Adolfo Tanzi Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2244801011056828
  • Última atualização do currículo em 27/10/2018


Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, com estágio doutoral na Universidade de Oxford, Departamento de Educação, no Centro de pesquisa Sócio Cultural e da Teoria da Atividade. Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF. Licenciatura em Língua Inglesa pela Broward Community College, Flórida - EUA (BCC), concluindo no curso de Letras Inglês/Português da PUC-SP. Foi Professor Adjunto do Departamento de Humanidades e Letras na UNILAB e Professor Visitante na UFBA, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Ciência da Computação, na linha de pesquisa em Informática e Educação. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ. É professor colaborador no Mestrado Profissional em Educação Multi/Bilíngue Português-Inglês (EDULINGUE) na PUC-SP e pesquisador colaborador na Universidade de Oxford no Centro de pesquisa Sócio Cultural e da Teoria da Atividade. É coordenador da seção brasileira ISCAR (International Society for Cultural-Historical Activity Research) e secretário global da mesma sociedade de pesquisas em atividades sócio-histórico-cultural (2017-2020). É coordenador do grupo de pesquisa sobre Arquitetônica Social Escolar: repertórios, discursos, espaços e artefatos para o ensino de línguas - GEASE/CNPq e membro da ANPOLL no GT Formação de Educadores na Linguística Aplicada. O foco atual de pesquisa está nos estudos das linguagens, culturas e identidades em contextos multi/bilíngues para mobilidade social e linguística e na Arquitetônica Social Escolar para analisar os diferentes contextos sócio-histórico-cultural escolares (presencial ou digital), suas interrelações entre poder e controle, discursos (instrucional e regulador) e artefatos mediadores no processo de ensino-aprendizagem de línguas e na formação da consciência humana. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adolfo Tanzi Neto
Nome em citações bibliográficas
TANZI NETO, A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes.
Faculdade de Letras
Cidade Universitária
21941917 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 39389750
URL da Homepage: http://www.portal.letras.ufrj.br/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com período sanduíche em University of Oxford (Orientador: Prof. Dr. Harry Daniels).
Título: Arquitetônica social escolar: um estudo sócio, histórico e cultural sobre as relações de poder e controle nos espaços, artefatos e discursos, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Profa. Dra. Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Arquitetura da Sala de Aula; Discurso institucional e regulador; Artefatos; Mediação; Estudos Bakhtinianos; Estudos Vygotskyanos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Aplicada.
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2014
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Design de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e as contribuições da Pedagogia dos Multiletramentos, dos estudos Bakhtinianos e de Remidiação.,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Profa. Dra. Roxane Helena Rodrigues Rojo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: AVA - Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Forma Arquitetônica; Remidiação; Linguagem e Educação; multimodalidade; Design.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino à Distância.
Setores de atividade: Educação.
2013 - 2014
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Curso de capacitação para formação de tutores em foco: em busca de processos de ensino-aprendizagem mais significativos.
Orientador: Profa. Gisélia Clarice Eirado de Almeida.
2007 - 2010
Graduação em Licenciatura Inglês e Português.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: EAD - Fórum de Discussão e o Ciclo de aprendizagem expansiva, na ótica da teoria da atividade..
Orientador: Profa. Dra. Angelita Gouveia Quevedo.
2006 - 2006
Graduação em Formação de Professor Ciclo Básico.
Broward Community College - USA, BCC, Estados Unidos.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática e Educação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Ciência da Computação.


Formação Complementar


2015 - 2015
Learner Autonomy. (Carga horária: 8h).
International Association of Teachers of English as a Foreign Language, IATEFL, Inglaterra.
2015 - 2015
Developing Creativity: lessons cultural-historical. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo - FFLCH - USP, FFCLH - USP, Brasil.
2015 - 2015
Bayesian methods for international assessments. (Carga horária: 24h).
University of Oxford, OX, Inglaterra.
2015 - 2015
Introduction to R for the analysis of internationa. (Carga horária: 8h).
University of Oxford, OX, Inglaterra.
2015 - 2015
Advanced Structural Equation Models (SEM). (Carga horária: 8h).
University of Oxford, OX, Inglaterra.
2015 - 2015
Multilevel Models of Educational Data. (Carga horária: 7h).
University of Oxford, OX, Inglaterra.
2015 - 2015
Introduction to Structural Equation Models (SEM). (Carga horária: 8h).
University of Oxford, OX, Inglaterra.
2012 - 2012
Educar no mundo contemporâneo. (Carga horária: 40h).
Instituto Superior de Ensino - Vera Cruz, ISE - VERA CRUZ, Brasil.
2012 - 2012
Gestão de Projetos de E-learning. (Carga horária: 120h).
Instituto Brasileiro de Design Instrucional, IBDIN, Brasil.
2012 - 2012
Avaliadores das Redações do ENEM 2012. (Carga horária: 100h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Atividades Interativas pres/semi apoiadas p/Moodle. (Carga horária: 2h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2012 - 2012
Design de Realidade Aumentada Aplicada à EAD. (Carga horária: 80h).
Instituto Brasileiro de Design Instrucional, IBDIN, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Web Colaborativa Aplicada à Educação. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Produção de Conteúdo para Educação On-line. (Carga horária: 50h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2010 - 2010
Criação de Narrativas para a Cena Improvisada. (Carga horária: 18h).
Fundação da Artes de São Caetano do Sul, FASCS, Brasil.
2010 - 2010
Monitor da Disciplina Tecnologias Digitais. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2008 - 2008
Monitor da Disciplina Oficina de Jogos Dramáticos. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2004 - 2004
Licence to Teach International English. (Carga horária: 80h).
LATIE, LATIE, Estados Unidos.
2001 - 2001
Course in Language Teaching to Young Learners. (Carga horária: 20h).
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, CULTURA INGLESA, Brasil.
2000 - 2000
Teaching Children vc Teaching Adolescents and Adults. (Carga horária: 3h).
Cambridge University Press, CUP, Brasil.
2000 - 2000
The Future of English - David Crystal. (Carga horária: 2h).
Cambridge University Press, CUP, Brasil.
2000 - 2000
Language and Teaching Skills. (Carga horária: 60h).
International House Teacher Training - London, IH, Inglaterra.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto Nível A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Abi - Letras - Português - Ingles, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INGLÊS 1
08/2018 - Atual
Extensão universitária , Centro de Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Orientação CLAC.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador Mestrado Profissional, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Professor Convidado no Departamento de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL)

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
P00156 - Linguística Aplicada I: Panorama Histórico da Linguística Aplicada: Questões Teóricas e Metodológicas
08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , FAFLICA - Faculdade de Filosofia , Comunicação, Letras e Artes, .

08/2016 - 12/2016
Ensino, Estudos pós-graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
P06042/1 - LINGUÍSTICA APLICADA II: ARENA DA LINGUAGEM: MULTICULTURALISMO, MINORIAS E INCLUSÃO

International Society of Cultural-historical Activity Research (ISCAR), ISCAR, Dinamarca.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Secretário ISCAR Global, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 5

Atividades

08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, ISCAR - Brazil, .

Cargo ou função
Representante ISCAR Brasil.

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto Nível A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Departamento de Humanidades e Letras Campus do Malês - BA

Atividades

11/2016 - 08/2018
Direção e administração, Instituto de Humanidades e Letras, .

Cargo ou função
Coordenador de Estágio - Departamento de Letras.
10/2016 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Letras, .

Cargo ou função
Comissão de desenvolvimento do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades e Letras.
09/2016 - 08/2018
Ensino, Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ICS0031: Atelier de Tradução feminista queer de autoras africanas
AHL0031: Língua Inglesa I
AHL0032: Língua Inglesa II
LET0022: Metodologia da Pesquisa Científica
LET0086: Inglês: Língua e Cultura III
LET0095: Práticas de Estágio I: Didática, Políticas e Gestão Educacional nos Espaços Lusófonos.
LPT003: Língua Inglesa para fins específicos I
09/2016 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Letras, .

Cargo ou função
Membro do conselho consultivo do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de graduação - Letras.
02/2017 - 04/2017
Extensão universitária , Instituto de Humanidades e Letras, .

Atividade de extensão realizada
Produção de HQs Digitais: Narrativas Afro-brasileiras.

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 10

Atividades

06/2017 - 08/2018
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Desenvolvimento de competências interdisciplinares no currículo escolar por meio do raciocínio computacional.
03/2017 - 08/2018
Ensino, Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MAT85-01 Produção de Material Educativo Digital

Instituto Superior de Educação de São Paulo, ISESP/Singularid, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor da graduação em Língua Portuguesa, Carga horária: 8

Atividades

2/2016 - 08/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Enunciação, discurso e texto

University of Oxford, OX, Inglaterra.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador


Escola Vera Cruz, EVC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Especialista I, Carga horária: 16
Outras informações
Ensino de Língua Inglesa para o Fundamental I,II e III Examinador da Universidade de Cambridge para os exames: KET, PET, FCE e CAE.

Atividades

08/2010 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês Básico, Intermediário e Avançado
08/2010 - 12/2014
Serviços técnicos especializados , Inglês Vera Cruz, .

Serviço realizado
Examinador da Universidade de Cambridge (KET, PET, FCE e CAE).

Fundação Lemann, FL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Coordenador - Curso Coursera, Enquadramento Funcional: Convidado, Carga horária: 12

Atividades

04/2014 - 12/2015
Ensino, Ensino híbrido: Personalização e Tecnologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
O papel do professor no ensino híbrido
A gestão escolar e a implementação de novos desafios
Como avaliar em uma perspectiva híbrida?
O espaço escolar em uma perspectiva híbrida
O estudante e sua autonomia no ensino híbrido
O uso das tecnologias digitais no contexto escolar
Reflexões sobre a cultura escolar na contemporaneidade
04/2014 - 12/2015
Treinamentos ministrados , Fundação Lemann, .

Treinamentos ministrados
Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação
04/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Lemann, .

Cargo ou função
Coordenador do Projeto: Experimentações em Ensino Híbrido.

Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Pós-graduação, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

04/2014 - 12/2014
Ensino, Letras - Tradutor e Intérprete, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interpretação de Língua Inglesa I
Interpretação de Língua Inglesa II
Tradução Comentada do Inglês III
02/2014 - 12/2014
Ensino, Língua Inglesa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Escrito: Reescrevendo a Escrita II, Leitura e Prática
Novas Tecnologias Aplicadas ao Estudo da Língua Inglesa

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor Orientador Educacional Online, Carga horária: 25
Outras informações
Orientador Educacional Online da Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa do projeto REDEFOR.

Atividades

10/2011 - 02/2013
Ensino, Pós-Graduação Lato Sensu - Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
LP0021 - Literatura, Leitura e Ensino
LP0041 - Autoria, Efeito-leitor e Gêneros do Discurso
LP0061 - Linguagem Oral: Gêneros e variedades
LP0081 - Textos em Contexto: Jornalismo, Publicidade, Trabalho, Literatura e Artes/Mídias
LP0091 - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso -TCC

Instituto Superior de Educação Vera Cruz, ISE Vera Cruz, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor CEVEC - Educação Continuada, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Formação de Professores para o Contexto Digital 1/2013 Oficina: Gêneros Contemporâneos na sala de aula: um caminho possível 2/2013

Atividades

03/2013 - 12/2014
Extensão universitária , CEVEC - Educação Continuada, .

Atividade de extensão realizada
Curso: Formação de Professores para o Contexto Digital 1/2013.

Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tutor de Língua Portuguesa, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 15
Outras informações
CURSO DE FORMAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO PEBII Disciplinas Ministradas Módulo 9 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa Módulo 10 - Variação Linguística Módulo 11 - Leitura Módulo 12 - Tipologia Textual Módulo 13 - Gêneros Textuais Módulo 14 - Produção textual e fatores de textualidade: coesão e coerência textuais Módulo 15 - Análise linguística Módulo 16 - Enunciação, Discurso, Pragmática e Semiótica Módulo 17 - Metodologia do ensino de Literatura Módulo 18 - Novas tecnologias de informação e comunicação e o ensino da língua

Atividades

10/2012 - 11/2012
Ensino, CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO PEBII, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
LP09 Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
LP10 Variação Linguística
LP11 Leitura
LP12 Tipologia Textual
LP13 Gêneros Textuais
LP14 Produção textual e fatores de textualidade: coesão e coerência textuais
LP15 Análise linguística
10/2012 - 11/2012
Ensino, CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO PEBII, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
LP16 Enunciação, Discurso, Pragmática e Semiótica
LP17 Metodologia do ensino de Literatura
LP18 Novas tecnologias de informação e comunicação e o ensino da língua

Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, CULTURA INGLESA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Multiplier, Carga horária: 38
Outras informações
Coach/Orientador de professores novos filial butantã - 2007/2008, Professor do ensino da língua inglesa para os níveis avançado e de proficiência 2007/2008, Professor dos cursos preparatório para os exames de Cambridge FCE e CAE 2007/2008.

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Coach, Carga horária: 38, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Multiplicador Kids/Junior novo sistema de avaliação de alunos - 2002,

Atividades

02/2001 - 12/2010
Ensino, Curso de Língua Inglesa, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Cursos preparatórios para os Exames de Cambridge - KET, PET, FCE, CAE e CPE

University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Examinador Oral, Enquadramento Funcional: Exames Internacionais: KET, FCE, CAE e CPE, Carga horária: 2



Linhas de pesquisa


1.
Linguagens, culturas e identidades em contextos multi/bilíngues

Objetivo: O objetivo principal desta linha é discutir a diversidade cultural e linguística para o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa na atualidade. Focaliza fundamentalmente os contextos nos quais jovens de escolas públicas brasileiras estão inseridos. Pretende compreender processos de desenvolvimento de mobilidade social e linguística (Blommaert, 2010) e sua articulação com os repertórios construídos. Nesse sentido, apoiamo-nos na discussão de Blommaert (2010, 2013, 2015); Blommaert e Backus (2012); Silverstein (1985) e Vertovec (2007), sobre como os repertórios linguísticos, de contextos superdiversos, estão ideologicamente carregados de características semióticas; de valores implícitos de identidade e poder que geram níveis de indexicalidade, marcas deixadas das interações com as linguagens que determinam sentimentos de pertença, cultura, identidade e papéis na sociedade. Ao discutirmos esses esquemas sócio-histórico-cultural de mobilidade social e linguística nos contextos escolares, atentamo-nos para as interações da vida social em sua historicidade, buscando interpretações locais dessas atividades, baseadas em uma visão translocal atribuídas de gênero, manipulação, poder, posições ideológicas e identidade..
Palavras-chave: Linguagens e Educação Linguística.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Agência nas produções multimidiáticas de jovens brasileiros nos espaços superdiversos: translocalidade, indexicalidade e repertórios para mobilidade social
Descrição: A sociedade pós-moderna se caracteriza por produções e interações multimidiáticas em espaços superdiversos. Esses encontros com as diferentes linguagens nos levam a diferentes níveis de conhecimento/reconhecimento linguístico travestidos em repertórios linguísticos superdiversos. Nesse sentido, apoiamo-nos na discussão de Blommaert (2010, 2013, 2015); Blommaert e Backus (2012); Silverstein (1985) e Vertovec (2007), sobre como os repertórios linguísticos, de contextos superdiversos, estão ideologicamente carregados de características semióticas; de valores implícitos de identidade e poder que geram níveis de indexicalidade, marcas deixadas das interações com as linguagens que determinam sentimentos de pertença, cultura, identidade e papéis na sociedade. Para tanto, esta pesquisa crítico-colaborativa, em parceria com escolas públicas, municipais e estaduais do Rio de Janeiro, em uma perspectiva universidade-escola-comunidade, buscará, com os jovens do contexto público escolar, criar espaços de intervenções para produções multimidiáticas (vídeos, áudios, imagens) de representação de seus contextos sócio-histórico-cultural. Ao trabalharmos com essas produções de atividades humanas situadas, atentamo-nos para o papel agentivo desses jovens, nos espaços de interações da vida social em sua historicidade, buscando interpretações locais dessas atividades, baseadas em uma visão translocal, atribuídas de gênero, manipulação, poder, posições ideológicas e identidade. Nesse sentido, buscaremos responder as seguintes questões de pesquisa: a) como os jovens de escolas públicas do Rio de Janeiro (re)apresentam seus contextos sócio-histórico-cultural em suas produções multimidiáticas? b) como os conceitos de translocalidade, indexicalidade e repertórios permeiam/influenciam as atividades desses jovens? c) como as barreiras sócio-histórico-cultural, por meio do uso de múltiplas mídias, assumem diferentes papeis para expandirmos as discussões teóricas de agência e transformação social? Metodologicamente, apoiamo-nos na Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2004, 2007, 2011 e LIBERALI, 2008, 2009) que busca propiciar espaços de confronto dialético para (co)produção de saberes, formação, reflexão e desenvolvimento humano. Por meio de intervenções propostas por esta pesquisa, faremos análises mais detalhadas, juntamente com elementos como o contexto, a história/tempo e a mudança social dos envolvidos. Os dados gerados serão interpretados sob uma perspectiva dialógico-enunciativa (BRAIT, 2006), tendo como foco as categorias argumentativas (LIBERALI, 2013), para as questões de agência, translocalidade, indexicalidade e repertórios para mobilidade social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Design Matters?
Descrição: This is a study of post-occupancy usage of five newly build schools. Its aim is to understand the impacts of design of such schools on students?, teachers? and parents? engagement in the educational process on a number of levels. This addresses an important policy issue but also has implications for architectural practice, educational theory and methodology. The research team brings together leading academic researchers in education (recognised for contributions to both theory and methodology and with considerable experience of empirical work in schools) with leading architects in the field of school design, supported by representatives from their principal professional bodies. Using a variety of methods, we aim to arrive at by far the most comprehensive account yet of differences (should there be any) that newly designed schools, of a variety of types, make to children?s educational experience, to teachers, and to other users of schools. This will inform policy debate as well as making contributions to theory, which in education is limited on the issue of how school spaces are appropriated as learning and social spaces, and in architecture is limited in terms of designing for specifically educational outcomes. The project is supported by RIBA and BCSE and its progress will be informed by a steering group involving professional architects and those involved in school building policy as well as the project team..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Adolfo Tanzi Neto - Integrante / Harry Daniels - Coordenador / Hau Ming Tse - Integrante / Sarah Cox - Integrante / Andrew Stables - Integrante / BECCA TRACZ - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - 2016
Arquitetônica Social Escolar: um estudo Sócio-Histórico e Cultural sobre as relações entre Espaços, Poder e Controle, Artefatos e Discursos
Descrição: Este projeto de pesquisa, situado no campo da Linguística Aplicada, nasce da necessidade de discutirmos o papel da linguagem em diferentes contextos escolares. A pesquisa busca responder como as relações de poder e controle nos posicionamentos sociais e nos artefatos discursivos de mediação constituem-se em um espaço escolar específico e, assim, influenciam na formação da consciência dos seus envolvidos. A pesquisa investiga, também, como um espaço escolar e sua relação com um espaço físico distinto contribuem para diferentes possibilidades de posicionamentos sociais, de ferramentas psicológicas e de artefatos discursivos. Para tanto, embasados em uma pesquisa de cunho sócio-histórico-cultural, explorando o conceito de mediação [oposredovanie] de Vygotsky (1978, 1981, 1987, 2009 [1934]), buscamos a compreensão de como se dá o desenvolvimento cultural humano e como os participantes dessas culturas são mutuamente modelados, por estarem social, cultural e institucionalmente situados. A partir das reflexões de Bakhtin (2010 [1924]) e de Bernstein (2003 [1990], 1996, 1999, 2000) outros aspectos são analisados. O primeiro autor ampara esta pesquisa com os estudos sobre forma arquitetônica, estética e gênero, nos quais buscamos entender a massa verbo-visual de um todo arquitetônico e, assim, compreender as suas interdependências, suas posições dialógicas e axiológicas na forma arquitetônica que governa a construção de uma massa verbo-visual. O segundo contribui com os estudos sobre as relações de poder e controle dentro de uma instituição, que tendem a governar as formas de comunicação ou a abrir espaços para que diferentes formas de comunicação insurjam..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Atividades Teatrais: a curiosidade que me move. O processo de ensino-aprendizagem na proposta de Living Drama com alunos do Ensino Médio
Descrição: Esta pesquisa propõe novos olhares para o ensino de língua inglesa por meio de atividades teatrais. O objetivo principal é observar em que medida as atividades teatrais contribuem no processo de Aprendizagem Significativa (Duarte 2003) de uma língua. O professor-facilitador, voltado para esse desafio e ao se basear em atividades teatrais, pode recriar novas formas para que alguns objetivos da educação contemporânea sejam alcançados como o desenvolvimento do pensamento crítico, trabalho em equipe e a autonomia. Baseado na Psicologia Humanista, especialmente na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) de Carl Rogers, esta pesquisa discute sobre a importância do processo de experienciar, refletir e transformar-se em uma situação de aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Letramento Digital no Curso de Letras da PUC-SP
Descrição: Esta pesquisa insere-se na interface das seguintes áreas: educação a distância (EaD) e formação de professores de línguas para os contextos digitais. Embasados na Teoria da Atividade (ENGESTRÖM, 1987), analisamos o perfil do aluno ingressante no curso de Letras da PUC-SP, no que diz respeito às competências e habilidades necessárias para o ambiente digital. A análise desse perfil é feita com base nas relações que encontramos na estrutura do sistema de atividade em foco: o engajamento do aluno na disciplina - Tecnologias Digitais. As relações que se estabelecem no sistema de atividade são responsáveis pelo contexto e pelo significado das ações individuais (Engeström, 1987). Essas relações são percebidas com base nas manifestações escritas dos alunos no ambiente digital ou se o aluno interagiu segundo determinados objetivos (conscientes ou não) para concretizar determinadas metas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2018
Programa Onda Digital
Descrição: O Programa Onda Digital atua de forma colaborativa, incentivando a interdisciplinaridade com o envolvimento de profissionais de computação, professores, funcionários e estudantes da UFBA de diferentes unidades de ensino da universidade atuando como estudantes-educadores. Para os estudantes da UFBA, espera-se proporcionar uma formação profissional integral, atentando para seu papel social e permeando diversas áreas do conhecimento como computação, educação, comunicação, entre outras. Além de promover ações educativas complementares, focando os aspectos pedagógicos e sociais, a participação no Programa Onda Digital estimula o aprimoramento técnico desse profissional, com uso e desenvolvimento de software livre. As ações do Programa têm propiciado o desenvolvimento não somente de trabalhos de extensão, mas também de iniciação científica e de conclusão de curso em Computação e Educação, bem como nas áreas de Inclusão Digital e Informática na Educação. A integração de estudantes universitários com os jovens de comunidades em vulnerabilidade socioeconômica (alguns destes com bolsa de Iniciação Científica Júnior), para a execução dos projetos, permite a Universidade desenvolver seu papel de extensão quebrando a frieza das teorias, assim, edificando novos paradigmas na educação...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (10) .
Integrantes: Adolfo Tanzi Neto - Integrante / Ecivaldo de Souza Matos - Integrante / Débora Abdalla Santos - Coordenador / Anna Friedericka Schwarzelmüller - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2017 - 2017
Produção de HQs Digitais ? Narrativas Afro-brasileiras
Descrição: Desenvolvimento das estruturas básicas do gênero de produção das HQs (História em Quadrinhos); elementos discursivos das HQs; A importância da elaboração de um roteiro para os quadrinhos; diferentes tipos de roteiros quadrinhísticos e linguagem técnica; construção de personagens; prática da transposição de narrativas Afro-Brasileiras para histórias em quadrinhos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Adolfo Tanzi Neto - Coordenador / Marli Aparecida Rosa - Integrante.
2017 - 2017
Desenvolvimento de competências interdisciplinares por meio do raciocínio computacional
Descrição: O curso de extensão ?Desenvolvimento de competências interdisciplinares no currículo escolar por meio do raciocínio computacional?, destinado à professores da educação básica, conta com carga horária total de 80 horas, sendo 38 horas presenciais e 42 horas online. O curso visa apresentar uma abordagem teórica e prática do Raciocínio Computacional e como aplicá-lo de maneira interdisciplinar na educação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Adolfo Tanzi Neto - Integrante / Ecivaldo de Souza Matos - Coordenador / Débora Abdalla Santos - Integrante.
2017 - 2017
Programa de ações pedagógicas para formação de professores de Computação
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Adolfo Tanzi Neto - Integrante / Ecivaldo de Souza Matos - Coordenador / Débora Abdalla Santos - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: CBTecLE - Ensino de Línguas Estrangeiras nos Cursos Técnicos e Tecnológicos
2016 - Atual
Periódico: The ESPecialist PUC-SP (ISSN: 2318-7115)
2016 - Atual
Periódico: DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online)
2016 - Atual
Periódico: Revista Intercâmbio
2013 - Atual
Periódico: Dialogic Pedagogy: An International Online Journal (ISSN 2325-3290)
2012 - 2013
Periódico: Sínteses (UNICAMP. Online)


Membro de comitê de assessoramento


2015 - 2016
Agência de fomento: International Academy of Technology, Education and Development


Revisor de periódico


2012 - 2013
Periódico: Sínteses (UNICAMP. Online)
2013 - Atual
Periódico: Dialogic Pedagogy: An International Online Journal (ISSN 2325-3290)
2016 - Atual
Periódico: DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online)
2016 - Atual
Periódico: Revista Intercâmbio
2017 - Atual
Periódico: CBTecLE - Ensino de Línguas Estrangeiras nos Cursos Técnicos e Tecnológicos


Revisor de projeto de fomento


2017 - Atual
Agência de fomento: Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação UFBA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino-Aprendizagem de Línguas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Finalista 58o. Prêmio Jabuti - Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação, CBL Câmara Brasileira do Livro.
2010
Menção Honrosa ao projeto de pesquisa intitulado: Atividades Teatrais: a curiosidade que me move: O processo de ensino-aprendizagem na proposta de Living Drama com alunos do Ensino Médio, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.
2006
Prêmio de melhor aluno pela PHI THETA KAPPA - International Honor Society of the Two-Year College, Broward Community College - Florida / EUA.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:20
Total de citações:105
Adolfo Tanzi Neto  Data: 18/08/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
TANZI NETO, A.2017TANZI NETO, A.; PRADO, C. V. . MOVIMENTOS READY-MADE, POP ART E DE REMIDIAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUAS. THE ESPECIALIST, v. 38, p. 1-15, 2017.

2.
TANZI NETO, A.2014 TANZI NETO, A.; LESSA, A. B. C. T. . Arquitetura de ambientes virtuais de aprendizagem sob a ótica dos estudos bakhtinianos. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, p. 164-183, 2014.

3.
TANZI NETO, A.2013TANZI NETO, A.. As novas tecnologias e os letramentos para a educação do século XXI. Revista Entre Parênteses, v. V.1, p. 1-18, 2013.

4.
TANZI NETO, A.2011 TANZI NETO, A.; Quevedo . O perfil do aluno do primeiro ano do curso de Letras da PUC-SP frente à modalidade semipresencial. Cadernos de Letras (UFRJ), v. 28, p. 62-74, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TANZI NETO, A.; LIBERALI, F. (Org.) ; DAFERMOS, M. (Org.) . Revisiting Vygotsky for social change: Bringing together theory and practice (no prelo). 1. ed. Inglaterra: Peter Lang, 2018. v. 1. 280p .

2.
TANZI NETO, A.. Arquitetônica Social Escolar: Vygotsky, Bakhtin e Bernstein. Espaços, discursos, artefatos e suas relações de poder e controle. 1. ed. Campinas: Pontes, 2017. v. 1. 216p .

3.
BACICH, L. (Org.) ; TANZI NETO, A. (Org.) ; TREVISANI, F. (Org.) . Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. 1. ed. Porto Alegre: Editora Penso - Grupo A, 2015. v. 1. 270p .

Capítulos de livros publicados
1.
TANZI NETO, A.. Mediation in Neo-Vygotskian terms: Principles and expansions. In: Adolfo Tanzi Neto, Fernanda Liberali, Manolis Dafermos. (Org.). Revisiting Vygotsky for social change: Bringing together theory and practice (no prelo). 1ed.Inglaterra: Peter Lang, 2018, v. 1, p. 18-38.

2.
BACICH, L. ; TANZI NETO, A. ; TREVISANI, F. . Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. In: BACICH L.; TANZI NETO A.; TREVISANi F.;. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. 1ed.Porto Alegre: Editora Penso - Grupo A, 2015, v. 1, p. 47-66.

3.
BACICH, L. ; TANZI NETO, A. ; TREVISANI, F. . Planejando a Mudança. In: Bacich, Lilian; Tanzi Neto, Adolfo; Trevisani Fernando. (Org.). Ensino Híbrido Personalização e Tecnologia na Educação. 1ed.Porto Alegre: Penso Editora - Grupo A, 2015, v. 1, p. 191-263.

4.
DANIELS, H. ; TSE, H. M. ; TANZI NETO, A. ; STABLES, A. ; ORTEGA, L. ; COX, S. . Learning from Pupils and Teachers - Design and Practice: How new school buildings influence teachers' and pupils' experience of schooling. In: Peter Clegg. (Org.). Learning From Schools Feilden Clegg Bradley Studios. 1ed.Londres: Artifice, 2015, v. 1, p. 155-161.

5.
TANZI NETO, A.; THADEI, J. ; SILVA, L. P. ; FERNANDES, M. A. ; BORGES, R. R. ; MELO, R. . Multiletramentos em ambientes educacionais. In: Roxane Rojo. (Org.). Multiletramentos e as TICS - Escolas Conectadas. 01ed.São Paulo: Parábola, 2013, v. 00, p. 131-155.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TANZI NETO, A.; SCHNEIDER, F. ; BACICH, L. . Tecnologia no Ensino de Língua Adicional: Personalização e Autonomia do aluno por meio de um modelo de Ensino Híbrido. In: III CBTecLE - Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica, 2016, São Paulo. CBTecLE Anais. São Paulo: FATEC, 2016. v. I. p. 568-585.

2.
OLIVEIRA, G. A. ; TANZI NETO, A. . Inter, Trans, Pluri e Multi (Disciplinaridade). Como esses conceitos contribuem para a sala de aula do professor de Língua Nacional?. In: X Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental (Transitos Pós-Coloniais e decolonialidade de Saberes e Sentidos), 2016, Rio Branco - Acre. Anais do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, 2016. v. 1. p. 648-664.

3.
TANZI NETO, A.; BACICH, L. . A formação e a prática docente com o uso das tecnologias digitais: uma proposta de Ensino Híbrido. In: IV Seminário Web Currículo e o XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, 2015, São Paulo. IV Seminário Web Currículo e o XII Encontro de Pesquisadores em Currículo. São Paulo: PUC-SP, 2015. v. 00. p. 10-18.

4.
TANZI NETO, A.. Design of virtual learning environments and the contributions of the Multiliteracies Pedagogy, Bakhtinian studies and Remediation. In: 6th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2014, Barcelona, Spain. Edulearn14 Proceedings. Barcelona, Espanha: IATED, 2014. v. 1602. p. 6589-6595.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TANZI NETO, A.; BACICH, L. . Blended Learning in Brazil: personalization and technology in the classroom. In: International Technology, Education and Development Conference, 2015, Madri. INTED 2015 - Proceedings. Madri: INTED 2015, 2015. v. 362. p. 6322-6323.

2.
TANZI NETO, A.. Novos Espaços e Tempos e as Contribuições do Conceito de Cronotopia e Remidiação. In: XVIII SETA - Seminário de Teses em Andamento, 2012, Campinas. Caderno de Resumos Expandidos, 2012. p. 160-162.

3.
TANZI NETO, A.; Quevedo . Blended Learning implementation challenges in the Languages Undergraduate Course on the grounds of the Activity Theory. In: ISCAR - International Society for Cultural and Activiry Research. Rome - Italy, 2011, Itália - Roma. ISCAR INTERNATIONAL CONFERENCE 2011 - Abstract Papers, 2011. v. 1. p. 645-647.

4.
Quevedo ; TANZI NETO, A. . Modalidade Semipresencial - Três tipos de perfis de alunos do curso de Letras. In: II Seminário Web Currículo PUC-SP, 2010, São Paulo. II Seminário Web Currículo PUC-SP, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Duarte ; TANZI NETO, A. . Oficina de Jogos: Uma Experiência Educacional Transformadora. In: 5º SIAC Simpósio Ação Social, 2011. 5º Simpósio Açâo Cidadã Rompendo Barreiras pela Cidadania & 4º All Stars Múltiplos Mundos. São Paulo: Editora Aprender, 2011.

2.
Quevedo ; TANZI NETO, A. . Inclusão Digital no Curso de Letras da PUC-SP. In: I Fórum Nacional ISCAR - Brasil. Por um Mapa dos Sentidos da Teoria da Atividade e Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural nos grupos de pesquisa do Brasil, 2010, São Paulo. I Fórum Nacional ISCAR - Brasil. Por um Mapa dos Sentidos da Teoria da Atividade e pesquisa sócio-histórico-cultural nos grupos de pesquisa do Brasil. Recife: Editora Universitaria da UFPE, 2010, 2010. p. 40-42.

3.
TANZI NETO, A.; Quevedo . O perfil do aluno do primeiro ano do curso de Letras da PUC-SP frente à modalidade semipresencial. In: III Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia, 2010, Rio de Janeiro - RJ. III Seminário LingNet - Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia, 2010. p. 27-27.

4.
Duarte ; TANZI NETO, A. . Pertencimento e Inclusão em Cena: atividades teatrais como proposta didática.. In: 8º ILCAE - Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais, 2008, São Paulo. 8º Forum em ILCAE - Inclusão Linguística em Cenarios de Atividades Educacionais - Ensino de Alunos com Necessidades Especiais, 2008.

Artigos aceitos para publicação
1.
TANZI NETO, A.. Design de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para Práticas Multiletradas: idealização, concepção e forma. THE ESPECIALIST, 2018.

2.
TANZI NETO, A.; OLIVEIRA, G. A. . Translocalidade, Repertórios e Indexicalidade: Efeitos constitutivos do discurso contemporâneo em espaços digitais superdiversos. INTERCÂMBIO (PUCSP), 2018.

Outras produções bibliográficas
1.
LESSA, A. B. C. T. ; TANZI NETO, A. ; OLIVEIRA, G. A. ; CAVALCANTE, A. B. F. . Editorial da Revista The ESPecialist - Pesquisa em Línguas para Fins Específicos. Descrição, Ensino e Aprendizagem. v. 39, 1.São Paulo: PUC-SP, 2018 (Editorial) 2018 (Editorial).

2.
TANZI NETO, A.; NININ, M. O. G. . DELTA - Volume Temático AILA 2017 (no prelo) 2018 (Editorial).

3.
RAMOS, R. C. G. ; ARAUJO, M. S. ; TANZI NETO, A. . Editorial da Revista The ESPecialist - Pesquisa em Línguas para Fins Específicos. Descrição, Ensino e Aprendizagem. v. 38, 1.São Paulo: PUC-SP, 2017 (Editorial). São Paulo: PUC-SP, 2017 (Editorial).

4.
LESSA, A. B. C. T. ; TANZI NETO, A. ; OLIVEIRA, G. A. ; CAVALCANTE, A. B. F. ; ARMADA, S. . Editorial da Revista The ESPecialist - Pesquisa em Línguas para Fins Específicos. Descrição, Ensino e Aprendizagem. v. 38, 2. São Paulo: PUC-SP, 2017 (Editorial).

5.
LESSA, A. B. C. T. ; TANZI NETO, A. ; OLIVEIRA, G. A. . Editorial da Revista The ESPecialist - Pesquisa em Línguas para Fins Específicos. Descrição, Ensino e Aprendizagem. v. 37, 1.São Paulo: PUC-SP, 2016 (Editorial). São Paulo: PUC-SP, 2016 (Editorial).

6.
LESSA, A. B. C. T. ; TANZI NETO, A. ; OLIVEIRA, G. A. . Editorial da Revista The ESPecialist - Pesquisa em Línguas para Fins Específicos. Descrição, Ensino e Aprendizagem. v. 37, 2.São Paulo: PUC-SP, 2016 (Editorial). São Paulo: PUC-SP, 2016 (Editorial).

7.
KHAN, B. ; ALLY, M. ; TANZI NETO, A. . International Handbook of E-Learning Volume 1 Theoretical Perspectives and Research. Nova Iorque: Routledge, 2015 (Parecer de Capítulo).

8.
ALLY, M. ; KHAN, B. H. ; TANZI NETO, A. . International Handbook of E-Learning Volume 2: Implementation and Case Studies. Nova Iorque: Routledge, 2015 (Parecer de Capítulo).

9.
BACICH, L. ; TANZI NETO, A. ; TREVISANI, F. . Ensino Híbrido Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

10.
BACICH, L. ; TANZI NETO, A. ; TREVISANI, F. . Blended Usando a Inovação Disruptiva para Aprimorar a Educação. São Paulo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
TANZI NETO, A.. Escola Vera Cruz - O uso da Tecnologias Digitais para o ensino de línguas no ensino fundamental e médio. 2016.

2.
TANZI NETO, A.. Fundação Lemann - Projeto de Implementação de Ensino Híbrido no Brasil. 2014.

3.
TANZI NETO, A.. UNICAMP - Supervisão de redação de Trabalhos de Conclusão de Curso - Pós Graduação em Língua Portuguesa - Redefor/Unicamp 2011/2012. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
TANZI NETO, A.. Parecerista ad-hoc Revista Brasileira de Educação, ISSN 1413-2478 - ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2018.

2.
TANZI NETO, A.. Parecerista ad-hoc Pedido de Bolsas pela PROEX - Produção Extensionista - Edital 046/2018 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB. 2018.

3.
TANZI NETO, A.. Parecerista ad-hoc Pedido de Bolsas pela PROAPEX - Ações de Extensão - Edital 032/2018 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB. 2018.

4.
SCARAMUCCI, M. V. R. ; TOSQUI-LUCKS, P. ; DAMIAO, S. M. ; TANZI NETO, A. . Parecerista de Capítulos. Pesquisas sobre Inglês Aeronáutico no Brasil (SCARAMUCCI, M. V. R.; TOSQUI-LUCKS, P.; DAMIAO, S. M.) - Pontes Editores. 2018.

5.
TANZI NETO, A.. Parecerista ad-hoc Pedido de Bolsas pela PROEX/PRAES - Ações de Extensão - Edital 07/2017 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). 2017.

6.
TANZI NETO, A.. Parecerista ad-hoc Pedido de Bolsas pela PROAPEX - Ações de Extensão - Edital 05/2017 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). 2017.

7.
TANZI NETO, A.. Parecerista ad-hoc Revista Letronica, ISSN 1984-4301, Programa de Pós-Graduação em Letras Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.. 2017.

8.
TANZI NETO, A.. Parecerista ad-hoc Pedido de Bolsas pela PROAPEX - Ações de Extensão - Edital 036/2017 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB. 2017.

9.
TANZI NETO, A.. Parecerista ad-hoc Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso, ISSN 2176-4573, volume 12, número 3 (Terceiro quadrimestre de 2017). 2016.

10.
TANZI NETO, A.. Parecerista ad-hoc Via Litterae - Revista de Linguística a Teoria Literária (UEG), ISSN 2176-6800 - v. 8, n. 1, jan./jun. 2016. 2016.

11.
TANZI NETO, A.. Comitê Científico Internacional do ICERI 2016 International Conference of Education, Research and Innovation. 2016.

12.
TANZI NETO, A.. Parecerista ad-hoc Revista Brasileira de Educação, ISSN 1413-2478 - ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2016.

13.
TANZI NETO, A.; BACICH, L. . Revisão Técnica de Tradução: Blended Usando a Inovação Disruptiva para Aprimorar a Educação. 2015.

14.
TANZI NETO, A.. Comitê Científico Internacional do ICERI 2015 International Conference of Education, Research and Innovation. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TANZI NETO, A.. Pesquisador da Universidade de Oxford orienta professores em Ferraz. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. ; BACICH, L. . Ensino Híbrido: Apresentação e Ambientação sobre o tema. 2014.

3.
TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. ; BACICH, L. . Introdução: Ensino Híbrido. 2014.

4.
TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. ; BACICH, L. . Ensino Híbrido: O papel do professor no ensino híbrido. 2014.

5.
TANZI NETO, A.; BACICH, L. ; TREVISANI, F. . Ensino Híbrido: O espaço escolar em uma perspectiva híbrida. 2014.

6.
TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. ; BACICH, L. . Ensino Híbrido: O estudante e sua autonomia no ensino híbrido. 2014.

7.
TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. ; BACICH, L. . Ensino Híbrido: O uso das tecnologias digitais no contexto escolar. 2014.

8.
TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. ; BACICH, L. . Ensino Híbrido: Como avaliar em uma perspectiva híbrida?. 2014.

9.
TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. ; BACICH, L. . Ensino Híbrido: Reflexões sobre a cultura escolar na contemporaneidade. 2014.

10.
TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. ; BACICH, L. . Ensino Híbrido: A gestão escolar e a implementação de novos desafios. 2014.

11.
TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. ; BACICH, L. . Ensino Híbrido: Reflexões e conclusões finais. 2014.

12.
TANZI NETO, A.; BACICH, L. ; TREVISANI, F. . Ensino Híbrido: Introdução e reflexões iniciais. 2014.

13.
TANZI NETO, A.; MACEDO, M. C. S. . Potencial dos ambientes virtuais de aprendizagem deve ser mais explorado. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

14.
BACICH, L. ; TANZI NETO, A. ; TREVISANI, F. . Personalização do ensino: como colocar o aluno no centro. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

15.
TANZI NETO, A.; Duarte ; GIMENES, R. . Living Drama: Projeto no Inglês Vera Cruz. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

16.
TANZI NETO, A.; BACICH, L. ; CANNATA, V. M. ; GREGORY, J. C. . Professores fazerm imersão no uso de tecnologias. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
TANZI NETO, A.. Especial Tecnologia: O impacto na pedagogia. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

18.
TANZI NETO, A.; PICOLLO, C. . Atividades Teatrais: a curiosidade que me move. O processo de ensino-aprendizagem na proposta de Living Drama com alunos do Ensino Médio. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

19.
TANZI NETO, A.. O professor e a sala de aula virtual: as novas relações no ensino - Revista Eletrônica ComCiência - Unicamp. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
TANZI NETO, A.; HODGSON, E. C. ; MONTEIRO, R. ; LACOMBE, I. ; KIMBELIENE, V. . Young Circles - Ensino Fundamental II (PNLD 2020). 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Coleção de material didático de Língua Inglesa).

2.
TANZI NETO, A.. The ESPecialist Vol 39.1. 2018. (Editoração/Periódico).

3.
TANZI NETO, A.; GARRIDO, F. ; BRITO, B. . Escola 2.0: Interação, Inteligência coletiva e distribuída. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
TANZI NETO, A.. The ESPecialist Vol 38.1 Dossiê Temático: Tecnologias Digitais no Ensino de Línguas. 2017. (Editoração/Periódico).

5.
TANZI NETO, A.. The ESPecialist Vol 38.2. 2017. (Editoração/Periódico).

6.
TANZI NETO, A.. The ESPecialist Vol 37.1. 2016. (Editoração/Periódico).

7.
TANZI NETO, A.. The ESPecialist Vol 37.2. 2016. (Editoração/Periódico).

8.
TANZI NETO, A.. O uso das tecnologias digitais para a personalização na educação: uma proposta de ensino híbrido. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. ; BACICH, L. . Ensino Híbrido: Tecnologia e Personalização na Educação - EFAP (Escola de Formação de Professores de São Paulo). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

10.
TANZI NETO, A.. Ensino Híbrido: Tecnologia e Personalização na Educação - COURSERA. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Coursera).

11.
TANZI NETO, A.. Oficinas Teatrais Preparatórias para o Winter Living Drama Festival 2014. 2014. .

12.
TANZI NETO, A.; BACICH, L. ; TREVISANI, F. . Treinamento CAPES Projeto LIFE: Ensino Híbrido. 2014. .

13.
TANZI NETO, A.. Formação de Professores para o Contexto Digital - ISE/CEVEC. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
TANZI NETO, A.. Gêneros contemporâneos em sala de aula: um caminho possível - ISE/CEVEC. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
TANZI NETO, A.. Perspectivas Educacionais dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem - I Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação - Mackenzie/SP. 2012. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
TANZI NETO, A.. Living Drama 2008 - Sítio do Pica-Pau amarelo special episode: Emília goes abroad. 2008. Teatral.

2.
TANZI NETO, A.. 82º Workshop da Reflexão sobre a Ação: Getting Fit - Sketch Emília goes abroad. 2008. Teatral.

3.
TANZI NETO, A.. Opening Doors: Ação Performática. 2007. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FREIRE, M. M.; TANZI NETO, A.; LESSA, A. B. C. T.. Participação em banca de Silvia Conceição Armada Martins. Formação de Formadores em Contextos Corporativos: uma abordagem crítico-colaborativa. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
TANZI NETO, A.; LESSA, A. B. C. T.. Participação em banca de Ariane Ferreira Barros. A Ausência de Currículo para o ciclo de alfabetização: percepções de professores de inglês da rede municipal de ensino de São Paulo. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
TANZI NETO, A.; BRITO, C. C. P.; TAGATA, W. M.. Participação em banca de Barbara Helena Rabelo. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação e produção de textos dissertativo-argumentativos no Ensino Médio: da sistematização de buscas ao desenvolvimento da criticidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
LOPES, M. C.; TANZI NETO, A.; SILVA, A. R.. Participação em banca de LUCIANO DIAS DA SILVA. A vídeoaula no ensino médio como recurso didático pedagógico no contexto da sala de aula invertida. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticas) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Teses de doutorado
1.
LESSA, A. B. C. T.; TANZI NETO, A.; HARRISON, K. M. P.; OLIVEIRA, M. D. L.; LODOVICI, F. M. M.. Participação em banca de Rosemeyre Moraes de Oliveira. Atende aí que é a readaptada da tarde! Sentidos-e-significados do trabalho do professor em readaptação. 2018. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
TANZI NETO, A.. Participação em banca de Nínive Daniela Guimarães Pignatari. Letramento Crítico na universidade: uma proposta para o desenho de Ambientes de discussão online. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
TANZI NETO, A.; LESSA, A. B. C. T.; FREIRE, M. M.. Participação em banca de Vilma Lucia de Oliveira Barreira. O Papel do Estágio Supervisionado na Formação Inicial do Professor de Espanhol/LE na Licenciatura em Letras. 2018.

3.
TANZI NETO, A.; LESSA, A. B. C. T.. Participação em banca de Grasssinete Carioca de Albuquerque Oliveira. Sequência Didática e Multiletramentos o argumentar no ?jornal on-line?. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
TANZI NETO, A.; LESSA, A. B. C. T.. Participação em banca de Antonio Bruno Cavalcante Ferreira. Práticas de Leitura, escrita e oralidade sob o olhar da Linguística Aplicada no contexto escolar: uma proposta metodológica interventiva. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
TANZI NETO, A.; HARRISON, K. M. P.; LESSA, A. B. C. T.. Participação em banca de Rosemeyre Moraes de Oliveira. Atende aí que é a readaptada da tarde - Sentidos e significados do trabalho do professor readaptado. 2017.

6.
TANZI NETO, A.; LESSA, A. B. C. T.. Participação em banca de Vilma Lucia de Oliveira Barreira. A Dicotomia entre teoria e a prática do estágio supervisionado na formação inicial e atuação do professor de espanhol como língua estrangeira no ensino básico. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
LESSA, A. B. C. T.; TANZI NETO, A.; FREIRE, M. M.. Participação em banca de Ninive Daniela Guimarães Pignatari. Multiletramentos na universidade: uma proposta para o desenho de ambientes de discussão Online à luz do Team Based Learning. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
TANZI NETO, A.; MATOS, E. S.; SANTOS, D. A.. Participação em banca de Carlos Alexandre Nascimento. Raciocínio Computacional no desenvolvimento de competências da Língua Portuguesa: uma abordagem interdisciplinar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

2.
TANZI NETO, A.; MATOS, E. S.; SANTOS, D. A.; FALCAO, T. P. R.. Participação em banca de FÁBIO CORREIA DE REZENDE. O Raciocínio Computacional no desenvolvimento de competências de Língua Inglesa: práticas pedagógicas com BYOD e Computação Desplugada. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

3.
TANZI NETO, A.; MATOS, E. S.; SILVA, B. S.. Participação em banca de Filipe Adeodato Garrido. Codesign (semio)instrucional: uma perspectiva de modelagem da comunicação aplicada a MOOCs. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

4.
TANZI NETO, A.; LESSA, A. B. C. T.; CELANI, M. A. A.. Participação em banca de Ariane Ferreira Barros. A ausência de currículo para o ciclo de alfabetização: percepções de professores de inglês da rede municipal de ensino são paulo. 2017.

5.
LESSA, A. B. C. T.; MAGALHAES, M. C. C.; TANZI NETO, A.. Participação em banca de Juliana de Carvalho Moral Queiroz Pereira. O professor de inglês na Educação Infantil: considerações sobre formação e prática docente. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
TANZI NETO, A.; REIS, M. S. C.; FONTOURA, M.. Participação em banca de Rejane Lima de Queiroz. A gestão de saúde e as drogas: um olhar sobre o Colégio Estadual Anna Junqueira Ayres Tourinho em São Francisco do Conde, Bahia. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família/Gestão em Saúde) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

2.
TANZI NETO, A.; REIS, M. S. C.; FONTOURA, M.. Participação em banca de Daniela Ribeiro Teixeira. Atuação do enfermeiro gestor na unidade de saúde mediante a pacientes com HPV. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família/Gestão em Saúde) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

3.
TANZI NETO, A.; SANTOS, E. F.; AGUIAR, R. P.. Participação em banca de Elisângela Silva de Santana. A saúde dos idosos que vivem com ou sem familiares. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família/Gestão em Saúde) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

4.
TANZI NETO, A.; SANTOS, E. F.; AGUIAR, R. P.. Participação em banca de Vera Lúcia Coelho Castro. Análise do perfil epidemiológico dos casos de dengue notificados no Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira no período de 2016 e 2017. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família/Gestão em Saúde) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

5.
TANZI NETO, A.; ROUBERTE, E. S. C.; RIMES, T. S.. Participação em banca de Joelma de Oliveira Cavalcante. Gerenciamento de Insumos e Materiais de Enfermagem. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família/Gestão em Saúde) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROSA, M. A.; TANZI NETO, A.; LIMA, L. M.. Professor substituto no setor de estudo: Língua Inglesa - Edital 34/2017. 2017. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

2.
TANZI NETO, A.; FERNANDES, M. A.; SANTOS, E. F.. Povimento de cargo no Magistério Superior, no nível 1 da Classe A, Setor de Estudo: Língua Inglesa. 2016. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNIL.

Outras participações
1.
TANZI NETO, A.; SANTOS, E. F.; SOUSA, S. F.. Comissão Avaliadora para candidatos a Tutores Juniores do Programa PULSAR (Edital 11/2017 - PROGRAD). 2017. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV CBTecLE - Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica.Mobilidade Linguística. 2018. (Oficina).

2.
V Semana das Licenciaturas.Desafios da Prática Docente na Contemporaneidade: Uma proposta de Ensino Híbrido. 2018. (Simpósio).

3.
V Seminário do Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico.O ensino híbrido no cursos de línguas para fins específicos. 2018. (Seminário).

4.
5th International Congress ISCAR - International Society for Cultural-Historical Research. Social School Architectonic: a social, historical and cultural study about power and control relations in spaces, artefacts and discourses. 2017. (Congresso).

5.
I Encontro Regional de Grupos de Estudos e Pesquisas no Campo Histórico-Cultural: Desafios e Perspectivas.Arquitetônica social escolar: estudos sócio-histórico-culturais sobre as relações de poder e controle nos espaços, artefatos e discursos escolares. 2017. (Encontro).

6.
II University Cities Forum - Leveraging University Vitality for Urban & Regional Development.. User?s Perceptions: understanding the impact of school design in different school settings in England and Brazil. 2017. (Congresso).

7.
IV Semana Universitária da UNILAB.ARQUITETÔNICA SOCIAL ESCOLAR DO COLÉGIO MILITAR DE CANDEIAS/BA. 2017. (Simpósio).

8.
Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) - Palestra à Convite - Universidade Federal de Uberlândia de.O conceito de mediação nos eventos de letramento: repertórios, discursos e artefatos. 2017. (Encontro).

9.
23o. Congresso da Bett Educar Brasil. Ensino Híbrido: Tecnologia e Personalização na Educação. 2016. (Congresso).

10.
Association for the Study of Play (TASP) and American Association for the Child?s Right to Play (IPA) New Jersey - EUA.Play and Development. 2016. (Seminário).

11.
III Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. O uso de tecnologias digitais no ensino de línguas: uma proposta de ensino híbrido. 2016. (Congresso).

12.
III Semana de Estudos da Faculdade Cultura Inglesa.Arquitetônica Social da Linguagem: repertórios, discursos e artefatos em tempos de mobilidade global. 2016. (Encontro).

13.
9th International Technology, Education and Development Conference - Madri/Espanha. Learning Management Systems (LMS). 2015. (Congresso).

14.
9th International Technology, Education and Development Conference - Madri/Espanha. 2015. (Congresso).

15.
9th International Technology, Education and Development Conference - Madri/Espanha. Blended Learning in Brazil: Personalization and Technology in the Classroom. 2015. (Congresso).

16.
ECER 2015 European Conference on Educational Research - Education and Transition - Budapeste/Hungria. 2015. (Congresso).

17.
Educational Processes: Theoretical and Conceptual Models - Universidade de Oxford/UK. 2015. (Seminário).

18.
IATEFL Manchester Inglaterra - Reino Unido 2015. Transforming the EFL learning environment through drama activities. 2015. (Congresso).

19.
IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo.A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA DE ENSINO HÍBRIDO. 2015. (Seminário).

20.
Technology enhanced data collection - Network on Intrapersonal Research in Education. 2015. (Seminário).

21.
V SILID / IV SIMAR - Materiais e Recursos Digitais PUC-RJ.Arquitetura Escolar: um estudo sobre as relações de espaços, artefatos e discursos. 2015. (Simpósio).

22.
126o. Workshop Programa de Formação Contínua do Professor de Inglês da Rede Pública de SP.Using Drama in the Classroom: why and how. 2014. (Oficina).

23.
3o People Net in Education. Ensino Híbrido: tecnologia e personalização na educação. 2014. (Congresso).

24.
62o. Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Design de ambiente virtual de aprendizagem sob a ótica da forma arquitetônica, multimodalidade e remidiação. 2014. (Seminário).

25.
Aula Aberta da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (FAFLICA), do Departamento de Inglês e do Programa de Pós Graduação Educação: Currículo ? CED e GEPI ? Grupo de Estudo e Pesquisa em Interdisciplinaridade da PUC-SP.O papel das atividades teatrais no processo de Ensino Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: caminhos para uma aprendizagem significativa. 2014. (Encontro).

26.
Bett - Latin America 2014. Inovação na sala de aula. 2014. (Congresso).

27.
EDULEARN14 (6th International Conference on Education and New Learning Technologies). Design of virtual learning environments and the contributions of the Multiliteracies Pedagogy, Bakhtinian studies and Remediation. 2014. (Congresso).

28.
II Encontro Faculdade de Saúde Pública - USP - Educação, Comunicação e Informação.Design de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2014. (Encontro).

29.
Inovação na educação: integrando saberes.Inovação na educação: integrando saberes. 2014. (Seminário).

30.
ISCAR - Brasil 2014 Seção Brasileira da International Society for Cultural & Activity Research. Arquitetura Escolar: sentidos-e-significados da sala de leitura sob o olhar do educando. 2014. (Congresso).

31.
IV Encontro ICLOC Práticas na Sala de Aula. Evolução do Uso de Tecnologias em Projetos IVC (Inglês Vera Cruz). 2014. (Congresso).

32.
Winter Living Drama Festival 2014.Oficina de Jogos Teatrais. 2014. (Oficina).

33.
I Jornada de Prática de Ensino do Curso de Letras - UNINOVE.As novas tecnologias e os múltiplos letramentos para a educação do século XXI.. 2013. (Seminário).

34.
IV SILID / III SIMAR - Materiais e Recursos Didáticos - PUC/RJ.TelEduc e Edmodo: possibilidades e limitações na formação de professores para multi e novos letramentos. 2013. (Simpósio).

35.
4o. Simpósio Hipertexto: Tecnologias na Educação - Comunidades e Aprendizagem em Rede.Ambientes Colaborativos de Aprendizagem: Interatividade e Propiciações. 2012. (Simpósio).

36.
A pesquisa Científica da PUC-SP: a construção de redes de colaboração.A pesquisa Científica da PUC-SP: a construção de redes de colaboração. 2012. (Simpósio).

37.
Congresso Brasileiro de Recursos Digitais - Mackenzie. Perspectivas Educacionais dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2012. (Congresso).

38.
Palestra proferida pelo Prof. Dr. Bernard Schneuwly - Les genres de texte - un objet d'enseignement - Gênero textuais - um objeto de ensino. 2012. (Encontro).

39.
Diálogo Aberto com José Pacheco. 2011. (Encontro).

40.
ISCAR - International Society for Cultural and Activiry Research. Rome - Italy. Blended Learning implementation challenges in the Languages Undergraduate Course on the grounds of the Activity Theory. 2011. (Congresso).

41.
IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais.Fórum de Discussão e o Ciclo de aprendizagem expansiva, na ótica da teoria da atividade.. 2011. (Encontro).

42.
4o. Congresso de Pesquisa Discente PUC-SP no 19º Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP - Práticas Científicas, Relações Humanas e o Futuro. Letramento Digital no Curso de Letras da PUC-SP. 2010. (Congresso).

43.
4o. Congresso de Pesquisa Discente - PUC-SP no 19º Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP - Práticas Científicas, Relações Humanas e o Futuro. Atvidades Teatrais; A curiosidade que me move. 2010. (Congresso).

44.
I Fórum Nacional ISCAR - Brasil. Por um Mapa dos Sentidos da Teoria da Atividade e Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural nos grupos de pesquisa do Brasil. Inclusão Digital no Curso de Letras da PUC-SP. 2010. (Congresso).

45.
III Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia UFRJ.O perfil do aluno do primeiro ano do curso de Letras da PUC-SP frente à modalidade semipresencial. 2010. (Seminário).

46.
II Seminário Web Currículo PUC-SP.Modalidade Semipresencial - Três tipos de perfis de alunos do curso de Letras. 2010. (Seminário).

47.
no 19º Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP - Práticas Científicas, Relações Humanas e o Futuro. Letramento Digital no Curso de Letras da PUC-SP. 2010. (Congresso).

48.
3o. Congresso de Pesquisa Discente PUC-SP.Atividades Teatrais no Projeto Living Drama: a curiosidade que me move. 2009. (Simpósio).

49.
3º Congresso de Pesquisa Discente - PUC-SP. 2009. (Congresso).

50.
93º Workshop Reflexão Sobre a Ação: The Student's Voice.Atividades Teatrais: A curiosidade que me move. O processo de ensino-aprendizagem na proposta de Living Drama com alunos do Ensino Médio. 2009. (Simpósio).

51.
9º ILCAE - Desigualdade e Educação: Diálogos Interdisciplinares. 2009. (Seminário).

52.
9º ILCAE - Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais.Atividades Teatrais no ensino médio de uma escola estadual. 2009. (Seminário).

53.
I Encontro Nacional "Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2009. (Encontro).

54.
II Jornada de Estudos de Língua Inglesa - PUC-SP.Atividades Teatrais no Ensino Médio de uma Escola Estadual: a curiosidade que me move. 2009. (Seminário).

55.
II Jornada de Estudos de Língua Inglesa - PUC-SP.Membro da Mesa redonda: A importância de Pesquisa Discente na Graduação: O curso de Inglês e suas vertentes.. 2009. (Simpósio).

56.
82º Workshop da Reflexão sobre a Ação: Getting Fit.Sítio do Pica-Pau Amarelo special episode: Emília goes abroad. 2008. (Oficina).

57.
8º Fórum em ILCAE - Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais - Ensino de Alunos com Necessidades Especiais. 2008. (Simpósio).

58.
8º ILCAE - Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais.Pertencimento e Inclusão em Cena: atividades teatrais como proposta didática. 2008. (Seminário).

59.
1º Congresso de Pesquisa Discente - PUCSP. 2007. (Congresso).

60.
4º Jornada de Reflexões Sobre Tradução, Linguagem e Cultura - PUCSP. 2007. (Congresso).

61.
Primeira Semana de Estudos de Língua Inglesa PUC-SP: Opening Doors. O olhar Interdisciplinar na Prática de Ensino do Inglês: A ação Pedagógica em Questão/ O Computador como Ferramenta Didática para o Ensino de Inglês- PUCSP. 2007. (Seminário).

62.
Primeira Semana de Estudos de Língua Inglesa PUC-SP: Opening Doors. O Processo de Criação / Ensino e Aprendizagem de línguas: possibilidades - PUCSP. 2007. 2007. (Seminário).

63.
Primeira Semana de Estudos de Língua Inglesa PUC-SP: Opening Doors. O profissional da Língua Inglesa / Gaiteiros Escoceses / Who Killed Bill? - PUCSP. 2007. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TANZI NETO, A.; VASCONCELOS, V. M. F. . I Semana de Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira /Malês - Bahia. 2017. (Congresso).

2.
TANZI NETO, A.; FERREIRA, M. C. C. ; MELO, J. M. O. ; SANTOS, A. I. ; AGUIAR, R. P. ; SANTANA, J. . IV Semana Universitária da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. 2017. (Congresso).

3.
TANZI NETO, A.. ICERI2016, the 9th annual International Conference of Education, Research and Innovation. 2016. (Congresso).

4.
TANZI NETO, A.; LESSA, A. B. C. T. . XIV Fórum em ILCAE - Inclusão em Cenários de Atividades Educacionais. 2016. (Congresso).

5.
TANZI NETO, A.. ICERI2015, the 8th annual International Conference of Education, Research and Innovation. 2015. (Congresso).

6.
TANZI NETO, A.. Primeira Semana de Estudos de Língua Inglesa da PUC-SP Opening Doors. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Carlos Alexandre Nascimento. Raciocínio Computacional no desenvolvimento de competências da Língua Portuguesa: uma abordagem interdisciplinar. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jerónimo Pereira . Ensino-aprendizagem e aquisição da língua portuguesa no ensino básico guineense. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. (Orientador).

2.
Liliane Brito do Amaral. Letramento digital como prática de leitura e escrita em uma escola pública de Santo Amaro-BA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. (Orientador).

3.
Karina da Silva Santana Maia. Desafios da alfabetização ao letramento com os alunos do 6º ano do fundamental II na rede pública de Santo Amaro - Bahia. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Daniela Ribeiro Teixeira. Atuação do enfermeiro gestor na unidade de saúde mediante a pacientes com HPV. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família/Gestão em Saúde) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Adolfo Tanzi Neto.

2.
Elisângela Silva de Santana. A saúde dos idosos que vivem com ou sem familiares. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família/Gestão em Saúde) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Adolfo Tanzi Neto.

3.
Vera Lúcia Coelho Castro. Análise do perfil epidemiológico dos casos de dengue notificados no Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira no período de 2016 e 2017. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família/Gestão em Saúde) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Adolfo Tanzi Neto.

4.
Rejane Lima de Queiroz. A gestão de saúde e as drogas: um olhar sobre o Colégio Estadual Anna Junqueira Ayres Tourinho em São Francisco do Conde, Bahia. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família/Gestão em Saúde) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Adolfo Tanzi Neto.

5.
Joelma de Oliveira Cavalcante. Gerenciamento de Insumos e Materiais de Enfermagem. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família/Gestão em Saúde) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Adolfo Tanzi Neto.

Iniciação científica
1.
Romário da Encarnação Bomfim. Arquitetônica Social Escolar: os espaços, artefatos e discursos das escolas públicas do Recôncavo Baiano. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adolfo Tanzi Neto.

2.
Thacio Kevin da Silva Miranda Oliveira. Design de interação humano-computador para MOOCs. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia, Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação. Orientador: Adolfo Tanzi Neto.

3.
Karen Auzidea dos Santos Pereira. Design de interação semio(instrucional) para plataformas MOOC. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia, Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação UFBA. Orientador: Adolfo Tanzi Neto.



Outras informações relevantes


1. Aprovado em 1o. Lugar no Concurso Público para Professor do Magistério Superior no Departamento de Letras Anglo-germânicas, setor de Língua Inglesa - Edital 537/2018 - Universidade Federal do Rio de Janeiro

2. Apoio à Participação em Eventos Científicos no Exterior - AVG - CNPq - Processo: 452083/2017-6 - Projeto: 5th Congress of the International Society for Cultural-historical Activity Research (ISCAR) / Quebec/Canadá

3. Convite da Vossa Magnificência Eduard Galazhinsky, Reitor de Pesquisa Nacional da Universidade do Estado de Tomsk - Sibéria/Rússia, para participar como Keynote Speaker no II University Cities Forum - Leveraging University Vitality for Urban & Regional Development.

4. Bolsa Internacional ISCAR (International Society for Cultural Historical Activity Research) para participação em evento ISCAR2017 - Quebec/Canadá.

5. Aprovado por unanimidade pelo comitê de pesquisa ISCAR-Brasil para coordenação da seção brasileira ISCAR (2017-2020).

6. Aprovado pelo Comitê Executivo Internacional ISCAR (2017) para o cargo de secretário (2017-2020).

7. Aprovado em 1o. Lugar no Concurso Público para Professor do Magistério Superior no Departamento de Humanidades e Letras, setor de Língua Inglesa - 08/2016 na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB-BA), Campus dos Malês.

8. Membro do ISCAR - International Society for Cultural Historical Activity Research (2010 - atual).

9. Bolsista CAPES PDSE Doutorado de Sanduíche no Exterior - (12 meses) - Jan/Dez 2015 (University of Oxford). Processo n. 99999.009717/2014-05. 

10. Atuou no grupo de pesquisa TEED (Tecnologia Educacional e Tecnologia a Distância) da PUC-SP 2009/2011.

11. Bolsa Pesquisador PIBIC/CEPE PUC-SP Iniciação Científica - 2009-2010.

12. Certificado BULATS - Business Language Testing Service - CEF/ALTE C2/5.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 23:38:08