Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2487098320161463
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da UERJ (2017). Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da UERJ (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2002) e em Gestão Pedagógica: Orientação e Supervisão Educacional pela Universidade Veiga de Almeida (2010). Professora de Educação Especial da Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC, atuando como Coordenadora da Divisão de Diversidade e Inclusão Educacional. Tutora de EAD do CEDERJ no curso de Pedagogia/UERJ. Professora convidada da Pós-Graduação Simonsen da disciplina Educação Inclusiva nos cursos de Psicopedagogia e Gestão Integrada. Membro do Conselho Institucional Pedagógico da APAE RIO. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro
Nome em citações bibliográficas
MASCARO, C. A. A. C.;MASCARO, Cristina Angélica Aquino de Carvalho;MASCARO, Cristina Angélica de Aquino Carvalho;MASCARO, Cristina Angélica de Aquino Carvalh;AQUINO DE CARVALHO MASCARO, CRISTINA ANGÉLICA

Endereço


Endereço Profissional
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.
Clarimundo de Melo, 847
Quintino
21311-280 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23324086
Fax: (21) 23324086
URL da Homepage: www.faetec.rj.gov.br/divin


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Planos de Ensino Individualizados: Estratégia para Educação de Alunos com Deficiência Intelectual, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Rosana Glat.
2010 - 2012
Mestrado em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Capacitação de pessoas com deficiência intelectual para o trabalho: Estudo de caso de u curso de educação profissional,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Rosana Glat.
Palavras-chave: Educação Especial; Deficiência Intelectual; Capacitação Profissional.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Especialização em Gestão pedagógica. (Carga Horária: 360h).
Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Título: POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO CURRICULAR DE UMA ESCOLA ESPECIAL.
Orientador: Roberto Dias.
2001 - 2002
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Lazer e Deficiencia Mental.
Orientador: Jorge TadeuVieira Lourenço.
1996 - 2000
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O lazer na vida de pessoas com necessidades especiais: possibilidades de integração, desenvolvimento e satisfação pessoal.
Orientador: Rosana Glat.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de Formação em EAD com ênfase na tutoria CEDERJ. (Carga horária: 90h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do RJ, CEDERJ, Brasil.
2012 - 2012
Tutoria na Plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educaç. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2011 - 2011
As redes educativas e as tecnologias. (Carga horária: 35h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2010 - 2010
Atendimento educacional do aluno com deficiência i. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2007 - 2007
Curso Básico de Libras. (Carga horária: 40h).
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Questões Teóricas e práticas em Comunicação Altern. (Carga horária: 7h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I - DeficienciaMental, Carga horária: 40


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria, Carga horária: 10
Outras informações
Tutora do Curso de Pedagogia, Disciplina Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora do grupo de Pesquisa: Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais, coordenado pela prof.ª Rosana Glat

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas "Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar" e "Questões Atuais em Educação Especial no curso de Pedagogia


Centro de Educação Infantil Chave do Saber, CEICS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22
Outras informações
Atuou como Professora de Educação Infantil


Centro Educacional Trilles, CET, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22
Outras informações
Atuou como Professora de Ensino Fundamental I


Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário
Outras informações
Membro do Conselho Institucional Pedagógico - APAE Rio



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA A VIDA ADULTA E MUNDO DO TRABALHO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Descrição: A presente pesquisa se insere no contexto de estudos voltados para disseminação de políticas e práticas de inclusão. A inclusão é um movimento mundial e nas últimas décadas o cenário educacional brasileiro vem se transformando para atender a diversidade. Dentro das questões eminentes que envolvem a construção de uma escola inclusiva, destacamos a formação para o momento pós-escola para estudantes com deficiência intelectual. Nessa direção a pesquisa tem como objetivo a elaboração, implementação e avaliação de um Plano Individualizado de Transição para a vida adulta e mundo do trabalho para jovens e adultos com deficiência intelectual a partir dos 14 anos de idade, matriculados em turmas comuns (Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio), classes ou escolas especiais. Sendo assim, será utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa nos pressupostos da pesquisa-ação e com a elaboração de um Plano de Ensino Individualizado que contemple um Plano Individualizado de Transição para a vida adulta e/ou mundo do trabalho, de forma a permitir ao sujeito opções de aprendizado para além de conteúdos acadêmicos, possibilitando a sua inclusão escolar, social e laboral...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
Laboratório de Comunicação e Aprendizagens: criação de redes para utilização de recursos tecnológicos voltados para a inclusão na Fundação de Apoio à Escola Técnica
Descrição: O presente projeto se insere no contexto de ações na busca por uma educação profissional no estado do Rio de janeiro no paradigma da Educação Inclusiva. Sendo a educação um direito de todos, a Fundação de Apoio à Escola Técnica ? Faetec busca desde o ano de 2003 encontrar formas de tornar esse direito acessível ao público da Educação Especial, ou seja, os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação que possuem necessidade educacional especial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Plano educacional individualizado como estratégia para aprendizagem e inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no sistema público de ensino do Estado do Rio de Janeiro

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosana Glat em 11/11/2013.
Descrição: Este estudo dá continuidade à investigação sobre processo de escolarização e inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual em redes públicas do Estado do Rio de Janeiro. Tem como objetivo avaliar a elaboração e o desenvolvimento de novas práticas educacionais, como a utilização do Plano Educacional Individualizado (PEI), para favorecer a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no ensino comum, classes ou escolas especializadas. Destaca-se que esse alunado tem-se constituído como um dos maiores desafios à inclusão escolar. Para atingir os objetivos propostos são adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa e, como abordagem metodológica, o estudo de caso do tipo etnográfico complementado por uma pesquisa-ação colaborativa em dois cenários educacionais: uma escola comum de Educação Básica que tem alunos com deficiência intelectual incluídos e turmas comuns e uma escola especializada. No estudo etnográfico serão utilizados como procedimentos observação participante e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa-ação envolve elaboração e aplicação do PEI junto com os professores dos alunos selecionados para estudo. Esta estratégia visa ampliar sua participação desses alunos em atividades de escolarização e de interação social, efetivar sua aprendizagem e desenvolvimento pessoal, além de promover a formação continuada dos professores, ao se apropriar de novas ações e instrumentos pedagógicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro - Integrante / Mara Lúcia R. Monteiro da Cruz - Integrante / Rosana Glat - Coordenador / Marcia Denise Plestch - Integrante / Annie Gomes Redig - Integrante / Carla Fernanda Oliveira de Siqueira - Integrante / Adriana Rodrigues S. de Menezes - Integrante / Thyene da Silva Bürkle - Integrante / Natalia Eugenio - Integrante / Marcia Marin Vianna - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2012 - 2012
Plano educacional individualizado como estratégia para aprendizagem e inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no sistema público de ensino do Estado do Rio de Janeiro

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosana Glat em 06/05/2013.
Descrição: Este estudo dá continuidade à investigação sobre processo de escolarização e inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual em redes públicas do Estado do Rio de Janeiro. Tem como objetivo avaliar a elaboração e o desenvolvimento de novas práticas educacionais, como a utilização do Plano Educacional Individualizado (PEI), para favorecer a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no ensino comum, classes ou escolas especializadas. Destaca-se que esse alunado tem-se constituído como um dos maiores desafios à inclusão escolar. Para atingir os objetivos propostos são adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa e, como abordagem metodológica, o estudo de caso do tipo etnográfico complementado por uma pesquisa-ação colaborativa em dois cenários educacionais: uma escola comum de Educação Básica que tem alunos com deficiência intelectual incluídos e turmas comuns e uma escola especializada. No estudo etnográfico serão utilizados como procedimentos observação participante e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa-ação envolve elaboração e aplicação do PEI junto com os professores dos alunos selecionados para estudo. Esta estratégia visa ampliar sua participação desses alunos em atividades de escolarização e de interação social, efetivar sua aprendizagem e desenvolvimento pessoal, além de promover a formação continuada dos professores, ao se apropriar de novas ações e instrumentos pedagógicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva: uma análise do atendimento educacional especializado no sistema público de ensino do Estado do Rio de Janeiro

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosana Glat em 19/03/2016.
Descrição: Aprofundamento de projeto anterior, visa investigar os impactos da política de Educação Inclusiva em diferentes sistemas públicos de ensino do Estado do Rio de Janeiro, tendo como objetivos: 1) Analisar como as redes vêm se organizando para atender às novas diretrizes nacionais para inclusão escolar de alunos com deficiências e transtornos do desenvolvimento nos seguintes aspectos: financiamento e alocação de recursos; formação continuada de professores; oferecimento de atendimento educacional especializado; relação entre o professor do atendimento educacional especializado e o regente da classe regular. 2) Analisar como escolas especializadas estão se resignficando no atual contexto. 3) Elaborar um panorama quantitativo e qualitativo da estrutura educacional para a escolarização de alunos com deficiência intelectual. 4) Analisar a implementação das salas de recursos multifuncionais para alunos com deficiência intelectual. 5) Avaliar estratégias de aplicação do Plano Educacional Individualizado (PEI), como estratégia para favorecer o desenvolvimento, aprendizagem e inclusão de alunos com deficiência intelectual... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro - Integrante / Mara Lúcia R. Monteiro da Cruz - Integrante / Rosana Glat - Coordenador / Marcia Denise Plestch - Integrante / Annie Gomes Redig - Integrante / Marcia Marin Viana - Integrante / Katiuscia C. Vargas Antunes - Integrante / Carla Fernanda Oliveira de Siqueira - Integrante / Suzanli Estef da Silva - Integrante / Amanda Carlou Andrade Santos - Integrante / Nathalia Moreira Cunha - Integrante / Valéria Marques - Integrante.
2009 - 2011
Plano de Desenvolvimento Psicoeducacional Individualizado (PDPI): estratégia para favorecer os processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual
Descrição: Este projeto, realizado em parceria entre pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, analisa os processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual a partir da implementação de um Plano de Desenvolvimento Psicoeducacional Individualizado (PDPI). O estudo está sendo realizado numa instituição pública de ensino especializado do Estado do Rio de Janeiro desde agosto de 2009 por meio da metodologia do tipo pesquisa-ação colaborativa. O objetivo principal é elaborar e avaliar, junto aos professores da Instituição, PDPIs para promover o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual, de acordo com a faixa etária, do nível de desenvolvimento e/ou interesse do aluno, em três dimensões: no processo de aprendizagem escolar, nas habilidades sociais e habilidades necessárias para a inclusão escolar, social e laboral. Coordenação: Márcia Denise Pletsch (UFRRJ) e Rosana Glat (UERJ)....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Suporte a Inclusão Social de Jovens com Deficiência na FAETEC
Descrição: O projeto visa capacitar profissionais para dar suporte a inclusão de jovens e adultos com deficiências. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Academia Brasileira de Ciências, a UERJ e a FAETEC.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2013
A Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva: diretrizes políticas e ações pedagógicas
Descrição: A partir da analise de dados obtidos em pesquisas anteriores sobre o processo de implementação da Educação Inclusiva no Brasil, o atual estudo pretende aprofundar questões referentes às políticas públicas e o processo de implementação dessa proposta em diferentes redes públicas de ensino do Estado do Rio de Janeiro, com foco na interação entre os serviços de suporte da Educação Especial e o Ensino Regular. Ênfase é dada aos processos de inclusão e escolarização de alunos com deficiência intelectual, uma vez que esse alunado constitui um dos maiores desafios para aprendizagem no ensino regular. São utilizados como parâmetros de análise: a) o quadro de políticas públicas educacionais vigentes em cada rede escolar analisada; b) a cultura escolar, presente nas percepções dos gestores educacionais em nível central, bem como professores, diretores e coordenadores pedagógicos, sobre o desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual em classes comuns do ensino regular; c) práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Nessa última incluem-se a concepção de currículo e as suas adaptações, o projeto pedagógico da escola, bem como os processos de avaliação e encaminhamento dos alunos com necessidades educacionais especiais. Financiamento: Bolsa PROCIÊNCIA- UERJ/FAPERJ; Produtividade de Pesquisa CNPq (2010-2012, processo nº. 304306/2009-6) Edital 2 (2009) do CNPq (processo 400285/2009-6) e bolsa de apoio técnico (processo: 502848/2010-3, Edital MCT/CNPq 10/2010 - AT)...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2010
Técnicas de Inclusão Laboral de Pessoas com Deficiência (PCD)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosana Glat em 12/01/2013.
Descrição: Capacitar profissionais que trabalham com pessoas com deficiência na Metodologia do Emprego Customizado. Desenvolver competências técnicas e pessoais de orientação laboral para pessoas com deficiência..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Aprovação em Concurso, CEDERJ.
2009
Bolsa de Treinamento e Capacitação Técnica 4, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
2009
Reconhecimento Acadêmico: Suporte à Inclusão na Educação Profissinal na Rede de Ensino FAETEC, FAETEC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
REDIG, A. G2017REDIG, A. G ; MASCARO, C. A. A. C. . ACESSO AO MUNDO DO TRABALHO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: CAMINHOS NECESSÁRIOS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA. REVELLI- Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas., v. 9, p. 56-69, 2017.

2.
REDIG, A. G2017REDIG, A. G ; MASCARO, C. A. A. C. ; DUTRA, F. B. S. . A formação Continuada do profesor para a inclusão e o plano educacional individualizado: uma estratégia formativa?. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 4, p. 33-44, 2017.

3.
MASCARO, Cristina Angélica de Aquino Carvalh2016MASCARO, Cristina Angélica de Aquino Carvalh. DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 355-359, 2016.

4.
MASCARO, Cristina Angélica de Aquino Carvalh2016MASCARO, Cristina Angélica de Aquino Carvalh; PINHEIRO, VANESSA CABRAL DA SILVA . LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÕES E APRENDIZAGENS. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 684-687, 2016.

5.
PINHEIRO, VANESSA CABRAL DA SILVA2016PINHEIRO, VANESSA CABRAL DA SILVA ; MASCARO, Cristina Angélica de Aquino Carvalh . A BIDOCÊNCIA COMO UMA PROPOSTA INCLUSIVA. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 37-40, 2016.

6.
PINHEIRO, VANESSA CABRAL DA SILVA2016PINHEIRO, VANESSA CABRAL DA SILVA ; MASCARO, Cristina Angélica de Aquino Carvalh . ASSESSORIA PARA INCLUSÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 197-200, 2016.

7.
1MASCARO, C. A. A. C.2013MASCARO, C. A. A. C.. Políticas e Práticas de Inclusão Escolar: um diálogo necessário. Revista FAED - UNEMAT, v. 19, p. 33/ ISSN2178747-55, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MASCARO, C. A. A. C.. Inclusão e profissionalização do aluno com deficiência intelectual. 1. ed. Curitiba: Appris, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
REDIG, A. G ; MASCARO, C. A. A. C. ; GLAT, R. . A Revista Brasileira de Educação Especial e a Produção de Conhecimentos na Área de Comunicação Alternativa e Complementar de 2005 a 2012: O Estado da Arte. In: Maria Cristina Marquezine; André Luis Onório Coneglian; Josiane Junia Facundo Almeida. (Org.). Discussões sobre deficiência física; linguagem, sala de recurso e altas habilidades/superdotação. 1ed.São Carlos: ABPEE, 2014, v. , p. 221-235.

2.
MARIN, M. V. ; MASCARO, C. A. A. C. ; SIQUEIRA, C. F. O. . Plano Educacional Especializado (PEI): um estudo sobre sua utilização numa escola especial. In: Rosana Glat; Marcia Denise Pletsch. (Org.). Estratégias Educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. 1ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013, v. 1, p. 91-105.

3.
REDIG, A. G ; MASCARO, C. A. A. C. ; SANTOS, A. C. A. . Inclusão no trabalho de pessoas com necessidades educacionais especiais. In: Rosana Glat; Marcia Denise Pletsch. (Org.). Estratégias Educacionais Diferenciadas para Alunos com Necessidades Especiais. 1ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013, v. 1, p. 157-173.

4.
CARVALHO, A. C. ; REDIG, A. G ; MASCARO, Cristina Angélica de Aquino Carvalho ; ROCHA, L. V. . Formação docente para suporte à inclusão social de jovens e adultos com deficiência intelectuL. In: Fogli, Bianca; Siaines, Cristina; Abrahão, Eugênia; Ferreira, Sônia Mendes. (Org.). Uma escola muito especial: Edição comemorativa dos 15 anos da Escola Favo de Mel. 1ed.: , 2012, v. 1, p. 67-84.

5.
MASCARO, C. A. A. C.; NASCIMENTO, H.A. ; CRUZ, Mara Lúcia R. Monteiro . Plano de Desenvolvimento Psicoeducacional individualizado: caminhos para elaboração e aplicação. In: Fogli, Bianca; Siaines, Cristina; Abrahaão, Eugênia; Ferreira, Sônia Mendes. (Org.). Uma escola muito especial: Edição comemorativa dos 15 anos da escola. 1ed.Rio de Janeiro: DP et Alli, 2012, v. 1, p. 87-101.

6.
OLIVEIRA, A. D. F. ; MASCARO, C. A. A. C. ; FERREIRA, S. M. . Inclusão laboral: perspectivas de aplicação do PEI para uma aluna com deficiência intelectual e surdez. In: Fogli; Siaines; Abrahão; Ferreira. (Org.). Uma escola muito especial: Edição comemorativa dos 15 anos da Escola Especial Favo de Mel. 1ed.Rio de Janeiro: DP et alii, 2012, v. 1, p. 119-131.

7.
FOGLI, B. ; MASCARO, C. A. A. C. ; ROCHA, L. V. ; OLIVEIRA, L.F. ; LOPES, S. M.F. . Ressignificação de uma escola especial: formação do Núcleo de Estudos e Pesquisas. In: Fogli; Siaines; Abrahão; Ferreira. (Org.). Uma escola muito especial: Edição comemorativa dos 15 anos da Escola Especial Favo de Mel. 1ed.Rio de Janeiro: DP et Alii, 2012, v. 1, p. 105-116.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REDIG, A. G ; SILVA, S. E. ; MASCARO, C. A. A. C. . Estudantes com deficiencia intelectual: perspectivas para a vida adulta e o plano individual de transição. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2016, São Carlos. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2016. p. 1-14.

2.
ROCHA, L. V. ; MASCARO, C. A. A. C. ; PINHEIRO, V. C. S. . Laboratório de Aprendizagens: Uma Proposta para Viabilizar a Inclusão Escolar. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2014, São Carlos. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2014.

3.
PINHEIRO, V. C. S. ; ROCHA, L. V. ; MASCARO, C. A. A. C. . Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica à Inclusão: Concepções e Práticas no Desenvolvimento de Ações para a Construção de uma Rede de Ensino Inclusiva. In: Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2014, São Carlos. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2014.

4.
MARIN VIANNA, MÁRCIA ; AQUINO DE CARVALHO MASCARO, CRISTINA ANGÉLICA ; BAPTISTA MARETTI, MÁRCIA MARIA ; BRAUN, PATRÍCIA . ENSINO COLABORATIVO: PARCERIA EM CONSTRUÇÃO. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, 2014.

5.
REDIG, A. G ; SANTOS, A. C. A. ; MASCARO, C. A. A. C. . Painel Inclusão Laboral de pessoas com deficiencia a partir de atividades educativas individualizadas: da teoria à prática. In: XVII Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza. XVII Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. EdUECE, 2014. p. 1-34.

6.
MASCARO, C. A. A. C.; SIQUEIRA, C. F. O. ; CABRAL, V. ; SANTOS, A. C. A. . Ensino Colaborativo: Possibilidades para inclusão escolar no Ensino Fundamental. In: Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3, 2013, Rio de Janeiro. Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3, 2013. v. 1. p. 1003-1003.

7.
SIQUEIRA, C. F. O. ; MASCARO, C. A. A. C. ; REDIG, A. G ; ESTEF, S. S. ; SANTOS, A. C. A. . O Percurso de Elaboração de um Plano Educacional Individualizado em uma Turma de uma Escola Especializada. In: VII Congresso Brasileiro Multidisciplicar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2013, Londrina. Anais do VII Congresso Brasileiro Multidisciplicar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2013.

8.
SIQUEIRA, C. F. O. ; MASCARO, C. A. A. C. . Construção de um Plano Educacional Individualizado em uma Escola Especial. In: II Fórum Internacional de Inclusão: Discutindo Autismo e Deficiência Múltipla, 2013, Rio de Janeiro. Anais do II Fórum Internacional de Inclusão: Discutindo Autismo e Deficiência Múltipla, 2013.

9.
MASCARO, C. A. A. C.. Capacitação para o trabalho de pessoas com deficiência intelectual: um estudo de caso de um curso de capacitação profissional. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2012, São Carlos. V Congresso Brasileiro de Educação Especial / VII Encontro de Pesquisadores em Educação Especial, 2012. p. 2628-2640.

10.
SIQUEIRA, C. F. O. ; MASCARO, C. A. A. C. ; VIANA, M.M. ; ESTEF, S. S. ; REDIG, A. G . Planos de ensino individualizados na escolarização de alunos com deficiência intelectual. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2012, São Carlos. V Congresso Brasileiro de Educação Especial / VII Encontro de Pesquisadores em Educação Especial, 2012. p. 11.671-11686.

11.
MASCARO, C. A. A. C.; ROCHA, L. V. ; AMARAL, C. ; CANEJO, E. ; MARINHO, U. . Redes de apoio para inclusão escolar: caminhos de um Núcleo de Estudos na Fundação de Apoio à Escola Técnica. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2012, São Carlos. V Congresso de Educação Especial, 2012. p. 8134-8146.

12.
MASCARO, C. A. A. C.; CRUZ, Mara Lúcia R. Monteiro ; NASCIMENTO, H.A. . Plano de Desenvolvimento Psicoeducacional Individualizado: Percurso inicial para elaboração e aplicação. In: As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011, Rio de Janeiro. IV Seminário Internacional As redes educativas e as Tecnologias, 2011.

13.
REDIG, A. G ; MASCARO, C. A. A. C. ; GLAT, R. . A Revista Brasileira de Educação Especial e a produção de conhecimento na área de Comunicação Alternativa e Complementar de 2005 a 2011: o estado da arte. In: VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011, Londrina. VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011. p. 481-490.

14.
LOPES, S. M.F. ; OLIVEIRA, A. D. F. ; MASCARO, C. A. A. C. . Inclusão Laboral: Perspectivas de aplicação de PDPI para aluna com deficiência intelectual e surdez. In: VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011, Londrina. VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011. p. 2616-2627.

15.
MASCARO, C. A. A. C.; SARMENTO, E. . Cursos de Formação Inicial e Continuada para alunos com deficiência intelectual: quem é formando e formador, ou seja, quem está ensinando e aprendendo?. In: VI Congresso BrasileiroMultidisciplinar de Educação Especial, 2011, Londrina. VI Congresso BrasileiroMultidisciplinar de Educação Especial, 2011. p. 2552-2562.

16.
MASCARO, C. A. A. C.; VIANA, M.M. ; PLESTCH, M. D. . A escolarização de alunos com deficiência intelectual: um estudo sobre o plano de desenvolvimento psicoeducacional individualizado. In: VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011, Londrina. VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011. p. 3150-3158.

17.
CARVALHO, A. C. ; MASCARO, C. A. A. C. ; OLIVEIRA, V. ; CABRAL, V. . Educacional Especializado: Implantação de Salas de Recursos em uma fundação de apoio à escola técnica. In: VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011, Londrina. VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011. p. 3882-3890.

18.
MASCARO, C. A. A. C.; FOGLI, B. ; ROCHA, L. V. ; OLIVEIRA, L. F. ; LOPES, S. M.F. . Núcleo de Estudos e Pesquisas: Ressignificação de uma escola especial. In: VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011, Londrina. VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011. p. 01-10.

19.
ROCHA, L. V. ; REDIG, A. G ; MASCARO, C. A. A. C. . Formação Docente para suporte à inclusão social de jovens e adultos com deficiencia intelectual. In: VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2011, Londrina. VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2011. p. 2131-2141.

20.
MASCARO, C. A. A. C.. O Currículo Escolar e a Pessoa com Defici~encia intelectual: Possibilidades no contexto da Educação inclusiva. In: Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 2, 2010, Rio de janeiro. Seminário Internacional de Inclusão em Educação: Universidade e participação 2, 2010. v. 01. p. 352-358.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
REDIG, A. G ; SANTOS, A. C. A. ; MASCARO, C. A. A. C. . Inclusão Laboral de Pessoas com deficiencia a partir de atividades individualizadas: da teoria à prática. In: XVII Endipe - Encontro Nacional de Didática e prática de ensino, 2014, Fortaleza. XVII Endipe - Encontro Nacional de Didática e prática de ensino, 2014. p. 463-464.

2.
REDIG, A. G ; MASCARO, C. A. A. C. ; GLAT, R. . A comunicação Alternativa e Ampliada: uma análise das produções da Revista Brasileira de Educação Especial. In: IV Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa: Compartilhando Experiências, 2011, Rio de Janeiro. IV Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa: Compartilhando Experiências, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MASCARO, C. A. A. C.; CRUZ, Mara Lúcia R. Monteiro ; GLAT, R. ; VIANA, M.M. . Plano de desenvolvimento Psicoeducacional Individualizado - PDPI: uma estratégia para favorecer os processos de ensino e aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010, São Carlos. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010.

2.
MASCARO, C. A. A. C.; CARVALHO, A. C. ; ROCHA, L. V. . Suporte a Inclusão Social de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010, São Carlos. V Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
MASCARO, C. A. A. C.. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO. Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso), 2013.

2.
MASCARO, C. A. A. C.; CARVALHO, A. C. ; ROCHA, L. V. . Suporte à Inclusão Social de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual. Democratizar (Faetec), 2011.

3.
MASCARO, C. A. A. C.; CRUZ, Mara Lúcia R. Monteiro . Educação, Cidadania e Exclusão: Implicações na Perspectiva da Educação Inclusiva. Democratizar (Faetec), 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
MASCARO, C. A. A. C.. Educação Inclusiva: Leis e práticas sociais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PINHEIRO, VANESSA CABRAL DA SILVA ; MASCARO, C. A. A. C. ; LOUBACK, H. O. . A tutoria pedagógica como proposta de atendimento educacional especializado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MASCARO, C. A. A. C.. A escola e a formação profissional do aluno com deficiência intelectual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MASCARO, C. A. A. C.; REDIG, A. G . PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESENHO PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MASCARO, C. A. A. C.; PINHEIRO, V. C. S. ; AMARAL, C. . O plano Educacional Individualizado na formação continuada do professor do Atendimento Educacional Especializado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
REDIG, A. G ; MASCARO, C. A. A. C. ; ESTEF, S. S. . Estudantes com deficiência intelectual: Perspectivas para a vida adulta e o plano individual de transição. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MASCARO, C. A. A. C.. Cine Debate - Deficiência Intelectual e inclusão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
REDIG, A. G ; MASCARO, C. A. A. C. . As pesquisas sobre atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MASCARO, C. A. A. C.. Ações para a Inclusão Escolar: Discutindo o Ensino Colaborativo por Meio da Prática da Bidocênciações para a Inclusão Escolar: Discutindo o Ensino Colaborativo por Meio da Prática da Bidocência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SANTOS, A. C. A. ; ESTEF, S. S. ; MASCARO, C. A. A. C. . Políticas e Práticas de Inclusão Escolar no Colégio de Aplicação da UERJ: Impactos Sobre a Cultura Escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MASCARO, C. A. A. C.. Assessoria para Inclusão na Formação Profissional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MASCARO, C. A. A. C.. Deficiência Intelectual e Educação Profissional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MASCARO, C. A. A. C.. Olhar docente sobre a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MASCARO, Cristina Angélica de Aquino Carvalh. Ensino Colaborativo e PEI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MASCARO, C. A. A. C.. Educação Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MASCARO, C. A. A. C.. Autismo e Políticas Públicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MASCARO, Cristina Angélica Aquino de Carvalho. A descrição de uma experiência: ensino colaborativo e inclusão escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
MASCARO, C. A. A. C.. Laboratório de Comunicação e Aprendizagens. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
REDIG, A. G ; SANTOS, A. C. A. ; MASCARO, C. A. A. C. . Painel Inclusão Laboral de Atividades Educativas Individualizadas: da Teoria à Prática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ROCHA, L. V. ; MASCARO, C. A. A. C. ; PINHEIRO, V. C. S. . Laboratório de Aprendizagens: Uma Proposta para Viabilizar a Inclusão Escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PINHEIRO, V. C. S. ; ROCHA, L. V. ; MASCARO, C. A. A. C. . Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica à Inclusão: Concepções e Práticas no Desenvolvimento de Ações para a Construção de uma Rede de Ensino Inclusiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
MASCARO, C. A. A. C.. Palestra com o tema Educação Especial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MASCARO, C. A. A. C.. Palestra sobre o tema Educação e Trabalho: Ações de Inclusão para Jovens e Adultos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
MASCARO, C. A. A. C.. Palestra 'Caminhos da Educação Especial no contexto da inclusão'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MASCARO, C. A. A. C.. Oficina 'O AEE através da bidocência'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
MARIN, M. V. ; MASCARO, C. A. A. C. ; MARETTI, M. M. B. ; Brau, P. . Ensino Colaborativo: parceria em construção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MASCARO, C. A. A. C.. A DIVIN - Divisão de Inclusão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
SANTOS, A. C. A. ; MASCARO, C. A. A. C. . A constituição de práticas para favorecer a inclusão em um Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
MASCARO, C. A. A. C.; PINHEIRO, V. C. S. . Inclusão Escolar de alunos com deficiência intelectual no Ensino Fundamental sob o viés da bidocência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
MASCARO, C. A. A. C.. Retenção: Educação e Capacitação. Quais as boas práticas que temos disponíveis em nosso Estado que contribuem efetivamente com a qualificação e desenvolvimento da pessoa com deficiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
SIQUEIRA, C. F. O. ; MASCARO, C. A. A. C. ; REDIG, A. G ; ESTEF, S. S. . O Percurso de Elaboração de um Plano Educacional Individualizado em uma Turma de uma Escola Especializada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
MASCARO, C. A. A. C.; CANEJO, E. ; ROCHA, L. V. ; BARBOSA, J. R. A. ; PINHEIRO, V. C. S. . Laboratório de Comunicações e Aprendizagens: Criação de Redes para Utilização de Recursos Tecnológicos Voltados para a Inclusão na Fundação de Apoio à Escola Técnica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
PINHEIRO, V. C. S. ; MASCARO, C. A. A. C. ; SILVA, D. V. F. ; ROCHA, L. V. . Formação Continuada de Professores em Altas Habilidades/Superdotação: Uma Proposta de Construção Compartilhada para uma Rede de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
MASCARO, C. A. A. C.. Formação Profissional de Alunos com Deficiência Intelectual: A Experiência de uma Pesquisa-Ação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
SIQUEIRA, C. F. O. ; MASCARO, C. A. A. C. . Construção de um Plano Educacional Individualizado em uma Escola Especial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
MASCARO, C. A. A. C.. Uma Estratégia para a inclusão escolar de alunos com deficiência escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
MASCARO, C. A. A. C.. Participação no painel 'Retenção: A educação e capacitação. Quais as boas práticas que temos disponíveis em nosso Estado que contribuem efetivamente com a qualificação e desenvolvimento da pessoa com deficiência'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
MASCARO, C. A. A. C.; SIQUEIRA, C. F. O. ; PINHEIRO, V. C. S. ; SANTOS, A. C. A. . Ensino Colaborativo: Possibilidades para a inclusão escolar no Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
MASCARO, C. A. A. C.. Laboratório de Comunicação e Aprendizagens. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

40.
MASCARO, C. A. A. C.. Capacitação para o trabalho de pessoas com deficiência intelectual: um estudo de caso de um cursos de capacitação profissional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
SIQUEIRA, C. F. O. ; MASCARO, C. A. A. C. ; VIANA, M.M. ; ESTEF, S. S. ; REDIG, A. G . Planos de ensino individualizados na escolarização de alunos com deficiência intelectual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
MASCARO, C. A. A. C.; CANEJO, E. ; AMARAL, C. ; ROCHA, L. V. ; MARINHO, U. . Redes de apoio para inclusão escolar: caminhos de um Núcleo de Estudos na Fundação de apoio à Escola Técnica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
REDIG, A. G ; MASCARO, C. A. A. C. ; GLAT, R. . A Comunicação Alternativa e Ampliada: Uma análise das produções da Revista Brasileira de Educação Especial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
MASCARO, C. A. A. C.; CRUZ, Mara Lúcia R. Monteiro ; NASCIMENTO, H.A. . PLANO DE DESENVOLVIMENTO PSICOEDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: percurso inicial para elaboração e aplicação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
REDIG, A. G ; MASCARO, C. A. A. C. ; GLAT, R. . A revista brasileira de Educação Especial e a produção de conhecimento na área de comunicação alternativa e complementar de 2005 a 2011: o estado da arte. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
MASCARO, C. A. A. C.; FOGLI, B. ; ROCHA, L. V. ; OLIVEIRA, L.F. ; LOPES, S. M.F. . Núcleo de Estudos e Pesquisas: Ressignificação de uma escola especial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

47.
VIANA, M.M. ; MASCARO, C. A. A. C. ; PLESTCH, M. D. . A escolarização de alunos com deficiência intelectual: um estudo sobre o plano de desenvolvimento psicoeducacional individualizado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

48.
MASCARO, C. A. A. C.; SARMENTO, E. . Cursos de Formação Inicial e Continuada para alunos com deficiência intelectual: quem é formando e formador, ou seja, quem está ensinando e quem está aprendendo?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

49.
LOPES, S. M.F. ; OLIVEIRA, A. D. F. ; MASCARO, C. A. A. C. . Inclusão laboral: perspectivas de aplicação de PDPI para aluna com deficiência intelectual e surdez. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

50.
MASCARO, C. A. A. C.. Educação inclusiva em múltiplos olhares: práticas psicopedagógicas, ação do orientador pedagógico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
MASCARO, C. A. A. C.. Ciclo de debates sobre os campos de atuação da Pedagogia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
MASCARO, C. A. A. C.. A Inclusão no Panorama Educacional Brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
MASCARO, C. A. A. C.. 'Acessabilidade: Pré-requisito para Inclusão escolar de alunos com deficiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
MASCARO, C. A. A. C.. Inclusão Escolar e Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

55.
MASCARO, C. A. A. C.. Questões atuais em Educação: Alunos com Deficiência Intelectual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

56.
MASCARO, C. A. A. C.; PLESTCH, M. D. ; GLAT, R. ; CRUZ, Mara Lúcia R. Monteiro ; VIANA, M.M. . Plano de Desenvolvimento Psicoeducacional Individualizado (PDPI): uma estratégia para favorecer os processos de ensino e aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

57.
CARVALHO, A. C. ; MASCARO, C. A. A. C. . Suporte à Inclusão Social de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

58.
MASCARO, C. A. A. C.. O currículo escolar e a pessoa com deficiência intelectual: possibilidades no contexto da Educação Inclusiva. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

59.
MASCARO, C. A. A. C.. Suporte a Inclusão na Educação Profissional da Rede de Ensino FAETEC para alunos com deficiência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

60.
MASCARO, C. A. A. C.. 15 anos da Declaração de Salamanca: o que mudou?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MASCARO, C. A. A. C.. Inclusão Desafios e Possibilidades no Século XXI. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
MASCARO, C. A. A. C.. Comissão Científica do 26º Congresso Nacional das APAEs - 7º Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria. 2017.

2.
MASCARO, C. A. A. C.. Parecer ad hoc Revista da /associação Brasileira de Psicologia Social. 2017.

3.
MASCARO, C. A. A. C.. Comissão Científica VIII Seminário Educação Inclusiva em Contextos. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
MASCARO, C. A. A. C.. Adaptações Curriculares na Educação Especial. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MASCARO, C. A. A. C.. Agente de Apoio à Inclusão. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MASCARO, C. A. A. C.. Flexibilização Curricular. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Curso Pedagogia CEDERJ UERJ).

4.
GLAT, R. ; MASCARO, C. A. A. C. ; VIANA, M.M. ; ANTUNES, K. C. V. . Inclusão de pessoas com deficiência e outras necessidades especiais na escola e no trabalho. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Série Cadernos CIEE Rio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERNANDES, E. M.; ARAGON, Glauca Torres; ORRICO, Hélio Ferreira; SILVA, Jane Garcia; MASCARO, C. A. A. C.. Participação em banca de Ana Cristina de Carvalho. Plano individual de transição para a vida adulta para pessoas com deficiência intelectual. 2018. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão -CMPDI) - Universidade Federal Fluminense.

2.
DELOU, C. M. C.; MASCARO, C. A. A. C.; SANTOS, E. M.. Participação em banca de Claudiane Figueiredo Ribeiro. Sistematização de indicadores de altas habilidades?superdotação no ensino técnico e no profissionalizante. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MASCARO, C. A. A. C.. Participação em banca de Naíne Cristina Vicente Ferreira.Educação Inclusiva - Adaptações Possíveis para a Construção do Sujeito: Uma reflexão sobre quem ensina e quem aprende. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MASCARO, C. A. A. C.. Participação em banca de Apurinan Bento dos Santos.A inclusão escolar da pessoa com transtorno do espectro do autismo: o que as pesquisas revelam?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
MASCARO, C. A. A. C.. Participação em banca de Leidiane Bessa Bastos Gonçalves de Marins.O estigma na Educação: Processo de Inclusão de alunos surdos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
MASCARO, C. A. A. C.. Participação em banca de Mariane Costa dos Santos.A inclusão de pessoas com deficiência na escola e no mercado de trabalho. 2014.

5.
MASCARO, C. A. A. C.. Participação em banca de Rosiana de Paula Souza Cruz.A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. 2014.

6.
MASCARO, C. A. A. C.. Participação em banca de Daniane Rafaela Olivieira.Educação Inclusiva: um olhar atual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
MASCARO, C. A. A. C.. Participação em banca de Jorgina Maria de Freitas.O Buylling escolar na inclusão de alunos com deficiências - estigma- violência simbólica - um ensaio monográfico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
MASCARO, C. A. A. C.. Participação em banca de Carla Siqueira.Estudo de caso sobre a inclusão de uma aluna com deficiência intelectual: percepção de uma graduanda de pedagogia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
GLAT, R.; MASCARO, C. A. A. C.. Participação em banca de Thayze Vicente Oliveira.O Sistema Montessori de Ensino e sua contribuição para crianças com Síndrome de Asperger: Um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
AQUINO DE CARVALHO MASCARO, CRISTINA ANGÉLICA. Participação em banca de Suzana Assunção Casanova Delesderrier.Atendimento pedagógico ap aluno com deficiência em classe hospitalar: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
MASCARO, C. A. A. C.. Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. 2016. (Congresso).

2.
8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015. 2015. (Congresso).

3.
IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão.Professores da Educação Básica. 2015. (Outra).

4.
IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão. 2015. (Outra).

5.
I Encontro de Profissionais de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.Educação Especial na Perspectiva da Inclusão. 2014. (Simpósio).

6.
I Encontro Sobre Neurociências na Educação Inclusiva. 2014. (Encontro).

7.
Palestra Magna durante o "VIII Seminário Educação Inclusiva em Contextos. 2014. (Outra).

8.
XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2014. (Encontro).

9.
A Educação Profissional e a Inclusão da pessoa com Deficiência. 2013. (Simpósio).

10.
A Educação Profissional e a Inclusão de Pessoas com Deficiência. 2013. (Outra).

11.
As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade. 2013. (Seminário).

12.
Curso Análise de Entrevistas. 2013. (Outra).

13.
I Fórum de Integração Curricular da Rede FAETEC. 2013. (Outra).

14.
II Fórum Internacional de Inclusão: Discutindo Autismo e Deficiência Múltipla. 2013. (Outra).

15.
I Seminário de Psicologia e Educação: Questões sobre a Inclusão na Escola. 2013. (Seminário).

16.
I Seminário de Psicologia e Educação: Questões sobre a Inclusão na Escola. 2013. (Seminário).

17.
I Seminário de Psicologia e Educação: Questões sobre a Inclusão na Esola. 2013. (Seminário).

18.
Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e participação 3.Ensino Colaborativo: Possibilidades para inclusão escolar no Ensino Fundamental. 2013. (Seminário).

19.
Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3.Construção de Políticas e Práticas de Inclusão em um Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica. 2013. (Seminário).

20.
Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3. 2013. (Seminário).

21.
VII Congresso Brasileiro de Multidisciplinar de Educação Especial. Formação Continuada de Professores em Altas Habilidades/Superdotação: uma proposta de construção compartilhada para uma rede de ensino no Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Congresso).

22.
VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Formação profissional de alunos com deficiência intelectual: a experiência de uma pesquisa-ação. 2013. (Congresso).

23.
VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. O PERCURSO DE ELABORAÇÃO DE UM PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO EM UMA TURMA DE UMA ESCOLA ESPECIALIZADA. 2013. (Congresso).

24.
VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Laboratório de Comunicações e Aprendizagens: Criação de Redes para utilização de recursos Tecnológicos voltados para inclusão na Fundação de Apoio à Escola Técnica. 2013. (Congresso).

25.
VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade. 2013. (Seminário).

26.
XI Encontro Café com Pesquisa - Inclusão nas Escolas Europeias. 2013. (Encontro).

27.
XI Encontro de Café com Pesquisa - Inclusão nas escolas Europeias. 2013. (Encontro).

28.
XVII Semana da Educação. 2013. (Outra).

29.
XVII Semana da Educação da Faculdade de Educação da UERJ.Inclusão escolar de alunos com com deficiência intelectual no ensino fundamental sob o viés da bidocência. 2013. (Seminário).

30.
XVII Semana da Educação da Faculdade de Educação da UERJ.A constituição de práticas para favorecer a inclusão em um Instituto Federal de Educação Profissional. 2013. (Seminário).

31.
"Inclusão: Desafios e Possibilidades no Século XXI".Comissão avaliadora de Pôsteres no evento "Inclusão: Desafios e Possibilidades no Século XXI". 2012. (Outra).

32.
Curso "Tutorial na plataforma Moodle/CEDERJ". 2012. (Outra).

33.
IV Encontro do Rompendo Barreira: e-Acessibilidade, Cibercultura e Formação de Professores para EAD. 2012. (Encontro).

34.
"Emprego Customizado: Uma Estratégia de Inclusão Laboral. 2011. (Oficina).

35.
I Encontro Interdisciplinar Discente de Pós-Graduação da Uniabeu.Educação Inclusiva em Múltiplos Olhares: Práticas Psicopedagógicas, ação do orientador pedagógico e do gestor. 2011. (Encontro).

36.
I Encontro Interdisciplinar Discente de Pós-Graduação da Uniabeu.Educação Inclusiva em Múltiplos Olhares: Práticas Psicopedagógicas, ação do orientador pedagógico e do gestor. 2011. (Encontro).

37.
I Seminário de Pesquisa Caminhos para a inclusão laboral. 2011. (Seminário).

38.
Tecnologias Assistivas: Melhorando a vida de pessoas com deficiências. 2011. (Outra).

39.
Tecnologias Assistivas: Melhorando a Vida de Pessoas com Deficiências. 2011. (Encontro).

40.
Transição Escola Vida Adulta para Pessoas com deficiências. 2011. (Oficina).

41.
VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Núcleo de Estudos e Pesquisas: ressignificação de uma escola especial. 2011. (Congresso).

42.
VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Núcleo de Estudos e Pesquisas: ressignificação de uma escola especial. 2011. (Congresso).

43.
VI Seminário Internacional As redes Educativas e as tecnologias: prática/teorias sociais na contemporâneidade.Plano de Desenvolvimento Psicoeducacional individualizado: percurso inical para elaboração e aplicação. 2011. (Seminário).

44.
VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contentemporaneidade. 2011. (Seminário).

45.
X Jornada de Pedagogia.A Inclusão no Panorama Educacional Brasileiro. 2011. (Seminário).

46.
III Fórum de Prevenção em Dependência Química. 2010. (Outra).

47.
III Fórum de Prevenção em Dependência Química. 2010. (Outra).

48.
II Seminário de Pedagogia Institucional - I Seminário sobre o Professor. 2010. (Seminário).

49.
I Seminário de Pesquisa Caminhos Para a Inclusão Laboral. 2010. (Seminário).

50.
IV Congresso Brasieiro de Educação Especial. Plano de Desenvolvimento Psicoeducacional Individualizado (PDPI): estratégia para favorecer os processos de ensino e de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. 2010. (Congresso).

51.
IV Congresso Brasieiro de Educação Especial. Plano de Desenvolvimento Psicoeducacional Individualizado (PDPI): estratégia para favorecer os processos de ensino e de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. 2010. (Congresso).

52.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. Suporte a Inclusão Social de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual. 2010. (Congresso).

53.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. Suporte a Inclusão Social de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual. 2010. (Congresso).

54.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2010. (Congresso).

55.
Minicurso MC4 "Atendimento educacional do aluno com deficiência intelectual: diagnóstico, avaliação e plano educacional individualizado". 2010. (Outra).

56.
Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 2. 2010. (Seminário).

57.
Seminário Internacional Inclusão em Educação - Faetec no mundo do trabalho. 2010. (Seminário).

58.
Seminário Internacional Inclusão em Educação - FAETEC no Mundo do Trabalho. 2010. (Seminário).

59.
15 anos da Declaração de Salamanca, o que mudou?. 2009. (Seminário).

60.
Encontro Dialógico: a Sexualidade da Pessoa com Deficiência Intelectual. 2009. (Encontro).

61.
II Encontro Dialógico: Pesquisa em Ação - Trabalho Customizado.Suporte à Inclusão na Educação Profissional da Rede de Ensino FAETEC. 2009. (Encontro).

62.
II Fórum de Prevenção em Dependência Química no Contexto Escolar. 2009. (Outra).

63.
Palestra de Políticas Públicas na Educação inclusiva. 2009. (Outra).

64.
Seminário 15 Anos da Declaração de Salamanca.Mesa Redonda: 15 Anos da Declaração de Salamanca, o que mudou?. 2009. (Seminário).

65.
Conversas Pedagógicas. 2008. (Encontro).

66.
I Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. 2007. (Congresso).

67.
II Congresso Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Delegada. 2007. (Congresso).

68.
IV Seminário Um Olhar para a Diversidade. 2007. (Seminário).

69.
I Ciclo de Estudos sobre Educação Inclusiva.Estudos sobre Educação Inclusiva. 2006. (Oficina).

70.
I Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa - ISAAC Brasil e do I Congresso Internacional de Linguagem e Comunicação da Pessoa com Deficiência. 2005. (Congresso).

71.
Vivências do Movimento de Inclusão na rede de Ensino FAETEC. 2004. (Encontro).

72.
III Seminário de Educação Especial. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MASCARO, C. A. A. C.. Comissão Executiva do IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão. 2015. (Outro).

2.
MASCARO, C. A. A. C.. Comissão Científica do IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão. 2015. (Outro).

3.
MASCARO, C. A. A. C.. Ciclo de Palestras sobre Inclusão. 2015. (Outro).

4.
MASCARO, C. A. A. C.. VI Fórum de Prevenção de Álcool, Tabaco e Outras Dogras no Contexto Escolar. 2014. (Outro).

5.
MASCARO, C. A. A. C.. Encontro de Prevenção à Dependência Química no Contexto Escolar. 2014. (Outro).

6.
MASCARO, C. A. A. C.. Encontro Dialógico de 2014 "Transtornos de Aprendizagem: Implicações no Cotidiano Escolar". 2014. (Outro).

7.
MASCARO, C. A. A. C.. Comissão Científica do VIII Seminário Educação Inclusiva em Contextos. 2014. (Outro).

8.
MASCARO, C. A. A. C.. II Encontro Dialógico: As contribuições da Neuropsicologia para a Aprendizagem. 2013. (Outro).

9.
MASCARO, C. A. A. C.. 2º Encontro Dialógico "As Contribuições da Neuropsicologia para Aprendizagem". 2013. (Outro).

10.
MASCARO, C. A. A. C.. Seminário: Inclusão: Desafios e Possibilidades no Século XXI. 2012. (Outro).

11.
MASCARO, C. A. A. C.. Encontro Dialógico: Práticas do Atendimento Educacional Especializado. 2012. (Outro).

12.
MASCARO, C. A. A. C.. "Inclusão: Desafios e Possibilidades no Século XXI". 2012. (Outro).

13.
MASCARO, C. A. A. C.; CARVALHO, A. C. ; FOGLI, B. . Inclusão Laboral de Pessoas com Deficiência. 2011. (Outro).

14.
MASCARO, C. A. A. C.. "Inclusão Laboral com Pessoas com Deficiência". 2011. (Outro).

15.
FOGLI, B. ; CARVALHO, A. C. ; MASCARO, C. A. A. C. . Tecnologias Assisitivas: Melhorando a vida de pessoas com deficiências. 2011. (Outro).

16.
MASCARO, C. A. A. C.. 5º Seminário: 15 Anos da Declaração de Salamanca, o que mudou?. 2009. (Outro).

17.
Nunes, Leila ; MASCARO, C. A. A. C. . Equipe de Apoio nos trabalhos do "I Congresso de Comunicação Alternativa -ISAAC Brasil" e "I Congressi Internacional de Linguagem e Comunicação". 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ubiratan Araújo Severiano de Souza. O papel do gestor na implementação das políticas educacionais de inclusão nas escolas de ensino regular. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar Integrada) - Faculdades Integradas Simonsen. Orientador: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro.

2.
Martha Ellen Fleischhut. Educação Inclusiva: estudo de caso de um aluno com baixa visão em uma classe regular de ensino. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclu) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Priscila Jardim Muradas. O papel do lúdico no processo de aprendizagem para crianças com necessidades educacionais especiais na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro.

2.
Paulo Cesar R. de Oliveira. Detecção das dificuldades de aquisição da linguagem escrita na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro.

3.
Flavia de Aguiar Cruz Garcia. A síndrome de Burnout: mais um inimigo na educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro.

4.
Tatianny Nágila Murta Loyola. Dixlexia e alfabetização: mitos e verdades sobre inclusão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro.

5.
Camila Deschamps da Silva. O estagiário mediador na proposta de educação inclusiva: desafios e possibilidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro.

6.
Priscila Freitas Ferreira Vidal. A educação especial e a escola inclusiva: o papel do professor e a inclusão no contexto regular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro.

7.
Rejane Alves de Oliveira. A influência da literatura infantil na formação do sujeito leitor e indivíduo crítico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro.

8.
Luciana Aparecida dos Santos. A importância da inclusão de crianças com déficit de atenção diagnosticado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro.

9.
Juliana Lopes Mariano. Inclusão de alunos com necessidades especiais na classe regular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro.

10.
Elizângela Nascimento de Souza. A utilização da Capoeira Adaptada na reabilitação física e social de alunos com necessidades educacionais especiais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro.

11.
Célia Monteiro Cezário. A educação inclusiva na sociedade brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro.

12.
Claire Rodrigues dos Santos. Altas Habilidades/Superdotação e sua relação com a educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro.

13.
Flávia Ferreira Gomes. O papel do educador e a inclusão e a inclusão do aluno com Síndrome de Down. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro.

14.
Isabel Cristina Cantelmo dos Anjos. A inclusão da criança com Síndrome de Down no processo de aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro.

15.
Miriele dos Santos Warol. Déficit de atenção e Hiperatividade, doença ou rótulo?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro.

16.
Viviane dos Santos Rodrigues. Contribuições do Centro Municipal de atendimento educacional especializado (CEMAEE) para a educação inclusiva no município de Itaguaí. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro.

17.
Elaine Moura de Andrade. A importância da inclusão de alunos com deficiência com necessidades educacionais especiais no primeiro segmento do ensino fundamental em escola do ensino regular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 1:23:56