Maria Aparecida de Assis Teles Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2004049412620840
  • Última atualização do currículo em 09/03/2015


Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal de Goiás (2001); especialização em Linguística e Literatura (UFG, 2007) e Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2012). Atuou como professora de Espanhol nas instituições: Centro de Línguas (UFG - Campus de Jataí); CCAA; FISK; Colégio Potência; Colégio CESUT; AB Language School, professora de espanhol- pré-vestibular - Colégio Senna; atuou como professora PIII - Secretaria Municipal de Educação de Jataí, como professora de português de 2010 a 2013; atualmente está lotada como professora PIII - Secretaria Estadual de Educação, subsecretaria de Jataí . Atuou também como professora substituta de Literaturas no curso de Letras-Português,da UFG, no período de 2005 a 2007. Atualmente, é professora substituta da área de Linguagens no Instituto Federal de Goiás, campus de Jataí.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, compreensão, aluno, literatura e práticas pedagógicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Aparecida de Assis Teles Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, M. A. A. T.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Mestrado em Letras e Linguística.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: O EU LÍRICO EM CHICO BUARQUE: DA SUBMISSÃO À TRANSGRESSÃO E A INCIDÊNCIA DE MÚLTIPLOS ASPECTOS DO FEMININO,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Jorge Alves Santana.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
2006 - 2008
Especialização em especialização em literatura e língua portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: da palavra pétre à indignação: os gritos do silêncio em lavoura Arcaica.
Orientador: Vânia Carmem Lima.
1998 - 2001
Graduação em Letras - Português.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: leitura/leituras: onde esses caminhos se encontram?.
Orientador: Eliana melo Machado Moraes.




Formação Complementar


2005 - 2005
VI Seminário de Línguas Estrangeiras. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2005 - 2005
Professor fidelizador. (Carga horária: 16h).
Grupo CCAA.
2005 - 2005
Conversação I. (Carga horária: 60h).
Curriculum Espanhol e Inglês.
2004 - 2004
Intermediate II. (Carga horária: 60h).
Curriculum Espanhol e Inglês.
2004 - 2004
Academic writing- logs and essays. (Carga horária: 3h).
Curriculum Espanhol e Inglês.
2004 - 2004
Intermediate III. (Carga horária: 60h).
Curriculum Espanhol e Inglês.
2003 - 2003
English as a Second language- level Elementary II. (Carga horária: 60h).
Curriculum Espanhol e Inglês.
2003 - 2003
Intermiate 1. (Carga horária: 60h).
Curriculum Espanhol e Inglês.
2003 - 2003
I ENPLEJ - grandes jogos para turmas grandes. (Carga horária: 4h).
Curriculum Espanhol e Inglês.
2001 - 2001
4ª Semana de Letras. (Carga horária: 26h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2001 - 2001
IV Seminário de Língua Estrangeira. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2000 - 2000
Ciclo de palestras Brasil 500: análise histórica e. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1999 - 1999
5th Improving your english. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1999 - 1999
IV Improving your english- pronunciation with some. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1999 - 1999
V Improving your english- pronunciation is fun. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1999 - 1999
3ª Semana de Letras. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1999 - 1999
III Seminário de Línguas Estrangeiras. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1998 - 1998
IV Improving your english. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1997 - 1997
Mini curso basic teaching techniques. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1997 - 1997
III Improving your English. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1996 - 1996
Exposição de método. (Carga horária: 16h).
escolas Fisk.
1995 - 1995
1st Improving your english. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40


Colégio Estadual José Manoel Vilela, CEJMV, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de PortugUês, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de EJA de segunda fase


Colégio Alcântara de Carvalho, CEAC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de PortugUês, Carga horária: 25


Escola Municipal Flávio Vilela, EMFV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de PortugUês, Carga horária: 30
Outras informações
Servidor estatutário


Secretaria Estadual de Educação, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PIII, Carga horária: 20
Outras informações
professora de Língua Portuguesa e estrangeiras (Inglês e Espanhol) do Ensino Médio no Colégio Estadual José Feliciano Ferreira, extensão: Escola Municipal Romualda de Barros. Aprovada em concurso público.


Secretaria Municipal de Educação de Jataí, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PIII, Carga horária: 25
Outras informações
Professora efetiva, aprovada em concurso público; docente de Língua Portuguesa de Ensino Fundamental II na Escola Municipal Flávio Vilela

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professoraa PIII - Língua Portuguesa, Carga horária: 25


AB Language School, AB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor de língua espanhola, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 6
Outras informações
Desenvolvi a mesma função por 6 anos no CCAA de Jataí (2000/2006); de 1996/2001, no Centro de Línguas da UFG, CAJ; de 1996/2005, na Escuela Fisk, de Jataí; de 2003 a 2006, no COlégio Potência (Ensino Fundamental, Médio e EJA); Colégio Êxito (Fundamental e Médio, Jataí) no ano de 2004; Professora de literaturas no curso de Letras (Port.e Ingês), CAJ-UFG, de 2005 a 2007.


Colégio Senna, COLÉGIO SENNA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professora de espanhol- pré-vestibular, Carga horária: 3


centro educacional às academias militares, CEAMI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora de língua portuguesa, Carga horária: 3


Centro Cultural Basse Cruvinel Ltda, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: professora de idiomas, Enquadramento Funcional: professora de espanhol bás.;interm.; avançado, Carga horária: 9


CEFORT, CEFORT, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: professora de língua espanhola, Carga horária: 6
Outras informações
Atuei como professora de espanhol nos cursos de Secretariado; Turismo e Hotelaria e Segurança do trabalho.


centro Integrado Potência, POTÊNCIA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: professora de espanhol- EF, EM e EJA, Carga horária: 40


Curso de idiomas Lima Juki, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora de língua espanhola, Carga horária: 12


Associação Jataiense de Educação, AJE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora de língua espanhola- Ensino Médio, Carga horária: 12


Exército Brasileiro, 41º BIMTZ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora de língua espanhola, Carga horária: 5
Outras informações
Curso de preparação para a habilitação de oficiais em proficiência em língua espanhola.


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor substituto de literatura, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora do Centro de línguas- Espanhol, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2009 - 2011
A palavra confusa e o fogo revelador das imagens; um contraponto em Lavoura Arcaica
Descrição: Este projeto de pesquisa propõe uma reflexão sobre o funcionamento da miscigenação entre literatura e cinema, abordando a relação da palavra com a imagem, considerando que a tecnologia permite a ampliação desse diálogo, com o emprego simultâneo de diferentes linguagens, o que promove o surgimento de formas híbridas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Super Uni- faculdades Mauá de Brasília


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, M. A. A. T.2014SANTOS, M. A. A. T.; SANTANA, J. A. . Os ecos românticos no regionalismo de Rodolfo Teófilo. Super Uni, v. 2, p. 19-27, 2014.

2.
SANTOS, M. A. A. T.2014SANTOS, M. A. A. T.; SANTANA, J. A. . A natureza da monocultura colonial semelhante á figura feminina ocupando papeis sócio-subjetivos monovalentes. Super Uni- Faculdades Mauá de Brasília, v. 3, p. 16-24, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, M. A. A. T.; Jorge Alves Santana . Chico Buarque: literariedade e subjetividade no seu cancioneiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LAGO, Neuda ; SANTOS, M. A. A. T. . Crenças sobre o ensino-aprendizagem de língua espanhla na visão de alunos brasileiros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SANTOS, M. A. A. T.; Dr. Jorge Alves Santana . A natureza da monocultura colonial semelhante à figura feminina ocupando papéis sócio-subjetivos monovalentes em Calabar.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SANTOS, M. A. A. T.; Jorge Alves Santana . O feminino e seus arquétipos em canções buarqueanas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SANTOS, M. A. A. T.. XI Colóquio de Letras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SANTOS, M. A. A. T.. Análise do texto literário. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SANTOS, M. A. A. T.. Tradução intersemiótica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SANTOS, M. A. A. T.. Análise do texto literário. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SANTOS, M. A. A. T.. leitura/ leituras: onde esses caminhos se encontram?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Assis, R. Emiliano de ; SANTOS, M. A. A. T. . Como ser um ótimo aluno de idiomas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SANTOS, M. A. A. T.; SISTEROLLI, M. L. S. . heteronímia: máscara e essência. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, M. A. A. T.. O terceiro milênio em foco- faces da nossa "Terra" em poesia. Jataí-GO, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, M. A. A. T.; Dr. Jorge Alves Santana . A natureza da monocultura colonial semelhante à figura feminina ocupando papéis sócio-subjetivos em Calabar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, M. A. A. T.; Jorge Alves Santana . O feminino e seus arquétipos em canções buarqueanas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SISTEROLLI, M. L. S. ; SANTOS, M. A. A. T. . Clube da leitura. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PANIAGO, M. L. F. S. ; SISTEROLLI, M. L. S. ; SANTOS, M. A. A. T. . Análise das obras exigidas no PS 2007 da UFG. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SANTOS, M. A. A. T.. centro de línguas- Literatura para o vestibular. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SISTEROLLI, M. L. S. ; SANTOS, M. A. A. T. . Clube da leitura. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SANTOS, M. A. A. T.. Español I, II e III. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático apostilado).

8.
SANTOS, M. A. A. T.. Centro de línguas = Español III. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SANTOS, M. A. A. T.. centro de línguas = Español I. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
SANTOS, M. A. A. T.. centro de línguas - Español II. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
SANTOS, M. A. A. T.. Centro de línguas= Español III. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
SANTOS, M. A. A. T.. Centro de línguas - Español IV. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
SANTOS, M. A. A. T.. Centro de línguas - Español V. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
SANTOS, M. A. A. T.. Centro de línguas- Español I. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
SANTOS, M. A. A. T.. Centro de línguas _ español II. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
SANTOS, M. A. A. T.. Centro de línguas = Español III. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
SANTOS, M. A. A. T.. Centro de línguas = Español IV. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
SANTOS, M. A. A. T.. prova de língua estrangeira espanhol. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboraç]ao e correção de prova de espanhol).

19.
SANTOS, M. A. A. T.. Centro de línguas-Español I. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
SANTOS, M. A. A. T.. Centro de línguas-Español II. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
SANTOS, M. A. A. T.. Centro de línguas=Español III. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
SANTOS, M. A. A. T.. Centro de línguas- Español I. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
SANTOS, M. A. A. T.. Centro de línguas- Español II. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
SANTOS, M. A. A. T.. Centro de línguas-Español I. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
MORAE, E. M. M. ; SISTEROLLI, M. L. S. ; SANTOS, M. A. A. T. . Sarau do Curso de letra do CAJ/UFG. 2007 (sarau) .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GONCALVES, E. P. A.; SOARES, F. F.; SANTOS, M. A. A. T.. Processo de revisão de prova. 2007. Universidade Federal de Goiás.

2.
CINTRA, D. N. M.; GONCALVES, E. P. A.; SANTOS, M. A. A. T.. Avaliação de aproveitamento de disciplina. 2007. Universidade Federal de Goiás.

3.
LIMA, V. C.; SANTOS, M. A. A. T.. Comissão de avaliação do docente pelo discente. 2007.

4.
SANTOS, M. A. A. T.. Concurso literário Fausto Ventura. 2007. Academia Jataiense de letras.

5.
SISTEROLLI, M. L. S.; SANTOS, M. A. A. T.. Concurso literário- O terceiro milênio em foco- 8ª edição. 2007. secretaria municipal da educação de Jataí.

6.
GONCALVES, E. P. A.; LIMA, V. C.; SANTOS, M. A. A. T.. Processo de seleção para o preenchimento de vagas ofertadas pelo curso de Letras. 2007. Universidade Federal de Goiás.

7.
SISTEROLLI, M. L. S.; SANTOS, M. A. A. T.. Poesiando a Matemática. 2006. secretaria municipal da educação de Jataí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I encontro SESC-Jataí na Prevenção às Drogas. 2011. (Encontro).

2.
II Congresso Internacional de História: História e Mídia. Crenças sobre o ensino-aprendizagem de língua espanhola na visão de alunos brasileiros. 2011. (Congresso).

3.
XII Colóquio de pesquisa e Extensão.Chico Buarque: literariedade e subjetividade no seu cancioneiro. 2011. (Outra).

4.
I SELLE: discurso, ensino e afetividade.Análise de algumas crenças presentes no imaginário de aprendizes de espanhol. 2010. (Simpósio).

5.
I seminário de Dissertações e teses em andamento.heterogeneidade e multiplicidade nas representações do feminino em canções de Chico Buarque. 2010. (Seminário).

6.
VII Semana de Letras. O feminino e seus arúétipos em canções buarqueanas. 2010. (Congresso).

7.
XII Encontro Regional de Estudantes de Letras.A natureza da monocultura colonial semelhante à figura feminina ocupando papéis sócio-subjetivos em Calabar. 2010. (Encontro).

8.
VI Semana de letras- Tecendo o amanhã. Um olhar sobre a pós-modernidade. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Welber Ronald da Mata. Conhecimentos fisiológicos de professores de Educação Física que atuam com musculação na cidade de Jataí. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Fisiologia do exercício) - Universidade de Rio Verde. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

2.
Douglas de Assis Teles Santos. treinamento resistido como forma de tratamento não-medicamentoso da hipertensão sistêmica. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Fisiologia do exercício) - Universidade de Rio Verde. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jair de Sousa Vasconcelos. O texto literário (poesia) na sala de aula. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em letras- Português/Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Carlos Antônio Melo Martins. Ensino de literatura na 2ª fase do ensino fundamental. 2007. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras- Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

2.
Luciene Nazário Siqueira. E nsino de literatura na 2ª fase do ensino fundamental. 2007. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras- Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

3.
Rondinéria Nascimento de Morais. Ensino de literatura na 2[ fase do ensino fundamental. 2007. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras- Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

4.
Aparecida Oliveira de Moraes. O texto literário e a aula de literatura. 2007. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras- Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

5.
Carla de Araújo Martins. O texto literário na aula de literatura ou língua portuguesa. 2007. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras- Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

6.
Sebastião Carlúcio Alves Filho. O texto literário e a aula de literatura. 2007. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras- Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

7.
Eliene Cássia de Oliveira. O texto literário e a formação do leitor. 2007. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras- Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

8.
Janaína Paula Marques da Rosa. Análise poética: da marginalização e de uma proposta para um novo olhar. 2007. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras- Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

9.
Susana dos Santos Nogueira. Análise poética: da marginalização e de uma proposta para um novo olhar. 2007. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras- Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

10.
Deyce Alves de Souza. O texto literário no livro didático de 8ª série: compreensão ou interpretação, onde esse mergulho é mais profundo?. 2007. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras- Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

11.
Gláucia Oliveira Sandes. O texto literário no livro didático: uma prática de (má) escolarização da leitura. 2007. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras- Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

12.
Ana Carolina de LIma Almeida. O texto literário no livro didático; uma prática de (má) escolarização da leitura. 2007. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras- Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

13.
leydiane Rodrigues Martins. O texto literário e o livro didático. 2007. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras- Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

14.
Delmair Rosa de Lima. A leitura e a análise dos livros literários para vestibular,na última série do ensino médio. 2007. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras- Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

15.
Neuza Rodrigues da Silva e Lima. A leitura e a análise dos livros literários lpara vestibular na última série do ensino médio. 2007. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras- Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

16.
Luzitânia Sousa de Castro. A leitura e a análise dos livros literários para vestibular na última série do ensino médio. 2007. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras- Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

17.
Andréia Lopes de Assis. O ensino de gramática nas primeiras séries do ensino fundamental nas aulas de inglês. 2006. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

18.
Maria Abadia Barcelos Ribeiro. O ensino de literatura no ensino fundamental. 2006. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras- Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

19.
Adriana Lopes de Assis. O ensino de gramática nas primeiras séries do ensino fundamental nas aulas de inglês. 2006. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

20.
Tânia Maria Braganholo. o ensino de literatura no ensino fundamental. 2006. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras- Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

21.
Késia Naat Queiróz de Oliveira. A articulação entre o ensino de língua e de literatura no ensino médio. 2006. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

22.
Isaque Elias Portilho. A articulação entre o ensino de língua e de literatura no ensino médio. 2006. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.

23.
Silvânia Sousa Lima. A articulação entre o ensino de língua e de literatura no ensino médio. 2006. Orientação de outra natureza. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Aparecida de Assis Teles Santos.



Outras informações relevantes


Segundo o boletim de desempenho do graduando- PROVÃO 2001, obtive média na prova discursiva de 95,0, maior nota da instituição, do estado e da região. durante a graduação, fui monitora voluntária da área de literatura brasileira e portuguesa, atuando também no programa Alfabetização Solidária, direcionado à formação de alfabetizadores. Em 1999, ministrei o curso de preparação para a habilitação de oficiais em proficiência em língua espanhola, no 41º Bimtz, Jataí-GO. Durante os anos de 2005/2007 ministrei aulas de literatura brasileira I, II, II , Portuguesa II e Infanto-juvenil, no curso de Letras da UFG - CAJ, obtendo médias 96,0; 99,0 e 99,0 respectivamente nas avaliações do docente pelo discente. Em maio de 2008, defendi a monografia intitulada "Da palavra pétrea à indignação:Os gritos do silêncio em Lavoura Arcaica", conseguindo a média 100,0.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 16:13:48