Cássio Raniere Ribeiro da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8361266524484878
  • Última atualização do currículo em 19/11/2018


Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua nos seguintes grupos de pesquisa: Observatório de Cultura, religiosidades e Emoções - OCRE/UFPE, Núcleo de Família, Gênero e Sexualidades - FAGES/UFPE e o Grupo de Estudos de Diversidade Religiosa e Intolerância - GEDRI/UFRPE. Na graduação desenvolveu pesquisa pelo Grupo de Estudos da Cultura Afrobrasileira - GECAB/UFRPE e pelo Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural - Secretária de Cultura/PCR. Membro da Asociación Latinoamericana de Sociología, da Associação Brasileira de Antropologia - ABA e da Associação Brasileira de História das Religiões - ABHR. Mantém interesse nas seguintes áreas: gênero e sexualidade, novas configurações religiosas, cultura popular, patrimônio; teorias sociais e antropológicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cássio Raniere Ribeiro da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, C. R. R.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Antropologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: "Aqui o Close e Gospel": trajetórias religiosas em uma igreja inclusiva na cidade de Recife,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Alex Giuliano Vailati.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
2008 - 2014
Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: "Jesus Ama e Aceita a Todos": trajetória religiosa de homossexuais na cidade de Recife.
Orientador: Rosa Maria de Aquino.




Formação Complementar


2017
O Corpo e a Religião: o poder do discurso sobre as questões de gênero. (Carga horária: 36h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2017 - 2017
ciclo de capacitação para o edital Funcultura Geral 2017/2018. (Carga horária: 12h).
Governo do Estado de Pernambuco, GOVERNO/PE, Brasil.
2016 - 2016
Métodos para a Preservação do Patrimônio Cultural. (Carga horária: 40h).
AURORA 21 PROJETO E PRODUCAO CULTURAL, AURORA 21, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplina, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria da disciplina "Teorias Antropológicas Clássicas" realizada através da Pró-reitoria de Ensino e Graduação - PREG no cruso de Bacharelado em Ciências Sociais do Departamento de Ciências Sociais -DECISO da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atividade coordenada pela Antropóloga e Prof.ª Dr.ª Rosa Maria de Aquino.


Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional, FADURPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 15
Outras informações
Atuou como monitor em oficinas de capacitação, leitura, fotografia e palestras através do projeto FAUF- JUVENTUDE AFRO-DESCENDENTE. O projeto contou com a parceria do Ministério da Cultura e teve como publico alvo os jovens afro-descendentes dos afoxés de Recife. As atividades perfizeram o período previsto em contrato.


Centro de Formação Pesquisa e Memória Cultural - Casa do Carnaval, CASA DO CRANAVAL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio realizado por intermédio do Instituto Euvaldo Lodi - IEL. Atuando na produção de exposições, trabalhos com pesquisas documentais e de campo.



Projetos de pesquisa


2011 - 2014
Diversidade e tolerância religiosa nas práticas de uma comunidade no bairro do Coque na cidade de Recife (PE).
Descrição: Compreender a convivência entre os adeptos de diversas tendências religiosas presentes em um mesmo espaço físico sem que aparentemente haja conflitos. Compreender as influências recíprocas que possam existir entre as tendências religiosas e os projetos sociais que dinamizam as relações sócio-culturais da comunidade em estudo ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Cássio Raniere Ribeiro da Silva - Integrante / Rosa Maria de Aquino - Coordenador / Ana Carla do Carmo - Integrante / Raphael Souza Lima - Integrante / Roberto Barreto Maques e Silva Júnior - Integrante / Roberta Bivar Carneiro Campo - Integrante.
2009 - 2009
Candidatura do Frevo a Patrimônio Cultural da Humanidade
Descrição: Trabalho desenvolvido pela equipe do Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural no ano de 2010 para a Gerência de Preservação do Patrimônio Cultural e Imaterial da Secretaria de Cultura da Cidade do Recife. Buscou na pesquisa de campo e produções textuais informações atuais sobre a manifestação cultural - o frevo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cássio Raniere Ribeiro da Silva - Coordenador / Maria do Carmo Conceição Lélis - Integrante / Alzenide Prazeres Simões - Integrante / Leilane Pinto do Nascimento - Integrante.
2008 - 2008
Catálogo do Carnaval de Recife
Descrição: Mapeamento e produção de breves históricos sobre 100 agremiações do Recife, material a ser publicado no final de 2008. Esse projeto visou o estudo mais apurado das manifestações culturais que compreendem o Grande Recife. Pesquisa feita pelo Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural - Casa do Carnaval, víbnculada a secretária de cultura através da Gerência de Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Recife - Prefeitura do Recife..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2008 - 2009
JUVENTUDE AFRO-DESCENDENTE: MEMÓRIA COMO ESTRATÉGIA PARA A VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA CULTURA
Descrição: Este Projeto de Pesquisa, estruturado na área temática Memória Social e Patrimônio constitui uma das principais ações do GECAB - Grupo de Estudo da Cultura Afro-brasileira junto às comunidades dos jovens afro-descendentes integrantes dos grupos-afros do Recife e Região Metropolitana (particularmente os membros de casas religiosas - os Afoxés). Tem como objeto maior, possibilitar à integração, a interação, a vivência e a troca de conhecimentos, possibilitando a construção de novos saberes - Universidade/Afoxés. A partir de estudos, pesquisas e atividades que despertam o sentimento de pertencimento por parte destes jovens, visa promover a valorização de seus conhecimentos, perpetuando assim sua identidade étnica, caracterizando-lhe como protagonista social, reafirmando sua importância para a propagação da cultura afro-brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cássio Raniere Ribeiro da Silva - Coordenador / Maria Auxiliadora Gonçalves da Silva - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Gênero e religião: diversidades e (in)tolerâncias nas mídias (vol. 1)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Religiões.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende BemLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende BemLê Bem.


Prêmios e títulos


2009
Destaque - Centro de Formação Pesquisa e memória Cultural - Casa do Carnaval, Instituto de Cultura Técnica - ICT.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AQUINO, R. M.2017 AQUINO, R. M. ; SILVA, C. R. R. . Intolerante não sou eu, intolerante é o Outro: um olhar antropológico. Caderno de Ciências Sociais da UFRPE, v. I, p. 99, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, C. R. R.. Peregrinos da fé: trajetória religiosa de homossexuais na cidade do Recife. In: V Reunião Equatorial de Antropologia - V REA | XIV Reunião de Antropólogos do Norte Nordeste, 2015, Maceió. Direitos Diferenciados, Conflitos e Produção de Conhecimentos, 2015.

2.
SILVA, C. R. R.. Movimento Religioso Inclusivo: processos de santificação e conversão. In: 2º Simpósio Nordeste da ABHR, 2015, Recife-PE. Gênero e religião: diversidade e (in)tolerâncias nas mídias. São Paulo: ABHR, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, C. R. R.. INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: integração acadêmica a partir da monitoria e do trabalho de campo. In: XIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2013, Recife - PE. Construindo desafios no ensino, pesquisa e extensão. Recife: UFRPE, 2013. v. 1. p. -----.

2.
REGIS, L. ; SILVA, C. R. R. ; AQUINO, R. M. . Sincretismo religioso no Brasil: diversidade e tolerância nas práticas religiosas de uma comunidade periférica de Recife/Pernambuco. In: V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, 2013, Vila Real. ANTROPOLOGIA EM CONTRAPONTO, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, C. R. R.. RELIGIÃO EM ?ENTRE-MEIOS?: (NEO)PENTECOSTALIMO, IGREJAS INCLUSIVAS E SECULARISMO. In: VI Semana de Ciências Sociais da UFRPE, 2015, Recife-PE. Anais da 6 Semana de Ciências Sociais. Recife: EDUFRPE, 2015. v. 1. p. 18-112.

2.
SILVA, C. R. R.. 'Homo' Religiosus: visão de mundo e estilo de vida de homossexuais imersos na teologia inclusiva. In: V Semana de Ciências Sociais da UFRPE, 2014, Recife. 5º Semana de Ciências Sociais da UFRPE. Recife: EDUFRPE, 2014. p. 63-63.

3.
SILVA, C. R. R.; SOUZA, B. A. . Diversidade religiosa e ação social: práticas de uma comunidade no bairro do Coque na cidade do Recife. In: 1º Simpósio Internacional da Associação Brasileira de História das Religiões, 2013, São Paulo - SP. Diversidades e (in)tolerâncias Religiosas. São Paulo: ABHR, 2013. p. 400-401.

4.
SILVA, C. R. R.; AQUINO, R. M. . Reorientações da Fé - diversidade religiosa das práticas de uma comunidade no bairro do COQUE na cidade do Recife.. In: IV Semana de Ciências Sociais, 2013, Recife - PE. Mudanças no Brasil Contemporâneo: um balanço da ultima década.. Recife: EDUFRPE, 2013. v. 1. p. 14-14.

5.
SILVA, C. R. R.; NASCIMENTO NETO, L. D. . Das Calungas aos Babalotins: representações da Memória e Religiosidade afro-brasileira nos maracatus e afoxés de Recife. In: VII Semana de História da UFRPE, 2009, Recife - PE. Navegando entre fronteiras da história: ensino, pesquisa e extensão. Recife: UFRPE, 2009. v. 1. p. 69-70.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, C. R. R.. Diálogo sobre tolerância religiosa com líderes e representantes religiosos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
AQUINO, R. M. ; SILVA, C. R. R. . Tensões e Negociações entre religiosidades e direitos humanos. 2015. (Coordenador de Grupo de Trabalho).

2.
SILVA, C. R. R.; SOARES, I. ; RENAN, M. . A Religiosidade como expressão do Patrimônio Cultural. 2015. (Facilitador de Minicurso).

3.
SILVA, M. A. G. ; SILVA, C. R. R. . JUVENTUDE AFRO-DESCENDENTE: MEMÓRIA COMO ESTRATÉGIA PARA A VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA CULTURA ? Fase 2. 2009. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Estudos sobre Antropologia, Gênero, Saúde e Trabalho.Cristianismo e Sexualidades em Contexto Familiar. 2017. (Seminário).

2.
IV CIRKULA: Antropologia e interseccionalidades: democracia, política e participação. Processos de conversão e santificação em uma comunidade inclusiva no Recife ? PE. 2017. (Congresso).

3.
Perseguição aos Cultos das Religiões de Matriz Africana: Origens e Resistências. 2017. (Seminário).

4.
VII Semana de Ciências Sociais da UFRPE. CRISTIANISMO E SEXUALIDADE EM CONTEXTO FAMILIAR: A EXPERIÊNCIA DE PESSOAS LGBTS EM SUAS IGREJAS. 2017. (Congresso).

5.
XIV Encontro de Ciências Sociais - UFPE.ENTRE A CRUZ E A ESPADA: APONTAMENTOS SOBRE A MORALIDADE ENTRE JOVENS CRISTÃOS INCLUSIVOS. 2017. (Encontro).

6.
XXI Congresso da Associación latino Americana de Sociologia. Repensando o (neo)pentecostalismo brasileiro: conversão, santidade e as igrejas inclusivas. 2017. (Congresso).

7.
Gênero no Meio do Mundo: Interseccionalidades e Políticas Públicas. Religião e Homossexualidades: em que importa a família?. 2016. (Congresso).

8.
I Congresso Nacional Online sobre Diversidade Sexual. 2016. (Congresso).

9.
II Simpósio Internacional da ABHR / XV Simpósio Nacional da ABHR. 2016. (Congresso).

10.
2º Simpósio Nordeste da ABHR.Movimento Religioso Inclusivo: processos de santificação e conversão. 2015. (Simpósio).

11.
Maracatu Nação e Patrimônio: territórios do invisível e espaços de sociabilidades. 2015. (Seminário).

12.
Rodas de Diálogos - Gênero e Patrimônio Cultural: o protagonismo da muher no Maracatu Nação. 2015. (Seminário).

13.
Semana do Calouro 2015.1.Ciências Sociais - Importância e Áreas de Atuação. 2015. (Outra).

14.
VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco.Patrimônio Afrobrasileiro: religiosidade, reconhecimento e (in)tolerâncias. 2015. (Outra).

15.
VIII Semana do Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. Inventariando o Sagrado: patrimônio, cosmologias e cultura popular. 2015. (Congresso).

16.
VI Semana de Ciências Sociais da UFRPE. RELIGIÃO EM ?ENTRE-MEIOS?: (NEO)PENTECOSTAL IMO, IGREJAS INCLUSIVAS E SECULARISMO. 2015. (Congresso).

17.
V Reunião Equatorial de Antropologia | XIV Reunião dos Antropólogos do Norte e Nordeste. Peregrinos da Fé; trajetória religiosa de homossexuais da cidade do Recife. 2015. (Congresso).

18.
18º Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Ralaçoes de Gênero.'Homo' Religiosus: visão de mundo e estilo de vida de homossexuais imersos na teologia inclusiva. 2014. (Encontro).

19.
II Jornada do Núcleo de Estudos das religiosidades Populares (NERP). 2014. (Outra).

20.
Manipulação da homepage do IBGE - Banco de Dados SIDRA, Mapas e Sinopse Censo 2010. 2014. (Oficina).

21.
Religiosidade afro in foco: conhecendo os orixás através da literatura de Jorge Amado. 2014. (Oficina).

22.
V Semana de Ciências Sociais da UFRPE.'Homo' Religiosus: visão de mundo e estilo de vida de homossexuais imersos na teologia inclusiva. 2014. (Outra).

23.
1º Simpósio Internacional da ABHR | 1º Simpósio Sudeste da ABHR.Diversidade religiosa e ação social - práticas de uma comunidade no bairro do Coque na cidade do Recife. 2013. (Simpósio).

24.
I Congresso de Direitos Humanos e Cultura de Paz da UFPE | 8ª Semana de Cultura de Paz: Diversidade, Gênero e e Sexualidadde. "Ao Modo NEIMFA": Reorientações da Fé e Construção de Novas identidades a partir da "Cultura de Paz". 2013. (Congresso).

25.
IV SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO.REORIENTAÇÕES DA FÉ - DIVERSIDADE RELIGIOSA DAS PRÁTICAS DE UMA COMUNIDADE NO BAIRRO DO COQUE NA CIDADE DO RECIFE. 2013. (Outra).

26.
Mesa Redonda: Comunidades Tradicionais. 2013. (Outra).

27.
Mudanças no Brasil Contemporâneo. 2013. (Outra).

28.
Reunião Equatorial de Antropologia -REA | XIII Reunião de Antropologos do Norte e Nordeste - ABANNE.Reorientações da Fé - Diversidade Religiosa das práticas de uma comunidade no Bairro do Coque na Cidade do Recife. 2013. (Outra).

29.
Roda de Diálogo ? Capitalismo e Patriarcado: Reflexões sobre a produção de uma sexualidade normativa. 2013. (Outra).

30.
V Congresso da Associação de Antropologia de Portugal. Sincretismo religioso no Brasil: diversidade e tolerância nas práticas religiosas de uma comunidade periférica de Recife/Pernambuco. 2013. (Congresso).

31.
XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE.INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: INTEGRAÇÃO ACADÊMICA A PARTIR DA MONITORIA E DO TRABALHO DE CAMPO. 2013. (Outra).

32.
Caminhos do santo | Diálogos III... perigrinações e cotidianos da fé - um beato, um santo e o homem. 2010. (Encontro).

33.
Oficina Curadorismos - Centro de Formação em Artes Visuais. 2010. (Oficina).

34.
30 anos de Carteira Profissional das Pescadoras. 30 anos de Carteira Profissional das Pescadoras.Mulheres negras e o mercado de trabalho. 2009. (Oficina).

35.
I Semana de Ciências Sociais da UFRPE.Ciências Socais e Mundo Contemporâneo: crises, desafios e oportunidades. 2009. (Outra).

36.
Semana de História da UFRPE - 2009.Entre Calungas e babalotins: Representatividade da religiosidade na cultura afro-brasileira. 2009. (Encontro).

37.
VII Semana de História da UFRPE.Das Calungas aos Babalotins: representações da Memória e Religiosidade afro-brasileira nos maracatus e afoxés de Recife. 2009. (Outra).

38.
Ciclo de Debates História e Culturas Indígenas. 2008. (Seminário).

39.
Ciclo de palestra: "Colóquio Guerra e Paz no oriente Médio".Guerra e Paz no Oriente Médio. 2008. (Seminário).

40.
I Encontro de Cultura e História Afro-brasileira - Desmistificando o Negro: Hiistória, desafios e Resistências.Desmistificando o Negro: Hiistória, desafios e Resistências. 2008. (Encontro).

41.
Semana de Debates Sobre a Profissionalização e o Mercado de Trabalho do Cientista Social. 2008. (Seminário).

42.
V Seminário Pernambucano da Consciência Negra "100 anos de Solano Trindade". 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, C. R. R.. IV CIRKULA: Antropologia e interseccionalidades: democracia, política e participação. 2017. (Congresso).

2.
SILVA, C. R. R.; MARANHAO FILHO, E. M. A. ; SEVERO, C. G. . 3º Simpósio Sul da Associação Brasileira de História das Religiões: Educação e Respeito às Diversidades. 2017. (Congresso).

3.
QUADROS, M. T. ; SCOTT, R. P. ; SILVA, C. R. R. . Gênero no Meio do Mundo: Interseccionalidades e Políticas Públicas. 2016. (Congresso).

4.
SILVA, C. R. R.. II Simpósio Internacional da ABHR / XV Simpósio Nacional da ABHR. 2016. (Congresso).

5.
AQUINO, R. M. ; CARDOSO, M. G. C. ; SILVA, M. A. G. ; SILVA, C. R. R. . Diálogos entre Diversidades e (In)tolerâncias. 2015. (Congresso).

6.
SILVA, C. R. R.. VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. 2015. (Outro).

7.
BARROS, A. C. P. ; SALUSTIANO, A. M. ; SILVA, B. A. ; SILVA, C. R. R. ; RODRIGUES, E. ; SOUTO, J. ; BEZERRA, K. O. ; COSTA, M. ; BARRETO, S. . 2 Simpósio Nordeste da ABHR. 2015. (Congresso).

8.
AQUINO, R. M. ; SILVA, C. R. R. . Mostra Etnofotográifca: Diálogos entre Diversidades e (In)tolerância. 2015. (Exposição).

9.
CARDOSO, M. G. C. ; SILVA, T. A. A. ; AQUINO, R. M. ; SILVA, M. A. G. ; SILVA, C. R. R. . IV Semana de Ciências Sociais da UFRPE - MUDANÇAS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: UM BALANÇO DA ÚLTIMA DÉCADA. 2013. (Outro).

10.
SILVA, C. R. R.. Da Rua a Galeria - Homenagem a Vicente do Rego Moneteiro e Getulio Cavalcanti. 2010. (Exposição).

11.
SILVA, C. R. R.. Eu vi o Recife Nas Asas da Madrugada - Homenagem a Cícero Dias, Carlos Fernando e Enéas Freire. 2009. (Exposição).

12.
SILVA, C. R. R.. ?30 anos de Carteira Profissional das Pescadoras?. 2009. (Outro).

13.
SILVA, C. R. R.. O Recife tem São João e Valoriza a Tradição - Homenagem a Jackson do Pandeiro e João Silva. 2009. (Exposição).

14.
SILVA, C. R. R.. Os Caretas de Triunfo: A Força da Brincadeira. 2009. (Exposição).

15.
SILVA, C. R. R.. Natal da Paz - Dom Helder Caminhos da Utopia Partilhada. 2009. (Exposição).

16.
SILVA, C. R. R.. 14 Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste. 2009. (Outro).

17.
SILVA, C. R. R.. O Recife tem São João e Valoriza a Tradição - Homenagem a Domiguinhos, Trio Nordestino e Zé Bicudo. 2008. (Exposição).

18.
SILVA, C. R. R.. Recife, Natal de Vozes e Luzes - Homenagem a Lia de Itamaracá, Balé Popular do Recife e Cristina Andrade. 2008. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 7:47:07