Juliana da Costa Ramos

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  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História, na linha cultura e memória, da Universidade Federal de Pernambuco (Atual), possui Mestrado em História Social da Cultura Regional, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016), Pós-Graduação latu-sensu, na área de Educação, em Tecnologias na Aprendizagem, pela Faculdade Senac de São Paulo (2015) e Graduação no curso de Licenciatura Plena em História, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2013). Atualmente é professora substituta do Departamento de Educação, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, é docente do curso de Pós-Graduação em Docência e Gestão no Ensino Superior, da Faculdade Estácio do Recife, além de atuar como Supervisora Pedagógica no Colégio Vera Cruz. Possui experiência na área de Educação e de Teoria da história com ênfase em: Intelectuais, Classes letradas, Políticas Públicas para a Educação, Tecnologias da Informação e Comunicação na Aprendizagem, Ensino de História, Educação à Distância, Educação não-formal, Museologia e Patrimônio e Educação em Museus. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana da Costa Ramos
Nome em citações bibliográficas
RAMOS, J. C.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em História.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Orientador: Antônio Paulo Rezende.
2014 - 2016
Mestrado em História Social da Cultura Regional.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: Museu do Homem do Nordeste: A Narrativa Expográfica de uma Região (1979 ? 2002),Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Ana Lúcia do Nascimento Oliveira.
Coorientador: Giselda Brito Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Narrativa Histórica; Museu do Homem do Nordeste.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2013 - 2015
Especialização em TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Título: Museus e hipertextualidade: Tecnologias na produção de sentidos em espaços museais.
Orientador: whaner endo.
2008 - 2013
Graduação em Licenciatura em historia.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: Ensino de História, Museu e Patrimônio.
Orientador: Ana Lúcia do Nascimento Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Para Ler: Paul Ricouer. (Carga horária: 16h).
INSTITUTO RICARDO BRENNAND, IRB, Brasil.
2015 - 2015
Starting I - Curso de Inglês. (Carga horária: 80h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE, SENAC/PE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em VII CURSO DE EXTENSÃO PARA LER GILBERTO FREYRE. (Carga horária: 20h).
INSTITUTO RICARDO BRENNAND, IRB, Brasil.
2012 - 2012
OS LUGARES DAS CULTURAS NEGRAS NA IDENTIDADE[...]. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Encontro Educadores e Museu - Tempo, memória [...]. (Carga horária: 4h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2012 - 2012
Loucura e Modernidade: Uma análise do sofrimento... (Carga horária: 12h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2011 - 2011
MUSEU TAMBÉM É LUGAR DE GENTE PEQUENA. (Carga horária: 18h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2011 - 2011
Educação pelo silêncio. (Carga horária: 12h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2011 - 2011
THEÓRIA: Fotografar para descobrir [...]. (Carga horária: 10h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2010 - 2011
Medicação em Museus. (Carga horária: 70h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2010 - 2010
Introdução à comunicação em museus. (Carga horária: 8h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2010 - 2010
Cidade,patrimônio e musealização.. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2010 - 2010
HISTÓRIA ORAL, IMAGENS E TESTEMUNHOS.. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2010
Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. (Carga horária: 8h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2010 - 2010
A IGREJA NA FORMAÇÃO DO BRASIL COLONIAL. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2010
CULTURA CONTEMPORÂNEA: UMA INTRODUÇÃO. (Carga horária: 12h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2009 - 2009
A Invenção do Nordeste Brasileiro. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2008 - 2008
INFORMAÇÃO E MEMÓRIA: UM OLHAR SOBRE A REPRESSÃO. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Estácio do Recife, Estácio FIR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Professor da Pós-graduação no curso de Especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior, na disciplina de História e Política do Ensino Superior - NPG 1019.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações
Professora na Pós-graduação em Docência e Gestão no Ensino Superior, na disciplina NPG 1025 - Tecnologias e Recursos Educacionais Digitais no Ensino Superior.


Colégio Vera Cruz Recife, CVC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica, Carga horária: 30


Fundação Apolônio Sales, FADURPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiárioa, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Outras informações
Estagiária do projeto "EXPONDO CULTURA" que faz parte de um projeto de educação-patrimonial e salva-guarda de bens arqueológicos encontrados na refinaria Abreu e Lima. O projeto é patrocinado pela Petrobrás e visa levar a sociedade informações e educação sobre seus patrimônios culturais.


MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE, MUHNE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como mediador cultural do Museu do Homem do Nordeste.


Prefeitura da Cidade do recife, PCR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Alfabetizador Voluntário, Carga horária: 10
Outras informações
Alfabetizador Popular, Carga horária: 10h. ? Subprojeto do Programa Brasil Alfabetizado ? Ministério da Educação- MEC

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estagiário(a), Enquadramento Funcional: Estágiário(a), Carga horária: 20

Atividades

06/2010 - 01/2011
Estágios , Prefeitura da Cidade do Recife, .

Estágio realizado
Atuar como regente, ministrando aulas de História em turmas do ensino fundamental II..

Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Substituta do Departamento de Educação, área II, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua nas disciplinas de: Estágio Supervisionado II, Metodologia do Ensino de História I, Prática de Ensino de História II e Didática do Ensino de Física.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Vinculo Instituicional, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação a Docência, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID - UFRPE, agencia de fomento Capes/Cnpq/UFRPE. Desenvolve atualmente o projeto de título: ENSINO DE HISTÓRIA E CENTROS CULTURAIS: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DIALÉTICA.



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Museu do Homem do Nordeste: A narrativa expográfica de uma região (1979-2002)
Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura Regional, em nível de mestrado, realizou uma investigação com o objetivo de analisar como os museus são capazes de produzir narrativas históricas através das suas exposições. O trabalho se desdobrou a partir da pesquisa sobre o Museu do Homem do Nordeste (Muhne), por esta ser uma das instituições museológicas mais importantes do Estado de Pernambuco e por se apresentar no período (1980) como uma das principais referências nacionais para o campo da museologia, sobretudo, por sua atuação na região Nordeste como agente formador de mão de obra especializada para atuar no campo dos museus, da cultura e do patrimônio. Para tanto o Munhe imprime, desde a sua criação, uma concepção consagrada acerca das representações em torna região Nordeste do Brasil, sobretudo, a partir do paradigma teórico de seu fundador: o sociólogo Gilberto Freyre. Assim, esse projeto investigou as experiências curatoriais apresentadas nas exposições longa duração do supracitado museu, para compreender como tais narrativas expositivas representavam a identidade e a cultura do homem do Nordeste. Sem perder de vistas a emergência das novas cidadanias, grupos étnicos e perceber o empoderamento discursivo de grupos sociais representantes de minorias, como negros, pobres, indígenas e mulheres; e como eles se colocam em combate com as identidades que são construídas a partir das exposições de instituições tradicionais, como é o MUHNE. Compreendemos que tais atores sociais contestam com veemência o poder de fala ou de representação dos museus, enquanto agentes da memória. E essa tensão foi o elemento central, em nossa análise que se propõe não só, trazer a trajetória institucional do Museu do Homem do Nordeste, mas problematizar as narrativas museais produzidas por essa instituição ao longo de sua trajetória. Assim, na esteira da história cultural, este trabalho, que se encerra em um campo de fronteira, em que aspectos teórico-metodológicos da teoria historiográfica e da ciência museológica se encontram e buscam compreender que discursos e que representações de região Nordeste foram predominantemente construídas pelas exposições de longa duração realizadas no Museu do Homem do Nordeste, através de seu Departamento de Museologia, entre os anos de 1979 e 2002. E de que modo, tais representações se materializaram discursivamente através dos acervos e configuraram uma comunidade imaginada e idealizada em que está circunscrita à Região Nordeste do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Ensino de História e Centros culturais: Praticas de Formação Dialética.
Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) cujo objetivo foi introduzir e/ou ampliar o uso de centros culturais como elementos dialógicos as práticas escolares. Ao legitimar o museu como local de comunicação, exposição e educação, desdobramos este conceito aos demais centros culturais que comungam com tais objetivos, pois admitimos que museus, galerias de arte, cinemas, são essenciais à prática educativa que busca a educação do individuo de modo integral, autônomo e crítico. Possibilitando ao sujeito ampliar seu repertório cultural, por meio de práticas que dialogam com espaço escolar e ao mesmo tempo o extrapola. Utilizamos desta forma ?a concepção freiriana de leitura de mundo?, que vislumbra o educando como um ser atuante, que relaciona, critica e problematiza a realidade e os elementos aprendidos a partir da sua experiência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Juliana da Costa Ramos - Integrante / ANA LÚCIA NASCIMENTO OLIVEIRA - Coordenador.
2011 - 2012
Patrimônio Cultural e Educação Não-Formal: Reflexões e circularidades sobre identidade e memória
Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), cujo objetivo era possibilitar discussões e construir materiais didáticos, como jogos e cartilhas educativas, através de ações como oficinas que vislumbram incentivar a utilização do patrimônio cultural a partir de metodologias como arte-educação, educação patrimonial, educação em museus como alternativa metodológica às práticas pedagógicas no ensino de História. O intuito é possibilitar o desenvolvimento do sentimento de pertença e de consciência cidadã através da ludicidade e lançar aos docentes possibilidades de utilização do patrimônio cultural como objeto de saber escolar e histórico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Juliana da Costa Ramos - Integrante / ANA LÚCIA NASCIMENTO OLIVEIRA - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria da História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Tecnológica e Recursos Digitais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Museologia e Patrimonio.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Museus.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RAMOS, J. C.2016RAMOS, J. C.. Departamento de Museologia do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais. Musas (IPHAN), v. 7, p. 6-299, 2016.

2.
RAMOS, J. C.2013 RAMOS, J. C.. Ensino de História e Educação Não-Formal: Conceitos e Encontros. Historien (Petrolina), v. 9, p. 68-86, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS, J. C.. Ensino de história e práticas educativas em instituições museais: Tecendo diálogos. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2013, NATAL. ANAIS ELETRÔNICOS - TRABALHOS APRESENTADOS SESSÕES DOS GRADUANDOS, 2013.

2.
RAMOS, J. C.; OLIVEIRA, A. L. N. . ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: CIRCULARIDADES ENTRE FRUIÇÃO E CIDADANIA.. In: VIII ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA- III ENCONTRO INTERNACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA, 2012, CAMPINAS. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. CAMPINAS: FE-UNICAMP; CMU, 2012.

3.
RAMOS, J. C.; OLIVEIRA, A. L. N. . EDUCAÇÃO COMO OBJETO DE PROFANAÇÃO. In: V COLÓQUIO DE HISTÓRIA: HISTORIOGRAFIA, PESQUISA E PATRIMÔNIO, 2011, RECIFE. ANAIS V COLÓQUIO DE HISTÓRIA, 2011.

4.
RAMOS, J. C.; MORAES, R. P. . NOS TEMPOS DE RECIFE: LEMBRAÇAS DE UM TEMPO NÃO VIVENCIADO.. In: V COLÓQUIO DE HISTÓRIA: HISTORIOGRAFIA, PESQUISA E PATRIMÔNIO, 2011, RECIFE. ANAIS V COLÓQUIO DE HISTÓRIA, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, R. P. ; RAMOS, J. C. . O museu como extensão da sala de aula: algumas questões sobre o uso e memória no Museu do Homem do Nordeste. In: IV ENCONTRO PERNAMBUCANO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS - EPEPE, 2012, CARUARU. ANAIS DO IV ENCONTRO PERNAMBUCANO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS (EPEPE), 2012.

2.
RAMOS, J. C.. Ensino de história e novas narrativas. In: ENCONTRO PERNAMBUCANO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS - EPEPE, 2012, CARUARU. ANAIS DO IV ENCONTRO PERNAMBUCANO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS (EPEPE), 2012.

3.
RAMOS, J. C.; OLIVEIRA, A. L. N. . Patrimônio cultural e educação não-formal: Reflexões e circularidades sobre identidade e memória. In: XI Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão, 2011, Recife. Anais da XI Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão da UFRPE, 2011.

4.
RAMOS, J. C.; LARISSA CARLA OLIVEIRA DA SILVA ; RATTIS,KEYTH SABORIDO . TRAÇANDO CAMINHOS: REFLEXÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO.. In: 62º REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 2010, NATAL. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

5.
LARISSA CARLA OLIVEIRA DA SILVA ; RAMOS, J. C. ; OLIVEIRA, A. L. N. . Basilica do Carmo: Monumento religioso no Recife do séc XVIII.. In: SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - X JORNADA DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO, 2010, RECIFE. X jornada de ensino,pesquisa e extensão - Semana nacional de ciência e tecnologia., 2010.

6.
BARBOSA, I. L. O. ; VICENTE DA SILVA, ANA CLAÚDIA ; RAMOS, J. C. ; RATTIS,KEYTH SABORIDO . EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA CIDADE DO RECIFE: SONHO OU REALIDADE?. In: IX JEPEX - JORNADA NACIONAL DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO - UFRPE, 2009, RECIFE. IX JEPEX - JORNADA NACIONAL DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO - UFRPE, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, G. F. C. ; ET ALL ; RAMOS, J. C. . Departamento de Museologia: autoridade e autoria do discurso museal. In: V Seminário Internacional de História e Historiografia, 2016, Recife. A história na encruzilhada dos tempos. Recife: Editora UFPE, 2016. v. único. p. 11-377.

2.
MOTTA, R. P. S. ; LUCA, T. R. D. ; RAMOS, J. C. . Museu do Homem do Nordeste: Imaginário e narrativa regional.,. In: XXVIII Simpósio Nacional da Associação dos Professores Universitários de História, 2015, Florianopólis. Simpósio Nacional de História. Florianopólis: Anpuh, 2015. p. 95-1811.

3.
RAMOS, J. C.. Museu, canteiro da História? Reflexões sobre narrativa histórica, identidade cultural e museologia. In: Seminário Brasileiro de Museologia, 2015, Recife. Caderno de Resumos do 2o Seminário Brasileiro de Museologia, 2015.

4.
POLITICA, S. H. ; RAMOS, J. C. . A Narrativa Museológica e o Conhecimento Histórico: Escritas e Representações do Passado. In: IX Semana de História Política da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: UERJ,PPGH, 2014. v. Único.

5.
RAMOS, J. C.; OLIVEIRA, A. L. N. . ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO: ENTRE O NÃO DITO E A FORMAÇÃO DE IDENTIDADES. In: I ENCONTRO REGIONAL DA SOCIEDADE DE ARQUEOLOGIA BRASILERA, 2010, RECIFE. CADERNO DE RESUMOS - SOCIEDADE DE ARQUEOLOGIA BRASILEIRA, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
RAMOS, J. C.. Departamento de Museologia do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais. Musas (IPHAN), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS, J. C.. 'FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO: De filha da Revolução a berço do Provincianismo Pernambucano.'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RAMOS, J. C.. Entre a Biografia Coletiva e a História das Instituições: Pensando atuação intelectual e as culturas políticas institucionalizadas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RAMOS, J. C.; OLIVEIRA, A. L. N. . ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: CIRCULARIDADES ENTRE FRUIÇÃO E CIDADANIA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VICENTE DA SILVA, ANA CLAÚDIA ; BARBOSA, I. L. O. ; RATTIS,KEYTH SABORIDO ; RAMOS, J. C. ; OLIVEIRA, A. L. N. ; ANDRADE, H. M. . INTELECTUAIS E ARTISTAS NA COMUNA DE PARIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RAMOS, J. C.; OLIVEIRA, A. L. N. . PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EM SALA DE AULA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
RAMOS, J. C.; LARISSA CARLA OLIVEIRA DA SILVA . CULTURA POPULAR: A ARTE E SUA REPRESENTAÇÃO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
RAMOS, J. C.; OLIVEIRA, A. L. N. . EDUCAÇÃO COMO OBJETO DE PROFANAÇÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RAMOS, J. C.; MORAES, R. P. . NOS TEMPOS DE RECIFE: LEMBRAÇAS DE UM TEMPO NÃO VIVENCIADO.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RAMOS, J. C.; LARISSA CARLA OLIVEIRA DA SILVA ; RATTIS,KEYTH SABORIDO . EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: OLHARES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO PÓS-MODERNO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
LARISSA CARLA OLIVEIRA DA SILVA ; RAMOS, J. C. ; RATTIS,KEYTH SABORIDO . PAU-BRASIL: ÁRVORE SÍMBOLO DE PRESERVAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
RAMOS, J. C.; LARISSA CARLA OLIVEIRA DA SILVA ; RATTIS,KEYTH SABORIDO . Traçando caminhos: reflexões a respeito da educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
RAMOS, J. C.; LARISSA CARLA OLIVEIRA DA SILVA ; GOMES,DIEGO . ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO: Novos olhares, novas perspectivas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
RAMOS, J. C.; OLIVEIRA, A. L. N. . ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO: ENTRE O NÃO DITO E A FORMAÇÃO DE IDENTIDADES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
RAMOS, J. C.; VICENTE DA SILVA, ANA CLAÚDIA ; BARBOSA, I. L. O. ; RATTIS,KEYTH SABORIDO . EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA CIDADE DO RECIFE: SONHO OU REALIDADE?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RAMOS, J. C.. Do que falam os museus? Narrativa museológica e produção do passado. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MELO, C. S. ; SILVA, G. B. ; RAMOS, J. C. . A experiência regional: O lugar da prática historiográfica no tempo presente. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ROSSI, M. H. W. ; SIQUEIRA, G. T. ; COELHO, H. ; RAMOS, J. C. . : FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE OS ACERVOS PERMANENTES. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
RAMOS, J. C.; AMARAL, T. L. . 'Quem produz o passado? Intelectuais e a produção da narrativa histórica.'. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PESSOA, B. M. A. ; RAMOS, J. C. ; DIAS, L. ; LUNA, M. A. ; SANTOS, M. R. . Roteiros Pedagógicos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiros Pedagógicos).

3.
DURAO, T. ; BRASILEIRO, S. C. F. L. ; RAMOS, J. C. . PROJETO EJA À CAMINHO DA CULTURA. 2013. .

4.
DURAO, T. ; BRASILEIRO, S. C. F. L. ; RAMOS, J. C. . PROJETO EJA À CAMINHO DA ARTE. 2012. .

5.
RAMOS, J. C.; LARISSA CARLA OLIVEIRA DA SILVA . CULTURA POPULAR: A arte e sua representação como patrimônio cultural. 2011. (OFICINA - COLÓQUIO DE HISTÓRIA E ARTE - UFRPE).

6.
RAMOS, J. C.; MORAES, R. P. . ?A CIDADE DOS DESEJOS EM CONFLITO?: ORGANIZAÇÕES E IDENTIDADES DO RECIFE DO SÉCULO XX. 2011. (OFICINA - IX SEMANA DE HISTÓRIA DA UFRPE).

7.
RAMOS, J. C.; LARISSA CARLA OLIVEIRA DA SILVA ; GOMES,DIEGO . ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO: Novos olhares, novas perspectivas. 2010. (OFICINA - VIII - SEMANA DE HISTÓRIA - CULTURA E SOCIEDADE: ENTRE [DES]CONSTRUÇÕES ESTRUTURAS NO SÉC.).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Encontro Estadual de História."Quem produz o passado? Intelectuais e a produção da narrativa histórica.". 2018. (Encontro).

2.
XII Encontro Estadual de História."FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO: De filha da Revolução a berço do Provincianismo Pernambucano.". 2018. (Encontro).

3.
SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.Entre a Biografia Coletiva e a História das Instituições: Pensando atuação intelectual e as culturas políticas institucionalizadas. 2017. (Simpósio).

4.
V Seminário internacional de História e Historiografia.Departamento de Museologia: autoridade e autoria do discurso museal. 2016. (Seminário).

5.
Congresso Nacional de Educação Católica. 2015. (Congresso).

6.
Seminário Brasileiro de Museologia.Museu, canteiro da História? Reflexões sobre narrativa histórica, identidade cultural e museologia. 2015. (Seminário).

7.
XXVIII Simpósio Nacional da Associação de Professores Universitários de História.Museu do Homem do Nordeste: Imaginário e narrativa regional. 2015. (Simpósio).

8.
IX Semana de História Política.A Narrativa Museológica e o Conhecimento Histórico: Escritas e Representações do Passado. 2014. (Seminário).

9.
XXVII Simpósio Nacional da Associação de Professores Universitários de História.Ensino de História e Práticas Educativas em Instituições Museais: Tecendo Diálogos. 2013. (Simpósio).

10.
ENCONTRAM: MUSEUS, MEMÓRIA E MEDIAÇÃO.. 2012. (Encontro).

11.
ENCONTRO PERNAMBUCANO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS - EPEPE.Ensino de história e novas narrativas. 2012. (Encontro).

12.
I SEMINÁRIO PET - CONEXÕES DOS SABERES - Ensino, Pesquisa e Extensão interfaces com a sociedade.ENSINO DE HISTÓRIA E CENTROS CULTURAIS: INTERFACES ENTRE COGNIÇÃO E AFETIVIDADE. 2012. (Seminário).

13.
VIII ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA - III ENCONTRO INTERNACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA.ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: CIRCULARIDADES ENTRE FRUIÇÃO E CIDADANIA.. 2012. (Encontro).

14.
XII Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão.Ensino de História e Centros Culturais: Práticas formação dialética. 2012. (Outra).

15.
Colóquio de História e Arte: Encontros - UFRPE.CULTURA POPULAR: A arte e sua representação como patrimônio cultural. 2011. (Encontro).

16.
I Colóquio de Ensino de História Contemporânea: 140 anos da Comuna de Paris.INTELECTUAIS E ARTISTAS NA COMUNA DE PARIS. 2011. (Outra).

17.
I Colóquio de Ensino de História Contemporânea: 140 anos da Comuna de Paris.Desafios no Ensino de História Contemporânea. 2011. (Outra).

18.
I Simpósio de Museologia e Contemporaneidade. 2011. (Simpósio).

19.
IV SEMINÁRIO DO CONEXÕES DOS SABERES.PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EM SALA DE AULA. 2011. (Seminário).

20.
IX ENCONTRO DO SEMINÁRIO AVANÇADO DE MUSEOLOGIA SOCIAL. 2011. (Encontro).

21.
V COLÓQUIO DE HISTÓRIA: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS HISTORIOGRAFIA, PESQUISA E PATRIMÔNIO..EDUCAÇÃO COMO OBJETO DE PROFANAÇÃO. 2011. (Outra).

22.
VII Seminário Avançado de Museologia Social - Comida como memória social. 2011. (Seminário).

23.
XI Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão. Patrimônio Cultural e Educação Não-Formal: Reflexões e Circularidades sobre Identidade e Memória.. 2011. (Congresso).

24.
XI Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão. Patrimônio cultural e educação não-formal: Reflexões e circularidades sobre identidade e memória. 2011. (Congresso).

25.
62º REUNIÃO DA SBPC. Traçando caminhos: reflexões a respeito da educação. 2010. (Congresso).

26.
EPEH - Encontro Pernambucano dos Estudantes de História. 2010. (Encontro).

27.
I Colóquio de Interpretação do Subdesenvolvimento na América Latina. 2010. (Outra).

28.
III Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. 2010. (Seminário).

29.
I REUNIÃO REGIONAL DA SOCIEDADE DE ARQUEOLOGIA BRASILEIRA.ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO: ENTRE O NÃO DITO E A FORMAÇÃO DE IDENTIDADES. 2010. (Encontro).

30.
Seminário avançado de Museologia Social. 2010. (Seminário).

31.
Sessão Coordenada do NEPHEPE: "Educação Patrimonial". 2010. (Outra).

32.
VIII - SEMANA DE HISTÓRIA - CULTURA E SOCIEDADE: ENTRE [DES]CONSTRUÇÕES ESTRUTURAS NO SÉC. XXI.ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO: Novos olhares, novas perspectivas. 2010. (Encontro).

33.
X ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL: Testemunhos: história e politica.. 2010. (Encontro).

34.
IV - CURSO DE FÉRIAS DA UFPE - A INVENÇÃO DO NE. 2009. (Seminário).

35.
SEMINÁRIOS SOBRE OS 30 ANOS DA ANISTIA EM PE. 2009. (Seminário).

36.
Encontro de cultura e história afro-brasileira. 2008. (Encontro).

37.
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2008. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRASILEIRO, S. C. F. L. ; RAMOS, J. C. . EDUCADORES E MUSEU - Tempo, memória e contemporaneidade. 2012. (Outro).

2.
RAMOS, J. C.. E agora?. 2012. (Exposição).

3.
RAMOS, J. C.; ANDRADE, H. M. ; BARBOSA, I. L. O. ; VICENTE DA SILVA, ANA CLAÚDIA ; RATTIS,KEYTH SABORIDO ; OLIVEIRA, A. L. N. . I Colóquio de Ensino de História Contemporânea: 140 ano da Comuna de Paris. 2011. (Outro).

4.
BRASILEIRO, S. C. F. L. ; LEITE, M. I. ; RAMOS, J. C. . Museu também é lugar de gente pequena. 2011. (Outro).

5.
BRASILEIRO, S. C. F. L. ; SILVEIRA, M. J. ; RAMOS, J. C. . A Linguagem do Silêncio na Tradição Afro-Brasileira. 2011. (Outro).

6.
RAMOS, J. C.. X ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL TESTEMUNHOS: HISTÓRIA E POLÍTICA. 2010. (Congresso).

7.
RAMOS, J. C.. 3º Encontro Internacional de História Colonial. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Emanuelle José Lima da Silva. Uma análise sobre à modalidade à distância nos cursos de graduação em fisioterapia. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Docência e Gestão no Ensino Superior) - Faculdade Estácio do Recife. (Orientador).

2.
Girleide Oliveira de Lima. FERRAMENTAS AUDIOVISUAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR: UMA METOLOGIA SIGNIFICATIVA EM MEIO AO CONTEXTO SOCIAL TECNOLÓGICO.. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Docência e Gestão no Ensino Superior) - Faculdade Estácio do Recife. (Orientador).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
PESSOA, B. M. A. ; RAMOS, J. C. ; DIAS, L. ; LUNA, M. A. ; SANTOS, M. R. . Roteiros Pedagógicos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiros Pedagógicos).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MELO, C. S. ; SILVA, G. B. ; RAMOS, J. C. . A experiência regional: O lugar da prática historiográfica no tempo presente. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRASILEIRO, S. C. F. L. ; LEITE, M. I. ; RAMOS, J. C. . Museu também é lugar de gente pequena. 2011. (Outro).

2.
BRASILEIRO, S. C. F. L. ; RAMOS, J. C. . EDUCADORES E MUSEU - Tempo, memória e contemporaneidade. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


- Primeira colocada na seleção do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura Regional da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
- Terceira colocada no concurso para professor substituto do Departamento de educação, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ano 2016.



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