Ilana Camurça Landim Tavares

Bolsista de Doutorado do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 05/10/2018


Doutoranda em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e especialista em Clínica Analítico-Comportamental pelo Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento (Centro Paradigma-SP). Docente do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Avaliação Psicológica: APlab Pessoas & Contextos, vinculado à PUC-Rio. Foi coordenadora do Grupo de Estudos em Análise do Comportamento (APlab/PUC-Rio) e da Oficina de Testes e Técnicas Psicológicas, cujo serviço é oferecido aos estagiários de Avaliação Psicológica (PUC-Rio). Atualmente coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise do Comportamento (GEPAC/Unichristus). Tem experiência na área clínica e educacional, com ênfase no atendimento individual e em grupo, terapia analítico-comportamental, avaliação psicológica infantil e orientação profissional. Tem interesse pelas seguintes temáticas de estudo: terapias e intervenções comportamentais, terapias de terceira onda, análise do comportamento, avaliação psicológica infantil e infância. E-mail de contato: ilanaclandim@gmail.com. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ilana Camurça Landim Tavares
Nome em citações bibliográficas
LANDIM, I. C.;LANDIM, I. C. T.;TAVARES, I. C. L.;LANDIM, I.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Psicologia Clínica.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Orientador: Juliane Callegaro Borsa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: A construção das imagens de si por adolescentes em redes sociais,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Inês Sílvia Vitorino Sampaio.
2014 - 2016
Especialização em Psicologia Clínica Analítico-Comportamental.
Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.
Título: O conceito de aceitação em ACT e DBT: um estudo comparativo.
Orientador: Prof. Dr. Jan Luiz Leonardi.
2008 - 2012
Graduação em Psicologia.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: O impacto da sociedade do excesso na aprendizagem de adolescentes.
Orientador: Osterne Nonato Maia Filho.




Formação Complementar


2018 - 2018
UM PONTO DE VISTA SOBRE A ANÁLISE COMPORTAMENTAL DA CULTURA. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018
UM PONTO DE VISTA SOBRE A ANÁLISE COMPORTAMENTAL DA CULTURA. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018
Conceituação de Caso Clínico na FAP. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017
Avaliação neuropsicológica como ferramenta para tratamento e planejamento. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2017 - 2017
Resultados de Avaliação Psicológica e o Planejamento de Intervenção. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2017 - 2017
Curso do Instrumento em Avaliação Psicológica SON-R 2 1/2-7 [a]. (Carga horária: 6h).
Mago Produtos e Serviços em Psicologia, MAGO, Brasil.
2017 - 2017
Curso Vivencial de Orientação de Pais para Multiplicadores. (Carga horária: 20h).
Programa de Qualidade na Interação Familiar, PQIF, Brasil.
2016 - 2016
RELAÇÕES AMOROSAS, CONJUGAIS E FAMILIARES. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2016 - 2016
WORKSHOP FAP PARA TERAPEUTAS - TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS POR. (Carga horária: 16h).
Psicologia Analítico Funcional, FAP, Brasil.
2016 - 2016
Intervenções em Bullying: estratégias internacionais de sucesso. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2015 - 2015
TEORIA DAS MOLDURAS RELACIONAIS (RFT): CONCEITOS, ACHADOS EXPERIMENTAIS E P. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2015 - 2015
A PRÁTICA DO ANALISTA DO COMPORTAMENTO NA ESCOLA - INTERMEDIÁRIO. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Formação Clínica em Análise do Comportamento. (Carga horária: 132h).
Centro de Estudos em Psicologia, CEMP, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Inglês Instrumental. (Carga horária: 32h).
Curso Marta Garcia, MG, Brasil.
2011 - 2011
I Curso de Transtornos Afetivos ao Longo da Vida. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em II Curso de Extensão em Psicofarmacologia. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2008 - 2008
Curso Análise do Comportamento e Cultura. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2000 - 2005
Curso de Inglês Regular Adulto. (Carga horária: 450h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.


Atuação Profissional



Clínica Psicologia & Vida, RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica Voluntária, Carga horária: 5
Outras informações
Atendimento na clínica psicológica para crianças, adolescentes e adultos.


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Participante do Grupo de Pesquisa Infância, Adolescência e Mídia, coordenado pela Profª Drª Inês Vitorino Sampaio e Profª Ms. Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante.


Centro Universitário 7 de setembro, UNI7, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga e Orientadora Educacional
Outras informações
Trabalho realizado com o Ensino Médio, focando em atendimento individual e coletivo de alunos, pais e/ou profissionais, acompanhamento de rendimento escolar, auxílio na organização pessoal e de estudo, reuniões de pais, organização de grupos de apoios para alunos que contemplem aspectos motivacionais, estresse e ansiedade, bem como grupos de orientação profissional.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária em Psicologia, Carga horária: 30


Colégio Ari de Sá Cavalcante, ASC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária curricular em Psicologia Escolar, Carga horária: 6
Outras informações
Trabalho com grupos em sala de aula com alunos de necessidades específicas da Educação Infantil, além de atendimento de professoras, acompanhamento de dinâmicas e/ou queixas escolares e emocionais.


Núcleo de Atenção Médica Integrada - NAMI, NAMI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Extensionista de Psicologia, Enquadramento Funcional: Extensionista de Psicologia - Estagiária, Carga horária: 10
Outras informações
Trata-se de um Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade - PRONUTRA. A equipe interdisciplinar (psicólogos, psiquiatras e nutricionistas estudantes e profissionais) presta atendimento aos pacientes com transtornos alimentares e obesidade, reunindo-se semanalmente para discussão de casos clínicos e de referencial teórico.


Tribunal de Justiça - Fortaleza/CE, TJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 6
Outras informações
Estagiária na área de Psicologia do Núcleo de Apoio à Jurisdição - TJ/CE.


ONG 2A - Acreditando e Aprendendo, 2A, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiária - Educadora Social, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia - Educadora Social


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora do APlab - Pessoas & Contextos. Coordenadora do Grupo de Estudos em Intervenções de Comportamentos Agressivos.


Centro Universitário Christus, UNICHRISTUS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Psicologia, Carga horária: 6



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Indicadores de comportamentos agressivos infantis no Desenho da Figura Humana
Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo geral investigar indicadores de comportamentos agressivos no desenho da figura humana (DFH). Para tanto, serão conduzidos dois estudos sequenciais. O Estudo I visa buscar indicadores de comportamentos agressivos no DFH em uma amostra de 400 crianças de 8 a 12 anos, estudantes de escolas de ensino fundamental do Rio de Janeiro. O Estudo II, por sua vez, objetiva selecionar os indicadores do DFH capazes de identificar crianças com e sem problemas de comportamentos agressivos e outros tipos de problemas de comportamentos externalizantes. Participarão do Estudo II 40 crianças de 8 a 12 anos, encaminhadas para avaliação psicológica no Laboratório de Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes (LAPcriad), vinculado ao Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Ao final desta pesquisa, espera-se elaborar uma lista de indicadores do DFH para avaliação de crianças com maiores e menores níveis de comportamentos agressivos, tanto em amostras comunitárias quanto em amostras clínicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ilana Camurça Landim Tavares - Integrante / Juliane Callegaro Borsa - Coordenador / Bruno Figueiredo Damásio - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
2013 - Atual
Crianças e Adolescentes na Internet: riscos e potencialidades
Descrição: Esta pesquisa se radica na compreensão do direito da criança e do adolescente a uma mídia de qualidade e na avaliação de que o uso da internet por este grupo etário necessita ser investigado para assegurar um acesso seguro. A proposta desta pesquisa é avaliar a percepção sobre os riscos e potencialidades da internet, tendo por foco os estudos já desenvolvidos pelo projeto EUKids online que, desde 2006, vem desenvolvendo pesquisas em 25 países com o foco neste tema. Seus objetivos gerais são: Identificar perspectivas teóricas e metodológicas que vêm sendo utilizadas no âmbito do projeto para qualificar a noção de risco e, considerando a peculiaridade do contexto brasileiro, mapear as estratégias metodológicas que possam se adequar à investigação dessa questão na nossa realidade, redefinindo as de acordo com este fim. O corpus da pesquisa será constituído basicamente pela bibliografia central de referência do referido Projeto e dos relatórios anuais apresentados nos últimos 05 anos. Trata-se de pesquisa que se situa no âmbito da perspectiva construtivista e recorre à metodologia hermenêutica-dialética como possibilidade adequada para compreender as ações dos indivíduos e instituições no mundo e as maneiras pelas quais conferem sentido aos fenômenos sociais. A análise qualitativa dos documentos deverá ser conduzida com base nas proposições metodológicas da análise do discurso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ilana Camurça Landim Tavares - Integrante / Ines Silvia Vitorino Sampaio - Coordenador / Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante - Integrante.
2010 - 2011
Reestruturação produtiva dos portos e seus impactos na saúde dos trabalhadores: estudo comparativo entreos portos do Mucuripe e do Pecem no Ceará
Descrição: O projeto de pesquisa visa a análise das condições de trabalho a que estão submetidos os trabalhadores portuários operacionais, com atenção especial à organização do trabalho e saúde dos trabalhadores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
"Comunicação, Educação e Diversidade: ferramentas conceituais para o estudo e o trabalho com a cultura"
Descrição: A presente pesquisa direciona a atenção para os impactos subjetivos decorrentes da relação entre os jovens e a utilização de objetos tecnológicos. Tais objetos, dada as suas capacidades técnicas, permitem uma gama de novas formas de organização nas várias formatações de relacionamento entre os sujeitos, implicando em impactos subjetivos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Implantação do Laboratório de Avaliação Psicológica de Crianças e adolescentes (LAPcriad)
Descrição: O presente projeto tem por objetivo apresentar a proposta de implantação do Laboratório de Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes (LAPcriad). Este será um espaço permanente para treinamento e realização das atividades práticas complementares à disciplina de avaliação psicológica. Por meio do LAPcriad será possível desenvolver diversas atividades de extensão, pesquisa e ensino, com enfoque prático. Tem como objetivos específicos: Objetivos Específicos: 1) Atender às necessidades de formação dos alunos de graduação e pós-graduação do curso de Psicologia da PUC-Rio, no que diz respeito à prática nos diferentes campos de aplicação da avaliação psicológica. 2) Oferecer às crianças e adolescentes da comunidade o serviço de avaliação psicológica. 3) Incentivar e promover cursos de extensão e de atualização para acadêmicos da PUC-Rio, alunos externos e psicólogos em geral. 4) Estimular pesquisas na área da avaliação psicológica, promovendo nos alunos uma postura científica, ética e tecnicamente qualificada..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ilana Camurça Landim Tavares - Integrante / Juliane Callegaro Borsa - Coordenador.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise do Comportamento (GEPAC/Unichristus)
Descrição: A proposta do Grupo de Estudos e Pesquisa tem como ponto de partida a terapia comportamental por meio da análise do comportamento. Essa teve como marco inicial a aplicação clínica dos princípios de condicionamento descobertos na pesquisa experimental com animais de laboratório, justificada pela noção de continuidade entre as espécies postulada por Darwin em sua teoria da seleção natural (Skinner, 2003). Faz-se necessário que acadêmicos e profissionais de psicologia desenvolvam repertório de conhecimentos sobre pressupostos filosóficos e conceitos básicos da área. O objetivo da proposta é ampliar a formação de estudantes de graduação e psicólogos em análise do comportamento, oferecendo a construção de conhecimentos sobre (1) pressupostos filosóficos, (2) princípios ou conceitos básicos da análise do comportamento e (3) clínica analítico-comportamental. As reuniões serão quinzenais, considerando metodologias, como apresentações visuais, leituras de textos clássicos, discussão de casos clínicos à luz dos princípios comportamentais, treino de exposição em grupo e avaliações de aprendizado..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Inserção de tecnologias no ensino, Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Ampliar a formação de estudantes de graduação e psicólogos em análise do comportamento, oferecendo a construção de conhecimentos sobre (1) pressupostos filosóficos, (2) princípios ou conceitos básicos da análise do comportamento e (3) clínica analítico-comportamental. 3.6.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Ilana Camurça Landim Tavares - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Estados Subjetivos e Emoção.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, V. H. L. B.2018COSTA, V. H. L. B. ; LANDIM, I. C. ; BORSA, J. C. . ASPECTOS ÉTICOS DAS PESQUISAS EM PSICOLOGIA: VULNERABILIDADE VERSUS PROTEÇÃO. REVISTA DA SPAGESP, v. 18, p. 16-26, 2018.

2.
1LANDIM, I. C. T.2017 LANDIM, I. C. T.; BORSA, J. C. . Revisão sistemática sobre programas de intervenção para redução de comportamentos agressivos infantis. CONTEXTOS CLÍNICOS, v. 1, p. 110-129, 2017.

3.
3LANDIM, I. C.2013LANDIM, I. C.. Um estudo sobre a relação entre a Democracia Digital e a Participação Política a partir do debate sobre o Programa Mais Médicos no Facebook. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, v. 3, p. 538-561, 2013.

4.
2LANDIM, I. C.2013LANDIM, I. C.; BAYMA, M. ; BENFATTI, X. . O papel do psicólogo na promoção e no desenvolvimento de políticas sociais ligadas aos direitos humanos e à cidadania. Revista de Humanidades (UNIFOR), v. 28, p. 94-108, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
LANDIM, I. C. T.. Novas compreensões sobre a imagem de adolescentes conectados por redes sociais. In: Paula Melgaço; Vanina Costa Dias; Juliana Marcondes Pedrosa de Souza; Jacqueline de Oliveira Moreira. (Org.). "Como a tecnologia muda o meu mundo": imagens da juventude na era digital.. 1ed.: , 2016, v. 1, p. 1-120.

2.
SAMPAIO, I. S. V. ; CAVALCANTE, A. P. P. ; MONTEIRO, M. C. ; CARNEIRO, J. ; SALES, J. V. M. ; CESALTINA, A. ; OLIVEIRA, E. ; LANDIM, I. C. T. ; BESERRA, J. ; CARVALHO, R. ; KINJO, R. ; MENEZES, T. ; MAXIMO, T. . Ceará. In: Mariângela Toaldo; Nilda Jacks. (Org.). Ceará. 1ed.Porto Alegre: Insular, 2014, v. 1, p. 121-128.

3.
SALES, J. V. ; LANDIM, I. C. T. . Brincar e consumir: considerações sobre o brinquedo na sociedade de consumo. In: Alessandra Alcântara; Brenda Guedes.. (Org.). Culturas infantis do consumo: práticas e experiências contemporâneas. 1aed.: , 2014, v. , p. 1-255.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LANDIM, I. C. T.. Pais e filhos. As novas relações e os conflitos com as fotografias na Internet. O Povo, Fortaleza, p. 1 - 23, 20 set. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LANDIM, I. C.. Adolescência e a narração de si através do uso das imagens em redes sociais. In: VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica, 2014, Rio de Janeiro. Adolescência e a narração de si através do uso das imagens em redes sociais. Rio de Janeiro: BIOgraph, 2014. p. 38-48.

2.
LANDIM, I. C.. Midiatização e juventude: novas configurações das relações sociais a partir da utilização do Facebook. In: 9º Interprogramas, 2013, São Paulo. MIDIATIZAÇÃO E JUVENTUDE: NOVAS CONFIGURAÇÕES DAS RELAÇÕES SOCIAIS A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK, 2013.

3.
LANDIM, I. C.; JARDIM, C. H. S. . O Estudo da Psicologia da Gravidez na Prática de Iniciação à Docência: repensando e construindo novos conceitos. In: X Encontro de Iniciação à Docência, 2010, Fortaleza. O Estudo da Psicologia da Gravidez na Prática de Iniciação à Docência: repensando e construindo novos conceitos, 2010.

4.
LANDIM, I. C.; MARTINS . O Poder Judiciário como palco de discussão da relação conjugal pós-divórcio: um estudo de caso. In: XVI Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2010, Fortaleza. O Poder Judiciário como palco de discussão da relação conjugal pós-divórcio: um estudo de caso, 2010.

5.
LANDIM, I. C.; MARTINS . O Poder Judiciário como palco de discussão da relação conjugal pós-divórcio: um estudo de caso. In: XVI Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2010, Fortaleza. O Poder Judiciário como palco de discussão da relação conjugal pós-divórcio: um estudo de caso, 2010.

6.
LANDIM, I. C.; JARDIM, C. H. S. . O Estudo da Psicologia da Gravidez na Prática de Iniciação à Docência: repensando e construindo novos conceitos. In: II Encontro de Práticas Docentes da UNIFOR, 2010, Fortaleza. O Estudo da Psicologia da Gravidez na Prática de Iniciação à Docência: repensando e construindo novos conceitos, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LANDIM, I.; BIENEMANN, B. ; BORSA, J. C. . Relação dos comportamentos agressivos e variáveis sociodemográficas. In: 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Rio, 2016, Rio de Janeiro. 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Rio, 2016. v. 29.

Apresentações de Trabalho
1.
LANDIM, I.. Famílias sob enfoque da Análise do Comportamento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LANDIM, I.. Fundamentos Filosóficos da Análise do Comportamento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LANDIM, I.; BORSA, J. C. . Estratégias e técnicas comportamentais de intervenção em programas de redução de comportamento agressivo infantil: revisão sistemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LANDIM, I.; BORSA, J. C. . A implementação de um Grupo de Estudos em Análise do Comportamento em uma Universidade do Rio de Janeiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LANDIM, I. C. T.; BORSA, J. C. . Laboratório de Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes (LAPcriad): funcionamento e oferta de serviços. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LANDIM, I. C. T.; BORSA, J. C. . Enxergando por trás de um possível diagnóstico de TDAH: um relato de caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
AMARAL, R. C. ; LANDIM, I. ; BORSA, J. . Avaliação neuropsicológica: atuação de profissionais e suas opiniões sobre ferramentas utilizadas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
LANDIM, I. C.. O uso de Testes Psicológicos na Orientação Profissional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
LANDIM, I.. A desconstrução do rótulo TDAH na avaliação psicológica infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
BORSA, J. C. ; LANDIM, I. . Programas de intervenção para comportamentos agressivos: revisão sistemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
LANDIM, I.. Psicologia - Ciência ou Vale Tudo?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
LANDIM, I. C. T.. Mitos e Verdades sobre Behaviorismo e Análise do Comportamento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LANDIM, I.. Concepções de famílias para crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
LANDIM, I.. Novos modelos de famílias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
LANDIM, I. C. T.; BIENEMANN, B. ; BORSA, J. C. . Relação entre comportamentos agressivos e variáveis sociodemográficas em crianças no Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LANDIM, I. C. T.; SAMPAIO, I. S. V. . Trânsitos em redes de adolescentes - Do Facebook ao WhatsApp?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
LANDIM, I. C. T.. Possibilidades e desafios na clínica analítico-comportamental com transtorno borderline. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
LANDIM, I. C.. A adolescência e o consumo da imagem de si nas redes sociais.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
LANDIM, I. C. T.. Adolescência e a narração de si através do uso as imagens nas redes sociais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
LANDIM, I. C. T.. O comportamento de queixas excessivas na clínica analítico-comportamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LANDIM, I. C. T.. Um estudo de caso sobre o comer compulsivo e a relação familiar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
LANDIM, I. C. T.. A Orientação Profissional com adolescentes na perspectiva analítico-comportamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
LANDIM, I. C.; BAYMA, M. ; FURLANI, D. ; CHAVES, A. D. S. ; ARAGAO, N. F. R. . A Escola, a Família e o Processo de Inclusão: Reflexões Teórico-Críticas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
LANDIM, I. C.; MARTINS . O Poder Judiciário como palco de discussão da relação conjugal pós-divórcio: um estudo de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
LANDIM, I. C.; RODRIGUES, C . Grupos Anônimos: Alcoólicos Anônimos (AA) e Co-Dependentes Anônimos (CoDA). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
LANDIM, I. C.; RODRIGUES, C . A perspectiva da sexualidade no desenvolvimento infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LANDIM, I.. AVALIADOR do XV Encontro de Iniciação à Pesquisa e à Docência, XIII Encontro de Pesquisadores, II Mostra de Ciência, Arte e Cultura do Centro Universitário Christus - Unichristus. 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LANDIM, I.. Apostas online: entretenimento que pode se tornar um problema de saúde. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LANDIM, I.. Violência no trânsito ameaça expectativa de vida dos jovens. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
LANDIM, I. C. T.. Construção das imagens de si por adolescentes nas redes sociais. 2015.

Redes sociais, websites e blogs
1.
LANDIM, I. C. T.. ACT, terapias de terceira onda e a polêmica dos termos intermediários (middle-level terms). 2017. (Site).

2.
LANDIM, I.. Quando nosso cliente morre. 2017. (Blog).

3.
LANDIM, I.. Chamada para participação em pesquisa. 2017. (Blog).

4.
LANDIM, I. C. T.. Terapia ACT: o que fazer com o que não conseguimos controlar?. 2016; Tema: Terapia ACT: o que fazer com o que não conseguimos controlar?. (Site).

5.
LANDIM, I.. Terapia ACT: o que fazer com o que não conseguimos controlar?. 2016. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SAMPAIO, I. S. V. ; PONTE, Cristina ; CAVALCANTE, A. P. P. ; Marques, A.C.B. ; LANDIM, I. ; MAXIMO, T. ; SOUSA, J. . RELATÓRIO TÉCNICO DA PESQUISA TIC KIDS ONLINE Brasil-Portugal. 2017. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI Encontro Cearense de Análise do Comportamento. 2018. (Encontro).

2.
XXI Encontro Cearense de Análise do Comportamento. 2018. (Encontro).

3.
8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Laboratório de Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes (LAPcriad): funcionamento e oferta de serviços. 2017. (Congresso).

4.
IV CONGRESSO INTERNACIONAL E XXIV BRASILEIRO DA ABENEPI - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afin. Programas de intervenção para comportamentos agressivos: revisão sistemática. 2017. (Congresso).

5.
46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Relação entre comportamentos agressivos e variáveis sociodemográficas em crianças do Rio de Janeiro. 2016. (Congresso).

6.
XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Possibilidades e desafios na clínica analítico-comportamental com transtorno borderline. 2015. (Congresso).

7.
Afetos, relações e encontros.A adolescência e o consumo das imagens de si nas redes sociais. 2014. (Seminário).

8.
VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Adolescência e a narração de si através do uso das imagens em redes sociais. 2014. (Congresso).

9.
VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Adolescência e a narração de si através do uso as imagens nas redes sociais. 2014. (Congresso).

10.
XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. A Orientação Profissional com adolescentes na perspectiva analítico-comportamental. 2014. (Congresso).

11.
9º Interprogramas.Midiatização e juventude: novas configurações das relações sociais a partir da utilização do Facebook. 2013. (Outra).

12.
Deleuze e a Filosofia da Diferença. 2013. (Outra).

13.
Oficina de Classificação Indicativa de Audiovisual. 2013. (Oficina).

14.
Palestra "Nietsche e a Educação: um olhar sob a perspectiva da grande política". 2012. (Outra).

15.
Oficina de Desenvolvimento de Estagiários. 2011. (Oficina).

16.
Palestra Bullying - Saber Identificar e Como Prevenir. 2011. (Outra).

17.
VII Feira de Profissões do Colégio Master.VII Feira das Profissões - Construindo e tecendo saberes sobre a Psicologia. 2011. (Outra).

18.
Mundo Unifor 2009. 2009. (Outra).

19.
Tributo a Freud. 2009. (Outra).

20.
XVI Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica. 2009. (Congresso).

21.
Semana de Psicologia da UFC. 2008. (Congresso).

22.
XIII Encontro Cearense de Análise do Comportamento - Cultura e Sociedade. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LANDIM, I. C. T.. I Simpósio Carioca sobre o Transtorno do Espectro Autista: diagnóstico, tratamento e inclusão. 2017. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
3LANDIM, I. C.2013LANDIM, I. C.. Um estudo sobre a relação entre a Democracia Digital e a Participação Política a partir do debate sobre o Programa Mais Médicos no Facebook. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, v. 3, p. 538-561, 2013.

2.
1LANDIM, I. C. T.2017 LANDIM, I. C. T.; BORSA, J. C. . Revisão sistemática sobre programas de intervenção para redução de comportamentos agressivos infantis. CONTEXTOS CLÍNICOS, v. 1, p. 110-129, 2017.

3.
COSTA, V. H. L. B.2018COSTA, V. H. L. B. ; LANDIM, I. C. ; BORSA, J. C. . ASPECTOS ÉTICOS DAS PESQUISAS EM PSICOLOGIA: VULNERABILIDADE VERSUS PROTEÇÃO. REVISTA DA SPAGESP, v. 18, p. 16-26, 2018.

4.
2LANDIM, I. C.2013LANDIM, I. C.; BAYMA, M. ; BENFATTI, X. . O papel do psicólogo na promoção e no desenvolvimento de políticas sociais ligadas aos direitos humanos e à cidadania. Revista de Humanidades (UNIFOR), v. 28, p. 94-108, 2013.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LANDIM, I. C. T.. Pais e filhos. As novas relações e os conflitos com as fotografias na Internet. O Povo, Fortaleza, p. 1 - 23, 20 set. 2015.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LANDIM, I. C. T.. Construção das imagens de si por adolescentes nas redes sociais. 2015.

2.
LANDIM, I.. Apostas online: entretenimento que pode se tornar um problema de saúde. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
LANDIM, I.. Violência no trânsito ameaça expectativa de vida dos jovens. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Redes sociais, websites e blogs
1.
LANDIM, I. C. T.. ACT, terapias de terceira onda e a polêmica dos termos intermediários (middle-level terms). 2017. (Site).

2.
LANDIM, I.. Quando nosso cliente morre. 2017. (Blog).

3.
LANDIM, I.. Terapia ACT: o que fazer com o que não conseguimos controlar?. 2016. (Blog).

4.
LANDIM, I.. Chamada para participação em pesquisa. 2017. (Blog).



Outras informações relevantes


2008-2010 - Membro do Laboratório de Educação e Comunicação (LABCOM).
2012-2015 - Membro do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM - Núcleo UFC).
2014-2016 - Membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.
2015-2016 - Membro do Grupo de Pesquisa APlab - Pessoas & Contextos (PUC-Rio).



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