Jorge Henrique Assunção

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6434855240063866
  • Última atualização do currículo em 20/09/2018


Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo, concluida em 2003. Residência médica em Ortopedia e Tramatologia concluida em janeiro de 2008 pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo e especilialização em Cirurgia do Ombro e Cotovelo no ano de 2008. Foi médico preceptor do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP por 2 anos, Atualmente é médico assistente do Grupo de Ombro e Cotovelo do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP, e doutorando em Ciências pela FMUSP. Tem interresse em projetos de pesquisa na área de Ortopedia e Traumatologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jorge Henrique Assunção
Nome em citações bibliográficas
ASSUNÇÃO, JH;ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE;ASSUNÇÃO, JORGE H.;ASSUNCAO, JH;ASSUNCAO, J. H.;ASSUNÇÃO, JORGE;ASSUNÇÃO, J.H.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP.
Rua Doutor Ovídio Pires de Campos,333
Cerqueira César
05403010 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 26616600
URL da Homepage: ortopediaeombro.com.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Medicina (Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Associação entre o polimorfismo genético das metaloproteinases da matriz e a rotura do manguito rotador,
Orientador: Arnaldo Amado Ferreira Neto.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Ortopedia.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: OMBRO E COTOVELO.
2004 - 2007
Especialização - Residência médica.
Instituto de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP, IOT, Brasil. Residência médica em: Ortopedia
Número do registro: 11111.
2008 - 2009
Especialização em Estágio de Complementação Especializada.
Instituto de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP, IOT, Brasil.
Título: Especialista em Ombro e Cotovelo.
Orientador: Arnaldo Amado Ferreira Neto.
1998 - 2003
Graduação em Medicina.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP, IOT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
Grupo de Ombro e Cotovelo

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Médico Preceptor, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Avaliação do uso das células mesenquimais no reparo da rotura do manguito rotador - Estudo prospectivo randomizado
Descrição: A tendinopatia do manguito rotador é a principal causa de dor no ombro e a rotura destes tendões incide em 20% da população. Apesar do reparo do manguito rotador por via artroscópica levar a resultados clínicos satisfatórios, o índice de rerrotura varia de 4 a 94%. A principal causa de falha após o reparo do manguito rotador não diz respeito ao material utilizado, mas sim à deficiência tecidual e ao processo de cicatrização entre o tendão e o osso. Após a intervenção, o manguito rotador não restaura suas características histológicas originais e a sua fixação ocorre através de um tecido cicatricial com menor resistência biomecânica. Existem apenas dois estudos clínicos sobre o uso de células mesenquimais no reparo do manguito rotador, sendo uma série de casos e uma coorte com controles pareados, com bons resultados. Realizaremos um estudo clínico randomizado envolvendo 44 pacientes com o objetivo de avaliar o efeito das células mesenquimais no reparo do manguito rotador. O desfecho primário será a integridade tendínea na RM pós-operatória e os desfechos secundários a avaliação clínica pelas escalas da University of California at Los Angeles (UCLA) e da American Shoulder and Elbow Surgeons (ASES) e de dor pela escala visual analógica (EVA)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Tratamento da luxação recidivante do ombro pela técnica de Latarjet ou Bristow
Descrição: O tratamento das luxações recidivantes é preferencialmente cirúrgico. Na presença de perda óssea da glenóide ou do úmero e em pacientes de alto risco (jovens e/ou atletas competitivos), as cirurgias de reparo artroscópico da lesão de Bankart apresentam altos índices de recidiva, chegando a 67%. As cirurgias não anatômicas consistem no preenchimento do defeito ósseo da glenóide com enxertos ósseos, mais comumente retirados do processo coracoide, descrito como a cirurgia de Latarjet. O objetivo é descrever os resultados clínicos pela escala de ROWE de pacientes submetidos ao procedimento de Latarjet em 2 anos de pós-operatório.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
A rotura do tendão subescapular influencia as avaliações clínicas pré e pós-operatórias?
Descrição: Cerca de 54% dos pacientes com roturas do supraspinal apresentam rotura associada do subescapular. Não existem até o momento estudos que avaliem a influência das roturas do subescapular na avaliação clínica pré-operatória. Além disso, nenhum estudo comparou os resultados clínicos obtidos após o reparo, independemente do tamanho da lesão, entre os pacientes com rotura do subescapular com aqueles com este tendão íntegro. O objetivo primário deste estudo é comparar as escalas clínicas pós-operatórias entre pacientes que apresentam roturas do subescapular associadas a roturas posterossuperiores com aqueles que possuem apenas roturas posterossuperiores. Serão objetivos secundários comparar as escalas clínicas pré-operatórias entre pacientes que apresentam roturas do subescapular associadas a roturas posterossuperiores com aqueles que possuem apenas roturas posterossuperiores e buscar fatores prognósticos para o resultado clínico pós-operatório. Realizaremos um estudo coorte retrospectivo, comparando a avaliação funcional pré-operatória e pós-operatória entre três grupos de pacientes, de acordo com as características do tendão subescapular: tendão íntegro, rotura parcial ou rotura completa. Serão incluídos pacientes submetidos a artroscopia do ombro para tratamento de afecções do manguito rotador que possuam exame de ressonância magnética pré-operatória.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Instabilidade glenoumeral anterior: Revisão sistemática dos desfechos utilizados no Brasil
Descrição: Introdução: A avaliação clínica padronizada é essencial para determinar a eficácia de um tratamento e também para comparar os resultados de diferentes estudos, sendo fundamental para a pesquisa clínica. Os métodos de avaliação dos resultados do tratamento ortopédico têm sido modificados nos últimos anos. Previamente, a mensuração era feita com base no exame físico, avaliando a mobilidade articular e força muscular. Porém, foram desenvolvidos questionários ou escalas clínicas que aperfeiçoaram a avaliação dos resultados. Recentemente uma revisão envolvendo as seis principais revistas ortopédicas internacionais foi publicada, descrevendo as ferramentas utilizadas para a avaliação dos desfechos no tratamento cirúrgico da luxação anterior recidivante do ombro. Não possuímos um levantamento que mostre as principais formas de avaliação clínica para esta doença no Brasil. Levantamento semelhante já foi realizado para as roturas do manguito rotador e demonstrou que escalas consideradas confiáveis, com grande consistência interna e boa responsividade, foram raramente usadas em nosso meio. Objetivo: Avaliar os desfechos utilizados nos estudos clínicos envolvendo a instabilidade glenoumeral anterior publicados na última década nos dois principais periódicos ortopédicos brasileiros. Métodos: Será realizada uma revisão da literatura utilizando os periódicos Revista Brasileira de Ortopedia e Acta Ortopédica Brasileira. Serão incluídos todos os artigos clínicos originais publicados entre 2007 e 2016 que descrevam ao menos uma medida de desfecho antes ou após alguma intervenção clínica ou cirúrgica referente a instabilidade glenoumeral anterior. Os desfechos avaliados serão arco de movimento, força muscular, testes de exame físico satisfação, retorno ao esporte, exames de imagem, complicações e escalas clínicas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Tratamento da luxação recidivante do ombro pelo reparo artroscópico da lesão de Bankart e capsuloplastia
Descrição: O tratamento das luxações recidivantes é preferencialmente cirúrgico. As cirurgias podem ser anatômicas ou não. As cirurgias anatômicas consistem no reparo das lesões capsulolabiais, realizados por via aberta ou pela artroscopia, com bons resultados quanto à recidiva e com baixa taxa de complicações. O objetivo primário é descrever os resultados clínicos pela escala de ROWE de pacientes submetidos ao reparo artroscópico da lesão de Bankart e capsuloplastia em 2 anos de pós-operatório. Os objetivos secundários são: Descrever os resultados clínicos pela escala da "American Shoulder and Elbow Surgeons Standardized Shoulder Assessment Form" (ASES)12 e pela escala visual analógica da dor (EVA). Descrever as complicações clínicas e radiográficas. Descrever as lesões ósseas pré-operatórias e a sua correlação com as escalas pré e pós-operatória, assim como a recidiva. Avaliar fatores de prognóstico para a recidiva pós-operatória. Realizaremos uma série de casos retrospectiva com dados colhidos prospectivamente. Os pacientes foram tratados por médicos especialistas em cirurgia do ombro e cotovelo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IOT-HCFMUSP), entre janeiro de 2013 e dezembro de 2015. As cirurgias foram realizadas na mesma instituição e por 4 cirurgiões do grupo de Ombro e Cotovelo. Será adotado como desfecho primário a escala de ROWE após 24 meses de pós-operatório. Serão considerados desfechos secundários: ● A escala ASES12 e a escala visual analógica da dor (EVA); ● O retorno aos esportes e/ou atividades laborais prévias; ● As complicações clínicas e radiográficas; ● As características do posicionamento do enxerto e dos implantes; ● A taxa de recidiva da luxação ao longo do seguimento; ● A taxa de complicações e reoperações ao longo do seguimento. O valor de p < 0,05 será considerado com estatisticamente significante.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Resultado clínico do reparo artroscópico do manguito rotador: correlação entre as escalas da UCLA e da ASES
Descrição: Introdução: Escalas e questionários de avaliação clínica são utilizados comumente para avaliar de maneira objetiva os resultados cirúrgicos e possibilitar a comparação entre os diferentes estudos. Existem mais de 40 escalas para avaliar a dor e a função do ombro. Alguns estudos correlacionam os resultados obtidos entre diferentes escalas e observam se existe ou não similaridade entre os resultados obtidos. Entretanto, não existe trabalho avaliando a correlação das pontuações obtidas pelas escalas funcionais ASES e UCLA.. Objetivos: O objetivo primário deste estudo será avaliar a correlação entre as escalas da UCLA e ASES antes e após o tratamento cirúrgico de roturas do manguito rotador. O objetivo secundário é verificar os resultados clínicos pós- operatórios do reparo artroscópico do manguito rotador. Métodos: Será realizado um estudo retrospectivo, avaliando um banco de dados obtido prospectivamente de pacientes submetidos ao reparo do manguito rotador por via artroscópica. Serão incluídos todos os pacientes com reparo do manguito rotador por via artroscópica e com 1 ano de seguimento mínimo. Os pacientes foram avaliados pelas escalas funcionais da UCLA e ASES por uma fisioterapeuta não participante do estudo. As escalas foram aplicadas no período pré-operatório e aos 6, 12 e 24 meses após o tratamento cirúrgico. O coeficiente de correlação de Pearson (r) será calculado para medir o grau de correlação entre as duas escalas clínicas. Descritores: Manguito rotador; Artroscopia; Reabilitação; Ombro; Escalas clínicas Nível de Evidência: II, Estudo coorte retrospectivo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Associação entre o polimorfismo genético das metaloproteinases 1 e 13 e a rigidez do cotovelo
Descrição: A rigidez articular do cotovelo pode ocorrer após traumatismo da articulação, que pode envolver desde lesões de partes moles (pele, cápsula, ligamentos, músculos e tendões) a lesões ósseas. Acredita-se que a contratura de partes moles, principalmente da cápsula articular, seja o fator determinante para a rigidez. A contratura capsular envolve componentes celulares e da matriz extracelular, entre eles as metaloproteases da matriz (MMP). As MMPs são capazes de modificar as proteínas extracelulares, especialmente o colágeno, e gerar degradação e remodelação de tecidos lesados. O estudo de determinados padrões genéticos que aumentam a atividade destas proteases, poderia ajudar no entendimento da gênese destas lesões, identificar indíviduos suscetíveis e colaboraria no planejamento pré-operatório e desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento de tais lesões.O objetivo do estudo é avaliar a relação dos polimorfismos na região promotora dos genes das MMPs 1 e 13 e a rigidez articular pós-traumática do cotovelo, através de um estudo caso-controle com os pacientes com afecções traumáticas no cotovelo do Grupo de Ombro e Cotovelo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Correlação entre as escalas da UCLA e de Constant-Murley nas roturas do manguito rotador e nas fraturas da extremidade proximal do úmero
Descrição: Resumo Introdução: Escalas e questionários de avaliação clínica são utilizados para avaliar os resultados cirúrgicos e possibilitar a comparação entre os diferentes estudos. Existem mais de 40 escalas para avaliar a dor e a função do ombro. Alguns estudos correlacionam os resultados obtidos entre diferentes escalas e observam se existe ou não similaridade entre os resultados obtidos. Entretanto, não existem trabalhos avaliando a correlação das pontuações obtidas pelas escalas de Constant-Murley e da UCLA no reparo artroscópico do manguito rotador ou nas fraturas da extremidade proximal do úmero. Objetivos: O objetivo primário estudo será avaliar a correlação entre as escalas de Constant-Murley e da UCLA antes e após o tratamento cirúrgico de roturas do manguito rotador e após o tratamento de fraturas da extremidade proximal do úmero. Métodos: Será realizado um estudo retrospectivo, avaliando um banco de dados obtido prospectivamente de pacientes submetidos ao reparo do manguito rotador por via artroscópica ou ao tratamento de fraturas da extremidade proximal do úmero. Serão incluídos todos os pacientes com 2 anos de seguimento clínico. Os pacientes serão avaliados pelas escalas de Constant-Murley e da UCLA por uma fisioterapeuta não participante do estudo. As escalas serão aplicadas aos 3, 6, 12 e 24 meses após o tratamento cirúrgico, e adicionalmente no pré-operatório nas roturas do manguito rotador. O coeficiente de correlação de Pearson (r) será calculado para medir o grau de correlação entre as duas escalas clínicas. Descritores: Manguito rotador; Artroscopia; Fraturas do ombro; Reabilitação; Ombro; Escalas clínicas Nível de Evidência: II, Estudo coorte retrospectivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Randomized trial for the treatment of recurrent anterior dislocation of the shoulder: Latarjet versus modified Eden-Hybinnette
Descrição: RESUMO Introdução. O tratamento das luxações recidivantes é preferencialmente cirúrgico. Na presença de perda óssea da glenóide ou do úmero e em pacientes de alto risco (jovens e/ou atletas competitivos), as cirurgias de reparo artroscópico da lesão de Bankart apresentam altos índices de recidiva, chegando a 67%. As cirurgias não anatômicas consistem no preenchimento do defeito ósseo da glenóide com enxertos ósseos, mais comumente retirados do processo coracoide (técnica de Latarjet) ou do ilíaco (técnica de Eden-Hybinette). Não existem estudos comparando as duas técnicas. A hipótese alternativa do presente estudo é de que a cirurgia pela técnica de Latarjet apresenta resultados superiores à cirurgia de Eden-Hybinette para as escalas funcionais de instabilidade. Objetivo primário. Comparar os resultados pela escala "Western Ontario Shoulder Instability Index" (WOSI) aos 2 anos de pós-operatório da técnica de Latarjet e de Eden-Hybinette. Métodos. Ensaio clínico randomizado do tipo terapêutico, paralelo, 1:1, com avaliador cego, com 2 grupos: Latarjet e Eden-Hybinette. Serão incluídos no estudo pacientes com o diagnóstico de luxação glenoumeral recidivante anterior traumática com esqueleto maduro, pontuação no índice de gravidade da instabilidade (ISIS) igual ou maior a 4 pontos, com lesão da borda anteroinferior da cavidade glenóide (lesão de Bankart ósseo) superior a 13,5% de seu diâmetro ou lesão da borda anteroinferior da glenóide superior a 20% de seu diâmetro, independente da pontuação do ISIS. Também serão incluídos pacientes com lesão de Hill-Sachs considerada como ?off-track? e recidiva de luxação glenoumeral em casos previamente tratados com reparo artroscópico de Bankart, independente da pontuação do ISIS e da gravidade da lesão óssea da glenóide. Será adotado como desfecho primário a escala "Western Ontario Shoulder Instability Index" (WOSI) aos 2 anos de pós-operatório. Serão considerados desfechos secundários: a escala WOSI aos 6 e 12 meses de pós-operatório; as escalas de ROWE, ASES, EVA (para o ombro e bacia) e SANE aos 6, 12 e 24 meses de pós-operatório; retorno aos esportes e/ou atividades laborais prévias; taxa de consolidação do enxerto (avaliada na tomografia computadorizada com 6 meses de pós-operatório); taxa de recidiva da luxação aos 24 meses de seguimento e taxa de complicações e reoperações ao longo de 24 meses de seguimento. O cálculo da amostra foi realizado utilizando-se a escala WOSI, com 30 pacientes por grupo. A randomização será realizada com base em uma lista gerada no sítio "randomization.com?. Será utilizada uma randomização em blocos aleatórios. A alocação será realizada por um banco de dados protegido por senha. O valor de p < 0,05 será considerado com estatisticamente significante. Palavras-chaves: Luxação do Ombro/complicações; Instabilidade Articular/complicações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
A raça amarela é fator de risco para a capsulite adesiva?
Descrição: A etiologia da capsulite adesiva é desconhecida. Existem alguns fatores de risco conhecidos, como o diabetes mellitus, hiperlipidemia, hipotireoidismo, predisposição genética e doença cardíaca. A influência racial é pouco estudada como um fator preditivo para o desenvolvimento da capsulite adesiva, sendo descrita incidência aumentada nos caucasianos e nos nascidos nas ilhas britânicas. Entretanto, informações sobre as demais raças são uma lacuna na literatura. A impressão clínica dos autores é que pacientes da raça amarela tem maior chance de desenvolver a doença. Entretanto, essa é uma suposição, uma vez que não existem estudos nacionais ou internacionais que amparem essa hipótese. Além disso, o Brasil carece de estudos que avaliem aspectos epidemiológicos da capsulite adesiva. O objetivo primário desse estudo é avaliar se a raça amarela é um fator de risco no desenvolvimento da capsulite adesiva. O objetivos secundário é descrever a prevalência da capsulite adesiva no ambulatório especializado em ombro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Estudo clinico sobre a influência do posicionamento do ombro na medida radiográfica do ângulo cabeça-diáfise
Descrição: Resumo Introdução: A medida do ângulo cabeça-diáfise do úmero proximal é utilizada no planejamento de artroplastias, osteotomias e na avaliação de resultados após a osteossíntese. Recentemente, dois estudos avaliaram a influência da rotação do braço na aferição do ângulo cabeça-diáfise, com resultados conflitantes. Entretanto, até o momento não encontramos estudos clínicos avaliando se há alguma variação na medida do ângulo cabeça-diáfise em diferentes posicionamentos do ombro. Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar, a partir de radiografias padronizadas realizadas em pacientes, se a rotação do braço interfere na aferição do ângulo cabeça-diáfise. Métodos: Será realizado estudo prospectivo, onde selecionaremos pacientes com queixa de dor no ombro no primeiro atendimento ambulatorial. Serão obtidas três incidências radiográficas ( anteroposterior verdadeira com braço em rotação neutra, externa de 45º e interna com a mão apoiada sobre o abdômen). As radiografias serão avaliadas por três cirurgiões de ombro e cotovelo com 8 a 10 anos de experiência que receberão material didático com detalhes de como aferir a medida. O ângulo cabeça-diáfise será aquele obtido pela intersecção entre uma linha traçada no eixo diafisário umeral com uma perpendicular ao colo anatômico. Para avaliar se há diferença estatisticamente significante entre as medidas obtidas nos diferentes posicionamentos será utilizado o ANOVA. O nível de significância adotado será de p < 0,05. A confiabilidade inter e intraobservador será avaliada através do coeficiente de correlação intraclasses (ICC) para cada grupo de radiografias nos diferentes graus de rotação umeral. Nível de evidência: II, estudo prospectivo comparativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Tratamento da lesões irreparáveis do manguito rotador: reconstrução da cápsula superior com enxerto alógeno de fáscia lata
Descrição: Resumo Introdução: Ruptura do manguito rotador é uma das lesões mais frequentes do ombro e o procedimento cirúrgico para tal patologia é amplamente realizado em todo mundo. Entretanto, ainda não existe um procedimento ideal para tratar lesões extensas e irreparáveis do manguito rotador. Mihata et al. 28 descreveram um procedimento para a reconstrução da capsula superior (RCS), visando restaurar a estabilidade superior da articulação glenoumeral, e assim, melhorar a elevação do ombro em pacientes com roturas irreparáveis do supraespinal. O objetivo do presente estudo é avaliar a segurança e eficácia da reconstrução da capsula superior utilizando aloenxerto de fáscia lata. Métodos: Série de casos prospectiva com 15 pacientes com diagnóstico de rotura irreparável do manguito rotador, submetidos à reconstrução da cápsula superior utilizando aloenxerto de fáscia lata. Serão incluídos no estudo pacientes portadores de lesão extensa do manguito rotador que realizaram, ao menos, 6 meses de tratamento conservador sem melhora do dos sintomas. Além disso, os pacientes devem apresentar degeneração gordurosa do músculo supraespinal, classificadas como grau 3 ou 4 de Goutallier. Não serão incluídos pacientes com rotura irreparável do subescapular ou do infraespinhal, além de portadores de artropatia do manguito rotador, avaliada por radiografia, com graus 4 ou 5 da classificação de Hamada. Será adotado como desfecho primário a escala ?American Shoulder and Elbow Surgeons? (ASES) aos 12 meses pós-operatório. Serão considerados desfechos secundários: as escalas ASES, UCLA , Constant e Murley; além do arco de movimento e força muscular aos 6, 12 e 24 meses de pós-operatório. Também serão avaliados parâmetros radiológicos através de radiografia simples e ressonância nuclear magnética do ombro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Estudo Clínico randomizado para o tratamento da luxação recidivante anterior do ombro: âncoras com versus sem nó
Descrição: O ombro é a articulação que mais comumente sofre luxação, sendo a instabilidade anterior a mais frequente. O reparo artroscópico é o padrão-ouro para o tratamento da luxação recidivante do ombro com a utilização de âncoras de fixação óssea, sendo as absorvíveis as mais utilizadas atualmente.Tradicionalmente a técnica utilizada baseia-se na fixação do lábio glenoidal lesado na borda óssea da glenóide por meio de ponto com nó. Estudos demonstraram que a realização de nó artroscópico é tecnicamente difícil e que o resultado do reparo é dependente da qualidade do nó, além de seu volume poder gerar atrito e lesão na superfície articular da cabeça do úmero, levando a desconforto articular na mobilização do ombro.A partir de 2001, Thal introduziu o conceito de fixação do tecido por meio de âncoras sem nó, demonstrando sua aplicabilidade para o tratamento da lesão labial o que soluciona a dificuldade de confecção do nó artroscópico, porém foi demonstrado maior espaço entre o lábio glenoidal reparado e o osso da glenóide, soltura tardia da âncora e radiolucência peri-âncora associado a recidiva e artropatia pós-operatória.Alguns pesquisadores publicaram sobre o uso de âncoras sem nó e sua comparação com o uso de âncoras com nó, demonstrando restituição da altura labial e resultados funcionais similares, enquanto a taxa de recorrência ainda é contraditória. Até o presente momento, não existe ensaio clínico prospectivo controlado e randomizado avaliando os resultados dessas duas técnicas de reparo labial.Nosso estudo tem como objetivo comparar os resultados clínicos e da avaliação por imagem de pacientes submetidos a reparo de lesão do lábio glenoidal por via artroscópica com uso de âncoras absorvíveis com nó em relação aos tratados com âncoras absorvíveis sem nó.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Avaliação de longo prazo do uso do plasma rico em plaquetas no reparo da rotura do manguito rotador - Estudo prospectivo e randomizado
Descrição: Resumo O reparo do manguito rotador por via artroscópica gera resultados clínicos satisfatórios em mais de 85% dos pacientes. Entretanto, o índice de rerrotura varia de 4 a 94%. O plasma rico em plaquetas (PRP) é uma fração do plasma com concentração de plaquetas acima dos níveis basais, obtido de maneira autóloga. As plaquetas, por sua vez, possuem diversos fatores de crescimento importantes durante o processo de cicatrização tecidual. Por esse motivo, o PRP vem sendo estudado como forma de melhorar os resultados clínicos e estruturais após o reparo do manguito rotador. Os estudos comparativos publicados até o momento relatam os resultados ao fim de 12 ou 24 meses, e ainda existe consenso quanto a eficácia do concentrado de plaquetas. Nenhum estudo até o momento realizou a avaliação a longo prazo da utilização do PRP no reparo do manguito rotador. Além disso, a avaliação tardia por ressonância magnética (RM) do manguito rotador é pouco documentada, mesmo nos estudos que não utilizam o PRP, e realizada de maneira não padronizada com relação ao tempo de seguimento pós-operatório. O objetivo primário deste estudo foi avaliar o efeito do uso do PRP nos pacientes submetidos ao reparo do manguito rotador por via artroscópica, através da escala da University of California at Los Angeles, no pós operatório tardio, aos 60 meses. São objetivos secundários a avaliação clínica através da escala de Constant-Murley, de dor através da escala visual analógica (EVA), a presença de rerroturas na análise da RM e a ocorrência de complicações.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
ARTROPLASTIA TOTAL DO OMBRO REVERSA NO TRATAMENTO DAS ARTROSES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS DO OMBRO
Descrição: A artroplastia total do ombro reversa (ATOR) é um novo procedimento cirúrgico de reconstrução articular do ombro. Inicialmente idealizada para o tratamento da artroplastia do manguito rotador sua indicação se estendeu para outras artroplastias sempre associada a grande disfunção do ombro. Foi inicialmente desenvolvido no final dos anos 80 e inicio dos anos 90por Paul Grammont na França. Devido aos bons resultados iniciais de vários autores na Europa, a expectativa do seu uso nos Estados Unidos aumentou significativamente, sendo utilizada largamente desde 2004 após aprovação do FDA. No Brasil o ATOR está aprovado pela ANVISA, mas o seu uso está restrito ao Sistema Nacional de Saúde Suplementar e a pouquíssimos hospitais públicos. Isto ocorre devido a falta de aprovação do seu uso como procedimento definido bem como os componentes da prótese reversa. Paralelamente a este fato os hospitais públicos ligados a instituições de ensino, pesquisa e treinamento com o IOT HCFMUSP apresentam demanda cada vez maior de pacientes com doenças degenerativas e sequelas graves pós-traumáticas do ombro cuja única opção de tratamento e total incapacidade de oferecer este tipo de tratamento. Após consulta e discussão dos fatos junto a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, nos motivou a realizar este projeto de pesquisa composto dos seguintes estudos - 1)Estudo de série de casos retrospectiva dos pacientes operados no Grupo de Ombro e Cotovelo do IOT-HCFMUSP (GOC-IOT) e nas clinicas privadas dos assistentes do GOC-IOT, pareado por Propensity score(com série de controles); 2)Série de casos prospectiva de artroplastia primárias e secundárias do manguito ; 3) Estudo de avaliação econômica em tempo real; 4) Revisão sistemática da literatura, elaboração de metanálise e de diretrizes de tratamento; 5) Estudo coorte sobre o impacto na qualidade de vida de pacientes com artroplastia primárias e secundárias do manguito, com grupo controle constituído de indivíduos assintomáticos, pareados por sexo e idade. Estes estudos têm como objetivo subsidiar o Parecer Técnico Científico para solicitar ao SUS a viabilização do fornecimento de ATOR para centros especializados em cirurgias do ombro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Roturas completas do tendão do supraespinal: correlação entre os achados artroscópicos e a ressonância magnética
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Estudo comparativo e randomizado para o tratamento da rigidez pós traumática do cotovelo: liberação cirúrgica versus reabilitação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rames Mattar Júnior em 11/02/2017.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Acurácia da RM pré-operatória no diagnóstico das roturas do subescapular
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Associação do polimorfismo genético das metaloproteinases 1 e 3 e as lesões do manguito rotador
Descrição: INTRODUÇÃO: Na patogênese da rotura do manguito rotador, diminuição da síntese e aumento da degradação das fibras colágenas são encontradas, associadas ao aumento da atividade das metaloproteinases da matriz 1 e 3 (MMP-1 e MMP-3). Há evidências que fatores genéticos estão envolvidos na etiologia da rotura do manguito rotador. O objetivo deste estudo foi avaliar a associação do polimorfismo genético das MMP-1 e MMP-3 com a rotura do manguito rotador. MÉTODOS: Avaliamos 64 pacientes com rotura completa do manguito rotador e 64 controles assintomáticos. Foram incluídos apenas pacientes abaixo de 65 anos e com rotura não traumática. A rotura ou integridade do manguito rotador foi avaliada por ressonância magnética ou ultrassonografia em todos indivíduos. Os pacientes e os controles foram pareados por idade. O ácido desoxirribonucleico (DNA) dos voluntários foi obtido a partir de células epiteliais da mucosa bucal. Os genótipos das MMP- 1 e MMP-3 foram determinados utilizando as técnicas de Reação em Cadeia de Polimerase (PCR) e Polimorfismo no comprimento de Fragmentos de Restrição (RFLP).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jorge Henrique Assunção - Integrante / Arnaldo Amado Ferreira Neto - Integrante / CAMANHO, GL - Integrante / Arnaldo Amado Ferreira Neto - Coordenador / Eduardo Angeli Malavolta - Integrante / Alexandre Leme Godoy-Santos - Integrante / Mauro Emilio C Gracitelli - Integrante / Maria Cristina Leme Godoy dos Santos - Integrante.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Clinics
2015 - Atual
Periódico: ARCHIVES OF ORTHOPAEDIC AND TRAUMA SURGERY
2015 - Atual
Periódico: Orthopaedics & Traumatology-Surgery & Research
2015 - Atual
Periódico: International Orthopaedics


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: OMBRO E COTOVELO.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Melhor Tema Livre 4° Closed Meeting, Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo/SBOT.
2013
Prêmio de Melhor Poster - Pesquisa Clínica do CIOT 2013, Instituto de Ortopedia e Traumatologia - Hospital das Clínicas - FMUSP.
2012
Prêmio Melhor Tema Livre Oral - Categoria Clínico, 24° Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo e SBOT/SP.
2011
Melhor Poster de Pesquisa Básica - CIOT 2011, Associação dos Ex-estagiários do Instituto de Ortopedia e Traumatologia.
2010
Prêmio de Melhor Tema Livre no XVI Congreso Sociedad Latinoamericana de Hombro y Codo SLAHOC - III Congreso Bienal de Cirurgia Reconstructiva y Artroscópica de Hombro y Codo SCCOT, Sociedad Latinoamericana de Hombro y Codo/ Sociedad Colombiana de Cirugía Ortopédica y Traumatología.
2009
Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, SBCOC.
2008
Especialista em Ortopedia e Traumatologia, Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
2008
Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, SBOT.
2007
Primeira colocação TARO - Teste de avaliação do residente em Ortopedia, SBOT.
2004
Primeira colocação Concurso de Residência Médica, para o Programa de Ortopedia e Traumatologia, .


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI2018MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; SIMÕES, PEDRO ANTONIO ARAÚJO ; SHIDO, DANILO KENJI ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO . Correlation between the UCLA and Constant-Murley scores in rotator cuff repairs and proximal humeral fractures osteosynthesis. REVISTA BRASILEIRA DE ORTOPEDIA, v. 53, p. 441-447, 2018.

2.
MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI2018MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO ; BORDALO-RODRIGUES, MARCELO ; DE CAMARGO, OLAVO PIRES . Clinical and Structural Evaluations of Rotator Cuff Repair With and Without Added Platelet-Rich Plasma at 5-Year Follow-up: A Prospective Randomized Study. AMERICAN JOURNAL OF SPORTS MEDICINE, v. xx, p. 036354651879589, 2018.

3.
GRACITELLI, MAURO E.C.2017GRACITELLI, MAURO E.C. ; MALAVOLTA, EDUARDO A. ; ASSUNÇÃO, JORGE H. ; FERREIRA NETO, ARNALDO A. ; SILVA, JORGE S. ; HERNANDEZ, ARNALDO JOSÉ . Locking intramedullary nails versus locking plates for the treatment of proximal humerus fractures. Expert Review of Medical Devices, v. 17 aug, p. 1-7, 2017.

4.
FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO2017FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; TRINDADE, EVELINDA MARRAMON ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO . Reverse shoulder arthroplasty: clinical results and quality of life evaluation. REVISTA BRASILEIRA DE ORTOPEDIA, v. 52, p. 298-302, 2017.

5.
FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO2017FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; TRINDADE, EVELINDA MARRAMON ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO . Reverse shoulder arthroplasty: clinical results and quality of life evaluation. REVISTA BRASILEIRA DE ORTOPEDIA, v. 52, p. 298-302, 2017.

6.
ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE2017ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; FILIPPI, RENÉE ZON ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO . Multifocal osteonecrosis secondary to occupational exposure to aluminum. Acta Ortopedica Brasileira, v. 25, p. 103-106, 2017.

7.
MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI2017MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; PINTO, GUSTAVO DE MELLO RIBEIRO ; SILVEIRA, ARTHUR ZORZI FREIRE DA ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO . Shoulder disorders in an outpatient clinic: an epidemiological study. Acta Ortopedica Brasileira, v. 25, p. 78-80, 2017.

8.
ASSUNÇÃO, J.H.2017ASSUNÇÃO, J.H.; MALAVOLTA, E.A. ; BERALDO, R.A. ; GRACITELLI, M.E.C. ; BORDALO-RODRIGUES, M. ; FERREIRA NETO, A.A. . Impact of shoulder rotation on neck-shaft angle: A clinical study. Orthopaedics & Traumatology-Surgery & Research, v. 30 may, p. pii: S1877-0568, 2017.

9.
MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI2017MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; BERALDO, RODRIGO ALVES ; PINTO, GUSTAVO DE MELLO RIBEIRO ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO . Rotator cuff repair in the Brazilian Unified Health System: Brazilian trends from 2003 to 2015. REVISTA BRASILEIRA DE ORTOPEDIA, v. 52, p. 501, 2017.

10.
ASSUNÇÃO, JORGE H.2017ASSUNÇÃO, JORGE H.; MALAVOLTA, EDUARDO A. ; GRACITELLI, MAURO E.C. ; HIRAGA, DALTON Y. ; DA SILVA, FLAVIO R. ; FERREIRA NETO, ARNALDO A. . Clinical outcomes of arthroscopic rotator cuff repair: correlation between the University of California, Los Angeles (UCLA) and American Shoulder and Elbow Surgeons (ASES) scores. JOURNAL OF SHOULDER AND ELBOW SURGERY, v. 26, p. 1137-1142, 2017.

11.
ASSUNÇÃO, JORGE H.2017ASSUNÇÃO, JORGE H.; GODOY-SANTOS, ALEXANDRE L. ; DOS SANTOS, MARIA CRISTINA L. G. ; MALAVOLTA, EDUARDO A. ; GRACITELLI, MAURO E. C. ; FERREIRA NETO, ARNALDO A. . Matrix Metalloproteases 1 and 3 Promoter Gene Polymorphism Is Associated With Rotator Cuff Tear. CLINICAL ORTHOPAEDICS AND RELATED RESEARCH, v. 475, p. 1904-1910, 2017.

12.
GRACITELLI, MAURO E.C.2017GRACITELLI, MAURO E.C. ; DOTTA, THIAGO A.G. ; ASSUNÇÃO, JORGE H. ; MALAVOLTA, EDUARDO A. ; ANDRADE-SILVA, FERNANDO B. ; KOJIMA, KODI E. ; FERREIRA NETO, ARNALDO A. . Intraobserver and interobserver agreement in the classification and treatment of proximal humeral fractures. JOURNAL OF SHOULDER AND ELBOW SURGERY, v. 26, p. 1097-1102, 2017.

13.
GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO2017GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; MATSUMURA, BRUNO AKIO ; KOJIMA, KODI EDSON ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO . Ultrasound evaluation of the rotator cuff after osteosynthesis of proximal humeral fractures with locking intramedullary nail. REVISTA BRASILEIRA DE ORTOPEDIA, v. 52, p. 601-607, 2017.

14.
FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO2017FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; OCAMPOS, GUILHERME PEREIRA ; TRINDADE, EVELINDA MARRAMON . QUALITY OF LIFE IN PATIENTS WITH ROTATOR CUFF ARTHROPATHY. Acta Ortopedica Brasileira, v. 25, p. 275-278, 2017.

15.
ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE2017ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; DOMINGUES, VITOR RODRIGUES ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO . Outcome assessment in the treatment of rotator cuff tear: what is utilized in Brazil?. REVISTA BRASILEIRA DE ORTOPEDIA, v. 52, p. 561-568, 2017.

16.
MALAVOLTA, EDUARDO A.2016MALAVOLTA, EDUARDO A. ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; RAMOS, FREDERICO F. ; FERREIRA, THIAGO C. ; GRACITELLI, MAURO E. C. ; BORDALO-RODRIGUES, MARCELO ; FERREIRA NETO, ARNALDO A. . Serial structural MRI evaluation of arthroscopy rotator cuff repair: does Sugaya?s classification correlate with the postoperative clinical outcomes?. ARCHIVES OF ORTHOPAEDIC AND TRAUMA SURGERY, v. 136, p. 791-797, 2016.

17.
GRACITELLI, MAURO E.C.2016GRACITELLI, MAURO E.C. ; MALAVOLTA, EDUARDO A. ; ASSUNÇÃO, JORGE H. ; KOJIMA, KODI E. ; DOS REIS, PAULO R. ; SILVA, JORGE S. ; FERREIRA NETO, ARNALDO A. ; HERNANDEZ, ARNALDO J. . Locking intramedullary nails compared with locking plates for two- and three-part proximal humeral surgical neck fractures: a randomized controlled trial. JOURNAL OF SHOULDER AND ELBOW SURGERY, v. 25, p. 695-703, 2016.

18.
MALAVOLTA, E. A.2016MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; GRACITELLI, M. E. ; FERREIRA NETO, A. A. . Comments on: Evaluation of platelet-rich plasma and fibrin matrix to assist in healing and repair of rotator cuff injuries: a systematic review and meta-analysis. Clinical Rehabilitation, v. 30, p. 726-727, 2016.

19.
ASSUNCAO, J. H.2016ASSUNCAO, J. H.; GRACITELLI, M. E. C. ; BORGO, G. D. ; MALAVOLTA, E. A. ; BORDALO-RODRIGUES, M. ; FERREIRA NETO, A. A. . Tomographic evaluation of Hill-Sachs lesions: is there a correlation between different methods of measurement?. ACTA RADIOLOGICA, v. 58, p. 77-83, 2016.

20.
MALAVOLTA, EDUARDO A.2016MALAVOLTA, EDUARDO A. ; ASSUNÇÃO, JORGE H. ; GUGLIELMETTI, CESAR L. B. ; DE SOUZA, FELIPE F. ; GRACITELLI, MAURO E. C. ; BORDALO-RODRIGUES, MARCELO ; FERREIRA NETO, ARNALDO A. . Accuracy of preoperative MRI in the diagnosis of subscapularis tears. ARCHIVES OF ORTHOPAEDIC AND TRAUMA SURGERY, v. 136, p. 1425-1430, 2016.

21.
MALAVOLTA, EDUARDO A.2016MALAVOLTA, EDUARDO A. ; GRACITELLI, MAURO E.C. ; ASSUNÇÃO, JORGE H. ; NETO, ARNALDO A. FERREIRA . Response to letter to the editor concerning -The rotation of the humeral head does not alter radiographic evaluation of the head-shaft angle-. JOURNAL OF SHOULDER AND ELBOW SURGERY, v. 25, p. e367, 2016.

22.
MALAVOLTA, E. A.2016MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNÇÃO, J.H. ; GRACITELLI, M.E. C. ; LOBO, F. L. ; Ferreira Neto, AA . Fracture of the clavicle and second rib: an indirect injury from triceps dips.. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness (Testo stampato), v. 56, p. 909, 2016.

23.
MALAVOLTA, EDUARDO A.2015MALAVOLTA, EDUARDO A. ; ASSUNÇÃO, JORGE H. ; PAGOTTO, RAPHAELLA A. ; AVELINO, RAFAEL L. ; GRACITELLI, MAURO E.C. ; PEREIRA, CESAR A.M. ; JACOMO, ALFREDO L. ; FERREIRA NETO, ARNALDO A. . The rotation of the humeral head does not alter radiographic evaluation of the head-shaft angle. JOURNAL OF SHOULDER AND ELBOW SURGERY, v. 25, p. 543-547, 2015.

24.
MALAVOLTA, E.A.2015MALAVOLTA, E.A. ; ASSUNÇÃO, J.H. ; REBOLLEDO, D.C.S. ; GRACITELLI, M.E. C. ; CORREIA, L.F.M. ; FERREIRA NETO, A.A. ; DE CAMARGO, O.P. . Osteoid osteoma of the glenoid: Arthroscopic treatment. Orthopaedics & Traumatology-Surgery & Research, v. 101, p. 977-980, 2015.

25.
PÉCORA, JOSÉ OTÁVIO REGGI2015PÉCORA, JOSÉ OTÁVIO REGGI ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; GRACITELLI, MAURO EMÍLIO CONFORTO ; MARTINS, JOÃO PAULO SOBREIRO ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO . Prognostic factors for clinical outcomes after rotator cuff repair. Acta Ortopédica Brasileira, v. 23, p. 146-149, 2015.

26.
MALAVOLTA, EDUARDO A.2015MALAVOLTA, EDUARDO A. ; ASSUNÇÃO, JORGE H. ; GUGLIELMETTI, CESAR L.B. ; DE SOUZA, FELIPE F. ; GRACITELLI, MAURO E.C. ; FERREIRA NETO, ARNALDO A. . Accuracy of preoperative MRI in the diagnosis of disorders of the long head of the biceps tendon. European Journal of Radiology, v. 84, p. 2250-2254, 2015.

27.
2BENEGAS, EDUARDO2014 BENEGAS, EDUARDO ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; PRADA, FLÁVIA DE SANTIS ; BOLLIGER NETO, RAUL ; MATTAR, RAMES . Shoulder function after surgical treatment of displaced fractures of the humeral shaft: a randomized trial comparing antegrade intramedullary nailing with minimally invasive plate osteosynthesis. Journal of Shoulder and Elbow Surgery, v. 23, p. 767-774, 2014.

28.
3MALAVOLTA, EDUARDO2014 MALAVOLTA, EDUARDO ; ASSUNÇÃO, JORGE ; SUNADA, EDWIN ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; FERREIRA NETO, ARNALDO . A stress fracture of the base of the acromion: a case report. BMC Musculoskeletal Disorders (Online), v. 15, p. 302, 2014.

29.
12MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI2014MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; ARAUJO, ALEX OLIVEIRA DE ; SEITO, CARLOS AUGUSTO ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; BORDALO-RODRIGUES, MARCELO ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO . Full-thickness supraspinatus tendon tears: correlation of findings by arthroscopy and magnetic resonance imaging. International Orthopaedics, v. 8, p. 12, 2014.

30.
1MALAVOLTA, E. A.2014MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; FERREIRA NETO, A. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; BORDALO-RODRIGUES, M. ; DE CAMARGO, O. P. . Platelet-Rich Plasma in Rotator Cuff Repair: A Prospective Randomized Study. American Journal of Sports Medicine, v. 32, p. e01, 2014.

31.
NEGRI, J.H.2014NEGRI, J.H. ; MALAVOLTA, E.A. ; ASSUNÇÃO, J.H. ; GRACITELLI, M.E.C. ; PEREIRA, C.A.M. ; BOLLIGER NETO, R. ; CROCI, A.T. ; FERREIRA NETO, A.A. . Assessment of the function and resistance of sternoclavicular ligaments: A biomechanical study in cadavers. ORTHOP TRAUMATOL-SUR, v. 23, p. x1, 2014.

32.
GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO2014GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; SAKANE, DANIEL TAKASHI ; REZENDE, MARCELO ROSA DE ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO . Trapezius muscle transfer for external shoulder rotation: anatomical study. Acta Ortopédica Brasileira (Impresso), v. 22, p. 304-307, 2014.

33.
4ASSUNCAO, JH2013ASSUNCAO, JH; NETO, AAF ; BENEGAS, E ; Neto, RB ; Prada, FS ; Malavolta, EA ; GRACITELLI, ME ; CAMANHO, GL . Humeral internal rotation osteotomy for the treatment of Erb-Duchenne-type obstetric palsy: clinical and radiographic results. Clinics (USP. Impresso), v. 68, p. 928-933, 2013.

34.
7GRACITELLI, M. E. C.2013GRACITELLI, M. E. C. ; Ferreira Neto, AA ; BENEGAS, E. ; Malavolta, EA ; SUNADA, E. E. ; ASSUNÇÃO, JH . ARTHROSCOPIC LATARJET PROCEDURE: SAFETY EVALUATION IN CADAVERS. Acta Ortopédica Brasileira (Impresso), v. 21, p. 139, 2013.

35.
6FERREIRA NETO, A.A.2013FERREIRA NETO, A.A. ; ASSUNÇÃO, J.H. ; FERREIRA FILHO, A.A. ; MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, M.E.C. . Comments on: -Centering osteotomy for treatment of posterior shoulder dislocation in obstetrical palsy- by PR Vilaça, MK Uezami, A Zoppi Filho published in Orthop Tramatol Surg Res 2012; 98: 199-205. ORTHOP TRAUMATOL-SUR, v. 99, p. 755-756, 2013.

36.
GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO2013GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO ; BENEGAS, EDUARDO ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; SUNADA, EDWIN EIJI ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE . Procedimento de latarjet artroscópico: avaliação da segurança em cadáveres. Acta Ortopedica Brasileira, v. 21, p. 139-143, 2013.

37.
10CAVINATTO, LEONARDO MUNTADA2011CAVINATTO, LEONARDO MUNTADA ; IWASHITA, RENATO AKIRA ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO ; BENEGAS, EDUARDO ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; GRACITELLI, MAURO EMÍLIO CONFORTO ; SILVA, FERNANDO BRANDÃO DE ANDRADE E ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; HELITO, PAULO VICTOR PARTEZANI . Tratamento artroscópico da luxação acromioclavicular aguda com âncoras. Acta Ortopédica Brasileira (Impresso), v. 19, p. 141-144, 2011.

38.
8ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE2011ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO ; BENEGAS, EDUARDO ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; SILVA, FERNANDO BRANDÃO DE ANDRADE E . Reconstrução coracoclavicular com enxerto tendíneo na luxação acromioclavicular crônica. Acta Ortopédica Brasileira (Impresso), v. 19, p. 299-304, 2011.

39.
9GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO2011GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; HELITO, CAMILO PARTEZANI ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO ; BENEGAS, EDUARDO ; PRADA, FLÁVIA DE SANTIS ; SOUSA, AUGUSTO TADEU BARROS DE ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; SUNADA, EDWIN EIJI . Resultados do procedimento artroscópico de "remplissage" na luxação anterior recidivante do ombro. Revista Brasileira de Ortopedia (Impresso), v. 46, p. 684-690, 2011.

40.
5FERREIRA FILHO, A. A.2011FERREIRA FILHO, A. A. ; FERREIRA NETO, A.A. ; BENEGAS, E. ; BOLLIGER NETO, R. ; MALAVOLTA, E.A. ; PRADA, F.S. ; GRACITELLI, M. E. C. ; ASSUNCAO, J. H. . Humeral Head Centering Osteotomy for Treatment of Shoulder Obstetric Palsy Sequelae. Techniques in Shoulder & Elbow Surgery (Print), v. 12, p. 1-5, 2011.

41.
11ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE2009ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE; FERNANDES, TIAGO LAZZARETTI ; SANTOS, ALEXANDRE LEME GODOY DOS ; SAKAKI, MARCOS HIDEYO ; ZUMIOTTI, ARNALDO VALDIR . Fatores preditivos para marcha na fratura transtrocanteriana do fêmur. Acta Ortopédica Brasileira (Impresso), v. 17, p. 35-39, 2009.

42.
13MION JR., DECIO2004MION JR., DECIO ; PIERIN, ANGELA M. G. ; BAMBIRRA, ALBERTO P. ; ASSUNÇÃO, JORGE H. ; MONTEIRO, JULIANA M. ; CHINEN, ROBERTA Y. ; COSER, ROGER B. ; AIKAWA, VÂNIA N. ; CAÇÃO, FERNANDA M. ; HAUSEN, MARIANA ; VILIBOR, MARCELO F. ; AIKAWA, NÁDIA E. ; KONNO, SÉRGIO N. ; COSER, ROGER B. . Hypertension in employees of a University General Hospital. Revista do Hospital das Clínicas (USP. Impresso) (Cessou em 2004. Cont. ISSN 1807- 5932 Clinics (São Paulo. Impresso)), v. 59, p. 329, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ASSUNCAO, J. H.. Revisor Científico. 1. ed. Barueri: Clínica Ortopédica, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
BOLLIGER NETO, R. ; ASSUNÇÃO, JH . Epicondilites. Epicondilites. 1ed.São Paulo/SP: Manole, 2012, v. , p. 132-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAMADAN, L. ; MALAVOLTA, E. A. ; BAPTISTA, E. ; SOUZA, F. F. ; GRACITELLI, M.E. C. ; ASSUNÇÃO, J.H. ; Ferreira Neto, AA . Acurácia diagnóstica da RM pré-operatória na detecção de roturas do subescapular. In: XII Congresso Brasileiro de Cirurgia de Olbro e Cotovelo, 2018, Belém. Tema Livre: Acurácia diagnóstica da RM pré-operatória na detecção de roturas do subescapular, 2018.

2.
ASSUNCAO, J. H.; Malavolta, EA ; GRACITELLI, M.E. C. ; FERREIRA NETO, A. A. . Associação entre o polimorfismo genético das metaloproteinases da matriz e a rotura do manguito rotador. In: 49 CBOT, 2017, Goiânia. Associação entre o polimorfismo genético das metaloproteinases da matriz e a rotura do manguito rotador, 2017.

3.
GRACITELLI, M.E. C. ; DOTTA, THIAGO A.G. ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNÇÃO, J.H. ; SILVA, F. B. A. E. ; KOJIMA, K. ; FERREIRA NETO, A. A. . Fraturas da extremidade proximal do úmero: correlação entre parâmetros radiográficas e sua influência na indicação cirúrgica. In: 49 CBOT, 2017, Goiânia. Fraturas da extremidade proximal do úmero: correlação entre parâmetros radiográficas e sua influência na indicação cirúrgica, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ASSUNCAO, J. H.; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; HIRAGA, D. Y. ; FERREIRA NETO, A. A. . Resultado clínico do reparo artroscópico do manguito rotador: correlação entre as escalas da UCLA e da ASES. In: 49 CBOT, 2017, Goiânia. Resultado clínico do reparo artroscópico do manguito rotador: correlação entre as escalas da UCLA e da ASES, 2017.

2.
ASSUNCAO, J. H.; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; SANTOS, A. L. G. ; SANTOS, M. C. L. G. ; FERREIRA NETO, A. A. . O polimorfismo genético da MMP-1 e MMP-3 está associado as roturas do manguito rotador.. In: 5 Closed Meeting, 2017. O polimorfismo genético da MMP-1 e MMP-3 está associado as roturas do manguito rotador., 2017.

3.
ASSUNCAO, J. H.; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; HIRAGA, D. Y. ; SILVA, F. R. ; FERREIRA NETO, A. A. . Resultado clínico do reparo artroscópico do manguito rotador: correlação entre as escalas da UCLA e da ASES. In: 5 Closed Meeting, 2017. Resultado clínico do reparo artroscópico do manguito rotador: correlação entre as escalas da UCLA e da ASES, 2017.

4.
GRACITELLI, M.E. C. ; DOTTA, THIAGO A.G. ; ASSUNCAO, J. H. ; MALAVOLTA, E. A. ; FERREIRA NETO, A. A. ; KOJIMA, K. . Fraturas da extremidade proximal do úmero: correlação entre parâmetros radiográficas e sua influência na indicação cirúrgica. In: 5 Closed Meeting, 2017. Fraturas da extremidade proximal do úmero: correlação entre parâmetros radiográficas e sua influência na indicação cirúrgica, 2017.

5.
MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; ASSUNCAO, J. H. ; PINTO, G. M. R. ; SILVEIRA, A. Z. F. ; FERREIRA NETO, A. A. . Etnia asiática: um fator de risco para a capsule adesiva?. In: 5 Closed Meeting, 2017. Etnia asiática: um fator de risco para a capsule adesiva?, 2017.

6.
ASSUNÇÃO, J.H.; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; FERREIRA, THIAGO C. ; RAMOS, FREDERICO F. ; RODRIGUES, M. B. ; FERREIRA NETO, A. A. . Avaliação estrutural seriada do reparo do manguito rotador com ressonância magnética - A classificação de Sugaya correlaciona-se com os resultados clínicos pós-operatórios?. In: XI Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, 2016, Florianópolis. Anais, 2016.

7.
ASSUNÇÃO, JH; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; GUGLIELMETI, C. L. B. ; MINO, L. D. ; LUZO, M. C. M. ; FERREIRA NETO, A. A. . Artroplastia de interposição com retalho fascial livre do triceps braquial para o tratamento de rigidez do cotovelo - Descrição de técnica cirúrgica. In: XI Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, 2016, Florianópolis. Anais, 2016.

8.
ASSUNCAO, J. H.; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; FERREIRA NETO, A. A. ; RODRIGUES, M. B. ; GUGLIELMETI, C. L. B. . Acurácia da RM pré-operatória no diagnóstico das roturas do subescapular. In: XI Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, 2016, Florianópolis. Anais, 2016.

9.
GRACITELLI, M.E. C. ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; Ferreira Neto, AA ; REIS, P. ; SILVA, JORGE S. ; KOJIMA, K. . Randomized trial on proximal humerus fractures: locking plate or intramedullary nailing. In: AAOS 2016 Annual Meeting, 2016, Orlando. Anais, 2016.

10.
GRACITELLI, M.E. C. ; MALAVOLTA, E. A. ; Ferreira Neto, AA ; MATSUMURA, B. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; SILVA, J. S. ; KOJIMA, KODI E. ; RODRIGUES, M. B. . Avaliação ultrassonográfica do manguito rotador após a osteossíntese de fraturas da extremidade proximal do úmero com haste intramedular bloqueada. In: 48 CBOT, 2016, Belo Horizonte. Anais, 2016.

11.
GRACITELLI, M.E. C. ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; Ferreira Neto, AA ; REIS, P. ; SILVA, J. S. ; KOJIMA, KODI E. . Randomized trial on proximal humerus fractures: locking plate or intramedullary nailing. In: The 13th International Congress of Shoulder and Elbow Surgery/The 5th International Congress of Shoulder and Elbow Therapists, 2016, Jeju - Korea. Anais, 2016.

12.
MALAVOLTA, E. A. ; BERALDO, R. A. ; Ferreira Neto, AA ; PINTO, G. M. R. ; ASSUNCAO, J. H. ; GRACITELLI, M. E. C. . Reparo do manguito rotador: tendência brasileira de 2003 a 2015.. In: 48 CBOT, 2016, Belo Horizonte. Anais, 2016.

13.
MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; RAMOS, FREDERICO F. ; ASSUNCAO, J. H. ; GUGLIELMETI, C. L. B. ; RODRIGUES, M. B. ; Ferreira Neto, AA . Serial structural evaluation of rotator cuff repair using magnetic resonance imaging - Does Sugaya's classification correlate with the postoperative clinical outcomes?. In: The 13th International Congress of Shoulder and Elbow Surgery/The 5th International Congress of Shoulder and Elbow Therapists, 2016, Jeju - Korea. Anais, 2016.

14.
MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; Ferreira Neto, AA ; ASSUNCAO, J. H. ; PAGOTTO, RAPHAELLA A. ; AVELINO, RAFAEL L. ; PEREIRA, C.A.M. ; JACOMO, ALFREDO L. . A rotação da cabeça umeral não altera a avaliação radiográfica do ângulo cabeça-diáfise. In: 47º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2015, São Paulo. Anais, 2015.

15.
MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; GUGLIELMETI, C. L. B. ; GRACITELLI, M.E. C. ; Ferreira Neto, AA . Acurácia da RM pré-operatória no diagnóstico das afecções do tendão da cabeça longa do bíceps. In: 4° Closed Meeting, 2015, Porto de Galinhas. Anais, 2015.

16.
MALAVOLTA, E. A. ; FERREIRA NETO, A. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; GUGLIELMETI, C. L. B. ; ASSUNCAO, J. H. . Acurácia da RM pré-operatória no diagnóstico das afecções do tendão de cabeça longa do bíceps. In: 47º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2015, São Paulo. Anais, 2015.

17.
MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; FERREIRA NETO, A. A. ; GUGLIELMETI, C. L. B. ; RODRIGUES, M. B. . Acurácia da RM pré-operatória no diagnóstico das roturas do subescapular.. In: 47º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2015, São Paulo. Anais, 2015.

18.
GRACITELLI, M.E. C. ; ASSUNCAO, J. H. ; MALAVOLTA, E. A. ; FERREIRA NETO, A. A. ; GUGLIELMETI, C. L. B. ; MINO, L. D. ; LUZO, M. C. M. . Artroplastia de interposição com retalho fasciallivre do triceps braquial para o tratamento de rigidez do cotovelo - Descrição de técnica cirúrgica. In: 47º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia,, 2015, São Paulo. Anais, 2015.

19.
MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; FERREIRA NETO, A. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; RAMOS, FREDERICO F. ; FERREIRA, THIAGO C. ; RODRIGUES, M. B. . Avaliação estrutural seriada do reparo do manguito rotador com ressonância magnética - A classificação de Sugaya correlaciona-se com os resultados clínicos?. In: 47º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2015, São Paulo. Anais, 2015.

20.
ASSUNCAO, J. H.; GRACITELLI, M.E. C. ; BORGO, G. D. ; MALAVOLTA, E. A. ; RODRIGUES, M. B. ; FERREIRA NETO, A. A. . Avaliação tomográfica das lesões de Hills-Sachs: existe correlação entre diferentes métodos de mensuração?. In: Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP, 2015, Guarujá. Anais, 2015.

21.
GRACITELLI, M.E. C. ; KOJIMA, KODI E. ; SILVA, JORGE S. ; SILVA, J. S. ; ASSUNÇÃO, J.H. ; FERREIRA NETO, A. A. ; MALAVOLTA, E. A. . Estudo randomizado da osteossíntese das fraturas da extremidade proximal do úmero com placa ou haste intramedular: resultados finais. In: 47º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2015, São Paulo. Anais, 2015.

22.
GRACITELLI, M.E. C. ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; REIS, P. ; KOJIMA, K. ; SILVA, J. S. ; FERREIRA NETO, A. A. . Estudo randomizado da osteossíntese das fraturas da extremidade proximal do úmero com placa ou haste intramedular: resultados finais. In: 4° Closed Meeting, 2015, Porto de Galinhas - Pernambuco. Anais, 2015.

23.
ASSUNCAO, J. H.; MALAVOLTA, E.A. ; SUNADA, E. E. ; GRACITELLI, M.E. C. ; FERREIRA NETO, A. A. . Fratura por estresse da base do acrômio: relato de caso. In: Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP, 2015, Guarujá. Anais, 2015.

24.
GRACITELLI, M.E. C. ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; FERREIRA NETO, A. A. ; REIS, P. ; KOJIMA, K. ; SILVA, J. S. . Fraturas da extremidade proximal do úmero: placa ou haste intramedular bloqueada. In: Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP, 2015, Guarujá. Anais, 2015.

25.
REBOLLEDO, D.C.S. ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; CORREIA, L.F.M. ; GRACITELLI, M.E. C. ; FERREIRA NETO, A. A. ; CAMARGO, O. P. ; MATSUMURA, B. A. . Osteoma osteoide da cavidade glenoide: tratamento cirúrgico por artroscopia.. In: Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP, 2015, Guarujá. Anais, 2015.

26.
MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; FERREIRA NETO, A. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; RODRIGUES, M. B. ; CAMARGO, O. P. . Plasma rico em plaquetas no reparo do manguito rotador: estudo prospectivo randomizado. In: Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP, 2015, Guarujá. Anais, 2015.

27.
PÉCORA, JOSÉ OTÁVIO REGGI ; ASSUNCAO, J. H. ; MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; FERREIRA NETO, A. A. . Reparo do manguito rotador: busca de fatores preditivos.. In: Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP, 2015, Guarujá. Anais, 2015.

28.
MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; ASSUNCAO, J. H. ; RODRIGUES, M. B. ; FERREIRA NETO, A.A. . Ressonância magnética para detecção da rotura do tendão do subescapular: revisão sistemática com metanálise. In: Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP, 2015, Guarujá. Anais, 2015.

29.
MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; ARAUJO, ALEX OLIVEIRA DE ; SEITO, CARLOS AUGUSTO ; GRACITELLI, M.E. C. ; RODRIGUES, M. B. ; FERREIRA NETO, A.A. . Roturas completas do tendão supraespinal: correlação entre os achados artroscópicos e a ressonância magnética. In: Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP, 2015, Guarujá. Anais, 2015.

30.
ASSUNCAO, J. H.; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; SUNADA, E. E. ; FERREIRA NETO, A. A. . Fratura por estresse da base do acrômio - relato de caso. In: X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2014, Fortaleza. Anais, 2014.

31.
GRACITELLI, M.E. C. ; ASSUNCAO, J. H. ; BORGO, G. D. ; MALAVOLTA, E. A. ; RODRIGUES, M. B. ; FERREIRA NETO, A. A. . Lesão óssea na luxação recidivante do ombro: correlação das medidas tomográficas. In: X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2014, Fortaleza. Anais, 2014.

32.
ASSUNCAO, J. H.; REBOLLEDO, D.C.S. ; MALAVOLTA, E. A. ; CORREIA, L.F.M. ; GRACITELLI, M.E. C. ; FERREIRA NETO, A. A. ; CAMARGO, O. P. . Osteoma osteoide da cavidade glenoide: tratamento cirúrgico por artroscopia.. In: X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2014, Fortaleza. Anais, 2014.

33.
MATSUMURA, B. A. ; FERREIRA NETO, A. A. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; ASSUNCAO, J. H. ; RODRIGUES, M. B. ; CAMARGO, O. P. . Plasma rico em plaquetas no reparo da rotura do manguito rotador: estudo prospectivo randomizado.. In: XXVI SICOT Triennial World Congress/46th Brazilian Congress Of Orthopedics And Traumatology, 2014, Rio de Janeiro. Anais, 2014.

34.
GRACITELLI, M.E. C. ; MALAVOLTA, E. A. ; FERREIRA NETO, A. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; RODRIGUES, M. B. ; CAMARGO, O. P. . Plasma rico em plaquetas no reparo do manguito rotador: estudo prospectivo randomizado. In: X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2014, Fortaleza. Anais, 2014.

35.
FERREIRA NETO, A. A. ; MATSUMURA, B. A. ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; PÉCORA, JOSÉ OTÁVIO REGGI ; GRACITELLI, M.E. C. ; FERREIRA, THIAGO C. . Reparo do manguito rotador: busca de fatores preditivos.. In: XXVI SICOT Triennial World Congress/46th Brazilian Congress Of Orthopedics And Traumatology, 2014, Rio de Janeiro. Anais, 2014.

36.
ASSUNCAO, J. H.; PÉCORA, JOSÉ OTÁVIO REGGI ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; FERREIRA NETO, A. A. . Reparo do manguito rotador: busca de fatores preditivos.. In: X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2014, Fortaleza. Anais, 2014.

37.
ARAUJO, ALEX OLIVEIRA DE ; FERREIRA NETO, A. A. ; MATSUMURA, B. A. ; SEITO, CARLOS AUGUSTO ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; RODRIGUES, M. B. ; GRACITELLI, M.E. C. ; FERREIRA, THIAGO C. . Roturas completas do tendão do supraespinal: correlação entre os achados artroscópicos e a ressonância magnética. In: XXVI SICOT Triennial World Congress/46th Brazilian Congress Of Orthopedics And Traumatology, 2014, Rio de Janeiro. Anais, 2014.

38.
MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; ARAUJO, ALEX OLIVEIRA DE ; GRACITELLI, M.E. C. ; RODRIGUES, M. B. ; FERREIRA NETO, A. A. . Roturas completas do tendão supraespinal: correlação entre os achados artroscópicos e a ressonância magnética. In: Roturas completas do tendão supraespinal: correlação entre os achados artroscópicos e a ressonância magnética, 2014, Fortaleza. Anais, 2014.

39.
ASSUNCAO, J. H.; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; SAKANE, DANIEL TAKASHI ; REZENDE, MARCELO ROSA DE ; FERREIRA NETO, A. A. . Transferência da porção inferior do trapézio para rotação externa do ombro: avaliação da viabilidade e de parâmetros anatômicos de três diferentes técnicas.. In: X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2014, Fortaleza. Anais, 2014.

40.
GRACITELLI, M.E. C. ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; FERREIRA NETO, A. A. ; REIS, P. ; KOJIMA, KODI E. . Tratamento cirúrgico das fraturas desviadas do terço proximal do úmero: estudo prospectivo e randomizado entre placa e haste intramedular bloqueadas.. In: X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2014, Fortaleza. Anais, 2014.

41.
GRACITELLI, M.E. C. ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; FERREIRA NETO, A. A. ; REIS, P. ; SILVA, J. S. ; KOJIMA, KODI E. . Tratamento cirúrgico das fraturas desviadas do terço proximal úmero: comparação entre placa e haste intramedular bloqueadas. In: 25 COTESP, 2014, Ribeirão Preto. Anais, 2014.

42.
FERREIRA NETO, A. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; Prada, FS ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; Neto, RB . Humeral head internal-rotation osteotomy for the treatment of sequelae of obstetric palsy Erb-Duchenne type. Clinical and radiographic results.. In: 33° Congresso Brasileiro de Cirurgia de Mão e 14° Congresso Sul-americano de Cirurgia de Mão, 2013, Rio de Janeiro. Anais, 2013.

43.
MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; FERREIRA NETO, A. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; RODRIGUES, M. B. ; SEITO, CARLOS AUGUSTO ; CAMARGO, O. P. . Plasma rico em plaquetas no reparo da rotura do manguito rotador - estudo prospectivo randomizado.. In: XIX Congresso Latino-Americano de Cirurgia de Ombro e Cotovelo/IX Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, 2013, Natal. Anais, 2013.

44.
MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; ASSUNCAO, J. H. ; SAKANE, DANIEL TAKASHI ; REZENDE, MARCELO ROSA DE ; AVELINO, RAFAEL L. ; FERREIRA NETO, A. A. . Transferência da porção inferior do trapézio para a rotação externa do ombro: avaliação da viabilidade e de parâmetros anatômicos de três diferentes técnicas.. In: XIX Congresso Latino-Americano de Cirurgia de Ombro e Cotovelo/IX Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, 2013, Natal. Anais, 2013.

45.
FERREIRA NETO, A. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; BENEGAS, EDUARDO ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; SUNADA, E. E. . Arthroscopic Latarjet: anatomical assessment of safety and reproducibility in cadavers.. In: 23rd Congress of the SECEC-ESSSE & SFRE-EUSSER, 2011, Lyon, França. Anais, 2011.

46.
ASSUNCAO, J. H.; Ferreira filho, AA ; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E ; Neto, RB ; MALAVOLTA, E. A. ; Prada, FS ; GRACITELLI, M.E. C. . Descrição da técnica de osteotomia de centração para sequelas de paralisia obstétrica.. In: Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP, 2011, Atibaia - SP. Anais, 2011.

47.
GRACITELLI, M.E. C. ; FERREIRA NETO, A. A. ; SUNADA, E. E. ; BENEGAS, E ; Prada, FS ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; PÉCORA, JOSÉ OTÁVIO REGGI . Estudo anatômico do procedimento de Latarjet Artroscópio para luxação recidivante de ombro. In: Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, 2011, Atibaia - SP. Anais, 2011.

48.
Ferreira Neto, AA ; Ferreira filho, AA ; BENEGAS, E ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; ASSUNCAO, J. H. . Humeral head centering osteotomy for treatment of shoulder obstetric palsy sequelae. In: 23rd Congress of the SECEC-ESSSE & SFRE-EUSSER, 2011, Lyon, França. Anais, 2011.

49.
FERREIRA NETO, A. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; BENEGAS, E ; Neto, RB ; PRADA, F.S. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; CAMANHO, GL . Paralisia Obstétrica: resultados clínicos e radiográficos de redução cruenta associada a osteotomia derrotativa interna (osteotomia de centração). In: 43 CBOT - Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2011, São Paulo. Anais, 2011.

50.
FERREIRA NETO, A. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; BENEGAS, E ; Neto, RB ; Prada, FS ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; CAMANHO, GL . Paralisia Obstétrica: resultados clínicos e radiográficos de redução cruenta associada a osteotomia derrotativa interna (osteotomia de centração). In: VIII Congresso norte Nordeste de Ombro e Cotovelo, 2011. Anais, 2011.

51.
ASSUNCAO, J. H.; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. . Reconstrução coracoclavicular com enxerto tendíneo na luxação acromioclavicular crônica.. In: VIII Congresso norte Nordeste de Ombro e Cotovelo, 2011, Salvador. Anais, 2011.

52.
GRACITELLI, M.E. C. ; MALAVOLTA, E. A. ; Ferreira Neto, AA ; BENEGAS, E ; Neto, RB ; Prada, FS ; ASSUNCAO, J. H. ; SUNADA, E. E. . Resultados do procedimento de 'Remplissage' para o tratamento da luxação glenoumeral anterior traumática.. In: Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, 2011, Atibaia - SP. Anais, 2011.

53.
ASSUNCAO, J. H.; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E ; Prada, FS ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. . Tratamento cirúrgico da luxação acromioclavicular crônica através da reconstrução coracoclavicular com enxerto tendíneo. In: Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, 2011, Atibaia - SP. Anais, 2011.

54.
MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E ; Neto, RB ; Prada, FS ; ASSUNCAO, J. H. ; SOUSA, AUGUSTO TADEU BARROS DE ; SUNADA, E. E. . Avaliação do resultado da técnica artroscópica de preenchimento do defeito ósseo umeral ('Remplissage') para o tratamento da lesão de Hill Sachs na instabilidade anterior glenoumeral. In: VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2010, Campos do Jordão. Anais, 2010.

55.
FERREIRA NETO, A. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; BENEGAS, E ; Neto, RB ; Prada, FS ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. . Chronic acromioclaviculardislocation: results of coracoclavicular ligament reconstruction using semitendinosus tendon graft. In: 11th International Congress of Shoulder and Elbow Surgery - 3rd International Congress of Shoulder and Elbow Therapy,, 2010, Edinburgh, Escócia. Anais, 2010.

56.
BENEGAS, E ; FERREIRA NETO, A. A. ; Neto, RB ; Prada, FS ; MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; ASSUNCAO, J. H. ; SUNADA, E. E. . Comparative study using nonreamed intramedullary locking nail and bridging plate for the treatment of humeral shaft fractures. In: 11th International Congress of Shoulder and Elbow Surgery - 3rd International Congress of Shoulder and Elbow Therapy,, 2010, Edinburgh, Escócia. Anais, 2010.

57.
GRACITELLI, M.E. C. ; SUNADA, E. E. ; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E ; Prada, FS ; MALAVOLTA, E.A. ; ASSUNCAO, J. H. ; SOUSA, AUGUSTO TADEU BARROS DE . Estudio anatómico del procedimiento artroscópio de Latarjet para la luxación recidivante de hombro. In: XVI Congreso Sociedad Latinoamericana de Hombro y Codo - SLAHOC y III Congreso Bienal de Cirugía Reconstuctiva y Artroscópico de Hombro y Codo - SCCOT, 2010, Cartagena, Colômbia. Anais, 2010.

58.
GRACITELLI, M.E. C. ; SUNADA, E. E. ; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E ; Prada, FS ; MALAVOLTA, E.A. ; ASSUNCAO, J. H. ; SOUSA, AUGUSTO TADEU BARROS DE . Estudo anatômico do procedimento de Latarjet artroscópico para a luxação recidivante de ombro. In: VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2010, Campos do Jordão. Anais, 2010.

59.
FERREIRA NETO, A. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; SUNADA, E. E. ; BENEGAS, E ; Prada, FS ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; SOUSA, AUGUSTO TADEU BARROS DE . Estudo anatômico do procedimento de Latarjet artroscópico para a luxação recidivante de ombro. In: 42° Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2010, Brasilia. Anais, 2010.

60.
GRACITELLI, M.E. C. ; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E ; Neto, RB ; Prada, FS ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; SOUSA, AUGUSTO TADEU BARROS DE ; SUNADA, E. E. . Evaluación del resultadode la tecnica artroscopica de llenado del defecto oseo humeral. In: XVI Congreso Sociedad Latinoamericana de Hombro y Codo SLAHOC - III Congreso Bienal de Cirurgia Reconstructiva y Artroscópica de Hombro y Codo SCCOT, 2010, Cartagena, Colômbia. Anais, 2010.

61.
FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, EDUARDO ; Prada, FS ; MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; Neto, RB ; ASSUNCAO, J. H. . Lipoma arborecens: caso raro de ruptura do manguito rotador associado a presença de Lipoma arborecens na bursa subacromial e na articulação glenoumeral. In: 42° Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2010, Brasilia. Anais, 2010.

62.
Ferreira Neto, AA ; MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; BENEGAS, E ; Neto, RB ; Prada, FS ; ASSUNCAO, J. H. ; SUNADA, E. E. ; SOUSA, AUGUSTO TADEU BARROS DE . Resultados do procedimento de 'Remplissage' para o tratamento da luxação glenoumeral anterior traumática.. In: 42° Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2010, Brasilia. Anais, 2010.

63.
Ferreira Neto, AA ; ASSUNCAO, J. H. ; BENEGAS, E ; Neto, RB ; PRADA, FLÁVIA DE SANTIS ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. . Tratamento cirúrgico da luxação acromioclavicular crônica através da reconstrução coracoclavicular com enxerto tendíneo. In: VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2010, Campos do Jordão. Anais, 2010.

64.
GRACITELLI, M.E. C. ; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E ; Neto, RB ; Prada, FS ; MALAVOLTA, E.A. ; ASSUNCAO, J. H. ; SOUSA, AUGUSTO TADEU BARROS DE ; SUNADA, E. E. . Tratamiento quirúrgico de luxación acromioclavicular crónica através reconstrcción con injerto de tendón coraclavular. In: XVI Congreso Sociedad Latinoamericana de Hombro y Codo - SLHOC y Sociedad Colombiana de Cirugia Ortopédica y Traumatologia SCCOT,, 2010, Cartagena. Anais, 2010.

65.
Ferreira Neto, AA ; BENEGAS, E ; Neto, RB ; Prada, FS ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; ASSUNCAO, J. H. . Estudo comparativo entre a haste intramedular bloqueada e a placa em ponte no tratamento cirúrgico das fraturas da diáfise do úmero. In: XV Congresso Latino Americano de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2009, Porto de Galinhas. Anais, 2009.

66.
FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E ; Neto, RB ; Prada, FS ; MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; ASSUNCAO, J. H. ; SUNADA, E. E. . Estudo comparativo entre a haste intramedular bloqueada e a placa em ponte no tratamento cirúrgico das fraturas da diáfise do úmero. In: 41° Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2009, Rio de Janeiro. Anais, 2009.

67.
Ferreira Neto, AA ; BENEGAS, E ; Neto, RB ; Prada, FS ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; ASSUNCAO, J. H. . Luxação acromioclavicular aguda: série de casos de fixação coracoclavicular com âncoras. In: XV Congresso Latino Americano de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2009, Porto de Galinhas. Anais, 2009.

68.
Ferreira Neto, AA ; BENEGAS, E ; Neto, RB ; Prada, FS ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; ASSUNCAO, J. H. . Tratamento cirúrgico da luxação acromioclavicular crônica através da reconstrução coracoclavicular com enxerto tendíneo. In: XV Congresso Latino Americano de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2009, Porto de Galinhas. Anais, 2009.

69.
Ferreira Neto, AA ; BENEGAS, E ; Neto, RB ; Prada, FS ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; ASSUNCAO, J. H. ; SUNADA, E. E. . Tratamento cirúrgico da luxação acromioclavicular crônica através da reconstrução coracoclavicular com enxerto tendíneo. In: 41° Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2009, Rio de Janeiro. Anais, 2009.

70.
Ferreira Neto, AA ; BENEGAS, E ; Neto, RB ; Prada, FS ; MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; ASSUNCAO, J. H. . Tratamento da lesão de Hill Sachs na instabilidade anterior glenoumeral através da técnica artroscópica de preenchimento do defeito ósseo umeral (Remplissage): resultados preliminares. In: XV Congresso Latino Americano de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2009, Porto de Galinhas. Anais, 2009.

71.
Ferreira Neto, AA ; BENEGAS, E ; Neto, RB ; Prada, FS ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; OKIISHI, D. R. O. ; ASSUNCAO, J. H. . Luxação acrômio-clavicular aguda: série de casos de fixação córaco-clavicular com âncoras. In: 40° Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2008, Porto Alegre. Anais, 2008.

72.
FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; ASSUNCAO, J. H. . Tratamento da luxação acrômio-clavicular crônica - reconstrução dos ligamentos coracoclaviculares com enxerto de semitendíneo: resultados preliminares. In: 40° Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2008, Porto Alegre. Anais, 2008.

73.
ASSUNCAO, J. H.; FERNANDES, TIAGO LAZZARETTI ; GODOY-SANTOS, A. L. ; Sakaki, MH ; Zumiotti, AV . Fatores preditivos para marcha no seguimento de pacientes com tratamento cirúrgico de fratura transtrocanteriana do fêmur. In: 39 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2007, São Paulo. Anais, 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
ASSUNCAO, J. H.. Tenodese da cabeça longa do bíceps. 2018. (Reunião Clínica - Apresentação Caso Clínico).

2.
ASSUNÇÃO, JH. Tendinite calcária do ombro. 2017. (Reunião Clínica - Apresentação Caso Clínico).

3.
ASSUNÇÃO, J.H.. O polimorfismo genético da MMP-1 e MMP-3 está associado as roturas do manguito rotador.. 2017. (Tema Livre - 5 Closed Meeting).

4.
ASSUNÇÃO, J.H.. Trauma geral: luxação acromioclavicular/ luxação esternoclavicular/f ratura da clavícula/ fratura da escápula. 2017. (Debatdor - 49 CBOT).

5.
ASSUNÇÃO, JH. Músculos do Ombro e Braço. 2016. (Aula Prática - Graduação).

6.
ASSUNÇÃO, JH. Ombro. 2016. (Casos Comentados).

7.
ASSUNÇÃO, JH. Reruptura do manguito rotador. 2016. (Reunião Clínica - Apresentação Caso Clínico).

8.
ASSUNÇÃO, JH. Cisto acromioclavicular. 2016. (Reunião Clínica - Apresentação Caso Clínico).

9.
ASSUNÇÃO, JH. Lesão do tendão subescapular. 2015. (Reunião Clínica - Apresentação Caso Clínico).

10.
ASSUNÇÃO, JH. Fratura de stress da clavícula. 2015. (Reunião Clínica - Apresentação Caso Clínico).

11.
ASSUNCAO, JH. Osteonecrose Mutifocal. 2015. (Reunião Clínica - Apresentação Caso Clínico).

12.
ASSUNCAO, JH. Lesão do subescapular. 2015. (Reunião Clínica - Apresentação Tema de Atualização).

13.
ASSUNÇÃO, JH. Traumatologia do Ombro e Cotovelo. 2015. (Aula - Graduação).

14.
ASSUNÇÃO, JH. Paralisia obstétrica. 2014. (Aula).

15.
ASSUNÇÃO, JH. Os acromiale. 2014. (Aula - Discussão de Caso Clínico).

16.
ASSUNCAO, J. H.. Tratamento cirúrgico nas lesões do manguito rotador. 2013. (Mini- conferência - Pré Congresso Curso III-17 Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS).

17.
ASSUNCAO, J. H.. Tratameno conservador nas lesões do manguito rotador. 2013. (Mini- conferência - Pré Congresso Curso III-17 Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS).

18.
ASSUNCAO, J. H.. Tratamento das lesões ligamentares do cotovelo. 2013. (Mini- conferência - Pré Congresso Curso III-17 Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS).

19.
ASSUNCAO, J. H.. Tratamento das epicondelites. 2013. (Mini- conferência - Pré Congresso Curso III-17 Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS).

20.
ASSUNCAO, J. H.. Tratamento da luxação acromioclavicular. 2013. (Mini- conferência - Pré Congresso Curso III-17 Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS).

21.
ASSUNCAO, J. H.. Abordagem clínico cirúrgica na luxação aguda recidivante do ombro (LARO). 2013. (Mini- conferência - Pré Congresso Curso III-17 Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS).

22.
ASSUNCAO, J. H.. Luxação congênita do quadril/ Doença de Blount/ Paralisia Obstétrica/ Semiologia do Ombro. 2009. (Discussão de temas - 11 Encontro dos Residentes em ortopedia do Estado de SP).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ASSUNÇÃO, J.H.. Examinador prova de título de Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo. 2017.

2.
ASSUNÇÃO, JH. Examinador prova oral dos alunos do 2 ano do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia. 2015.

3.
ASSUNÇÃO, JH. Observador do 43 Exame para Obtenção do Título de Especialista SBOT. 2014.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso Arnaldo Amado Ferreira Filho. 2018. (Outra).

2.
49 CBOT. 2017. (Congresso).

3.
5 Closed Meeting. 2017. (Congresso).

4.
Pré Congresso de Ombro e Cotovelo - 49 CBOT. 2017. (Congresso).

5.
XI Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. 2016. (Congresso).

6.
"Dia da Especialidade: ombro" - 47 CBOT.. 2015. (Congresso).

7.
47º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2015. (Congresso).

8.
CIOT. 2015. (Congresso).

9.
46th Brazilian Congress of Orthopedica and Traumatology/ XXVI SICOT Triennial World Congress. 2014. (Congresso).

10.
46º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2014. (Congresso).

11.
X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. 2014. (Congresso).

12.
CIOT. 2013. (Congresso).

13.
XIX Congresso Latino-Americano de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. 2013. (Congresso).

14.
IX Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e do Cotovelo. 2012. (Congresso).

15.
23° Congress of the SECEC-ESSE &SPRE-EUSSER. 2011. (Congresso).

16.
43° CBOT - Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2011. (Congresso).

17.
43° Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2011. (Congresso).

18.
CIOT. Secretário curso de Ombro. 2011. (Congresso).

19.
Closed Meeting - SBCOC 2011.. 2011. (Congresso).

20.
VIII Congresso Norte Nordeste de Ombro e Cotovelo. 2011. (Congresso).

21.
42° Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2010. (Congresso).

22.
VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. 2010. (Congresso).

23.
11 Encontro dos Residentes em Ortopedia do Estado de SP. 2009. (Outra).

24.
41º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2009. (Congresso).

25.
CIOT. 2009. (Congresso).

26.
12º Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo. 2008. (Congresso).

27.
40° Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2008. (Congresso).

28.
40º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2008. (Congresso).

29.
VII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. 2008. (Congresso).

30.
39º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2007. (Congresso).

31.
IX Encontro Paulista de Residentes em Ortopedia. 2007. (Simpósio).

32.
38º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ASSUNÇÃO, J.H.. Curso Arnaldo Amado Ferreira Filho. 2018. (Outro).

2.
ASSUNÇÃO, J.H.. Curso Básico de Artroscopia de Ombro - Maio 2018 - Assistente. 2018. (Outro).

3.
ASSUNCAO, J. H.. Curso Básico de Artroscopia de Ombro - Junho 2018 - Assistente. 2018. (Outro).

4.
ASSUNÇÃO, J.H.. Curso Avançado de Artroscopia do Cotovelo - Agosto 2018 - Assistente. 2018. (Outro).

5.
ASSUNÇÃO, J.H.. Curso Avançado de Artroscopia de Ombro - Setembro 2018 - Assistente. 2018. (Outro).

6.
ASSUNÇÃO, J.H.. Curso Avançado de Artroscopia de Ombro - Outubro 2018 - Assistente. 2018. (Outro).

7.
ASSUNCAO, J. H.. Curso Básico de Artroscopia de Ombro - Maio 2017 - Assistente. 2017. (Outro).

8.
ASSUNÇÃO, J.H.. Curso Básico de Artroscopia de Ombro - Junho 2017 - Assistente. 2017. (Outro).

9.
ASSUNCAO, J. H.. Curso Avançado de Artroscopia de Ombro - Agosto 2017 - Assistente. 2017. (Outro).

10.
ASSUNCAO, J. H.. Curso Avançado de Artroscopia de Cotovelo - Setembro 2017 - Assistente. 2017. (Outro).

11.
ASSUNÇÃO, JH. Curso Básico de Artroscopia de Ombro - Fevereiro 2016 - Coordenador. 2016. (Outro).

12.
ASSUNÇÃO, JH. Curso Avançado de Artroscopia de Ombro - Novembro 2016 - Coordenador. 2016. (Outro).

13.
ASSUNÇÃO, JH. Curso Avançado de Artroscopia de Ombro - Setembro 2016 - Monitor. 2016. (Outro).

14.
ASSUNÇÃO, JH. Curso Avançado de Artroscopia do Cotovelo - Dezembro 2016 - Coordenador.. 2016. (Outro).

15.
ASSUNÇÃO, JH. Curso Básico de Artroscopia de Ombro - Setembro 2015 - Coordenador. 2015. (Outro).

16.
ASSUNÇÃO, JH. Curso Básico de Artroscopia de Ombro - Outubro 2015 - Coordenador. 2015. (Outro).

17.
ASSUNÇÃO, JH. Curso Básico de Artroscopia de Ombro - Novembro 2015 - Coordenador. 2015. (Outro).

18.
ASSUNÇÃO, JH. Curso Básico de Artroscopia de Cotovelo - Julho 2015 - Coordenador. 2015. (Outro).

19.
ASSUNÇÃO, JH. Curso Básico de Artroscopia de Ombro - Abril 2015 - Coordenador.. 2015. (Outro).

20.
ASSUNÇÃO, JH. Curso Avançado de Artroscopia de Ombro - Outubro 2015 - Coordenador.. 2015. (Outro).

21.
ASSUNÇÃO, JH. Curso Avançado de Artroscopia de Ombro - Coordenador. 2013. (Outro).

22.
ASSUNÇÃO, JH. Curso Avançado de Artroscopia de Ombro - Agosto 2009 - Monitor. 2009. (Outro).

23.
ASSUNÇÃO, JH. Curso Avançado de Artroscopia de Ombro - Março 2009 - Monitor. 2009. (Outro).

24.
ASSUNÇÃO, JH. Curso Avançado de Artroscopia de Ombro - Maio 2008 - Monitor. 2008. (Outro).

25.
ASSUNÇÃO, JH. Curso Avançado de Artroscopia de Ombro - Outubro 2008 - Monitor. 2008. (Outro).

26.
ASSUNÇÃO, JH. Curso Avançado de Artroscopia de Ombro - Março 2008 - Monitor. 2008. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 5:37:43