Renata Peres Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2789046026154369
  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista-UNESP (2017) e Mestra em Educação pela UNESP (2011). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina-UEL (2008). Realizou estágio de doutorado sanduíche no Instituto de Filosofía del Consejo Superior de Investigación Científica?CSIC/Madrid e na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É pesquisadora do grupo Teoria Crítica: Filosofia, Educação e Cultura da UNESP. Professora Adjunta do Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE), Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Crítica e Educação; Teoria do Currículo; Política e Gestão Educacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Peres Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, R. P.;BARBOSA, Renata Peres.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação.
Rua General Carneiro
Centro
80060150 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33605148


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
com período sanduíche em Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Orientador: José Antônio Zamora Zaragoza).
Título: Pensamento pós-crítico, currículo e teoria crítica: aproximações, tensões, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Sinésio Ferraz Bueno.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Desdobramentos Epistemológicos da Modernidade: Similaridades e Divergências da crítica frankfurtiana à oposição positivismo e dialética no debate educacional,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Sinésio Ferraz Bueno.
Palavras-chave: Conhecimento em Educação; Investigação Educacional no Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2006 - 2008
Aperfeiçoamento em Habilitação em Língua e Cultura Francesa. (Carga Horária: 2400h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: -. Ano de finalização: 2008.
2005 - 2008
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Reflexões Epistemológicas acerca da Práxis Educativa.
Orientador: Rosângela Aparecida Volpato.




Formação Complementar


2013
FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2015 - 2015
10º Taller de Crítica Cinematográfica de Madrid. (Carga horária: 18h).
Comunidad de Madrid, COMUNIDAD DE MAD, Espanha.
2015 - 2015
Espanhol (B1 e B2). (Carga horária: 60h).
Centro de Estudios Europa, CEE-IDIOMAS, Espanha.
2015 - 2015
Controle Social. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2015 - 2015
Curso de posgrado en Teoría Critica. (Carga horária: 30h).
Consejo Superior de Investigaciones Científicas, CSIC, Espanha.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Colaborador técnico, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou como pedagoga na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais em Políticas Educacionais I
04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Letras Libras.
02/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo: Teoria e Prática
Organização do Trabalho Pedagógico
Prática Pedagógica C ? Estágio Supervisionado na Organização Escolar

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40

Atividades

2014 - 2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Londrina, .

Cargo ou função
Membro da Subcomissão de Políticas Culturais da UTFPR.
08/2013 - 11/2014
Ensino, Programa Especial de Formação Pedagógica (PARFOR), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Supervisora de Estágio Curricular Obrigatório
08/2014 - 10/2014
Ensino, Programa Especial de Formação de Docente, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria do Currículo . Carga Horária 40h
08/2014 - 10/2014
Ensino, Programa Especial de Formação de Docentes (PARFOR), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria do Currículo. Carga horária: 40h
09/2013 - 10/2014
Outras atividades técnico-científicas , Campus Londrina, Campus Londrina.

Atividade realizada
Subcomissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação ? CIS (membro titular).
08/2013 - 10/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Londrina, .

Cargo ou função
Presidente do Colegiado do Programa Especial de Formação Pedagógica.
11/2011 - 10/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Londrina, .

Cargo ou função
COORDENADORA DO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO CÂMPUS LONDRINA.
08/2013 - 10/2013
Ensino, Programa Especial de Formação Pedagógica (PARFOR), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria do Currículo. Carga Horária: 40h
05/2012 - 07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Londrina, .

Cargo ou função
Presidente do Colegiado do Curso do Programa Especial de Formação Pedagógica.
03/2013 - 05/2013
Ensino, Programa Especial de Formação Pedagógica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria do Currículo. Carga horária: 40h
10/2012 - 03/2013
Direção e administração, Campus Londrina, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Educação.
08/2012 - 02/2013
Ensino, Especialização em Educação de Jovens e Adultos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A Estruturação do Currículo na Educação de Jovens e Adultos
01/2012 - 01/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Londrina, .

Cargo ou função
Responsável pelo Núcleo de Ensino - NUENS.
11/2011 - 02/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Londrina, .

Cargo ou função
COMISSÃO DE PLANEJAMENTO E CAPACITAÇÃO DE 2012.
10/2011 - 02/2012
Ensino, Programa Especial de Formação Pedagógica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação. Carga Horária: 70h
10/2011 - 02/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Londrina, .

Cargo ou função
COMISSÃO PARA DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOS SERVIDORES.
11/2010 - 09/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Cornélio Procópio, .

Cargo ou função
INTEGRANTE DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO.
11/2010 - 09/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Cornélio Procópio, .

Cargo ou função
INTEGRANTE DO COLEGIADO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS.
03/2010 - 09/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Cornélio Procópio, .

Cargo ou função
INTEGRANTE DA COMISSÃO DA AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE.
06/2010 - 10/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Cornélio Procópio, .

Cargo ou função
INTEGRANTE DA COMISSÃO DA FEIRA DAS PROFISSÕES DA EXPOUT.

Consejo Superior de Investigaciones Científicas, CSIC, Espanha.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora - Doutorado sanduíche, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio de pesquisa de Doutorado em Educação realizado no Instituto de Filosofia do Centro de Ciências Humanas e Sociais do ?Consejo Superior de Investigaciones Científicas ? CSIC?, em Madri ? Espanha, sob a supervisão do professor Dr. José Antonio Zamora Zaragoza, realizado no período de 01 de abril a 30 de setembro de 2015. Bolsa de estudo concedida pelo Programa de Doutorado Sanduíche ? Capes.


Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Mobilidade Acadêmica, Enquadramento Funcional: Estágio de Doutoradp, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio de doutorado realizado na Universidade de Coimbra/Portugal (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação), sob supervisão do professor João Manuel de Oliveira Ribeiro, no período de de 01 a 20 de fevereiro de 2015. Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional - Bolsista AUIP ? Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Doutorado em Educação

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: estudante, Enquadramento Funcional: Mestrado em Educação


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
Docente do Departamento de Educação Área: Política e Gestão da Educação

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação

Atividades

08/2012 - 01/2013
Ensino, Pedagogia (PARFOR), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais
07/2012 - 12/2012
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional e Organização Escolar
03/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Educação Infantil
03/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenação do Trabalho Pedagógico em Movimentos Sociais
02/2006 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação Comunicação e Artes, Centro de Educação Comunicação e Artes.

Atividade realizada
MONITORIA ACADÊMICA - DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO.

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LONDRINA, CMEL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Conselheira suplente, Enquadramento Funcional: Representante suplente das IES
Outras informações
Representante suplente das Instituições de Ensino Superior.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Implicações das políticas curriculares na escola: Razão Instrumetal, Semiformação e Barbárie.
Descrição: O atual contexto histórico tem demonstrado avanços na agenda conservadora, como é o caso do movimento da Escola sem partido, que põe em risco o próprio sentido da formação escolar. Esse movimento, que remonta a uma educação neutra e não-ideológica, tem ganhado visibilidade e força política, que incide diretamente no papel da escola e da formação. O Programa tem se apresentado nos debates educativos, na defesa de uma suposta neutralidade na educação, contrários ao que denominam de ?doutrinação? dos estudantes. O que ocorre, é que os pressupostos desse movimento representam uma crítica aos próprios princípios democráticos e formativos, uma ameaça à escola e à educação democrática ao inviabilizar suas potencialidades crítica. Ficamos a mercê de discursos pautados numa racionalidade instrumental, que ofusca as contradições sociais e suas mazelas, reforçando aquilo que os teóricos franfkurtianos já nos advertiram. Ao considerar que o movimento têm ganhado força no desenvolvimento de Projetos de Lei e nos debates escolares, tal debate incide diretamente sobre a função social da escola, do currículo e o papel do professor. Nesse sentido, propomos-nos, neste projeto, realizar uma análise crítica do movimento escola sem partido, à luz dos referenciais da Teoria Crítica da Sociedade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2017
Semicultura e regressão no mundo contemporâneo
Descrição: A problemática central desta pesquisa consiste na análise da unidimensionalização da sociedade contemporânea a partir dos referenciais conceituais da Teoria Crítica. Esta configura-se como instrumento fundamental para a compreensão crítica da perpetuação da incapacidade de transcendência negativa frente aos fatos e dados políticos, econômicos e sociais. A abordagem desta problemática desdobra-se em dois objetivos centrais. 1)Articular a semicultura ao tipo de regressão analisado por Adorno em seu artigo Superstição de segunda mão. Buscaremos compreender de que maneira esse tipo de regressão torna-se majoritária no mundo globalizado atual, comprometendo decisivamente a dimensão emancipadora da cultura. 2)Compreender a relação entre semicultura, indústria cultural e globalização econômica. Partiremos do pressuposto de que o capitalismo globalizado de nossos dias é a base material da semicultura, de tal maneira que esta não pode ser pensada sem a conexão necessária com as relações de produção hegemônicas atualmente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2008
Complexidade e Educação
Descrição: Considerando a contribuição da filosofia para a educação como o processo de problematização das questões relativas à educação e à escola, o método de pesquisa escolhido é o filosófico, pautado pela preocupação central de refletir sobre os fenômenos educativos. A problemática que norteará a pesquisa é a busca de compreensão acerca do que significa conhecer na perspectiva da complexidade e sua articulação com os processos pedagógicos. Pretendemos realizar um estudo da obra de Edgar Morin, criador e sistematizador da Epistemologia da Complexidade, intitulada o Método, organizada em seis volumes, através de leituras, discussões e reflexões em grupos de estudos organizados e realizados pela equipe de trabalho. Intentamos obter como resultados, o aprofundamento da compreensão a respeito da questão do conhecimento no mundo atual, articulando-o aos problemas que a escola e a sociedade como um todo vem vivenciando; a contribuição na formação de estudantes da área educacional no que diz respeito à compreensão acerca da pesquisa filosófica como forma de construção de conhecimento pedagógico e as suas possibilidades para o enfrentamento dos problemas contemporâneos e a busca de diálogo com a comunidade filosófica e científica através da disseminação de resultados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Renata Peres Barbosa - Integrante / Rosângela Aparecida Volpato - Coordenador / Márcia Bastos de Almeida - Integrante / Rosana Mara Cerebelli Nechar - Integrante / Genipo Soares de Oliveira Neto - Integrante / Flaviane Pelloso Molina Freitas - Integrante / Rafael Marques França - Integrante / José Henrique Bezerra Mantovani - Integrante / Marcos Fernandes - Integrante / Mariana Cesar Verçosa Silva - Integrante.
2005 - 2007
Mídia e Educação
Descrição: Espera-se que esta pesquisa contribua na atualização profissional de professores em serviço e em formação no curso de pedagogia da UEL no que se refere a educação para a mídia, diante da mobilidade espacial e temporal característica de nossa época empregnada pela abrangência das tics (tecnologia de comunicação e informação). Além disso, nos permitirá conhecer as concepções dos educadores da educação infantil e fundamental e dos educadores formadores desses educadores diante da influência da mídia sobre a formação da criança e o papel da escola nesse processo. A coleta de dados deverá subsiar ações que possam propiciar a formação do professor, contribuindo para um repensar sobre a atuação deste profissional frente às mudanças tecnológicas da sociedade. Esperamos que tanto os alunos do curso de pedagogia, quanto professores em serviço possam refletir sobre o seu papel na sociedade, repensando suas práticas, o currículo e uma nova forma de lidar com as tecnologias de comunicação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Política e Gestão da Educação: contribuições para a Formação de Pedagogos que atuam na coordenação do trabalho pedagógico em espaços de educação formal e não-formal.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
As Políticas Educacionais no Cenário brasileiro: a Gestão dos Sistemas Educativos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2005 - 2005
Filosofia e Filosofia da Educação na escola: Uma reflexão-ação com alunos e professores das 8ªséries do ensino fundamental do colégio estadual professor José Aloisio Aragão - Colégio de Aplicação/UEL.
Descrição: estudo de textos sobre os temas, a partir de diversos autores, analise e produção textual; leitura dos livros: Pedagogia do Oprimido (Paulo Freire) e estudos sobre o mesmo; participação de grupos de estudos condizentes com as temáticas estudadas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Menção Honrosa (melhor trabalho apresentado na categoria de iniciação científica), UNOPAR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBOSA, Renata Peres.2016BARBOSA, Renata Peres.. O formalismo da razão e suas implicações para o processo formativo. Revista Trilhas Pedagógicas, v. 6, p. 38-50, 2016.

2.
BARBOSA, Renata Peres.2015BARBOSA, Renata Peres.. Impasses modernos e o debate sobre a formação: algumas problematizações. Saberes (Natal), v. 1, p. 21-31, 2015.

3.
BARBOSA, Renata Peres.2015BARBOSA, Renata Peres.. Resenha da obra: Introdução a Sociologia (Norbert Elias). Educação (Rio Claro. Online), v. 25, p. 390-395, 2015.

4.
BARBOSA, R. P.2010BARBOSA, R. P.; ARAUJO, F. . O Estado e as Reformas pós década de 90:movimentos sociais, terceiro setor e educação não-formal.. Aurora (UNESP. Marília), v. V, p. 24-31, 2010.

5.
BARBOSA, R. P.2010BARBOSA, R. P.. Reflexões acerca da Educação na era dos meios de comunicação de massa.. Revista Iluminart, v. 1, p. 102-110, 2010.

6.
BARBOSA, R. P.2009BARBOSA, R. P.; VOLPATO, R. A. . O paradigma moderno e o estatuto de cientificidade da educação. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, v. 10, p. 55-62, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
BARBOSA, Renata Peres.. Implicações da nova estrutura de poder na organização da escola. In: Fuchs, C; Schwengber, I. L; Schutz, J. A. (Org.). Educação, escola e contemporaneidade: questões e diálogos. 1ed.São Carlos: Pedro e João editores, 2018, v. 1, p. 107-126.

2.
BARBOSA, Renata Peres.. Considerações Sobre Do Processo De Institucionalização Da Escola No Brasil: Traçando Um Caminho Acerca Dos Elementos De Cientificidade. In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). Grandes temas da educação nacional. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2018, v. 2, p. 39-50.

3.
BARBOSA, Renata Peres.. A dialética negativa e o debate sobre a diferença. In: José Carlos Morgado, Hildizina Norberto Dias e Joana Sousa. (Org.). Currículo, ideologia, teorias e políticas educacionais. 1ed.: Biblioteca ANPAE, 2017, v. , p. 957-965.

4.
BARBOSA, Renata Peres.. A recepção do debate pós-crítico no campo do currículo no Brasil: provocações. In: Márcia Angela da Silva Aguiar, José Augusto de Brito Pacheco e Geovana Mendonça Lunardi Mendes. (Org.). Currículo, cultura, inclusão e diferenças. 1ed.Recife: Biblioteca ANPAE, 2017, v. , p. 832-838.

5.
BARBOSA, Renata Peres.; ANDRADE, Noemia do Nascimento . Reflexões sobre o Currículo Escolar: possibilidades na Educação de Jovens e Adultos. In: Alessandra Dutra (et al). (Org.). I SEA - Seminário de ensino e aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2014, v. , p. 105-115.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUERGOLETTO, G. B. ; BARBOSA, Renata Peres. . princípios e práticas da gestão da economia solidária como subsídio para o ensino da administração: busca por pressupostos. In: Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: em defesa da Escola Pública e Democrática em tempos de projetos de Escola sem Partidos, 2018, Presidente Prudente - SP. Anais do Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: em defesa da Escola Pública e Democrática em tempos de projetos de Escola sem Partidos, 2018.

2.
GUERGOLETTO, G. B. ; BARBOSA, R. P. . PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO SUBSÍDIO PARA O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO: BUSCA DE PRESSUPOSTOS SOBRE SEUS PRINCÍPIOS E PRÁTICAS. In: XI Seminário do Trabalho: O Futuro do Trabalho no Século XXI, 2018, Marília. Anais do XI Seminário do Trabalho O Futuro do Trabalho no Século XXI, 2018.

3.
BARBOSA, Renata Peres.. Ensaio sobre a dialética do esclarecimento: reflexões, provocações educativas. In: XIII Congresso nacional de Educação/EDUCERE 2017 e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE / VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, 2017, CURITIBA. Anais do XIII Congresso nacional de Educação/EDUCERE 2017 e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE / VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, 2017. p. 1-13.

4.
BARBOSA, Renata Peres.; BUENO, Sinésio Ferraz . A dialética negativa e a mobilização do conceito de diferença. In: X Congresso Internacional de Teoria Crítica: ?Tecnologia, Violência, Memória?, 2016, São Carlos. Anais do X Congresso Internacional de Teoria Crítica: ?Tecnologia, Violência, Memória?, 2016. p. 1-13.

5.
BENETI, P. ; BARBOSA, Renata Peres. . Relato de experiência: reflexões sobre o processo educativo na disciplina de circuitos elétricos simples. In: III ENCONTRO NACIONAL DO PARFOR O Parfor, a Formação e a Ação dos Professores da Educação Básica, 2016, Londrina. Anais do III ENCONTRO NACIONAL DO PARFOR O Parfor, a Formação e a Ação dos Professores da Educação Básica, 2016. p. 1-10.

6.
BARBOSA, Renata Peres.. Implicações da Nova Estrutura de Poder na Organização da Escola. In: Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores, 2015, Braga, Portugal. Anais do Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores, 2015. p. 178-184.

7.
BARBOSA, Renata Peres.. Implicações da Influência Pós-Crítica no Debate sobre Currículo no Brasil. In: Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores, 2015, Braga, Portugal. Anais do Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores, 2015. p. 185-191.

8.
BARBOSA, Renata Peres.; CARDOSO, D. R. A. . Desdobramentos do projeto moderno e a educação: o pensamento cartesiano, a primazia da técnica e a necessidade de um olhar crítico frente ao processo formativo. In: 3er Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación, 2015, Cidade do México. Actas del Tercer Congreso de Filosofía de la Educación, 2015. p. 1-13.

9.
BARBOSA, Renata Peres.. O projeto moderno e a crise da educação: possibilidades de enfrentamento. In: 11º Encontro de Pesquisa em Educação da região sudeste, 2014, São João Del Rei. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da região sudeste, 2014. p. 1-11.

10.
BARBOSA, Renata Peres.; BUENO, Sinésio Ferraz . A recepção do debate sobre a diferença: apontamentos para o campo da educação. In: IX Congresso Internacional de Teoria Crítica: gênese, desdobramentos, apropriações, 2014, Piracicaba. Anais do IX Congresso Internacional de Teoria Crítica. p. 363-374.

11.
BARBOSA, R. P.; BUENO, Sinésio Ferraz . REFLEXOES EPISTEMOLOGICAS DA MODERNIDADE NO DEBATE ACADEMICO BRASILEIRO A LUZ DA TEORIA CRITICA. In: Pedagogía 2013: encuentro por la unidad de los educadores, 2013, Havana. Pedagogía 2013: encuentro por la unidad de los educadores, 2013. p. 01-16.

12.
BARBOSA, Renata Peres.. CONSIDERAÇÕES SOBRE DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA NO BRASIL: TRAÇANDO UM CAMINHO ACERCA DOS ELEMENTOS DE CIENTIFICIDADE. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/EDUCERE 2013 E II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE / IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, 2013, CURITIBA. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/EDUCERE 2013, 2013. p. 21326-21339.

13.
NASCIMENTO, Noemia do. ; BARBOSA, Renata Peres. . PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DO CURRÍCULO ESCOLAR: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE e II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE / IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, 2013, CURITIBA. ANAIS DO XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/EDUCERE 2013, 2013. p. 7235-7242.

14.
BARBOSA, Renata Peres.; BUENO, Sinésio Ferraz . MODERNIDADE E PÓS-MODERNIDADE: REFLEXÕES SOBRE OS IMPASSES EPISTEMOLÓGICOS. In: V SIMPÓSIO INTERNCIONAL EM EDUCAÇÃO E FILOSOFIA ? SIEF, 2013, Juiz de Fora. ANAIS DO V SIMPÓSIO INTERNCIONAL EM EDUCAÇÃO E FILOSOFIA ? SIEF, 2013. p. 01-13.

15.
BARBOSA, Renata Peres.; BUENO, Sinésio Ferraz . REFLEXOES EPISTEMOLOGICAS ACERCA DA TENSÃO ENTRE MODERNIDADE E PÓS-MODERNIDADE NO DEBATE ACADEMICO BRASILEIRO À LUZ DA TEORIA CRITICA. In: XV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013, Marília. Anais do XV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. p. 01-09.

16.
NASCIMENTO, Noemia do. ; BARBOSA, R. P. . PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DO CURRÍCULO ESCOLAR: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: I SEA - Simpósio de Ensino e Aprendizagem: Atualidades, Prospectivas e Desafios, 2013, Londrina. Anais do I SEA - Simpósio de Ensino e Aprendizagem: Atualidades, Prospectivas e Desafios, 2013. p. 1-12.

17.
BARBOSA, R. P.. REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS DA MODERNIDADE NO DEBATE ACADÊMICO BRASILEIRO À LUZ DA TEORIA CRÍTICA. In: VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2012. p. 01-15.

18.
BARBOSA, R. P.; BUENO, Sinésio Ferraz . O debate acadêmico brasileiro acerca da insuficiência epistemológica moderna: uma análise a partir da Teoria Crítica. In: VIII Congresso Internacional de Teoria Crítica: desafios na Era Digital, 2012, Araraquara. VIII Congresso Internacional de Teoria Crítica: desafios na Era Digital, 2012. p. 428-239.

19.
BARBOSA, R. P.. CONSEQUÊNCIAS DA INSTRUMENTALIZAÇÃO DA RAZÃO: O EMPOBRECIMENTO DA EXPERIÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS. In: IV Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: Biopolítica, arte de viver e educação, 2011, Marília. IV Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: Biopolítica, arte de viver e educação, 2011. p. 01-17.

20.
BARBOSA, R. P.. IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS FRETE À INSTRUMENTALIZAÇÃO DA RAZÃO. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPEDINHA, 2011, RIO DE JANEIRO. X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPEDINHA, 2011. p. 01-07.

21.
BARBOSA, R. P.. Considerações acerca do empobrecimento da experiência e algumas implicações educativas. In: X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE: formação para mudanças no contexto da educação, 2011, Curitiba. Anais do X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2011. p. 11179-11190.

22.
BARBOSA, R. P.. O Formalismo da Razão e suas implicações para o processo formativo. In: X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE: formação para mudanças no contexto da educação., 2011, Curitiba. Anais do X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2011. p. 11128-11140.

23.
BARBOSA, R. P.. Reflexões acerca das consequências do Projeto da modernidade e do formalismo da razão. In: XIII Semana da Educação - UEL, 2011, Londrina. Anais da XIII Semana da Educação, 2011.

24.
BARBOSA, R. P.. Vida danificada: algumas reflexões acerca da razão instrumental. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEDSUL, 2010, Londrina. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEDSUL, 2010.

25.
BARBOSA, R. P.. Considerações acerca da cientificidade do conhecimento à luz da Teoria Crítica. In: VII Congresso Internacional de Teoria Crítica: Natureza, sociedade: crises, 2010, Campinas. VII Congresso Internacional de Teoria Crítica: Natureza, sociedade: crises, 2010. p. 765-771.

26.
BARBOSA, R. P.. Desdobramentos Epistemológicos da Modernidade: um ensaio a partir da Dialética do Esclarecimento. In: XII Semana da Educação - Filosofia e Educação: Contrapontos, 2010, Londrina. XII Semana da Educação - Filosofia e Educação: Contrapontos, 2010.

27.
VOLPATO, R. A. ; BARBOSA, R. P. . O Conhecimento Científico e a Educação. In: XI Semana da Educação: História da Educação, 2009, Londrina. XI Semana da Educação: História da Educação, 2009.

28.
BARBOSA, R. P.; BUENO, Sinésio Ferraz . Um estudo acerca da cientificidade do conhecimento em educação no Brasil contemporâneo. In: XI Seminário de Pesquisa - Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, 2009, Marília. XI Seminário de Pesquisa - Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, 2009.

29.
BARBOSA, R. P.. Apreciações Introdutórias acerca da Família: Contribuições à Educação. In: VII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE ? Edição Internacional e III Congresso Ibero-Americano sobre Violências na Escola ? CIAVE, 2008, Curitiba. VII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE ? Edição Internacional e III Congresso Ibero-Americano sobre Violências na Escola ? CIAVE- Formação de Professores, 2008.

30.
BARBOSA, R. P.; ARAUJO, F. . Educação Não-Formal e Terceiro Setor: Um estudo Frente às transformações do Estado Nacional Pós Década de 90. In: VII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE ? Edição Internacional e III Congresso Ibero-Americano sobre Violências na Escola ? CIAVE, 2008, Curitiba. VII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE ? Edição Internacional e III Congresso Ibero-Americano sobre Violências na Escola ? CIAVE, 2008.

31.
BARBOSA, R. P.; BUENO, E. ; GOMES, V. F. E. . Reflexões acerca da Identidade do Pedagogo: Universo Repleto de Encantos e Angústias. In: VII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE ? Edição Internacional e III Congresso Ibero-Americano sobre Violências na Escola ? CIAVE, 2008, Curitiba. VII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE ? Edição Internacional e III Congresso Ibero-Americano sobre Violências na Escola ? CIAVE, 2008.

32.
BARBOSA, R. P.. Reflexões Epistemológicas da Pesquisa acerca da Práxis Educativa. In: VII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE ? Edição Internacional e III Congresso Ibero-Americano sobre Violências na Escola ? CIAVE, 2008, Curitiba. VII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE ? Edição Internacional e III Congresso Ibero-Americano sobre Violências na Escola ? CIAVE, 2008.

33.
BARBOSA, R. P.; ARAUJO, F. . Reformas sócio-político-econômico e sua relação com a Educação. In: III Simpósio Lutas Sociais na América Latina, 2008, Londrina. III Simpósio Lutas Sociais na América Latina, 2008.

34.
BARBOSA, R. P.; ARAUJO, F. . O Estado e as Reformas Pós Década de 90: Terceiro Setor e Educação Não-Formal. In: VI Seminário do Trabalho: Trabalho, economia e educação no século XXI, 2008, Marília. VI Seminário do Trabalho: Trabalho, economia e educação no século XXI, 2008.

35.
BARBOSA, R. P.. Família e Ideologia: Discussão Essencial à Educação. In: X Semana da Educação ? A Psicologia da Educação na Formação de Professores, 2008, Londrina. X Semana da Educação ? A Psicologia da Educação na Formação de Professores, 2008.

36.
BARBOSA, R. P.; COSTA, Vilze Vidotte . Reflexões acerca do Pedagogo: Universo Repleto de Encantos e Angústias. In: X Semana da Educação ? A Psicologia da Educação na Formação de Professores, 2008. X Semana da Educação ? A Psicologia da Educação na Formação de Professores, 2008.

37.
VOLPATO, R. A. ; BARBOSA, R. P. . Apreciações acerca do estatuto de Cientificidade da Educação. In: X Semana da Educação ? A Psicologia da Educação na Formação de Professores, 2008, Londrina-Pr. X Semana da Educação ? A Psicologia da Educação na Formação de Professores, 2008.

38.
VOLPATO, R. A. ; BARBOSA, R. P. . O Paradigma Moderno e o Estatuto de Cientificidade da Educação. In: 2º Congresso Nacional de Extensão Universitária / 11º Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2008, Londrina. 2º Congresso Nacional de Extensão Universitária / 11º Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2008.

39.
BARBOSA, R. P.. Apreciações sobre o Paradigma da Modernidade. In: I Simpósio Complexidade e Educação: Crises e emergências de Paradigmas, 2007, Londrina. I Simpósio Complexidade e Educação: Crises e emergências de Paradigmas, 2007.

40.
BARBOSA, R. P.. As transformações econômicas e sociais e sua relação com a Educação. In: VI Congresso Internacional de Salud Mental Y Derechos Humanos, 2007, Buenos Aires. VI Congresso Internacional de Salud Mental Y Derechos Humanos, 2007.

41.
BARBOSA, R. P.; ARAUJO, F. ; GOMES, V. F. E. . TV e Infância: Velhas questões novos desafios. In: IX Semana da Educação ? Políticas e Gestão da Educação: Dilemas e Perspectivas, 2007, Londrina. IX Semana da Educação ? Políticas e Gestão da Educação: Dilemas e Perspectivas, 2007.

42.
PIASSA, Z. A. C. ; BARBOSA, R. P. . A Educação Frente ao Modelo Neoliberal. In: XIV Simpósio de Iniciação Científica da UNIFIL, 2006, Londrina. XIV Simpósio de Iniciação Científica da UNIFIL, 2006.

43.
BARBOSA, R. P.; PIASSA, Z. A. C. . O que consiste a Educação no Estado Neoliberal?. In: 9º Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2006, Londrina. 9º Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2006.

44.
OLIVEIRA, D. E. M. B. ; ARAUJO, F. ; BARBOSA, R. P. ; GOMES, V. F. E. . Infância e Mídia Televisiva: da Aparência Ingênua a Formação de Valores. In: 9º Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2006, Londrina. 9º Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2006.

45.
ARAUJO, F. ; BARBOSA, R. P. ; GOMES, V. F. E. ; OLIVEIRA, D. E. M. B. . A TELEVISÃO NO MUNDO DA CRIANÇA DE 04 A 06 ANOS. In: X ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - EAIC, 2006, Ponta Grossa. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2006.

46.
ARAUJO, F. ; BARBOSA, R. P. ; GOMES, V. F. E. ; OLIVEIRA, D. E. M. B. ; SILVA, A. T. T. ; Dumit, I.M. ; Orikasa, M. S. . Televisão no Universo da Criança de 4 a 6 anos: o desafio da educação. In: 8ºEncontro de Atividades Científicas da Unopar, 2005, Londrina. 8ºEncontro de Atividades Científicas da Unopar, 2005.

47.
BARBOSA, R. P.; ALTRAN, Gilmar Aparecido . Filosofia e Filosofia da Educação na escola: Uma reflexão-ação com alunos e professores das 8ªséries do ensino fundamental do colégio estadual professor José Aloisio Aragão - Colégio de Aplicação/UEL.. In: VII Semana da Educação, IV Mostra de Estágio do curso de Pedagogia e II encontro de Educação Infantil., 2005, Londrina. VII Semana da Educação, IV Mostra de Estágio do curso de Pedagogia e II encontro de Educação Infantil., 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, R. P.; FARIAS, A. M. . Escola e Família: o que está por trás dessa relação?. In: I Seminário sobre Gênero, Políticas Públicas e Família, 2009, Londrina. I Seminario sobre Gênero, Políticas Públicas e Família, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMARGO, Rodrigo ; BARBOSA, Renata Peres. . A Concepção pedagógica de John Dewey na Educação como reconstrução da experiência. In: I SEA - Simpósio de Ensino e Aprendizagem: Atualidades, Prospectivas e Desafios, 2013, Londrina. Anais do I SEA - Simpósio de Ensino e Aprendizagem: Atualidades, Prospectivas e Desafios, 2013. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, Renata Peres.. Ensaio sobre a dialética do esclarecimento: reflexões, provocações educativas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARBOSA, Renata Peres.; BUENO, Sinésio Ferraz . A dialética negativa e a mobilização do conceito de diferença. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BENETI, P. ; BARBOSA, Renata Peres. . Relato de experiência: reflexões sobre o processo educativo na disciplina de circuitos elétricos simples. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARBOSA, Renata Peres.. Implicações da nova Estrutura de Poder na Organização da Escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BARBOSA, Renata Peres.. Implicações da Influência Pós-crítica no debate sobre Currículo no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BARBOSA, Renata Peres.; BUENO, Sinésio Ferraz . O projeto moderno e a crise da educação: possibilidades de enfrentamento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BARBOSA, Renata Peres.; BUENO, Sinésio Ferraz . A recepção do debate sobre a diferença: apontamentos para o campo da educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAMARGO, Rodrigo ; BARBOSA, Renata Peres. . A concepção pedagógica de John Dewey na Educação como Reconstrução da experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ANDRADE, Noemia do Nascimento ; BARBOSA, Renata Peres. . Problematizações acerca do Currículo escolar: possibilidades na Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BARBOSA, Renata Peres.; BUENO, Sinésio Ferraz . REFLEXOES EPISTEMOLOGICAS DA MODERNIDADE NO DEBATE ACADEMICO BRASILEIRO A LUZ DA TEORIA CRITICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BARBOSA, Renata Peres.. CONSIDERAÇÕES SOBRE DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA NO BRASIL: TRAÇANDO UM CAMINHO ACERCA DOS ELEMENTOS DE CIENTIFICIDADE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BARBOSA, Renata Peres.; BUENO, Sinésio Ferraz . MODERNIDADE E PÓS-MODERNIDADE: REFLEXÕES SOBRE OS IMPASSES EPISTEMOLÓGICOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BARBOSA, R. P.. REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS DA MODERNIDADE NO DEBATE ACADÊMICO BRASILEIRO À LUZ DA TEORIA CRÍTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BARBOSA, R. P.; BUENO, Sinésio Ferraz . O debate acadêmico brasileiro acerca da insuficiência epistemológica moderna: uma análise a partir da Teoria Crítica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BARBOSA, R. P.. CONSEQUÊNCIAS DA INSTRUMENTALIZAÇÃO DA RAZÃO: O EMPOBRECIMENTO DA EXPERIÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BARBOSA, R. P.. IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS FRETE À INSTRUMENTALIZAÇÃO DA RAZÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BARBOSA, R. P.. Reflexões acerca das consequências do Projeto da Modernidade e do Formalismo da Razão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BARBOSA, R. P.. O Formalismo da Razão e suas Implicações para o processo formativo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BARBOSA, R. P.. Considerações acerca do empobrecimento da Experiência e algumas implicações educativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BARBOSA, R. P.; BUENO, Sinésio Ferraz . Considerações acerca da cientificidade do conhecimento à luz da Teoria Crítica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
BARBOSA, R. P.. Vida danificada: algumas reflexões acerca da razão instrumental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BARBOSA, R. P.. Desdobramentos Epistemológicos da Modernidade: um ensaio a partir da Dialética do Esclarecimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ARAUJO, F. ; BARBOSA, R. P. . Educação Não-Formal e Terceiro Setor: Um estudo Frente às transformações do Estado Nacional Pós Década de 90. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BARBOSA, R. P.; BUENO, E. ; GOMES, V. F. E. . Reflexões acerca da Identidade do Pedagogo: Universo Repleto de Encantos e Angústias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BARBOSA, R. P.. Apreciações Introdutórias acerca da Família: Contribuições à Educação.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
BARBOSA, R. P.. Reflexões Epistemológicas da Pesquisa acerca da Práxis Educativa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
ARAUJO, F. ; BARBOSA, R. P. . Reformas sócio-político-econômico e sua relação com a Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
ARAUJO, F. ; BARBOSA, R. P. . O Estado e as Reformas Pós Década de 90: Terceiro Setor e Educação Não-Formal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
BARBOSA, R. P.. Família e Ideologia: Discussão Essencial à Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
BARBOSA, R. P.; COSTA, Vilze Vidotte . Reflexões acerca do Pedagogo: Universo Repleto de Encantos e Angústias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
VOLPATO, R. A. ; BARBOSA, R. P. . Apreciações acerca do estatuto de Cientificidade da Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
BARBOSA, R. P.; VOLPATO, R. A. . O Paradigma Moderno e o Estatuto de Cientificidade da Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
BARBOSA, R. P.. Apreciações sobre o Paradigma da Modernidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
BARBOSA, R. P.; ARAUJO, F. ; GOMES, V. F. E. ; OLIVEIRA, D. E. M. B. . TV e Infância: Velhas questões novos desafios. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
BARBOSA, R. P.; PIASSA, Z. A. C. . As transformações econômicas e sociais e sua relação com a Educação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
BARBOSA, R. P.; PIASSA, Z. A. C. . O que consiste a Educação no Estado Neoliberal?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
ARAUJO, F. ; BARBOSA, R. P. ; OLIVEIRA, D. E. M. B. ; GOMES, V. F. E. . Infância e Mídia Televisiva: da Aparência Ingênua a Formação de Valores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
ARAUJO, F. ; BARBOSA, R. P. ; GOMES, V. F. E. ; OLIVEIRA, D. E. M. B. . A TELEVISÃO NO MUNDO DA CRIANÇA DE 04 A 06 ANOS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
BARBOSA, R. P.; PIASSA, Z. A. C. . A Educação Frente ao Modelo Neoliberal. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
ALTRAN, Gilmar Aparecido ; BARBOSA, R. P. . Filosofia e Filosofia da Educação na escola: Uma reflexão-ação com alunos e professores das 8ªséries do ensino fundamental do colégio estadual professor José Aloisio Aragão - Colégio de Aplicação/UEL.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
ARAUJO, F. ; BARBOSA, R. P. ; Dumit, I.M. ; GOMES, V. F. E. ; OLIVEIRA, D. E. M. B. ; Orikasa, M. S. ; SILVA, A. T. T. . Televisão no Universo da Criança de 4 a 6 anos: o desafio da educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BARBOSA, Renata Peres.. Parecer 'ad hoc' em artigo científico da Revista Conjectura: Filosofia e Educação (ISSN: 0103-1457). 2018.

2.
BARBOSA, Renata Peres.. Parecer 'ad hoc' em artigo científico da Revista Conjectura: Filosofia e Educação (ISSN: 0103-1457). 2017.

3.
BARBOSA, Renata Peres.. Parecer 'ad hoc' em artigo científico da Revista Conjectura: Filosofia e Educação (ISSN: 0103-1457). 2016.

4.
BARBOSA, Renata Peres.. Parecer 'ad hoc' em artigo científico da Revista Conjectura: Filosofia e Educação (ISSN: 0103-1457). 2016.

5.
BARBOSA, Renata Peres.. Parecer 'ad hoc' em artigo científico da Revista Fragmentos de Cultura (ISSN: 1983-7828). 2016.

6.
BARBOSA, Renata Peres.. Parecer 'ad hoc' em artigo científico da Revista Conjectura: Filosofia e Educação (ISSN: 0103-1457). 2015.

7.
BARBOSA, Renata Peres.. Parecer 'ad hoc' em artigo científico da Revista Iberoamericana de Estudos em Educação (ISSN: 2446-8606). 2015.

8.
BARBOSA, Renata Peres.. Parecer 'ad hoc' em artigo científico da Revista Educação: Teoria e Prática (ISSN: 1981-8106). 2015.

9.
BARBOSA, Renata Peres.. Coordenadora do Curso: 'Reflexões acerca da Formação de Professores do Ensino Superior'. 2013.

10.
BARBOSA, Renata Peres.; DUTRA, A. ; STORTO, L. J. . Organização dos Anais do I SEA - Simpósio de Ensino e Aprendizagem: aprendizagem, prospectivas e desafios. 2013.

11.
BARBOSA, R. P.. Parecerista da XIV ? SEMANA DE EDUCAÇÃO - Universidade Estadual de Londrina. 2012.

12.
BARBOSA, R. P.. Coordenadora da Mesa "Ética e Educação: Considerações Adornianas e o Cuidado de Si" do IV SIEF - Simpósio Internacional em Educação e Filosofia. 2011.

13.
BARBOSA, Renata Peres.. Parecer 'ad hoc' em artigo científico da Revista Conjectura: Filosofia e Educação (ISSN: 0103-1457). 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
BARBOSA, Renata Peres.; MARTINS, C. ; BAIERSDORF, M. . ESCOLA SEM PARTIDO: O CONTROLE DO CURRÍCULO E DO TRABALHO DOCENTE SOB O SLOGAN DO COMBATE A DOUTRINAÇÃO IDEOLÓGICA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BARBOSA, R. P.. Empobrecimento da experiência frente a instrumentalização da razão e suas implicações a partir de Adorno e Horkheimer. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
SILVA, M. R.; ZAN, D. D. P. E.; SOUZA, M. A.; BARBOSA, Renata Peres.; CALDAS, A. R.. Participação em banca de Allan Andrei Steimbach. Escolas ocupadas no Paraná: Juventudes na resistência política à reforma do Ensino Médio (Medida provisória 746/2016). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BARBOSA, Renata Peres.; ROCHA, Z. F. D. C.; BARBETA, C. F.. Participação em banca de Noemia do Nascimento de Andrade. A mediação do trabalho pedagógico frente a evasão na EJA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
BARBOSA, Renata Peres.; BARBETA, C. F.; ROCHA, Z. F. D. C.. Participação em banca de Valdeliz Gomes Casonato. As especificidades do currículo na EJA prisional: reconstrução das propostas curriculares para real aprendizagem nas grades prisionais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
BARBOSA, Renata Peres.; STORTO, L. J.; HRUSCHKA, J.. Participação em banca de Silvana Cláudia de Carvalho. Gestão da Educação: gestão democrática da escola pública. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUERRINI, D.; SOUZA, N. A.; BARBOSA, Renata Peres.. Participação em banca de Alex Ribeiro.CONSCIÊNCIA CRÍTICA, HUMANIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL A PARTIR DO GRAFITE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial de Formação de Docente) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
SUDO, C. H.; BARBOSA, R. P.. Participação em banca de Fernanda Pelissari Nobre Guarido Bergamin.CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE ARTE PARA O APRENDIZADO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial de Formação de Docente) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
ECCHELI, S. D.; BARBOSA, R. P.. Participação em banca de Luiz Henrique Gomes Da Silva.A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO E O USO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM EM ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial de Formação de Docente) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
DUTRA, A.; BARBOSA, R. P.. Participação em banca de Ana Carla Barbosa e Luis Fernando Wiltemburg Santos.MÓDULO DE RECONHECIMENTO DO GÊNERO: APRESENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA DO ENEM SOB PERSPECTIVA INTERACIONISTA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial de Formação de Docente) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
DUTRA, A.; BARBOSA, R. P.. Participação em banca de Altenizia Irene Silva de Oliveira e Claudia Gonçalves Costa.FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO RECURSO DIGITAL WHATSAPP NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial de Formação de Docente) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
STURION, L.; BARBOSA, R. P.. Participação em banca de Maria Theresa Bettin Boldarini e Thais Cristina Fernandes.UMA ÁNALISE EXPLORATÓRIA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial de Formação de Docente) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

7.
SUDO, C. H.; BARBOSA, R. P.. Participação em banca de Katia Cristina M. Rodrigues e Rosecleia Rodrigues de Lima.A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM INTERNAÇÃO HOSPITALAR PROLONGADA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES: DESAFIOS DA PROFISSÃO DOCENTE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial de Formação de Docente) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

8.
SILVA, A. L. S.; BARBOSA, R. P.. Participação em banca de Daniel Kogachi.REFORMAS CURRÍCULARES NA CHINA E FINLÂNDIA:REFLEXOS DO SUCESSO NO PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial de Formação de Docentes (PARFOR)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

9.
STORTO, L. J.; BARBOSA, R. P.. Participação em banca de Kellyton M G Barbieri, Dulcimara D Batista, Gelearde P Souza.FUNDAMENTOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DO PARANÁ: UMA LEITURA DA PROPOSTA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial de Formação de Docentes (PARFOR)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

10.
SILVA, M. R. S.; BARBOSA, R. P.; CARDOZO, G.. Participação em banca de FERNANDA TRINDADE DIAS.Uma análise do ensino de artes nos anos iniciais através das Políticas Educacionais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

11.
RUIZ, M. J. F.; FERREIRA, R. G.; BARBOSA, R. P.. Participação em banca de AMY MAYNARA IRINEU.Violência e escola na perspectiva dos alunos e professores de uma escola Estadual de Londrina. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARBOSA, Renata Peres.; ZANETTI, M. A.; HEGETO, L.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Professor do Ensino Superior da área de Organização do Trabalho Pedagógico. 2018.

2.
MACHADO, V. F.; ARAUJO, C. H. C.; ZANARDINI, J. B.; PERBONI, F.; BARBOSA, Renata Peres.. Membro Titular da Comissão Julgadora do Concurso Público para provimento de cargo do Magistério Superior, Edital 195/2014-PROGEPE, Área de Conhecimento: EDUCAÇAO. 2014. Universidade Federal do Paraná.

3.
BARBOSA, R. P.; RODRIGUES, Luzia; BARICCATTI, Karen H. G.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Professor do Ensino Superior da área de Pedagogia/Fundamentos da Educação. 2012. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
RODRIGUES, Luzia; DOMINGOS, L. R. S.; BARBOSA, R. P.. Banca Examinadora do Concurso Público para provimento do cargo de Pedagogo nos Campi de Apucarana e Guarapuava ? Edital 205/2010-CPCP. 2010. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Congresso Internacional de Teoria Crítica: Tecnologia, Violência, Memória. A dialética negativa e a mobilização do conceito de diferença. 2016. (Congresso).

2.
Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores.Implicações da Nova Estrutura de Poder na Organização da Escola. 2015. (Seminário).

3.
11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Anped/Sudeste.O projeto moderno e a crise da educação: possibilidades de enfrentamento. 2014. (Encontro).

4.
IX Congresso Internacional de Teoria Crítica: gênese, desdobramentos, apropriações. A recepção do debate sobre a diferença: apontamentos para o campo da educação. 2014. (Congresso).

5.
I SEA - Simpósio de Ensino e Aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios.CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DE JOHN DEWEY NA EDUCAÇÃO. 2013. (Simpósio).

6.
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. 2013. (Simpósio).

7.
Pedagogía 2013: encuentro por la unidad de los educadores. REFLEXOES EPISTEMOLOGICAS DA MODERNIDADE NO DEBATE ACADEMICO BRASILEIRO A LUZ DA TEORIA CRITICA. 2013. (Congresso).

8.
V Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação e XV Semana da Educação "da Formação à ação docente: impactos na Educação Escolar". 2013. (Simpósio).

9.
V SIMPÓSIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E XV SEMANA DA EDUCAÇÃO " DA FORMAÇÃO À AÇÃO DOCENTE: IMPACTOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR". 2013. (Simpósio).

10.
V SIMPÓSIO INTERNCIONAL EM EDUCAÇÃO E FILOSOFIA ? SIEF. . CONSIDERAÇÕES SOBRE DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA NO BRASIL: TRAÇANDO UM CAMINHO ACERCA DOS ELEMENTOS DE CIENTIFICIDADE. 2013. (Congresso).

11.
XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/EDUCERE E II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE / IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente. CONSIDERAÇÕES SOBRE DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA NO BRASIL: TRAÇANDO UM CAMINHO ACERCA DOS ELEMENTOS DE CIENTIFICIDADE. 2013. (Congresso).

12.
VIII Congresso Internacional de Teoria Crítica: desafios na Era Digital. O debate acadêmico brasileiro acerca da insuficiência epistemológica moderna: uma análise a partir da Teoria Crítica. 2012. (Congresso).

13.
IV Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: Biopolítica, arte de viver e educação.CONSEQUÊNCIAS DA INSTRUMENTALIZAÇÃO DA RAZÃO: O EMPOBRECIMENTO DA EXPERIÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS. 2011. (Simpósio).

14.
X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE: formação para mudanças no contexto da educação.. O Formalismo da Razão e suas implicações para o processo formativo. 2011. (Congresso).

15.
X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPEDINHA.IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS FRETE À INSTRUMENTALIZAÇÃO DA RAZÃO. 2011. (Encontro).

16.
I Seminário de Pesquisa sobre Gênero, Políticas Públicas e Família.Escola e Família: O que está por trás dessa relaçãp?. 2009. (Seminário).

17.
IV Conexões: Escola de Frankfurt - Debates Atuais. 2009. (Outra).

18.
XI Semana da Educação: História da Educação.O Conhecimento Científico e a Educação. 2009. (Outra).

19.
XI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação -UNESP/Marília.Um estudo acerca da cientificidade do conhecimento em educação no Brasil contemporâneo. 2009. (Seminário).

20.
2º Congresso Nacional de Extensão Universitária / 11º Encontro de Atividades Científicas da Unopar.O Paradigma Moderno e o Estatuto de Cientificidade da Educação. 2008. (Encontro).

21.
III Simpósio Lutas Sociais na América Latina.Reformas sócio-político-econômico e sua relação com a Educação. 2008. (Simpósio).

22.
VII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE ? Edição Internacional e III Congresso Ibero-Americano sobre Violências na Escola ? CIAVE. Reflexões acerca da Identidade do Pedagogo: Universo Repleto de Encantos e Angústias. 2008. (Congresso).

23.
VI Seminário do Trabalho: Trabalho, economia e educação no século XXI.O Estado e as Reformas Pós Década de 90: Terceiro Setor e Educação Não-Formal. 2008. (Seminário).

24.
X Semana da Educação ? A Psicologia da Educação na Formação de Professores.Apreciações acerca do estatuto de Cientificidade da Educação. 2008. (Outra).

25.
I Simpósio Complexidade e Educação: Crises e emergências de Paradigmas.Apreciações sobre o Paradigma da Modernidade. 2007. (Simpósio).

26.
IX Semana da Educação ? Políticas e Gestão da Educação: Dilemas e Perspectivas.TV e Infância: Velhas questões novos desafios. 2007. (Outra).

27.
VI Congresso Internacional de Salud Mental Y Derechos Humanos. As transformações econômicas e sociais e sua relação com a Educação. 2007. (Congresso).

28.
9º Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR.O que consiste a Educação no Estado Neoliberal?.. 2006. (Encontro).

29.
VIII Semana da Educação - "Docência: Saberes e Práticas". 2006. (Outra).

30.
XIV Simpósio de Iniciação Científica da UNIFIL.A Educação Frente ao Modelo Neoliberal. 2006. (Simpósio).

31.
8ºEncontro de Atividades Científicas da Unopar.Televisão no Universo da Criança de 4 a 6 anos: o desafio da educação. 2005. (Encontro).

32.
Educação e Conhecimento. 2005. (Outra).

33.
I Ciclo de Palestras sobre Mídia Televisiva e Infância. 2005. (Outra).

34.
II Ciclo de Palestras em Fundamentos da Educação-CIPAFE. 2005. (Outra).

35.
II Encontro de AIDS e Saúde Mental. 2005. (Encontro).

36.
VII Semana da Educação, IV Mostra de Estágio do curso de Pedagogia e III Encontro de Educação Infantil.Filosofia e Filosofia da Educação na Escola: Uma Reflexão-ação com alunos e professores das 8ª séries do ensino fundamental do Colégio Estadual Professor José Aloísio Aragão - Colégio de Aplicação/UEL. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARBOSA, R. P.. I SEA - Simpósio de Ensino e Aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios. 2013. (Congresso).

2.
BARBOSA, R. P.. IV SIEF - Simpósio Internacional em Educação e Filosofia. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Giseli Adriana Lisevski. O SAEP E A ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ESTADO DO PARANÁ.. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Educacionais) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
JOYCE MARTINS FERREIRA CAMPOS. Teorias do currículo e a função social da escola: reflexões educativas. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

2.
JAMISON DA SILVA CASTRO. Razão instrumental, semiformação e barbárie: reflexões educativas. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

3.
JEFERSON DA COSTA LUIZ. Educação democrática: possibilidades de uma educação para a emancipação. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

4.
SARA REIS CORDEIRO. Razão instrumental, semiformação e barbárie: reflexões educativas. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

5.
JULY BEATRIZ RENGEL PERLY. Um estudo sobre as teorias curriculares e suas influências no Brasil: tendências atuais e impactos na organização da escola.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

6.
MARIANA DE FREITAS PEREIRA. Educação democrática: possibilidades de uma educação para a emancipação. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Noemia do Nascimento de Andrade. A MEDIAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FRENTE À EVASÃO NA EJA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Renata Peres Barbosa.

2.
Valdeliz Gomes Casonato. AS ESPECIFICIDADES DO CURRÍCULO NA EJA PRISIONAL: reconstrução das propostas curriculares para real aprendizagem nas grades prisionais. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Renata Peres Barbosa.



Outras informações relevantes


Representante suplente das Instituições de Ensino Superior do Conselho Municipal de Educação de Londrina: de 02/2013 a 02/2015

Concessão de bolsa FAPESP - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo - ao projeto de mestrado, processo nº 2009/11976-3.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 11:07:25