Katharina Jeanne Kelecom

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2914448074198809
  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


Possui graduação em Letras: Português - Francês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), especialização em Tradução Português-Francês (2007) e mestrado em Linguística pela mesma Universidade (2009). Atualmente é professora de ensino fundamental e médio no Colégio Pedro II. Atua como coordenadora da equipe de Francês do Campus Tijuca II. Integra o NEFB - Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros formado por docentes de Francês do Colégio Pedro II e pesquisa, principalmente, os seguintes temas: ensino de francês, pedagogia de projetos, linguagem e trabalho, trabalho docente, EAD e produção de materiais didáticos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Katharina Jeanne Kelecom
Nome em citações bibliográficas
KELECOM, K. J.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Pedro II.
Rua São Francisco Xavier, 204
Tijuca
20550-012 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 38722228


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Letras.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O professor de francês língua estrangeira (FLE) e a implementação de um projeto de ensino a distância (EAD): uma abordagem discursiva do trabalho,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Profº Dr. Décio Orlando Soares da Rocha.
Palavras-chave: análise do discurso; FLE; plataforma EAD; trabalho do professor; cenografia; ethos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do discurso.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Informática Educativa.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2004
Especialização em Especialização em Tradução Português -Francês. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Lipogrammes, quelques renseignements sur les sorcières.
Orientador: Profª Drª. Claudia maria Pereira de Almeida.
1998 - 2002
Graduação em Letras: Português - Francês.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Stage de courte durée.
Centre d'approhe des langues vivantes et des médias, CAVILAM, França.
2005 - 2005
Mettre en scène, se mettre en scène. (Carga horária: 11h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2004 - 2004
Ambiente Colaborativo de Aprendizagem e-Proinfo. (Carga horária: 40h).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2004 - 2004
Une langue en mouvement. (Carga horária: 12h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2004 - 2004
Br@nché: oui, mais comment?. (Carga horária: 4h).
Associação dos Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro, APFERJ, Brasil.
2004 - 2004
Did@log: outil pour construire des fiches pédago. (Carga horária: 3h).
Associação de Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro, APFERJ, Brasil.
2003 - 2003
Exploitation pédagogique d'un Centre de Ressources. (Carga horária: 15h).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2003 - 2003
A Mediateca Jean-Luc Lagardère: recurso pedagógico. (Carga horária: 12h).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2003 - 2003
Centre de ressources et auto-apprentissage. (Carga horária: 10h).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2003 - 2003
Utilisation de la vidéo en salle de classe. (Carga horária: 15h).
CAPPLE, CAPPLE -SME, Brasil.
2002 - 2002
La chanson française contemporaine. (Carga horária: 9h).
Associação de Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro, APFERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Cursos de Extensão, Enquadramento Funcional: Professora de Francês, Carga horária: 4


Liceu Franco Brasileiro, LFB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Contrato Instituição privada, Enquadramento Funcional: Professora de Francês, Carga horária: 10


Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Professrora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15


Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de ensino fundamental e médio, Carga horária: 40



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KELECOM, K. J.2018KELECOM, K. J.. Telefone celular e um clique: entre liberdade e opressão. Deslimites - Revista de Linguagens do Colégio Pedro II / Discurso, poder e Resistência: 180 anos de Colégio Pedro II, v. 1, p. 96-102, 2018.

2.
MOREIRA, M. A. O.2017MOREIRA, M. A. O. ; KELECOM, K. J. . O uso de murais virtuais em um projeto interdisciplinar de línguas estrangeiras no Ensino Médios. Revista do Seminário Mídias & Educação do Colégio Pedro II: â01CTecnologias digitais e transformações educacionaisâ01D, v. 3, p. 1-10, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
KELECOM, K. J.. O professor de francês e o ensino a distância: uma construção discursiva do trabalho docente. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2015. 228p .

2.
KELECOM, K. J.. Réfléchir, séduire, construire: le français pour l'avenir. 1. ed. Rio de Janeiro: Aliança Francesa Niterói, 2015. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
KELECOM, K. J.. De la disciplinarisation à un outil d'apprentissage: des plateformes d'enseignement à distance aux usages pédagoiques des réseaux sociaux.. In: Kelecom, Katharina Jeanne; Fellows, Maria Ruth Machado; Moraes, Othon Jorge Nacif de; Morae; Stela Maria Sardinha Chagas de; Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva.. (Org.). Réfléchir, séduire, construire : le français pour l'avenir. 1ed.Niterói: Aliança Francesa Niterói, 2015, v. 1, p. 39-46.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KELECOM, K. J.. Téléphone portable et 'un clic': entre liberté et oppression. In: XXI Congrès Brésilien des Professeurs de Français, 2017, Aracaju. Français, langue de la modernité, 2017. p. 59-60.

2.
KELECOM, K. J.. Téléphone portable à la main: la production des apprenants mise en scène. In: XX Congresso Brasileiro dos professores de Francês, 2015, Macapá. Unis dans la diversité: le Lrançais lLangue Frontière, 2015. v. 1. p. 115.

3.
KELECOM, K. J.. De la disciplinarisation à un outil d'apprentissage: des plateformes d'enseignement à distance aux usages pédagogiques des réseaux sociaux.. In: XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2013, Niterói. Réfléchir, Séduire, Construire: Le français pour l'avenir. Niterói: Aliança Francesa de Niterói, 2013. v. 1. p. p.89.

4.
KELECOM, K. J.. Plateforme d?enseignement à distance: un outil d?apprentissage ou un objet de disciplinarisation?. In: XVIIIême CONGRES BRESILIEN DES PROFESSEURS DE FRANÇAIS (IN)FORMER POUR TRANSFORMER : le français pour tous : défis politiques et didactiques, 2010, Curitiba. XVIIIême CONGRES BRESILIEN DES PROFESSEURS DE FRANÇAIS (IN)FORMER POUR TRANSFORMER : le français pour tous : défis politiques et didactiques.

5.
KELECOM, K. J.. Le travail de l'enseignant de FLE dans la construction d'un projet d'enseignement à distance : le rôle des prescriptions.. In: XVII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2009, Brasília. Politiques Publiques et changements en éducation: pour un enseignement réciproque du portugais et du français, 2009. v. 1. p. p.94.

6.
KELECOM, K. J.. O trabalho do professor na construção de material didático para a Internet: uma abordagem discursiva. In: IV Jornada de Estudos da Linguagem, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de REsumos, 2008. v. a. p. p.15.

7.
KELECOM, K. J.; RAMIARINA, M. L. ; FANTINATO, M. T. . L'enseignement et l'apprentissage du FLE au Colégio Pedro II: une nouvelle pratique à la Médiathèque Jean-Luc Lagardère. In: SEDIFRALE XIV, 2006, Assunção. Le Français au coeur des Amériques: une langue en partage, 2006. v. 1. p. p.98.

8.
KELECOM, K. J.; Almeida, C. (Claudia Almeida) . Traduire un texte à contrainte: l'éblouissement de la créativité du traducteur comme solution possible.. In: SEDIFRALE XVI, 2006, Assunção. Le français au coeur de Amériques: une langue en partage, 2006. v. 1. p. p.97.

9.
KELECOM, K. J.; BRANDAO, A. C. ; RAMIARINA, M. L. ; FANTINATO, M. T. . Une nouvelle conception de l'apprentissage du français au Colégio Pedro II: la Médiathèque Jean-Luc-Lagardère. In: XV Congresso Brasilieiro dos Professores de Francês, 2005, Belo Horizonte. Plurilinguisme et identités culturelle, 2005. v. 1. p. 97.

10.
KELECOM, K. J.; Almeida, C. (Claudia Almeida) . Traduire: limites et potentialités. In: XV Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2005, Belo Horizonte. Plurilinguisme et identite culturelle, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
KELECOM, K. J.. O telefone celular e um clique: entre liberdade e opressão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
KELECOM, K. J.. 'Dans le lycée je vois': um projeto uso de celular e o espaço escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
KELECOM, K. J.. Téléphone portable et 'un clic' : entre liberté et oppression. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
KELECOM, K. J.; MOREIRA, M. A. O. ; MAGALHAES, L. S. ; SILVA, M. F. L. . Músicas temáticas: um projeto em 4 línguas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MOREIRA, M. A. O. ; KELECOM, K. J. . ?Um projeto interdisciplinar: Soldiers in 2nd WW: real stories. Les soldats à la IIe Guerre Mondiale: de vraies histoires?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
KELECOM, K. J.. O trabalho docente sob o olhar da Ergonomia da Atividade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
KELECOM, K. J.. Téléphone portable à la main: la production des apprenants mise en scène.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MENDONCA, M. L. T. G. ; KELECOM, K. J. ; PRETA, L. M. C. . Confecção de shampoo e rótulo: interdisciplinaridade entre as disciplinas de Química e Língua Estrangueira.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
KELECOM, K. J.. De la disciplinarisation à un outil d'apprentissage: des plateformes d'enseignement à distance aux usages pédagogiques des réseaux sociaux. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
KELECOM, K. J.. Prescrições e realização: o trabalho do professor de FLE na implementação de um projeto de EAD. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
KELECOM, K. J.; ROCHA, D. . A construção do trabalho do professor de FLE engajado em projetos de EAD: o papel das prescrições.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
KELECOM, K. J.. Le travail de l?enseignant de FLE dans la construction d?un projet d?enseignement à distance : le rôle des prescriptions.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
KELECOM, K. J.. O trabalho do professor na confecção de material didático para a Internet: uma abordagem discursiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
KELECOM, K. J.; Almeida, C. (Claudia Almeida) . Traduire un texte à contrainte: l?éblouissement de la créativité du traducteur comme solution possible.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
KELECOM, K. J.; BRANDAO, A. C. ; FANTINATO, M. T. . L?enseignement et l?apprentissage du FLE au Colégio Pedro II: une nouvelle pratique à la Médiathèque Jean-Luc Lagardère. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
KELECOM, K. J.; Almeida, C. (Claudia Almeida) . Traduire: limites et potentialités.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BRANDAO, A. C. ; FANTINATO, M. T. ; KELECOM, K. J. . Une nouvelle conception de l?apprentissage du français au Colégio Pedro II: la Médiathèque Jean-Luc-Lagardère.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
KELECOM, K. J.; GUIMARAES, R. S. ; SILVA, I. C. ; SILVA, I. P. . Catálogo de vasos com cenas de Tragédias. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
KELECOM, K. J.; PONTES JUNIOR, G. R. . Escritas e imagens femininas no Teatro Francês Contemporâneo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ROCHA, D. ; KELECOM, K. J. . Sobre a Filosofia Concreta, 2011. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
KELECOM, K. J.; PEREIRA, T. ; RICORDEL, A. . Salto para o Futuro - Revitalização do ensino de Francês no Brasil. 2014.

Redes sociais, websites e blogs
1.
CORDEIRO, N. ; PEREIRA, T. ; KELECOM, K. J. . APFERJ - Associação de Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro. 2012; Tema: Divulgação de ações da APFERJ< da FBPF, da FIPF e da OIF. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
APOTEKER, M. ; AZEVEDO, J. ; BRANDAO, A. C. ; CARVALHO, K. ; CORREA, P. ; KELECOM, K. J. ; LIMA, A. ; MONTEIRO, L. P. ; PAVAM, B. ; RIBAS, E. N. ; ROCHA, D. P. ; SALLES, G. B. C. ; VILACA, D. . C'est nous! - Material didático 6o ano. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

2.
KELECOM, K. J.. Boletim da Associação dos Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro. 2011. (Editoração/Periódico).

3.
FRAGA, K. F. ; KELECOM, K. J. ; ROCHA, D. ; PUTZER, M. . Reorientação Curricular SEE - volume Língua Estrangeira Moderna/Francês. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Reorientação Curricular).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
KELECOM, K. J.. Participação em banca de Juliana Perner Pereira. Vilã ou mocinha? O papel da língua materna em sala de aula de francês língua estrangeira. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
KELECOM, K. J.; RAMOS, A.; FIUZA, M.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto CEFET/ RJ. 2016.

2.
GODOI, Gileade; MELLO, M. E.C.; KELECOM, K. J.. Concurso Público para professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Quadro Permanente. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

3.
GODOI, Gileade; MELLO, M. E.C.; KELECOM, K. J.. Concurso Público para professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Quadro Permanente. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Nova Fribu.

4.
SILVA JUNIOR, A. F.; GODOI, Gileade; KELECOM, K. J.. Processo seletivo simplificado para contratação de professor temporário. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

5.
KELECOM, K. J.. Concurso Público para Contratação de Professor do Quadro Permanente do Colégio Pedro II. 2014. Colégio Pedro II.

6.
KELECOM, K. J.. Concurso Público para Contratação de Professor do Quadro Permanente do Colégio Pedro II. 2013. Colégio Pedro II.

7.
ROCHA, D. P.; AZEVEDO, J.; KELECOM, K. J.. Processo Seletivo para Contratação Temporária de Professores Substitutos de Francês. 2012. Colégio Pedro II.

8.
KELECOM, K. J.. Processo Seletivo para Cadastramento de Professores do Ensino Básico. 2012. Colégio Pedro II.

9.
BRANDAO, A. C.; KELECOM, K. J.; RAMIARINA, M. L.. Processo Seletivo para Contratação Temporária de Professores Substitutos de Francês. 2009. Colégio Pedro II.

10.
CARIBE, V.; RAMIARINA, M. L.; KELECOM, K. J.. Processo Seletivo para Contratação Temporária de Professores Substitutos de Francês. 2008. Colégio Pedro II.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Jornada de estudos críticos em Linguagens, Educação e Sociedade. 2017. (Outra).

2.
Jornada de estudos de Inglês: ?One day seminar?.?Um projeto interdisciplinar: Soldiers in 2nd WW: real stories. Les soldats à la IIe Guerre Mondiale: de vraies histoires?. 2017. (Seminário).

3.
II Jornada ReFLEtindo.O trabalho docente sob o olhar da Ergonomia da Atividade. 2015. (Encontro).

4.
XX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. Téléphone portable à la main: la production des apprenants mise en scène. 2015. (Congresso).

5.
I Jornada ReFLEtindo. 2014. (Seminário).

6.
XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. La Multimédiation en classe de FLE. 2013. (Congresso).

7.
Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: desafios da aprendizagem e do ensino.PRESCRIÇÕES E REALIZAÇÃO: O TRABALHO DO PROFESSOR DE FLE NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE EAD. 2012. (Seminário).

8.
Transtornos da leitura e da ortografia. 2012. (Oficina).

9.
Séminaire de Rentrée des Professeurs de Français de Rio de Janeiro.Activités ludiques pour un public 9-12 ans. 2009. (Seminário).

10.
V Jornada de Estudos Linguísticos - JEL.A construção do trabalho do professor de FLE engajado em projetos de EAD: o papel das prescrições.. 2009. (Encontro).

11.
IV Jornada de Estudos Linguísticos - JEL.O trabalho do professor na construção de material didático para a Internet: uma abordagem discursiva. 2008. (Encontro).

12.
Séminaire de rentrée.On s?amuse et on aprend!. 2006. (Oficina).

13.
IV Colóquio Apferj de Leitura.Activité du CAVILAM. 2005. (Oficina).

14.
XIe Bain Linguistique.On se détend?. 2005. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KELECOM, K. J.. II Seminário Interno NEFB/CP2: O francês como espaço plural: perspectivas de atuação. 2018. (Outro).

2.
KELECOM, K. J.. Séminaire de rentrée de l' APFERJ - 13 et 14 février. 2014. (Outro).

3.
KELECOM, K. J.. XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Ananda Neves Souza Farias. O desenvolvimento da competência de produção oral nas oficinas de audiovisual do projeto E-ducasport. 2015. Iniciação Científica - Colégio Pedro II. Orientador: Katharina Jeanne Kelecom.

2.
Amanda Coelho de Freitas Fernandes. O desenvolvimento da competência de produção oral nas oficinas de audiovisual do projeto E-ducasport. 2015. Iniciação Científica - Colégio Pedro II. Orientador: Katharina Jeanne Kelecom.

3.
Caroline da Silva Fernandes. O desenvolvimento da competêvia de produção oral nas oficinas de audiovisual do projeto E-ducaspot. 2015. Iniciação Científica - Colégio Pedro II. Orientador: Katharina Jeanne Kelecom.

4.
João Victor Pires Nascimento dos Santos. O desenvolvimento da competência de produção oral nas oficinas de audiovisual do projeto E-ducasport. 2015. Iniciação Científica - Colégio Pedro II. Orientador: Katharina Jeanne Kelecom.

Orientações de outra natureza
1.
Fillipe Neves. Estágio de iniciação à docência. 2018. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras - Português - Frances) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Katharina Jeanne Kelecom.

2.
Carolina Vergagno. Estágio de iniciação à docência. 2017. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras - Português - Frances) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Katharina Jeanne Kelecom.

3.
Rachel Marques Carvalho. Estágio de iniciação à docência. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras - Português - Frances) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Katharina Jeanne Kelecom.

4.
Mariana Gomes de Matos. Estágio de iniciação à docência. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras - Português - Frances) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Katharina Jeanne Kelecom.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
KELECOM, K. J.. O professor de francês e o ensino a distância: uma construção discursiva do trabalho docente. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2015. 228p .

1.
KELECOM, K. J.. De la disciplinarisation à un outil d'apprentissage: des plateformes d'enseignement à distance aux usages pédagoiques des réseaux sociaux.. In: Kelecom, Katharina Jeanne; Fellows, Maria Ruth Machado; Moraes, Othon Jorge Nacif de; Morae; Stela Maria Sardinha Chagas de; Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva.. (Org.). Réfléchir, séduire, construire : le français pour l'avenir. 1ed.Niterói: Aliança Francesa Niterói, 2015, v. 1, p. 39-46.


Apresentações de Trabalho
1.
KELECOM, K. J.. De la disciplinarisation à un outil d'apprentissage: des plateformes d'enseignement à distance aux usages pédagogiques des réseaux sociaux. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
APOTEKER, M. ; AZEVEDO, J. ; BRANDAO, A. C. ; CARVALHO, K. ; CORREA, P. ; KELECOM, K. J. ; LIMA, A. ; MONTEIRO, L. P. ; PAVAM, B. ; RIBAS, E. N. ; ROCHA, D. P. ; SALLES, G. B. C. ; VILACA, D. . C'est nous! - Material didático 6o ano. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
KELECOM, K. J.; PEREIRA, T. ; RICORDEL, A. . Salto para o Futuro - Revitalização do ensino de Francês no Brasil. 2014.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KELECOM, K. J.. XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 17:43:30