Suzanli Estef

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5103676278019238
  • Última atualização do currículo em 17/04/2018


Formação acadêmica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, Mestre em Eduação pelo Programa de Pós Graduação da UERJ - PROPED, curso de especialização em Educação Inclusiva, Licenciada em Pedagogia para exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental para crianças, jovens e adultos, nos cursos de Ensino Médio na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, compreendendo a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino assim como nas Instituições e nos Movimentos Sociais. Tutora da Educação a Distância/EAD; professora substituta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, no período de 06/2015 a 12/2015; Educação Especial na Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC, no ano de 2013 e no Ensino Fundamental no Colégio Pedro II da rede federal de ensino, no período de 2013 a 2015. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro-FAPERJ, no período de junho de 2010 a março de 2013 e integrante da equipe do grupo de pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: praticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais, na mesma Universidade, até a presente data. Tendo como principal objetivo e interesse de atuação profissional e de pesquisa à inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Suzanli Estef
Nome em citações bibliográficas
ESTEF, S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.
Rua Sao francisco xavier
maracana
20550011 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Orientador: Rosana Glat.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Concepções sobre os processos de avaliação escolar para alunos com necessidades educacionais especiais sob a ótica docente.,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Rosana Glat.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Avaliação escolar; Necessidades Educacionais Especiais; concepções docente.
2013
Especialização em andamento em Educação Inclusiva e Especial. (Carga Horária: 360h).
Universidade Barão de Mauá, UBM, Brasil.
2010 - 2013
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Ensino colaborativo sob o olhar de uma estágiaria mediadora no cotidiano escolar.
Orientador: Rosana Glat.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.




Atuação Profissional



Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professora das séries iniciais do EF, Carga horária: 60


Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Especial, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Educação Especial da FAETEC, atuando na Divisão de Diversidade e Inclusão Educacional.


Universidade Estadual do rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Integrante grupo de pesquisa Inclusão Escolar
Outras informações
Grupo de pesquisa !Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Regular: Práticas Pedagogicas e Cultura Escolar" sob a coordenação da profª Rosana Glat.


Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAPS - UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estágiairia voluntária, Enquadramento Funcional: Estágiaria, Carga horária: 5
Outras informações
Atuação em sala de aula dos anos iniciais ( 1ºao 5º ano), como estágiaria voluntária, do Projeto de iniciação à Docência denominado "Necessidades Especiais em Proessos de Inclusão Escolar".


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Inciciação Cientifíca, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Aluno graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Educação a Distância, EAD, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Plano Individualizado de Transição Para a VIida Adulta e Mundo do Trabalho para Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Annie Gomes Redig em 23/06/2016.
Descrição: O presente projeto de pesquisa se insere no contexto de estudos voltados para disseminação de políticas e práticas de inclusão. A inclusão é um movimento mundial e nas últimas décadas o cenário educacional brasileiro vem se transformando para atender a diversidade. Dentro das questões eminentes que envolvem a construção de uma escola inclusiva, destacamos a formação para o momento pós-escola para estudantes com deficiência intelectual. Apresentamos então, uma proposta de investigação voltada para o desenvolvimento, implementação e avaliação de um Plano Individualizado de Transição para a vida adulta e mundo do trabalho de jovens e adultos com deficiência intelectual, matriculados em turmas comuns (Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio) e/ou escolas especiais. Sendo assim, será utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa nos pressupostos da pesquisa-ação e a partir da elaboração de um Plano Educacional Individualizado que contemple um Plano Individualizado de Transição para a vida adulta e/ou mundo do trabalho, de forma a capacitar o sujeito com deficiência intelectual para a sua saída da escola...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Suzanli Estef - Integrante / Annie Redig - Coordenador / Cristina Angelica Mascaro - Integrante / Ingrid Anderson Diniz - Integrante.
2015 - Atual
Atendimento Educacional Especializado para além dos muros da escola: um estudo de caso de atendimento domiciliar

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Annie Gomes Redig em 23/06/2016.
Descrição: O presente estudo faz parte das pesquisas desenvolvidas pelo grupo ?Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais?. De acordo com a política de Educação Inclusiva, todos os alunos, independentemente, de sua condição, têm garantido a sua escolarização. Para os sujeitos com deficiência, há o suporte do Atendimento Educacional Especializado ? AEE, oferecido na sala de recursos multifuncionais. Porém, alguns estudantes que apresentam deficiências mais severas, ficam impossibilitados de frequentar a escola, mesmo que seja a especial. Devido aos comprometimentos de saúde, o AEE pode ser ofertado na modalidade de atendimento pedagógico domiciliar. Nesta direção, este estudo pretende investigar a escolarização de uma aluna com deficiência na modalidade de atendimento pedagógico domiciliar, com o objetivo analisar o impacto do AEE, na modalidade domiciliar, no cotidiano e cultura da família e os benefícios para a aluna com deficiência. Para atingir tal objetivo, será utilizada a metodologia estudo de caso, sendo complementado pela pesquisa-ação, com uma jovem de 12 anos de idade com suspeita de diagnóstico de Síndrome de Dravet. Nessa direção, a pesquisa envolverá entrevistas semiestruturadas, a elaboração e aplicação do Plano Educacional Individualizado ? PEI, juntamente com a família, além da construção de um Programa de Comunicação Alternativa e Ampliada/CAA.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Suzanli Estef - Integrante / Rosana Glat - Integrante / Annie Redig - Coordenador / Nathalia Eugenio - Integrante / Cristina Angelica Mascaro - Integrante / Raqeul Lanine - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Políticas e práticas de inclusão escolar no Colégio de Aplicação da UERJ: impactos sobre a cultura escolar

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosana Glat em 22/06/2016.
Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe investigar a inclusão e escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições de ensino consideradas de excelência . Estas, historicamente, em função do processo competitivo de seleção para o ingresso e das concepções socialmente estabelecidas em relação ao perfil desejado do alunado, recebiam em seu corpo discente grupos academicamente mais homogêneos. Atualmente, em consonância com as demandas trazidas pelas atuais políticas de Educação Inclusiva, que, entre outras ações, transformou o ingresso nos níveis iniciais em sorteio, essas escolas vivem o desafio da inserção de alunos com diferenças significativas de desenvolvimento e aprendizagem, demandando uma reestruturação do seu projeto político pedagógico, suas práticas e organização interna, de modo geral. Nesta perspectiva, o objetivo geral do presente estudo é analisar o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/CAp-UERJ), com foco nas práticas pedagógicas e cultura institucional. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como abordagem metodológica o estudo de caso do tipo etnográfico....
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Suzanli Estef - Integrante / Rosana Glat - Coordenador / Carla Fernanda O.de Siqueira - Integrante / Mária Marin Vianna - Integrante / Annie Redig - Integrante / Amanda Carlou - Integrante / Patrícia Macedo - Integrante / Nathalia Eugenio - Integrante / Cristina Angelica Mascaro - Integrante / Patricia Braun - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2013 - 2015
Políticas e práticas de inclusão escolar no Colégio de Aplicação da UERJ: impactos sobre a cultura escolar

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosana Glat em 22/06/2016.
Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe investigar a inclusão e escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições de ensino consideradas de excelência . Estas, historicamente, em função do processo competitivo de seleção para o ingresso e das concepções socialmente estabelecidas em relação ao perfil desejado do alunado, recebiam em seu corpo discente grupos academicamente mais homogêneos. Atualmente, em consonância com as demandas trazidas pelas atuais políticas de Educação Inclusiva, que, entre outras ações, transformou o ingresso nos níveis iniciais em sorteio, essas escolas vivem o desafio da inserção de alunos com diferenças significativas de desenvolvimento e aprendizagem, demandando uma reestruturação do seu projeto político pedagógico, suas práticas e organização interna, de modo geral. Nesta perspectiva, o objetivo geral do presente estudo é analisar o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/CAp-UERJ), com foco nas práticas pedagógicas e cultura institucional. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como abordagem metodológica o estudo de caso do tipo etnográfico....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Suzanli Estef - Integrante / Rosana Glat - Coordenador / MArcia Denise Pletsch - Integrante / Annie Redig - Integrante / Amanda Carlou - Integrante / Patrícia Macedo - Integrante / Nathalia Eugenio - Integrante / Raqeul Lanine - Integrante / Patricia Braun - Integrante.
2013 - 2014
Plano educacional individualizado como estratégia para aprendizagem e inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no sistema público de ensino do Estado do Rio de Janeiro
Descrição: Este estudo dá continuidade à investigação sobre processo de escolarização e inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual em redes públicas do Estado do Rio de Janeiro. Tem como objetivo avaliar a elaboração e o desenvolvimento de novas práticas educacionais, como a utilização do Plano Educacional Individualizado (PEI), para favorecer a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no ensino comum, classes ou escolas especializadas. Destaca-se que esse alunado tem-se constituído como um dos maiores desafios à inclusão escolar. Para atingir os objetivos propostos são adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa e, como abordagem metodológica, o estudo de caso do tipo etnográfico complementado por uma pesquisa-ação colaborativa em dois cenários educacionais: uma escola comum de Educação Básica que tem alunos com deficiência intelectual incluídos e turmas comuns e uma escola especializada. No estudo etnográfico serão utilizados como procedimentos observação participante e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa-ação envolve elaboração e aplicação do PEI junto com os professores dos alunos selecionados para estudo. Esta estratégia visa ampliar sua participação desses alunos em atividades de escolarização e de interação social, efetivar sua aprendizagem e desenvolvimento pessoal, além de promover a formação continuada dos professores, ao se apropriar de novas ações e instrumentos pedagógicos....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Suzanli Estef - Integrante / Rosana Glat - Coordenador / Carla Fernanda O.de Siqueira - Integrante / Mária Marin Vianna - Integrante / MArcia Denise Pletsch - Integrante / Annie Redig - Integrante / Nathalia Eugenio - Integrante / Cristina Angelica Mascaro - Integrante / Raqeul Lanine - Integrante.Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva: uma análise do atendimento educacional especializado no sistema público de ensino no Estado do Rio de Janeiro
Descrição: O presente projeto visa analisar os impactos da política de Educação Inclusiva em diferentes sistemas público de ensino do Estado do Rio de Janeiro, tendo como objetivos: 1) Analisar como as redes vêm se organizando para atender às novas diretrizes nacionais para inclusão escolar de alunos com deficiências e transtornos do desenvolvimento nos seguintes aspectos: financiamento e alocação de recursos; formação continuada de professores; oferecimento de atendimento educacional especializado; relação entre o professor do atendimento educacional especializado e o regente da classe regular. 2) Analisar como escolas especializadas estão se resignficando no atual contexto. 3) Elaborar um panorama quantitativo e qualitativo da estrutura educacional para a escolarização de alunos com deficiência intelectual. 4) Analisar a implementação das salas de recursos multifuncionais para alunos com deficiência intelectual. 5) Avaliar estratégias de aplicação do Plano de Desenvolvimento Psicoeducacional Individualizado (PDPI), como estratégia para favorecer o desenvolvimento, aprendizagem e inclusão de alunos com deficiência intelectual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Suzanli Estef - Integrante / Rosana Glat - Coordenador / MArcia Denise Pletsch - Integrante.
2009 - 2010
Análise do Processo de Escolarização dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, na Perspectiva da Educação Inclusiva
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
A Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva: diretrizes políticas e ações pedagógicas
Descrição: A pesquisa objetivou aprofundar questões referentes às políticas públicas e o processo de implementação da Educaçao Inclusiva em cinco diferentes redes públicas municipais de ensino do Estado do Rio de Janeiro, com foco na interação entre os serviços de suporte da Educação Especial e o Ensino Regular. Ênfase foi dada aos processos de inclusão e escolarização de alunos com deficiência mental em turmas comuns, uma vez que esse alunado constitui um dos maiores desafios para aprendizagem no ensino regular. Utilizou-se como parâmetros de análise: a) o quadro de políticas públicas educacionais vigentes; b) a cultura escolar, presente, por exemplo, nas percepções dos gestores educacionais em nível central, bem como professores, diretores e coordenadores pedagógicos, sobre o desenvolvimento de alunos com deficiência mental incluídos em classes comuns do ensino regular; c) práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Nessa última incluem-se a concepção de currículo e as suas adaptações, o projeto pedagógico da escola, bem como os processos de avaliação e encaminhamento dos alunos com necessidades educacionais especiais. Projeto financiado com bolsa de produtividade em pesquisa CNPq, Bolsa Prociência FAPERJ / UERJ, bolsa mestrado e doutorado Nota 10 e bolsa mestrado FAPERJ; bolsa mestrado CNPq, bolsa apoio técnico à pesquisa CNPq..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Suzanli Estef - Integrante / Rosana Glat - Coordenador / MArcia Denise Pletsch - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO INCLUSIVA/Especialidade: EDUCAÇÃO INCLUSIVA /EDUCAÇÃO ESPECIAL.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Tutoria Educação a distância, CEDERJ.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
ESTEF, S.. Xô medo, aventureiros em ação. 37. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2017. v. 1. 37p .

Capítulos de livros publicados
1.
ESTEF, S.; CUNHA, N. M. ; GOULART, J. . Plano educacional individualizado como instrumento na aprendizagem mediada: pensando sobre práticas pedagógicas. In: GLAT, Rosana; PLETSCH, Marcia Denise. (Org.). Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. 1ed.Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013, v. 1, p. 1-193.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ESTEF, S.; REDIG, A. ; MASCARO, Cristina Angelica . As Pesquisa sobre Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência intelectual na RBEE. In: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva/ 13º Jornada de Educação Especial, 2016, Marília/SP. Desenhos contemporâneos de Educação Especial e Inclusiva: fundamentos, formação e prática, 2016. v. 1.

2.
ESTEF, S.; MASCARO, Cristina Angelica ; REDIG, A. . ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PERSPECTIVAS PARA A VIDA ADULTA E O PLANO INDIVIDUAL DE TRANSIÇÃO. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos/SP. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016.

3.
ESTEF, S.; CARLOU, A. ; SIQUEIRA, C. F. O. . Atendimento Educacional Especializado: Bidocência como estratégia de escolarização de alunos com transtorno do Espectro Autista. In: IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: Didática e Avaliação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: Didática e Avaliação. Rio de Janeiro, 2015. v. 1.

4.
ESTEF, S.; REDIG, A. ; SIQUEIRA, C. F. O. . Plano Educacional Individualizado: uma estratégia no processo de inclusão de uma aluna com deficiência intelectual. In: IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: Didática e Avaliação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: Didática e Avaliação, 2015. v. 1.

5.
ESTEF, S.; CARLOU, A. ; MASCARO, Cristina Angelica . Políticas e Práticas de Inclusão Escolar no Colégio de Aplicação da UERJ: Impactos Sobre a Cultura Escolar. In: IV Coloquio inernacional Educação, cidadania e Exclusão: Didática e avaliação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do IV Coloquio inernacional Educação, cidadania e Exclusão: Didática e avaliação, 2015. v. 1.

6.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. ; MACEDO, P. . Salas de Recursos Multifuncionais: Políticas e Práticas a partir de uma escola na Baixada Fluminense.. In: 12ª jornada de Educação Especial: Ciência e conhecimento em Educação Especial, 2014, São Paulo. 12ª jornada de Educação Especial: Ciência e conhecimento em Educação Especial. Marília: Fundepe, 2014. v. 1. p. 1-12.

7.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. ; MACEDO, P. . Ensino colaborativo: práticas que favorecem o processo de escolarização a partir de um colégio publico do estado do Rio de Janeiro. In: 12 Jornada de Educação Especial: Ciência e conhecimento em Educação Especial, 2014, Marília. 12 Jornada de Educação Especial: Ciência e conhecimento em Educação Especial. Marília: Fundepe, 2014. v. 1. p. 1-12.

8.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. ; MACEDO, P. . A inclusão escolar de uma aluna com deficiência intelectual: uma experiência de iniciação científica. In: VI Congresso brasileiro de educação especial, 2014, São Carlos. Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos: Galoá, 2014. v. 1. p. 1-15.

9.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. ; MACEDO, P. . UMA ESCOLA NA BAIXADA FLUMINENSE/ RJ: POLÍTICAS E PRÁTICAS NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. In: VI Congresso brasileiro de educação especial, 2014, São Carlos. Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos: Galoá, 2014. v. 1. p. 1-15.

10.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. ; MACEDO, P. . O processo de inclusão escolar de uma aluna com deficiencia intelectual: um estudo de caso. In: 12ª jornada de educação especial: ciencias e conhecimento em educação especial, 2014, sao paulo. 12ª jornada de educação especial: ciencias e conhecimento em educação especial. Marilia: Fundepe, 2014. v. 1. p. 1-12.

11.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. ; CARVALHO, C. A. A. ; REDIG, A. ; CARLOU, A. . O percurso de elaboração de um plano educacional individualizado em uma turma de uma escola especializada. In: VII Congresso Bra Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2013, Londrina. VII Congresso Bra Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2013. p. 3281-3288.

12.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. . Educação Especial e Educação Inclusiva: Um vínculo existente e necessário para a Inclusão Escolar.. In: VII Seminário Internacional: As redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidad, 2013, Rio de Janeiro. VII Seminário Internacional: As redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidad, 2013. v. 1. p. 29-39.

13.
ESTEF, S.; CUNHA, N. M. ; REDIG, A. ; SIQUEIRA, C. F. O. . Estudo de caso: a inclusão de aluna com deficiência intelectual na pratica cotidiana de uma escola regular. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, São Carlos. Pesquisa e Produção de conhecimento científico em Educação Especial, 2012. p. 8610-8621.

14.
ESTEF, S.; GLAT, R. ; SIQUEIRA, C. F. O. . O perfil e a formação do estagiário mediador para suporte da Educação Inclusiva. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, São Carlos. Pesquisa e Produção de conhecimento científico em Educação Especial, 2012. p. 10325-10339.

15.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. ; CARVALHO, C. A. A. ; REDIG, A. ; VIANNA, M. M. . Planos de ensino individualizados na escolarização de alunos com deficiência intelectual. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, São Carlos. Pesquisa e Produção de conhecimento científico em Educação Especial, 2012. p. 11671-11686.

16.
ESTEF, S.; VIANNA, M. M. . Ensino colaborativo: teoria e prática em diálogo. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, São Carlos. Pesquisa e Produção de conhecimento científico em Educação Especial, 2012. p. 9160-9173.

17.
ESTEF, S.; VIANNA, M. M. ; SIQUEIRA, C. F. O. . Plano Educacional Individualizado - Que ferramenta é essa?. In: VI Congresso Bra Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2011, Londrina. O processo inclusivo na educação e sociedade, 2011. p. 2624-2835.

Apresentações de Trabalho
1.
ESTEF, S.; MACEDO, P. . 'PROCEDIMENTOS PARA AVALIAR O DESEMPENHO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ESTEF, S.; REDIG, A. ; MASCARO, Cristina Angelica . As pesquisas sobre atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na RBEE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. ; MACEDO, P. . Mediadores escolares: Quem são esses profissionais?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ESTEF, S.; MACEDO, P. ; SIQUEIRA, C. F. O. . A formação Docente em Exercício: Considerações sobre o Ensino Colaborativo como Estratégia para a Inclusão Escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ESTEF, S.; REDIG, A. ; EUGENIO, N. . Formação Docente para a Diversidade: A importância de Um Novo Olhar para a Avaliação Escolar a Partir da Diferenciação do Ensino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ESTEF, S.. Estrátegias para Inclusão Escolar: Bidocência em foco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ESTEF, S.. Avaliação escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: novas práticas pedagógicas a partir da mediação escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ESTEF, S.; MASCARO, Cristina Angelica ; REDIG, A. . ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PERSPECTIVAS PARA A VIDA ADULTA E O PLANO INDIVIDUAL DE TRANSIÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ESTEF, S.; REDIG, A. ; EUGENIO, N. . Formação Docente para a Diversidade: A importância de Um Novo Olhar para a Avaliação Escolar a Partir da Diferenciação do Ensino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
ESTEF, S.; MASCARO, Cristina Angelica ; CARLOU, A. . Políticas e Práticas de Inclusão Escolar no Colégio de Aplicação da UERJ: Impactos Sobre a Cultura Escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. ; REDIG, A. . Plano Educacional Individualizado: uma estratégia no processo de inclusão de uma aluna com deficiência intelectual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ESTEF, S.; CARLOU, A. ; SIQUEIRA, C. F. O. . Atendimento Educacional Especializado: Bidocência como estratégia de escolarização de alunos com transtorno do Espectro Autista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ESTEF, S.. Praticas pedagogicas diferenciadas: a bidocência como estratégia no processo de escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MACEDO, P. ; ESTEF, S. ; SIQUEIRA, C. F. O. . Uma escola na baixada fluminense/RJ: Políticas e práticas nas salas de recursos multifuncionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SIQUEIRA, C. F. O. ; ESTEF, S. ; MACEDO, P. . Bidocência e mediação: dois olhares para o ensino colaborativo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ESTEF, S.; MACEDO, P. ; SIQUEIRA, C. F. O. . Ensino colaborativo: práticas que favorecem o processo de escolarização a partir de um colégio publico do estado do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ESTEF, S.. Interação social; comunicação e comportamento: Autismo como reconhecer?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ESTEF, S.. Alunos público alvo da inclusão escolar: conhecendo o TEA (Transtorno do Espectro Autista). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ESTEF, S.. Práticas pedagógicas para inclusão escolar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
ESTEF, S.. Diferenciação no ensino: pensando sobre a Bidocência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
ESTEF, S.. Ensino colaborativo: prática docente diferenciada.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
ESTEF, S.. Bidocência: novos paradigmas na prática escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. ; MACEDO, P. . O processo de inclusão escolar de uma aluna com deficiencia intelectual: um estudo de caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. ; MACEDO, P. . Sala de recursos multifuncionais: políticas e práticas a partir de uma escola na baixada fluminense. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. ; MACEDO, P. . O processo de inclusão escolar de uma aluna com deficciência intelectual: uma experiência de iniciação cientifica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. ; MACEDO, P. . O processo de inclusão escolar de uma aluna com deficiência intelectual: relato de bolsistas de iniciação científica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. . Educação Especial e Educação Inclusiva:um vinculo existente e necessário para a inclusão escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
ESTEF, S.. Ensino colaborativo sob o olhar de uma estagiária mediadora no cotidiano escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. ; REDIG, A. ; CARVALHO, C. A. A. ; CARLOU, A. . O PERCURSO DE ELABORAÇÃO DE UM PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO EM UMA TURMA DE UMA ESCOLA ESPECIALIZADA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
ESTEF, S.. Mediação: novas perspectivas no contexto escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
ESTEF, S.. Ensino Colaborativo: práticas pedagógicas diferenciadas para a inclusão escolar.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
ESTEF, S.. Bidocência: uma estratégia na inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
ESTEF, S.. Ensino colaborativo: dissertando sobre a bidocência e a mediação.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
ESTEF, S.. Pensando no ensino colaborativo como uma prática pedagógica para inclusão escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
ESTEF, S.. Mediação e Bidocência: estratégias diferenciadas na inclusão escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
ESTEF, S.. Ensino colaborativo: uma prática possível a partir da diferenciação do ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. . Conversando sobre o processo de inclusão escolar: Um desafio a partir do ensino colaborativo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
ESTEF, S.. Plano Educacional Individualizado: um instrumento facilitador da inclusão escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
ESTEF, S.; VIANNA, M. M. . Ensino Colaborativo: teoria e prática em diálogo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
ESTEF, S.; CUNHA, N. M. ; REDIG, A. ; SIQUEIRA, C. F. O. . Estudo de Caso: A inclusão de aluna com deficiência intelectual na pratica cotidiana de uma escola regular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
CUNHA, N. M. ; GLAT, R. ; SIQUEIRA, C. F. O. ; ESTEF, S. . O Perfil e a formação do estagiário mediador para suporte da educação inclusiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. ; VIANNA, M. M. ; REDIG, A. ; CARVALHO, C. A. A. . Planos de ensino individualizado na escolarização de alunos com deficiência intelectual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
SIQUEIRA, C. F. O. ; ESTEF, S. . Plano Educacional Individualizado: uma ferramenta para a inclusão escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
VIANNA, M. M. ; ESTEF, S. ; SIQUEIRA, C. F. O. . Plano Educacional Individualizado - Que ferramenta é esta?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
ESTEF, S.. O Papel do mediador no processo de escolarização de crianças com deficiência intelectual, na perspectiva da educação inclusiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
ESTEF, S.; GLAT, R. ; PLETSCH, M. D. ; SIQUEIRA, C. F. O. . Site do grupo de pesquisa. 2013; Tema: Site do grupo de pesquisa. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
ESTEF, S.. EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRECEITOS LEGAIS.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ESTEF, S.. Estratégias diferenciadas de ensino e avaliação das habilidades acadêmicas de alunos com necessidades educacionais especiais abordando o Ensino Superior. 2017. .

3.
ESTEF, S.. Estratégias Diferenciadas de Ensino e Avaliação das habilidades acadêmicas de alunos com necessidades educacionais especiais: abordando os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. .

4.
ESTEF, S.. TRAJETÓRIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ESTEF, S.. TRAJETÓRIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: PRECEITOS POLÍTICOS.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ESTEF, S.. SOBRE ESTATUTOS E LEIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
ESTEF, S.. CONCEITOS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
GLAT, R. ; ESTEF, S. ; MACEDO, P. . Plano de ensino individualizado como estratégia para aprendizagem e inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no sistema público de ensino no Estado do Rio de Janeiro. 2015. (Relatório de pesquisa).

9.
ESTEF, S.; GLAT, R. ; CARLOU, A. ; REDIG, A. . Educação Inclusiva na Educação Infantil. 2014. .

10.
ESTEF, S.; EUGENIO, N. ; GLAT, R. ; VIANNA, M. M. . Práticas Pedagógicas para a inclusão escolar no Instituto de Aplicação da UERJ. 2014. (Relatório de pesquisa).

11.
ESTEF, S.; GLAT, R. ; MACEDO, P. . Relatório tecnico - prestação de contas - 110.919. 2014. (Relatório de pesquisa).

12.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. ; CARVALHO, C. A. A. ; VIANNA, M. M. . Lidando com a diversidade em sala de aula: práticas de inclusão. 2013. .

13.
ESTEF, S.; GLAT, R. . Relatório de Iniciação Ciêntifica. 2012. (Relatório de pesquisa).

14.
ESTEF, S.; CARVALHO, C. A. A. ; VIANNA, M. M. . Inclusão laboral de pessoas com deficiência. 2011. .

15.
ESTEF, S.. Oficina de Jogos e Recreação. 2008. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ESTEF, S.; Schirmer, C.R. Participação em banca de Barbara Frem Barcelos.AUTISMO: Conhecer para compreender. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
ESTEF, S.; REDIG, A.. Participação em banca de Rosângela de Paiva.A percepção dos professores em relação aos alunos com autismo em uma creche pública do município do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
ESTEF, S.; Brito, D.A. Participação em banca de LUCIANA GOMES DA SILVA CARDOZO.Educação de surdos: práticas docentes na perspectiva da Educação Inclusiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
ESTEF, S.; Pereira, E.J. Participação em banca de CÍNTIA NAZARÉ OLIVEIRA PIRES.Inclusão é possível? A visão dos familiares atendidos em uma Escola Especial Municipal e a perspectiva de inclusão na rede regular.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
ESTEF, S.; GLAT, R.. Participação em banca de KATIA REGINA VIEIRA CASTELO BRANCO.POR UMA NOVA FILOSOFIA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: CONTRIBUIÇÃO PARA A DIMINUIÇÃO DAS DIFICULDADES NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário de História da Educação Especial: Pesquisas, Poli´ticas e Formação de Professores.Histórias de vida na Educação Especial. 2017. (Seminário).

2.
IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário.PROCEDIMENTOS PARA AVALIAR O DESEMPENHO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Seminário).

3.
Semana Pedagógica.Avaliação e perspectivas do prodocência. 2017. (Seminário).

4.
VII Fórum de Autodefensoria das Apaes do Estado do Rio de Janeiro.Autodefensoria e Autogestão. 2017. (Outra).

5.
I congresso internacional de Educação Especial e Inclusiva. As pesquisas sobre atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na RBEE. 2016. (Congresso).

6.
IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e interculturalidade.Formação Docente para a Diversidade: A importância de Um Novo Olhar para a Avaliação Escolar a Partir da Diferenciação do Ensino. 2016. (Seminário).

7.
IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e interculturalidade.Mediadores escolares: Quem são esses profissionais?. 2016. (Seminário).

8.
IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e interculturalidade.A formação Docente em Exercício: Considerações sobre o Ensino Colaborativo como Estratégia para a Inclusão Escolar. 2016. (Seminário).

9.
IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: Didática e Avaliação. Atendimento Educacional Especializado: Bidocência como estratégia de escolarização de alunos com transtorno do Espectro Autista. 2015. (Congresso).

10.
VII Seminário Internacional As Redes Eduactivas e as Tecnologias: Movimentos sociais e a educação.Os impactos frente ao processo de inclusão de aluna com deficiência intelectua. 2015. (Seminário).

11.
12ª jornada de educação especial: ciência e conhecimento em educação especial.Ensino colaborativo: práticas que favorecem o processo de escolarização a partir de um colégio publico do estado do Rio de Janeiro. 2014. (Outra).

12.
FLISC - Feira literário do Colegio Pedro II - campus São Cristovão. A turma 201 e as aventuras medonhas. 2014. (Feira).

13.
I Seminário internacional de inclusão escolar: práticas em diálogo.Bidocência e mediação: dois olhares para o ensino colaborativo. 2014. (Seminário).

14.
VIII seminario educação inclusiva em contextos.Praticas pedagogicas diferenciadas: a bidocência como estratégia no processo de escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais. 2014. (Seminário).

15.
As Rede Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade..Coordenadora da sessão de comunicação oral.. 2013. (Seminário).

16.
Encontro dialogico - As contribuições da neuropsicologia para aprendizagem.. 2013. (Encontro).

17.
I Seminário de Psicologia e Educação: Questões sobre a Inclusão na Escola. 2013. (Seminário).

18.
V EPAD - Encontro dos professores da associa de docentes do Colégio Pedro II. 2013. (Encontro).

19.
XVII Semana de Educação - Educação e Contemporaneidade.Ensino Colaborativo sob o olhar de uma estagiária mediadora no cotidiano escolar. 2013. (Seminário).

20.
Defesa de dissertação de Adriana R.S de Menezes "Inclusão escolar de alunos com autismo: quem ensina e quem aprende?. 2012. (Outra).

21.
Defesa dissertação de Cristina Angélica A.C.Mascaro "Capacitação de pessoas com deficiência intelectual para o trabalho: estudo de caso de um curso de educação profissional". 2012. (Outra).

22.
Exame de qualificação "PRáticas de letramento em ambiente virtual de aprendizagem para alunos com deficiencia intelectual - Autora Mara Lúcia Reis Monteiro da Cruz. 2012. (Outra).

23.
Inclusão: Desafios e Possibilidades no Século XXI.Plano Educacional Individualizado: uma ferramenta para a inclusão escolar. 2012. (Seminário).

24.
IV Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. 2012. (Congresso).

25.
IV Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. Conversando sobre o Processo de Inclusão Escolar: Um desafio a partir do Ensino Colaborativo. 2012. (Congresso).

26.
Palestra "Impacto da violencia no desenvolvimento e aprendizagem infantil" - Profs. Drs. Dennis Hunt (university of Mariland) e Gail Tripp e Emi Furukawa .. 2012. (Outra).

27.
Palestra "Impacto do Transtorno de Deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) sobre a capacidade de aprendizagem, comportamento e controle das emoções de crianças e adolescentes" - Profs Drs. Dennis Hunt, Gail Tripp e Emi Furukawa. 2012. (Outra).

28.
Um Olhar sobre o desenvolvimento humano: a possibilidade como perspectiva. 2012. (Oficina).

29.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial.Ensino Colaborativo: uma alternativa de prestação de serviços em educacão especial e apoio a inclusão escolar.. 2012. (Oficina).

30.
Workshop: Transtorno Global do Desenvolvimento e Inclusão Escolar. 2012. (Outra).

31.
20ª Semana de Inicição cientifica.Monitora da Semana de Iniciação cientifica. 2011. (Encontro).

32.
Emprego Customizado: Uma Estratégia de Inclusão Laboral. 2011. (Oficina).

33.
Exame de qualificação "Ainclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino fundamental de uma escola pública federal Autora Patrícia Braun. 2011. (Outra).

34.
Exame de qualificação - História de vida de alunos com deficiencia intelectual: a deficiencia, a escola e a cconstrução de conhecimento relatados pelos suujetios da educação - Autora Katiuscia Antunes. 2011. (Outra).

35.
I Simposio Internacional sobre Disability Studies. 2011. (Simpósio).

36.
SEminário de Inclusão:deficiência intelectual e autismo em foco. 2011. (Seminário).

37.
Transição Escola Vida Adulta para pessoas com deficiencias. 2011. (Oficina).

38.
VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Plano Educacional Individualizado - Que Ferramenta é está ?. 2011. (Congresso).

39.
XVI Semana da Educação.O papel do mediador no processo de escolarização de crianças com deficiência intelectual. 2011. (Encontro).

40.
XVI Semana da Educação. 2011. (Encontro).

41.
Defesa de dissertação - A sala de recusros como suporte à Educação Inclusiva - Autora Thyene da S. Burkle. 2010. (Outra).

42.
II Seminário de Pedagogia Institucional - I Seminário sobre o Professora da ed Educação Inclusiva: Humanização do posto d de trabalho.Palestras Plíticas Públicas de Inclusão e Educação continuada. 2010. (Seminário).

43.
II Seminário Perspectivas da Atuação do Pedagogo.Pedagogo em Espaços Não Escolares. 2010. (Seminário).

44.
I Conferência de Educação nas Prisões de Mato Grosso do Sul. As relações entre Gestão, Perspectivas e Avanços. 2009. (Congresso).

45.
II Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial Corumbá e Ladário. 2009. (Outra).

46.
II Congresso internacional Brasil, Paraguai, Bolivia:Fronteira, cultura e interdisciplinaridade.A Origem da Linguagem e do Pensamente de Vyugotsky. 2009. (Oficina).

47.
II Congresso Internacional Brasil, Paraguai, Bolívia:Fronteira, cultura e interdisciplinaridade.A origem da linguagem e do pensamento de Vygotsky. 2009. (Outra).

48.
III Encontro de PRomoção ao Protagonismo Na População Jovem.Violencia e Seus Efeitos na População Jovem. 2009. (Encontro).

49.
IV Seminário Municipal de Educação Infantil.Encontro Municipal de Educação Infantil. 2009. (Seminário).

50.
Projeto de Extensão Curtas-Metragens.Discussões de Temas Contemporâneos e da Condição Heumana pela Lente do Cinema. 2009. (Outra).

51.
Curso de Educação Patrimonial. 2008. (Outra).

52.
Festival América do Sul.Oficina de Conto. 2008. (Oficina).

53.
Festival América do Sul.Oficina de Teatro e Contação de Estórias para Crianças. 2008. (Oficina).

54.
Forum do Estatuto da Criança e do Adolescente.18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente : Avanços e Desafios. 2008. (Outra).

55.
III Seminário Municipal da Educação Infantil.Encontro Municipal da Educação Infantil. 2008. (Seminário).

56.
Oficina de Brinquedos de Sucata.Brinquedos de Sucata. 2008. (Oficina).

57.
Projeto de Extensaõ - Navengando no rio dos Sonhos.Grupo de Estudo - O Trabalho Docente na Realidade das Comunidades Isoladas. 2008. (Outra).

58.
Quebra Torto com Letras.Atividade Literária. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ESTEF, S.; PLETSCH, M. D. . Seminário de História da Educação Especial: Pesquisas, Políticas e Formação de Professores. 2017. (Congresso).

2.
ESTEF, S.. IV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO. 2015. (Congresso).

3.
ESTEF, S.. AS Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade. 2013. (Congresso).

4.
ESTEF, S.; CARVALHO, C. A. A. ; VIANNA, M. M. ; SIQUEIRA, C. F. O. . Mini curso Lidando com a Diversidade em sala de aula: práticas de incluisão. 2013. (Congresso).

5.
GLAT, R. ; LUECKING, R. ; ESTEF, S. ; NUNES, F. . Oficina "Inclusão Laboral de Pessoas com Deficiência". 2011. (Outro).

6.
ESTEF, S.. 20ª Semana de Iniciação Científica. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Romênia Moza. O PERCURSO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Suzanli Estef.

2.
India Marinho dos Santos Nunes. A importância da inserção de alunos com necessidades educacionais especiais no contexto educacional hodierno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Suzanli Estef.

3.
Marta Cristina Oliveira dos Santos. A educação inclusiva nas escolas públicas de ensino fundamental ?uma comparação entre os municípios de Japeri e Queimados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Suzanli Estef.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. . Educação Especial e Educação Inclusiva:um vinculo existente e necessário para a inclusão escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ESTEF, S.. Ensino Colaborativo: práticas pedagógicas diferenciadas para a inclusão escolar.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ESTEF, S.. Bidocência: uma estratégia na inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ESTEF, S.. Ensino colaborativo: dissertando sobre a bidocência e a mediação.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ESTEF, S.. Pensando no ensino colaborativo como uma prática pedagógica para inclusão escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ESTEF, S.. Mediação e Bidocência: estratégias diferenciadas na inclusão escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ESTEF, S.. Ensino colaborativo: uma prática possível a partir da diferenciação do ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SIQUEIRA, C. F. O. ; ESTEF, S. ; MACEDO, P. . Bidocência e mediação: dois olhares para o ensino colaborativo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ESTEF, S.; MACEDO, P. ; SIQUEIRA, C. F. O. . Ensino colaborativo: práticas que favorecem o processo de escolarização a partir de um colégio publico do estado do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ESTEF, S.. Interação social; comunicação e comportamento: Autismo como reconhecer?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ESTEF, S.. Alunos público alvo da inclusão escolar: conhecendo o TEA (Transtorno do Espectro Autista). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ESTEF, S.. Diferenciação no ensino: pensando sobre a Bidocência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ESTEF, S.. Ensino colaborativo: prática docente diferenciada.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. ; MACEDO, P. . O processo de inclusão escolar de uma aluna com deficiencia intelectual: um estudo de caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. ; MACEDO, P. . O processo de inclusão escolar de uma aluna com deficciência intelectual: uma experiência de iniciação cientifica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ESTEF, S.; SIQUEIRA, C. F. O. ; MACEDO, P. . O processo de inclusão escolar de uma aluna com deficiência intelectual: relato de bolsistas de iniciação científica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ESTEF, S.; GLAT, R. ; CARLOU, A. ; REDIG, A. . Educação Inclusiva na Educação Infantil. 2014. .


Redes sociais, websites e blogs
1.
ESTEF, S.; GLAT, R. ; PLETSCH, M. D. ; SIQUEIRA, C. F. O. . Site do grupo de pesquisa. 2013; Tema: Site do grupo de pesquisa. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 24:23:23