Bruno Kloss Hypólito

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7794471886357068
  • Última atualização do currículo em 27/12/2018


Professor de História da rede privada de ensino básico, com experiência em Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Mestre em História Contemporânea Ibero-Americana pelo Programa de Pós-Graduação da PUCRS. Graduado em Licenciatura e Bacharelado na Faculdade de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno Kloss Hypólito
Nome em citações bibliográficas
HYPÓLITO, B. K.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em História.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: O Cinema e a querela de Memórias do Franquismo na Espanha contemporânea: os casos de Silencio Roto e El Laberinto del Fauno,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Marçal de Menezes Paredes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Memória Coletiva; Cinema; Guerra Civil Espanhola; Franquismo; Silencio Roto; El Laberinto del Fauno.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Cinema.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Iberoamericana.
2006 - 2010
Graduação em História.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: O Labirinto do Fauno: o embate político-ideológico e social na disputa pela memória espanhola.
Orientador: Jante Silveira Abrão.




Formação Complementar


2011 - 2011
História, Memória e Patrimônio. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de História - Sede, ANPUH/Sede, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista BPA/PUCRS, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista pelo Programa Bolsa de Pesquisa para Alunos da Graduação da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul sob a orientação da professora Doutora Janete Silveira Abrão.


Tribunal Regional Federal da 4ª Região, TRF4, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25
Outras informações
Foi estagiário na Divisão de Memória e Informação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.


Câmara Rio Grandense do Livro, CRL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio temporário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolveu atividades no Balcão de Informações da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre, no período de 16 de outubro à 15 de novembro de 2006.


Colégio Marista Rosário, ROSÁRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de História do Ensino Fundamental, Carga horária: 24
Outras informações
Cargo: Professor de História no Ensino Fundamental Anos Finais, 24 h/aula. Principais atividades: Professor de História, ministrei aulas para turmas de 6º, 7º e 8º Anos do Ensino Fundamental; conselheiro de turma e orientador de projetos de Iniciação Científica. Cargo: Assessor da Área de Ciências Humanas para Ensino Fundamental Anos Finais e Anos Iniciais, 4h/semana. Principais atividades: Assessorar professores do Ensino Fundamental no processo pedagógico dentro da área das Ciências Humanas para a construção de material didático, seleção de livros didáticos, organização de projetos e sequências didáticas, dos Anos Iniciais aos Anos Finais do Ensino Fundamental.


Colégio Marista Champagnat, CHAMPAGNAT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2018
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 9
Outras informações
Cargo: Professor de História no Ensino Médio, 9 h/aula. Principais atividades: Professor de História, ministrei aulas para turmas de 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio; conselheiro de turma e orientador de projetos de Iniciação Científica.


Colégio Salesiano Dom Bosco, DOM BOSCO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Histórioa, Carga horária: 20
Outras informações
Cargo: Professor de História no Ensino Fundamental Anos Finais, 20 h/aula. Principais atividades: Professor de História, ministrei aulas para turmas de 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental.


Instituto São Francisco Unidade Santa Família, SANTA FAMÍLIA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Histórioa, Carga horária: 6
Outras informações
Cargo: Professor de História no Ensino Médio, 6 h/aula. Principais atividades: Professor de História, ministrei aulas para turmas de 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio; orientador de projetos de Iniciação Científica.



Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Oficina do Historiador


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História Contemporânea.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História Social.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Cinema.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Memória.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Iberoamericana.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Política.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HYPÓLITO, B. K.2010HYPÓLITO, B. K.. Relatório Tovo: a investigação de um crime em Porto Alegre na década de 1960. Oficina do Historiador, v. 2, p. 51-65, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
HYPÓLITO, B. K.. O Labirinto do Fauno: o embate político-ideológico entre duas concepções de Espanha. In: Janete Silveira Abrão. (Org.). Espanha - Política e Cultura. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010, v. 1, p. 66-78.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HYPÓLITO, B. K.. Cinema, sociedade e política: os filmes sobre a Guerra Civil durante o Franquismo (1939-1975). In: Simpósio Internacional: Imagem, Cultura Visual e História da Arte, 2012, Porto Alegre. CD dos Anais do Simpósio Internacional Imagem, Cultura Visual e História da Arte, 2012.

2.
HYPÓLITO, B. K.. Entre o Lembrar e o Esquecer ? as políticas de memória na Espanha em comparação com Argentina e Chile. In: XI Encontro Estadual de História: História, Memória e Patrimônio, 2012, Rio Grande. Anais eletrônicos, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HYPÓLITO, B. K.. O Cinema como Lugar de Memória na Espanha pós-franquista: a inserção dos filmes Silencio Roto (Montxo Armendáriz, 2001) e El Laberinto del Fauno (Guillermo Del Toro, 2006).. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011, São Paulo. Anais Eletrônicos. São Paulo: ANPUH-SP, 2011. v. 1. p. 1-11.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HYPÓLITO, B. K.. A Guerra Civil Espanhola nas telas de cinema durante o Franquismo (1939-1975). In: XI Fórum FAPA - Conhecimento: fazendo a diferença, 2012, Porto Alegre. Caderno de Resumos', 2012.

2.
HYPÓLITO, B. K.. O Labirinto do Fauno: o embate político-ideológico e simbólico entre duas concepções de Espanha. In: X SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUCRS, 2009, Porto Alegre. X Salão de Inciação Científica da PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

3.
HYPÓLITO, B. K.. O Labirinto do Fauno: o embate político-ideológico e simbólico entre duas concepções de Espanha. In: XXI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS, 2009, Porto Alegre. XXI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

4.
HYPÓLITO, B. K.. O Labirinto do Fauno: o embate político-ideológico, simbólico e identitário entre duas concepções de Espanha. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS IBERO-AMERICANOS, 2008, Porto Alegre. VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS IBERO-AMERICANOS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
HYPÓLITO, B. K.. Entre o Lembrar e o Esquecer: as políticas de memória na Espanha em comparação com Argentina e Chile. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HYPÓLITO, B. K.. Cinema, sociedade e política: os filmes sobre a Guerra Civil durante o Franquismo (1939-1975). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
HYPÓLITO, B. K.. A Guerra Civil Espanhola nas telas de cinema durante o Franquismo (1939-1975). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
HYPÓLITO, B. K.. O Cinema como Lugar de Memória na Espanha pós-franquista: a inserção dos filmes Silencio Roto (Montxo Armendáriz, 2001) e El Laberinto del Fauno (Guillermo Del Toro, 2006).. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
HYPÓLITO, B. K.. Brasilianas: a outra obra de Humberto Mauro como contraponto ao projeto nacionalista de filmes educativos do INCE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
HYPÓLITO, B. K.. O Labirinto do Fauno: o embate político-ideológico e simbólico entre duas concepções de Espanha. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
HYPÓLITO, B. K.. O Labirinto do Fauno: o embate político-ideológico e simbólico entre duas concepções de Espanha. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio Internacional: Imagem, Cultura Visual e História da Arte.Cinema, sociedade e política: os filmes sobre a Guerra Civil durante o Franquismo (1939-1975). 2012. (Simpósio).

2.
XI Encontro Estadual de História - História, memória e patrimônio.Entre o Lembrar e o Esquecer: as políticas de memória na Espanha em comparação com Argentina e Chile. 2012. (Encontro).

3.
XI Fórum FAPA - Conhecimento fazendo a diferença.A Guerra Civil Espanhola nas telas de cinema durante o Franquismo (1939-1975). 2012. (Encontro).

4.
Ciclo de Cine-debate A Espanha em Guerra: Guerra Civil, Revolução e Cotidiano do Medo.La Hora de los Valientes. 2011. (Seminário).

5.
Congresso Internacional História, Memória e Justiça. 2011. (Congresso).

6.
Seminário Internacional Estado e Sociedade Civil - As Ditaduras na América Latina do Século XX. 2011. (Seminário).

7.
XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300846907_ARQUIVO_OCinemacomoLugardeMemorianaEspanha-textoANPUH2011.pdf. 2011. (Simpósio).

8.
XI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUCRS.Brasilianas: a outra obra de Humberto Mauro como contraponto ao projeto nacionalista de filmes educativos do INCE. 2010. (Outra).

9.
XI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUCRS.Brasilianas: a outra obra de Humberto Mauro como contraponto ao projeto nacionalista de filmes educativos do INCE. 2010. (Outra).

10.
XVI JORNADA DE ESTUDOS DO ORIENTE ANTIGO. 2010. (Congresso).

11.
AMÉRICA LATINA INSURGENTE. 2009. (Seminário).

12.
CICLO DE CINEMA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: A PROVA DOS 9. 2009. (Outra).

13.
X SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUCRS.O Labirinto do Fauno: o embate político-ideológico e simbólico entre duas concepções de Espanha. 2009. (Outra).

14.
X SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUCRS.O Labirinto do Fauno: o embate político-ideológico e simbólico entre duas concepções de Espanha. 2009. (Outra).

15.
XXI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS.O Labirinto do Fauno: o embate político-ideológico e simbólico entre duas concepções de Espanha. 2009. (Outra).

16.
XXI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS.O Labirinto do Fauno: o embate político-ideológico e simbólico entre duas concepções de Espanha. 2009. (Outra).

17.
OFICINA DE ANÁLISE DE FILMES. 2008. (Oficina).

18.
VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS IBERO-AMERICANOS. O LABIRINTO DO FAUNO: O EMBATE POLÍTICO-IDEOLÓGICO, SIMBÓLICO E IDENTITÁRIO ENTRE DUAS CONCEPÇÕES DE ESPANHA. 2008. (Congresso).

19.
CICLO DE PALESTRAS DE HISTÓRIA DA IGREJA MEDIEVAL. 2007. (Outra).

20.
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS IBERO-AMERICANOS. 2006. (Congresso).



Outras informações relevantes


Recebeu o prêmio "Destaque" no VII Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos pelo pôster referente ao trabalho 'O Labirinto do Fauno: o embate político-ideológico, simbólico e identitário entre duas concepções de Espanha'. (2008)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 12:49:13