Jaqueline Santos Vargas Plaça

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4992205835716182
  • Última atualização do currículo em 25/10/2018


Graduada no curso Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Já trabalhou na Educação a Distância como Tutora, Professora e Coordenadora de Tutoria. Lecionou robótica para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é pesquisadora colaboradora em um projeto desenvolvido em rede de Tecnologia Assistiva desenvolvido em rede com mais três instituições (USP, UFSCar e UFPA). Atua na área de Ensino de Física e Educação Especial, com trabalhos voltados aos alunos surdos e cegos. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jaqueline Santos Vargas Plaça
Nome em citações bibliográficas
VARGAS, J. S.;VARGAS, JAQUELINE SANTOS;PLAÇA, J.S.V.;PLAÇA, JAQUELINE SANTOS VARGAS;VARGAS, JAQUELINE S.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: ANÁLISE DO USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS VOLTADAS PARA SUBSIDIAR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E/OU VISUAL NAS ESCOLAS DE CAMPO GRANDE/MS,
Orientador: Shirley Takeco Gobara.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Tecnologia Assitiva; Educação Especial.
Grande área: Ciências Humanas
2012 - 2014
Mestrado profissional em Ensino de Ciências.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: UMA PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE SINAIS ESPECÍFICOS PARA OS CONCEITOS DE MASSA, FORÇA E ACELERAÇÃO EM LIBRAS, Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Shirley Takeco Gobara.
2016
Graduação em andamento em Letras Libras.
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2008 - 2011
Graduação em Física-Licenciatura.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: A INCLUSÃO DO DEFICIENTE AUDITIVO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO GRANDE: AS VISÕES DO PROFESSOR, COORDENADOR, INTÉRPRETE E DO ALUNO.
Orientador: Shirley Takeco Gobara.




Formação Complementar


2018 - 2018
Inglês. (Carga horária: 100h).
St. George International College, SGIC, Canadá.
2017 - 2017
Teoria de la objetivacion. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2016 - 2016
Aperfeiçoamento em Ensino de Física com uso de Robótica - Docentes Ensino M. (Carga horária: 128h).
SESI - Departamento Nacional, SESI/DF, Brasil.
2016 - 2016
Formação de Tutores EAD. (Carga horária: 4h).
SESI - Departamento Nacional, SESI/DF, Brasil.
2016 - 2016
Programa Escola para o mundo do trabalho : Ciências aplicadas. (Carga horária: 10h).
SESI - Departamento Nacional, SESI/DF, Brasil.
2016 - 2016
Libras. (Carga horária: 40h).
Serviço Social da Indústria do Mato Grosso do Sul, SESI, Brasil.
2015 - 2015
Projeto Conhecendo o Ser - Material Didático. (Carga horária: 20h).
Editora Abril, ABRIL, Brasil.
2015 - 2015
Educação Continuada a Distância - Reforço Escolar em Matemática. (Carga horária: 40h).
SESI - Departamento Nacional, SESI/DF, Brasil.
2015 - 2015
Iniciação Profissional em Lógica de Programação. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso do Sul, SENAI/DR/MS, Brasil.
2015 - 2015
Tecnologia de Informação e Comunicação. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso do Sul, SENAI/DR/MS, Brasil.
2015 - 2015
Libras. (Carga horária: 40h).
Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Curso de Libras - Projele. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2013 - 2013
Noções da Libras. (Carga horária: 11h).
Buzzero Educação à Distância, BUZZERO, Brasil.
2012 - 2013
Libras- Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 50h).
Secretaria de Educação São Paulo/Praia Grande, SED/SP, Brasil.
2011 - 2011
LIBRAS- Módulo I. (Carga horária: 120h).
Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento as Pess, CAS/MS, Brasil.
2011 - 2011
Equações Diferenciais. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Introdução à Astronomia e Astrofísica. (Carga horária: 40h).
Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, IAG-USP, Brasil.
2009 - 2009
Linguagem C. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Educação, SED/MS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor convocado, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 14


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado PROPP-UFMS, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna do Mestrado Bolsista CNPq, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista permanência, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Academico, Enquadramento Funcional: Academico/PIBID, Carga horária: 20

Atividades

08/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCET/DFI, .

Cargo ou função
Representante discente do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.
06/2010 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCET/DFI, .

Cargo ou função
Representante discente do Colegiado do Curso de Física/Li-cenciatura..

Escola do SESI - Campo Grande, SESI MS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Física/Robótica, Carga horária: 12
Outras informações
Atualmente sou Professora Articuladora, responsável pelo Time de Robótica da Escola e pelos recursos tecnológicos que os professores utilizam


Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 6


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Tutoria, Carga horária: 20



Projetos de extensão


2015 - 2015
Formação continuada para o uso pedagógico do laptop educacional no Ensino de Ciências: Resignificando a prática pedagógica
Descrição: Curso de formação continuada para educadores da educação básica (Educação Infantil e Séries Iniciais) para o uso do laptop educacional no ensino de ciências, tendo como eixos a realidade da escola e o contexto da sala de aula. A formação é a distância com algumas ações formativas presenciais e visa a continuidade da formação realizada em 2014, com as mesmas características e participantes. Esta ação está estruturada em 3 (três) módulos, perfazendo 120 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Jaqueline Santos Vargas Plaça - Integrante / Shirley Takeco Gobara - Coordenador / Dirce Cristiane Camilotti - Integrante.
2014 - 2014
Tecnologias Assistivas Livres para Inclusão de Pessoas com Deficiência no Projeto UCA
Descrição: Trata-se de um curso de atualização para professores e coordenadores de salas de tecnologias para a utilização de tecnologias assistivas, que podem ser utilizadas, em particular, no laptop educacional para atender alunos com deficiência (cegos, deficiência motora e surdos)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Jaqueline Santos Vargas Plaça - Integrante / Shirley Takeco Gobara - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VARGAS, J. S.2015 VARGAS, J. S.; GOBARA, S. T. . Elaboração e utilização de Sinais de Libras para os conceitos de Física: Aceleração, Massa e Força. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, p. 129-144, 2015.

2.
VARGAS, J. S.2015 VARGAS, J. S.; GOBARA, S. T. . Sinais de libras elaborados para os conceitos de massa, força e aceleração. Polyphonía, v. 26, p. 543-558, 2015.

3.
VARGAS, JAQUELINE SANTOS2014 VARGAS, JAQUELINE SANTOS; GOBARA, SHIRLEY TAKECO . Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, p. 449-460, 2014.

4.
MUNHOZ, C.L.2012MUNHOZ, C.L. ; CHAGAS, E. ; VARGAS, J. S. . Percepções dos estudantes de curso técnico sobre a cana-de-açúcar sob a ótica de uma visita técnica. Cadernos de Agroecologia, v. 7, p. 1-6, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
VARGAS, J. S.; GOBARA, S. T. . APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE FORÇA E MASSA POR INSTRUTORES SURDOS. In: Rodrigo Diego de Souza; José André Peres Angotti. (Org.). Reflexões em Ensino de Ciências. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. 01, p. 21-32.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VARGAS, JAQUELINE S.; GOBARA, SHIRLEY T. . Situação das salas de recursos multifuncionais no município de Campo Grande após dez anos do programa de implantação. In: XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva, 2018, Marília. Jornada de Educação Especial e Educação Unespecial [recurso eletrônico] : anais, 2018. v. 1. p. 264-271.

2.
VARGAS, J. S.; GOBARA, S. T. . Um olhar sobre a produção bibliográfica das Tecnologias Assistivas aplicadas no Ensino de Ciências. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis. Anais - XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017.

3.
PLAÇA, JAQUELINE SANTOS VARGAS; CAMILOTTI, DIRCE CRISTIANE ; SCHERER, SUELY . Uma ação de formação orientada pela/para estudo da aprendizagem ubíqua. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife, 2017. p. 442-451.

4.
VARGAS, JAQUELINE S.; GOBARA, SHIRLEY T. . SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UMA REALIDADE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE/MS. In: IV Simpósio Internacional de Educação a Distância e VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2017, Presidente Prudente. Anais do IV Simpósio Internacional de Educação a Distância e VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2017. v. 1. p. 616-625.

5.
PLAÇA, J.S.V.; GOBARA, SHIRLEY T. . UMA PESQUISA PARA ELABORAÇÃO DE SINAIS DE LIBRAS PARA A FÍSICA: UMA PARCERIA ENTRE SURDOS E OUVINTES. In: V Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - ?EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E INOVAÇÃO?, 2017, Porto - Portugal. Livro de Atas do V Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - ?EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E INOVAÇÃO?, 2017. v. 1. p. 1281-1294.

6.
VARGAS, JAQUELINE S.; GOBARA, SHIRLEY T. . O FUNCIONAMENTO DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE UM MUNICÍPIO BRASILEIRO. In: V Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - ?EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E INOVAÇÃO?, 2017, Porto - Portugal. Livro de Atas do V Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - ?EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E INOVAÇÃO?, 2017. v. 1. p. 921-931.

7.
VARGAS, J. S.; GOBARA, S. T. . A ADAPTAÇÃO DOS LAPTOPS EDUCACIONAIS COM TECNOLOGIAS ASSISTIVAS LIVRES PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO PROJETO UCA. In: V Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia - V SINECT, 2016, Ponta Grossa. Anais 2016 - SINECT, 2016.

8.
VARGAS, J. S.; GOBARA, S. T. . Apropriação dos conceitos de Força e Massa por Instrutores Surdos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais 2015, 2015.

9.
VARGAS, J. S.; GOBARA, S. T. . SINAIS DE LIBRAS PARA OS CONCEITOS DE MASSA E ACELERAÇÃO: TESTAGEM E ACEITAÇÃO DOS ALUNOS SURDOS. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. Comunicações Oral, 2015.

10.
VARGAS, J. S.; GOBARA, SHIRLEY TAKECO . ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE SINAIS DE LIBRAS PARA OS CONCEITOS DE FÍSICA: ACELERAÇÃO, MASSA E FORÇA. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014, Ponta Grossa. IV SINECT - 2014, 2014.

11.
VARGAS, JAQUELINE S.; GOBARA, SHIRLEY T. ; CORRÊA, ANA G. D. ; OLIVEIRA, PATRÍCIA A. ; DE ASSIS, GILDA A. ; FICHEMAN, IRENE K. ; LOPES, ROSELI D. ; NASCIMENTO, MARILENA . UCA Acessibilidade: Uma realidade das escolas participantes em Mato Grosso do Sul. In: XX Workshop de Informática na Escola, 2014, Dourados. org.crossref.xschema._1.Title@72a86e6, 2014. p. 532.

12.
VARGAS, J. S.; GOBARA, S. T. . Sinais dos conceitos de massa, aceleração e força para surdos na literatura nacional e internacional. In: IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas IX ENPEC, 2013.

13.
VARGAS, J. S.; GOBARA, S. T. . Ocorrências De Interações Nas Aulas De Física Envolvendo Alunos Com Surdez Em Escolas Públicas De Campo Grande. In: XIII EPEF - Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2012, Maresias. Sessão Especial, 2012.

14.
VARGAS, J. S.; GOBARA, S. T. . O aluno surdo nas escolas regulares: dificuldades na inclusão. In: VIII ENPEC( Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências), 2011, Campinas. Atas do VIII ENPEC(Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) I CIEC (Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias), 2011.

15.
PLACA, L. F. ; DELBEN, A. A. S. T. ; GOBARA, S. T. ; VARGAS, J. S. . As dificuldades para o ensino de Física aos alunos surdos em escolas estaduais de Campo Grande-MS. In: VIII ENPEC( Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências), 2011, Campinas. Atas do VIII ENPEC(Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) I CIEC (Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias), 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VARGAS, JAQUELINE S.; GOBARA, SHIRLEY T. . O PROCESSO DE COLABORAÇÃO E INTERAÇÃO COM OS INSTRUTORES SURDOS PARA A CRIAÇÃO DE SINAIS PARA CONCEITOS DE FÍSICA. In: IV Simpósio Internacional de Educação a Distância e VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2017, Presidente Prudente. Anais do IV Simpósio Internacional de Educação a Distância e VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2017. v. 1. p. 810-815.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CEREALI, A.L. ; VARGAS, J. S. ; GOBARA, SHIRLEY T. . Levantamento da Situação atual das Salas de recursos multifuncionais (Srm) em Campo Grande - MS. In: XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva, 2018, Marília. Jornada de Educação Especial e Educação Unespecial [recurso eletrônico] : anais, 2018. v. 1. p. 1048-1048.

2.
PIUBELI, S. L. ; DAMEAO, A. P. ; DUCK, R. M. ; GARUTTI, B. V. ; HIGA, D. L. ; MIGUEL, J. C. ; SILVA, P. F. ; SIMOES, B. S. ; VARGAS, J. S. . PIBID/Física no X- ERE. In: I Encontro do PIBID da UFMS, 2010, Campo Grande. I Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, 2010. p. 86-88.

3.
DAMEAO, A. P. ; DUCK, R. M. ; GARUTTI, B. V. ; HIGA, D. L. ; MIGUEL, J. C. ; PIUBELI, S. L. ; SILVA, P. F. ; SIMOES, B. S. ; VARGAS, J. S. . Conteúdos de Física ministrados em 2009, nos 1° , 2° , e 3° ano, nas escolas conveniadas, Escola Estadual Arlindo de Andrade e Escola Estadual Dona Consuelo Muller de C.Grand. In: I Encontro do PIBID da UFMS, 2010, Campo Grande. I Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, 2010. p. 89-93.

4.
PIUBELI, S. L. ; VARGAS, J. S. ; SIMOES, B. S. ; SILVA, P. F. ; HIGA, D. L. ; GARUTTI, B. V. ; DUCK, R. M. ; DAMEAO, A. P. . Introdução dos kits para experimentos demonstrativos de Física, nas escolas conveniadas E. E. Arlindo de Andrade e E. E. Dona Consuelo. In: I Encontro do PIBID da UFMS, 2010, Campo Grande. I Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, 2010. p. 98-101.

Apresentações de Trabalho
1.
VARGAS, J. S.. Uma proposta de elaboração de sinais específicos para os conceitos de massa, força e aceleração. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
VARGAS, J. S.. A Inclusão do Deficiente Auditivo em Escolas Públicas: As visões do professor, coordenador, intérprete e do aluno. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
PLACA, L. F. ; GOBARA, S. T. ; DELBEN, A. A. S. T. ; VARGAS, J. S. . As dificuldades para o ensino de Física aos alunos surdos em escolas estaduais de Campo Grande-MS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VARGAS, JAQUELINE SANTOS. Uso de tecnologias educacionais: sugestões e inovações. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOBARA, S. T.; JARDIM, M.I.A; VARGAS, JAQUELINE S.. Participação em banca de ANDERSON MARTINS HILÁRIO.O USO DE OBJETOS DO COTIDIANO NO ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO: O Funcionamento do Alto falante. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
VARGAS, J. S.; CORRÊA, H. P. S.; ERROBIDART, N. G.. Participação em banca de Renata Camargo Machado de Queiroz.EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR SOBRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O CURSO DE FÍSICA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Situação das salas de recursos multifuncionais no município de Campo Grande após dez anos do programa de implantação. 2018. (Congresso).

2.
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC).Um olhar sobre a produção bibliográfica das Tecnologias Assistivas aplicadas no Ensino de Ciências. 2017. (Encontro).

3.
I Encontro da Rede de Cooperação Universitária para Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia Assistiva. 2015. (Encontro).

4.
XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física.SINAIS DE LIBRAS PARA OS CONCEITOS DE MASSA E ACELERAÇÃO: TESTAGEM E ACEITAÇÃO DOS ALUNOS SURDOS. 2015. (Simpósio).

5.
3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação. UCA Acessibilidade: Uma realidade das escolas participantes em Mato Grosso do Sul. 2014. (Congresso).

6.
I Mostra de Materiais Didáticos do PPEC -UFMS.Uma proposta de elaboração de sinais específicos para os conceitos de massa, força e aceleração em Libras. 2014. (Outra).

7.
Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia.ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE SINAIS DE LIBRAS PARA OS CONCEITOS DE FÍSICA: ACELERAÇÃO, MASSA E FORÇA. 2014. (Simpósio).

8.
XVIII Semana de Educação do CPTL/UFMS.A elaboração de sinais de libras para os conceitos de: massa, força e aceleração. 2014. (Outra).

9.
1° SIMEC - Simpósio de Ensino de Ciências do IFMS.A inclusão do deficiente auditivo em escolas públicas: as visões do professor, coordenador, intérprete e do aluno. 2013. (Simpósio).

10.
I Seminário de Recepção e Integração Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.Uma proposta de elaboração de sinais específicos para os conceitos de massa, força e aceleração em Libras. 2013. (Seminário).

11.
IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Sinais dos conceitos de massa, aceleração e força para surdos na literatura nacional e internacional. 2013. (Encontro).

12.
XIV EPEF - Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Ocorrências de Interações nas Aulas de Física Envolvendo Alunos com Surdez em Escolas Públicas de Campo Grande. 2012. (Encontro).

13.
I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseña de las Ciencias. As dificuldades para o ensino de Física aos alunos surdos em escolas estaduais de Campo Grande-MS. 2011. (Congresso).

14.
I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseña de las Ciencias. O aluno surdo nas escolas regulares: dificuldades na inclusão. 2011. (Congresso).

15.
VIII ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.As dificuldades para o ensino de Física aos alunos surdos em escolas estaduais de Campo Grande-MS. 2011. (Encontro).

16.
VIII ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.O aluno surdo nas escolas regulares: dificuldades na inclusão. 2011. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PLAÇA, J.S.V.. VII Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e III Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação de Mato Grosso do Sul. 2017. (Congresso).

2.
GOBARA, S. T. ; VARGAS, J. S. . I Seminário de Recepção e Integração Acadêmica. 2013. (Outro).

3.
VARGAS, J. S.. II UFMS de Portas Abertas : Discutindo Ciência e Tecnologia. 2011. (Outro).

4.
LANGHI, R. ; CORRÊA, H. P. S. ; VARGAS, J. S. . Projeto de Extensão de Ciências Exatas e Tecnologia. 2010. (Outro).

5.
LANGHI, R. ; CORREA, H. P. ; MIGUEL, J. C. ; SIMOES, B. S. ; VARGAS, J. S. . X EREA. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VARGAS, J. S.. II UFMS de Portas Abertas : Discutindo Ciência e Tecnologia. 2011. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 4:42:43