Cleverson Sebastião dos Anjos

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  • Última atualização do currículo em 31/07/2018


Possui graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010) e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é professor mestre do Instituto Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: app inventor, m-learning, programação visual, equações e aprendizagem móvel. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cleverson Sebastião dos Anjos
Nome em citações bibliográficas
ANJOS, C. S.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Informática.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Análise Experimental de Algoritmos,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Renato José da Silva Carmo.
Palavras-chave: Análise experimental de algoritmos; Problema da clique máxima.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2012 - 2013
Especialização em Engenharia de Software. (Carga Horária: 180h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: Analysis and Development of the Penitentiary Integrated Management System.
Orientador: Sheila dos Santos Reinehr.
2007 - 2010
Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.




Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, PMPG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Civil servant, Enquadramento Funcional: Java Programmer, Carga horária: 30


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Desenvolvimento de aplicativos educacionais para aprendizagem de matemática, lógica computacional e linguagens de programação
Descrição: Com o intuito de desenvolver ferramentas computacionais para dispositivos móveis com sistema operacional Android, idealizou-se esta proposta de pesquisa, objetivando buscar respostas à questão: Como o uso de aplicativos educacionais para dispositivos móveis pode auxiliar no processo de aprendizagem de matemática, lógica computacional e linguagens de programação? A proposta se baseia no fato de que nas últimas décadas o uso da informática como ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem tem aumentado a passos largos sob inúmeras justificativas, como o fascínio que promove na atual geração discente e as diferentes possibilidades de utilização de recursos informatizados para construção de conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Estudo do Processo Ensino-Aprendizagem de Programação e Algoritmos
Descrição: O ensino das disciplinas de algoritmos e lógica de programação é essencial para qualquer curso na área da ciência da computação. Embora seja de grande importância, essas disciplinas são umas das que mais impõe desafios para professores e alunos dentro das salas de aula de cursos técnicos e de nível superior, estando a média de reprovação de alunos entre 30 e 40%. Nesse âmbito, diversos fatores podem contribuir ou dificultar um bom desempenho do aluno. Almeja-se, com esse projeto, entender e analisar as dificuldades enfrentadas tanto pelos professores, para ensinar, quanto para os alunos, em aprender tais disciplinas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
EduCO & HPV
Descrição: Descrição: EduCO & HPV é um projeto de pesquisa cujo objetivo é desenvolver e analisar o uso de um aplicativo de smartphone sobre a relação entre HPV e Câncer de Cabeça e Pescoço, dirigido para o público adolescente. Recentemente, o HPV têm sido o responsável pelo aumento da prevalência do Câncer de Cabeça e Pescoço. O contágio ocorre pelas práticas de sexo oral, sendo primordial o trabalho de prevenção entre os adolescentes. O uso do aplicativo permitirá o geoprocessamento das respostas dos adolescentes, podendo ser útil no planejamento de estratégias de enfrentamento. O presente projeto ocorre em parceria com o Instituto Federal do Paraná, Campus Irati..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Cleverson Sebastião dos Anjos - Coordenador / valter luis estevam junior - Integrante / Cristina Ide Fujinaga - Integrante / Alcir Humberto Rodrigues - Integrante / Cleomara Mocelin Salla - Integrante / Luis Paulo Gomes Mascarenhas - Integrante / David Livingstone Alves Figueiredo - Integrante / Ronaldo Ferreira Maganhotto - Integrante / Elaine Fátima Brek - Integrante / Flavia Valenga - Integrante / Carolina Gianna Silva - Integrante.
2015 - Atual
Análise experimental de algoritmos exatos para o problema da clique máxima em grafos não direcionados.
Descrição: A análise de algoritmos é em sua maior parte conduzida de forma teórica. Esse estudo se dá no molde de abstração do problema, criação de uma proposição e, para encerrar, a prova do teorema, chamada Análise Assintótica. Embora os resultados sejam universais e consequentemente de fácil comparação, encontramos aqui um problema, a falta de especificidade. Ao dizermos que um algoritmo é Θ (n), não podemos prever se sua execução demandará segundos ou anos de processamento. Já a Análise Empírica de algoritmos busca justamente analisá-los através da implementação e reporte de seus tempos de execução. O problema nessa modalidade, é justamente a falta de universalidade dos resultados. É notoriamente difícil traduzir o tempo de execução de uma plataforma para outra, visto que existe uma infinidade de elementos que podem alterar a medição feita, como itens de hardware, processos concorrentes, linguagem de programação utilizada, estruturas de dados empregada, otimização de compilador, etc. Almejando prover uma diferente abordagem, existe a Análise Experimental, que busca justamente preencher a lacuna entre a falta de especificidade da Análise Assintótica e a falta de universalidade da Análise Empírica. Ao trabalhar como uma ponte entre a teoria e a prática, a Análise Experimental procura fornecer um meio para que analistas teóricos e práticos possam compartilhar conclusões, descobertas e informações iniciais sobre os algoritmos e seu desempenho. Para aplicarmos essa modalidade, fazemos a análise experimental de algoritmos que resolvem o problema computacional da Clique Máxima. Tal problema é amplamente difundido na comunidade acadêmica e com uma grande variedade de algoritmos que propõem diferentes soluções com diferentes níveis de performance. Aplicamos então a análise experimental para verificar a real performance desses algoritmos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2016 - Atual
Treinamento de alunos para a Copa Rio Info de Algoritmos
Descrição: A Copa Rio Info de Algoritmos ? CRIA visa atrair e estimular jovens talentos do ensino médio/técnico a buscar uma carreira na área das Tecnologias da Informação e Comunicação ? TICs. A CRIA segue para a sua 5a. edição, e busca estimular o aprendizado da disciplina de algoritmos e de linguagem de programação. A organização do evento também procura divulgar a iniciativa para empresas interessadas em oferecer aos competidores uma oportunidade de estágio/emprego. Escolas de todo o Brasil, seja do ensino público ou privado, são convidadas a inscrever seus alunos para participar da competição. Visando treinar os alunos para tal competição, propõe-se um grupo de estudos que abordará as temáticas da disciplina de algoritmos que serão cobradas do aluno durante a competição, tais como laços de repetição, vetores, matrizes, etc..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DUDA, R.2016DUDA, R. ; SILVA, S. C. R. ; ANJOS, C. S. ; MAZUR, R. A. B. . Posibilidades y limitaciones para la introducción del pensamiento computacional en la educación básica. Revista Electrónica de Investigación e Innovación Educativa, v. 1, p. 31-41, 2016.

2.
ANJOS, C. S.2016ANJOS, C. S.; DUDA, R. ; SILVA, S. C. R. . Tecnologias Gratuitas para o Ensino das Disciplinas de Algoritmos e Programação. Espacios (Caracas), v. 37, p. 11, 2016.

3.
VIGINHESKI, L. V. M.2016VIGINHESKI, L. V. M. ; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; ANJOS, C. S. . AN APPROACH FOR THE TEACHING OF NOTABLE PRODUCTS IN AN INCLUSIVE CLASS: THE CASE OF A STUDENT WITH VISUAL DISABILITIES. European Journal of Special Education Research, v. 1, p. 25-40, 2016.

4.
ANJOS, C. S.2015 ANJOS, C. S.; ZUGE, A. P. ; CARMO, R. . An Experimental Analysis of Exact Algorithms for the Maximum Clique Problem. Matematica Contemporanea, v. 44, p. 1-20, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
ANJOS, C. S.; SILVA, S. C. R. . A HIERARQUIA DE APRENDIZAGEM DE ROBERT GAGNÉ APLICADA A DISCIPLINA DE ALGORITMOS. In: Rodrigo Diego de Souza;José André Peres Angotti. (Org.). Reflexões em Ensino de Ciências. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. 1, p. 33-48.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANJOS, C. S.; DUDA, R. ; SILVA, S. C. R. . Desafios para o ensino da programação no ensino fundamental. In: V Simpósio Nacional de Ensino de CIência e Tecnologia, 2017, Ponta Grossa. Anais do V Simpósio Nacional de Ensino de CIência e Tecnologia, 2016.

2.
PACHALKI, V. V. A. ; MARCHINSKI, L. M. ; PACHALKI, A. R. A. ; GNATKOWSK, G. ; DUDA, R. ; ANJOS, C. S. ; PIMENTA, T. S. R. ; COSTA, N. . IFDROID: Programação Visual na Educação Básica. In: Computer on the Beach, 2017, Flonianópolis. Anais [do] Computer on the Beach, 2017. v. 1. p. 646-649.

3.
ANJOS, C. S.; CEQUINEL, M. ; DUDA, R. ; GERKE, T. ; ESTEVAM JUNIOR, V. L. . Desenvolvimento de Aplicativo para Ensino de Estruturas de Repetição na Disciplina de Algoritmos. In: VII Encontro Anual de Tecnologia da Informação, 2016, Frederico Westphalen. ANAIS DO EATI - ENCONTRO ANUAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, 2016. p. 131-137.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ESTEVAM JUNIOR, V. L. ; DREMISKI, J. L. ; ANJOS, C. S. ; PIMENTA, T. S. R. ; GERKE, T. ; GAIEVSKI, E. O. ; CASTRO, L. F. P. . Aplicativo para Comércio Eletrônico Conforme Princípios da Economia Solidária. In: Congresso Acadêmico de Tecnologia e Informática, 2016, Barra do Bugres. Anais do 8 Congresso Acadêmico de Tecnologia e Informática, 2016. v. 1. p. 79-82.

2.
GERKE, T. ; ANJOS, C. S. ; PIMENTA, T. S. R. ; ESTEVAM JUNIOR, V. L. ; MAZUR, R. A. B. . Protótipo de Um Sistema de Controle Automático de Faróis Veiculares Utilizando Arduíno. In: Congresso Acadêmico de Tecnologia e Informática, 2016, Barra do Bugres. Anais do 8 Congresso Acadêmico de Tecnologia e Informática, 2016. v. 1. p. 63-66.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PACHALKI, V. V. A. ; ANJOS, C. S. ; DUDA, R. . Bhaskhara Mobile: Aplicativo para apoio no estudo de equações do segundo grau. In: V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação, 2016, Cascavel - PR. Anais do V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, 2016. p. 84-84.

2.
PACHALKI, A. R. A. ; BOGUCHEWSKI, C. ; ANJOS, C. S. ; DUDA, R. . Boolean App ? Aplicativo Para o Aprendizado de Condições Boleanas. In: Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação, 2016, Paranaguá. Anais do V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, 2015. p. 89-89.

3.
SILVA, B. L. L. ; SANTOS, L. P. ; DUDA, R. ; ANJOS, C. S. . Código Libraille: Aplicativo de Referência a Linguagem de Sinais. In: Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação, 2016, Paranaguá/PR. Anais do V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, 2016. v. 1. p. 108-108.

4.
GELINSKI, J. A. ; DUDA, R. ; ANJOS, C. S. . Desenvolvimento de Aplicativo Sobre o Cálculo de Áreas de Superfícies Planasv. In: V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação, 2016, Paranaguá/PR. Anais do V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, 2016. v. 1. p. 138.

5.
WOITECHEN, G. P. ; MARAVIESKI, E. ; ANJOS, C. S. ; RAMOS, C. M. . Quiz Histórico ? Sistema de Desenvolvimento e Aplicação de Quiz. In: V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação, 2016, Paranaguá/PR. Anais do V Simpósio Nacional de Ensino de CIência e Tecnologia, 2016. v. 1. p. 338-338.

6.
MARCHINSKI, L. M. ; DUDA, R. ; ANJOS, C. S. . Solution Droid: Mobile Learning e Resolução de Equações. In: V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação, 2016, Paranaguá/PR. Anais do V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, 2016. v. 1. p. 374-374.

Apresentações de Trabalho
1.
GNATKOWSK, G. ; ANJOS, C. S. ; DUDA, R. . Econo+: aplicativo de cálculos e gerenciamento de economia pessoal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
GELINSKI, J. A. ; DUDA, R. ; ANJOS, C. S. . Areas Mobile: aplicativo sobre o cálculo de áreas de figuras planas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ANDRADE, J. M. ; RADIS, A. C. ; DUDA, R. ; ANJOS, C. S. . Calgri: aplicativo sobre exigências nutricionais para aves. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MARCHINSKI, L. M. ; DUDA, R. ; ANJOS, C. S. . Solution Droid: aplicativo para apoio na resolução de equações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CARNEIRO, N. ; COSTA, N. ; DUDA, R. ; ANJOS, C. S. . Kcalculator: aplicativo para estimativa de calorias em receitas caseiras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SANTOS, V. P. ; ANJOS, C. S. ; DUDA, R. . f(x): Aplicativo para apoio na aprendizagem sobre funções afim. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
OLIVEIRA, W. M. ; SIMAN, L. E. ; ANJOS, C. S. ; DUDA, R. . Cos.Seno: Aplicativo sobre lei dos senos e cossenos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
ANJOS, C. S.; DUDA, R. ; PACHALKI, A. R. A. ; BOGUCHEWSKI, C. . Boolean App: um aplicativo para o aprendizado de assertivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
PACHALKI, V. V. A. ; COSTA, N. ; ANJOS, C. S. ; DUDA, R. . Euler App: Tecnologia assistiva para aprendizagem da tabuada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ANJOS, C. S.; ZUGE, A. P. ; CARMO, R. . An Experimental Analysis of Exact Algorithms for the Maximum Clique Problem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
WING, J. ; ANJOS, C. S. . PENSAMENTO COMPUTACIONAL ? Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar.. Ponta Grossa: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2016. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
DUDA, R. ; ANJOS, C. S. . Desenvolvimento de Aplicativos utilizando o MIT App Inventor. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. 2016. (Simpósio).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DUDA, R.2016DUDA, R. ; SILVA, S. C. R. ; ANJOS, C. S. ; MAZUR, R. A. B. . Posibilidades y limitaciones para la introducción del pensamiento computacional en la educación básica. Revista Electrónica de Investigación e Innovación Educativa, v. 1, p. 31-41, 2016.

2.
ANJOS, C. S.2016ANJOS, C. S.; DUDA, R. ; SILVA, S. C. R. . Tecnologias Gratuitas para o Ensino das Disciplinas de Algoritmos e Programação. Espacios (Caracas), v. 37, p. 11, 2016.


Cursos de curta duração ministrados
1.
DUDA, R. ; ANJOS, C. S. . Desenvolvimento de Aplicativos utilizando o MIT App Inventor. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




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