Reimi Solange Chagas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8073590176080194
  • Última atualização do currículo em 18/07/2018


É Psicóloga Clínica e Social, professora universitária e escritora. É Manager de saúde mental dos projetos da Organização Doctors Without Borders / Médecins Sans Frontieres do eixo França-África. É especialista em Psiquiatria e Competências Transculturais pela Sorbonne Paris Cité - Paris V - René Descartes e especialista em Sócio Psicologia. É mestre e doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. Atua em questões relacionadas a Saúde Mental, Multiculturalismo, Transculturalidade,Políticas Públicas, Direitos Humanos e Sociais, Formação Superior, Ensino Superior, Imigração e Refúgio, voltado para grupos institucionais, terapêuticos, pedagógicos e famíliares. Atuou como Psicóloga nas Varas da Infância, Conselho Tutelar e Saúde Pública no Brasil. Atuou como Psicóloga da Assistance Publique des Hopitaux de Paris (APHP) - França. Coordenou o Núcleo de Apoio Psicopedagógico docente e discente em IESP. Coordenou projetos sociais em ONGs. Presta consultoria e assessoria Clínico- Institucional e Psicossocial para ONGs, serviço publico e privado. Leciona em instituições de ensino superior, é tutora EAD e autora de material didático em cursos de Graduação, Pós-graduação e extensão universitária presenciais e semi-presenciais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Reimi Solange Chagas
Nome em citações bibliográficas
CHAGAS, R. S.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em Psicologia (Psicologia Social).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com período sanduíche em Universite Sorbonne Paris V René Descartes - Faculté de Medicine (Orientador: Marie Rose Moro).
Título: A ausência de conhecimentos multiculturais na formação de psicólogos, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Salvador Antonio Meireles Sandoval.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Psicologia; Multiculturalismo; Políticas Públicas; Direitos; Saude; Ensino Superior.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Saude Publica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Educação.
2006 - 2009
Mestrado em Psicologia (Psicologia Social).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A União faz a força: Expressões do mito familiar em famílias negras das camadas médias. São Paulo, Século XXI.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Miriam Debieux Rosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica / Especialidade: Intervenção Terapêutica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Setores de atividade: Educação; Saúde e Serviços Sociais; Administração pública, defesa e seguridade social.
2014 - 2015
Especialização - Residência médica.
Universite Sorbonne Paris V- Rene Descartes, SORBONNE, França. Residência médica em: Etnopsiquiatria, Psiquiatria transcultural, etnopsicanálise
Número do registro: .
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Saúde Mental; Psicologia; Imigração; Atenção Básica em Saúde; Multiculturalismo.
2000 - 2002
Especialização em SÓCIO-PSICOLOGIA. (Carga Horária: 380h).
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.
Título: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE EM TRABALHADORES DE BAIXA RENDA.
Orientador: ROGERIO BAPTISTINI.




Formação Complementar


2011 - 2012
Extensão universitária em Tutoria no Ensino à Distância (EAD). (Carga horária: 80h).
Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
2003 - 2003
GESTÃO SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS.
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em TRABALHANDO COM GRUPOS. (Carga horária: 180h).
Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.


Atuação Profissional



Médecins Sans Frontieres / Doctors Without Borders, MSF, França.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Manager, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente da Pós graduação Lato Sensu, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Psicologia dos cursos de Pós Graduação em Educação e Negócios.


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente da Pós graduação Lato Sensu, Carga horária: 12


Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tutora em Ensino à Distância (EAD), Carga horária: 12
Outras informações
Tutora em EAD em Ciências Sociais; Tutora em EAD de Desenvolvimento Profissional e Pessoal; Tutora em EAD em Direitos Humanos.

Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de Psicologia Social; professora de Psicologia e Pessoas com necessidades Especiais; Professora de Psicologia Social Comunitária; Professora de Psicologia da diversidade; Professora de História da Psicologia; Professora de Psicologia e Educação I Supervisora de Atividades Práticas em Psicologia Social; Supervisora de Atividades Práticas em Psicologia e Pessoas com necessidades Especiais.

Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Professora de Psicologia nos cursos de publicidade e propaganda, técnico em marketing, design digital e engenharia mecânica.


PREFEITURA MUNICIPAL DE COTIA, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PSICOLOGA, Carga horária: 30
Outras informações
Psicóloga da Secretaria da Família e Bem Estar Social, exercendo atendimento psicológicos à crianças, adolescentes e famílias encaminhados da Vara da Infância, Vara de família, Conselho Tutelar e procuras espontânes. Atendimentos eventuais nas UBSs e no Fórum da Comarca de Cotia.


Faculdades Renascentista, UNIESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Manager of educational support department, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Professora de Psicologia Social no curso de Direito; Professora de Psicologia da Educação I e II nos cursos de História e Geografia; professora de Educação Inclusiva no curso de Pedagogia; Professora de Psicologia e problemas de Aprendizagem no curso de Pedagogia; Professora de Psicologia aplicada à Saúde no curso de Enfermagem; Professora de Abordagem Antropológica da Saúde no curso de Enfermagem.


RC3 CONSULTORIA, RC3, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2017
Vínculo: Formal labor contract, Enquadramento Funcional: Manager, Carga horária: 6
Outras informações
Psicóloga responsável pelos atendimentos, capacitações, palestras, consultoria e assessorias da empresa.


INSTITUTO MULTICULTURAL FAMILIAR, IMFA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Formal labor contract, Enquadramento Funcional: Social project manager, Carga horária: 10
Outras informações
Gestora e Coordenadora de Projetos Sociais.


Centro Universitário Assunção, UNIFAI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de Psicologia dos cursos de graduação em Serviço Social, Filosofia e área de negócios.


Universidade Ibirapuera, UNIB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Professora de Psicologia no curso de Psicologia; Professora de Psicologia Social/Jurídica no curso de Direito; Professora de Psicologia no curso de Enfermagem. Professora de Psicologia nos cursos MBA (área de negócios); Professora de Psicologia no curso de Psicologia Organizacional; Professora de Psicologia no curso de Educação Inclusiva; Professora de Psicologia no curso de Programa de Saúde da Família.


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Tutora da Graduação Executiva da Á rea de Negócios.


Sociedade São Paulo de Ensino Superior, SSPES, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: PROFESSORA DE PSICOLOGIA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE PSICOLOGIA, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Psicologia da Educação I e II no curso de pedagogia.


CENTRO DE REFERÊNCIA DA SAÚDE DA MULHER, PEROLA BYINGTON, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga Aprimoranda, Carga horária: 20
Outras informações
Atendimento e acompanhamento terapêutico de pacientes do ambulatório de crescimento e nutrição, mastologia, reprodução humana e cuidados paliativos.


CLIPSI CLÍNICA DE PSICOLOGIA E FONOAUDIOLOGIA, CLIPSI, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: autônoma, Enquadramento Funcional: PSICÓLOGA, Carga horária: 6


COLÉGIO TÉCNICO JOÃO PAULO II, CTJP II, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: PROFESSORA DE PSICOLOGIA, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMA, Carga horária: 10
Outras informações
PROFESSORA DE PSICOLOGIA GERAL, ÉTICA PROFISSIONAL E SAÚDE MENTAL NOS CURSOS DE AUXILIAR E TÉCNICO DE ENFERMAGEM.


ESCOLA ESTADUAL "TARCÍSIO ÁLVARES LOBO", EETAL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO - EJA, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Psicologia e Sociologia.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Programas de Atendimento Comunitário.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Relações Interpessoais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Dia Internacional da Mulher: Prêmio: Mulheres em Ação, Partido Social Democrático.
2013
Dia Internacional da Mulher Latino Americana e Caribenha. Prêmio: Todas as Raças. Todas as cores. Isto é Brasil., Partido Social Democrático.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
CHAGAS, R. S.. A união faz a força: Expressões do Mito Familiar em Famílias Negras.. 1. ed. São Paulo: Intermeios Cultural, 2014. v. 01. 210p .

Capítulos de livros publicados
1.
CHAGAS, R. S.; FREITAS, A. S. . Lado a lado: A importancia do curriculo intertranscultural como coadjuvante de estratégias inclusivas de fortalecimento da relação escola-familia. In: ISABEL CRISTINA RODRIGUES, ALINE DA SILVA FREITAS E ESTER ZUZO DE JESUS. (Org.). ESTUDOS EM VIRTUDE DOS 20 ANOS DA LEI N. 9.394/1996. 01ed.São Paulo: LTr, 2016, v. 01, p. 01-152.

Outras produções bibliográficas
1.
CHAGAS, R. S.. Psicologia e Pessoas com Necessidades Especiais: Aspectos psicopedagógicos da integração e atendimento de alunos com necessidades especiais. São Paulo: Editora do Sindicato de Educação Infantil de São Paulo, 2013 (Artigo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CHAGAS, R. S.. Cuidados de Saúde Mental para mães e crianças na Líbia. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
CHAGAS, R. S.. Familias negras no Brasil: protagonismo de historias. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
CHAGAS, R. S.. Do silenciamento ao enfrentamento: protagonismo de famílias negras no Brasil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
CHAGAS, R. S.. A união faz a força: expressões do mito familiar em familias negras. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
CHAGAS, R. S.. A união faz a força: expressões do mito familiar em famílias negras. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
CHAGAS, R. S.. A união faz a força: expressões do mito familiar em familias negras. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
CHAGAS, R. S.. Conversando com a Psicóloga. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
CHAGAS, R. S.. Formação Intercultural para educadores. 2016. .

2.
CHAGAS, R. S.. Processos Gerenciais. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
CHAGAS, R. S.. Desenvolvimento Pessoal e Profissional. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

4.
CHAGAS, R. S.. Educação Especial. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CHAGAS, R. S.; COTET, R.. Participação em banca de Josefa Elvira Melo Neta; Elvira maria do Reino.A influência do terceiro setor como coadjuvante do processo educacional formal de crianças e adolescentes de baixa renda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo.

2.
CHAGAS, R. S.; VAROLLI, I.; CORREA, M.. Participação em banca de Paula Camolez e Selma Gomes Pereira."Barrados no Baile": A vivência da humilhação social e angústia nas Portas Giratórias Bancárias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Santo André.

3.
CHAGAS, R. S.; CORREA, M.; VAROLLI, I.. Participação em banca de Cintia Polo Sechi, Deise C. Bianchi Fabricio Edes dos Santos."De Twiggy à Gisele Bundchen: a influência da Midia no padrão de beleza feminino na atualidade". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Santo André.

4.
CHAGAS, R. S.; PINTO, E. A.; MARTINS, A.. Participação em banca de Solange Lopes Gomes.Distúrbios na aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades São Paulo.

5.
CHAGAS, R. S.; PINTO, E. A.; MARTINS, A.. Participação em banca de Gerusa de Jesus Gonçalvez.Mudanças Sociais e Profissão Docente: desafios da contemporaneidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades São Paulo.

6.
CHAGAS, R. S.; PINTO, E. A.; MARTINS, A.. Participação em banca de Lilian Cristina C. Pereira.A formação de leitores na Educação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades São Paulo.

7.
CHAGAS, R. S.; MARTINS, A.; PINTO, E. A.. Participação em banca de Priscila Rodrigues de Carvalho.Uma nova visão de formação docente para educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades São Paulo.

8.
CHAGAS, R. S.; MARTINS, A.; PINTO, E. A.. Participação em banca de Joelma Vicente da Silva.A Indisciplina na Sala de Aula. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congress DU Psychiatrie e Compétences Transculturelles - Promotion Sangha. Les préjuges en intra culturel - Les familles noires au Brésil. 2015. (Congresso).

2.
III Fórum MIDAAA - Mulheres Imigrantes de Ascendência Africana.Impactos subjetivos e psicossociais da imigração e da diáspora sob grupos étnicos minoritários. 2015. (Encontro).

3.
Psicologia da Infância: Diálogos Necessários. Psicologia e Pessoas com Necessidades Especias: Aspectos psicopedagógicos da integração de alunos com necessidades especiais.. 2013. (Congresso).

4.
Semana do Serviço Social UNIFAI.Aspectos psicossociais de famílias negras. 2013. (Outra).

5.
III Fórum do ensino superior sobre os desafios para a efetivavação do Ensino de história africana e indígena e.Rompendo o silêncio: (re) historiando as famílias negras. Considerações psicanalíticas. 2012. (Simpósio).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CHAGAS, R. S.; FREITAS, A. S. . Lado a lado: A importancia do curriculo intertranscultural como coadjuvante de estratégias inclusivas de fortalecimento da relação escola-familia. In: ISABEL CRISTINA RODRIGUES, ALINE DA SILVA FREITAS E ESTER ZUZO DE JESUS. (Org.). ESTUDOS EM VIRTUDE DOS 20 ANOS DA LEI N. 9.394/1996. 01ed.São Paulo: LTr, 2016, v. 01, p. 01-152.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CHAGAS, R. S.. Familias negras no Brasil: protagonismo de historias. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
CHAGAS, R. S.. A união faz a força: expressões do mito familiar em famílias negras. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CHAGAS, R. S.. Cuidados de Saúde Mental para mães e crianças na Líbia. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
CHAGAS, R. S.. Do silenciamento ao enfrentamento: protagonismo de famílias negras no Brasil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 19:57:39