).

5.
SILVA, L. S.; CHERNAVSKY, A. ; SALINAS, B. . Recital de meio de curso de Bruna Salinas. 2017. (Concerto).

6.
SILVA, L. S.; CHERNAVSKY, A. ; SKUPIEN, S. . Recital de meio de curso de Sara Skupieñ. 2017. (Concerto).

7.
SILVA, L. S.; CHERNAVSKY, A. . Recital dos Alunos de Canto da UNILA do 2o semestre de 2016. 2016. (Concerto).

8.
SILVA, L. S.; PARPINELLI, D. . Recital dos Alunos de Canto da UNILA, 1o semestre de 2014. 2014. (Concerto).

9.
SILVA, L. S.; PARPINELLI, D. . Recital dos Alunos de Canto e Canto Suplementar, 1o semestre de 2014. 2014. (Concerto).

10.
SILVA, L. S.; PARPINELLI, D. . Recital de final de semestre dos alunos de canto (2o semestre). 2014. (Concerto).

11.
SILVA, L. S.; PARPINELLI, D. . Recital dos alunos de canto da UNILA. 2014. (Concerto).

12.
SILVA, L. S.; PARPINELLI, D. . Recital de meio de curso dos alunos de canto da UNILA. 2014. (Concerto).

13.
SILVA, L. S.. Concerto da Classe de Ópera Studio 2012. 2012. (Concerto).

14.
SILVA, L. S.. Recital dos alunos de canto da UNICAMP - 1o semestre de 2012. 2012. (Concerto).

15.
SILVA, L. S.. Recital dos alunos de canto da UNICAMP - 2o semestre de 2011. 2011. (Concerto).

16.
SILVA, L. S.. Recital dos alunos de canto da UNICAMP - 1o semestre de 2011. 2011. (Concerto).

17.
SILVA, L. S.. Paris à Brasileira, uma cortina lírica de J. Offenbach, classe de Ópera Studio da UNICAMP, 12/11. 2011. (Concerto).

18.
SILVA, L. S.. A Ópera Vai ao Circo - concerto da classe de Ópera Studio da UNICAMP, 06/11. 2011. (Concerto).

19.
SILVA, L. S.; SCANDAROLLI, D. . Excertos de Le Devin du Village e As Bodas de Fígaro - Classe de Ópera Studio da UNICAMP, 12/10. 2010. (Concerto).

20.
SILVA, L. S.. Recital dos alunos de canto da UNICAMP - 1o semestre de 2010. 2010. (Concerto).

21.
SILVA, L. S.. Recital dos alunos de canto da UNICAMP - 2o semestre de 2010. 2010. (Concerto).

22.
KAYAMA, A. ; SILVA, L. S. . Recital dos alunos de canto da UNICAMP - 1o semestre de 2009. 2009. (Concerto).

23.
KAYAMA, A. ; SILVA, L. S. . Recital dos alunos de canto da UNICAMP - 2o semestre de 2009. 2009. (Concerto).

24.
KAYAMA, A. ; SILVA, L. S. . Recital dos alunos de canto da UNICAMP - 1o semestre de 2008. 2008. (Concerto).

25.
KAYAMA, A. ; SILVA, L. S. . Recital dos alunos de canto da UNICAMP - 2o semestre de 2008. 2008. (Concerto).

26.
SILVA, L. S.. III Festival de Choro de Diadema ?Choro de Paulista?. 1999. (Festival).

27.
SILVA, L. S.. Terceiro Encontro de Corais da Cidade de Diadema. 1999. (Festival).

28.
SILVA, L. S.. III Encontro de Oficinas de Música de Diadema. 1999. (Festival).

29.
SILVA, L. S.. II Encontro de Oficinas de Música de Diadema. 1998. (Festival).

30.
SILVA, L. S.. Primeiro Encontro de Corais da Cidade de Diadema. 1997. (Festival).

31.
SILVA, L. S.. I Encontro de Oficinas de Música de Diadema. 1997. (Festival).

32.
SILVA, L. S.. II Festival de Choro de Diadema. 1997. (Festival).

33.
SILVA, L. S.. Segundo Encontro de Corais da Cidade de Diadema. 1997. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thaís Montenegro dos Santos. Mujer Divina: Homenaje a Agustín Lara por Natália Lafourcade - Anaálise Comparativa. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Adrielly Oissa. Antes e Depois de Rent: Uma Análise da Evolução do Belting. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

3.
Febe Mariana Aguirre. Cambios Interpretativos y Timbrísticos en la Voz de la Soprano Lírica - Años 1950 a la Actualidad. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Tese de doutorado
1.
Angelo Fernandes. O Regente e a Construção da Sonoridade Coral. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, . Coorientador: Luciano Simões Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Anne Maryse do Lago Mendoza. A Pedagogia Vocal para o Cantor Híbrido Latino-americano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Canto) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Luciano Simões Silva.

2.
Yesica Eliana Machado. Canto y Cuerpo en la Performance Teatral. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Canto) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Luciano Simões Silva.

3.
Érika Andrade. Recital de graduação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Luciano Simões Silva.

Iniciação científica
1.
Rafael Novello da Silva. Sinestesia na canção ?Prometheus? de Franz Schubert (1797-1828), sob poema de Johann Wolfgang Goethe (1749-1832). 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciano Simões Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, L. S.2016SILVA, L. S.. A técnica belting usada no teatro musical norte-americano e a pedagogia vocal no Brasil. Revista do Laboratório de Dramaturgia - LADI - UnB, v. 2 e 3, p. 197-210, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, L. S.. So What Is the Broadway Belt?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, L. S.. 1a Oficina de Canto Belting. 2016. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, L. S.; PARPINELLI, D. . Recital dos Alunos de Canto da UNILA, 1o semestre de 2014. 2014. (Concerto).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, L. S.. A Voz do Profissional da Voz - coluna sobre saúde vocal. 2013; Tema: Saúde e Higiene Vocal. (Site).

2.
SILVA, L. S.. O Ensino e a Pedagogia Vocal da Técnica Belting: Introdução. 2013; Tema: O Ensino e a Pedagogia Vocal da Técnica Belting. (Blog).



Outras informações relevantes


Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (desde 2007).
Parecerista da área de performance da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (desde 2012).
Parecerista ad hoc do periódico científico OPUS ? Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-­‐Graduação em Música (desde 2016)
Membro-fundador da Associação Brasileira de Performance Musical (desde 2011).
Membro da National Association of Teachers of Singing (EUA, desde 2011).
Membro da Pan-American Vocology Association (EUA, desde 2018).
Secretário da Associação Brasileira de Canto (desde 2017).
Membro da Ordem dos Músicos do Brasil (desde 1993).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:56:24