Guilherme Henrique Quintana

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  • Última atualização do currículo em 06/06/2017


Possui graduação em Tecnologias e Mídias Digitais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Defendeu em 2011 o projeto de mestrado "Games e terceira idade: um estudo de caso com o wii sports" pelo programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) sob orientação da Prof. Dra. Lucia Isaltina Clemente Leão, conseguindo a nota máxima na banca examinadora. Foi para o Rio Grande do Sul trabalhar na empresa de Serious Games Gestum como Game Designer Júnior, trabalhando durante 4 anos até chegar ao cargo de Sênior Game Designer. Atualmente, trabalha na empresa Eguru como Sênior Game Designer e dá aulas na faculdade FIAP como professor da matéria de Game Design. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Guilherme Henrique Quintana
Nome em citações bibliográficas
QUINTANA, G. H.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2010
Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Games e terceira idade - um estudo de caso com o wii sports,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Lucia Isaltina Clemente Leão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Game Design; Wii; Idosos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2005 - 2008
Graduação em Tecnologias e Mídias Digitais.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: METAL GEAR SOLID Narrativa, Jogabilidade e Interface.
Orientador: Lucia Isaltina Clemente Leão e Fábio Fernandes da Silva.
2000 - 2004
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Objetivo - Jundiaí, OBJ, Brasil.
1995 - 1999
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Universitário - Jundiaí, UNI, Brasil.




Atuação Profissional



eguru, EGURU, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Game Designer, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação em projetos simultâneos de games dos mais variados estilos desde o contato inicial com o cliente até a finalização e entrega final. Ponto focal entre a equipe de desenvolvimento e clientes para garantir a qualidade dos projetos e conteúdo produzido.


Faculdade de Informática e Administração Paulista, FIAP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Professor de Game Design do curso de Jogos Digitais.


Gestum Conhecimento Competitivo, GESTUM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Game Designer, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Game Designer, sendo responsável pelos projetos de jogos e simulações, definindo suas características, estratégias educacionais e acompanhando a produção de todos os elementos necessários para um produto de qualidade.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Games.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Game Design.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
QUINTANA, G. H.; Ataíde, Gilberto ; Severo, Ana Paula Narciso ; Ramos, Reynaldo . Resenha da obra ?Mapa do jogo: a diversidade cultural dos games?, de Lucia Santaella e Mirna Feitoza (org.). TECCOGS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, São Paulo, 01 dez. 2009.

2.
QUINTANA, G. H.. Experimentando o Original. Entertainment Game World, São Paulo, p. 70 - 71, 01 maio 2009.

3.
QUINTANA, G. H.. O MMORPG e a Vida. Eletronic Gaming Monthly Brasil - EGM Brasil, São Paulo, p. 64 - 66, 01 abr. 2009.

4.
QUINTANA, G. H.. Uma oportunidade de ouro!. Eletronic Gaming Monthly Brasil - EGM Brasil, , v. 87, p. 70 - 71, 13 mar. 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
QUINTANA, G. H.. Análise do Projeto ?Design de Experiência com o Console Nintendo Wii: Analisando a Relação de Idosos com Active Games". 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
QUINTANA, G. H.. Monsanto: Game Certificação. 2016.

2.
QUINTANA, G. H.. Whirlpool Corporation: Impacto 360. 2015.

3.
QUINTANA, G. H.. Itaú Unibanco: Meu Foco. 2014.

4.
QUINTANA, G. H.. Magazine Luiza: Atendimento 10 estrelas. 2013.

5.
Carrfour: Game Caixa. 2012.


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
Prof. Dr. Roger Tavares ; QUINTANA, G. H. ; Ivan Garde ; Glauco Maselli . Os cuidados com o uso do Wii. 2009.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oficina da Inteligência Musical, Físico-Cinestésica e Intra-Pessoal (Howard Gardner).Esta oficina procurou desenvolver a Inteligência Musical, Físico-Cinestésica e Intra-Pessoal por meio dos jogos Guitar Hero, Rock Band, Wii Sports, Wii Fit, Donkey Konga, entre outros.. 2009. (Oficina).

2.
Oficina de Inteligência Inter-Pessoal e Inteligência Visual-Espacial (Howard Gardner).Segundo Howard Gardner Inteligência Visual-Espacial é aquela que expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual de modo minucioso. A Inteligência Inter-Pessoal é uma habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros.. 2009. (Oficina).

3.
Oficina de Inteligência Lógico-Matemática (Howard Gardner).A Inteligência Lógico-matemática, segundo Howard Gardner, abrange a capacidade de analisar problemas, operações matemáticas e questões científicas. Jogos usados: Puzzle Fusion Lumines e Big Brain Academy.. 2009. (Oficina).

4.
Oficina de Inteligência Visual-Espacial (Howard Gardner).Esta inteligência que Howard Gardner apresenta como sendo uma inteligência que expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual de modo minucioso. É mais desenvolvida em arquitetos, desenhistas e escultores. Jogos utilizados: Sonic e Gran Turismo. 2009. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
QUINTANA, G. H.; Leão, Lúcia Isaltina C. ; Miguel, Flávia ; Conti, Edna ; Lima, Leonardo ; Ataíde, Gilberto ; Louro, Luciana Correa . III Encontro de Pesquisa TIDD. 2009. (Exposição).



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
Carrfour: Game Caixa. 2012.

2.
QUINTANA, G. H.. Monsanto: Game Certificação. 2016.



Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador sem registro de patente
1.
Carrfour: Game Caixa. 2012.




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