Liader da Silva Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6262933699781229
  • Última atualização do currículo em 11/08/2015


Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2012), na área de Qualidade e Tecnologia do Ambiente Construído. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Pelotas (1985). Atualmente é engenheiro eletricista da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eficiência Energética. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Liader da Silva Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, L. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
Rua Benjamin Constant, 1359
Centro
96010-020 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 32845509
URL da Homepage: www.ufpel.edu.br/faurb


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Avaliação dos Limites das Propriedades Térmicas dos Fechamentos Opacos da NBR 15220-3, para Habitações de Interesse Social, da Zona Bioclimática 2.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Antônio César Silveira Baptista da Silva.
Palavras-chave: NBR 15220; transmitância térmica; atraso térmico; fator de calor solar; simulação computacional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo.
Setores de atividade: Construção de edifícios; Pesquisa e desenvolvimento científico; Serviços de arquitetura e engenharia; testes e análises técnicas.
1999 - 2000
Graduação em Liderança Administrativa.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
1981 - 1985
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.




Formação Complementar


2010
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo. (Carga horária: 102h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2011 - 2011
Treinamento para aplicação do RAC-C. (Carga horária: 12h).
Centrais Elétricas Brasileiras.
2011 - 2011
Aplicação do RTQ-R. (Carga horária: 21h).
Centrais Elétricas Brasileiras.
2011 - 2011
Aplicação do RAC-R. (Carga horária: 14h).
Centrais Elétricas Brasileiras.
2011 - 2011
Método de Simulação RTQ-C e RTQ-R. (Carga horária: 16h).
Centrais Elétricas Brasileiras.
2009 - 2010
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2009 - 2009
Aplicação do método prescritivo do RTQ. (Carga horária: 16h).
Centrais Elétricas Brasileiras.
2009 - 2009
I Curso Básico de DesignBuilder 2.0 - RTQ. (Carga horária: 24h).
Centrais Elétricas Brasileiras.
2009 - 2009
Português - Leitura e Produção Textual. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2008 - 2008
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. (Carga horária: 204h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2006 - 2006
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1987 - 1987
Manutenção de Equipamentos Hospitalares. (Carga horária: 40h).
Ministério da Educação.
1983 - 1983
Radiações Nucleares: Usos e Cuidados. (Carga horária: 20h).
Ministério de Minas e Energia.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Pelotas, P/PELOTAS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: cedência, Enquadramento Funcional: Engenheiro de implantação do Programa Reluz, Carga horária: 40
Outras informações
Engenheiro eletricista, responsável pela coordenação de implantação e manutenção de 24.000 pontos de iluminação pública do município de Pelotas/RS, dentro do Programa RELUZ de iluminação pública, cedido pela UFPel, entre junho de 2002 e dezembro de 2004.


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Adaptação, viabilização e implementação das estratégias de implantação do Programa de Bom Uso Energético na Esplanada dos Ministérios
Descrição: O Ministério do Meio Ambiente, tendo tomado conhecimento do Proben UFPEL, vislumbrou a possibilidade de adequação do mesmo junto aos órgãos participantes do Projeto Esplanada Sustentável - PES, propondo um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). Essa iniciativa promoverá boas práticas na conservação e redução do consumo energético de edificações públicas, o que contribui diretamente para a mitigação e adaptação à mudança do clima. O Projeto Esplanada Sustentável - PES é uma iniciativa conjunta de quatro Ministérios: Planejamento; Meio Ambiente; Minas e Energia; e da Secretaria-Geral da Presidência da República. Tem por objetivo principal incentivar órgãos e instituições públicas federais a adotarem modelo de gestão organizacional e de processos estruturado na implementação de ações voltadas ao uso racional de recursos naturais, promovendo a sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal. O PES também objetiva: melhorar a qualidade do gasto público pela eliminação do desperdício e pela melhoria contínua da gestão dos processos; incentivar a implementação de ações de eficiência energética nas edificações públicas; estimular ações para o consumo racional dos recursos naturais e bens públicos; garantir a gestão integrada de resíduos pós-consumo, inclusive a destinação ambientalmente correta; melhorar a qualidade de vida no ambiente do trabalho; e reconhecer e premiar as melhores práticas de eficiência na utilização dos recursos públicos, nas dimensões de economicidade e socioambientais. O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, é ainda a agencia executora do projeto BRA/09/G31 ?Transformação do Mercado de Eficiência Energética no Brasil?, implementado em cooperação com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Nesse cenário, a implementação do Programa do Bom Uso da Energia Elétrica - PROBEN ESPLANADA contribuirá para o alcance dos objetivos do PES por meio da mudança de hábitos dos usuários em relação ao uso da energia elétrica, estimulando o consumo consciente através da difusão das informações, possibilitando a redução do consumo e dos custos de energia elétrica na Esplanada, além de procurar difundir este conhecimento para fora das fronteiras da universidade, como está nos obejtivos do Regimento do Proben aprovado pela Resolução n 03 de 2011..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Monitoramento e controle microclimático como ferramenta para evitar a reincidência de fungos filamentosos (mofo) em edificação histórica pós-intervenção de restauro
Descrição: A pesquisa tem por objetivo geral analisar as condições microclimáticas de ambientes selecionados na Casa 08 do Conjunto Histórico da Praça Coronel Pedro Osório, futuras instalações do Museu do Doce, como parâmetro de controle ao desenvolvimento de fungos filamentosos. Os objetivos específicos são: - monitorar no período de um ano as superfícies internas de ambientes selecionados com equipamentos HOBO, modelo: HOBO H8 RH/Temp Data Logger (Figura 04). Estes equipamentos servem como medidores e gravadores de dados, permitindo a análise da evolução da temperatura de bulbo seco e umidade relativa graficamente quanto ao comportamento de um ambiente construído condicionado artificialmente ou não. Este monitoramento visa a averiguar se as condições de umidade relativa e temperaturas superficiais observadas apresentam riscos para a reocorrência de fungos filamentosos (bolor), considerando parâmetros discutidos em pesquisas bibliográficas; - propor estratégias de controle microclimático, considerando as solicitações quanto aos usos destinados aos ambientes, de forma a prevenir a reincidência deste tipo de biodeterioração, evitando, assim, a necessidade de sucessivas intervenções; - formular um relatório dos dados relativos à umidade relativa e temperaturas superficiais no período de um ano, analisando os períodos de maior probabilidade de ocorrência do problema de forma a indicar possíveis estratégias de controle principalmente em períodos críticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Liader da Silva Oliveira - Integrante / Antônio Cesar Silveira Baptista da Silva - Integrante / Eduardo Grala da Cunha - Coordenador / Stifany Knop - Integrante / Fernanda Lamego Guerra - Integrante / Fábio Galli Alves - Integrante / Beatriz Echenique Gioielli - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
2013 - 2013
EFICIENTIZAÇÃO ELÉTRICA DA UFPEL
Descrição: Objetivo de cooperar com o Programa Permanente de Gerenciamento de Energia Elétrica da UFPel, facilitando a participação de professores, técnico-administrativos e alunos na tomada de decisões com respeito a otimização dos custos de energia elétrica das instalações de alta tensão, a partir do perfil energético já obtido em projeto de pesquisa anterior e também com o uso de analisadores de energia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Liader da Silva Oliveira - Coordenador / Antônio Carlos de Freitas Cleff - Integrante / Antônio Cesar Silveira Baptista da Silva - Integrante / ALVACIR ALVES TAVARES - Integrante / TIAGO GIACOMELLI ALVES - Integrante / ÁLVARO PALMEIRA MONTENEGRO - Integrante.
2013 - Atual
Avaliação e Retrofit de Desempenho Térmico de Habitações de Interesse Social em Wood e Steel Framing
Descrição: A pesquisa objetiva avaliar o desempenho térmico de Habitações de Interesse Social em Wood e Steel Framing observando a NBR 15575. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Liader da Silva Oliveira - Integrante / Antônio Cesar Silveira Baptista da Silva - Coordenador / Eduardo Grala da Cunha - Integrante / Jaqueline da Silva Peglow - Integrante / Maicon Motta Soares - Integrante / Stifany Knop - Integrante / Mônica Martins Pinto - Integrante / ELISA HOFF - Integrante / Eduardo Guss Brofman - Integrante / Oberdan Carraco Nogueira - Integrante / Carlos Leodário Monteiro Krebs - Integrante.
2012 - Atual
Etiquetagem de Eficiência Energética de Edificações Residenciais, Comerciais, Públicas e de Serviço
Descrição: Este trabalho visa o aprimoramento do processo de avaliação da eficiência energética, segundo os Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, Públicos e de Serviços (RTQ-C), Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Residenciais (RTQ-R), Requisitos de Avaliação de Conformidade do Nível de Eficiência Energética para Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RAC-C), Requisitos de Avaliação da Conformidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RAC-R)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Liader da Silva Oliveira - Integrante / Antônio Cesar Silveira Baptista da Silva - Coordenador / Eduardo Grala da Cunha - Integrante / Juliana Al-Alan Pouey - Integrante / Stifany Knop - Integrante / Mônica Martins Pinto - Integrante / FÁBIO KELLERMANN SCHRAMM - Integrante / ELISA HOFF - Integrante / FELIPE DA SILVA OLIVEIRA - Integrante / PEDRO HEITOR ALVES CERVEIRA - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
2010 - 2011
AVALIAÇÃO DO CONFORTO TÉRMICO E LUMINICO EM SISTEMAS CONSTRUTIVOS MODULARES APLICADOS EM PROJETOS ARQUITETÔNICOS, POR MEIO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL
Descrição: Objetivo geral: O objetivo geral deste trabalho é o de investigar o efeito de sistemas construtivos modulares aplicados em projetos arquitetônicos, segundo o conforto térmico e lumínico das edificações. Objetivos específicos: Para atingir o objetivo acima especificado são definidos os seguintes objetivos específicos: Revisão bibliográfica sobre modulação arquitetônica e construção racionalizada; Estudo das Normas de desempenho das edificações NBR 15220 e NBR 15575; Definição dos projetos arquitetônicos a serem avaliados, em função dos sistemas construtivos utilizados; Avaliação do desempenho térmico, e lumínico dos projetos arquitetônicos em análise a partir do uso de simulação computacional, software Design Builder. Relatório com melhorias ou não no desempenho das edificações projetadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Liader da Silva Oliveira - Integrante / Antônio Cesar Silveira Baptista da Silva - Integrante / Margarete Regina Freitas Goncalves - Coordenador / Eduardo Grala da Cunha - Integrante / Mauricio Couto Polidori - Integrante.
2008 - 2011
Arquitetura Computacional para controle bioclimático
Descrição: Desenvolver um sistema computacional capaz de tomar decisões para gerenciar a eficiência energética da edificação, preservando as condições de conforto ambiental e as preferências particulares do usuário, tendo em vista o aproveitamento máximo dos meios passivos de condicionamento oferecidos pelo projeto arquitetônico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Liader da Silva Oliveira - Integrante / Antônio Carlos de Freitas Cleff - Integrante / Antônio Cesar Silveira Baptista da Silva - Coordenador / Jair Jonko Araújo - Integrante / João Baptista da Silva - Integrante / Anderson Priebe Ferrugem - Integrante.
2007 - 2010
AVALIAÇAO DO DESEMPENHO TÉRMICO-ENERGÉTICO DE AQUECEDOR SOLAR DE BAIXO CUSTO PARA AQUECIMENTO D´ÁGUA PARA AS CONDIÇÕES DO SUL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (ZONA BIOCLIMATICA 2).
Descrição: 1- Objetivo geral Avaliação do desempenho térmico de aquecedor solar de baixo custo para aquecimento de água para as condições climáticas de Pelotas. 2- Objetivos específicos Para alcançar o objetivo geral deverão ser atendidos os seguintes objetivos específicos: 2.1- Apurar os custos do sistema 2.2- Simulação e monitoramento do funcionamento do sistema 2.3- Coleta de dados climáticos do período 2.4- Determinar a economia de energia do sistema 2.5- Identificar o período de retorno do investimento em construção e instalação do sistema..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Liader da Silva Oliveira - Integrante / Antônio Carlos de Freitas Cleff - Integrante / Antônio Cesar Silveira Baptista da Silva - Coordenador / Fernando Stephan Marroni - Integrante.
2007 - 2009
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO TÉRMICO DO PROTÓTIPO DE UNIDADE HABITACIONAL PRÉ-MOLDADA DE PLACAS LISAS CIMENTÍCEAS
Descrição: Dentre os objetivos desta pesquisa estão avaliar o desempenho térmico do sistema construtivo; propor alterações no projeto de modo a obter melhoria de desempenho térmico; verificar a adequação da NBR 15.220 à Zona Bioclimática 2; gerar banco de dados para validar programas de simulação computacional; comparar os dados obtidos através do monitoramento com os dados obtidos através de modelagem em programa computacional de desempenho térmico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Liader da Silva Oliveira - Integrante / Antônio Carlos de Freitas Cleff - Integrante / Antônio Cesar Silveira Baptista da Silva - Coordenador / Margarete Regina Freitas Goncalves - Integrante.
2001 - 2013
ANÁLISE DO PERFIL DE CONSUMO DOS CAMPI DA UFPEL
Descrição: Desenvolvimento de softwares para análise de consumo, demanda e fator de potência das diversas instalações de energia elétrica da Universidade Federal de Pelotas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Liader da Silva Oliveira - Coordenador / Antônio Carlos de Freitas Cleff - Integrante / Antônio Cesar Silveira Baptista da Silva - Integrante / ALVACIR ALVES TAVARES - Integrante / TIAGO GIACOMELLI ALVES - Integrante / ÁLVARO PALMEIRA MONTENEGRO - Integrante / MARCELO ESPOSITO - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Etiquetagem de Eficiência Energética de Edificações Residenciais, Comerciais, de Serviços e Públicas
Descrição: Realizar divulgação, capacitação e avaliação da eficiência energética de edificações, segundo os Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C), Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Residenciais (RTQ-R), Requisitos de Avaliação da Conformidade do Nível de Eficiência Energética para Edifícios Residenciais, Comerciais, de Serviços e Públicos (RAC)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Liader da Silva Oliveira - Integrante / Antônio Cesar Silveira Baptista da Silva - Coordenador / Eduardo Grala da Cunha - Integrante / Jaqueline da Silva Peglow - Integrante / Juliana Al-Alan Pouey - Integrante / Stifany Knop - Integrante / Luiza Coelho Quintana - Integrante / FÁBIO KELLERMANN SCHRAMM - Integrante / Eduardo Guss Brofman - Integrante / Carlos Leodário Monteiro Krebs - Integrante / Romulo Giralt - Integrante / Roni Anzolch - Integrante.
2013 - 2015
Projeto de Reforma para ampliação do desempenho energético (retrofit) do edifício sede do Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Cultura (Bloco B - Esplanada dos Ministérios)
Descrição: Projeto de Extensão desenvolvido em parceria com a empresa GCE cujo objetivo prinicpal é o projeto de Reforma para ampliação do desempenho energético (retrofit) do edifício sede do Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Cultura (Bloco B - Esplanada dos Ministérios)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Liader da Silva Oliveira - Integrante / Antônio Cesar Silveira Baptista da Silva - Integrante / Eduardo Grala da Cunha - Coordenador / Juliana Al-Alan Pouey - Integrante / Stifany Knop - Integrante / Mônica Martins Pinto - Integrante / Mariane Brandalise - Integrante.
2013 - 2014
Eficiência Energética nas Edificações: Capacitação e Consultorianas Novas Regulamentações Brasileiras
Descrição: Cursos de Extensão ofertados à comunidade acadêmica e profissional no âmbito dos regulamentos de eficiência energética de edificações RTQ-C e RTQ-R...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Liader da Silva Oliveira - Integrante / Antônio Carlos de Freitas Cleff - Integrante / Antônio Cesar Silveira Baptista da Silva - Integrante / Eduardo Grala da Cunha - Coordenador / Jaqueline da Silva Peglow - Integrante / Stifany Knop - Integrante / Luiza Coelho Quintana - Integrante / Tatiane Ballerine Fernandes - Integrante / Mônica Wilges - Integrante / Raquel Ramos Mota - Integrante / Gabriela Beraldi Ribeiro - Integrante / Jessica Busnello - Integrante / Mariane Brandalise - Integrante / Cássia Laire Kosloski - Integrante / Júlia Robaldo - Integrante / Vitória Avila - Integrante / Bruna Rugovski - Integrante.
2012 - 2012
Eficiência Energética nas Edificações: Capacitação e Consultoria nas novas Regulamentações Brasileiras
Descrição: Curso de Formação de Consultores em Etiquetagem de Eficiência Energética: RTQ-R. Participação como ministrante. Carga horária de 100 horas. Período de realização entre 23/04 e 24/05/2012..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Eficiência Energética nas Edificações: Capacitação e Consultoria nas novas Regulamentações Brasileiras
Descrição: Formação de Consultores em Eficiência Energética Comerciais, Públicas e de Serviços. Participação como ministrante. Carga horária de 100 horas. Período de realização entre 09/07 à 08/08/2012..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Eficiência Energética nas Edificações: Capacitação e Consultoria nas novas Regulamentações Brasileiras
Descrição: Formação de Consultores em Etiquetagem de Eficiência Energética: RTQ-R. Participação como ministrante. Carga horária de 100 horas. Período de realização de 26/09 à 25/10/2012..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Eficiência Energética nas Edificações: Capacitação e Consultoria nas novas Regulamentações Brasileiras
Descrição: Curso de Simulação de Eficiência Energética de Edificações com base no RTQ-C: Edifícios Ventilados Naturalmente, realizado no período de 12 à 14 de novembro de 2012, com carga horária de 20hs..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
I Workshop de Simulação de Eficiência Energética de Edificações do Sul do RS
Descrição: Evento reaizado nos dias 11 e 12 de junho de 2012 para promover discussão sobre a Simulação de Eficiência Energética de Edificações, apresenta a ferramenta DesignBuilder, lançar o Programa de Bom Uso de Energia (PROBEN) e Casa Bioclimática da UFPEL.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Eficiência Energética nas Edificações: Introdução ao RTQ-C
Descrição: Participação como ministrante. Carga horária de 20 horas. Período de 27/06 à 01/07/11..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Eficiência Energética nas Edificações: Introdução ao RTQ-C
Descrição: Curso de Formação de Consultores em Eficiência Energética em Edificações Comerciais, Públicas e de Serviços. Participação como ministrante. Carga horária der 100 horas. Período de realização entre 22/09 e 26/10/2011..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Eficiência Energética nas Edificações: Introdução ao RTQ-C
Descrição: Curso de Introdução ao RTQ-R. Participação como ministrante. Carga horária de 08 horas. Período de 15 e 16/12/2011..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2010
Projeto de Retrofit do Sistema de Iluminação do Campus Centro da UFPel
Descrição: Este projeto tem por objetivo apresentar uma proposta de retrofit em iluminação de salas de aula, administrativas e de professores da UFPel, estimando-se uma redução no consumo a partir da substituição dos equipamentos atuais por equipamentos mais eficientes (proc. 23110.000979/2010-54 - DTC - FAURB)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2007 - 2008
Projeto de Retrofit do Sistema de Iluminação do Campus Universitário da UFPel
Descrição: Projeto que teve por objetivo apresentar uma proposta de retrofit em iluminação de salas de aula, administrativas e de professores da UFPel. além de laboratórios, estimando-se uma redução no consumo a partir da substituição dos equipamentos existentes por equipamentos mais eficientes (n 53563027 - PRE)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Liader da Silva Oliveira - Integrante / Antônio Carlos de Freitas Cleff - Integrante / Antônio Cesar Silveira Baptista da Silva - Coordenador.
2006 - 2006
Reforma e Adaptação da Rede Elétrica (3 e 4 pav) do Hospital Sta Tereza
Descrição: Elaboração de projeto de adaptação/reforma das instalações elétrica, de telefonia e lógica de 3 e 4 piso do Hospital Santa Tereza, para ocupação pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Faculdade de Medicina da UFPel..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2006
Avaliação do Consumo de Energia com Condicionamento Artificial da Loja Krause Magazine
Descrição: Elaboração de consultoria na área de conforto térmico, com planta e memoriais, necessáriios para a determinação do sistema ideal de condicionamento de ar do prédio das Lojas Krause..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Liader da Silva Oliveira - Integrante / Antônio Carlos de Freitas Cleff - Integrante / Antônio Cesar Silveira Baptista da Silva - Coordenador.
2006 - 2006
Curso "Simulação Energética de Edificações: Introdução ao EnergyPlus"
Descrição: Apresentar uma visão geral do EnergyPlus e oferecer condições para o usuário iniciar a utilização do programa, explorando seus recursos básicos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Liader da Silva Oliveira - Integrante / Antônio Carlos de Freitas Cleff - Integrante / Antônio Cesar Silveira Baptista da Silva - Coordenador / Fernando Stephan Marroni - Integrante.


Outros Projetos


2015 - 2015
Quantitativo e Orçamentário do Anexo do Prédio FAURB
Descrição: Realização de projeto elétrico, incluindo o orçamento de materiais, do projeto do prédio Anexo da FAURB..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2006 - Atual
PROGRAMA PERMANENTE DE GERENCIAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA DA UFPEL - PRG 20/2008
Descrição: O PROJETO DE ENSINO tem por objetivo implantar a implantação de um programa permantente de gerenciamento de energia elétrica na Universidade Federal de Pelotas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Liader da Silva Oliveira - Integrante / Antônio Carlos de Freitas Cleff - Integrante / Antônio Cesar Silveira Baptista da Silva - Coordenador / Fernando Stephan Marroni - Integrante / Antônio Henrique Chavarria Nogueira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eficiência Energética.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, L. S.2013OLIVEIRA, L. S.; KALIL, R. M. L. . NBR 15575 - Desempenho de edifícios habitacionais de até cinco pavimentos: análise dos critérios utilizados para verificação do desempenho higrotérmico e estudo de caso. Projectare (Pelotas), v. 5, p. 79-90, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
da Silva, A C S B (Org.) ; CUNHA, EDUARDO G. (Org.) ; POUEY, J. A. (Org.) ; OLIVEIRA, L. S. (Org.) ; KNOP, S. (Org.) ; BRANDALISE, M. (Org.) . Guia prático de eficiência energética: reunindo a experiência prática do projeto de etiquetagem: Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Cultura. 2ª. ed. , 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
da Silva, A C S B ; CUNHA, EDUARDO G. ; OLIVEIRA, L. S. ; PINTO, M. M. . A Influência da Temperatura do Solo no Processo de Simulação Termoenergética de Edificações. In: Gabriel Francisco Lima da Silva; Nadjma Souza Leite. (Org.). IV WORKSHOP - REDE DE PESQUISA USO RACIONAL DE ÁGUA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL. 1ed.: , 2014, v. , p. 281-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, EDUARDO G. ; OLIVEIRA, L. S. ; SANTOS, G. ; BERGER, J. ; SIGNORINI, V. ; HILLER, R. . AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE DIFERENTES FECHAMENTOS HORIZONTAIS E VERTICAIS NO DESEMPENHO TERMO‐ENERGÉTICO DE UM EDIFICIO EDUCACIONAL NA CIDADE DE PELOTAS, RS. In: XII Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído, 2013, Brasília. XII Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído, 2013.

2.
CUNHA, EDUARDO G. ; OLIVEIRA, L. S. ; ONGARATTO, B. ; SOARES, M M ; SARAIVA, M. . EVALUATION OF THERMAL COMFORT CONDITIONS IN COMMUNITY CENTER IN PELOTAS, RS: SIMULATION OF CHANGES IN WINDOWS CHARACTERISTICS. In: Building Simulation 2013, 2013, Chambery. 13th International Conference of the International Building Performance Simulation Association., 2013. p. 2297-2304.

3.
ONGARATTO, B. ; SOARES, M M ; CUNHA, EDUARDO G. ; OLIVEIRA, L. S. ; SARAIVA, M. ; GADRET, G. . ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE CONFORTO TÉRMICO EM CENTRO COMUNITÁRIO EM PELOTAS, RS: SIMULAÇÃO DE VARIAÇÕES NO FECHAMENTO TRANSPARENTE. In: XIV Encontro Nacional do Ambiente Construído, 2012, Juiz de Fora, MG. XIV Encontro Nacional do Ambiente Construído, 2012.

4.
OLIVEIRA, L. S.; da Silva, A C S B ; CUNHA, EDUARDO G. ; PINTO, M. M. . DEFINIÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CONTORNO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO TERMO-ENERGÉTICO DE HIS. In: 9 Seminário Internacional NUTAU 2012, 2012, São Paulo, SP. 9 Seminário Internacional NUTAU 2012, 2012.

5.
OLIVEIRA, L. S.; CUNHA, EDUARDO G. ; da Silva, A C S B ; PINTO, M. M. . IMPORTÂNCIA DA DEFINIÇÃO DA TEMPERATURA DO SOLO PARA O PROCESSO DE SIMULAÇÃO TERMOENERGÉTICA DE EDIFICAÇÕES. In: XIV Encontro Nacional do Ambiente Construído, 2012, Juiz de Fora, MG. XIV Encontro Nacional do Ambiente Construído, 2012.

6.
OLIVEIRA, L. S.; da Silva, A C S B ; CUNHA, EDUARDO G. . Análise das condições de conforto térmico em habitações de interesse social na região sul do RS. In: NUTAU, 2010, São Paulo. 8 Seminário Internacional Arquitetura, Urbanismo e Design: produtos e mensagens para ambientes sustentáveis, 2010.

7.
da Silva, A C S B ; OLIVEIRA, L. S. ; CLEFF, A. C. F. ; MARRONI, FERNANDO S. ; Rodrigues, C M A C ; Elias, G V ; Martins, D J ; Gonçalves, G C ; Barbosa, R F . Programa Permanente de Gerenciamento de Energia Elétrica da UFPel. In: I Encontro Latino Americano de Universidades Sustentáveis, 2008, Passo Fundo, RS. I Encontro Latino Americano de Universidades Sustentáveis, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MONTENEGRO, A. P. ; TAVARES, A. A. ; OLIVEIRA, L. S. . Eficientização da Energia Elétrica via software. In: XXII Congresso de Iniciação Científica, 2013, Pelotas. XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2013.

2.
PEGLOW, J S ; MENDES, A O ; ROSA, C R ; SOARES, M M ; OLIVEIRA, L. S. ; CLEFF, A. C. F. ; da Silva, A C S B . Proposta de Retrofit para o Sistema de Iluminação do Instituto de Ciências Humanas - Ufpel. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2009, Pelotas, Rs. XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
CLEFF, A. C. F. ; OLIVEIRA, L. S. . Programa Permanente de Gerenciamento de Energia Elétrica da UFPel. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
da Silva, A C S B ; CUNHA, EDUARDO G. ; POUEY, J. A. ; BRANDALISE, M. ; OLIVEIRA, L. S. ; KNOP, S. ; APOLINARIO, F. R. . Projeto de Retrofit Bloco B - concluído (Obtenção da Etiqueta A INMETRO e do Selo - Parte 2: Memorial de Simulação e Relatório das Propriedades Térmicas -Procel Edifica). 2015.

2.
da Silva, A C S B ; CUNHA, EDUARDO G. ; POUEY, J. A. ; OLIVEIRA, L. S. ; BRANDALISE, M. ; KNOP, S. . Projeto de Retrofit Bloco B - concluído (Obtenção da Etiqueta A INMETRO e do Selo Procel Edifica) Projeto de Retrofit Bloco B - concluído (Obtenção da Etiqueta A INMETRO e do Selo Procel Edifica) - Parte 5: Resultados finais e mapeamento das principais oportunidades de intervenção e análise custo/benefício. 2015.

3.
da Silva, A C S B ; CUNHA, EDUARDO G. ; OLIVEIRA, L. S. . Avaliação do desempenho térmico de Casas Geminadas Térreas com tecnologia Woodframe com telhas cerâmicas para as Zonas Bioclimáticas 1, 2, 3.. 2015.

4.
da Silva, A C S B ; CUNHA, EDUARDO G. ; PEGLOW, J S ; OLIVEIRA, L. S. ; KNOP, S. . Avaliação do desempenho térmico de Casa Térrea com tecnologia Woodframe e telhas cerâmicas para as Zonas Bioclimáticas 1, 2 e 3. 2013.

5.
da Silva, A C S B ; CUNHA, EDUARDO G. ; PEGLOW, J S ; OLIVEIRA, L. S. ; KNOP, S. . Avaliação do desempenho térmico de Casa Térrea com tecnologia Woodframe e telhas cerâmicas para as Zonas Bioclimáticas 4, 5, 6, 7 e 8.. 2013.

6.
da Silva, A C S B ; CUNHA, EDUARDO G. ; PEGLOW, J S ; OLIVEIRA, L. S. ; KNOP, S. . Avaliação do desempenho térmico de Casa Sobreposta com tecnologia Woodframe e telhas cerâmicas para as Zonas Bioclimáticas 4, 5, 6, 7 e 8. 2013.

7.
da Silva, A C S B ; CUNHA, EDUARDO G. ; PEGLOW, J S ; OLIVEIRA, L. S. ; KNOP, S. . Avaliação do desempenho térmico de Sobrado com tecnologia Woodframe e telhas cerâmicas para as Zonas Bioclimáticas 4, 5, 6, 7 e 8.. 2013.

8.
da Silva, A C S B ; CUNHA, EDUARDO G. ; PEGLOW, J S ; OLIVEIRA, L. S. ; KNOP, S. . Avaliação do desempenho térmico de Casa Sobreposta e de Sobrado com tecnologia Woodframe e telhas cerâmicas para as Zonas Bioclimáticas 1, 2 e 3.. 2013.

9.
da Silva, A C S B ; CUNHA, EDUARDO G. ; POUEY, J. A. ; OLIVEIRA, L. S. . Consultoria em Etiquetagem de Eficiência Energética de Edificação Pública - Receita Federal Cidade de Santa Cruz-RS. 2012.

10.
da Silva, A C S B ; CUNHA, EDUARDO G. ; POUEY, J. A. ; OLIVEIRA, L. S. . Consultoria em Etiquetagem de Eficiência Energética de Edificação Pública - Receita Federal Cidade de Novo Hamburgo-RS.. 2012.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
da Silva, A C S B ; CUNHA, EDUARDO G. ; POUEY, J. A. ; OLIVEIRA, L. S. ; PEGLOW, J S ; KNOP, S. . IV Curso de Formação de Consultores em Eficiência Energética em Edificações Residenciais - RTQ-R. 2014.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
da Silva, A C S B ; CUNHA, EDUARDO G. ; PEGLOW, J S ; POUEY, J. A. ; OLIVEIRA, L. S. ; KNOP, S. . VI Curso de Formação de Consultores em Eficiência Energética em Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas - RTQ-C. 2014.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
da Silva, A C S B ; CUNHA, EDUARDO G. ; PEGLOW, J S ; POUEY, J. A. ; OLIVEIRA, L. S. ; KNOP, S. . VII Curso de Formação de Consultores em Eficiência Energética em Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas - RTQ-C. 2014. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CUNHA, EDUARDO G. ; PEGLOW, J S ; POUEY, J. A. ; OLIVEIRA, L. S. ; KNOP, S. . III Curso de Formação de Consultores em Eficiência Energética em Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas - RTQ-C. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
da Silva, A C S B ; CUNHA, EDUARDO G. ; PEGLOW, J S ; POUEY, J. A. ; OLIVEIRA, L. S. ; KNOP, S. . III Curso de Formação de Consultores em Eficiência Energética - RTQ-R. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
da Silva, A C S B ; CUNHA, EDUARDO G. ; PEGLOW, J S ; POUEY, J. A. ; OLIVEIRA, L. S. ; KNOP, S. . Curso de Formação de Consultores em Eficiência Energética em Edificações Comerciais, Públlicas e de Serviços - RTQ-C - I Edição Porto Alegre. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
da Silva, A C S B ; CUNHA, EDUARDO G. ; PEGLOW, J S ; POUEY, J. A. ; OLIVEIRA, L. S. ; KNOP, S. . Curso de Formação de Consultores em Eficiência Energética em Edificações Comerciais, Públlicas e de Serviços - RTQ-C - II Edição Porto Alegre. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CUNHA, EDUARDO G. ; OLIVEIRA, L. S. ; da Silva, A C S B ; POUEY, J. A. . Eficiência Energética nas Edificações: Introdução ao RTQ-C. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
CUNHA, EDUARDO G. ; da Silva, A C S B ; OLIVEIRA, L. S. ; POUEY, J. A. . Curso de Formação de Consultores em Eficiência Energética em Edificações Comerciais, Públicas e de Serviços. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
da Silva, A C S B ; OLIVEIRA, L. S. ; CLEFF, A. C. F. ; MARRONI, FERNANDO S. . Palestra sobre "Programa Permanente de Gerenciamento de Energia Elétrica na UFPel". 2009. (Palestra).

11.
da Silva, A C S B ; CLEFF, A. C. F. ; OLIVEIRA, L. S. ; MARRONI, FERNANDO S. . Palestra sobre "Programa Permanente de Gerenciamento de Energia Elétrica da UFPel". 2009. (Palestra).

12.
OLIVEIRA, L. S.; CLEFF, A. C. F. ; MARRONI, FERNANDO S. . Projeto da Rede de MT, BT, Subestação em Plataforma de 150KVA e Instalação de Cabine de Medição em MT. 2008. (Projeto Elétrico).

13.
OLIVEIRA, L. S.; CLEFF, A. C. F. . Projeto elétrico de reforma da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. 2008. (Projeto Elétrico).

14.
OLIVEIRA, L. S.. Projeto de SPDA Ginásio Esportes do Pestano. 2003. (Projeto de SPDA).

15.
OLIVEIRA, L. S.. Projeto luminotécnico do canteiro central da Av. Saldanha Marinho. 2003. (Projeto Luminotécnico).

16.
OLIVEIRA, L. S.. Projeto de isolamento de rede de distribuição de energia elétrica. 2003. (Rede de distribuição de energia elétrica).

17.
OLIVEIRA, L. S.. Projeto de Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica do Mercado Público Municpal. 2002. (Projeto de SPDA).

18.
OLIVEIRA, L. S.; CLEFF, A. C. F. . Projeto elétrico de reforma do prédio da Faculdade de Ciências Domésticas. 2001. (Projeto Elétrico).

19.
OLIVEIRA, L. S.; CLEFF, A. C. F. . Projeto elétrico Laboratório de Biologia de Insetos, FAEM. 2001. (Projeto Elétrico).

20.
OLIVEIRA, L. S.; CLEFF, A. C. F. . Projeto elétrico de Reforma da Rede de BT e AT e Instalação de Geradores de Energia. 2000. (Projeto Elétrico).

21.
OLIVEIRA, L. S.. Projeto elétrico Sala Multimeios, prédio 05, Campus Capão do Leão. 2000. (Projeto Elétrico).

22.
OLIVEIRA, L. S.. Projeto elétrico de reforma da Faculdade de Direito. 1999. (Projeto Elétrico).

23.
OLIVEIRA, L. S.; CLEFF, A. C. F. . Projeto elétrico Centro de Vivência e Atividades Múltiplas, CVAM. 1999. (Projeto Elétrico).

24.
OLIVEIRA, L. S.; CLEFF, A. C. F. . Projeto elétrico do Laboratório de Virologia, Departamento de Microbiologia e Parasitologia, prédio 125, Instituto de Biologia. 1998. (Projeto Elétrico).

25.
OLIVEIRA, L. S.; CLEFF, A. C. F. . Projeto elétrico de adaptação do prédio da Cosulã para o Campus das Ciências Sociais. 1998. (Projeto Elétrico).

26.
OLIVEIRA, L. S.; MARRONI, FERNANDO S. ; CLEFF, A. C. F. . Projeto Elétrico do Instituto de Letras e Artes. 1998. (Projeto Elétrico).

27.
OLIVEIRA, L. S.; CLEFF, A. C. F. . Projeto Elétrico do Radar Metereológico. 1988. (Projeto Elétrico).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A Busca da Eficiência Energética e do Uso Racional de Energia. 2002. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 12:01:17