Camila Augusta Alves Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1284922248505888
  • Última atualização do currículo em 02/11/2018


Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com bolsa da Capes, na linha de pesquisa Cultura de Massa, Cidade e Representação Social (2018). Mestre pela mesma instituição (2012). Possui experiência em pesquisa sobre marketing, idolatria, representação, identidade, publicidade, jornalismo, jovem, consumo, rádio e recepção em Copas do Mundo de Futebol. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá (2005), com habilitação em Publicidade e Propaganda. Professora das Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA. Foi professora substituta da Escola de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2014. Vice-coordenadora regional da equipe Rio de Janeiro da Rede Brasil Conectado - Pesquisa Jovem e Consumo Midiático, com coordenação geral na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participa ativamente do Grupo de Pesquisa Esporte e Cultura (FCS/UERJ), cadastrado no CNPQ, e do Laboratório de Esporte e Mídia da UERJ. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Augusta Alves Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, Camila Augusta.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: #NãoVaiTerCopa: identidade, jovem e manifestações no Rio de Janeiro em 2013 e 2014, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Ronaldo George Helal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação; Consumo Midiático; Copa do Mundo; imprensa; Redes Sociais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2010 - 2012
Mestrado em Comunicação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: GUERREIROS NÃO ABANDONAM A BATALHA: PUBLICIDADE E IDENTIDADE DO HERÓI NACIONAL NO MUNDIAL DE FUTEBOL DE 2010,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Ronaldo George Helal.
Palavras-chave: futebol; publicidade; herói; Brahma Chopp; futebol e identidade social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
2001 - 2005
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: A Construção do 'pai dos pobres': como a fotografia e a propaganda política legitimaram o poder de Vargas.
Orientador: Guilherme Nery Atém.




Formação Complementar


2012 - 2012
Oficina Jornalismo Esportivo e Copa do Mundo. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, Brasil.
2006 - 2007
História da Arte. (Carga horária: 120h).
Museu Nacional de Belas Artes, MNB, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Marketing Político. (Carga horária: 60h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdades Integradas Hélio Alonso, FACHA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação Latu Senso, Carga horária: 30
Outras informações
Professora na disciplina Esporte na internet: sites noticiosos e redes sociais Ementa: A cobertura de esporte por sites e portais jornalísticos. Reportagem: apuração e redação de texto para Internet. Edição: parâmetros e critérios. A questão do instantâneo: como concorrer com o rádio e a TV. A dificuldade da busca de uma linguagem que reúna texto, imagens estáticas (fotos, gráficos etc.), vídeo em movimento e áudio. O blog profissional e o blog amador. As redes sociais como fator de construção do imaginário esportivo. Sua utilização como instrumento de divulgação e de envolvimento de indivíduos e grupos no esporte. Os valores do esporte difundidos pela rede. As ferramentas para trabalho nas redes sociais.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar
Outras informações
Ministra as disciplinas Pesquisa de Opinião Pública e Mercado, Teoria de Publicidade e Propaganda II, Trabalho de Conclusão de Curso I, Comunicação aplicada ao Esporte. Já ministrou Direção de Artes, Comunicação Digital e Novas Mídias. Orienta monografias.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Cultura de Massa, Cidade e Representação Social.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador - Grupo de Pesquisa
Outras informações
Cultura de Massa, Cidade e Representação Social Objetivo: A linha estuda as representações sociais contemporâneas em sua interface com a comunicação, os estudos sobre cidade e a cultura de massa, entendendo "representação social" como conjunto de idéias, significados e valores socialmente compartilhados. Pressupõe-se que os meios e recursos da comunicação são produtores de sentido e de formação de imagens que circulam nas cidades contemporâneas.Trata-se de investigar os diversos fenômenos de comunicação para neles capturar a produção de diversas estruturas de sentido e projetos culturais. Dado que a cidade é o locus por excelência da circulação dessas representações sociais, busca-se pensar os modos como tais fenômenos delimitam o espaço imaginário e condicionam a geração de sentidos nos ambientes urbanos. Assim, a linha de pesquisa investiga os múltiplos fenômenos de comunicação que pontuam o espaço urbano, especialmente os que se relacionam à arte, à ciência, ao corpo, à cultura popular, ao consumo, aos esportes e as suas representações.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docente
Outras informações
Estágio docente junto ao orientador Prof. Dr. Ronaldo Helal nas disciplinas Comunicação e Cultura I, Comunicação e Cultura II e Comunicação e Imagem.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio-docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio-docente nas disciplinas "Comunicação e Cultura I" e "Comunicação e Cultura II" ministradas pelo Prof. Dr. Ronaldo Helal na Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação em Comunicação da Uerj, .

03/2012 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós Graduação em Comunicação da Uerj, Programa de Pós Graduação em Comunicação da Uerj.

Atividade realizada
Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Esporte e Cultura.
03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa Comunicação, Esporte e Cultura (FCS / UER/CNPQ), .


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas no curso de Comunicação Social: Criação em Mídia Contemporânea (obrigatória); Produção para Internet e Marketing Esportivo, ambas abertas para todos os cursos da graduação da UFRJ. Orientação de Monografia.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Pesquisador voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações
Vice coordenadora da equipe Rio de Janeiro na Rede Brasil Conectado, da Pesquisa Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência


Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro, AGERIO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Publicidade e Marketing, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalho de Assessoria de Publicidade e Marketing, com divulgação dos eventos, clipping, produção de peças promocionais e vídeos, produção de releases/briefing e alimentação de conteúdos dos sites da Agência. Projeto de implantação da Agência na rede social. Gerenciamento e acompanhamento de conteúdo da página da AgeRio na rede social.


Secretaria Municipal de Cultura de Niterói/ Fundação de Artes de Niterói, FAN, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Estágio e prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço de Publicidade/Conteúdo, Carga horária: 30
Outras informações
Publicidade de eventos da cidade. Gerência do site www.niteroiartes.com.br, um banco de dados com artistas da cidade de Niterói, das mais diversas áreas de atuação (arquitetura, artes plásticas, fotografia, design, música, dança, artes cênicas, literatura, entre outras). Trabalho de assessoria publicitária desenvolvido com os artistas, produção de release, acompanhamento de carreira, produção de conteúdo para o Portal de Cultura da cidade, participação e assessoria nos projetos de Música na Praça, Choro na Rua, exposições e shows.


Escola 24 Horas, E24H, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30
Outras informações
Estágiária de publicidade e conteúdo: produção de conteúdo para alimentação diária do site- imagens, propaganda de conteúdo e atividades, desenvolvimento de bate-papo on-line, revisão de textos, produção de cadernos de atividades culturais, produção de página e cobertura completa dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, 2003.



Linhas de pesquisa


1.
Manifestações Culturais do Esporte Moderno
2.
Cultura de Massa, Cidade e Representação Social.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Nova identificação? A reconstrução da identidade através da imprensa e do jovem durante os megaeventos de futebol no Brasil
Descrição: A pesquisa busca uma reflexão sobre o possível surgimento de uma nova construção da identidade nacional, analisando como as narrativas midiáticas e os discursos partilhados na rede operaram, ou vão, operar o processo de identificação do brasileiro, com o futebol e os eventos esportivos ocorridos no país neste em 2013 e 2014. A questão central visa compreender como se dá esse processo por meio de histórias, imagens e textos que possam alimentar as mitologias que envolvem o futebol como instrumento de identificação com o homem comum, especificamente o público jovem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência
Descrição: Pesquisadora voluntária no grupo de pesquisa Brasil Conectado, organizado em nível nacional pela doutora Nilda Jacks, coordenando as atividades no Rio de Janeiro a partir de vínculo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Rede Brasil Conectado
Descrição: Descrição: Projeto organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob comando da Doutora Nilda Jacks, atualmente a rede desenvolve a pesquisa Jovem e consumo midiático em tempos de convergência , a fim de conhecer as realidades regionais brasileiras no que diz respeito aos usos e apropriações dos recursos multimidiáticos em processo de convergência, por parte dos jovens nas diferentes regiões do país.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Camila Augusta Alves Pereira - Integrante / Anderson Ortiz - Coordenador / Nilda Jacks - Integrante.
2011 - 2012
A construção midiática de um ídolo futebolístico: um estudo de caso.
Descrição: Pesquisa sobre a construção da trajetória do jogador Neymar, do Santos - SP, na mídia impressa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
O caso Fla-Press: jornalismo, futebol e imparcialidade
Descrição: Podemos definir a Fla-Press como a crença dos torcedores dos grandes clubes do Rio de Janeiro (Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama) de que o Flamengo recebe maior e mais positiva cobertura da mídia, caracterizando quase um ?complô midiático?. Nesse artigo, partimos desse suposto ?mito social? para investigarmos questões como a imparcialidade jornalística, o ceticismo midiático e a percepção do público sobre as notícias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade da cerveja no Mundial de Futebol de 2010
Descrição: Durante a Copa do Mundo de 2010, a marca de cerveja Brahma, patrocinadora oficial da seleção brasileira de futebol, veiculou filmes publicitários construindo a imagem do jogador em campo como guerreiro e herói nacional. O presente trabalho busca analisar como o discurso da marca utiliza a jornada do herói no futebol para criar uma esfera de identificação da Brahma com o esporte, o herói e os consumidores, inseridos no contexto do ?país do futebol?. O corpus de estudo é composto dos sete filmes da Brahma veiculados antes e durante a Copa do Mundo, entre novembro de 2009 e julho de 2010: Brasil contra o resto do mundo; Lista de pedidos; Recado; Poucas palavras; Raízes; Flâmulas; e Em 2010 não deu. Os filmes apresentam temáticas relacionadas à guerra, ao ufanismo e ao consumo durante o campeonato mundial de futebol, que ilustram recursos publicitários fundamentais para o entendimento dos signos e arquétipos que contribuíram para a construção do Guerreiro Brahmeiro na proposta na campanha da Brahma. Para a análise, adotamos metodologia com base na semiótica discursiva e nos arquétipos da jornada do herói mitológico. Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Helal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Logos (UERJ. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Processos da Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Aprovação em 2ª colocação no Concurso para Professor Substituto de Comunicação Social na Faculdade de Comunicação UFF, Universidade Federal Fluminense - UFF.
2013
Professor Substituto do Departamento de Expressões e Linguagens da Escola de Comunicação da RFRJ, UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, Camila Augusta.2014 PEREIRA, Camila Augusta.; AMARO, Fausto ; Grotz, Fábio . RELAÇÕES DE GÊNERO E CONSUMO NA PUBLICIDADE DA BRAHMA NA COPA DO MUNDO DE 2010. Signos do Consumo, v. 5, p. 170, 2014.

2.
PEREIRA, Camila Augusta.2011 PEREIRA, Camila Augusta.. Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade da cerveja no Mundial de Futebol de 2010. Organicom (USP), v. 08, p. 138-152, 2011.

3.
HELAL, Ronaldo2011HELAL, Ronaldo ; Fausto Amaro ; Cabo, Alvaro ; PEREIRA, Camila Augusta. ; Teixeira, João Paulo . A construção de um ídolo futebolístico na imprensa: um estudo de caso. Organicom (USP), v. 8, p. 233-246, 2011.

4.
PEREIRA, Camila Augusta.2011 PEREIRA, Camila Augusta.. A publicidade no Rádio como fator de construção da identidade nacional: O caso da partida final da Copa do Mundo de futebol de 1970. Rádio-Leituras, v. II, p. 121-139, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVESTRIN, C. ; NOL, G. ; JACKS, N. ; PEREIRA, Camila Augusta. ; ORTIZ, Anderson. . Capitais brasileiras: dados históricos. demográficos, culturais e midiáticos. 1. ed. Curitiba: Appris Ltda, 2016.

2.
JACKS, N. ; TOALDO, M. ; PEREIRA, Camila Augusta. ; ORTIZ, Anderson. . Brasil em Números: dados para pesquisas de comunicação e cultura em contextos regionais.. 1. ed. Florianópolis: Editora Insular, 2014. v. 1. 280p .

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. . MÍDIAS SOCIAIS: ENTRE OVERDOSE COMERCIAL E ESCASSEZ NA RELAÇÃO COM OS DEMAIS PÚBLICOS. In: Daniel Machado Gomes. (Org.). Direito, Mídia e Sociedade. 1ªed.Rio de Janeiro: Facha Editora, 2018, v. 1, p. 10-22.

2.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. . Rio de Janeiro. In: Celsi Silvestrin; Gisele Noll; Nilda Jacks. (Org.). Capitais Brasileira: Dados Históricos, demográficos, culturais e midiáticos. 1ed.Curitiba: Appris Editora, 2017, v. 1, p. 275-287.

3.
PEREIRA, Camila Augusta.; HELAL, Ronaldo. ; AMARO, Fausto . Neymar, craque e garoto-propaganda: um estudo de caso da apropriação publicitária do atleta. In: Ronaldo Helala; Édison Gastaldo. (Org.). Copa do Mundo 2014: Futebol, Mídia e Identidades Nacionais. 1ed.Rio de Janeiro: Lamparina, 2017, v. 1, p. 86-104.

4.
PEREIRA, Camila Augusta.; LOVISOLO, H. ; HELAL, Ronaldo. ; CABO, Álvaro ; AMARO, Fausto ; TEIXEIRA, João Paulo Vieira ; BRINATI, F. ; MOSTARO, F. ; GASTALDO, E. . 1938: O nascimento mítico do futebol-arte brasileiro. In: Ronaldo Helal e Alvaro do Cabo. (Org.). Copas do Mundo: comunicação e identidade cultural no país do futebol. 1ed.Rio de Janeiro: EdUerj, 2014, v. 314, p. 7-312.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. . Hábitos digitais do jovem fluminense: análise comparativa entre as pesquisas TIC Domicílios e Rede Brasil Conectado. In: 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville. Anais do 41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM 2018. São Pauli: Intercom, 2018.

2.
PEREIRA, Camila Augusta.. Manifestações e Copa do Mundo: engajamento e identificação dos jovens fluminenses com os megaeventos de futebol. In: 41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 2018, 2018, Joinville. Anais do 41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 2018. São Paulo: Intercom, 2018.

3.
PEREIRA, Camila Augusta.. 'Reconstrução' da identidade (reconhecimento) através de um discurso de jovem e uma breve apresentação durante os megaeventos do futebol no Brasil. In: XXXI Congresso ALAS de 2017 Acto Académico, 2017, Montevideu. Anais do XXXI Congresso ALAS de 2017 Acto Académico. Montevideo, 2017.

4.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. . Mídias Sociais e o diálogo comercial das organizações. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais 2015, 2015.

5.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. ; BISPO, M. . ?Vamos trocar??: Cultura, rede de sociabilidade e ressignificação na coleção do Álbum de Figurinhas da Copa do Mundo de 2014. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais 2015, 2015.

6.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. . Etnografia na coleção do álbum de figurinhas da Copa do Mundo: cultura, sociabilidade e ressignificação. In: V Congresso Internacional de Comunicação e Cultura, 2015, São Paulo. Anais VComCult, 2015.

7.
PEREIRA, Camila Augusta.. Copa do Mundo 2014: Consumo, Diversão, Lazer e Código de Conduta nas Arenas FIFA. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais 2015, 2015.

8.
PEREIRA, Camila Augusta.. A comunidade e a troca de figurinhas da Copa do Mundo de 2014. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu - PR. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 1 a 5 de Setembro de 2014, [recurso eletrônico]: Comunicação: guerra e paz., 2014.

9.
ORTIZ, Anderson. ; PEREIRA, Camila Augusta. . Redes Sociais: a estranha e renovada perspectiva na comunicação de organizações. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu - PR. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 1 a 5 de Setembro de 2014, [recurso eletrônico]: Comunicação: guerra e paz, 2014.

10.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. ; MOURA, I. B. . Hipóteses sobre Usos e Consumos Midiáticos do Jovem Universitário. In: 4º Congresso Internacional de Comunicação e Consumo - 4º Encontro de GTs, 2014, São Paulo. Trabalhos GTs - Comunicon 2014, 2014.

11.
PEREIRA, Camila Augusta.. Final da Copa do Mundo de futebol de 1970: rádio, propaganda e identidade nacional. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza - CE. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.

12.
PEREIRA, Camila Augusta.; AMARO, Fausto ; HELAL, Ronaldo. ; CABO, Álvaro . O caso Fla-Press: jornalismo, futebol e imparcialidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2012, Ouro Preto - MG. Anais do XVI Congresso de Comunicação da Região Sudeste, 2012.

13.
PEREIRA, Camila Augusta.. Copa do Mundo, publicidade e consumo em 2010: o caso Brahma. In: 6º ENEC - 2º Encontro Luso-Brasileiro de Estudos de Consumo, 2012, Rio de Janeiro. Anais do VI ENEC, 2012.

14.
PEREIRA, Camila Augusta.; AMARO, Fausto ; Grotz, Fábio . Copa do Mundo e Consumo: relações de gênero na publicidade de cerveja. In: II Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2012, São Paulo. Anais do II COMUNICON, 2012.

15.
PEREIRA, Camila Augusta.; AMARO, Fausto ; HELAL, Ronaldo. . Futebol e Publicidade: o caso Brahma na Copa de 2010. In: XI INTI International Conference La Plata 2012, 2012, La Plata - Argentina. Anais do XI INTI, 2012.

16.
PEREIRA, Camila Augusta.. Futebol e publicidade: a construção do herói no discurso da Brahma Chopp. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife, PE. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

17.
HELAL, Ronaldo. ; PEREIRA, Camila Augusta. ; CABO, Álvaro ; AMARO, Fausto ; TEIXEIRA, João Paulo Vieira . 'Neymarmania': uma análise do discurso midiático sobre Neymar em dois periódicos brasileiros. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife - PE. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. . Hábitos digitais do jovem fluminense: análise comparativa entre as pesquisas TIC Domicílios e Rede Brasil Conectado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PEREIRA, Camila Augusta.. 'Reconstrução' da identidade (reconhecimento) através de um discurso de jovem e uma breve apresentação durante os megaeventos do futebol no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. . Mídias Sociais e o diálogo comercial das organizações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PEREIRA, Camila Augusta.. Copa do Mundo 2014: Consumo, Diversão, Lazer e Código de Conduta nas Arenas FIFA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. ; BISPO, M. . 'Vamos trocar??: Cultura, rede de sociabilidade e ressignificação na coleção do Álbum de Figurinhas da Copa do Mundo de 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. . Etnografia na coleção do álbum de figurinhas da Copa do Mundo: Cultura, sociabilidade e ressignificação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. . Rede Brasil Conectado - Região Sudeste - Equipe Rio de Janeiro: Achados Preliminares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PEREIRA, Camila Augusta.. A comunidade e a troca de figurinhas da Copa do Mundo de 2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. . Redes Sociais: a estranha e renovada perspectiva na comunicação de organizações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
PEREIRA, Camila Augusta.. Copa do Mundo: megaevento, promoção e publicidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. ; MOURA, I. B. . Hipóteses sobre Usos e Consumos Midiáticos do Jovem Universitário. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
PEREIRA, Camila Augusta.; HELAL, Ronaldo. ; AMARO, Fausto ; CABO, Álvaro ; Almeida, H. ; SILVA, C. . O caso Fla-Press: jornalismo, futebol e imparcialidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
PEREIRA, Camila Augusta.. Final da Copa do Mundo de futebol de 1970: rádio, propaganda e identidade nacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
PEREIRA, Camila Augusta.; AMARO, Fausto ; Grotz, Fábio . Copa do Mundo e Consumo: relações de gênero na publicidade de cerveja. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PEREIRA, Camila Augusta.; AMARO, Fausto ; HELAL, Ronaldo. . Futebol e Publicidade: o caso Brahma na Copa de 2010. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
PEREIRA, Camila Augusta.. Futebol e publicidade: a construção do herói no discurso da Brahma Chopp.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
HELAL, Ronaldo. ; AMARO, Fausto ; CABO, Álvaro ; TEIXEIRA, João Paulo Vieira ; PEREIRA, Camila Augusta. . 'Neymarmania': uma análise do discurso midiático sobre Neymar em dois periódicos brasileiros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
PEREIRA, Camila Augusta.. Projeto de Pesquisa Publicidade e Futebol. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
PEREIRA, Camila Augusta.. Publicidade e Propaganda no Rádio durante os Mundiais de Futebol de 1958 e 1970. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, Camila Augusta.. Bola fora da CBV - Ludopédio 2014 (Artigo publicado em site).

2.
PEREIRA, Camila Augusta.. A Copa na sala de aula 2014 (Artigo publicado em site).

3.
PEREIRA, Camila Augusta.. A Copa na sala de aula - Ludopédio 2014 (Artigo publicado em site).

4.
PEREIRA, Camila Augusta.. Heróis com pés de barro 2013 (Artigo publicado em site).

5.
PEREIRA, Camila Augusta.. Tipo Alemão? 2013 (Artigo publicado em site).

6.
PEREIRA, Camila Augusta.. O futebol me representa 2013 (Artigo publicado em site).

7.
PEREIRA, Camila Augusta.. Por falar em goleiro no Brasil... 2013 (Artigo publicado em site).

8.
PEREIRA, Camila Augusta.. Bom Senso F. C. 2013 (Artigo publicado em site).

9.
PEREIRA, Camila Augusta.. Boas festas com gol de mão! 2013 (Artigo publicado em site).

10.
PEREIRA, Camila Augusta.. Por falar em goleiro no Brasil 2013 (Artigo publicado em site).

11.
PEREIRA, Camila Augusta.. Bom Senso F. C. - Ludopédio 2013 (Artigo publicado em site).

12.
PEREIRA, Camila Augusta.; AMARO, Fausto ; Grotz, Fábio . Copa do Mundo e consumo: relações de gênero na publicidade de cerveja 2013 (Artigo publicado em site).

13.
PEREIRA, Camila Augusta.; Almeida, H. ; AMARO, Fausto ; SILVA, C. ; TEIXEIRA, João Paulo Vieira . O caso Fla-Press: jornalismo, futebol e imparcialidade 2013 (Artigo publicado em site).

14.
PEREIRA, Camila Augusta.. Movimento Paralímpico 2013 (Artigo publicado em site).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PEREIRA, Camila Augusta.. Projeto de Implantação da página da AgeRio na rede social. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, Camila Augusta.; Fernando do Nascimento Gonçalves ; ORTIZ, Anderson. . Website do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj.. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PEREIRA, Camila Augusta.. Mulher: Perspectivas do Poder Feminino. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PEREIRA, Camila Augusta.; BRINATI, F. . Debate sobre a escalação da Seleção Brasileira. 2014.

3.
PEREIRA, Camila Augusta.. Valor simbólico das eleições de negros, mulheres, operário, índio e bispo. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
PEREIRA, Camila Augusta.; AMARO, Fausto ; CABO, Álvaro ; HELAL, Ronaldo. ; SILVA, C. ; TEIXEIRA, João Paulo Vieira . Grupo de Pesquisa Comunicação, Esporte e Cultura - FCS - UERJ. 2013. (Rede social).

2.
PEREIRA, Camila Augusta.; HELAL, Ronaldo. ; AMARO, Fausto ; CABO, Álvaro ; TEIXEIRA, João Paulo Vieira . Blog Grupo de Pesquisa Comunicação, Esporte e Cultura. 2013; Tema: Comunicação, Esporte e Cultura. (Blog).

3.
Fernando do Nascimento Gonçalves ; PEREIRA, Camila Augusta. ; ORTIZ, Anderson. . Facebook do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. 2011. (Rede social).

4.
Fernando do Nascimento Gonçalves ; PEREIRA, Camila Augusta. ; ORTIZ, Anderson. . Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. 2011; Tema: Atualização de Conteúdo do Site do Programa. (Site).

5.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. . Site Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social - PPGCOM UERJ. 2011; Tema: Atualização de Conteúdo. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, Camila Augusta.. VII Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação ? CONECO. 2014. (Parecerista de E-book).

2.
PEREIRA, Camila Augusta.. CONECO 2013. 2013. (Parecerista de E-book).

3.
PEREIRA, Camila Augusta.. Pan de Santo Domingo; Jornal Mural; Dia do Estudante; Dia do Rock; Atividades de Férias. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos Especiais de Atividades para Escola 24 Horas).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, Camila Augusta.; RETT, Lucimara.; NOGUEIRA, M. A.. Participação em banca de Rodrigo NunesLois.Além do 7 a 1: Identidade nacional e marketing esportivo da seleção alemã na Copa do Mundo FIFA 2014. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
ORTIZ, Anderson.; PEREIRA, Camila Augusta.; CARMO, M. H.. Participação em banca de Adelmar Coutinho Moreira Neto.As transformações do mercado fonográfico com a popularização de tecnologias digitais. Estudo de caso: Sony music. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

3.
PEREIRA, Camila Augusta.; MAFORT, G. T.; ARRUDA, A. C.. Participação em banca de Flavio Henrique Ferreira Ribeiro.A cobertura jornalistica dos E-sports: da internet á televisão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

4.
PEREIRA, Camila Augusta.; JACQUES, A.; TADEU, J.. Participação em banca de Erick Melo.A influencia do patrocinador no futebol brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

5.
PEREIRA, Camila Augusta.; NEIVA, G.; VALENTE, M.. Participação em banca de Pedro Tomaz.Aspectos Vitais do filme GRANDE DITADORA O DISCURSO IDEOLOGICO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

6.
PEREIRA, Camila Augusta.; NEIVA, G.; FALCAO, R.. Participação em banca de Lucas Nascimento Barreto.O futebol como reprodução da guerra: Analise da batalha dos aflitos.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

7.
PEREIRA, Camila Augusta.; NEIVA, G.; VALENTE, M.. Participação em banca de Isabela Reis.A ditadura do corpo nos veiculos de comunicação: novas mídias e influencias digitais.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

8.
PEREIRA, Camila Augusta.; NEIVA, G.; VALENTE, M.. Participação em banca de Millena Pires.Netflix e resdes sociais no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

9.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson.; BENEVIDES, R.. Participação em banca de Taynara Ramos e Verônica Kobi.Planejamento de Comunicação da Cafeteria Mió Café de Minas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

10.
PEREIRA, Camila Augusta.; TORRES, S.; GUTIERREZ, G.. Participação em banca de Ana Célia Newbold Villela Marques.A representação da Mulher nas propagandas de cerveja: um estudo de caso da cerveja feminista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

11.
PEREIRA, Camila Augusta.; TORRES, S.; NEIVA, G.. Participação em banca de Rodrigo Fernandes Felippe.A metamorfose do consumo: uma nova era do marketing digital nas vendas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

12.
ORTIZ, Anderson.; PEREIRA, Camila Augusta.; NEIVA, G.. Participação em banca de Carla Freitas da Silva.Comunicação e Evangelização na Igreja Católica: um olhar sobre a renovação carismática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

13.
PEREIRA, Camila Augusta.; GOMES, M. A.. Participação em banca de Patrícia Terra Machado Ribeiro.Nomofobia: o transtorno da web no século XXI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

14.
MARTINS, M.; PEREIRA, Camila Augusta.. Participação em banca de Luca Nicolao Lin Ribeiro da Silva Pereira Meira.Produto Orgânico: verdadeiro ou falso? Armazém Vale das Palmeiras: um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

15.
PEREIRA, Camila Augusta.; TORRES, S.; NEIVA, G.. Participação em banca de Ana Paula Doerzapff Hinz.Webséries como estratégia de relacionamento com consumidores: análise do caso "Marias", da marca Intimus. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

16.
PEREIRA, Camila Augusta.; GUTIERREZ, G.; TORRES, S.. Participação em banca de Camila de Moraes Cabral.Aplicativos de encontros: uma nova forma de relacionar-se. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

17.
PEREIRA, Camila Augusta.; TORREGROSA, R.; AZEVEDO, D. J.. Participação em banca de Matheus Bogo da Silveira.A publicidade nas arenas de futebol: uma visão geral e a experiência EsporteCom. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

18.
PEREIRA, Camila Augusta.; TORREGROSA, R.; AZEVEDO, D. J.. Participação em banca de Luciana Azevedo Porto de Campos.Plano de Marketing do Thinks.com - Sistema de Gestão e Agendamento Online. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

19.
ALMEIDA, A. R. D.; PEREIRA, Camila Augusta.; OLIVEIRA, R. M. S.. Participação em banca de Mariana de Souza Gomes.Aperte o play! Você no controle: uma análise da Netflix. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
ALMEIDA, A. R. D.; PEREIRA, Camila Augusta.; OLIVEIRA, R. M. S.. Participação em banca de Flávia Brown Verdini.Bem-vindo ao lar: uma análise do Disney Vacation Club. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
RETT, Lucimara.; PEREIRA, Camila Augusta.; GALLOTTI, L. S.. Participação em banca de Alexandre de Jesus lemos Pereira.Marketing de Experiência: um estudo de caso sobre o patrocínio da Pepsi no Rock in Rio 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
CARDOSO, M. M.; PEREIRA, Camila Augusta.; COSTA, C. H.. Participação em banca de Paula Jardim Meneghini.Livre estou? As princesas Frozen e as mudanças no processo de representação da mulher na sociedade ocidental contemporânea. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
NEIVA, G.; PEREIRA, Camila Augusta.; TORRES, S.. Participação em banca de Vitor Boghossian.Impacto da atual geração de surfistas brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

24.
CARDOSO, M. M.; RETT, Lucimara.; PEREIRA, Camila Augusta.. Participação em banca de Luiz Felipe Dias de Sá.Marketing de Conteúdo e esportes outdoor: análise da estratégia adaptada pela marca Spot Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
MACEDO, M. E.; PEREIRA, Camila Augusta.; HELAL, Ronaldo.. Participação em banca de Marcelo dos Santos Alves.As transformações mercadológicas do UFC no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

26.
TORRES, S.; PEREIRA, Camila Augusta.; CANDIDO, F.. Participação em banca de Caio Marcelo Sobral de Lima.O posicionamento dos partidos políticos das redes sociais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

27.
ORTIZ, Anderson.; PEREIRA, Camila Augusta.; AYRES, R.. Participação em banca de Mariana Engelke Abrantes Orofino.Black Friday: Um fenômeno de Comunicação sazonal no varejo e suas estratégias baseadas nos conceitos de Marketing. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

28.
GUTIERREZ, G.; PEREIRA, Camila Augusta.; BENEVIDES, R.. Participação em banca de Victor Fernando Gonzalez T. Ribeiro.A Filosofia de Thelema: um estudo sobre sua influência na obra de Raul Seixas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

29.
JACQUES, A.; PEREIRA, Camila Augusta.; AZEVEDO, D. J.. Participação em banca de Paolla Guimarães de Sá Ferreira Lima.A Cor da Cultura: A educação patrocinada por grandes empresas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

30.
PEREIRA, Camila Augusta.; SANTOS, M. A.. Participação em banca de Jaqueline Souza Lima.Marketing da Morte: como vender um serviço que ninguém quer comprar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

31.
PEREIRA, Camila Augusta.; SANTOS, M. A.. Participação em banca de Cheyenne Barros Barcellos e Taína Rodrigues de Campos Pinto.Planejamento de Marketing para um E-commerce de Bolos Personalizados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

32.
PEREIRA, Camila Augusta.; GUTIERREZ, G.. Participação em banca de Bruno Bernardo Silva da Rocha.A difusão do Rap na Modernidade: a Internet como válvula de escape. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

33.
PEREIRA, Camila Augusta.; GUTIERREZ, G.. Participação em banca de Thiago Ricardo Monteiro Costa.A música gótica carioca no período de 2003 -2015 e as multiplataformas de comunicação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

34.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson.. Participação em banca de Gustavo Chaves.Convergência no Mercado Consumer-to-Consumer: relato de fusão OLX e BomNegócio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

35.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson.. Participação em banca de Louise Corrêa Bomfim.A Importância da Pesquisa de Mídia no Rádio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

36.
PEREIRA, Camila Augusta.; TORRES, S.. Participação em banca de Mariana Haddad Maul Trigo de Loureiro.Virais na Publicidade Contemporânea: Uma análise sobre novos paradigmas da publicidade no ciberespaço. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

37.
PEREIRA, Camila Augusta.; TORRES, S.. Participação em banca de Gabriel Fernandes Pires Sanches.Música, Experiência e Publicidade: uma análise da sonoridade das marcas contemporâneas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

38.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson.; DANTAS, M.. Participação em banca de Marcos Fonseca Junior.Marketing 3.0 e Big Data. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

39.
PEREIRA, Camila Augusta.; RETT, L.; REFKALEFSKY, E.. Participação em banca de Rayane Jacques da Silva.Marketing Experimental e Loja Conceito: um estudo de caso da Loja Roger&Gallet em Ipanema. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

40.
PEREIRA, Camila Augusta.; RETT, L.; REFKALEFSKY, E.. Participação em banca de Sérgio Krüger Rittmeyer.Sac 2.0 na TAM: O atendimento nas redes sociais e o relacionamento entre clientes e marcas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

41.
PEREIRA, Camila Augusta.; GALLOTTI, L. S.; GOIDANICH, M. E.. Participação em banca de Amanda Yasmin Osório Farias.Expansão dos programas esportivos na TV aberta: estudo de caso do programa Globo Esporte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

42.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson.; DAMARAL, M. T.. Participação em banca de Guilherme Britto da Silveira.A fofoca além do senso comum. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

43.
RETT, Lucimara.; PEREIRA, Camila Augusta.; BURROWES, P. C.. Participação em banca de Gissele de Moura Tribuno.Product Placement: Africa Entretenimento e as marcas da P&G no cinema nacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

44.
ALMEIDA, A. R. D.; PEREIRA, Camila Augusta.; OLIVEIRA, R. M. S.. Participação em banca de Amanda Antunes Trindade.A Google e o processo de decisão de compra online. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

45.
RETT, L.; PEREIRA, Camila Augusta.; LAGOA, M. B. R.. Participação em banca de Matheus Fernandes de Oliveira.A importância do marketing digital para profissionais liberais: criando um website para um profissional da área de saúde. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

46.
REFKALEFSKY, E.; PEREIRA, Camila Augusta.; GALLOTTI, L. S.. Participação em banca de Alessandra Reis Farina.A serviço do Esporte: estudo de caso sobre o marketing de serviços aplicado no funcionamento da Associação Atlética Acadêmica Cláudio Besserman Vianna. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

47.
RIBEIRO, A. F. Z.; PEREIRA, Camila Augusta.; GOIDANICH, M. E.. Participação em banca de Rafael Evangelista Pardo.Tão ruim que é bom: a apropriação da estética trash pela publicidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

48.
PINHEIRO, M. A.; PEREIRA, Camila Augusta.; STROZENBERG, I.. Participação em banca de Priscila Giuliani da Silveira.Trabalho Colaborativo: Estudos de caso na cidade do Rio de Janeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

49.
RIBEIRO, A. F. Z.; PEREIRA, Camila Augusta.; VIANNA, A. R. B.. Participação em banca de Pedro Luiz Marcondes de Oliveira Sobral.A construção de marca e posicionamento no processo de fusões como ferramentas essenciais no desenvolvimento e integração de uma nova cultura organizacional: um estudo de caso da Raíze, joint-venture entre Shell e Cosan. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

50.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson.; RIBEIRO, A. F. Z.. Participação em banca de Ana Lívia Rego Moraes.O poder das blogueiras de moda: estudo de caso sobre o blog Garotas Estúpidas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

51.
PEREIRA, Camila Augusta.; GALLOTTI, L. S.; LATINI, G. N. P.. Participação em banca de Gabriel Pessoa Rocha Tolentino de Souza.Análise de Robert Scheidt como herói olímpico e um caso de marketing esportivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

52.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson.; RETT, Lucimara.. Participação em banca de Thainá Targino Silva.Game of Throness e o Fandon: o papel do fã na indústria do entretenimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

53.
COSTA, C. H.; PEREIRA, Camila Augusta.; AMARO, Fausto; LATINI, G. N. P.; FERNANDEZ JUNIOR, F. E.. Participação em banca de Katryn Kischlat Dias.Heróis em pauta: a cobertura jornalística dos esportes olímpicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

54.
ORTIZ, Anderson.; PEREIRA, Camila Augusta.; COTRIN, C.. Participação em banca de Frederico de Paiva Medeiros.As festas universitárias do circuito carioca: relato sobre a festa Quartas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

55.
ORTIZ, Anderson.; PEREIRA, Camila Augusta.; BENEVIDES, R.. Participação em banca de Andrielle Mary Ellen Bressane Correia.Marketing de Conteúdo e suas aplicações no ambiente digital. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

56.
ORTIZ, Anderson.; PEREIRA, Camila Augusta.; PFISTERER, M. A.. Participação em banca de Marcos Guimarães.Estudo de caso: Loucos pelo Botafogo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

57.
ORTIZ, Anderson.; PEREIRA, Camila Augusta.; RISCADO, M.. Participação em banca de Cora Figueiredo Ribeiro.A imagem na mídia: considerações acerca da distorção dos sentidos na era da comunicação visual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Copa do Mundo 2014: Consumo, Diversão, Lazer e Código de Conduta nas Arenas FIFA. 2015. (Congresso).

2.
V Congresso Internacional de Comunicação e Cultura. Etnografia na coleção do álbum de figurinhas da Copa do Mundo: Cultura, sociabilidade e ressignificação. 2015. (Congresso).

3.
4º Congresso Internacional de Comunicação e Consumo. Hipóteses sobre Usos e Consumos Midiáticos do Jovem Universitário. 2014. (Congresso).

4.
CONECO 2014. GT 5 - Práticas de Entretenimento e Consumo. 2014. (Congresso).

5.
II Encontro da Rede Brasil Conectado.Apresentação resultados Rio de Janeiro. 2014. (Encontro).

6.
Intercom Sudeste. Mesa Rede Brasil Conectado - Jovem e Consumo Midiático. 2014. (Congresso).

7.
Seminário Internacional Copa do Mundo, Mídia e Identidades Nacionais. 2014. (Seminário).

8.
V Fórum Regional de Relações Internacionais da Região Sudeste.Palestra Copa do Mundo: megaevento, promoção e publicidade. 2014. (Outra).

9.
XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A comunidade e a troca de figurinhas da Copa do Mundo de 2014. 2014. (Congresso).

10.
I Encontro da Rede Brasil Conectado.I Encontro da Rede Brasil Conectado. 2013. (Encontro).

11.
Conferência de Abertura com Roberto DaMatta - XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2012. (Congresso).

12.
II Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. Copa do Mundo e Consumo: relações de gênero na publicidade de cerveja. 2012. (Congresso).

13.
Jornalismo esportivo e a cobertura das Copas do Mundo de futebol: 1970 e 1978. 2012. (Oficina).

14.
XI INTI International Conference La Plata 2012. Futebol e Publicidade: o caso Brahma na Copa de 2010. 2012. (Congresso).

15.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Final da Copa do Mundo de futebol de 1970: rádio, propaganda e identidade nacional. 2012. (Congresso).

16.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Futebol e publicidade: a construção do herói no discurso da Brahma Chopp e "Neymarmania": uma análise do discurso midiático sobre Neymar em dois periódicos brasileiros. 2011. (Congresso).

17.
Intercom Sudeste. 2009. (Congresso).

18.
Seminário do NEPESS/UFF - Jogos Olímpicos. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, Camila Augusta.; HELAL, Ronaldo. ; AMARO, Fausto ; CABO, Álvaro ; MOSTARO, F. ; DUSHEE, Mariana. . Seminário Internacional Copa do Mundo, Mídia e Identidades Nacionais. 2014. (Outro).

2.
PEREIRA, Camila Augusta.. CONECO 2014. 2014. (Congresso).

3.
Guto Nóbrega ; PEREIRA, Camila Augusta. ; MOSKA, P. ; Luiz Carlos de Carvalho . Varal Digital. 2007. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bárbara Payão. PROFISSÃO YOUTUBER E PUBLICIDADE: O PAPEL DO YOUTUBER NA DIVULGAÇÃO DE MARCAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

2.
Clarissa Pinto Guedes. A FORÇA DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS ? CASO BOCA ROSA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

3.
Deyse Luiza Lima. JOGOS PARALÍMPICOS RIO 2016 COMUNICAÇÃO DIGITAL E MARKETING ESPORTIVO: UMA NOVA MANEIRA DE INTERAGIR NO ESPORTE.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

4.
Eduardo Torres. IMPRENSA PROPAGANDISTA? A SEMIÓTICA NAS CAPAS DAS REVISTAS VEJA E CARTA CAPITAL NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2014. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

5.
Filipe Ribeiro Amorim. PLANO DE MARKETING PARA DESENVOLVIMENTO DA MARCA: BROWNIE DO LÉO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

6.
Jonathan Lima. O E-SPORT NO BRASIL VIDEODOCUMENTÁRIO2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

7.
Carolina Valente Ferreira. Kim Kardashian: da sex tape a um produto transmídia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

8.
Marina Moura de Andrade. A PARTICIPAÇÃO DO YOUTUBER NA PUBLICIDADE Uma Análise sobre o Youtuber como Veículo de Propagação das Marcas2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

9.
Renan Areal Rodrigues. CENÁRIO BRASILEIRO DE COUNTER-STRIKE E A RELAÇÃO COM A TV. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

10.
Stephany Moreira. BIG BROTHER BRASIL AS CRÍTICAS QUE DÃO AUDIÊNCIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

11.
Tabatha Rocha. INFLUENCIADORES DIGITAIS NO INSTAGRAM: COMO IMPACTARAM O MERCADO DE TURISMO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

12.
Taissa Pereira. Marcas nos jogos olímpicos Rio 2016: disputa por visibilidade na vela. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

13.
Ana Beatriz Ribeiro. DE PIRITUBA PARA O MUNDO: O ÍDOLO DO VÔLEI BRASILEIRO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

14.
Fernanda da Silva Soares. CULTURA DOS FÃS: ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE CONSUMO EM GAME OF THRONES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

15.
Jéssica Medeiros Lassance. E-SPORTS NO BRASIL: Um estudo de como o jogo League of Legends influenciou no crescimento do esporte eletrônico no país. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

16.
Matheus Andrade da Silva. EDUCOMUNICAÇÃO: As tecnologias da informação e da comunicação no sistema de ensino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

17.
Deiseanne Colares Garcia. A REPRESENTAÇÃO DA MULHER: FRIDA KAHLO E A QUEBRA DE PADRÕES NA MÍDIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

18.
CINTHYA SPENCER MOREIRA GALVÃO. MULHER E CERVEJA: A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E A IMPORTÂNCIA DA FIGURA FEMININA NA CULTURA CERVEJEIRA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

19.
Flávia Reis Mondego e Rayssa Cristina de Souza Pereira. REVISTA AMÉLIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

20.
Ila Ruana Ribeiro Ceballos. TESTES EM ANIMAIS: A COMUNICAÇÃO REALIZADA PELA NATURA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

21.
Cinthia Gabrielle Batista de Souza. Debaixo dos caracóis dos seus cabelos: o empoderamento feminino através dos cabelos afro e aceitação da mídia e do mercado de cosméticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

22.
Gabrielle dos Santos Fontes. VÊNUS: PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL DA MARCA E O EMPODERAMENTO FEMININO PELA MODA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

23.
Douglas de Toledo Reis. A INFLUÊNCIA DAS CORES NAS NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS : ANÁLISE CROMÁTICA DOS FILMES KILL BILL VOL. I E O GRANDE HOTEL BUDAPESTE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

24.
Hela Roberta Damian dos Santos. YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE EMPODERAMENTO FEMININO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

25.
Cide Marques de Almeida e Leonardo de Abreu Fernandes. GERAÇÃO RUBRO: PLANO DE MARKETING PARA RESGATAR A FORÇA DO MECÃO NA ELITE DO FUTEBOL CARIOCA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

26.
Victor Mattos de Campos Magalhães e Vasconcellos. PRODUCT PLACEMENT EM JOGOS ELETRÔNICOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

27.
Gabrielly de Vasconcellos Pereira. Rótulos Inspiradores: Uma análise das marcas de cervejas artesanais do Estado do Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

28.
Maria Izadora Cabral. O perfil do consumidor erótico no portal Loja Toys to Love. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

29.
Nathany Bastos Rozalino. A tendência do esporte eletrônico no Brasil e suas possibilidades de negócios. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

30.
Larissa Crespo Zumpichiatti. A Influência das Redes Sociais na Geração Y. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

31.
Ana Caroline Urquidi Pereira. Zoom - Ensino Inteligente: Projeto de Redesign e Criação do Manual de Identidade Visual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

32.
Ana Lívia Rego Moraes. O poder das blogueiras de moda: Estudo de Caso sobre o blog Garotas Estúpidas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

33.
Gabriel Pessoa Rocha Tolentino de Souza. Análise de Robert Scheidt como herói olímpico e um caso de marketing esportivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

34.
Thainá Targino Silva. Game of Throness e o Fandon: o papel do fã na indústria do entretenimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

35.
Katryn Kischlat Dias. Heróis em pauta: a cobertura jornalística dos esportes olímpicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.

36.
Pedro Henrique Rico Labadeira. PARALIMPÍADAS RIO-2016: O OLHAR DO PÚBLICO SOBRE A COMPETIÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Camila Augusta Alves Pereira.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PEREIRA, Camila Augusta.2014 PEREIRA, Camila Augusta.; AMARO, Fausto ; Grotz, Fábio . RELAÇÕES DE GÊNERO E CONSUMO NA PUBLICIDADE DA BRAHMA NA COPA DO MUNDO DE 2010. Signos do Consumo, v. 5, p. 170, 2014.


Livros e capítulos
1.
JACKS, N. ; TOALDO, M. ; PEREIRA, Camila Augusta. ; ORTIZ, Anderson. . Brasil em Números: dados para pesquisas de comunicação e cultura em contextos regionais.. 1. ed. Florianópolis: Editora Insular, 2014. v. 1. 280p .

1.
PEREIRA, Camila Augusta.; HELAL, Ronaldo. ; AMARO, Fausto . Neymar, craque e garoto-propaganda: um estudo de caso da apropriação publicitária do atleta. In: Ronaldo Helala; Édison Gastaldo. (Org.). Copa do Mundo 2014: Futebol, Mídia e Identidades Nacionais. 1ed.Rio de Janeiro: Lamparina, 2017, v. 1, p. 86-104.

2.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. . MÍDIAS SOCIAIS: ENTRE OVERDOSE COMERCIAL E ESCASSEZ NA RELAÇÃO COM OS DEMAIS PÚBLICOS. In: Daniel Machado Gomes. (Org.). Direito, Mídia e Sociedade. 1ªed.Rio de Janeiro: Facha Editora, 2018, v. 1, p. 10-22.

3.
PEREIRA, Camila Augusta.; LOVISOLO, H. ; HELAL, Ronaldo. ; CABO, Álvaro ; AMARO, Fausto ; TEIXEIRA, João Paulo Vieira ; BRINATI, F. ; MOSTARO, F. ; GASTALDO, E. . 1938: O nascimento mítico do futebol-arte brasileiro. In: Ronaldo Helal e Alvaro do Cabo. (Org.). Copas do Mundo: comunicação e identidade cultural no país do futebol. 1ed.Rio de Janeiro: EdUerj, 2014, v. 314, p. 7-312.


Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, Camila Augusta.. Publicidade e Propaganda no Rádio durante os Mundiais de Futebol de 1958 e 1970. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEREIRA, Camila Augusta.. Projeto de Pesquisa Publicidade e Futebol. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PEREIRA, Camila Augusta.. Futebol e publicidade: a construção do herói no discurso da Brahma Chopp.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
HELAL, Ronaldo. ; AMARO, Fausto ; CABO, Álvaro ; TEIXEIRA, João Paulo Vieira ; PEREIRA, Camila Augusta. . 'Neymarmania': uma análise do discurso midiático sobre Neymar em dois periódicos brasileiros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PEREIRA, Camila Augusta.; HELAL, Ronaldo. ; AMARO, Fausto ; CABO, Álvaro ; Almeida, H. ; SILVA, C. . O caso Fla-Press: jornalismo, futebol e imparcialidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PEREIRA, Camila Augusta.. Final da Copa do Mundo de futebol de 1970: rádio, propaganda e identidade nacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PEREIRA, Camila Augusta.; AMARO, Fausto ; Grotz, Fábio . Copa do Mundo e Consumo: relações de gênero na publicidade de cerveja. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PEREIRA, Camila Augusta.; AMARO, Fausto ; HELAL, Ronaldo. . Futebol e Publicidade: o caso Brahma na Copa de 2010. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PEREIRA, Camila Augusta.. A comunidade e a troca de figurinhas da Copa do Mundo de 2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. . Redes Sociais: a estranha e renovada perspectiva na comunicação de organizações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
PEREIRA, Camila Augusta.. Copa do Mundo: megaevento, promoção e publicidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. ; MOURA, I. B. . Hipóteses sobre Usos e Consumos Midiáticos do Jovem Universitário. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. . Mídias Sociais e o diálogo comercial das organizações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
PEREIRA, Camila Augusta.. Copa do Mundo 2014: Consumo, Diversão, Lazer e Código de Conduta nas Arenas FIFA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. ; BISPO, M. . 'Vamos trocar??: Cultura, rede de sociabilidade e ressignificação na coleção do Álbum de Figurinhas da Copa do Mundo de 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. . Etnografia na coleção do álbum de figurinhas da Copa do Mundo: Cultura, sociabilidade e ressignificação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
PEREIRA, Camila Augusta.. 'Reconstrução' da identidade (reconhecimento) através de um discurso de jovem e uma breve apresentação durante os megaeventos do futebol no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. . Hábitos digitais do jovem fluminense: análise comparativa entre as pesquisas TIC Domicílios e Rede Brasil Conectado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PEREIRA, Camila Augusta.. Mulher: Perspectivas do Poder Feminino. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, Camila Augusta.; HELAL, Ronaldo. ; AMARO, Fausto ; CABO, Álvaro ; MOSTARO, F. ; DUSHEE, Mariana. . Seminário Internacional Copa do Mundo, Mídia e Identidades Nacionais. 2014. (Outro).

2.
PEREIRA, Camila Augusta.. CONECO 2014. 2014. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
PEREIRA, Camila Augusta.; ORTIZ, Anderson. . Site Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social - PPGCOM UERJ. 2011; Tema: Atualização de Conteúdo. (Site).

2.
PEREIRA, Camila Augusta.; AMARO, Fausto ; CABO, Álvaro ; HELAL, Ronaldo. ; SILVA, C. ; TEIXEIRA, João Paulo Vieira . Grupo de Pesquisa Comunicação, Esporte e Cultura - FCS - UERJ. 2013. (Rede social).

3.
PEREIRA, Camila Augusta.; HELAL, Ronaldo. ; AMARO, Fausto ; CABO, Álvaro ; TEIXEIRA, João Paulo Vieira . Blog Grupo de Pesquisa Comunicação, Esporte e Cultura. 2013; Tema: Comunicação, Esporte e Cultura. (Blog).



Outras informações relevantes


1) Desenvolve trabalhos publicitários e de comunicação visual; 
2) Participou da Assessoria de Imprensa (voluntária) dos Jogos Pan-Americanos 2007.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 9:05:07